Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Anestesia em cirurgia plástica: conheça os tipos, a função do anestesista e a importância da avaliação pré-anestésica!

Atualizado em 29/01/2024 11:03

Você se sente insegura sobre a anestesia para cirurgia plástica? Sabe qual a importância do médico anestesista nessa hora?

Pode não parecer, mas quem realmente cuida da sua segurança durante esse momento tão importante é o anestesista. Ele é o responsável por acompanhar os seus sinais vitais e garantir que você está confortável.

Mas calma, não é só isso.

É muito importante que você saiba quais são os tipos de anestesia e como funciona todo o processo de avaliação pré-anestésica antes de realizar seu sonho!

Por isso, a Dream Plastic reuniu mais de 17 anos de experiência em cirurgia plástica para te responder tintim por tintim!

Esclareça suas dúvidas!

Quem é o médico anestesista?

O médico anestesista é o responsável por prover condições para que a operação ocorra com segurança e sem dor para a paciente. Ele é quem monitora os sinais vitais durante o procedimento e garante que o pós-operatório seja mais confortável.

medica anestesista ministrando a anestesia
Veja porque você precisa escolher uma clínica de cirurgia plástica com uma equipe experiente?

A equipe de anestesia é responsável por monitorar, controlar e acompanhar a parte fisiológica da paciente, como:

  • Frequência cardíaca;
  • Ritmo cardíaco;
  • Pressão arterial;
  • Respiração;
  • Função renal.

Por isso o médico anestesista é conhecido como o “anjo da guarda” da cirurgia plástica. É ele quem vai permanecer do seu lado, monitorando seus sinais vitais e resolvendo qualquer complicação que possa surgir.

Qual a formação do médico anestesista?

Além de cursar 6 anos de medicina, para se tornar um médico anestesista é necessário passar por mais 3 anos de residência médica em Anestesiologia, totalizando 9 anos de formação. Após este período é necessário registrar a especialização no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Assim como as demais especialidades, os anestesiologistas também possuem uma instituição para avaliar a profissão, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

Anestesista é médico, logo, ele também possui CRM e você pode checar se aquele profissional está com seu cadastro ativo através do site da CREMESP. Além disso, verifique se ele está autorizado a exercer a especialidade.

#Dica: Peça o currículo do seu anestesista antes de fechar o contrato para realizar a sua cirurgia plástica!

Pedir o currículo do profissional garante que você escolha o melhor anestesista para a sua cirurgia, e para isso você precisa ver dois pontos:

  • Qual a universidade que esse profissional se formou: faculdades como a USP e UNESP possuem uma estrutura completa de aprendizado, garantindo que os médicos formados possuam experiências excelentes. Além disso, a residência médica deve ser feita em ótimos hospitais.
  • O outro ponto é verificar a experiência do médico anestesista com a anestesia que será utilizada. Anestesias como a geral são mais fáceis de aplicar, e geralmente são escolhidas por profissionais sem experiência, já a peridural com sedação é mais delicada e costuma ser a mais escolhida por profissionais experientes em cirurgia plástica, por isso, garanta que o médico tenha experiência.

Qual a importância de uma equipe experiente em cirurgia plástica?

Uma equipe de médicos anestesistas experientes em cirurgia plástica garante que o profissional saiba exatamente qual o tipo de anestesia é a ideal para aquela operação.

Imagina só, no dia da cirurgia você descobre que seu anestesista nunca fez o acompanhamento anestesiológico de uma cirurgia plástica, daí ele faz uma escolha errada, aplica a anestesia geral…

E você só percebe que essa escolha não foi a melhor quando a sua recuperação se torna muito mais dolorida do que deveria ser.

Se o seu médico anestesista fosse experiente em cirurgia plástica ele saberia que bastava uma peridural ou até mesmo uma local ou uma raqui com sedação para aquele procedimento, te poupando de muito incômodo no pós-operatório.

Quais os tipos de anestesia?

Existem quatro tipos de anestesia: a geral, local, raqui e peridural com sedação, sendo a última a mais indicada para a cirurgia plástica. Em alguns casos é possível usar a local, já a geral costuma ser mais invasiva para a especialidade de plástica, sendo necessário a intubação.

ilustração mostrando uma mulher de costas recebendo a anestesia peridural
A anestesia peridural com sedação é a mais indicada para a maioria das plásticas!

O que define qual tipo de anestesia vai ser utilizada na cirurgia plástica é a Avaliação Pré-Anestésica, mas antes de entender a importância dessa consulta vamos falar um pouco sobre cada um dos tipos e quando são utilizados na cirurgia plástica:

Peridural com sedação

A anestesia peridural pode ser usada em qualquer cirurgia do pescoço para baixo e, normalmente, é aplicada com sedativos (medicamentos usados para deprimir o sistema nervoso central, para fazer a paciente “dormir”).

Essa técnica permite que a sensibilidade de determinada região do corpo seja bloqueada, atingindo-se o efeito necessário para uma cirurgia segura e sem dor.

É uma anestesia pouco invasiva, com a aplicação sendo realizada entre as vértebras da coluna.

Essa técnica é conhecida como a queridinha das cirurgias plásticas. Isso porque…

  • Diminui as chances de ter trombose durante e após a cirurgia plástica
  • Tem uma recuperação e alta hospitalar mais rápida
  • O pós-operatório é menos doloroso

Cirurgias como a mamoplastia e a lipoaspiração são geralmente realizadas com anestesia peridural com sedação.

A peridural é a técnica queridinha dos anestesistas com experiência em cirurgia plástica, já que é a escolha mais confortável para a paciente.

Geral

Esse é um tipo de anestesia mais profunda, na qual a paciente entra em um coma induzido por medicamentos, ficando intubada, com a respiração sendo controlada por aparelhos mecânicos.

médico manuseando a anestesia geral em uma paciente
Escolha profissionais que prefiram aplicar a anestesia peridural com sedação.

A anestesia geral oferece mais riscos, possibilitando o aparecimento de trombose venosa profunda e um pós-operatório mais doloroso.

É mais invasiva para uma cirurgia plástica, por isso deve ser evitada sempre que possível. Geralmente, essa anestesia é escolhida por médicos que não possuem experiência com cirurgia plástica.

Local

Como o próprio nome sugere, ele vai agir apenas no local em que será realizada a cirurgia. Por isso o tempo de recuperação é menor.

A anestesia local é indicada para procedimentos superficiais e de curta duração, similar a anestesia aplicada pelos dentistas em extrações de dentes.

Geralmente é aplicada em cirurgias como Blefaroplastia, Otoplastia e Lipo de Papada.

Raqui

Essa técnica é muito parecida com a peridural, porém é mais invasiva e tem um tempo de duração menor. Por isso, é menos utilizada em cirurgia plástica.

Quando o médico opta por utilizá-la, geralmente ocorre em uma cirurgia íntima.

Na raqui o medicamento é aplicado entre as vértebras nas costas, agindo em toda a região abaixo do ponto onde foi injetada a medicação.

É indicada para cirurgias localizadas na região abdominal e membros inferiores, por exemplo, nas cesarianas.

O efeito anestésico dura em média 4h, permitindo maior ação do cirurgião. E o paciente não necessitará de ajuda para respirar (intubação).

O que é a Avaliação Pré-Anestésica?

A Avaliação Pré-Anestésica é uma consulta médica que deve ser realizada antes do ato anestésico, de forma a compreender o quadro médico da paciente antes do procedimento e indicar a melhor anestesia para cada caso.

mulher conversando com anestesista é médico
A Avaliação Pré-Anestésica é um direito de toda paciente.

Na consulta pré-anestésica, o médico vai avaliar:

  • As condições clínicas da paciente;
  • Seu uso de remédios;
  • As alergias que ela apresenta.

O profissional também vai te orientar com relação aos procedimentos pré-operatórios.

Caso necessário, o profissional pode também solicitar exames que garantam que a paciente tenha uma maior segurança durante o procedimento.

É importante ressaltar que a Avaliação Pré-Anestésica é um direito garantido por lei, regulamentada pela resolução 1.802 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Avaliação pré-anestésica não é…

  • O próprio cirurgião plástico se passando por “orientador da anestesia”, ou seja, realizando uma função para a qual ele não estudou.
  • O médico anestesista te visitar no quarto do hospital momentos antes da cirurgia, conversar com a paciente e ver os exames.

Fuja de clínicas e cirurgiões plásticos que agem desta forma. Essa é uma atitude totalmente antiética quando o assunto é anestesia para cirurgia plástica.

Até porque a sua cirurgia plástica é um sonho realizado, então imagina que pesadelo descobrir momentos antes que você não está apta para fazer o procedimento?

Por isso, a Avaliação Pré-Anestésica, ou APA, deve ser feita alguns dias antes da sua cirurgia.

Quer uma dica? Antes de passar em consulta, fale com quem já operou! A Dream Plastic conta com o maior grupo fechado de cirurgia plástica do país, com mais de 110 mil mulheres que compartilham diariamente suas experiências.

Responda 3 perguntinhas e faça parte! É importante lembrar que este grupo é exclusivo para mulheres 😉

Anestesia para Cirurgia Plástica

Qual a melhor anestesia para cirurgia plástica?

A melhor anestesia para cirurgia plástica é aquela que promove conforto sem ser muito invasiva. As mais utilizadas são: local, raqui e peridural com sedação, sendo a geral raramente utilizada uma vez que é necessário intubação e seu pós costuma ser bastante desconfortável.

ilustração com os tipos de anestesia e quais são indicados para a cirurgia plástica, sendo a geral a única não indicada
Dentro os tipos mais usados, a anestesia geral é a menos indicada.

As técnicas mais recomendadas são a local e peridural, ambas com sedação. Isso porque essas anestesias promovem maior conforto e relaxamento muscular para a paciente.

Mas existe um porém, médicos anestesistas generalistas que não possuem experiência com plástica, geralmente, não são familiarizados com essas técnicas e utilizam a geral.

E isso acontece porque as clínicas tendem a contratar anestesistas que estão de plantão no dia da cirurgia, ou seja, deixando até a APA, um direito da paciente, para trás. Por isso, fica a dica: contrate clínicas que possuem uma equipe de anestesia própria, só assim você garante a sua segurança e o conforto de um pós-operatório mais tranquilo.

Onde encontrar um médico anestesista experiente em cirurgia plástica?

Aqui na Dream Plastic temos uma equipe própria de anestesistas para auxiliar em todas as fases da realização deste sonho! Só a clínica mais recomendada pelas mulheres consegue oferecer todos esses benefícios.

recepção da dream plastic comemorando o dia do anestesista
A Dream Plastic leva a experiência dos seus anestesistas a sério!

Nossos anestesistas são formados pelas melhores universidades do país e possuem experiência em milhares de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras ao longo do ano.

Além disso, aqui o seu direito de passar em Avaliação Pré-Anestésica é respeitado e você conta com o apoio de toda equipe a qualquer momento.

E não para por aí, além dos anestesiologistas a Dream Plastic conta com:

  • Uma equipe de cirurgiões plásticos experientes e com resultados incríveis;
  • Operação em hospitais renomados e com vasta experiência em cirurgia plástica;
  • Uma equipe de enfermagem pronta para prestar todo o suporte para que a sua recuperação seja incrível;
  • Central de urgência e emergência para qualquer intercorrência durante o pós-operatório.

E o melhor de tudo: valores e formas de pagamento justos e facilitados!

Faça como milhares de mulheres e agende uma visita na Dream Plastic, é fácil, rápido e sem compromisso e de quebra você ainda ajuda no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, já que parte do valor é destinado à GRAACC!

Clique no ícone do WhatsApp e agende agora mesmo sua consulta!

Esclareça suas dúvidas!