Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Diástase abdominal: saiba o que é, quando ela acontece e como tratar

Atualizado em 04/06/2024 17:23

A diástase é uma condição comum, aparecendo principalmente em mulheres depois do parto ou durante a gravidez. 

Sensação de fraqueza nos músculos do abdômen, dor na lombar, dificuldade para levantar objetos, sensação de enrijecimento e saliências na barriga, podem ser sinais da diástase!

Mas, você sabe exatamente o que é diástase abdominal? Como ela acontece? Será que é perigosa para a saúde? Existe tratamento? 

É isso que você irá descobrir aqui hoje.

Nós somos a Dream Plastic, clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres, e reunimos mais de 17 anos ajudando mulheres como você a alcançarem sua melhor versão em uma matéria exclusiva sobre a diástase.

Pronta?

O que é diástase?

Diástase é quando ocorre uma separação entre os músculos do reto abdominal, que correm de forma paralela em cada lado da parede do abdômen. Eles são unidos no meio da barriga por um tecido chamado de linha alba, e sua função é dar suporte no sustento da coluna e dos órgãos.

Ilustração de uma abdômen normal e um abdômen com diástase
Entenda o que acontece!

Se você chegou até aqui, pois estava procurando sobre “O que é diástase pós-parto?” ou “ O que é diástase na gravidez?”, nós podemos responder todos de uma só vez.

Isso porque eles estão diretamente conectados.

Durante a gravidez, os músculos abdominais precisam se afastar, para que o bebê tenha espaço para se desenvolver. O esperado é que eles retornem a sua posição normal em até 6 meses após o parto. 

No entanto, às vezes não é isso que acontece.

Alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento da diástase depois da gestação são mulheres que estejam acima do peso, acima de 35 anos, grávidas de gêmeos ou que já tenham dado à luz previamente em um curto espaço de tempo, e mulheres com estrutura pequena que tenham bebês acima de 4kg.

Existem outras causas?

Apesar de mais raros, outros casos que podem ocasionar a condição são excesso de esforço físico, perda brusca de peso, problemas posturais, idade e predisposição genética. 

Quais os principais sintomas da diástase?

Os principais sintomas da diástase são:

  • Fraqueza muscular
  • Flacidez excessiva
  • Dificuldades para realizar atividades rotineiras ou levantar objetos
  • Dor durante relações íntimas
  • Dor na região lombar
  • Elevações no abdômen, principalmente ao fazer algum movimento
  • Incontinência urinária
  • Sensação de barriga inchada

Caso sinta algum desses sintomas, é importante passar em avaliação com o médico, para que possa tratar a condição, pois o afastamento muscular pode pode alcançar até 10 cm. 

Qual o diagnóstico?

Para saber se você tem diástase, faça os seguintes passos:

1º: deite de barriga para cima;

2º: pressione dois dedos cerca de dois centímetros abaixo e acima do umbigo;

3º: contraia o abdômen, como se estivesse fazendo uma abdominal.

Quando os músculos estão no local correto, assim que há a contração do abdômen, os dedos pressionados saltam um pouco. Caso esteja com diástase abdominal, os dedos não irão se mexer.

Se esse for o caso, como falamos lá em cima, deve-se marcar uma consulta com um especialista, que irá pedir exames para analisar a condição em detalhes.

Os exames mais comuns são a tomografia computadorizada e a ultrassonografia da parede abdominal.

Dê só uma olhada nessas duas fotos de barriga com diástase abaixo, para entender melhor: 

Barriga com deformidades causadas pela diástase
Esse é um dos sintomas principais

Nesse caso, a diástase gerou elevações e deformidades na pele, o que é bem comum, especialmente em mulheres que são naturalmente mais magras. 

Barriga com flacidez causada pela diástase
Conheça a flacidez causada pela diástase

Já nessa situação, é o excesso de pele flácida que chama mais atenção. 

Qual o tratamento mais indicado?

O melhor tratamento para a diástase irá depender do grau de separação dos músculos abdominais. Geralmente, os mais indicados são os exercícios (para diminuir o afastamento muscular e fortalecer a região), fisioterapia e a cirurgia. 

Quando as duas primeiras opções não são o suficiente para reaproximar os músculos do abdômen, a cirurgia é a melhor opção. Isso porque o médico é capaz de alinhá-los direitinhos, além de melhorar a aparência da barriga.

A cirurgia de abdominoplastia, por exemplo, consegue tanto eliminar a flacidez da pele quanto tratar a diástase. 

Imagina que sonho, recuperar a força abdominal, se livrar das dores na lombar e incontinência urinária, e ainda ter uma barriga chapada!

Os benefícios são inúmeros. 

No grupo do Facebook da Dream Plastic, você encontra muitas mulheres que optaram pela abdominoplastia e estão mega realizadas. Clique no banner abaixo para se juntar a mais de 120 mil mulheres, que compartilham diariamente suas experiências e resultados.

diástase

Viva a vida que você merece

Você merece viver uma vida leve, sem se preocupar com dores, em como o seu corpo se parece ao usar determinada roupa ou fazendo algum movimento.

Mulher de biquíni branco com franjas na praia, sorrindo feliz depois de feito a abdominoplastia para diástase
Priorize sua saúde física e mental!

E a diástase tem solução!

Mas para um resultado seguro e bonito, você precisa de uma clínica que cumpra com alguns requisitos, como ter médicos especializados e experientes e ter uma estrutura completa e avançada de pós-operatório. 

A cirurgia de abdominoplastia para diástase e retirada de pele flácida, por exemplo, requer algumas sessões de drenagem linfática para potencializar o seu resultado. 

Uma clínica que possua fisioterapeutas especializados em dermato funcional e equipamentos modernos torna esse momento muito mais fácil. 

Aqui na Dream Plastic, contamos com isso e muito mais!

Nossas pacientes recebem um acompanhamento completo até a alta, sendo atendidas por equipes de enfermeiras, fisioterapeutas e, claro, cirurgiões plásticos super experientes. 

E para você conhecer nosso atendimento ainda melhor, que tal conversar com um de nossos cirurgiões especialistas e visitar a clínica pessoalmente?

É sem compromisso e muito fácil, basta clicar no botão do WhatsApp e agendar uma consulta com uma de nossas atendentes.