Mamilo invertido: saiba o que é e como resolver este problema de uma vez por todas

23 de junho de 2017

mamilo invertido

 

Você tem mamilo invertido? Muitas mulheres sofrem com este problema, mas desconhecem as suas consequências e a solução para acabar com esta condição.

Mais que uma questão estética, os mamilos invertidos tendem a ser um delicado obstáculo no processo de amamentação.

Os seios são uma parte muito sensível do nosso corpo e quando nos deparamos com um problema no bico do peito parece que é algo ainda mais delicado.

O medo de não poder amamentar ou o desconforto que isso causa ao olharmos no espelho são fatores suficientes para gerarem um grande incômodo nas nossas vidas.

A paulistana Cristiane Soares sabe o que é isso, mas passou boa parte da sua vida achando que ter o bico invertido era um defeito sem solução.

Mas fique tranquila, é possível corrigir essa situação. Continue lendo para descobrir tudo sobre os mamilos invertidos.

 

O que é mamilo invertido?

tipos mamilos

 

Primeiramente vamos conhecer bem cada parte, pois muita gente tem dúvida sobre o que é mamilo e até confunde com a aréola. O mamilo é apenas o bico do peito e nada mais. Ao redor dele, há uma pequena área circular chamada de aréola.

O mamilo invertido caracteriza-se quando o bico do peito não se sobressai muito em relação à aréola, além de não se projetar facilmente para fora quando estimulado, dificultando a amamentação. E, esta é apenas uma das formas que ele pode ser classificado.

 

Tipos de mamilos

 

Assim como a classificação de tipos de seios e os diferentes tipos de aréolas, há também diferentes tipos de mamilos. Quando pesquisamos sobre bico invertido, você com certeza vai se deparar com os tipos de bico de peito.

No caso da Cristiane, ela já tinha percebido que tinha algo errado com seu peito, mas achava que aquilo não tinha solução. Até que uma amiga comentou sobre as consequências de ter os mamilos invertidos.

O medo de não conseguir amamentar fez com que ela começasse a buscar artigos sobre o tema, conhecendo assim os diferentes tipos de mamilos. São eles:

  • Normal ou protruso: É um bico proeminente, que fica levemente projetado. Ele endurece facilmente com pequenos estímulos ou temperaturas baixas.
  • Plano: Como o próprio nome diz é plano, ou seja, não fica nem para fora, nem para dentro. Ele permanece no mesmo nível da aréola e exige estímulos para se sobressair. 
  • Invertido: É o caso mencionado anteriormente, quando o bico do seio é voltado para dentro. Há casos que mesmo com estímulos mais intensos, eles permanecem retraídos.

 

Mamilo grande é normal?

 

mamilos invertidos

 

Muitas mulheres ficam constrangidas por julgarem seu bico do peito grande demais. Em alguns casos eles realmente podem ser desproporcionais, pois ocorre a chamada hipertrofia de mamilo, quando esta parte do corpo se desenvolve de maneira excessiva.

Isso gera um desconforto, pois mesmo com o uso de sutiã, os mamilos grandes ficam aparentes e chamam atenção. Muitas mulheres acabam usando esparadrapo ou band-aind para pressioná-los, tornando menos evidentes.

Para resolver este incômodo é possível fazer uma cirurgia de redução de mamilo, que não interfere na capacidade de amamentar ou na sensibilidade da região. É a chamada Mamiloplastia.

Nessas situações, é comum associar a um procedimento de colocação de Próteses de Silicone ou de Mastopexia para uma transformação completa, tornando toda a mama mais bonita e do jeito que você sempre sonhou.

 

Grau de mamilos invertidos

 

Para você ter uma ideia de que não é algo tão incomum, estima-se que cerca de 3 a 5% da população feminina tem mamilos invertidos. E, esta é uma condição que pode ser classificada em três níveis:

  • Grau I: O mamilo sobressai facilmente com um simples estímulo, como de um toque, ficando exposto algum tempo.
  • Grau II: É preciso uma manipulação um pouco maior, para que o bico do peito se sobressaia. Porém ele não fica fora, logo entra novamente.
  • Grau III: Mesmo com manipulação mais intensa o mamilo não se sobressai.

Dos casos diagnosticados, 95% deles são do grau I e II. E, além de um problema funcional, o bico do peito invertido dificulta a higiene do local. Com isso, pode gerar umidade, odores desagradáveis e até infecções e inflamações.

 

Porque o bico do peito fica invertido?

 

bico peito

 

Isso acontece porque há um encurtamento dos ductos lactíferos, ou seja, dos canais responsáveis pelo transporte do leite materno. A causa principal é uma má formação congênita, ou seja, que surge no seu nascimento ou ainda no período de gestação e acompanha a pessoa ao longo de sua vida.

Apesar de raro, o bico do seio invertido também pode ser decorrência de algum processo inflamatório, comum em diabéticos e tabagistas, e até câncer de mama, dependendo da localização do nódulo.

 

Bico invertido: o que fazer?

 

bico invertido

 

Este problema tem solução, apesar de pouca gente saber disso. Mais que isso, é um problema facilmente corrigido e, isoladamente, pode ser resolvido em poucos minutos.

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar e, normalmente, só precisa de anestesia local.

O que é muito comum neste procedimento é a combinação de uma cirurgia de mamoplastia de aumento ou de redução, já que as incisões são similares.

Assim, além de corrigir o bico do seio invertido, é possível conquistar aquele tamanho de peito que você sempre sonhou!

Foi justamente o que Cristiane fez. Ela nasceu com o bico de peito invertido e, como esteticamente também não estava feliz com a aparência dos seus seios, consultou um cirurgião plástico especializado.

A mesma amiga que havia comentado sobre o bico do seio invertido tinha colocado silicone recentemente e indicou uma clínica de confiança. Ao marcar a consulta, ela descobriu que o seu caso era o Grau II.

Apesar da sua preocupação com o fato de poder ou não amamentar, ter filhos não era algo que ela planejava naquele momento. E, quando entrou num grupo de pacientes da clínica que sua amiga operou, ela viu alguns resultados de cirurgia de mama e se apaixonou.

Cristiane percebeu o quanto poderia transformar o seu corpo com aquela cirurgia tão simples.

 

Quer conhecer mais sobre as experiências de mulheres que já fizeram cirurgia plástica? Então venha fazer parte deste grupo exclusivo de pacientes da Dream Plastic. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

Bico invertido + prótese de silicone

 

bico invertido que fazer

 

Para quem optar por corrigir o bico do seio invertido e aproveitar para colocar próteses de silicone, a boa notícia é que a cirurgia combinada também é simples.

Em média, leva em torno de 1 hora e a anestesia usada é a local com sedação ou a peridural.

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, é importante escolher um médico muito bem preparado. Porém neste caso o cuidado vai além. Isto porque também estamos falando de uma questão estética, que merece atenção e conhecimento para ter o melhor resultado.

Isso é tão importante que aqui na Dream Plastic nós temos um rigoroso processo de seleção dos médicos contratados e só entram para o time cirurgiões plásticos especializados e com uma ótima experiência.

Fazemos isso há mais de 10 anos e sabemos o quanto um profissional qualificado faz diferença para a qualidade e segurança de cada procedimento cirúrgico.

 

Quer saber mais sobre o assunto e receber um diagnóstico preciso? Entre em contato e agende sua consulta, aqui você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado:

 

consulta mamilo

 

Gostou desse artigo sobre mamilo invertido?  Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue! 

Compartilhe no Facebook

 

 

Informações adicionais
Mamilo invertido: saiba o que é e como resolver este problema de uma vez por todas
Nome do artigo
Mamilo invertido: saiba o que é e como resolver este problema de uma vez por todas
Descrição
Mamilo invertido: saiba mais sobre este problema, como corrigi-lo de forma simples e com a possibilidade de fazer isso deixando os seus seios mais bonitos.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
Mamilo invertido: saiba o que é e como resolver este problema de uma vez por todas
5 (100%) 1 vote

Mamilo invertido: saiba o que é e como resolver este problema de uma vez por todas Atualizado em: setembro 20th, 2017 por Dreamplastic



Deixe um comentário

Notificar-me de
wpDiscuz
Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo