Anestesia para Cirurgia Plástica: as verdades sobre a importância deste procedimento que nunca contaram a você

Anestesia para Cirurgia Plástica
Início » Cirurgião Plástico » Anestesia para Cirurgia Plástica

anestesia cirurgia plástica sala

 

Você já sentiu medo ao pensar sobre a anestesia para cirurgia plástica? Fica se remoendo com a possibilidade de acordar no meio do procedimento? Dá medo só de pensar.

Mas respira fundo e tenha calma, você não precisa mais ficar se torturando assim. Pois iremos mostrar tudo o que é importante saber sobre o processo de anestesia em cirurgias plásticas.

Lembre-se: Conhecimento é poder

E, nossa missão é transmitir este conhecimento de forma simples e rápida para você ficar bem informada. O resultado é uma mulher mais confiante, segura e tranquila no dia da operação.

Isto porque ela já conhece:

  • Os tipos de anestesia
  • Quais as mais indicadas para cirurgia plástica
  • A importância da consulta pré-anestésica
  • Os riscos da anestesia geral
  • As vantagens de ter uma equipe de anestesistas experientes em SP

 

O anestesista é o guardião da sua vida, além de orientar, definir e administrar os medicamentos anestésicos, ele é o responsável por fazer a sua monitoração, como controlar a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco.

Se, ao pensarmos nos resultados, a habilidade do cirurgião plástico é determinante para o sucesso do procedimento, mas a segurança está intimamente ligada à capacidade do anestesista. 

Para sair linda e saudável, escolha muito bem os dois profissionais. Um não anula a função do outro.

Assim como você precisa escolher os melhores cirurgiões plásticos em SP, é fundamental também encontrar o melhor anestesista.

 

mulher anestesia geral cirurgia plastica

 

Por dentro do processo da anestesia para cirurgia plastica

 

Se você vai fazer uma cirurgia plástica e busca por segurança, então você deve pensar seriamente sobre como será o trabalho do médico anestesiologista.

As pessoas têm a falsa impressão de que o cirurgião plástico é o chefe de todos os envolvidos no centro cirúrgico. Mas não é bem assim.

Na verdade são equipes distintas, que exercem funções e têm responsabilidades diferentes, apenas precisam trabalhar em sintonia.

Para você ter uma ideia, é responsabilidade do anestesista avaliar se a paciente realmente tem condições de operar.

O cirurgião plástico vai analisar, por exemplo, a melhor técnica para fazer o procedimento e como proceder para atender os seus desejos.

Já o anestesista, a partir dos exames básicos, faz uma avaliação mais profunda e, caso encontre alguma alteração, é a função dele pedir exames complementares.

Tudo isso porque sua responsabilidade é garantir que a paciente esteja em perfeitas condições para operar. E, ele só consegue fazer esta análise com a devida atenção na consulta pré-anestésica.

 

anestesia local sedação silicone

 

Consulta pré-anestésica é um direito seu, exija!

 

Devida a importância da anestesia para cirurgia plástica há uma lei médica (Resolução 1802) que obriga as clínicas a oferecerem, no mínimo, uma consulta com o médico anestesista dias antes da operação.

Pense bem, essa consulta é fundamental para você conhecer aquele que será o principal responsável pela sua segurança durante o procedimento.

É nesta consulta pré-anestésica que o anestesiologista faz toda aquela avaliação que mencionamos e decide qual o tipo de medicamento você irá receber.

Sem isso, o anestesista, que conhecerá o histórico da paciente pouco tempo antes da operação, calcula as doses da medicação com base em dados da média da população brasileira.

Mas, ninguém é igual a ninguém e, conhecendo melhor a paciente, ele consegue fazer uma prescrição na medida para garantir o seu conforto durante o procedimento e reduzir os efeitos colaterais.

 

“É normal as pessoas terem medo do desconhecido. E, a avaliação pré-anestésica tem o poder de reduzir isso, pois você vai saber exatamente o que vai acontecer e chega mais preparada e tranquila, reduzindo riscos referentes ao processo”, comenta Fabrício Veloso, médico anestesista e diretor clínico da Dream Plastic.

 

Avaliação pré-anestésica não é…

  • O próprio cirurgião plástico servindo como “orientador da anestesia”, ou seja, se passando por algo que ele não é.
  • O médico anestesista passar no quarto do hospital momentos antes da cirurgia, conversar com a paciente e ver os exames.

 

Fuja de clínicas e cirurgiões plásticos que agem desta forma. Isso é uma atitude totalmente antiética quando o assunto é anestesia para cirurgia plástica.

Se 5 minutos antes da cirurgia bastassem para fazer esta avaliação, com certeza não haveria uma lei para garantir que você tenha uma consulta pré-anestésica.

Mas, infelizmente muitos médicos cirurgiões plásticos atuam de má fé para cortar custos.

Eles se aproveitam do fato de que muitas pacientes desconhecem a lei e a importância de ter um ótimo médico anestesista. Não seja enganada, exija o seu direito de ter uma avaliação pré-anestésica!

 

cirurgia plastica anestesia peridural

 

Tipos de anestesia em cirurgia plástica

 

  • Local com sedação: é comum em procedimentos pequenos e em regiões estritas, como no rosto.
  • Peridural: pode ser usada em qualquer cirurgia do pescoço para baixo e, normalmente, é aplicada com sedativos. A anestesia peridural para cirurgia plástica tem a vantagem de contribuir para a prevenção de tromboses. Além disso, profissionais mais experientes conseguem bloquear apenas o local que receberá a intervenção.
  • Raqui: é utilizada em cirurgias da barriga para baixo, como de órgãos abdominais e membros inferiores, mas pouco usada nas cirurgias plásticas.
  • Geral: é um tipo de anestesia mais profunda, na qual há um coma induzido e exige intubação e a paciente passa a ter a respiração controlada por um aparelho. Muito usada por anestesistas que não são especializados em cirurgia plástica.

 

No dia da consulta pré-anestésica, o médico vai tirar suas dúvidas entre os vários tipos de anestesia e explicar o motivo de optar por determinado procedimento na sua cirurgia.

 

Anestesia para cirurgia plástica: qual é a mais utilizada?

A anestesia mais utilizada em cirurgia plástica é a peridural, principalmente em procedimentos como a mamoplastia de aumento, abdominoplastia e lipoaspiração. Claro que cada caso é um caso, e o anestesiologista vai avaliar na consulta e decidir a melhor forma de proceder.

A anestesia peridural é normalmente combinada com sedativos, que são mantidos durante o procedimento para que a paciente permaneça dormindo confortavelmente. Este tipo tem duas grandes vantagens. A primeira, como já mencionamos, é reduzir as chances da paciente desenvolver uma trombose

“É uma técnica mais refinada e usada por anestesistas experientes. Com ela o anestesista consegue bloquear exatamente o local onde será realizada a cirurgia”, explica Fabrício Veloso, médico anestesista e diretor clínico da Dream Plastic.

Promover a analgesia preemptiva, que é o bloqueio dos estímulos de dor em relação ao local da cirurgia de forma antecipada. Assim, você sentirá menos dor na fase de pós-operatório, mesmo quando passar o seu efeito.

Ou seja, é uma técnica mais segura, pouco invasiva e promove uma recuperação mais confortável.

 

Os riscos da anestesia geral

 

A anestesia geral para cirurgia plástica não é muito utilizada, isso quando a equipe de anestesista é experiente e especialista neste tipo de procedimento.

Mesmo assim, um dos principais medos das pacientes é em relação os riscos da anestesia geral. Eles existem, assim como em qualquer procedimento médico.

Mas são bem incomuns, principalmente em pacientes saudáveis, e podem ser controlados, assim como nos outros tipos de anestesia. Pois se há algum problema, normalmente é decorrente de alguma doença já existente na paciente.

Por este motivo, mais uma vez ressaltamos a importância de fazer uma avaliação pré-anestésica. É nesta consulta que o médico fará uma análise detalhada sobre suas condições para operar.

 

 

Vantagens de equipes de anestesistas experientes em Cirurgia Plástica

 

Quando você faz um procedimento estético ou reparador com anestesiologistas do hospital, você opera com profissionais gerais, que estão acostumados a atuar dos pés as cabeças. Eles não têm uma experiência única.

Além disso, são equipes que têm um nível de comprometimento muito baixo, pois não tiveram nenhum contato prévio com a paciente e ao finalizar a cirurgia eles encerram sua participação.

Diferente das clínicas em São Paulo com equipes próprias de anestesistas, que fazem a avaliação pré-anestésica e acompanham a evolução no pós-operatório. Ou seja, o trabalho dele não acaba com o fim da cirurgia, ele se compromete mais porque sabe que sua responsabilidade continua.

Essa é uma prática da Dream Plastic e fazemos isso há mais de 10 anos. Com esta vivência, estamos entre as três equipes de anestesistas mais experientes em cirurgia plástica do Brasil.

São mais de 30 mil procedimentos realizados e isso reflete em uma técnica mais apurada, com protocolos exclusivos para garantir a sua segurança e uma recuperação mais rápida e livre de dor.

Isso é possível porque um anestesista realmente experiente e especializado sabe exatamente o tempo de cada ação em uma determinada cirurgia plástica. E, com esses dados ele consegue calcular o nível de profundidade necessário para o seu conforto naquele momento e, depois, no pós-operatório.

 

Se você deseja marcar sua consulta em uma clínica que respeita a lei, ligue e agende a sua! Aqui você tem a garantia de ser recebida por um cirurgião plástico especialista e ser atendida por um  anestesista da equipe.

 

consulta anestesia cirurgia plastica

 

Gostou desse artigo sobre Anestesia para cirurgia plástica? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo. 

Compartilhe no Facebook

Informações adicionais
Anestesia para Cirurgia Plástica: as verdades sobre a importância deste procedimento que nunca contaram a você
Nome do artigo
Anestesia para Cirurgia Plástica: as verdades sobre a importância deste procedimento que nunca contaram a você
Descrição
Anestesia para cirurgia plástica: acesse e descubra o que muitos médicos não falam, mas é fundamental para a sua segurança e um pós-operatório tranquilo.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
Anestesia para Cirurgia Plástica
4.92 (98.46%) 52 votes

Anestesia para Cirurgia Plástica


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog