Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Flancoplastia: Conheça a cirurgia que acaba de uma vez por todas com a flacidez nos flancos.

Atualizado em 26/12/2023 17:20

É possível acabar de vez com a flacidez, com uma flancoplastia, após uma grande perda de peso?

Esse é o sonho de milhares de homens e mulheres que diariamente nos procuram para eliminar a pele flácida que sobrou após uma cirurgia bariátrica, longas dietas ou até mesmo uma gravidez.

Mas na verdade, o que você quer mesmo é parar de sentir vergonha do seu corpo e deixar de sentir o medo de vestir uma roupa que não cobre todas as dobras, não é mesmo?

Por isso, vamos explicar tudo sobre essa técnica, seu antes e depois, recuperação da flancoplastia, preço em 2024 e muito mais!

Somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada entre as mulheres, realizando sonhos há mais de 17 anos e, hoje, iremos te contar TUDO sobre a Flancoplastia.

O que é a flancoplastia?

A flancoplastia é a cirurgia indicada para a correção de flacidez na pele da região abdominal lateral, ou seja, os flancos. A intenção do cirurgião é remover a pele junto com a gordura subcutânea, e pode ser feita associada com a lipoaspiração ou abdominoplastia, dependendo da indicação da paciente.

Mulher de top e shorts rosa, apertando os flancos para mostrar que precisa de uma flancoplastia
Veja pra quem ela é indicada!

Já aconteceu de você estar pronta para sair, toda produzida e trabalhada na make e, ao passar na frente do espelho, para dar uma aquela última conferida notou que a roupa estava marcando as dobrinhas na lateral do seu corpo?

Essa é a pior sensação do mundo, não é mesmo?

Principalmente porque por mais que a gente não volte a trocar a roupa, a noite não será mais a mesma… 

A cirurgia de flancoplastia é a mais indicada para que esse incômodo nunca mais perambule a sua mente e nem marque o seu look, solucionando o problema da flacidez lateral.

Especialmente para pessoas que passaram por uma bariátrica, cesariana ou por grandes variações de peso!

Para a realização dessa técnica, é muito importante que a paciente siga todas as orientações dadas pelo médico na avaliação, dessa forma é muito provável que a paciente obtenha um resultado satisfatório com segurança.

Quais são as principais orientações pré-operatórias da flancoplastia?

As principais orientações pré-operatórias da flancoplastia são:

  • Realizar todos os exames pedidos pelo médico;
  • Seguir a risca a dieta pré-operatória, incluindo o jejum de 8 horas;
  • Informar o médico caso faça uso de anticoncepcional ou outros medicamentos;
  • Evitar tomar sol nos dias anteriores à cirurgia de flancoplastia;
  • Não fumar por pelo menos duas semanas antes da internação;
  • Hidratar bem a região que será operada para evitar estrias;
  • Realizar a APA (Avaliação Pré-Anestésica) – ela é um direito seu!
Médico entregando um papel com todas as recomendações para o pré-operatório da cirurgia que tira gordura dos flancos
Siga todas as recomendações

Passar em consulta com o anestesista é essencial, pois ele será o responsável pela sua segurança durante toda a cirurgia. 

Nessa consulta, ele irá avaliar todo o seu quadro clínico, escolhendo o melhor método de anestesia para o seu caso.

 A paciente também se sente muito mais segura e confiante para a realização de seu sonho. Afinal, ela pode tirar dúvidas sobre qual o tipo de anestesia que será aplicada, como será a recuperação da flancoplastia, entre muitas outras coisas.

Ainda mais porque esse é um direito seu! O Conselho Federal de Medicina garante isso através da resolução 1.802/2006 artigo 1º: “Antes da realização de qualquer anestesia, exceto nas situações de urgência, é indispensável conhecer, com a devida antecedência, as condições do paciente, cabendo ao médico anestesiologista decidir da conveniência ou não da prática do ato anestésico, de modo soberano e intransferível.

Leia a Resolução CFM Nº 1.802/2006 completa.

Passar em uma consulta pré-anestésica ajuda – e muito – a realização do procedimento pelo cirurgião plástico. Deixando a paciente e o médico completamente preparados para fazer a cirurgia de flancoplastia.

Como a flancoplastia é feita?

A flancoplastia é feita na lateral do corpo e, para isso, primeiro, o médico marca o tecido excedente na região para que ele seja removido na cirurgia. Durante o procedimento, a flacidez é retirada junto com a camada superficial de gordura. É importante dizer que essa não é uma técnica de emagrecimento. 

Mulher de top de costas, apertando os flancos e com as marcações nos lugares em que a flancoplastia será feita
Descubra o passo a passo

Esse procedimento só pode ser realizado dentro de um hospital, jamais em clínicas. Especialmente porque o local onde a cirurgia é feita compromete a segurança da paciente e diz muito sobre a autoridade do médico.

Todo tipo de cirurgia deve ser feita apenas em hospitais, pois eles são os únicos preparados para esse tipo de procedimento, com uma equipe multidisciplinar especializada, aprovação dos órgãos competentes e UTI completa.

Além disso, como vemos na imagem acima, a cirurgia de flancoplastia dura por volta de 3 horas e a internação é de, em média, 24 horas.

A anestesia mais recomendada para a flancoplastia é a peridural com sedação, mas isso pode variar entre as pacientes. Principalmente porque esse procedimento pode ser combinado com outros, como a abdominoplastia.

O que é abdominoplastia com flancoplastia?

A abdominoplastia com a flancoplastia é a combinação dessas duas técnicas realizadas durante o mesmo procedimento. Dessa forma, a cicatriz que seria apenas nos flancos, se estende por toda a região do abdômen. O principal benefício dessa junção é retirar a flacidez completa da barriga e não só da lateral do corpo.

Mulher de top branco com os braços para cima, com o corpo na diagonal para mostrar o resultado da abdominoplastia com flancoplastia
Conheça essa combinação incrível

Dica: Combinar as duas cirurgias é mais eficiente e produz uma única recuperação pós-operatória!

Na realidade, a flancoplastia é quase sempre associada a abdominoplastia como um complemento, principalmente porque a cicatriz da cirurgia de abdômen se estende conforme a necessidade de cada paciente. Portanto, a paciente que possui um excesso de flacidez nos flancos certamente terá uma indicação de abdominoplastia.

Só que com uma extensão maior de cicatriz, indo para as laterais, caracterizando uma flancoplastia. É muito difícil imaginar uma pessoa que possua pele flácida apenas nos flancos e não no abdômen. 

Por isso, costuma-se recomendar uma abdominoplastia e flancoplastia em conjunto.

Lembrando sempre, que a abdominoplastia com flancoplastia precisa ser feita por um cirurgião plástico com o título da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Essa escolha é determinante para que tenha um procedimento seguro e com um resultado lindo.

Como é o antes e depois da flancoplastia?

O antes e depois da flancoplastia proporciona um divisor de águas na vida da paciente. As mudanças físicas são indiscutíveis pois, além das laterais lisinhas sem flacidez, também é possível notar um corpo mais harmônico – o que é tão difícil conseguir após perder tanto peso. Os resultados finais, aparecem após 4-6 meses da cirurgia. 

Duas fotos de mulher de costas para mostrar o antes e depois da cirurgia de flancoplastia
Descubra como fica o resultado!

Perceba que todas as dobras da pele flácida são retiradas e o tecido que sobra é esticado, promovendo um contorno corporal condizente com o peso da paciente. Até porque a pele flácida existe pela falta de sustentação na pele, que é perdida no momento que a gordura vai embora durante o processo de emagrecimento.

E que é corrigido após a flancoplastia! 

Mas, mais importante do que as mudanças físicas são as mudanças psicológicas. 

Você sabe mais do que ninguém o quanto ver as “pelancas” marcando a roupa, o pula pula da pele ao correr e o desejo do marido indo embora machucam e destroem a nossa autoestima. A gente se sente menos mulher…

Isso não precisa ser assim.

Um estudo sobre autoimagem corporal da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) concluiu que “Não há como negar a importância da representação do corpo na mente humana. É baseada nela que acontecem as relações, a produção cognitiva e emocional. Através de modificações corporais, os sentimentos também vão se modificando e alterando comportamentos.”

Quando os resultados de uma cirurgia plástica começam a ficar visíveis, logo após os edemas (inchaços) diminuírem, não só o físico é melhorado, mas a autoestima, a segurança com o próprio corpo e a sensação de autorrealização. 

“Mas eu tenho medo que a cicatriz fique muito aparente e estrague o meu resultado…”

Vamos responder isso!

Como fica a cicatriz da flancoplastia?

A cicatriz da flancoplastia fica na lateral do corpo, em uma linha horizontal, e pode ser facilmente escondida pelo biquíni ou calça. Com o amadurecimento da cicatrização, que dura de 1 a 2 anos, ela tende a ficar super discreta. O seu tamanho é proporcional à extensão de flacidez: quanto mais flacidez, maior será a marca. 

Ilustração de mulher de lado, para mostrar a cicatriz da flancoplastia, uma linha horizontal embaixo da cintura na lateral do corpo
Descubra como fica a cicatriz da flancoplastia

Porém, se a paciente tiver inclinação e histórico de cicatriz hipertrófica ou quelóide, é necessário que ela comunique isso ao médico na avaliação para que ele proceda de uma forma que evite novas reações adversas.

Por isso, é preciso procurar por um profissional especialista para realizar o seu sonho e devolver a autoestima que foi roubada de você. E acredite, é possível conseguir isso a um preço que cabe no bolso, como iremos te mostrar já já.

Agora, se você quer ver resultados reais, de gente como a gente, precisa entrar em nosso grupo exclusivo lá no Facebook. Já somos mais de 115 mil mulheres compartilhando recomendações, fotos de antes e depois, dicas e muito mais!

Para fazer parte, basta clicar no banner abaixo e enviar a sua solicitação.

Flancoplastia

Qual o valor da cirurgia de flancoplastia em 2024?

O valor da flancoplastia varia entre R$12.981,15 e R$25.962,92 (Janeiro/2024). O preço varia conforme a experiência do cirurgião e o local onde a cirurgia é realizada. Portanto, para saber exatamente quanto custa é preciso primeiro passar por uma avaliação médica.

Mão com esmalte branco segurando um cartão de crédito para pagar o valor da cirurgia nos flancos
Saiba quanto custa a flancoplastia!

“Mas o que influencia no valor da flancoplastia?”

Muitas coisas podem alterar o preço da cirurgia plástica como dissemos acima. Mas ainda existem outros como o histórico de resultados do médico e a estrutura do pós-operatório. 

Mas vamos ser sinceros aqui? Não há dinheiro que pague a nossa felicidade! Muitas pacientes chegam aos nossos consultórios pensando se fazem uma cirurgia plástica nas costas e nos flancos ou se renovam a casa ou até mesmo se fazem uma viagem…

A mobília estará fora de moda em 2 anos e a viagem pode ser feita depois… Ou até melhor, você pode fazer essa viagem com o seu novo corpo, e exibir o abdômen lisinho sem flacidez e sem inseguranças.

Apenas imagine você realizando esse sonho…

Como é o pós-operatório da flancoplastia?

As principais recomendações para o pós-operatório da flancoplastia, são:  

  • Evitar esforços físicos por 1 mês;
  • Dependendo da profissão, é possível voltar ao trabalho em 14 dias;
  • Fazer exercícios físicos apenas após 3 meses;
  • Iniciar a drenagem linfática assim que o médico liberar;
  • Tomar banho apenas após 24 horas da cirurgia;
  • Dormir de barriga para cima e com o tronco elevado;
  • Trocar os curativos conforme a recomendação médica;
  • Comparecer em todos os retornos, ainda que você esteja se sentindo 100% bem, até a alta médica.
Mulher fechando a cinta compressora durante o pós-operatório da flancoplastia
Siga todas as recomendações

O que parece bem complicado, não é mesmo?

Mas, na verdade não é! Desde que o médico que irá realizar a sua cirurgia ofereça uma estrutura completa e preparada para recebê-la. O pós-operatório é a parte mais delicada e uma das mais importantes para o resultado da cirurgia plástica, já que é durante essa fase que ele é formado.

Quando o profissional segue as recomendações do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da SBCP, a paciente pode se sentir bem mais tranquila, pois a cirurgia tem tudo para correr bem!

Comece a planejar a sua flancoplastia

Mulher sentada na mesa sorrindo enquanto pesquina no notebook a cirurgia para tirar a pele e gordura dos flancos
Dê o primeiro passo para realizar o seu sonho!

Agora você já sabe bastante sobre a flancoplastia, certo? Mas isso não é suficiente para que a sua flacidez nas costas e lateral do abdômen vá embora. Para isso, você precisa fazer a cirurgia plástica de flancoplastia.

Especialmente porque estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e guiar você na realização do seu sonho com segurança!

“Mas eu não quero gastar rios de dinheiro em uma cirurgia plástica…”

E nós entendemos isso! Queremos que você tenha o resultado que você sempre sonhou por um preço acessível. Por isso, proporcionamos procedimentos de qualidade internacional com condições facilitadas de pagamento e parcelamento.

E sabe qual o melhor?

A avaliação é sem compromisso. Ou seja, você não precisa decidir nada na hora! Ao passar na consulta você pode atestar a experiência do médico, a estrutura completa pós-operatória, a segurança ao realizar cirurgias em hospitais e o principal: equipe própria de anestesistas, enfermeiras e fisioterapeutas. 

Além disso, ainda contamos com um serviço exclusivo: o Disk Enfermagem, que é um canal de comunicação direto com nossas enfermeiras, disponível a todo momento, para que possa tirar dúvidas e nunca ficar sem suporte.

E muito mais!

Portanto, se o seu sonho é realizar a flancoplastia, marque uma consulta com um cirurgião plástico especialista da Dream Plastic! Clique no botão do WhatsApp, agende uma avaliação e venha nos conhecer!

Gostou do artigo sobre a flancoplastia? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links abaixo!