Ao buscar o decote dos nossos sonhos, logo vem algumas questões bem comuns: “Quais são as cicatrizes da mastopexia?” “Como fica o antes e depois?” “Quais são os cuidados com os pontos?”
Dúvidas é o que não faltam!
E para ajudar a esclarecê-las, preparamos este conteúdo completo sobre as cicatrizes da mastopexia, nos mínimos detalhes.
Se você quer eliminar flacidez e ter um bom volume nos seios, como é o caso da mastopexia com prótese, conhecer os cuidados com a cicatriz é fundamental.
Assim, você aumenta as chances de ter uma cicatriz de mastopexia fina, clarinha e discreta.
Somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica Especializada mais recomendada pelas mulheres!
Vem com a gente:
- Cicatriz de mastopexia
- Como ficam as cicatrizes da mastopexia?
- Evolução das cicatrizes da mastopexia mês a mês
- Mastopexia cicatriz: antes e depois
- Cicatrizes da mastopexia: veja os cuidados para uma boa cicatrização
- Com quantos dias vou tirar os pontos da mastopexia?
- Mastopexia com ponto inflamado: o que fazer?
- Pomada para cicatriz de cirurgia de mama
- Ponto aberto na mastopexia
- Cicatrizes da mastopexia: hipertrófica e queloide
- Sua cicatriz ficou feia? Veja as opções de tratamento das cicatrizes da mastopexia
- Para uma boa cicatrização na mastopexia, é preciso fazer a escolha certa
- Cicatrizes da mastopexia finas e discretas
Cicatriz de mastopexia
Toda cirurgia plástica, assim como a mastopexia, deixa cicatrizes. Elas são causadas pelo corte que foi feito para remover o excesso de pele flácida dos seios.
Portanto, não tem como fugir delas.
Outro detalhe importante, é que a cicatrização não é imediata e, assim como o resultado da cirurgia, leva tempo para amadurecer.
As mudanças nas cicatrizes da mastopexia acontecem mês a mês.
Então, no começo a sua marquinha pode ficar vermelha e com aparência de que a cicatriz da mastopexia está inflamada, mas, com o passar do tempo, seguindo os cuidados certos, ela pode afinar e adquirir uma tonalidade próxima da sua cor de pele, bem discreta.
Como ficam as cicatrizes da mastopexia?
As cicatrizes da mastopexia ficam mais espessas e escuras no início da cicatrização, passando do vermelho para o marrom no decorrer dos dias até clarear para um tom rosado, entre 12 a 18 meses após a cirurgia. Existem quatro tipos de cicatrizes na mastopexia: T invertido, vertical, periareolar e em L.
A quantidade de pele retirada tem influência direta no tamanho da cicatriz. Ou seja, quanto mais flácido os seios, mais pele será retirada, e maior será a extensão das cicatrizes da mastopexia.
Como é a cicatriz em T invertido?
A cicatriz em T invertido, ou âncora, é a mais utilizada pelos cirurgiões para realizar a mastopexia. Isso porque ela permite retirar uma quantidade maior de pele e tecido gorduroso. Seu formato cria um círculo na aréola, desce perpendicularmente e se estende no centro inferior, formando uma cicatriz em T na mama.
Aqui na Dream Plastic, por exemplo, a cicatriz em T na mama é usada em cerca de 90% das cirurgias de mastopexia por causa da sua flexibilidade, já que permite erguer os seios, retirar muita flacidez e dar um formato bem bonito às mamas.
Como fica a cicatriz periareolar na mastopexia?
A cicatriz periareolar na mastopexia, normalmente, fica praticamente imperceptível, por formar apenas uma linha ao redor da aréola, bem na área de transição da cor da pele. Porém, esse procedimento não pode ser feito em todos os casos, apenas em mulheres com pouca pele flácida.
Se você acredita que o grau de flacidez nas suas mamas é leve, vale a pena buscar pela incisão periareolar.
O problema é que poucos cirurgiões plásticos entendem dessa técnica, ela requer muita experiência tanto para fazer a indicação correta quanto para realizar a cirurgia.
Mas, em compensação, a sua cicatriz ficará praticamente imperceptível.
Aqui na Dream, nós temos alguns médicos especialistas na cicatriz de mastopexia periareolar.
Para fazer uma avaliação, é só clicar no botão do whatsApp a qualquer momento. ❤️
Como é a cicatriz vertical na mastopexia?
A cicatriz vertical forma um círculo na aréola e se estende em uma linha vertical do centro à base inferior do seio. Ela não é muito utilizada na mastopexia, porque retira pouca flacidez quando comparada com a incisão em T invertido, e deixa uma marca menos discreta do que a cicatriz periareolar, lembrando um pirulito.
Além disso, a cicatriz vertical não dá muita liberdade para o cirurgião plástico deixar as mamas com um formato esteticamente bonito.
Como é a cicatriz da mastopexia em L?
A cicatriz em L retira menos flacidez do que a técnica em T invertido e gera uma incisão maior do que a cicatriz areolar. Nesta, o corte é feito ao redor da aréola, e se estende do centro para a região inferior da mama, realizando mais um corte horizontal para uma lateral, resultando no formato de L.
Para entender em mais detalhes como é a mastopexia em l, clique no link!
Evolução das cicatrizes da mastopexia mês a mês
Após a cirurgia, o corpo passa por um processo inflamatório e leva algum tempo para o organismo se recuperar e voltar ao seu estado normal.
Reunimos a seguir as principais mudanças que as cicatrizes da mastopexia passam, mês a mês.
Mas, lembre-se, cada organismo reage de uma maneira, então o tempo e as reações informadas aqui servem apenas como base de referência.
Cicatriz da mastopexia em 2 meses
Até o primeiro mês após a cirurgia, o aspecto da cicatriz de mastopexia é inflamada e avermelhada, e isso é normal. Com dois meses, a vermelhidão tende a melhorar um pouco e a cicatriz em t na mama, ou em qualquer outro formato, fica mais grossa.
Cicatriz da mastopexia: 3 meses depois….
A cicatriz da mastopexia em 3 meses tende a mudar de tonalidade. A vermelhidão passa e se torna escura, mas ainda um pouco longe de ficar no mesmo tom da pele da paciente.
Entre 6 meses e 1 ano, as cicatrizes da mastopexia se transformam
Ao completar 6 meses, as cicatrizes da mastopexia estão amadurecendo. Com um ano, a tendência é que a marca da incisão se torne fina e clara, mas ainda não no tom de pele do resto do corpo. Apenas após 1 ano que a cicatriz costuma ficar discreta, na cor da pele da paciente.
É nesse momento que o processo de cicatrização está finalizado e você passa a colher os frutos dos cuidados com a cicatriz da mastopexia.
Como é o antes e depois das cicatrizes de mastopexia?
O antes e depois da cicatriz da mastopexia é surpreendente. Mas, é claro, você precisa ter paciência e seguir as orientações do cirurgião plástico.
Aliás, neste texto vamos revelar dicas de como aumentar as chances de ter uma boa cicatrização, como clarear a cicatriz de mastopexia, caso seja necessário e como evitar certos riscos.
É claro que quando queremos fazer a cirurgia, buscamos fotos da cicatriz em T na mama ou outros tipos de cicatriz da mastopexia, de pessoas reais, gente como a gente.
Imagino que também é assim com você.
Mas encontrar fotos desse tipo publicadas na internet, não é fácil, muitas mulheres sentem medo de divulgá-las e cair em mãos de gente maldosa.
E com razão, certo? Felizmente, existe uma solução…
Faça parte do maior grupo de pacientes de cirurgia plástica
A Dream Plastic criou um grupo exclusivo para dois tipos de mulheres:
- As que já operaram na Dream Plastic;
- As que sonham em realizar uma cirurgia plástica.
Por lá, nossas meninas compartilham dicas, histórias, fotos do antes e depois do resultado e das cicatrizes da mastopexia.
Para garantir a segurança do grupo, nós fazemos uma monitoria para barrar perfis fakes e homens, por isso é necessário responder a 3 perguntinhas. Assim que você clicar em “Participar do Grupo”, na tela inicial, você vai vê-las.
Pronta para ver as melhores fotos de cirurgia plástica? São mais de 120 MIL MULHERES compartilhando resultados!
Clique no banner abaixo e envie a sua solicitação:
Como cuidar das cicatrizes de mastopexia?
Os principais cuidados com a cicatrização da mastopexia são em relação à exposição solar, esforço físico e ao hábito de fumar. A cicatrização da cirurgia pode levar de 1 a 2 anos para atingir seu estágio final de amadurecimento. Por isso, é importante tomar alguns cuidados durante todo esse processo.
Isso porque a sua marquinha pode escurecer e ficar frágil, ou podendo até mesmo causar um ponto aberto na mastopexia, por exemplo, se for no começo da cicatrização.
Entenda melhor:
Sol
A recomendação médica geral é:
- Não se expor ao sol, em nenhuma parte do corpo, por cerca de 30 dias.
Após esse primeiro mês, a exposição solar pode ocorrer, mas com muita cautela.
Jamais deixe sua cicatriz diretamente exposta. Sempre passe protetor solar e cubra com a roupa, pois os raios ultravioletas podem retardar o processo de recuperação e causar alterações na pigmentação da pele.
- Banho de sol direto na cicatriz só é liberado após o término do processo de cicatrização da mastopexia, após mais ou menos 2 anos.
Fumaça e tabagismo
O fumo passivo e ativo são inimigos de uma boa cicatrização na mastopexia.
A fumaça prejudica o transporte do oxigênio e de nutrientes que ajudam a deixar a cicatriz fina e clara.
Portanto, a recomendação geral é deixar de fumar por:
- Algumas semanas antes de realizar a cirurgia;
- No mínimo 1 mês após a mastopexia.
Com quantos dias vou tirar os pontos da mastopexia?
Uma dúvida comum é sobre a retirada de pontos na mastopexia. Aqui, é importante entender que os pontos são internos, mas que algumas pontinhas ficam para o lado de fora. Essas pontinhas serão removidas entre 2 a 4 semanas, durante o retorno de pós-operatório da mastopexia.
Mastopexia com ponto inflamado: o que fazer?
É totalmente comum os pontos ficarem inflamados na mastopexia. Isso porque antes do ponto interno ser reabsorvido, pode acontecer do seu organismo enxergá-lo como um “corpo estranho” e tentar expulsar os pontos.
Pontos internos inflamados não devem ser uma preocupação, mas, caso aconteça após 12 meses ou você se sentir insegura antes desse tempo, é recomendado informar ao médico responsável pela cirurgia.
Pomada para cicatriz de cirurgia de mama
A pomada para cicatriz de cirurgia de mama não é capaz de agilizar o processo de cicatrização da mastopexia, mas sim de diminuir as chances de uma má cicatrização. Cirurgiões plásticos só costumam receitar pomadas cicatrizantes caso ela esteja ocorrendo fora do esperado, como é o caso de cicatrizes que geram queloides, hipertrofia ou quando ficam escuras.
Quando estamos na fase de pós-operatório da mastopexia, é comum se preocupar com a cicatriz e buscar por formas de acelerar o processo de cicatrização.
Afinal, a ansiedade de ver o resultado e poder curtir os seios novos sem preocupações é gigantesca.
Nessa etapa, a pomada para cicatriz de cirurgia de mama é uma das mais procuradas.
Mas antes de sair por aí gastando rios de dinheiro, mantenha a calma. Pois não há NADA que você possa fazer para acelerar a evolução da sua cicatrização.
E, principalmente, nenhuma pomada para cicatriz de mastopexia deve ser utilizada sem a autorização e acompanhamento do seu médico.
Ponto aberto na mastopexia
Para se prevenir dos pontos abertos na mastopexia é necessário:
- Evitar realizar esforço físico, como movimentos bruscos, carregar ou levantar peso e realizar atividades físicas antes da alta médica;
- Controlar o nível glicêmico, que deve estar abaixo de 100;
- Evitar o tabagismo.
Se você escolher uma boa clínica de cirurgia plástica, com certeza essas orientações serão passadas para você por escrito.
E, dificilmente você terá problemas com algum ponto aberto na mastopexia.
Curiosidade: o nome técnico de pontos abertos é deiscência de sutura, então você pode ouvir falar nesse termo também. #ficaligada
Inclusive, temos uma matéria inteirinha falando só sobre o assunto! Clique no link e saiba porque acontece e como tratar a deiscência de sutura na mastopexia.
O que é fibrina na mastopexia?
A fibrina na mastopexia é uma resposta natural do próprio corpo, para restaurar a cicatrização que foi de certa forma interrompida. Ela é uma proteína que se junta às plaquetas para estancar sangramentos. Quando aparece em excesso, o indicado é realizar o acompanhamento médico e esperar o corpo reagir sozinho.
Fibrina na mastopexia é uma espécie de líquido amarelo-avermelhado, que pode ser facilmente confundido com pus.
Geralmente, surge após algum problema no processo de cicatrização da mastopexia, como a abertura de pontos, queloide ou necrose.
Saiba mais sobre os riscos da cirurgia de mama aqui!
Cicatrizes da mastopexia: hipertrófica e queloide
Durante a cicatrização da cirurgia plástica há a formação de colágeno, proteína responsável por criar uma nova camada de pele. Quando essa produção de proteínas acontece de forma desorganizada, o organismo pode formar uma cicatriz hipertrófica ou quelóide na mastopexia.
Cicatriz hipertrófica:
Saiba mais sobre a cicatriz hipertrófica aqui!
Cicatriz queloide:
Enquanto a cicatriz hipertrófica pode acontecer em qualquer pessoa, o queloide é uma questão puramente genética.
Se você já teve antes, é importante avisar ao seu cirurgião na consulta de pré-operatório. Assim, ele consegue agir preventivamente.
Vale informar que em peles negras ou asiáticas a tendência de desenvolver a cicatriz queloide na mastopexia é maior.
Veja aqui os melhores tratamentos para cicatrizes!
Fita pós-cirúrgica de silicone para cicatrizes de mastopexia
A fita pós-cirúrgica de silicone para mastopexia, ou qualquer cirurgia plástica, é usada no início do processo de formação da cicatriz hipertrófica e quelóide. Ela hidrata e cria uma barreira que dificulta a formação do alto-relevo, não permitindo que a cicatriz se expanda e forme o quelóide ou a cicatriz hipertrófica.
Ah, é muito importante que você não utilize a fita de silicone para cicatriz da mastopexia sem indicação médica, pois há um tempo certo e uma forma correta de utilizá-la, um bom acompanhamento é essencial para que tenha um bom efeito!
Tratamento das cicatrizes da mastopexia
Os principais tratamentos para a cicatriz da mastopexia são:
- Betaterapia;
- Injeção de corticóide;
- Tatuagem para cobrir a cicatriz.
E, claro, em alguns casos é indicado o uso da fita pós-cirúrgica de silicone, como falamos acima.
Seja por escurecimento, formação de cicatriz hipertrófica ou quelóide, às vezes é também pode ser necessário um retoque na cicatriz da mastopexia.
E, para isso, há algumas opções para melhorá-la, deixando-a mais discreta.
Ah, caso você queira clareá-la, é necessário esperar a finalização da cicatrização e pedir a indicação de cremes dermatológicos.
Lembrando também, que qualquer tipo de correção de cicatriz de mastopexia deve ser realizada com autorização e indicação médica.
Conheça-os:
Betaterapia
Sessões de betaterapia podem ser realizadas como um tratamento preventivo ou de retoque em casos de cicatriz hipertrófica ou quelóide na mastopexia.
Nele, usa-se uma placa que emite radiação beta na região da cicatriz.
São necessárias cerca de 10 sessões para melhores resultados. Mas, essa é a última opção, primeiramente é indicada a fita de silicone para cicatriz de mastopexia e o corticoide.
Injeção de corticoide
Corticoides são potentes anti-inflamatórios utilizados no tratamento de cicatriz hipertrófica e quelóide.
Apesar de útil para aliviar a coceira, a dor e o desconforto causados por esse tipo de cicatriz, corticoides não removem completamente o queloide, apenas diminuem o seu tamanho.
Tatuagem para cobrir cicatriz de mastopexia
Tatuagem para cobrir a cicatriz de mastopexia é uma opção eficaz para esconder totalmente a região, porém não é muito utilizada, pelo simples fato de que não são todas as mulheres que desejam uma tatuagem artística na região das mamas.
Caso isso não seja um problema para você, saiba que é preciso aguardar um tempo mínimo de 6 meses para realizar o procedimento.
Além da tatuagem artística, há também a opção de fazer uma camuflagem da cicatriz de mastopexia com a dermopigmentação, na qual a cicatriz é tingida com uma tinta da cor da pele. Aliás, essa opção tem um ótimo resultado estético!
Para uma boa cicatrização na mastopexia, é preciso fazer a escolha certa
Quando o assunto é cicatrizes da mastopexia, uma coisa é certa: para a sua cicatrização ser um sucesso, sem problemas com pontos abertos e um antes e depois LINDO, você precisa fazer a escolha certa lá no início.
Além dos cuidados com a cicatriz que somente você pode realizar, existem outros 2 fatores que são fundamentais para uma cicatrização bonita.
E a sua cirurgia plástica só vai dar certo, se você respeitar esses dois critérios.
Dizemos isso porque nossa clínica, com mais de 17 anos, já realizou milhares de mastopexia, com e sem prótese.
E, com isso, desenvolvemos protocolos de segurança únicos nos quais conseguimos evitar riscos e tratar qualquer tipo de imprevisto.
Portanto, se você quer cicatrizes de mastopexia discretas e bem clarinhas, sejam elas em T invertido, vertical ou areolar, leia as dicas abaixo e deixe tudo anotado para NÃO esquecer:
Cirurgião Plástico Especialista
Quanto mais experiência um cirurgião plástico tem, menores são as chances de você ter problemas com as cicatrizes da mastopexia. Esse profissional tem a bagagem necessária para evitar certos riscos e tratar algumas complicações que independem dele.
Por isso, ao escolher o seu médico, você deve se certificar de que ele é especialista em Cirurgia Plástica.
Assim, você garante que ele tenha:
- A aprovação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar cirurgias estéticas e reparadoras;
- Uma bagagem de mais de 11 anos de estudos;
- Os melhores resultados e menos erros em cirurgias plásticas, conforme essa pesquisa da Cremesp.
Aqui na Dream Plastic, por exemplo, nossa equipe conta apenas com cirurgiões especialistas, formados nas melhores universidades do Brasil.
Assim, evitamos possíveis erros com a cicatrização da mastopexia.
E como você descobre isso? Sempre peça pelo currículo do médico, e não se esqueça de conferir se o seu CRM está ativo em sites como o da SBCP.
Estrutura clínica
Neste tópico vamos te dar o exemplo da própria Dream Plastic.
A nossa estrutura é considerada referência em pós-operatório de cirurgia plástica no Brasil todo, e realizamos cerca de 2000 consultas de recuperação por mês.
Isso para você ter ideia do quanto entendemos do assunto.
A Clínica de Cirurgia Plástica deve:
- Entregar todas as orientações e cuidados com as cicatrizes da mastopexia por escrito, assim não corre o risco de você esquecer algo importante;
- Ter uma equipe multidisciplinar, com Cirurgiões Plásticos, Fisioterapeutas e Enfermeiras especializadas;
- Utilizar apenas materiais de 1º linha, todos registrados na ANVISA;
- Contar com um moderno sistema de esterilização de materiais de curativos, com controle biológico rigoroso;
- Ter um serviço de atendimento por telefone direto com a equipe de enfermagem, para esclarecer dúvidas a qualquer momento.
Além de tudo isso, certifique-se de que a clínica faz a documentação fotográfica da evolução do seu resultado e da sua cicatrização. Olha esse resultado de antes e depois de uma de nossas pacientes, por exemplo:
Aqui é importante mencionar que imagens de antes e depois nunca podem ser usadas como promessa de resultado, pois, como nenhum corpo é exatamente igual ao outro, não é possível terem resultados idênticos.
A documentação de fotos garante a transparência entre clínica e paciente, em relação ao antes e depois das cicatrizes de mastopexia. Então, se você tiver alguma insatisfação, tem as fotos documentadas para comprovar os seus argumentos.
Anotado? Se você quer uma cicatrização da mastopexia tranquila, é só seguir essas dicas, assim como a Ana C.:
“Realizei meu sonho, a clínica é maravilhosa, a minha consultora e meu cirurgião foram a melhor escolha, ele foi super paciente com as minhas dúvidas e me passou total segurança para seguir em frente com o meu sonho, recomendo e com certeza as próximas serão com ele… a equipe de enfermagem é perfeita e atenciosa no pós-operatório … gratidão”.
Afinal, você já sabe que para levantar os seios e remover flacidez, só a cirurgia plástica resolve.
Agora, é preciso fazer as escolhas certas para um procedimento seguro e um resultado mara, com consciência e responsabilidade.
Cicatrizes da mastopexia finas e discretas
Se você leu este texto até o final, conheceu:
- Os cuidados com as cicatrizes da mastopexia e como se prevenir de certos riscos, como os pontos abertos;
- Viu a evolução do antes e depois da cicatrização mês a mês;
- Aprendeu sobre quelóide e cicatriz hipertrófica;
- Descobriu como fazer o retoque da cicatriz da mastopexia;
- E ainda leu boas dicas para escolher uma clínica de cirurgia plástica que não trará problemas para você.
Muita informação, certo?
E aí, o que você está esperando para conhecer a Dream Plastic e ter cicatrizes de mastopexia perfeitas?
Clique no botão do WhatsApp, marque sua avaliação e venha nos conhecer sem compromisso nenhum! ❤
Gostou do artigo sobre Mastopexia Cicatrizes? Ajude mais pessoas com esse conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!