Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Torsoplastia: tudo que você precisa saber sobre a cirurgia para flacidez nas costas!

Atualizado em 26/12/2023 11:49

Já pensou em fazer uma torsoplastia? Essa é a cirurgia plástica da região dorsal e a principal solução para quem sofre com a flacidez de pele nas costas.

A torsoplastia é muito procurada por pacientes que já passaram por uma cirurgia bariátrica ou por um longo processo de emagrecimento.

Quanto maior a quantidade de peso perdido, mais a pele fica flácida. Isso acaba resultando em inúmeras inseguranças, principalmente entre as mulheres, que não se sentem confortáveis com as “pelancas”.

No entanto, os problemas da flacidez não são apenas estéticos. Quem sofre com o excesso de pele na região das costas também acaba tendo que conviver com assaduras, coceiras e dermatites.

Quer entender melhor sobre a torsoplastia? Se a resposta for sim, você está no lugar certo. Nós somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres. E, hoje, iremos te contar tudo sobre esse procedimento, confira!

O que é torsoplastia?

A torsoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo retirar o excesso de pele da região dorsal (vai do pescoço até os glúteos). O procedimento de cunho reparador costuma ser indicado para quem passou por uma grande alteração de peso, como é o caso de pacientes que fizeram bariátrica.

Imagem com as principais informações sobre a cirurgia plástica nas costas. Nela está escrito o nome da cirurgia, que é torsoplastia, indicada a partir de 18 anos, utiliza anestesia peridural, tem duração de até duas horas e o objetivo é eliminar o excesso de pele flácida nas costas.
Conheça a ficha técnica da torsoplastia!

Durante a operação, o médico remove a pele flácida e costura as partes restantes deixando a região dorsal com a menor quantidade de flacidez possível. Consequentemente, a cirurgia plástica para flacidez nas costas consegue até dar uma levantadinha no bumbum, as vezes sendo chamada de lifting nas costas.

Mas é importante deixar claro que elevar os glúteos não é o objetivo final. Ou seja, funciona mais como um bônus, entende?

A cirurgia para flacidez nas costas geralmente é realizada utilizando anestesia peridural e tem duração de até duas horas.

Para quem é indicada a torsoplastia?

A torsoplastia é indicada para 3 perfis de pacientes: 

  • Aquelas que são vítimas do efeito sanfona;
  • Aquelas que eliminaram muita gordura e ficaram com pele sobrando;
  • Mas, principalmente, para pessoas que passaram por um emagrecimento intenso, amplo e veloz, por exemplo, pacientes pós-bariátricos.
Imagem de um médico realizando as marcações corporais em uma paciente que irá se submeter à cirurgia plástica nas costas
Existem 3 tipos de pessoas que procuram por essa técnica

É muito comum encontrarmos pessoas que sofrem com a flacidez de pele pesquisando exercícios físicos, comprimidos, pomadas e até mesmo xaropes para resolver o problema.

Mas nada disso funciona como tratamento para flacidez nas costas ou em qualquer outra região do corpo. Para esse tipo de problema, só a cirurgia plástica é a solução.

Sejam as dobras no abdômen, nos braços ou nas costas – como é o caso da torsoplastia, apenas a cirurgia plástica tem o poder de acabar de vez com a flacidez.

Isso porque a pele não é capaz de retrair, uma vez que ela se expanda, não conseguirá retornar a um tamanho menor sozinha.

Outro ponto é que existem três principais tipos de torsoplastia: a clássica (que falamos no tópico anterior), a alta e a 360 graus. Cada uma delas com indicações diferentes e objetivos finais distintos.

Vamos dar uma olhadinha em cada uma delas?

O que é torsoplastia alta?

A torsoplastia alta, ou a toracoplastia, é a cirurgia plástica que retira o excesso de pele da região dorsal superior. Ela é indicada para pessoas que, ao perderem uma grande quantidade de peso, ficaram com muita pele sobrando, que também acaba perdendo a sua sustentação e se tornando flácida.

Ilustração de uma mulher de costas, com círculos evidenciando a flacidez de pele nas costas
Ela ajuda na sustentação da pele

Como mencionamos acima, quando uma pessoa perde muito peso, a pele não consegue retrair e voltar ao contorno corporal original de antes. Quanto maior a quantidade de quilos perdidos, mais regiões do corpo serão afetadas pelo efeito flácido no tecido.

Logo, se pouco peso for perdido, a produção de colágeno pode ser suficiente para a retração da pele, minimizando a flacidez e fazendo com que as cirurgias reparadoras sejam necessárias em menos áreas.

Mas isso não acontece com a maioria das pacientes!

Normalmente, existe a necessidade de uma reparação acentuada em várias áreas do corpo, principalmente com as técnicas Sleeve e Bypass Gástrico, que podem levar ao emagrecimento de 80% do excesso de peso em até 1 ano e 6 meses. Dessa forma, o médico pode optar pela cirurgia alta, para recuperar toda a região das costas.

O que é a torsoplastia 360 graus?

A torsoplastia 360 graus nada mais é do que a torsoplastia clássica combinada com a cirurgia de abdominoplastia. Dessa forma, a flacidez abdominal e a dorsal é removida por completo. O grau de flacidez da pele é o que determina se há necessidade de apenas uma cirurgia ou ambas.

Imagem de uma mulher segurando a própria barriga
Um dos vários tipos de torsoplastia!

Caso seja do seu interesse, converse com o médico sobre a possibilidade de fazer a torsoplastia 360 graus, assim, consegue o resultado dos dois procedimentos em apenas uma cirurgia!

Como é o antes e depois da torsoplastia?

O antes e depois da torsoplastia consiste em uma região dorsal livre do excesso de pele e das dobras. Os benefícios desse procedimento não são apenas estéticos, já que ele também promove a melhora da qualidade do tecido e da autoestima dos pacientes.

Imagem com o antes e depois da torsoplastia de uma paciente mulher
Resultado da torsoplastia – Foto: Reprodução Portal Rede TV

Você consegue reparar nas dobras que existiam na lateral do corpo dessa paciente? Assim como o excesso de flacidez no bumbum? Esses são os lugares que mais sofreram mudanças durante a operação.

Já na foto depois da cirurgia para flacidez nas costas, existe um contorno corporal mais simétrico, harmônico e livre das dobras na posição anatômica (em pé) que tanto incomodavam a paciente.

Outro ponto a ser comentado é a cicatriz da torsoplastia. Um dos destaques dessa técnica!

Como fica a cicatriz da torsoplastia?

A cicatriz da torsoplastia fica na região lombar ou permeia o contorno dos glúteos. Após o processo de pós-operatório estar concluído, a marca fica praticamente imperceptível na maioria dos casos – ela é semelhante à cicatriz da abdominoplastia, mas nas costas, e pode ser facilmente escondida pela roupa.

Ilustração exemplificando onde fica a cicatriz da torsoplastia nas costas
A cicatriz fica perto da região dos glúteos e pode ser facilmente escondida pelo biquíni

É possível esconder a cicatriz até com um biquíni asa-delta, que está sempre na moda!

Porém, boa parte do resultado final do processo de cicatrização depende dos cuidados tomados no pós-operatório. Por isso, é muito importante saber de cor e salteado quais são as principais orientações durante a recuperação da cirurgia plástica nas costas.

Geralmente, o amadurecimento da cicatriz da torsoplastia termina entre 12 e 18 meses após a cirurgia para retirada de pele nas costas, tomando a sua forma definitiva.

Como é a recuperação da torsoplastia?

Entre os principais cuidados no pós-operatório da torsoplastia estão:

  • Evitar exposições ao sol – mancha a pele e escurece a cicatriz;
  • Não fumar (mesmo que passivamente), o tabaco prejudica a cicatrização;
  • Não praticar atividade física por 40 dias;
  • Movimentar constantemente as pernas – melhora a circulação e evita trombose;
  • Manter a postura ereta, evitando tensões na cicatriz;
  • Dormir de bruços pelo tempo indicado;
  • Utilizar a cinta modeladora ou malha compressiva por 60 dias conforme recomendação médica;
  • Fazer sessões de drenagem linfática, que diminui o inchaço e eventuais desconfortos.
Imagem de uma médica conversando com a paciente sobre todas as recomendações para o período de recuperação da torsoplastia
Seguir as recomendações médicas é fundamental para a sua recuperação

Uma dúvida frequente sobre a recuperação da torsoplastia é referente a utilização dos drenos. No entanto, cada caso é um caso, por isso é tão importante esclarecer todas as dúvidas e contar seus objetivos, necessidades e expectativas para o médico antes de realizar a cirurgia para retirada de pele nas costas.

Assim, o cirurgião tomará as melhores decisões para o seu caso em específico. 

Para reforçar: a melhor forma de diminuir as chances de complicações no pós-operatório e potencializar o resultado da cirurgia plástica nas costas é comparecendo em todas as consultas de retorno e utilizando as medicações prescritas. 

Qual é o preço da torsoplastia em 2024?

O preço de uma torsoplastia varia entre R$ 18.126,21 e R$ 36.252,46 (Janeiro/2024). Essa é uma média de quanto custa a cirurgia plástica nas principais clínicas de São Paulo. No entanto, para saber o valor exato da torsoplastia, é necessário passar em avaliação presencial com um especialista.

Imagem de uma mulher segurando notas de dinheiro e sorrindo ao saber a média de preça da torsoplastia
Saiba quanto custa para realizar a sua tão sonhada torsoplastia!

Dentro do preço da torsoplastia é levado em consideração todos os custos com o hospital, os honorários médicos e da equipe de anestesia, bem como a complexidade do procedimento e estrutura oferecida pela clínica no pós-operatório, que deve ser completa durante toda a recuperação da torsoplastia.

É por isso que você deve sempre desconfiar quando encontrar clínicas cobrando preços baixíssimos. É certo que esse estabelecimento não estará promovendo a máxima segurança das suas pacientes.

Para algumas pessoas, os valores da torsoplastia podem parecer muito altos. Nesse caso, é possível realizar a cirurgia plástica pelo SUS.

Porém, o prazo de espera pode levar anos e às vezes, depois de um longo processo burocrático, a cirurgia de torsoplastia não é aprovada. Diante disso, a forma mais rápida e segura de acabar com a flacidez nas costas é procurando por uma Clínica de Cirurgia Plástica particular que seja referência no assunto.

Felizmente, hoje, é possível encontrar uma clínica de alta qualidade, com preços acessíveis e formas de pagamento facilitadas.

Comece a planejar a sua cirurgia agora!

Até aqui, você já sabe bastante coisa sobre a torsoplastia, certo? Mas isso não é suficiente para que a sua flacidez vá embora. Para isso, você PRECISA fazer a cirurgia plástica que faz a retirada do excesso de pele nas costas!

Imagem de uma mulher expressando felicidade ao saber como é fácil planejar a cirurgia plástica para flacidez nas costas
Não deixe para amanhã o sonho que você pode realizar hoje!

Não é à toa que a Dream Plastic é a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo. Já são mais de 17 anos realizando sonhos e promovendo o bem-estar físico e emocional para nossas pacientes.

Ao todo, já são mais de 300 mil atendimentos realizados e pelo menos 45 mil cirurgias plásticas feitas pelos nossos cirurgiões plásticos especialistas. E o próximo sonho a ser realizado pode ser o seu…

Aqui, você encontra médicos experientes, uma equipe completa de anestesistas, enfermeiras e fisioterapeutas, além de operarmos apenas em hospitais, para a sua segurança, darmos um suporte completo durante toda a sua recuperação da torsoplastia e muito mais.

Quer entender melhor sobre a experiência de nossas pacientes? Então converse diretamente com elas! A Dream Plastic possui um Grupo no Facebook fechado apenas para mulheres.

Já são +115 MIL mulheres participando do grupo exclusivo da Dream Plastic, compartilhando fotos de resultados, experiências e recomendações. Você não vai ficar de fora, né? Para participar é simples, basta clicar no banner abaixo e solicitar a sua participação.

Torsoplastia

Agora, se você já sabe que PRECISA realizar a torsoplastia e deseja transformar esse sonho em realidade, não há lugar melhor do que a Dream Plastic para isso!

Não perca mais tempo, clique no ícone do WhatsApp aparecendo em sua tela e agende ainda hoje uma avaliação com um de nossos especialistas!

É rápido, fácil e seguro! Escolha o melhor dia e horário para realizar a sua avaliação e receba um orçamento personalizado para realizar o seu sonho.

Nós te esperamos na clínica! 😉

Esclareça suas dúvidas!