Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Umbigo após Abdominoplastia: e se ele ficar feio, raso, alto ou fechado? Descubra o que fazer!

Atualizado em 14/02/2024 11:40

Como fica o umbigo após abdominoplastia?

Se você já fez essa pergunta, então com certeza pesquisou sobre como cuidar do umbigo após abdominoplastia. E se é possível mudar a sua aparência. Certo?

Muitas mulheres acreditam que o umbigo mudou de lugar depois da cirurgia. Principalmente quando há remoção significativa do excesso de pele.

Mas será que isso realmente acontece? Vamos te explicar cada detalhe!

Neste artigo, você confere as dicas para ter uma boa cicatrização do umbigo após abdominoplastia. Vamos mostrar por aqui:

E-book Abdominoplastia

Como corrigir o umbigo feio?

Existem algumas formas de corrigir o umbigo feio, as principais são através da cirurgia de abdominoplastia e de onfaloplastia, conhecida como umbilicoplastia. Em ambos os casos a estética do umbigo pode ser trabalhada, melhorando o aspecto triste, raso ou para fora.

barriga umbigo feio
É possível fazer pequenas alterações estéticas durante a cirurgia.

Se você acha o seu umbigo feio já deve ter feito de tudo para disfarçar a estética dessa região, a gente sabe bem como você se sente.

Umbigo triste, raso, torto, alto… nem sempre o seu formato é o mais desejado ou perfeito, o que leva à busca pela correção.

Mas saiba que devido a sua localização, essa parte do corpo está mais suscetível a transformações. E as imperfeições podem acontecer por:

  • Hérnias umbilicais
  • Excesso de pele
  • Gestações

Há mulheres que sonham em fazer alterações na aparência da região umbilical e recorrem a cirurgia para corrigir o umbigo, já outras mulheres aproveitam para corrigir pequenas imperfeições durante a cirurgia de flacidez abdominal.

É mais comum que as pacientes optem pela segunda opção, fazer a cirurgia junto com a abdominoplastia, mas desde que conversado com o cirurgião plástico e ele verifique que realmente há necessidade da alteração.

Mas antes de falar tudo sobre o umbigo pós-abdominoplastia, vamos entender um pouco mais sobre a função da região umbilical.

Para que serve o umbigo?

O umbigo serve apenas como um canal entre o feto e a mãe. Sendo o responsável por levar os nutrientes até a placenta, na qual está localizado o bebê. A partir do momento que a criança nasce, o cordão umbilical perde a sua função, tornando-se apenas uma cicatriz.

Para que serve o umbigo
Descubra qual é a função dele no nosso corpo!

Apesar de não servir para nada, o umbigo faz parte da estética corporal.

O umbigo não tem nenhuma ligação com os órgãos internos. Mas por baixo da pele, ele está preso a uma musculatura e ao tecido fibroso.

A única recomendação para manter a região saudável é sempre se lembrar de higienizar a cavidade! Assim como qualquer outra parte do corpo.

Isso pode ser feito durante o banho, ou ainda, com um cotonete.

Como é feito o umbigo na abdominoplastia?

O umbigo de abdominoplastia não sofrerá alterações na sua posição. Ou seja, ficará em seu lugar de origem. Para remover o excesso de pele, o médico estica completamente o tecido, sendo necessária uma incisão ao redor do umbigo.

Como é feito o umbigo na abdominoplastia
Descubra o que acontece!

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito realizada por mulheres que querem conquistar a tão sonhada barriga lisinha.

A cirurgia para retirar excesso de pele e a gordura localizada na região do abdômen, além de fazer a amarração do músculo.

O médico estica a pele para cortar a parte excedente. Mas, claro, será necessário fazer uma incisão circular ao redor do umbigo.

Então, o próximo passo é o de descolar toda a pele do abdômen.

Ao esticar o tecido, o médico deve identificar o local que o embigo está preso e fazer um novo corte na pele para que ele fique visível.

Se você se incomoda com umbigo feio, então o cirurgião pode remodelar para deixá-lo mais bonito. Dessa forma, você evita uma correção de umbigo após abdominoplastia.

Por fim, a cicatriz da cirurgia na barriga fica localizada em uma região estratégica: escondida sob a marca da calcinha.

Para saber mais detalhes sobre a cirurgia de abdominoplastia, assista ao vídeo abaixo:

Umbigo pós-abdominoplastia muda de posição?

 

Não! O umbigo permanece na mesma posição, envolvido por uma pequena cicatriz. O local do umbigo é, na verdade, seu lugar de origem: o cordão umbilical. Então, não há motivos para se assustar e nem se questionar: meu umbigo subiu? Ele não subiu! É apenas um efeito visual.

A grande quantidade de flacidez faz com que a região umbilical acompanhe o caimento da pele, mas ele continua preso no mesmo local.

Portanto, o que muda de lugar depois da abdominoplastia é a pele do abdômen, só isso! Entendeu?

 

Como fica o umbigo depois da abdominoplastia?

Depois da abdominoplastia o umbigo fica com uma cicatriz ao seu redor. Por isso é essencial seguir alguns cuidados para ter uma boa cicatrização. E dá para medir a qualidade técnica de um médico observando o umbigo após abdominoplastia.

como fica o umbigo depois da abdominoplastia
Descubra se muda de posição depois da cirurgia!

Se ao olhar fotos de umbigo após abdominoplastia você não identificar nenhuma cicatriz aparente. Então, o médico aplicou uma excelente técnica cirúrgica e, além disso, a paciente teve uma excelente cicatrização!

Isso porque o cirurgião precisa ter cautela no tamanho da incisão na região umbilical.

Já que não pode ficar muito grande e nem muito pequeno. Por isso o médico precisa calcular o diâmetro exato para a incisão.

Mas, vale lembrar que podem surgir mudanças indesejadas no decorrer da recuperação. Surgindo cicatrizes hipertróficas ou queloides, criando aquela aparência de umbigo fechado após abdominoplastia.

Nos tópicos seguintes abordaremos mais sobre esse tema!

Umbigo inflamado após abdominoplastia

O umbigo inflamado após a abdominoplastia é totalmente esperado. Pois essa é uma resposta do organismo devido ao trauma sofrido durante a intervenção cirúrgica. E pode durar por alguns dias até iniciar o processo de cicatrização.

Umbigo inflamado após abdominoplastia
Veja o que fazer quando o seu umbigo estiver inflamado após abdominoplastia.

A inflamação é uma reação do sistema imunológico, que busca neutralizar o trauma que o corpo sofreu. Iniciando o processo de reparação de células e tecidos.

Esse processo pode causar vermelhidão, dor e desconfortos.

Entretanto, você deve se preocupar se esse período se estender por muitos dias. Ou se estiver vazando um líquido amarelado da cicatriz.

Veja alguns cuidados para adotar durante a recuperação da abdominoplastia. Clique no link!

O umbigo vazando após abdominoplastia

Quando o umbigo está vazando após abdominoplastia significa que há grande acúmulo de líquido no abdômen. Também conhecido como seroma, que é totalmente esperado nesse período e pode ser facilmente tratado.

umbigo está vazando após abdominoplastia
Cuidados para umbigo vazando após cirurgia na barriga.

Após a cirurgia de abdominoplastia, a paciente pode sentir a sensação de inchaço. Já que haverá líquidos acumulados debaixo da pele.

Geralmente o seroma se aglomera próximo à cicatriz, nas duas primeiras semanas após a cirurgia na barriga.

E, mesmo fazendo o uso de drenos para remover o líquido acumulado, o umbigo pode ficar vazando.

Ah, comunique o seu médico sobre seu umbigo vazando após abdominoplastia, ok? Porque ele poderá indicar a drenagem linfática para acelerar a retirada de líquidos do organismo. Ou indicar um tratamento chamado de punção abdominal.

O médico utiliza uma agulha ligada à bolsa coletora, que faz a drenagem do líquido localizado em regiões específicas.

Fique atenta, pois se o líquido saindo do seu umbigo estiver amarelado ou avermelhado, então indica que há uma inflamação. O ideal é que o seroma seja transparente e sem cheiro.

A cicatrização do umbigo após abdominoplastia, como fica?

A cicatriz do umbigo após abdominoplastia pode variar de acordo com cada organismo. E também com a técnica cirúrgica utilizada, já que em alguns casos o médico também faz correções estéticas nesta região. O tipo de cicatriz mais comum é a circular em volta da cavidade.

cicatrização do umbigo após abdominoplastia
Após a cirurgia o seu embigo ficará com uma cicatriz circular.

Mas quando o umbigo é refeito, também haverá uma cicatriz dentro da cavidade. Porém, escondida, para ficar o mais discreta possível.

A cicatriz umbilical, sem dúvidas, é uma grande preocupação de quem deseja fazer uma plástica na barriga. E isto é extremamente normal!

Se você adotar todos os cuidados durante a recuperação, então a sua cicatrização da abdominoplastia acontecerá sem maiores problemas.

Quando o umbigo fica fechado após abdominoplastia?

O umbigo fechado após abdominoplastia acontece quando há uma cicatrização mais elevada. Ou seja, a cicatriz circular com queloide ou hipertrofia tem a tendência de fechar. Mas o médico pode adotar algumas medidas para corrigir esse tipo de situação.

O quelóide ou a cicatriz hipertrófica é uma reação que acontece em alguns organismos. Tendo influências genéticas, pessoas com facilidade em criar esse distúrbio na cicatrização, e também devido à etnia.

Essa cicatriz mais elevada é causada pelo excesso de colágeno. Na qual as células produzem de forma desordenada, resultando em uma cicatrização “anormal”.

Caso o umbigo esteja fechado após abdominoplastia, o médico precisará adotar algumas medidas para reverter o problema.

O umbigo fechado após abdominoplastia não é erro médico! Já que é uma reação do organismo e foge do controle do cirurgião plástico.

Mas, calma, vamos revelar como é possível deixar o umbigo perfeito após cirurgia na barriga.

Antes, que tal conversar com mulheres que já passaram pela cirurgia e, de quebra, ver resultados de como ficaram o seu umbigo antes e depois da abdominoplastia?

No grupo da Dream Plastic você encontra mais de 110 mil mulheres que compartilham diariamente seus resultados e experiências com a cirurgia em um ambiente privado, monitorado e 100% seguro. Faça parte!

Umbigo Após Abdominoplastia

Para que serve a Prótese de umbigo?

A prótese de umbigo, ou órtese umbilical, serve para evitar uma retração da cicatriz. Ou seja, que a região feche e você fique sem umbigo. Indicada para as pacientes que têm tendência a desenvolver uma cicatrização hipertrófica ou com queloide.

prótese de umbigo
Entenda os casos em que o médico indica uma prótese!

A prótese de umbigo mantém a região aberta.

A compressão na borda da cicatriz, feita pela órtese, ajuda a evitar as cicatrizações mais elevadas. E, ainda, a diminuição exagerada.

A órtese também pode ser indicada para os casos de umbigo raso. Quando o médico utiliza a prótese para tentar deixá-lo com a aparência mais funda.

Portanto, a órtese para umbigo sempre será indicada para evitar o fechamento ou até mesmo a fibrose nesta região.

Alguns médicos optam por colocar pérola no umbigo após abdominoplastia. A função da pérola é a mesma da prótese de umbigo. Ou seja, tem a finalidade de modelar a região umbilical recém-operada.

Quanto tempo usa órtese umbilical?

O tempo de uso da órtese umbilical varia de acordo com o desenvolvimento da cicatriz. Por isso, somente o médico poderá liberar o uso e indicar o tempo correto. Mas, no geral, o uso da órtese tem início após a retirada dos pontos. Sendo prolongada a sua utilização até os 30 primeiros dias.

Como cuidar do umbigo após abdominoplastia?

Para cuidar do umbigo após abdominoplastia você precisa seguir todas as orientações do cirurgião plástico. Dessa forma, será evitada qualquer cicatrização ruim. É importante manter a região bem higienizada para não surgir nenhuma infecção.

cuidar do umbigo após abdominoplastia
Listamos os principais cuidados para você adotar.

Toda paciente quer saber como cuidar do umbigo após abdominoplastia. E, se você escolher uma clínica que te dê toda a assistência durante a recuperação, então você não terá problemas com isso.

Por exemplo, logo na primeira consulta de retorno na Dream Plastic, a paciente recebe todas as orientações do médico.

E a equipe de enfermagem ensina como limpar o umbigo após abdominoplastia. Já que a paciente deverá fazer isso em casa, no seu dia a dia.

O grande diferencial da nossa clínica, localizada em São Paulo, é a experiência em pós-operatórios de cirurgias plásticas. São mais de 200 mil atendimentos realizados!

E, claro que sabemos dos imprevistos e das dúvidas que podem surgir, por isso temos uma equipe que presta atendimento por telefone. É muito bom contar com um serviço assim, né?

O Disk Enfermagem foi criado exatamente para você não ficar preocupada quando surgir alguma questão.

Basta ligar para a Dream Plastic, que uma das enfermeiras vai orientá-la corretamente. Sem você precisar sair de casa!

Lembre-se: todo cuidado é essencial para alcançar um resultado bonito.

Como limpar o umbigo após abdominoplastia?

Saber como limpar o umbigo após a abdominoplastia é importante para evitar infecção. Diante disso, você não deve molhar o curativo até o primeiro retorno de pós-operatório. Já que nessa consulta você receberá as orientações para fazer a higienização na sua casa.

Os cuidados para limpar o umbigo após abdominoplastia são:

  • Lave o umbigo com sabonete neutro.
  • Use hastes flexíveis com algodão na ponta para secar a região.
  • Faça um curativo conforme a orientação do médico.
  • Evite esforços para não abrir os pontos do local.
  • Fuja da exposição solar por alguns dias.

ATENÇÃO! O umbigo após cirurgia na barriga deve permanecer seco.

Já que a umidade pode influenciar na abertura de pontos do local. Por isso deixe bem sequinho o seu umbigo!

Para facilitar, alguns médicos orientam que a paciente coloque uma bolinha de gaze ou de algodão dentro da região umbilical. Desse modo, absorve qualquer água que restou no local. E, ainda, contribui para modelá-lo.

Pode colocar piercing no umbigo depois da abdominoplastia?

O piercing no umbigo depois da abdominoplastia está liberado somente após 1 ano de cirurgia. Período em que a região estará totalmente cicatrizada. Se não houve nenhuma incidência, ou seja, se a recuperação aconteceu dentro da normalidade, então a colocação do piercing pode ser autorizada.

Após a colocação da jóia, a paciente deve seguir as orientações do body piercer e manter a higienização de forma correta, limpando a área com sabonete neutro e soro fisiológico por cerca de 3 vezes ao dia para evitar infecções no umbigo.

Correção de umbigo após abdominoplastia, como funciona?

A correção de umbigo após abdominoplastia pode ser indicado em dois casos: quando for necessário refazer a cicatriz, por ter surgido queloide ou hipertrofia. Ou quando a paciente deseja mudar a estética e a aparência da região umbilical.

correção de umbigo após abdominoplastia
Veja quando é necessário solicitar a correção.

Nem sempre a cicatrização do umbigo após abdominoplastia fica conforme o previsto.

Pode acontecer uma retração da incisão circular da cicatriz. Levando ao fechamento da cavidade umbilical. Nesse caso, o médico poderá indicar uma restauração umbilical!

Em outros casos, há quem fique insatisfeita com a estética da região umbilical. Porque sente que o umbigo ficou torto após abdominoplastia.

Um formato torto, raso, triste, alto…

Se isso te preocupa, então pergunte ao seu médico a possibilidade de fazer uma cirurgia plástica no umbigo, ou seja, uma onfaloplastia.

O que é onfaloplastia?

A onfaloplastia é uma cirurgia para corrigir a estética do umbigo. Mas também pode ser indicada em casos de hérnia umbilical. Um procedimento simples e rápido, que possibilita a paciente retornar às suas atividades após três dias.

Alguns cuidados que deverão ser adotados na onfaloplastia antes e depois:

  • Evitar esforço físico e abdominal por até seis semanas.
  • Usar cintas ou faixas por um mês.
  • Retirar os pontos em no máximo 15 dias.
  • Tomar cuidado com a exposição solar.

Antes de considerar fazer uma correção de umbigo após abdominoplastia, converse com o seu médico para avaliar o caso. E, se for necessário, ele indicará a cirurgia de onfaloplastia.

Esse procedimento é ideal para alterar deformidades, cavidades profundas ou reduzir uma projeção demasiada. A cirurgia vai resolver esses problemas!

Como ter o umbigo após abdominoplastia bonito?

Umbigo após abdominoplastia fotos
Siga os cuidados para ter um umbigo perfeito após abdominoplastia.

Como em qualquer procedimento, a cirurgia de abdominoplastia requer que a paciente tome alguns cuidados antes do grande dia, sendo os principais:

  • Escolher um cirurgião plástico experiente, membro da SBCP, que já tenha realizado centenas de cirurgias como a abdominoplastia;
  • Exigir a Avaliação Pré-Anestésica dias antes da sua cirurgia, isso é um direito seu que deve ser cumprido pela clínica;
  • Operar dentro de um hospital experiente em cirurgias plásticas, dessa forma a sua cirurgia terá uma maior segurança;
  • Escolher uma clínica de cirurgia plástica completa, que ofereça assistência completa durante seu pós-operatório, com uma central de urgência e emergência e equipe de enfermagem própria.

Esses são itens fundamentais para garantir a sua segurança!

Adotando todos os cuidados citados no texto, você terá um umbigo perfeito após abdominoplastia. E claro, sem deixar de seguir as orientações do seu médico.

E para evitar umbigo feio após a plástica na barriga, você deve:

  • Dizer ao seu médico se a sua cicatrização tem tendência a criar queloide.
  • Respeitar todas as orientações durante a fase de pós-operatório.
  • Adotar os cuidados para limpar o umbigo após cirurgia na barriga.
  • Comparecer aos retornos e fazer corretamente a troca de curativos.

E, se ainda assim, você se incomodar com a estética da região umbilical, então a solução será refazer umbigo durante a cirurgia na barriga.

Mas somente o médico poderá indicar a correção, ok?

Você notou o quão importante deve ser a escolha por um cirurgião plástico, né? Afinal, dependendo da técnica que o médico adotar, você nem vai conseguir notar cicatriz no umbigo, antes e depois da cirurgia.

De qualquer forma, antes de realizar seu sonho você ainda precisa dar mais um passo: agendar uma consulta com um cirurgião plástico experiente e descobrir qual será a melhor solução para você.

Aqui na Dream você encontra tudo que é importante para a sua cirurgia ser um sucesso, por isso não perca tempo e faça como milhares de mulheres: clique no ícone do WhatsApp no canto superior da tela e agende uma avaliação sem compromisso.

Estamos te esperando!

E-book Abdominoplastia