Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Mamoplastia: conheça tudo sobre os 5 tipos de cirurgia de mama e descubra qual é a melhor para o seu caso!

Atualizado em 02/01/2024 10:54

No auge dos seus 28 anos, Paola entende muito bem a diferença que uma Mamoplastia pode fazer na vida de uma mulher.

É, só quem sofre ao se olhar todos os dias no espelho entende essa dor.

Dificuldade ao escolher uma roupa, vergonha do próprio namorado, tristeza pelo simples fato de experimentar um biquíni por achar que nenhum cai bem…

É uma mistura de raiva, vergonha e desânimo. Mas, calma, há uma luz no fim do túnel.

Tudo isso pode ser corrigido com a cirurgia de mama! Um procedimento seguro e eficaz para deixar seus seios do jeitinho que você sempre quis.

As técnicas variam, há Mamoplastia de Aumento, a Redutora, a Reparadora, a Mastopexia e a que reduz mamas extremamente grandes.

O tipo certo depende das suas necessidades e do seu objetivo com o procedimento.

Mas, fique tranquila, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de Mamoplastia.

Para isso, nós elaboramos esse conteúdo exclusivo, com informações sobre:

Vale lembrar que esse texto foi revisado por alguns dos cirurgiões plásticos mais experientes do Brasil e que compõem a equipe da Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres!

O que é Mamoplastia?

Mamoplastia é toda cirurgia plástica nas mamas, seja para aumentar, diminuir, reconstruir ou corrigir o seu formato. A cirurgia de mama pode ter razões estéticas, para deixar os seios mais bonitos ou reparadores, quando visa corrigir alguma deformidade, prejuízo de funcionalidade ou para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Médico fazendo as marcações nos seios de paciente para mostrar o que é mamoplastia
Mamoplastia é a cirurgia plástica nas mamas

Agora que você já sabe como eles podem resolver o seu problema, deve estar pensando, mas qual é a opção certa para o meu caso? Continue por aqui e conheça todos em mais detalhes!

Quais são os Tipos de Mamoplastia?

Os tipos de Mamoplastia são o de Aumento, a Redutora, a Reparadora, a Mastopexia (para pele flácida) e a que reduz mamas extremamente grandes. Cada uma tem um objetivo diferente mas, no geral, é possível corrigir seios: pequenos demais, flácidos, caídos, assimétricos, muito grandes ou com formatos diferentes, como os tuberosos.

Ilustração que mostra os tipos de cirurgia de mama
Entre os tipos de Mamoplastia, basicamente, há opções para reduzir, aumentar, eliminar flacidez e corrigir formatos.

Se você lida com algum desses problemas, saiba que esse sofrimento pode estar com os dias contados.

E, agora, nós vamos mostrar em detalhes para que serve a cirurgia de mamoplastia e qual o melhor procedimento para você conquistar os tão sonhados seios redondinhos e lindos. Confira abaixo cada um deles!

#1 Mamoplastia de Aumento

A Mamoplastia de Aumento é a cirurgia plástica de mama que utiliza a prótese de silicone para aumentar o volume dos seios. É indicada para mulheres que querem melhorar a aparência da região. Mais que preencher o colo, a mamoplastia com prótese dá aquele UP na sua autoestima e autoconfiança.

Mulher de sutiã branco, com uma prótese dentro e outra na mão, para a mamoplastia de aumento
O procedimento para aumento da mama é feito com próteses de silicone.

Existem vários tamanhos e técnicas diferentes na mamoplastia de aumento, que dependerão do seu objetivo, como seios mais naturais ou um colo bem marcado. Saiba tudo sobre a Prótese de Silicone no link!

Como é feita a cirurgia de mama com implante de silicone?

A cirurgia de mama com implante de silicone é feita a partir de uma pequena incisão e a colocação do implante, com a paciente sedada e anestesiada.

Ao optar pela mamoplastia de aumento de volume nos seios, há inúmeras questões que precisam ser pensadas e definidas, como:

Se o seu resultado vai ficar mais ou menos marcado depende muito dessas questões. Por isso, é importante contar com um médico experiente para que ele entenda seus desejos, objetivos e possibilidades, evitando arrependimentos.

Outra questão, que só um cirurgião plástico especialista é capaz de avaliar, é se o implante mamário será capaz de apenas aumentar o volume ou também de corrigir uma assimetria, flacidez leve ou mama tuberosa.

No geral, essa NÃO é uma cirurgia para mama caída. Ou seja, se o seu problema é flacidez, há outros procedimentos mais indicados, como veremos a seguir.

#2 Mamoplastia sem prótese

A mamoplastia sem prótese, também conhecida como Lifting de Mama ou Mamoplastia para levantar os seios, é a cirurgia de retirada de pele da mama. Com ela, é possível eliminar a flacidez e resgatar a aparência de seios firmes e levantados. Por isso, é indicada para quem tem as mamas caídas, seja devido à genética, gestações ou a simples ação do tempo.

Mulher antes de fazer a Mamoplastia sem prótese
A Mamoplastia sem prótese é indicada para levantar as mamas.

Uma coisa é certa, toda mulher vai ter flacidez algum dia e as mamas são bem afetadas.

O aspecto saudável dá lugar aos seios caídos e, em alguns casos, a situação é tão crítica que interfere na nossa feminilidade.

A vergonha é tão grande, que a gente sente raiva só de olhar no espelho. A nossa autoestima fica lá embaixo e, aos poucos, isso vai afetando o nosso dia a dia.

Se você se sente assim, talvez esse seja o momento ideal para corrigir o problema com uma mamoplastia sem prótese.

E, NÃO existe Mamoplastia natural, NÃO tem creme, sutiã, exercícios ou remédio que traga a firmeza dos seios de volta. O único jeito é recorrer à cirurgia de Mamoplastia sem silicone.

Em resumo, a mamoplastia com ou sem a prótese, é indicada para corrigir casos de:

Mamoplastia com prótese

Com a retirada do excesso de pele, o seio fica sem a aparência de caído, porém, consequentemente menor. Por isso, é muito comum que as mulheres optem pela mamoplastia com prótese. Assim, eliminam a flacidez e conquistam a aparência de seios redondinhos, empinados e até com um colo bem marcado se esse for o desejado.

Mulher de sutiã rosa feliz com sua Mamoplastia com prótese
É possível corrigir flacidez e aumentar o volume com implante mamário.

Vale lembrar, que essa cirurgia plástica na mama para eliminar flacidez, também pode ser feita para corrigir assimetrias e até formatos diferenciados. Conheça tudo sobre a Mastopexia com prótese nesse link!

A Mamoplastia para mama tuberosa, por exemplo, pode ser feita dessa forma, retirando a pele e colocando ou não um implante de silicone.

Em alguns casos, só com a Mamoplastia de aumento já é possível ter um resultado satisfatório e corrigir o aspecto tuberoso.

Mamoplastia ou Mastopexia

Mulher de camisa vermelha, com dúvida se faz a cirurgia de Mamoplastia ou Mastopexia
Toda Mastopexia é, na verdade, uma Mamoplastia.

Não existe diferença entre Mamoplastia e Mastopexia, são apenas nomenclaturas diferentes. Mamoplastia é um termo genérico, que pode ser usado para qualquer cirurgia plástica nas mamas. Já a Mastopexia é o procedimento que tem como objetivo remover a flacidez da pele.

Logo, toda Mastopexia é uma Mamoplastia, mas nem toda Mamoplastia é uma Mastopexia.

O importante é saber que, além de seguro, o antes e depois dela é incrível e promove uma grande diferença na vida da mulher. Clique no link e saiba tudo sobre a Mastopexia!

Como é feita a Mamoplastia? 

A mamoplastia é feita com a marcação das linhas de incisão na área que será operada. Depois, a anestesia é aplicada e o corte é feito. Então, o médico reposiciona a aréola e, a partir disso, consegue definir a quantidade de tecido que será retirada. Por fim, as suturas e curativos são feitos.

Médico e enfermeira explicando para paciente deitada na maca como é feita a Mamoplastia
O tipo de incisão pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente.

A cicatriz de Mamoplastia depende da quantidade de flacidez presente na mama. Ou seja, o corte pode ser feito apenas em volta da aréola, mas em alguns casos é necessário que a incisão desça em uma linha perpendicular e seja feita outra no sulco mamário, formando um t invertido.

Lembrando, que o resultado final do processo de cicatrização depende muito do organismo da pessoa e de seus cuidados durante o pós-operatório. No entanto, ele costuma ficar bem discreto.

Saiba mais sobre a recuperação da Mastopexia aqui!

#3 Mamoplastia Redutora

A Mamoplastia Redutora, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas. Essa cirurgia dos seios é indicada para quem sofre com o excesso de volume na região, situação que, normalmente, provoca baixa autoestima, dores nas costas e no pescoço, e até alterações na coluna.

Mulher de top e legging, feliz que irá fazer a Mamoplastia Redutora
É possível diminuir seios muito grandes com a cirurgia plástica de redução.

Ou seja, muito mais que a dificuldade para encontrar um sutiã adequado, são mulheres que sofrem diariamente com o desconforto físico e psicológico de conviver com seios extremamente grandes e pesados.

Geralmente, as pacientes que fazem essa intervenção cirúrgica optam pela mamoplastia sem silicone. Ou seja, elas só querem diminuir o volume e peso dos seios.

Com isso, o cirurgião já possui tecido o suficiente para modelar os seios de uma forma bonita e proporcional ao resto do corpo.

Mas, também há casos de mulheres que aproveitam e fazem a mamoplastia redutora com prótese. Com isso elas conseguem seios mais durinhos, redondos e marcados.

Conheça todos os detalhes da Mamoplastia Redutora aqui!

Como é feita a cirurgia de redução da mama?

Juntamente com o médico, a paciente define o tamanho e o formato desejado. Então, no dia da cirurgia, o cirurgião plástico fará as marcações nos locais de retirada de pele e de gordura. As incisões são feitas após a anestesia, que vão dando lugar ao novo formato, deixando os seios mais leves e firmes.

Mulher medindo os seios com fita métrica para a cirurgia de redução de mama
Na cirurgia de redução de mama, o médico retira excesso de pele e gordura dos seios.

Em alguns casos, o médico opta pelo uso de dreno para acelerar a recuperação e evitar o acúmulo de líquido. Clique aqui e saiba mais sobre o pós-operatório da Mamoplastia Redutora!

#4 Mamoplastia Reparadora

Mamoplastia reparadora é a cirurgia de seios cujo objetivo principal não é estético. O foco é reparar algo que causa limitação, prejudicando o corpo e a saúde da mulher. Por exemplo, pacientes que passaram pela mastectomia, ou seja, perderam parte ou toda a mama, algo que pode acontecer após um acidente ou câncer.

Mulher segurando um lacinho rosa na frente dos seios, representando a Mamoplastia Reparadora pós mastectomia
O foco da cirurgia Reparadora não é estético.

Nessas situações, há uma deformidade visível e a cirurgia de mamoplastia deixa de ser puramente estética.

Outro exemplo, é a mamoplastia pós-bariátrica. A diferença, é que na cirurgia de mama pós-bariátrica, o seio não é mais volumoso, mas sim flácido e esse excesso de pele pode incomodar bastante.

Outro caso em que a mamoplastia reparadora também pode ser indicada é quando há uma assimetria acentuada, como o formato de uma mama ser muito diferente da outra, ou seja, algo gritante.

#5 Redução de Mamas muito Grandes

A cirurgia de redução de mamas muito grandes, também conhecida como Gigantomastia, é indicada para mulheres que sofrem com o excesso de peso dos seios. Situação que pode causar problemas na coluna, dor na lombar e no ombro, com as alças do sutiã marcando e até hérnias.

Mulher com gigantomastia cobrindo os seios com as mãos
Mama exageradamente grande pode ser reduzida com cirurgia plástica.

Essa situação pode afetar mulheres de todas as idades, inclusive jovens, já que é uma questão genética.

Mas, é importante lembrar que uma cirurgia de mama só pode ser feita após os 16 anos, quando os seios estão completamente desenvolvidos.

Abdominoplastia e Mamoplastia podem ser feitas juntas?

Sim, é possível fazer Abdominoplastia e Mamoplastia juntas. Com essa combinação, você conquista uma barriga chapada e os seios no tamanho que sempre sonhou em um único procedimento. Essa é a dupla de cirurgia preferida das mamães, já que a gestação provoca grandes mudanças no corpo, principalmente nos seios e barriga.

Mulher de biquíni sorrindo na praia, após Abdominoplastia e Mamoplastia juntas
Essa combinação é capaz de deixar a barriga chapada e as mamas do jeito que você sempre sonhou!

Contudo, essa combinação só deve ser feita caso você esteja perfeitamente saudável, com seus exames dentro de todos os padrões normais. Além disso, é fundamental contar com um cirurgião plástico especialista e extremamente experiente.

Só um médico assim tem a capacidade para realizar a Abdominoplastia mais a Mamoplastia sem silicone ou com, com o máximo de segurança e a garantia de obter o melhor resultado possível.

Para você ter uma ideia, não só elas podem ser feitas juntas, essa é a segunda combinação de cirurgias mais realizada no Brasil, só perde para a Abdominoplastia com Lipoaspiração.

Quem faz Mamoplastia consegue amamentar?

Quem faz Mamoplastia consegue amamentar, sim! Na cirurgia de seios, a maioria dos ductos é preservada, e é estimulada pelo próprio processo de amamentação. A forma e técnica que ela é feita pode influenciar na liberação e produção do leite, causando certa dificuldade no início, no entanto, não costuma ser definitiva. 

Mulher realizando amamentação depois da mamoplastia
Que faz Mamoplastia consegue amamentar, sim!

Se você deseja ter filhos, converse com o seu cirurgião plástico e explique a situação. Ele com certeza saberá o melhor e mais seguro método de conduzir o procedimento.

Por exemplo, a Mamoplastia de aumento pela aréola pode prejudicar a futura amamentação. Aliás, descubra se quem tem silicone pode amamentar aqui!

Mas, fica um conselho: se você pretende engravidar num curto prazo de tempo, por exemplo, no próximo ano, é melhor esperar e fazer a sua mamoplastia depois.

Isso porque, depois da gestação, é bem possível que as mamas tenham flacidez. Ou seja, se fizer a cirurgia da mama antes você pode acabar perdendo o resultado.

Quais os exames pré-operatórios da Mamoplastia?

Geralmente, os exames pré-operatórios da Mamoplastia são hemograma completo e coagulograma, ultrassom de mamas ou mamografia e eletrocardiograma. Dependendo do caso, o cirurgião pode solicitar exames complementares para ter certeza que a sua saúde está em dia. Por exemplo, se há suspeita de alguma limitação cardiológica, poderá ser pedido um teste ergométrico.

Paciente fazendo um ultrassom, exame pré-operatório da mamoplastia
Ultrassom das mamas é um dos exames pré-operatório básicos para fazer a Mamoplastia.

Outro exemplo, é quando a paciente tem um tipo de asma grave e o cirurgião pede um teste de função pulmonar.

Todo esse cuidado pré-operatório personalizado é algo fundamental para garantir o máximo de segurança no seu procedimento. Ressaltamos isso, porque tem algumas mulheres que acreditam que uma cirurgia de mamoplastia, ou qualquer outra plástica, é perigosa.

Algo que não é verdade, desde que sejam respeitadas questões de segurança, como contar com um cirurgião plástico especialista, ter um anestesista experiente e operar em ambiente hospitalar. Vamos falar sobre isso mais abaixo.

A cirurgia de mama, por exemplo, é muito mais segura do que uma cesárea!

Quanto tempo demora uma cirurgia de Mamoplastia?

O tempo de duração da cirurgia de Mamoplastia varia de acordo com o tipo e a extensão da cirurgia. Por exemplo, a Mamoplastia de Aumento costuma durar menos de 1 hora. Já os demais tipos, como a cirurgia de retirada de pele da mama, varia entre 2 e 5 horas.

Mulher vendo no relógio o tempo da cirurgia de Mamoplastia
O tempo de cirurgia varia de acordo com o tipo e extensão da correção.

Tudo depende da experiência do cirurgião e a extensão do que será corrigido, por exemplo, se há muita pele sobrando ou a mama é muito grande, o tempo cirúrgico será maior. 

Qual a melhor anestesia para a mamoplastia?

A melhor anestesia para a Mamoplastia é a anestesia peridural com sedação ou peridural torácica de Mamoplastia, como também é conhecida. Infelizmente, a maioria dos médicos usa a anestesia geral, na qual a paciente para de respirar e precisa ser entubada. Ou seja, é muito forte e invasiva.

Médico anestesista sorrindo
A anestesia peridural para Mamoplastia é a mais indicada para esse tipo de cirurgia.

A anestesia geral é ótima para cirurgia neurológica ou cardíaca, mas para a plástica não é a melhor.

Normalmente, cirurgiões que não têm equipes de anestesistas próprias e atuam com o anestesista do hospital, optam por uma técnica mais genérica e não específica para esse tipo de procedimento.

Porém, é um exagero deixar a paciente em coma induzido para poder operar a mama.

Há também quem faça a cirurgia de Mamoplastia com anestesia local, mas esse tipo de anestésico é indicado para procedimentos pequenos e em regiões restritas, como no rosto.

Não há dúvidas de que a melhor opção de anestesia para Mamoplastia é a peridural com sedação. Contudo, ela exige um médico anestesista experiente em Cirurgia Plástica, já que é uma técnica anatomicamente difícil, por isso que a maioria não a domina.

Nela, a paciente é sedada e somente os seios ficam anestesiados. Bem menos invasiva, a técnica peridural ainda tem a vantagem de reduzir o risco de trombose e até a dor no pós-operatório.

A anestesia peridural para Mamoplastia faz tanta diferença que aqui na Dream Plastic, nós temos uma equipe própria de anestesistas. São 4 médicos extremamente experientes na técnica!

Além disso, aqui as nossas pacientes sempre realizam a Avaliação Pré-Anestésica, para que o médico cirurgião escolha o método perfeito para o seu caso e esteja 100% preparado para o procedimento.

Como fica a cicatriz?

O formato da cicatriz de mamoplastia varia de acordo com a técnica de incisão escolhida pelo cirurgião plástico. Por exemplo, na cirurgia da mama que busca eliminar flacidez, a cicatriz mais comum é a T invertido. Mas ela também pode ser periareolar ou vertical. No caso da Mamoplastia de Aumento, há ainda a opção de colocar o silicone pela axila.

Ilustração que mostra os 3 tipos de Cicatriz da Mamoplastia
O local e o tamanho da cicatriz da Mamoplastia pode variar de acordo a cirurgia de seios que você vai fazer!

Para saber mais sobre Cicatriz da Mastopexia ou Cicatriz do Silicone, como a em T invertido, clique aqui! 

 

Mas e o preço, é muito caro?

O preço da Mamoplastia varia de acordo com o tipo de cirurgia de mama que é feita, ou seja, se é para aumentar, reduzir ou tirar flacidez. Vale lembrar também, que o valor exato do procedimento só pode ser passado após uma consulta presencial com um cirurgião plástico especialista.

Mulher apontando para notas de 100 reais, para pagar o preço da Mamoplastia
O preço exato da Mamoplastia só pode ser passado após consulta presencial com um cirurgião plástico especializado.

Isso porque somente após uma avaliação presencial o médico é capaz de analisar detalhadamente o biotipo da paciente, assim como suas reais necessidades e desejos, podendo então, passar um orçamento completo com o preço da mamoplastia de forma individual. 

Mas, para que você já tenha uma ideia de quanto custa uma Mamoplastia em São Paulo, nós fizemos uma pesquisa em várias clínicas da cidade para descobrir a média de valores. Confira abaixo:

Agora, também é importante lembrar que existem alguns fatores essenciais para que você tenha um antes e depois da mamoplastia lindo, como uma equipe médica experiente e especialista, operar em uma ambiente hospitalar, em uma clínica com estrutura de pós-operatório completa e sempre fazer a avaliação pré-anestésica.

Para entender melhor sobre o assunto e saber exatamente o que esperar do resultado da sua cirurgia de mama, é só correr nesse link acima. 

O mesmo se aplica para ter um antes e depois da mastopexia bem lindo! Clique no link e saiba exatamente o que esperar. 

Para Paola, a cirurgia da mama foi um divisor de águas e, com certeza, ela está muito mais feliz agora. É uma mistura de alegria, alívio, liberdade, confiança…

Com certeza o melhor investimento que ela fez foi nela mesma!

E, quando fez, ela fez direito. Pesquisou e procurou muitas referências de clínicas de Mamoplastia em SP. Até encontrar uma com vários comentários positivos no Google e, o melhor, um grupo fechado com milhares de pacientes.

 

Elogie aki Dream Plastic
A Dream Plastic é a clínica médica mais elogiada do Brasil.

Ou seja, mulheres que já passaram pela Mamoplastia e falam a verdade sobre como foi sua experiência, além de compartilharem dicas, conselhos, fotos e muito mais.

Se você quer fazer parte do maior grupo de pacientes de cirurgia plástica do Brasil, já somos mais de 115 mil mulheres, clique no banner abaixo e faça a sua solicitação!

Mamoplastia

Vale lembrar que esse é um grupo fechado para mulheres. Por isso, é necessário responder três perguntinhas, para a sua solicitação passar por uma análise, assim, evitamos perfis fakes ou de homens, oferecendo mais segurança.

Onde fazer mamoplastia?

Agora, você já está ciente de muitas coisas que só a cirurgia de Mamoplastia pode fazer por você. Como deixar a mama mais volumosa, levantada, tirar o excesso de pele, corrigir deformidades ou estados inestéticos graves…Todas essas questões que incomodam e geram tanta insatisfação têm apenas uma solução: cirurgia plástica nos seios!

Equipe médica sorrindo, mostrando onde fazer a mamoplastia
Cirurgia Plástica só deve ser feita em ambiente hospitalar!

E, o melhor local para você fazer a sua Mamoplastia é em um hospital bem estruturado e com foco em cirurgia plástica. Essa é a opção certa para garantir mais segurança e reduzir ao máximo o risco de infecção.

Mas uma cirurgia de mama em SP de sucesso vai muito além…Tão importante quanto onde fazer a Mamoplastia, é com quem fazer.

Nesse momento você precisa ter em mente que cirurgia de seios a gente só faz uma vez. Não é como pintar as unhas ou um corte de cabelo novo, que são fáceis de mudar.

Logo, o resultado da sua Mamoplastia precisa ficar bom na primeira vez!

Sucesso na sua cirurgia de mama, depende de:

  • Um cirurgião plástico de Mamoplastia, com bastante experiência e muitos resultados bons comprovados;
  • Uma clínica com infraestrutura completa e capaz de oferecer um ótimo atendimento do pré ao pós-operatório;
  • Um grande histórico de antes e depois da mamoplastia de sucesso, com pacientes reais falando sobre suas experiências.

Na Dream Plastic essas questões são básicas, e você desfruta de toda essa segurança sem precisar gastar uma fortuna.

Só aqui você tem equipes completas para um atendimento personalizado no seu pós-operatório.

São enfermeiras e até fisioterapeutas com a experiência única de mais de 230 mil atendimentos. Ou seja, não tem nem comparação com os consultórios particulares.

Toda essa vivência e conhecimento são traduzidos no melhor atendimento no seu pós-operatório, fase fundamental para que você tenha um ótimo resultado na sua cirurgia de mama!

Recepção da clínica Dream Plastic
Dream Plastic é a clínica referência em cirurgia plástica no Brasil.

Há mais de 17 anos a nossa clínica tem o propósito de oferecer uma qualidade internacional, por um preço acessível.

Isso foi fundamental para realizar o sonho de mais de 45 mil mulheres, uma experiência única que garante o máximo de segurança e resultados clinicamente comprovados.

O que você está esperando? Faça como a Paola, dê adeus a todo sofrimento que os seus seios causam!

Entre em contato com uma das nossas consultoras e garanta já o seu horário. Você pode fazer isso clicando no botão do WhatsApp.

Te esperamos na Dream!

Gostou do artigo sobre Mamoplastia? Ajude mais pessoas com esse conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!