Cicatriz de Silicone: inframamária, silicone pela aréola ou silicone pela axila. Descubra qual é a melhor!

 

cicatriz silicone
Confira tudo sobre cicatriz de silicone pela aréola, inframamária ou silicone pela axila!

 

Você já percebeu que turbinar os seios é a única solução para ter o decote dos seus sonhos. Mas aí surgem outras dúvidas, como: onde fica a cicatriz de silicone?

 

E, o que eu devo fazer para ter uma boa cicatrização? Silicone com cicatriz imperceptível é possível?

 

São questões perfeitamente compreensivas, já que há mais de uma opção. Tem cicatriz de silicone pela aréola, inframamária, silicone pela axila

 

Ao saber disso, Amanda, ex-paciente da Dream Plastic, começou a pesquisar na internet e descobriu muita coisa.

 

Mas só em consulta com um cirurgião plástico especialista ela pôde ter certeza das informações. Quer saber o que ela descobriu?

 

 

Continue lendo e conheça todos os detalhes sobre onde fica a cicatriz de silicone!

 

 

 

Onde fica a cicatriz de silicone?

 

A cicatriz de silicone pode ficar localizada no sulco inframamário, entre o tórax e a mama, quando é feita uma incisão Inframamária. De longe, essa é a mais utilizada (entenda o motivo mais abaixo). Outras possibilidades são o silicone pela axila e a cicatriz de silicone pela aréola. Aí logo surge a pergunta, silicone pela aréola pode amamentar? Bom, para você esclarecer as suas dúvidas, nós vamos abordar todos os detalhes sobre tipos de colocação de silicone na mama. 

 

Mas antes disso…

 

Você é de São Paulo e quer ver de perto resultados incríveis de quem colocou prótese de silicone na Dream Plastic? Então você precisa fazer parte do maior grupo de pacientes do Brasil!

 

Clique no link e não se esqueça de responder a todas as perguntas ao solicitar a sua entrada.

 

Cicatriz de Silicone

 

O que é cicatriz Inframamária?

 

A cicatriz Inframamária é aquela feita por meio de uma incisão inframamária. Ou seja, um corte na dobrinha inferior dos seios. No geral, o resultado é uma cicatriz de silicone bem discreta, medindo entre 4 e 5 centímetros. Além da aparência, a região tem uma tendência de cicatrização muito boa.

 

Outra vantagem da cicatriz inframamária é o fato dela ficar muito próxima de onde a prótese é colocada.

 

 

silicone aréola
A cicatriz Inframamária fica na parte inferior das mamas e mede de 4 a 5 cm.

 

Com isso, podem-se evitar alguns tipos de complicações, como deslocamento e infecções, já que não será necessário percorrer um longo caminho entre o corte e o local do implante.

 

Basicamente, a prótese via sulco inframamário deixa a cirurgia mais simples, rápida e menos invasiva. Por isso, há menos riscos e a recuperação tende a ser mais tranquila.

 

Como é feito o silicone pela aréola?

 

A colocação de prótese de silicone pela aréola, ou incisão periareolar, é feita exatamente no contorno areolar. Assim, a cicatriz de silicone na aréola fica na linha de transição de cor entre ela e a mama. Por isso, é praticamente imperceptível. Parece o tipo de incisão ideal, certo? Mas não é bem assim…

 

Ao passar em consulta com um dos cirurgiões mais experientes do Brasil, Amanda descobriu que a cirurgia de silicone na aréola é uma técnica com indicações precisas.

 

Para você ter uma ideia, ela é raramente usada quando o intuito é apenas aumentar os seios.

 

silicone aréola
A colocação de prótese de mama com incisão periareolar é feita no contorno da aréola.

 

Quando escolher ou não a cirurgia de silicone na aréola

 

Mulheres com a aréola muito pequena não devem colocar silicone areolar, já que não será possível passar a prótese pela região.

A colocação de prótese de silicone areolar é indicada apenas quando o médico já irá mexer nessa região. Por exemplo, quando:

 

  • A paciente deseja uma correção estética, seja por ter aréolas muito grandes ou assimétricas. Nesse caso é feita uma Areoloplastia.
  • Há um pouco de flacidez na mama e para removê-la o médico indica a Mastopexia Periareolar.

 

Nesses casos o cirurgião aproveita o corte e faz a colocação do silicone pela aréola. Fora isso ela não deve ser usada devido aos possíveis efeitos indesejáveis (veja abaixo).

 

Quem coloca silicone pela aréola pode amamentar?

 

mulher silicone aréola amamentando
A prótese de silicone não interfere na amamentação.

 

A resposta para essa pergunta é: depende. Mas, para evitar qualquer dificuldade de amamentação futura, quando a paciente tem planos de ser mãe, o médico contraindica a prótese de silicone pela aréola.

 

Isso porque há a possibilidade de romper parcialmente os ductos mamários, responsáveis por transportar o leite. Essa situação não é uma certeza, mas se acontecer pode ser um obstáculo à amamentação.

 

Conheça a resposta para as 11 principais dúvidas sobre silicone e amamentação!

 

Silicone pela axila, como colocar?

 

A colocação de silicone pela axila é feita por meio de um corte na região das axilas. A partir dele, o médico precisa abrir caminho até o local em que a prótese ficará alojada. Porém é raramente usada, já que a técnica de silicone pela axila oferece algumas complicações. No passado, havia a ilusão de que implante de silicone pela axila resultava numa cicatriz discreta. Mas na verdade ela fica tão discreta quanto a Inframamária.

 

cicatriz silicone axila
No silicone pela axila, o médico coloca a prótese e abre caminho até alojá-la na mama.

 

Silicone axila: riscos da técnica

 

Um dos principais riscos da prótese de silicone via axilar é o deslocamento. Devido ao trajeto que o implante precisa percorrer, ele pode sair do local original e voltar por esse caminho após a cirurgia de silicone pela axila.

 

Outro problema do silicone colocado pela axila é o risco de infecções, já que há uma distância maior entre o local da incisão e de onde a prótese ficará.

 

Quando o assunto é silicone axilar, riscos também estão relacionados à probabilidade maior da paciente ter uma hemorragia durante a cirurgia.

 

Silicone via axilar: pós-operatório e seus cuidados

 

mulher silicone cicatriz axila
A cirurgia de silicone pela axila é mais invasiva, consequentemente o pós-operatório é mais dolorido.

 

Ao optar pela cicatriz axilar, a recuperação é mais difícil. O trajeto entre a axila e a prótese pode até parecer perto, mas anatomicamente não é.

 

Isso torna a cirurgia de silicone pela axila mais invasiva e, consequentemente, mais dolorida.

 

Logo, o potencial benefício da cicatriz de silicone pela axila, jamais compensa as complicações que podem surgir no caminho. Por isso, a técnica raramente é usada.

 

 Como é feito o implante de silicone pelo umbigo

 

O implante de silicone pelo umbigo é uma técnica antiga, usada para colocação de próteses salinas. Nela, o médico faz um pequeno corte para passar o silicone pelo umbigo, que é colocado vazio. Depois, abre caminho até a mama, acomoda o implante e enche com uma solução salina.

 

Com o passar do tempo, a prótese salina provou ser de qualidade inferior ao ser comparada às de silicone.

 

 

implante silicone umbigo
Devido aos riscos, o implante de silicone pelo umbigo não feito no Brasil.

 

Apesar de ter sido comum nos E.U.A, o implante de silicone pelo umbigo caiu em desuso graças a série de riscos que oferece. Basicamente, são os mesmos da cirurgia de silicone axilar, porém com muito mais chance de ocorrer, como:

 

  • Deslocamento do implante pelo trajeto entre o umbigo e a mama.
  • Infecções devido ao longo caminho de entrada da prótese até o local que ela será colocada.
  • Aumento do risco de hemorragia durante o procedimento.

 

Devidos aos riscos, o silicone pelo umbigo não é colocado no Brasil nem na maioria dos países do mundo.

 

Silicone sem cicatriz é possível?

 

Não é possível colocar silicone sem cicatriz.  Aliás, toda cirurgia plástica resulta numa cicatriz, apesar delas serem discretas e algumas vezes até imperceptíveis. A única maneira de colocar a prótese é por meio de um corte. Logo, isso gera uma cicatriz.

 

Higiene da cicatriz na axila, no sulco inframamário e a areolar

 

silicone cicatriz cuidados
Manter a área da cicatriz bem limpa é fundamental.

 

Após o procedimento, um dos principais cuidados com a cicatriz de silicone é manter o local limpo. Independente de como é feita a cirurgia de silicone, a higiene com a região dos pontos é fundamental.

 

Basicamente, basta lavar com sabão neutro e deixar o local bem seco.

 

Eventualmente, algumas pessoas têm a impressão de que o silicone areolar exige mais cuidado no pós-operatório, seja pela delicadeza da região ou por acharem que a área está mais pré-disposta à proliferação de bactérias. Mas isso não é verdade.

Assim como na cicatriz de silicone areolar, na cirurgia de silicone axilar ou Inframamária a atenção com a limpeza é fundamental.

 

Prótese de silicone: cicatriz bem formada também requer…

 

No início do pós-operatório, tenha cuidado em relação ao esforço físico. Não carregue peso ou faça movimentos bruscos, como levantar os braços. Isso pode causar uma abertura dos pontos.

 

Pacientes diabéticos devem receber um acompanhamento mais cuidadoso. Isso porque costumam ter um alto índice de açúcar no sangue, o que dificulta o processo de cicatrização.

 

silicone axilar pos operatorio peso
Evite carregar peso durante a recuperação da prótese de silicone.

 

IMPORTANTE: Há vários fatores que influenciam a aparência da cicatriz inframamária, areolar ou axilar. Alguns deles nós podemos interferir, outros não. Confira abaixo os que estão ao nosso alcance!

 

Fatores que influenciam a aparência da cicatriz inframamária, de silicone pela axila e areolar

 

Hidratação: é importante manter o corpo e a pele hidratados. Por isso, beba bastante água e use cremes específicos para sua pele antes de operar. Depois da cirurgia, aguarde a liberação médica para voltar a usá-los.

 

Alimentação: mantenha-se bem nutrido antes e depois do procedimento. Invista num cardápio rico em proteínas e reduza a ingestão de açúcar.

 

alimentação recuperação cicatriz silicone
Mantenha uma alimentação saudável durante o seu pós-operatório.

 

Cigarro: esqueça o cigarro por, pelo menos, 2 semanas antes da sua cirurgia e 1 mês depois. Mas se conseguir deixar de fumar por mais tempo, melhor. O cigarro deixa a cicatriz frágil e escura, propensa a abrir e mais difícil de fechar.

 

Sol: não tome sol em nenhuma circunstância por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia. A exposição solar precoce pode manchar a pele. Saiba mais sobre sol e cicatriz recente!

 

Prótese de Silicone: cicatriz hipertrófica e queloide

 

Silicone cicatriz hipertrófica queloide
Cicatriz de silicone hipertrófica ou com queloide podem ocorrer em quem tem pré-disposição genética.

 

Na prótese de silicone, a cicatriz hipertrófica ou queloide podem ocorrer quando há pré-disposição do próprio organismo da paciente para isso.

 

A hipertrófica é caracterizada quando, durante o processo de cicatrização, o corpo produz colágeno de forma desorganizada. O resultado é uma cicatriz de silicone mais elevada em relação à pele.

 

Já no queloide, há excesso de produção de colágeno e a cicatriz ultrapassa os limites iniciais da própria lesão.

 

Mas fique tranquila que, ao identificar qualquer uma dessas situações, o médico toma precauções para evitá-las ou amenizá-las.

 

Fita de Silicone

 

A fita de silicone é indicada para reduzir a grossura da cicatriz. Por isso é usada no tratamento das cicatrizes hipertrófica e do queloide. Composta por um material inerte, que não reage com o corpo, ela funciona como uma proteção mecânica sobre as cicatrizes.

 

Mas é importante ressaltar que só deve ser utilizada quando há um problema relevante e com indicação médica. Já que dependendo da situação, pode interferir, por exemplo, no fechamento do corte.

 

Incômodos com a cicatriz: silicone areolar, incisão inframamária ou do implante de silicone pela axila.

 

coçando incisão inframamária
Por mais que você tenha vontade, evite coçar a área da cicatriz.

 

Independente do local da incisão é comum sentir certo desconforto na região. Normalmente, são pontadas, ardência e coceiras.

 

Isso acontece porque, a cicatriz do silicone areolar, da incisão inframamária ou do implante de silicone pela axila gera um trauma na pele. E, todo trauma é respondido com uma ação inflamatória, que resulta nesse desconforto.

 

Mas, calma!

 

Essa é uma sensação temporária e tende a desaparecer rápido. De qualquer forma, para não prejudicar o seu processo de cicatrização, evite coçar a área nesse período!

 

Clique aqui e confira tudo sobre os riscos da prótese de silicone!

 

 

Silicone tira a sensibilidade?

 

mulher duvida silicone tira sensibilidade
Normalmente, a perda de sensibilidade após colocar prótese de silicone é temporária.

 

No geral, silicone não tira a sensibilidade. Mas, com o silicone areolar isso pode acontecer. Ao optar pela cicatriz de silicone pela aréola, a incisão afeta os nervos que estão no entorno dessa região.

 

Esses nervos são compostos por neurônios responsáveis pela sensibilidade da aréola e do mamilo. São estruturas microscópicas, que fogem do controle do cirurgião. Por isso, por mais experiente que ele seja, não tem como evitar o corte.

 

É importante lembrar que as alterações da sensibilidade quase sempre são passageiras.

 

A escolha entre os tipos de colocação de silicone na mama

 

Há quem prefere a cicatriz Inframamária, outras desejam o silicone colocado pela axila, algumas sonham com a prótese de silicone pela aréola…

 

Seja qual for o seu caso, 3 coisas são fundamentais:

 

  1. Escolha um ótimo cirurgião plástico
  2. Prefira uma clínica reconhecida e muito bem estruturada
  3. Opere apenas em ambiente hospitalar

 

 

consulta cirurgia silicone
Tenha muita atenção ao escolher o seu cirurgião plástico.

 

Esses cuidados são fundamentais para evitar uma surpresa negativa no resultado.

 

Um cirurgião plástico especializado e muito experiente tem a vivência necessária para identificar, rapidamente, possíveis alterações da cicatriz de silicone e indicar o melhor tratamento.

 

A Dream Plastic realiza mais de 100 cirurgias de prótese de silicone por mês. E, isso há 15 anos. Você conhece algum lugar que reúne médicos com essa experiência?

 

Graças a isso, nós conseguimos desenvolver protocolos de atendimento amplamente testados. Sem contar na eficácia das indicações de incisão, tipo e tamanho de prótese para cada paciente.

 

Mais segurança no seu pós-operatório

 

Uma equipe de enfermagem pronta para ajudar também faz toda a diferença. Ainda mais no pós-operatório, período que gera tantas dúvidas.

 

Aqui na Dream, você tem um canal direto com enfermeiras experientes em cirurgia plástica. É o Disk Enfermagem Dream Plastic, um serviço exclusivo que concede mais segurança e tranquilidade à sua recuperação. E, quem não quer um pós-operatório assim?

 

Importante: Todo esse suporte à paciente só é possível graças a grande equipe de pós-operatório da Dream Plastic, que chega a oferecer suporte 24h para emergências. Não tem como esperar esse tipo de atendimento em clínicas particulares, que atuam com equipes bem reduzidas. Para você ter uma ideia, nesses consultórios o pós-operatório chega a ser feito pela própria secretária do médico. E, isso faz muita diferença na evolução da sua recuperação.

 

Cirurgia Silicone na axila, aréola ou Inframamária? Chega de dúvidas!

 

resultado cirurgia silicone Inframamária
Felicidade é operar com um dos melhores cirurgiões plásticos do Brasil.

 

Na primeira consulta, Amanda transformou suas dúvidas, em escolhas seguras. Após alguns minutos, soube detalhes de como é feita a cirurgia de silicone. No seu caso, a prótese seria submamária (por cima do músculo), com a incisão no sulco inframamário.

 

Sua cicatrização foi tranquila, mas ela foi extremamente cuidadosa. No início, chegou a ligar 3 vezes para o Disk Enfermagem num único dia.

 

Cicatriz é algo que nós levamos para vida toda, por isso todo cuidado é pouco. Amanda operou com um dos cirurgiões plásticos mais experientes do Brasil. E, o melhor, na Dream Plastic ela conseguiu realizar esse sonho sem gastar uma fortuna.

 

E, você o que está esperando para ter o decote que sempre sonhou?

 

Faça como a Amanda e aproveite a oportunidade de conversar com um dos melhores cirurgiões plásticos do Brasil. Agende sua consulta agora! É só clicar no botão do WhatsApp acima!

 

Gostou do artigo sobre cicatriz de siliconeQue tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo. 

Compartilhe no Facebook

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!