Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

5 Tipos de Mamilos: descubra qual é o seu e dicas sobre a cirurgia de mamiloplastia!

Atualizado em 02/01/2024 11:03

Existem diferentes tipos de mamilos femininos, seja no tamanho, cor ou formato, você sabia? É isso mesmo, não são apenas os seios que podem variar de pessoa para pessoa!

Existem cerca de 5 formatos diferentes, você pode ter apenas um ou uma combinação de dois deles. E isso é normal.

Por exemplo, o seu peito direito pode ter um mamilo grande e o esquerdo um mamilo plano.

Neste guia completo sobre tipos de mamilos, você vai aprender a conhecer melhor as suas mamas, descobrir qual é o seu tipo de mamilo (de uma vez por todas) e como mudá-los, caso não esteja satisfeito com o seu.

Somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres, bora?

Confira AQUI!

Esclareça suas dúvidas!

O que é mamilo?

O mamilo, ou bico do peito, se localiza no centro da aréola, aquela pele mais escura com formato arredondado. A maioria dos mamilos femininos crescem e se projetam para fora em algumas situações, como ao ser estimulado sexualmente ou durante a lactação, já que esse é o órgão responsável por secretar o leite materno.

Ilustração de mamilos femininos
Saiba o que é o mamilo!

Quais são os tipos de mamilos?

Existem 5 tipos de mamilos femininos, que são: mamilo grande ou protuso (considerado normal), plano ou raso, invertido, unilateral invertido e supranumerário (terceiro mamilo). É possível ter apenas um deles ou uma combinação de dois desses tipos.

Ilustração com todos os tipos de mamilos
Encontre o seu tipo de mamilo.

Mamilos caídos geralmente são uma consequência de mamas flácidas e caídas, não um tipo de bico dos seios.

Muita gente se incomoda com o tamanho, cor ou formato dos seus mamilos, achando que eles são grandes ou pequenos demais, ou até mesmo estranhos.

Em alguns casos, ao usar blusinhas de tecido fino ou sutiãs que não possuem bojo, eles ficam em evidência e marcam a roupa, podendo gerar um grande constrangimento ou dificuldades para encontrar o look certo.

Em contrapartida, quando são muito planos, pode ser difícil na hora da amamentação.

O que muita gente não sabe, é que existem alguns tipos de mamilo, mas por não ser um assunto muito comentado é comum as pessoas acreditarem que todos devem ser iguais, e apenas os seus são “esquisitos” e devem conviver com eles daquela maneira.

Vamos dar uma olhadinha em cada um deles:

Mamilos grandes ou protusos

Ilustração de mamilo grande ou protuso
Será que seu tipo é protuso?

Mamilos grandes ou protusos são considerados como de tamanho normal.

São aqueles que facilmente se sobrepõem em relação à aréola, ainda mais ao estímulo do frio e relações íntimas, e que não apresentam problemas para a amamentação.

No entanto, em alguns casos, mamilos diferentes, como os mamilos gigantes se desenvolvem, cobrindo uma grande proporção da aréola, e incomodam muito por marcarem a roupa.

Nesses casos, existe a opção de usar adesivos para disfarçar as regiões. Mas esse método funciona apenas temporariamente, já que não se trata de uma solução para como diminuir o bico da mama feminina.

Mamilos planos ou rasos

Ilustração de mamilo raso ou plano
Esse tipo pode se sobressair quando bem estimulado.

Mamilos planos ou rasos não se sobrepõem em relação à aréola, ficando na mesma altura, como uma superfície plana. Ou seja, o bico do peito não fica para dentro e nem para fora.

Apesar disso, os mamilos planos podem se sobressair por certo período de tempo quando estimulados.

Caso haja problemas com a amamentação, como o bebê tendo dificuldade de sugar o leite do mamilo raso, a mulher pode recorrer a acessórios de sucção ou massagens.

Invertido

Ilustração de mamilo retraído ou invertido
Esse tipo de mamilo permanece sempre retraído.

O mamilo invertido se localiza totalmente para dentro da mama, se assemelhando ao umbigo. E, na grande maioria das vezes, a mulher já nasce com essa condição.

Mesmo com uma estimulação mais intensa, esse tipo de mamilo permanece retraído, dificultando ou até inviabilizando a amamentação.

Conheça em detalhes as causas, aparência e como tratar o mamilo invertido nesse link!

Unilateral invertido

Ilustração de mulher com mamilos diferentes, um invertido e um protuso
Uma das mamas tem o mamilo invertido e a outra não.

O mamilo unilateral invertido ocorre quando uma das mamas têm um mamilo para dentro e a outra não.

Vale ressaltar que, caso você tenha nascido com essa condição, não há riscos.

Mas, se um dos seios ficou com o bico invertido de uma hora para outra, pode ser indício de câncer de mama ou alguma infecção. Nesse caso, é recomendado buscar orientação médica assim que possível.

Esse tipo de mamilo faz parte dos formatos que são diferentes um do outro, ou seja, assimétricos.

Aliás, esse fenômeno também pode ocorrer no formato das mamas, com uma sendo redonda e a outra leste-oeste. Saiba mais no nosso conteúdo sobre tipos de seios!

Supranumerário

Esse é um tipo de mamilo extra (e/ou com tecido relacionado), que geralmente aparece no tórax. É uma condição congênita relativamente comum.

Ilustração de mamilo supranumerário, embaixo da mama direita
Conheça o mamilo supranumerário!

Sua aparência pode ser de uma mancha plana ou de uma protuberância mais elevada, com um mamilo completamente desenvolvido.

Famosos como os cantores Harry Styles e John Mayer já relataram ter mamilos extras.

A maioria desses mamilos não causam problemas, são pequenos e passam despercebidos ou como marquinhas de nascença.

Como identificar os tipos de mamilos?

Identificar mulheres com mamilos grandes, gigantes e supranumerários é fácil. Os que costumam gerar mais dúvidas são os com formato retraído e plano.

Para esclarecer qualquer insegurança, basta fazer uma espécie de pinça com o dedo indicador e o polegar, colocar o mamilo entre ela e pressionar a aréola para o fundo.

Se o bico do seio não sair de dentro, ou seja, não se sobrepor em relação a aréola, provavelmente o seu tipo de mamilo é o invertido.

Já se ele sair e voltar para dentro depois de alguns minutos, pode se tratar de um mamilo plano ou raso.

Tem como diminuir o bico da mama feminina?

Tem como diminuir o bico do peito sim! A única forma de diminuir o bico da mama definitivamente é uma cirurgia simples, chamada de mamiloplastia ou papiloplastia. Ela serve tanto para tratar mamilos grandes (hipertróficos), quanto para colocá-lo para fora, em casos de mamilo raso ou retraído.

Mulher com o indicador direito para cima, querendo saber como diminuir o bico do peito
Sabia que dá para diminuir o mamilo?

Vale ressaltar que, apesar de simples, a mamiloplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar, com um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Saiba mais sobre a mamiloplastia e como diminuir o bico do peito a seguir!

Valor da mamiloplastia 2024

O preço da mamiloplastia em São Paulo varia entre R$9.392,00 e R$16.351,00 (Janeiro/2024). O valor é influenciado por alguns fatores, como a experiência da equipe médica, local no qual a cirurgia será realizada e estrutura clínica. Para saber quanto o procedimento irá custar é necessário passar em avaliação.

Mulher sorrindo de olhos fechados, segurando um cartão de crédito e celular, feliz com o preço da mamiloplastia, que serve para todos os tipos de mamilos
Saiba o quanto custa a cirurgia de mamilo!

Logo, o preço cobrado entre as pacientes de mamiloplastia pode não ser o mesmo.

E a única maneira de descobrir o valor exato da cirurgia de mamilo é passando em uma consulta médica presencial, para que tudo possa ser avaliado por um especialista.

Se além dos tipos de mamilos, você se incomoda com a aparência dos seus seios, temos uma boa notícia!

Apesar de falarmos sobre a mamiloplastia como algo feito isoladamente, saiba que raramente ela é feita sozinha.

Isso porque, financeiramente falando, mudar o tipo de mamilo em conjunto com outra mamoplastia é uma escolha que vale mais a pena.

Por exemplo, você pode aumentar os seios com uma Prótese de Silicone ou retirar o excesso de flacidez em uma Mastopexia.

A mastopexia pode, inclusive, levantar os mamilos caídos, que, como falamos lá em cima, não é um tipo de bico do peito, mas uma consequência de seios flácidos.

Se você se incomoda com algo na aparência dos seus seios, além do mamilo grande ou invertido, vale muito mais a pena fazer a mamiloplastia em conjunto com outra cirurgia de mama.

Isso porque o valor da cirurgia de mamilo terá um acréscimo mínimo ou pode até mesmo vir como um bônus!

Quer ver fotos do antes e depois da cirurgia de aumento, redução e levantamento de mamas? Clique no banner abaixo e envie a sua solicitação para um grupo seguro e exclusivo para mulheres de cirurgias plásticas!

Tipos de Mamilos

Não perca a chance de fazer parte do maior grupo de cirurgias plásticas do Brasil, já são mais de 115 mil mulheres trocando experiências, fotos, dicas e muito mais!

Como a cirurgia do bico da mama é feita?

Na mamiloplastia, a anestesia é aplicada e o cirurgião plástico inicia o procedimento realizando um corte no bico da mama ou dois pequenos na aréola para retirar um quadrante do mamilo, com o objetivo de diminuí-lo e deixá-lo proporcional ao seio e aréola.

Ilustração que mostra o passo a passo da mamiloplastia, em cirurgia para diminuir o bico da mama
Saiba como é feita a cirurgia.

Tudo é feito com muito cuidado para não interferir em uma futura amamentação e na perda permanente da sensibilidade dos seios. Em seguida, a cirurgia para diminuir o bico da mama é finalizada com suturas e curativos.

No caso da mamiloplastia para colocar o bico do peito para fora, o cirurgião plástico vai romper a fibrose que segura o bico para dentro e o coloca para fora.

É um procedimento simples, seguro e eficaz!

Cirurgia de mamiloplastia: principais informações!

Quando é feita apenas a mamiloplastia, pode ser aplicada a anestesia local com ou sem sedação.

O tempo total de duração do procedimento, geralmente, é de 30 minutos. Não há a necessidade de a paciente ficar internada mas, após o término da mamiloplastia, ficará em observação por algumas horas até ser liberada.

A cicatriz da cirurgia do bico da mama costuma ser bem discreta, pois se localiza ao redor da região dos mamilos. Porém, a predisposição genética e os cuidados de pós-operatório influenciam muito na qualidade da cicatrização.

Uma ótima notícia é que o pós-operatório da cirurgia para diminuir o bico da mama ou para corrigir o mamilo invertido costuma ser rápido e tranquilo. Eventuais dores podem ser aliviadas com o uso de analgésicos receitados pelo médico.

Entre as principais recomendações da recuperação estão…

  • Não realizar esforço físico
  • Usar protetores de mamilos para evitar o atrito com o sutiã
  • Evitar se expor ao sol nas primeiras semanas (pode escurecer a cicatriz)

Se assim como o mamilo grande, as aréolas “gigantes” te incomodam, saiba mais sobre a cirurgia de areoloplastia!

Mamiloplastia: antes e depois

O antes e depois da mamiloplastia são seios mais harmônicos, com o mamilo feminino menor e mais proporcional em relação a aréola.

Ilustração que mostra o resultado da cirurgia de mamilo
Antes: Seios com mamilos bem grandes. Depois: Seios com mamilos pequenos.

Os mamilos gigantes se tornam normais e não constrangem mais ao usar roupas sem o sutiã de bojo. Imagina só, poder usar aqueles lindos modelos de sutiãs de renda, sem enchimento, totalmente despreocupada!

No entanto, por mais simples que mamiloplastia seja, estamos falando sobre um procedimento cirúrgico. Logo, existem riscos.

Descubra abaixo como se prevenir!

Dicas para mudar os tipos de mamilos com segurança

Mulher sorrindo com a mão na cabeça, depois de descobrir o seu tipo de mamilo
Onde fazer a sua cirurgia com segurança.

Para realizar uma cirurgia segura, seja para diminuir o bico da mama ou para o mamilo invertido, você deve tomar alguns cuidados na hora de escolher a clínica e cirurgião plástico responsáveis pela redução do mamilo.

A Dream Plastic é uma das clínicas que mais realiza cirurgias de mama no Brasil!

E com nossos mais de 17 anos de experiência, criamos protocolos avançados para evitar complicações e tratá-las da melhor maneira possível, caso aconteça.

Nós realmente amamos o que fazemos e acreditamos que toda mulher pode transformar a sua vida por meio da beleza!

Por tudo isso, selecionamos o que uma clínica precisa ter, para sua mamiloplastia ser tranquila, com muita SEGURANÇA e um RESULTADO LINDO.

Confira:

Opere com cirurgiões experientes: que tenham estudado nas melhores universidades, com resultados comprovados e certificados pela SBCP.

Somente em hospitais: focados em cirurgia plástica com estrutura completa e fiscalização.

Com anestesistas experientes: para dar assistência para a paciente desde a consulta pré-anestésica até a cirurgia de mamilo.

Vasta equipe de cirurgiões e enfermeiras: para oferecer todo o suporte que você precisa.

Atendimento 24 horas: para urgências e emergências.

Disk Enfermagem: canal direto com enfermeiras para a paciente tirar dúvidas e receber orientações sem sair de casa.

Em uma clínica: com uma estrutura completa, com equipamentos de primeira linha, esterilizados à nível de hospital e com o certificado da Anvisa.

Seguindo cada um desses passos, sua cirurgia no mamilo tem tudo para dar certo. E você vai conquistar uma nova vida, com muito mais autoestima e amor próprio!

Tipos de mamilos: descubra se a mamiloplastia é para você

Mulher de biquíni na praia, sorrindo feliz porque tem um dos tipos de mamilos mais comuns, o grande
A clínica mais recomendada pelas mulheres!

Pode até parecer difícil encontrar uma clínica que siga todos esses itens de segurança. E, muitas vezes é!

Mas é possível encontrar um lugar que te ofereça tudo aquilo que você merece.

A Dream Plastic, por exemplo, atende a todos esses requisitos e muuuuito mais. Por isso é reconhecida como a clínica mais recomendada pelas mulheres e com o maior histórico comprovado de resultados de sucesso.

Para você ter uma ideia, somos a mais bem avaliada até no Google Review!

Agora que você já conseguiu identificar qual o seu tipo de mamilo e conheceu a mamiloplastia, a cirurgia do bico da mama, que tal passar em avaliação com um Cirurgião Plástico Especialista?

Receba uma avaliação médica e o orçamento personalizado da sua cirurgia de mamilo. Basta clicar no botão do WhatsApp e agendar a sua avaliação.

É simples, fácil e sem compromisso. 

Nos vemos na Dream! ❤️

Esclareça suas dúvidas!

Gostou do artigo sobre Tipos de Mamilos? Ajude mais pessoas com esse conteúdo, clique no link e divulgue!