A barriguinha flácida também te impede de fazer muitas coisas? Talvez a abdominoplastia seja a solução.
Não é incomum que as mulheres se sintam mal por causa da região abdominal, muito pelo contrário. Segundo uma pesquisa feita pela Sophia Mind, empresa de inteligência de mercado feminino, 42% das mulheres estão insatisfeitas com a aparência da sua barriga!
Então, se você também deixa de ir à praia, ter relações íntimas ou até mesmo de praticar exercícios porque a flacidez da sua barriga te incomoda, chegou a hora de “botar um cropped” e reagir, mulher!
A abdominoplastia, ou abnoplastia e abdoplastia, como também é chamada pelas pacientes, é a cirurgia que retira o excesso de tecido flácido na região abdominal e deixa a barriguinha lisinha.
Quer saber se essa é a cirurgia que você estava procurando? Então vem com a gente!
Nós somos a Dream Plastic, clínica responsável por realizar mais de 45 mil sonhos nos últimos 17 anos e, hoje, nós iremos te ajudar a descobrir se essa é a solução ideal para você!
- O que é abdominoplastia?
- Quando fazer a cirurgia de barriga?
- Quais são os tipos de cirurgias no abdômen?
- Como funciona o procedimento?
- Quais são os cuidados para o pré-operatório?
- Como é feita a cirurgia para tirar a flacidez na barriga?
- Quanto tempo dura a operação?
- Na abdominoplastia é retirada gordura?
- Serão removidas as estrias?
- Como é a recuperação da cirurgia?
- As principais dúvidas sobre a abdominoplastia
- Precisa emagrecer antes da abdominoplastia?
- Qual o peso ideal para fazer a cirurgia?
- A abdominoplastia dificulta uma futura gravidez?
- Na abdominoplastia será feito um umbigo novo?
- Converse com quem já fez abdominoplastia!
- Onde fazer uma abdominoplastia em SP?
O que é abdominoplastia?
A abdominoplastia é a cirurgia que visa remover o excesso de flacidez da região abdominal e corrigir a separação dos músculos, conhecido como diástase. Ela não possui como objetivo retirar gordura, mas pode haver a remoção de gordura adjacente à pele removida.

Contudo, por mais que a cirurgia consiga remover os depósitos localizados próximos do excesso de pele, sua finalidade é retirar somente o excesso de flacidez, sendo a remoção da gordura algo complementar.
A “abdoplastia” é uma cirurgia segura quando feita nas condições ideais, ou seja, não é perigosa, muito pelo contrário, é recomendada em diversas ocasiões.
Como, por exemplo, em pacientes que engravidaram e ganharam flacidez na barriga ou que passaram por uma perda de peso expressiva, como em pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica e que agora precisam fazer esse procedimento.
Quando fazer abdominoplastia?
A abdominoplastia é recomendada quando há flacidez na região abdominal, barriga desproporcional ao resto do corpo, enfraquecimento ou separação do músculo retoabdominal. Essas condições, geralmente, são encontradas em mulheres que tiveram filhos e passaram por cesárea e em pessoas sedentárias ou que passaram por bariátrica.

Os principais motivos para realizar a abdominoplastia são:
- Envelhecimento da pele
- Características hereditárias
- Facilidade em acumular gordura no abdômen
- Grande perda de peso
- Gravidez
Que acarretem na formação de sobras de pele na região abdominal.
Inclusive, é possível realizar a abdominoplastia em homens, no link nós explicamos tintim por tintim como funciona a técnica.
E em todos os tipos de abdominoplastia é possível chegar naquilo que é o sonho de muita gente: a barriga chapada.
Quais são os tipos de abdominoplastia?
Os tipos de abdominoplastia são: abdominoplastia clássica, em âncora, mini abdominoplastia, abdominoplastia reversa e circunferencial. Todos os tipos possuem o mesmo objetivo, retirar o excesso de pele da região abdominal, porém cada um será indicado para um grau diferente de flacidez.

Embora a mais comum seja a opção com a cicatriz próxima aos pelos pubianos, existem outras formas de realizar a abnoplastia. Como você irá ver em seguida.
Mas tenha em mente que todas as cicatrizes da abdominoplastia são feitas pensando em serem o mais discretas possível.
1. Abdominoplastia Clássica

Esta é a técnica mais indicada e feita nas pacientes da Dream Plastic.
A incisão fica localizada na horizontal, com a extensão de uma ponta a outra do quadril. No entanto, o cirurgião plástico tem o cuidado de posicioná-la em uma região que possa ser facilmente escondida pelas roupas íntimas ou biquínis.
Dessa forma, você não precisará se preocupar com outras pessoas vendo sua cicatriz, ao usar certos tipos de roupas.
Os BENEFÍCIOS da técnica clássica são:
- Retirada da pele e gordura em excesso
- As estrias abaixo do umbigo serão removidas
- Haverá uma cicatriz ao redor do umbigo
2. Abdominoplastia em Âncora

Esta técnica segue os mesmos princípios da cirurgia clássica.
Porém, a cicatriz será diferente, tendo um formato maior, a fim de retirar grande volume de pele sobrando. Não apenas na parte inferior (horizontalmente), mas também verticalmente.
A indicação para esse procedimento é restrita a um grupo de pessoas que possui uma grande quantidade de pele sobrando, geralmente, por causa de uma perda elevada de peso, como no caso de pacientes de cirurgias bariátricas (para a redução do estômago) ou em pessoas que se submeteram a uma dieta rígida associada com exercícios intensos.
Só quem tem tecido flácido em grandes quantidades sabe o quanto isso pode ser desconfortável.
Já que o acúmulo de suor em determinadas regiões, pode causar assaduras, deixar resíduos e criar bactérias e fungos. Além do mau cheiro, candidíase e outras infecções.
Os BENEFÍCIOS da Abdominoplastia em Âncora são:
- Retirada verticalmente e horizontalmente de pele em excesso
- Remoção de grande quantidade de pele flácida e estrias
- Cirurgia reparadora que ajuda na saúde, bem-estar e higiene do paciente
3. Mini Abdominoplastia

Esta técnica é indicada para quem tem bem POUCA pele flácida.
Quer dizer então, que é ideal para as mulheres que estão dentro do peso ideal. Mas com uma quantidade mínima de flacidez muscular, localizada abaixo do umbigo.
Outro ponto é que não será necessário fazer a costura dos músculos, pois não há diástase do reto abdominal.
Então, será feita uma cicatriz com extensão e localização parecida com a da cesariana.
Os BENEFÍCIOS da Mini Abdominoplastia são:
- Preservar o umbigo da paciente, sem mexer em sua localização
- Não terá uma cicatriz ao redor do umbigo
- Cicatriz é menor e fica ainda mais escondida em trajes íntimos
4. Abdominoplastia Reversa

Esta é uma técnica rara e dificilmente será indicada, pois a cicatriz fica localizada em outra região.
Diferente da Abdominoplastia clássica, em que a incisão é feita acima dos pelos pubianos, na abdominoplastia reversa ou invertida a cicatriz fica escondida abaixo das mamas.
Embora seja pouco utilizada, a cicatriz reversa é indicada especialmente para pacientes com muita pele flácida acima do umbigo. Ou seja, no abdômen superior e não no inferior, como é o caso da cirurgia de abdominoplastia tradicional.
A vantagem pode ser ainda maior, caso a paciente queira fazer uma cirurgia nas mamas. Pois, desse modo, poderá ser aproveitada a mesma incisão.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indica esta técnica para pacientes que querem evitar a cicatriz vertical na barriga – como fica na técnica em âncora, que utiliza a incisão vertical, diferente da clássica, cuja cicatriz é na horizontal.
“A abdominoplastia reversa estendida, combinada ou não a outras cirurgias compatíveis, em um único tempo operatório, é um procedimento viável e seguro. O procedimento dispensa a necessidade de utilização de outras técnicas tipo em âncora ou ainda outro procedimento que determine uma segunda cicatriz transversal baixa no púbis, para tratamento estético do hipogástrio.”
Esse trecho acima foi retirado de um estudo de caso feito pela SBCP. Você pode conferir aqui toda a pesquisa, bem como as análises das fotos de antes e depois.
5. Abdominoplastia Circunferencial
Nesta técnica a cicatriz é bem maior, por isso é pouco indicada, além de ser uma cirurgia reparadora. Ou seja, é um procedimento realizado em pessoas que têm uma quantidade excessiva de pele.
Então, há excessos de tecidos no abdômen, flancos e costas. Por isso, a cicatriz faz um desenho circunferencial, começando próxima a região pubiana e contornando todo o quadril, passando pelas costas.
Claramente que esse procedimento é indicado para pacientes que passaram por uma intensa perda de peso. Na maioria dos casos devido à cirurgia bariátrica.
Essa cirurgia também pode ser conhecida como torsoplastia. Que retira a pele flácida e a gordura da região das costas e do quadril. E, consequentemente, ela consegue dar uma levantadinha no bumbum.
Mas não adianta em nada você saber quais são os tipos de abdominoplastia sem saber como funciona todo o processo para a cirurgia, começaremos com o pré-operatório.
Como funciona a abdominoplastia?
A abdominoplastia funciona como um tratamento para a remoção da pele excessiva na região abdominal, costura os músculos reto abdominais afrouxados e para a retirada de estrias e marcas que se encontram na região da retirada de pele.
Mas isso você já sabe, conhece até os principais tipos de técnicas e os benefícios de cada uma…
É claro, uma cirurgia com tantos benefícios sempre gera questões e, justamente por isso, não é incomum vermos pessoas perguntando se o procedimento é perigoso.
Mas a realidade é que há alguns fatores que interferem na qualidade e na segurança da cirurgia como, por exemplo, a experiência da clínica e a garantia de bons resultados.
Assim como qualquer cirurgia, a de remoção de pele abdominal pode ser perigosa quando feita fora de um ambiente hospitalar, com uma equipe inexperiente e sem a presença de um anestesista experiente.
Então se você sonha em se livrar do tecido que sobra na barriga, o ideal é que você tome alguns cuidados antes mesmo de agendar a sua cirurgia.
Quais são os cuidados para o pré-operatório de abdominoplastia?
Os principais cuidados pré-operatórios da abdominoplastia envolvem manter o cirurgião à par de remédios e restrições que a paciente possui, evitar o consumo de álcool e de alguns tipos de remédios e depilar a região pubiana com antecedência.

Mas se engana quem acha que o pré-operatório acontece só após a assinatura do contrato, ele se inicia bem antes disso com a pesquisa sobre a cirurgia e com a escolha da clínica e do médico que irá realizar a sua operação.
Uma coisa é fato: a cirurgia de abdômen é a terceira plástica mais realizada no Brasil o que, claramente, desperta a atenção de inúmeros médicos inexperientes e clínicas que só pensam em lucrar colocando promoções e preços bem abaixo da média para chamar a atenção das pacientes.
Mas existem coisas mais importantes que preço baixo e promoção – que inclusive são proibidas segundo a resolução N° 1.836/08 do Conselho Federal de Medicina.
Logo, é imprescindível que antes de fechar a sua cirurgia, você se atente aos seguintes pontos:
1 – Experiência da clínica e do cirurgião
Você colocaria o seu maior sonho nas mãos de uma pessoa que mal sabe o que está fazendo? Que não é especialista e que, muitas vezes, acabou de se formar?
Acredito que não, então porque você faria isso com a sua segurança e com a qualidade da sua cirurgia plástica?
A experiência da equipe médica e da clínica é essencial para ter um bom resultado, com segurança e garantia de que você terá o suporte necessário para toda e qualquer intercorrência que possa surgir no pré e no pós-operatório.
Por isso, a escolha de um bom médico é o primeiro passo para realizar o seu sonho, então se atente:
- Na formação da equipe médica;
- Se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Na quantidade de operações que foram realizadas;
- Se há bons resultados de antigas pacientes.
Até porque é fácil fazer promoções e colocar o preço lá embaixo para encher agenda e ganhar na custa dos sonhos das pessoas, mas realmente se dedicar a se especializar para dar uma excelente experiência, com a melhor técnica e com um suporte impecável é o que faz quem realmente se preocupa com a felicidade das suas pacientes.
2 – Cirurgia realizada em hospitais
Talvez um dos pontos mais importante de todo o pré-operatório é garantir que a sua cirurgia seja feita no local adequado: em um hospital com vasta experiência em cirurgias plásticas.
Isso mesmo, nada de operar dentro de clínicas.
Sabe quando você conta para alguém que seu maior sonho é fazer uma plástica e a pessoa logo te envia casos e mais casos de intercorrências graves em cirurgias? Pois saiba que a grande maioria desses casos são porque a operação ocorreu fora de um ambiente hospitalar.
Operar dentro clínicas e consultórios aumenta o risco de:
- Intercorrências graves;
- Infecção bacteriana;
- Não há assistência médica, se necessário.
Ou seja, aqueles ambientes não possuem a estrutura básica para caso aconteça algo e, se acontecer, há todo o agravamento de ter que esperar a ambulância e o deslocamento até um leito hospitalar vago, tempo esse que é essencial para a sua segurança.
Já se a sua cirurgia é feita em um hospital há a redução desse risco, porque você já estará lá.
Então lembre-se: a clínica é somente uma ponte entre o cirurgião e a paciente, cuja responsabilidade é garantir que exista o melhor suporte possível para a mesma, mas ela jamais será um ambiente adequado para uma cirurgia plástica.
3 – Equipe de anestesista
Mais importante de tudo, é garantir que a clínica possui uma equipe própria de anestesista.
Acredito que agora todo mundo saiba a importância de um bom cirurgião e de operar dentro de hospitais, mas sabia que quem realmente garante que a cirurgia ocorra sem intercorrências, monitorando os sinais vitais e garantindo que a paciente esteja confortável é o anestesista?
Pois é! Ele é quem vai garantir a segurança da operação e também que a anestesia que será usada seja a mais indicada para cada caso.
Infelizmente, a grande maioria das clínicas não possuem uma equipe experiente de anestesista própria, muitas vezes contratando qualquer um que esteja disponível no dia-D da cirurgia.
Um grande erro, já que é direito que a paciente passe por uma avaliação muito importante ainda no pré-operatório: Avaliação Pré-Anestésica (APA).
Essa avaliação é imprescindível para que o anestesista conheça as limitações da paciente, peça exames completamente necessários para que a operação ocorra bem e garanta que a anestesia que será aplicada no dia seja a ideal.
O que não pode ser visto no mesmo dia da operação.
Pular essa etapa do pré-operatório é colocar em risco a segurança da paciente e, por isso, nosso conselho é: garanta que a clínica que você irá operar tenha uma equipe de anestesista própria e experiente em cirurgia plástica.
Qual anestesia é usada para abdominoplastia?
Na abdominoplastia será usada a anestesia peridural com sedação ou raqui. Não é recomendado o uso da anestesia geral, já que é mais invasiva e necessita intubação, sendo uma técnica desnecessária para esse caso.

Um anestesista experiente sempre irá saber qual anestesia é a mais segura e confortável para cada paciente, evitando anestesias invasivas, como o caso das anestesias gerais.
A anestesia geral exige intubação da paciente, gerando grande desconforto e colocando a segurança em risco, além disso, a geral exige maior tempo de recuperação no pós-operatório, logo, ela pode não ser a anestesia para abdominoplastia mais indicada.
Já a anestesia peridural oferece mais benefícios à paciente, pois permite uma recuperação tranquila e ainda contribui na prevenção de tromboses. Por outro lado, exige um anestesista mais experiente.
Com base nessas informações, então o que define a escolha pelo anestésico ideal?
Está muito relacionada com a experiência do médico anestesiologista. Isto porque a peridural exige uma técnica de aplicação mais apurada. Assim como conhecimento e prática que apenas um anestesista especializado em cirurgia plástica tem.
Quais são os exames para fazer abdominoplastia?
Os exames para fazer a abdominoplastia são:
- Hemograma completo
- Coagulograma
- Eletrocardiograma
- Exame de Urina
- Glicemia
- Creatinina
- ECG para avaliar a atividade elétrica do coração
- Outros exames conforme a necessidade de cada paciente
É importante realizar os exames para cirurgia plástica abdominoplastia, pois dessa forma o médico consegue identificar se você tem algo que impeça de fazer a cirurgia.
Como, por exemplo, doenças que podem levar a complicações na anestesia, na operação ou no pós-operatório.
Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?
A abdominoplastia é feita por meio de uma incisão na região pubiana, a pele e a camada de gordura são separadas e os músculos abdominais ficam expostos, tornando possível a suturação dos mesmos e criando uma parede abdominal retinha. O cirurgião estica a pele e retira a sobra da derme e da gordura, então sutura e coloca os drenos.

As cirurgias devem ser realizadas apenas em hospitais reconhecidos e experientes neste tipo de procedimento. Além de ser feita por um cirurgião plástico especializado e com o título da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
Antes de iniciar a cirurgia de abdômen, a área ainda é limpa e as linhas de incisão são desenhadas. Depois a equipe médica segue o seguinte passo a passo:
1 – É feita a incisão acima da região pubiana

O cirurgião realiza a incisão acima da região pubiana com o formato de semicírculo, respeitando a tensão natural da pele.
2 – Separa-se a pele e a camada de gordura dos músculos
A pele e a gordura adjacente são separadas do abdômen, o tecido então é deslocado para expor os músculos abdominais.
3 – É feita a correção da diástase abdominal, se necessário
O médico faz a plicatura do músculo abdominal usando um fio resistente e não permeável para juntar os músculos abdominais separados.

Você sabia?
A diástase nada mais é do que a distensão do músculo retoabdominal, ela dá o aspecto de que a mulher possui uma barriga avantajada, porém firme. A condição atinge cerca de 66% das mulheres puérperas e é mais comum naquelas que passaram por uma cesárea.
A Abdominoplastia consegue corrigir a distensão do músculo retoabdominal, uma vez que é possível realizar a plicatura, ou a junção, dos músculos através de uma sutura.
4 – A pele é esticada e a gordura deslocada
Após a correção da diástase, o cirurgião estica a pele flácida e realoca a gordura sobre a parede abdominal.
5 – O umbigo é recolocado em seu lugar de origem
É feita uma incisão para retornar o umbigo à sua região natural.
6 – É retirado o excesso de pele e gordura e suturado
Então é removido o excesso de pele e da gordura adjacente, aquela que fica logo abaixo da mesma.
No vídeo ilustrado abaixo, você vai entender melhor como funciona cada etapa da abdominoplastia. Confira:
Quanto tempo dura a abdominoplastia?
O tempo cirúrgico da abdominoplastia dura em média de 3 horas. Essa variação de quantas horas demora uma cirurgia na barriga é baseada na experiência da equipe médica.

Além desse fator, a cirurgia pode demorar mais caso precise fazer uma lipoaspiração para remover o excesso de gordura antes de partir para a cirurgia de retirada de pele.
Na abdominoplastia emagrece quantos quilos?
Na abdominoplastia é retirada a gordura presente na pele flácida que está sendo eliminada, porém o emagrecimento não é a finalidade da cirurgia em si, sendo essa somente uma consequência do procedimento e a quantidade de quilos que se perde na abdominoplastia varia conforme o volume de retirada da pele.

A gordura localizada nas laterais, culotes e flancos poderão ser removidas apenas com a lipoaspiração. Assim como a de outros locais próximos. A combinação dessas duas cirurgias pode ser conhecida como lipoabdominoplastia.
Lembrando: tanto na lipo quanto na abdominoplastia o intuito não é emagrecer, o indicado é que a paciente esteja dentro do peso ideal para realizar ambas as cirurgias.
Então, só para deixar claro: o que é feito?
- É removido todo o excesso de pele e de flacidez da barriga
- E a correção da diástase dos músculos retoabdominais por meio da plicatura do músculo abdominal
- Na abdominoplastia é retirada a gordura adjacente da pele, ou seja, a gordura que está ligada diretamente ao bloco de pele que foi removido
Muito se pergunta se é retirada a gordura da barriga ou se a abdominoplastia emagrece, mas não é bem assim.
O que ocorre na abdominoplastia é a perda de medidas. Só para você ter uma ideia, em Setembro de 2023 foram avaliadas 2.583 pacientes da Dream Plastic e constatou que, em média, elas perderam 17,67 cm.
Ou seja, não é uma questão de quantos quilos se perde na abdominoplastia, mas quantos centímetros se perde de circunferência, o que dá a sensação de que você emagreceu após passar pelo procedimento.
É claro que, com a retirada da pele em excesso, há uma certa diferença na balança, mas esse não é o objetivo da cirurgia.
Serão removidas as estrias na abdominoplastia?
Dependendo do caso, em pacientes que possuem estrias na região inferior do abdômen é possível eliminar as marcas como uma consequência da cirurgia de abdominoplastia. Porém, caso as estrias sejam fora do alcance da cirurgia elas não são removidas.

Geralmente, as estrias que nascem na barriga são devido ao processo de gravidez ou ganho excessivo de peso. Já que a pele estica, rompendo as fibras elásticas e os colágenos presentes na pele. Formando essas temidas linhas!
A abdominoplastia serve como tratamento para estrias. Desde que essas marcas estejam dentro da área de pele que será removida, pois sairá junto no processo de retirada de flacidez.
Por exemplo, se você for fazer uma mini abdominoplastia, serão removidas um número menor de estrias. E permanecerão aquelas que estiverem fora da área de corte.
Como é a recuperação da Abdominoplastia?
O pós-operatório da abdominoplastia exige alguns cuidados da paciente como, por exemplo, o uso de malhas compressivas, cuidado ao andar e dormir e o uso de drenos para evitar o acúmulo de líquidos intradérmicos que possam causar infecções.
Existem alguns cuidados que são essenciais para garantir uma boa recuperação da abdominoplastia, os principais são:
- Fazer o uso adequado da cinta pós-cirúrgica, que deve ser descontinuada após a liberação médica. A malha compressiva oferece conforto e suporte para a recuperação, além de diminuir inchaços e a formação de líquidos subcutâneos;
- Não ficar em posição ereta – de pé -, se mantendo curvada para evitar que os pontos estourem, a necessidade de permanecer curvada vai diminuindo com o tempo;
- Na hora de dormir, nada de dormir de bruços, é preciso deitar com a barriga para cima e com as pernas dobradas sobre um travesseiro;
- Pode haver dor e para isso são prescritos analgésicos para ajudar na diminuição do desconforto.
Mas é importante ressaltar que a qualidade do seu pós-operatório começa bem antes da sua cirurgia: na escolha da clínica.
É claro que, de forma geral, há recomendações que são universais, porém imagina só se acontece algo durante a sua recuperação da abdominoplastia, é claro que você vai querer ter todo o suporte do seu médico e da clínica, não é mesmo?
Infelizmente não são todas as clínicas que possuem um bom suporte para o pós-operatório, muitas delas sequer se importam com essa fase tão essencial para o procedimento.
Por isso, durante a sua escolha da clínica garanta que:
- Ela oferece uma estrutura completa de pós-operatório;
- Tenha mais de um médico especialista, para garantir que, se necessário, você seja atendida por um médico e não por sua secretária – o que acontece bastante em clínicas individuais;
- Possua uma equipe completa de enfermeiras dispostas a te ajudar sempre que precise;
- Tenha uma central de urgência e emergência e uma ouvidoria para certificar que tudo saia da melhor forma possível.
Drenagem linfática pós-abdominoplastia

A drenagem linfática, parte importante do processo de recuperação de uma cirurgia de abdômen, é basicamente um tipo de massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquido e a toxina do nosso organismo por meio do sistema linfático.
Além disso, a drenagem linfática em abdominoplastia ajuda a aliviar as dores e pode até acelerar a cicatrização.
O seu cirurgião plástico é o responsável por dizer a partir de quando você deve iniciar as sessões de drenagem e quantas serão necessárias para a sua recuperação.
Quer saber mais sobre Drenagem Linfática e conhecer a versão Premium, clique no link!
Como fica a cicatriz após abdominoplastia?
A cicatriz após a abdominoplastia varia de acordo com alguns fatores, como a técnica usada e os cuidados que a paciente teve durante o pós-operatório. Em geral, a cicatriz tende a ser discreta e se camuflar bem com o tom de pele, sendo feita em regiões escondidas.

Acredito que você já saiba que não existe cirurgia plástica sem cicatriz!
E cada pessoa responde de uma forma diferente ao processo de cicatrização da abdominoplastia, pois varia de organismo para organismo.
De forma geral, em todas as pacientes a cicatriz costuma ficar avermelhada por alguns meses, mas tende a clarear gradativamente.
Já o tamanho varia de acordo com a técnica escolhida e de como é feita a abdominoplastia.
Quais as possíveis complicações e riscos da abdominoplastia?
Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia plástica na barriga também envolve riscos. Entre as complicações possíveis, temos:
- Surgimento de hematomas;
- Seroma (acúmulo de líquido próximo à cicatriz);
- Abertura de algum ponto;
- Problemas anestésicos;
- Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar;
- Complicações no processo de cicatrização.
Por tudo isso é fundamental escolher um cirurgião plástico especializado e com bastante experiência em cirurgia de abdômen.
Além de uma clínica que ofereça todo o respaldo e equipes especializadas e experientes para fazer o seu acompanhamento.
Neste link você consegue saber tudo sobre os principais riscos da abdominoplastia.
O músculo pode afrouxar depois da abdominoplastia?
Após a abdominoplastia o músculo pode afrouxar caso ocorra uma nova gravidez, haja ganho excessivo de peso ou sedentarismo. Por isso, o ideal ao fazer uma plicatura abdominal é seguir um estilo de vida saudável e, é indicado, que faça a abdominoplastia após a sua gravidez para evitar o risco de ter as suturas da diástase afrouxadas.

A plicatura é feita com fios que não são absorvíveis pelo organismo. Portanto, isso significa que os pontos vão permanecer fortes, mesmo com o passar dos anos.
Já que os pontos internos são inseridos estrategicamente nos músculos do estômago. Desde o osso púbico até às costelas, na posição vertical.
A técnica é tão bem feita que os músculos permanecem unidos. Sendo assim, a barriga não fica saliente, mas com o aspecto totalmente liso.
Portanto, se a paciente cuidar de seu resultado após a cirurgia, o músculo NÃO vai afrouxar! Ou seja, é preciso:
- Manter o mesmo peso
- Continuar com uma rotina de exercícios físicos
- Evitar passar por novas gestações
Em casos de ganho excessivo de peso ou de gravidez, e em outros onde sofreram com o excesso de força ou trauma no local, a consequência esperada é uma ruptura na linha de sutura.
Como dito, é difícil de acontecer o afrouxamento dos músculos, porém é possível. E quando acontece, pode ser um caso de estômago alto após a abdominoplastia.
As principais dúvidas sobre a abdominoplastia
Imagine você indo para uma viagem, num país desconhecido, sem ao menos ter pesquisado informações sobre os melhores pontos turísticos. Ou, ainda, sem saber sobre sua cultura, comidas típicas e atrações especiais.
Claro que as chances de acontecer alguma coisa desagradável são maiores. Concorda?
O correto é sempre estar preparado, assim também deve ser feito com a Cirurgia Plástica. Afinal, é um procedimento totalmente desconhecido para você.
Portanto, quanto mais você souber sobre uma cirurgia de abdominoplastia, mais preparada você estará para a etapa de recuperação.
Se você ainda não tem certeza de quais perguntas deseja fazer para o seu cirurgião, não se preocupe! Separamos as principais dúvidas, veja a seguir:
Precisa emagrecer antes da abdominoplastia?
Não é preciso emagrecer para realizar a cirurgia de abdominoplastia. Contudo, é indicado estar próximo ao seu peso ideal, uma vez que a finalidade da cirurgia não é emagrecimento e o sobrepeso pode afetar o resultado final do procedimento.

Bom, se você é uma daquelas pessoas que acredita na perda de alguns quilinhos após a cirurgia plástica na barriga. E vive se questionando: A abdominoplastia emagrece quantos quilos?
Saiba que esse não é o intuito do procedimento cirúrgico no abdômen!
Qual o peso ideal para fazer abdominoplastia?
O peso ideal para fazer a abdominoplastia deve ser conferido a partir do cálculo do IMC, sendo que é preciso estar na categoria saudável. Ou seja, o resultado do índice de massa corpórea deve ser entre 18,5 a 24,9, ou pelo menos, levemente acima disso. Para calcular basta seguir a seguinte fórmula: IMC = massa ÷ (altura x altura).

Portanto, a principal recomendação é: se você tem interesse em perder peso, faça isso antes da cirurgia, para evitar o aparecimento de tecido flácido novamente.
Neste link você consegue descobrir qual é o seu peso ideal.
Não pode fazer abdominoplastia acima do peso?
O cirurgião pode aceitar realizar a abdominoplastia em uma paciente acima do peso caso ele avalie que é possível. Contudo, essa prática não é muito indicada já que, esteticamente, o resultado não será positivo.
Na consulta presencial, ele será capaz de analisar e dizer com quantos quilos pode fazer abdominoplastia. E, além disso, você precisará emagrecer antes da cirurgia. Porque dependendo do caso, o resultado estético não ficará bom.
Por isso é importante fazer o acompanhamento pré-cirúrgico com um cirurgião plástico especialista e bem experiente.
Mas você não quer ver o seu sonho cair por água abaixo, né?
Então, siga todas as recomendações do médico e tenha em mente que a finalidade da cirurgia é a retirada de pele flácida e não a perda de peso.
A abdominoplastia dificulta uma futura gravidez?
Geralmente, a abdominoplastia não dificulta uma futura gravidez, já que ela não afeta em nada a saúde da mãe ou do bebê. Entretanto, há casos onde é preciso soltar a plicatura como quando a sutura está bem apertada, quando a criança é grande e quando há gêmeos.

Claro que o mais recomendado é que a gestação aconteça antes de você pensar em fazer a abdominoplastia, já que a mesma pode comprometer a estética da sua cirurgia e pode ser preciso realizar uma nova.
Entretanto, seis meses depois do fim da amamentação, já é possível pensar em fazer uma nova cirurgia plástica no abdômen. Portanto, tire a ideia da sua cabeça de que você pode fazer uma “abnoplastia” logo após o parto, ok?
Já que o corpo precisa de um tempo para se recuperar! Por isso, os médicos recomendam que seja respeitado o período de seis meses após o fim da amamentação para fazer uma nova abdominoplastia após a gravidez.
Na abdominoplastia será feito um umbigo novo?
O umbigo permanece no local de origem após a cirurgia, o que pode acontecer é, se necessário e for do desejo da paciente, pode haver a mudança estética no umbigo. Mas inicialmente não há nenhuma mudança no umbigo durante a abdominoplastia.

Já que na técnica cirúrgica tradicional, o médico retira toda a pele em excesso localizada na região inferior do abdômen.
Sendo assim, a pele que estava acima do umbigo precisará descer. Por isso, será necessário fazer uma incisão ao redor do umbigo, para que ele possa permanecer no seu lugar de origem.
Entretanto, isso somente será necessário em pacientes que passaram por uma remoção enorme de pele flácida.
Mas vale dizer que o umbigo não ficará igual em todas as mulheres. Pois, cada uma tem um biotipo. E também depende das limitações de cada cirurgia.
Neste link você consegue aprender mais sobre como fica o umbigo após a abdominoplastia.
Converse com quem já fez abdominoplastia!
Agora você já sabe tudo sobre a Abdominoplastia, mas existe algo que é essencial saber antes de fazer a sua cirurgia de abdômen: ver resultados!
Hoje em dia ninguém compra mais nada sem antes ver inúmeras resenhas e depoimentos, não é? O mesmo acontece com a cirurgia plástica, afinal, é de extrema importância conhecer o trabalho do cirurgião que irá realizar o seu sonho.
Mas existe um porém: é muito difícil encontrar pessoas que compartilham seus resultados, o que torna a busca de quem quer ver o antes e depois da Abdominoplastia bem complicada.
Pensando nisso, a Dream Plastic reuniu mais de 120 mil mulheres em um grupo fechado no Facebook, criando um ambiente seguro e confortável para que as mulheres possam compartilhar as suas experiências e seus resultados com a cirurgia na barriga.
Quer participar? O grupo é exclusivo para mulheres e, para entrar, é necessário responder 3 perguntinhas. Solicite a sua participação clicando no banner abaixo e faça parte da maior comunidade fechada sobre cirurgia plástica do país.
O que está incluso no valor da abdominoplastia?
Antes de tudo é importante dizer que não é possível informar o valor exato da cirurgia. Isso porque nenhuma clínica pode passar um orçamento sem a paciente ter sido avaliada presencialmente pelo cirurgião.
Mas é possível dizer a média de valor de uma abdominoplastia. Assim você consegue ter uma noção de valores e se programar para a realização do seu sonho.
Onde posso fazer uma abdominoplastia em SP?
Agora você já sabe para que serve a cirurgia na barriga, mas ainda falta saber onde fazer a sua cirurgia, não é?

Acontece que existem inúmeras clínicas por aí que não levam a sério pontos indispensáveis para a sua segurança e para um bom resultado, por isso nós indicamos que você tome os seguintes cuidados na hora de escolher a sua clínica:
- O cirurgião precisa ter formação especializada em cirurgia plástica, experiência comprovada e indicações de pacientes.
- A clínica deve ter uma equipe própria de anestesistas para garantir sua segurança durante a cirurgia.
- Prefira um local que tenha muita experiência em cirurgia plástica, pois por ter operado milhares de pacientes, a clínica consegue alcançar excelentes resultados.
- A cirurgia deve ser feita em hospitais com foco neste tipo de procedimento para evitar riscos desnecessários de infecção;
- A clínica deve oferecer uma estrutura completa de pós-operatório.
Tudo isso é indispensável se você deseja um resultado de “cair o queixo” e ainda certificar a sua segurança.
Um exemplo é aqui na Dream Plastic. Desenvolvemos protocolos rígidos de segurança para garantir que nossas pacientes tenham sempre o melhor. Não é à toa, nós somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, com mais de 2 mil avaliações positivas no Google Review!
Mas nada disso adianta se a abdominoplastia não for para você, e para isso é preciso passar em uma consulta com um cirurgião plástico especializado.
Clique no ícone do WhatsApp no topo superior da tela e agende a sua avaliação, é sem compromisso! Mas corre, a nossa agenda é disputada e você não vai querer deixar para depois!
Realize 0 sonho da barriga chapada!