Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Como é feita a abdominoplastia? Conheça o passo a passo da cirurgia

Atualizado em 28/05/2024 15:46

Muitas mulheres se perguntam como é feita a abdominoplastia. E isso é normal, pois, a não ser que você trabalhe no ramo de cirurgia plástica, não é um assunto que está acostumada. 

A verdade é que esse procedimento vai muito além de chapar a barriga e remover aquela pochete que se recusa a sair, não importa o quanto você faça dietas e exercícios. 

Se você está por aqui, já deve ter entendido que existem coisas que apenas a cirurgia plástica pode fazer, e remover a flacidez é uma delas.

Está cansada de se olhar no espelho e não gostar do que vê, fica puxando a blusa para baixo para nenhuma parte da barriga aparecer, ou usando cinta para disfarçar o volume extra? Então esse texto é perfeito!

Hoje, vamos te mostrar exatamente como é feita a abdominoplastia, o passo a passo da cirurgia e como ter um resultado lindo.

Nós somos a Dream Plastic, clínica de cirurgia plástica mais elogiada pelas mulheres, vem com a gente!

Como é feita a abdominoplastia?

Com a paciente sedada, a mais indicada é a peridural com sedação, o médico faz a incisão na parte inferior da barriga, e se necessário ao redor do umbigo e na linha alba. Depois a pele em excesso é removida e a região modelada, para que fique mais definida e lisinha.

Ilustração que mostra como é feita a abdominoplastia
Entenda todo o passo a passo!

Durante o procedimento, também pode ser corrigido casos de diástases, quando há uma separação entre os músculos do abdômen, geralmente causada pela gravidez, e hérnias. 

Na abdominoplastia, a pele e a gordura são separadas, e os músculos ficam expostos, por isso, o cirurgião aproveita para reparar a musculatura se a paciente precisar.

Qual a anestesia usada?

A anestesia mais indicada é a peridural com sedação, pois proporciona uma recuperação mais rápida e confortável, além de diminuir os riscos de trombose. 

No entanto, essa é uma técnica mais refinada, que exige um médico anestesista com bastante experiência em plásticas. Por isso, é importante escolher uma clínica que possua uma equipe própria de anestesistas. 

É bem comum encontrar clínicas e consultórios que operam com o anestesista que estiver disponível no hospital no dia da cirurgia, o que faz com que a anestesia geral seja muito escolhida, porque serve para qualquer tipo de procedimento. 

Porém, ela é mais invasiva, torna o pós-operatório mais dolorido e exige que a paciente seja entubada.

Quanto tempo a cirurgia leva?

A cirurgia leva entre 2 a 5 horas. Essa variação acontece devido alguns fatores, como se a abdominoplastia será feita junto com uma lipoaspiração ou correção de diástase e a experiência do médico.

Falando no assunto, a dermolipectomia e a lipoaspiração, são cirurgias diferentes, viu? É comum que as pessoas confundam as duas, mas elas possuem objetivos e indicações diferentes. 

A lipoaspiração remove gordura, e a abdominoplastia retira a pele flácida. É verdade que durante a cirurgia de abdominoplastia, por exemplo, um pouco de gordura também seja retirado, mas não é o foco do procedimento. 

Então, caso queira dar um fim tanto à gordura quanto ao excesso de pele do abdômen, as duas cirurgias são uma ótima combinação. 

Olha só esse resultado lindo de uma paciente da Dream Plastic, que realizou a lipo com abdominoplastia:

Antes e depois da cirurgia de abdominoplastia
Antes e depois da abdominoplastia da paciente T. Buzone

Nota: imagens de antes e depois não são promessas de resultado, e sim fontes de inspiração. Cada pessoa possui um resultado único, pois nenhum corpo é igual ao outro.

Quais os tipos de incisão?

  • Incisão horizontal: essa é a mais comum, fica na parte inferior do abdômen, e pode ser acompanhada ou não de uma incisão ao redor do umbigo;
  • Incisão em T invertido ou âncora: nesta técnica, além da incisão na parte debaixo da barriga, na linha da calcinha, também é feita uma na linha alba;
  •  Incisão horizontal menor: chamada de mini abdominoplastia, é uma versão menor da tradicional, com uma incisão apenas na região inferior do abdômen.
Ilustração que mostra os principais tipos de incisão da abdominoplastia
Esses são os tipos mais comuns de abdominoplastias feitas

O tipo de incisão usada depende do caso de cada paciente, como quantidade de pele a ser removida e onde ela se localiza. No entanto, a técnica durante o procedimento ainda é a mesma.  O que ela influencia diretamente, é na cicatriz, clique no link para saber mais.

A dermolipectomia, como também pode ser chamada, com a incisão horizontal, por exemplo, é exatamente igual a como é feita a mini abdominoplastia, a única diferença é o local e quantidade de pele em excesso retirada. 

Conquiste a barriga chapada dos sonhos

Agora que você já entendeu exatamente como é feita a abdominoplastia, tintim por tintim, deve estar animadíssima para finalmente se livrar da pele flácida da barriga, não é mesmo?

No entanto, antes de marcar a sua cirurgia, é importante entender que existem fatores importantíssimos, que irão garantir que o procedimento seja seguro e tenha um resultado lindo.

Veja quais são:

  • A clínica e o médico cirurgião precisam ser especialistas em Cirurgia Plástica, além de terem muita experiência no assunto. Sempre verifique se o CRM do cirurgião está ativo, e procure conhecer a experiência e fotos de antes e depois de pacientes reais;
  • A clínica deve sempre disponibilizar a Avaliação Pré-Anestésica (consulta com o anestesista antes da cirurgia), para garantir a saúde e segurança da paciente;
  • Qualquer operação deve ser realizada em um hospital, e com a plástica não é diferente. Apenas um ambiente hospitalar está devidamente equipado para cirurgias;
  • A clínica precisa oferecer um acompanhamento de pós-operatório completo, com uma equipe especializada e equipamentos modernos e de primeira linha.

E aqui na Dream Plastic você encontra tudo isso e muito mais! Tudo a preços acessíveis e com formas de pagamento facilitadas. 

Não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, e com o maior histórico de RESULTADO e SEGURANÇA comprovados do Brasil. 

Ficou interessada? Então venha nos conhecer sem compromisso nenhum. Clique no botão do WhatsApp e agende um horário com um de nossos especialistas. 

Te esperamos na Dream!