Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Tudo que você precisa saber para escolher o cirurgião plástico ideal para a sua cirurgia e realizar o seu sonho!

Atualizado em 29/01/2024 11:02

Você sabe como escolher o seu cirurgião plástico?

É verdade, existem milhares de cirurgiões por aí, alguns muito experientes e outros nem tanto, mas será que você sabe como escolher o melhor para você?

Muitas vezes ficamos tentadas a escolher aquele famoso, que opera celebridades e posta dancinhas virais na internet, mas a verdade é que nem sempre esses cirurgiões são os mais experientes e os melhores para os nossos casos.

Afinal, quantidade de seguidores não é um sinônimo de qualidade e técnica. 

Mas então, como escolher o médico para cirurgia plástica certo?

Foi pensando em te ajudar com essa questão tão importante, que reunimos mais de 17 anos de experiência em realizar sonhos e separamos um guia completo para te ajudar a saber TUDO que você precisa para escolher a melhor médica cirurgiã plástica.

Esclareça suas dúvidas!

O que faz um cirurgião plástico?

O cirurgião plástico trabalha realizando mudanças no tecido subcutâneo através de cirurgias estéticas ou reparadoras. As mais comuns são as de mama, como a de silicone e de mastopexia, faciais como os liftings e corporais, como as abdominoplastias e lipoaspirações. Ele também atua na reconstrução de tecidos queimados, acidentados ou após a retirada de tumores.

cirurgião plástico fazendo marcações no rosto de uma paciente
Veja o que faz esse profissional ser o melhor!

Ou seja, o médico cirurgião plástico é o responsável por tratar desde patologias e traumas na pele até transformar a vida de suas pacientes através da estética, melhorando a autoestima e qualidade de vida dessas pessoas.

Eventualmente, este profissional pode trabalhar em conjunto com outros profissionais da saúde, como os otorrinolaringologistas, no caso de uma paciente que precisa de uma rinosseptoplastia, por exemplo.

Dessa forma a paciente consegue tratar alguma patologia, como o desvio de septo e a estética do nariz. Percebe como a especialidade destes profissionais é necessária para melhorar não somente a autoestima, mas a qualidade de vida de uma paciente?

Quem é o melhor Cirurgião Plástico?

O melhor cirurgião plástico é aquele que se formou em uma das melhores universidades do Brasil, é especialista em Cirurgia Plástica e conta com um grande número de resultados comprovados de sucesso, e elogios espontâneos de ex-pacientes. Além disso, é fundamental que ele siga protocolos completos de segurança.

cirurgiã plástica pensativa olhando pela janela
Veja qual a melhor cirurgiã plástica para você!

É claro, quando estamos pesquisando quem será o médico que irá realizar nosso sonho, queremos o melhor dos melhores e, muitas vezes, pesquisamos pelos cirurgiões plásticos das famosas, e a resposta para essa busca acaba assustando.

Até porque, por mais que muitos desses médicos realmente sejam ótimos profissionais, os valores cobrados e as condições para a cirurgia nem sempre são as ideais. E aí fica o questionamento: o que faz um especialista ser o melhor cirurgião plástico?

Antes de responder essa pergunta, vamos entender o que uma cirurgiã plástica faz!

Como escolher o seu cirurgião plástico?

Para escolher um bom cirurgião plástico é preciso analisar alguns fatores que vão influenciar na segurança e no resultado da sua cirurgia. Entre eles estão optar por um médico especialista em plástica, formado em uma das melhores universidades do Brasil e com um grande número de resultados comprovados.

médicos cirurgiões na sala de operação
Veja o passo a passo para acertar na escolha!

E para te ajudar na escolha, separamos um passo a passo:

1 – Conheça a formação acadêmica

Os melhores cirurgiões plásticos possuem formação em universidades federais de grande nome, pois elas contam com uma estrutura de aprendizado completa, universidades como USP, Unifesp, Unesp, entre outras de primeira linha, são as melhores para formar médicos cirurgiões plásticos qualificados.

cirurgiã plástica estudando a anatomia humana
Sempre verifique a formação dos médicos.

Infelizmente, a maioria das faculdades particulares não têm a estrutura necessária para os alunos aprenderem na prática todo o conteúdo, como um hospital escola. 

Qual é a formação de um cirurgião plástico?

Para a formação de um médico cirurgião plástico são necessários 6 anos na faculdade de Medicina, 2 anos de residência na especialidade em Cirurgia Geral e 3 anos em Cirurgia Plástica, em uma escola reconhecida e credenciada pela sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Após esses 3 anos de especialização, somando 11 anos de estudo ao todo, o médico realiza um exame da SBCP para ser autorizado a realizar cirurgias plásticas. Em outras palavras, se aprovado, ele recebe o título de especialista.

Viu só como existe uma infinidade de conhecimentos e habilidades necessárias para a formação de um cirurgião plástico?

Por isso, sempre confira o currículo do seu cirurgião, dê preferência aos formados em universidades renomadas e, obrigatoriamente, verifique se ele possui o título de especialista em plásticas.

2 – Confira se o médico tem especialidade em Cirurgia Plástica

Para saber se o médico é, de fato, um cirurgião plástico, é necessário realizar uma busca no site do CREMESP e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Nesses sites, além de saber se o médico está cadastrado e tem o CRM ativo, você consegue conferir se ele está apto para realizar uma cirurgia plástica.

E você pode até se perguntar se é realmente necessário conferir se está tudo certo com o título do seu cirurgião, e a resposta é SIM!

Para você ter uma ideia, segundo o CREMESP, a maioria dos casos que aparecem na mídia de complicações na cirurgia está ligada a profissionais sem especialização.

  • 70% dos médicos que fazem cirurgias plásticas e estéticas não são especialistas;
  • 97% dos erros médicos são cometidos por médicos não especialistas.

Então, na hora de procurar o melhor cirurgião plástico para você, tenha certeza de conferir se está tudo certo com o CRM e se ele é um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Veja o passo a passo para conferir:

Passo 1

Para consultar se o cirurgião plástico tem título de especialista, ou seja, autorização para realizar cirurgias gerais e cirurgias plásticas, o primeiro passo é acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e digitar os dados do médico.

Em seu cadastro, deve constar que ele é um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como membro “titular” ou “associado”.

Caso esteja escrito que ele é “aspirante”, significa que ainda não terminou a residência médica e não passou pelas difíceis provas que autorizam o médico a exercer a profissão.

Passo 2

O segundo passo é pesquisar no órgão responsável pelo exercício da função em São Paulo. No nosso caso se trata do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

Acesse o site e faça a busca com os dados do médico.

O cadastro do médico não apareceu? Das duas uma, ou ele não é médico ou não é autorizado a exercer a profissão no estado de SP.

Nessa plataforma também consta a especialidade dele. Que, no nosso caso, deve ser Cirurgia Plástica.

Somente realizando essas duas buscas e encontrando as respostas dadas neste texto, um médico está plenamente apto a realizar a sua cirurgia.

Veja um passo a passo de como pesquisar em cada plataforma:

1# Consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

1 – Entre no site da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e clique em “Encontre um cirurgião”:

home do site da sociedade brasileira de cirurgia plástica sp

2 – Role o cursor para baixo da tela, preencha o campo de Nome, Categoria e Estado com os dados do seu médico e clique em buscar:

aba do site da sbcp "encontre um cirurgião"

3 – Identifique qual é o perfil, caso tenha aparecido mais de um, e clique em Perfil Completo:

resultado da consulta no site da sbcp mostrando um cirurgião associado

No perfil do médico, veja se ele está enquadrado na categoria Associado ou Titular. Lembre-se: caso ele seja Aspirante, isso significa que ele não está habilitado para realizar plásticas.

2# Pesquise o CRM do médico

1 – Acesse o site da CREMESP e preencha os campos da Busca Simples (CRM) ou Busca Detalhada (Nome, Especialidades e Cidade) e clique em Buscar.

aba para buscar um cirurgião no site da cremesp

2 – Veja se trata-se do seu médico e clique em cima do nome. Ao conferir o perfil, veja como está o campo Situação, por exemplo, se ele está suspenso ou ativo. E confira se entre as suas especialidades está a cirurgia geral e a cirurgia plástica.

resultado da busca pelo cirurgião no site do cremesp

Lembre-se: caso não encontre o cadastro do profissional, ou ele não é médico ou não tem autorização para exercer a função em São Paulo.

Havendo também a possibilidade de ele não ter validado a sua especialidade perante ao CRM, o que significa que ele ainda não pode divulgar seu trabalho como cirurgião plástico, já que o órgão precisa da validação para fiscalizar o médico sobre a sua especialidade.

Tudo isso de acordo com a Res. CFM 1.836/08.

3 – Os resultados fazem a diferença na hora de escolher o melhor cirurgião plástico

Uma coisa é fato: bons profissionais sempre possuem ótimas recomendações e apresentam resultados incríveis, e isso não é diferente com a plástica.

mulher tomado café e pesquisando qual o melhor cirurgião do mundo no celular
O melhor cirurgião do mundo deve ter resultados excelentes.

Bons cirurgiões ou cirurgiãs plásticas sempre irão apresentar resultados ótimos de seus procedimentos. Sempre se lembre que uma grande cartela de excelentes antes e depois significa que aquele profissional possui uma experiência vasta.

Ah! É claro, para que se tenha um parâmetro do resultados daquela cirurgiã plástica, é preciso analisar o antes e depois de uma mesma paciente. Além disso, lembre-se de que o resultado da mesma cirurgia é diferente para cada paciente.

Isso porque tanto o biotipo quanto o organismo daquela mulher é diferente do seu, por exemplo, uma de vocês pode ter predisposição à formação de cicatrizes hipertróficas, enquanto a outra não.

Entende? Por isso é necessário manter um olhar crítico sobre os resultados e escolher uma cirurgiã plástica que possui inúmeros resultados ótimos.

Só que você sabe onde encontrar esses resultados?

O melhor lugar para encontrar resultados é em grupos fechados de cirurgia plástica, já que não corre o risco das fotos serem editadas e melhoradas por profissionais que agem de má fé. Ou seja, nesses grupos as fotos são postadas diretamente pela paciente, sendo possível também compartilhar as experiências passadas durante todo o processo.

A Dream Plastic reuniu mais de 120 mil pacientes no que é hoje o maior grupo fechado de Facebook do país. Lá, as mulheres compartilham as suas experiências, dicas, recomendações e resultados em um ambiente livre de julgamentos e de homens, tornando um lugar seguro e confortável para elas. Participe você também!

Cirurgião Plástico

Entre no grupo privado da Dream Plastic e veja milhares de excelentes antes e depois. É o maior histórico de resultado e segurança do país!

Bônus: Desconfie de preços fora da média praticada pelas principais clínicas

Existem dois cenários: ou o cirurgião vai fazer promoções, cobrar bem abaixo do valor base ou ele vai cobrar um preço absurdamente alto alegando ser o cirurgião plástico mais procurados pelas famosas.

antes e depois da bruna marquezine no melhor cirurgião plástico do Brasil
Desconfie de médicos que cobram muito barato ou muito caro!

Desconfie em ambos os casos.

Quando o médico cobra barato

Tenha em mente que se o cirurgião plástico é um dos melhores, a agenda dele estará sempre cheia. Ele não vai precisar nem ter tempo para fazer promoções ou propagandas apelativas para atrair pacientes.

Se ele é realmente o melhor, é natural que elas o procurem.

Geralmente, quando um médico cirurgião plástico cobra muito abaixo da média praticada no mercado, ele é recém-formado e cobra mais barato para ter pacientes e adquirir experiência.

Ou às vezes, seus resultados simplesmente não são bons e ele faz promoções por necessidade.

Quando o médico cobra muito caro

É comum que as pessoas acreditem que os médicos das famosas sejam os melhores cirurgiões plásticos, mas isso não é verdade. Acontece que existem milhares de profissionais que conseguem resultados sensacionais por um preço justo e acessível. 

Além disso, temos que te contar um segredo: a grande maioria das celebridades não pagam por suas cirurgias, elas fazem permuta, ou seja, elas pagam pelo procedimento através da sua divulgação.

Um outro nicho, este mais popularizado recentemente, são os médicos de dancinhas nas redes sociais.

Esses profissionais muitas vezes postam resultados e vídeos fazendo dancinhas virais para se promoverem.

Muitas vezes, esses médicos cirurgiões plásticos ficam famosos e ganham muitos seguidores, fazendo com que ele se sinta no direito de cobrar muito além da média, um valor considerado abusivo. E em grande parte das vezes os seus resultados sequer são bons.

Infelizmente, muitas pessoas ainda atrelam o valor do serviço com o preço que está sendo cobrado, acreditando que uma boa cirurgiã plástica irá cobrar mais caro do que os demais.

Não caia nessa! Descubra o preço médio das cirurgias plásticas e tudo que deve constar no orçamento.

Cirurgião plástico em consultório ou em clínica?

Agora que você entendeu a importância de operar com cirurgiões plásticos qualificados e experientes, e como isso impacta no resultado e segurança da cirurgia, sempre surge a dúvida: é melhor fechar seu contrato em clínicas ou consultórios individuais? 

médica cirurgiã plástica sentada em seu escritório sorrindo
Veja qual o melhor!

Realizar a sua plástica em clínicas com uma grande equipe de médicos é sempre a melhor resposta. E eu vou te explicar o motivo.

Diferentemente do consultório médico, uma clínica tem…

  • Uma equipe vasta de cirurgiões plásticos, portanto, caso o seu médico tenha um imprevisto e não possa te atender em algum momento do pós, sempre haverá um profissional para te auxiliar, que conhecerá o seu histórico médico, sem cobrar nenhum custo a mais por isso e não te deixando nunca sem suporte.
  • Uma estrutura de pré e pós-operatório avançada, com materiais de primeira linha e que segue as normas de higienização. Para você ter uma ideia, em muitos consultórios a secretária do médico realiza o pós, enquanto em uma clínica de grande porte há uma equipe de enfermagem e fisioterapia ao dispor das pacientes. Tudo para o antes e depois da sua plástica alcançar o melhor resultado possível, sem colocar sua segurança em risco.
  • Um departamento de ouvidoria, assim, caso haja um impasse entre médico e paciente, há uma equipe imparcial para avaliar o caso individualmente.

Pode operar fora de hospitais?

Para reduzir custos, alguns cirurgiões ou cirurgiãs plásticas operam no próprio consultório, colocando a paciente em perigo, já que todos os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em hospitais.

Dizemos isso para você entender que, apesar do talento e experiência do cirurgião plástico ser fundamental, existem outros fatores como os mencionados acima que também são essenciais para o sucesso da cirurgia.

E, infelizmente, muitos consultórios os menosprezam.

Por exemplo, muitos consultórios induzem a paciente a operarem dentro da própria clínica, seja para baratear a cirurgia ou para não pagar a taxa hospitalar. De qualquer forma, essa prática coloca a paciente dentro de grandes riscos.

Apenas um hospital está preparado para esse tipo de procedimento, com UTI, sala de pós-operatório e equipe multidisciplinar especializada.

Neste texto abordamos melhor o porque a cirurgia plástica deve ser feita em hospitais.

Verdade ou mito: cirurgia plástica em consultório é mais barato?

MITO!

Essa visão é totalmente equivocada.

Já que uma clínica, por ter uma equipe maior e atender a mais pacientes, consegue negociar valores mais baratos em seus insumos e taxas hospitalares, logo, o valor final para a paciente sai muito mais econômico.

Saiba onde encontrar o cirurgião plástico ideal para você!

Agora que você já sabe o que faz um cirurgião plástico ser o melhor, o próximo passo é agendar um horário com um dos cirurgiões mais recomendados de São Paulo.

mulher feliz em uma praia após realizar o seu sonho com uma boa cirurgiã plástica
Veja onde realizar seu sonho!

Aqui na Dream Plastic nossos cirurgiões fazem centenas de cirurgias todos os meses, sendo extremamente experientes e possuindo resultados incríveis. E sabe o que é o melhor?

A Dream se compromete em oferecer suporte completo por um preço justo e formas de pagamento facilitadas e diversas, tudo para tornar o sonho de milhares de mulheres realidade todos os anos.

Não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, sendo a única com mais de 2 mil avaliações no Google Review e uma nota de 4.9.

E aí? Que tal dar o próximo passo e agendar uma consulta com um dos cirurgiões mais experientes de São Paulo? É bem fácil e sem compromisso! Basta clicar no ícone do WhatsApp e falar com uma de nossas atendentes.

Venha nos conhecer, estamos te esperando!

Esclareça suas dúvidas!