Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Quem tem silicone pode amamentar? 11 perguntas e respostas para você descobrir a verdade agora!

Atualizado em 11/07/2023 14:17

Quem tem silicone pode amamentar? Essa dúvida é clássica entre as futuras mamães.

E, não é para menos, já que, normalmente, estamos lidando com 2 sonhos: silicone e amamentação.

Mas, além de saber se pode amamentar com implante, outra questão que causa bastante receio é: a prótese cai após a amamentação. Será? E, tem ainda a velha indecisão, colocar o implante antes ou depois de engravidar?

Calma, já é hora de acabar com todas essas incertezas!

Confira abaixo as respostas de cirurgiões plásticos experientes para as 11 principais dúvidas sobre amamentar sendo siliconada. Você vai descobrir…

1# Quem tem silicone pode amamentar?

De forma geral, quem tem silicone pode amamentar sim! Principalmente se a prótese for colocada via sulco inframamário. A única ressalva de que o implante atrapalha a amamentação é quando a prótese é colocada pela aréola ou numa Mastopexia Periareolar. Isso porque, eventualmente, há a possibilidade dos ductos mamários serem danificados.

ilustração da anatomia mama sem silicone
Anatomia da mama feminina.

Nessa situação, pode haver dificuldade na amamentação com silicone. Por exemplo, causando um processo inflamatório na região, chamado de Mastite. Nele, os ductos incham, dificultando a saída do leite.

Casos em que o silicone interfere na amamentação

Na cirurgia periareolar, seja ela uma Mamoplastia de Aumento ou uma Mastopexia, o rompimento dos ductos mamários é apenas uma possibilidade. Por isso, mesmo nesse tipo de procedimento não é certeza que o silicone interfere na amamentação.

Estamos falando de estruturas microscópicas, que fogem do controle do cirurgião plástico. Por melhor que seja, não tem como evitar o rompimento.

Porém, um médico experiente jamais indica uma cirurgia areolar quando a mulher tem interesse em ter filhos. Já que, nesses casos, a amamentação pode sofrer interferência.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de prótese de silicone aqui!

2# Silicone cai após amamentação?

O silicone não cai após a amamentação, mas a mama tende a ficar flácida após esse período, o que causa a impressão de que o implante caiu após a amamentação. É bem comum que isso ocorra, tanto que popularmente é dito que a prótese caiu.

mulher duvida se pode amamentar com silicone
Independente de colocar prótese ou não, com o passar dos anos a mama tende a cair.

Para você ter uma ideia, gravidez e amamentação são as duas situações que mais contribuem para a flacidez dos seios, independente de ter prótese ou não.

Isso está relacionado com o quanto a mama cresceu nessa fase. Já que, durante a lactação, os ductos mamários aumentam para armazenar o leite na mama. No final desse processo, eles diminuem. Porém a pele esticada não volta e isso gera a flacidez.

É importante lembrar que o implante após a amamentação não sofre nenhum dano ou modificação. O que muda é a pele. Mas a flacidez também está relacionada com a idade e quando a mulher passa pelo efeito sanfona, engorda muito e depois emagrece.

Como evitar que silicone depois da amamentação caia?

É difícil evitar que o silicone depois da amamentação caia, já que esse é um processo natural. Porém, isso pode acontecer nos casos em que a mulher é magra e engorda pouco na gestação. É raro, mas acontece.

ilustração com a anatomia da mama com silicone abaixo do músculo
A técnica de colocar por baixo do músculo pode amenizar a queda da mama.

A técnica de colocação do silicone por baixo do músculo pode amenizar esse efeito. Isso porque a prótese tende a ceder menos quando está atrás do músculo. Porém, pode ter uma consequência negativa.

É comum que as pacientes que optam por essa colocação sintam maior dor na hora da recuperação, o que pode ser um ponto negativo que pesa nessa decisão.

Mas vale medir se vale a pena passar por essa recuperação mais dolorosa se, no futuro, você pensa em engravidar e tem medo de que a prótese caia e fique com aparência flácida.

Por isso, a gente indica que você converse com mais mulheres que já passaram por essa experiência, seja de colocação da prótese antes ou depois de engravidar.

Aqui na Dream temos um grupo com mais de 110 mil mulheres que compartilham diariamente sua experiência com a cirurgia dos sonhos.

Este é um grupo exclusivo para mulheres e basta responder 3 perguntinhas para participar!

Quem tem silicone pode amamentar

3# Prótese de silicone por cima do músculo pode amamentar?

Colocar prótese de silicone por cima do músculo pode amamentar, sim! O plano de colocação do implante não interfere nas glândulas mamárias. Mesmo quando a prótese fica mais próxima delas, como no caso da Subglandular ou da Subfascial.

Então fique tranquila, pois quem coloca implante pode amamentar nessas situações também.

Vale lembrar que o perfil (Superalto, Alto, Moderado ou baixo) e o formato da prótese (cônico, redondo e oval) também não interferem na amamentação.  A única ressalva é em relação ao tipo de incisão, como mencionamos anteriormente.

4# Colocar silicone antes ou depois de engravidar?

O recomendado é que se a mulher deseja engravidar dentro de um curto prazo, espere um pouco para colocar o silicone. Isso porque a gravidez e a amamentação podem influenciar na flacidez das mamas, podendo depois ser corrigido com a própria prótese – nos casos leves – ou através da mastopexia com prótese.

mulher pensando silicone atrapalha amamentacao
Colocar prótese antes de ter filhos é possível, mas essa solução é indicada para quem está pensando em engravidar em longo prazo.

A decisão de colocar silicone antes ou depois de engravidar é algo muito pessoal. Mas no geral, há um consenso de que se você pretende engravidar num curto prazo de tempo é melhor esperar. Ou seja, tenha seu bebê e aproveite muito esse momento. Depois faça a Mamoplastia de Aumento.

Assim, se gerar algum tipo de flacidez nas mamas com a gestação, você aproveita o procedimento e, além de colocar a prótese, já retira o excesso de pele.

Colocar silicone antes de ter filhos é indicado para quem está pensando nisso em médio ou longo prazo. Se esse é o seu caso, seja feliz e turbine seus seios agora! Afinal, pessoas com implante nas mamas podem amamentar tranquilamente.

E, se o receio é que os seios fiquem flácidos, saiba que, independente de colocar prótese ou não, isso vai acontecer.

5# Posso colocar silicone amamentando?

Não é possível colocar silicone se você ainda está amamentado, é necessário aguardar o fim desse período. Mas não há um tempo exato para colocar após a amamentação.

Depois que você deixa de amamentar, é preciso esperar a estabilização dos níveis hormonais gerados durante a lactação e a gestação. Seu corpo precisa parar de produzir leite. O ideal é aguardar de 3 a 4 meses para garantir que o leite secou completamente.

6# Coloquei prótese de silicone, quando posso engravidar?

Após colocar prótese de silicone você deve aguardar pelo menos 4 meses para engravidar. Pois, apesar de não ter problema na amamentação com prótese, é preciso lembrar que seu corpo está se recuperando de um processo cirúrgico.

mulher surpresa com teste de gravidez pois queria colocar silicone antes de ter filhos
Após colocar a prótese, é preciso aguardar seu corpo se recuperar para poder engravidar.

Por isso, nesse momento, é melhor não associar silicone e amamentação.

Para evitar estrias, o ideal é esperar um pouco mais para engravidar, cerca de 6 meses. Já que as glândulas mamárias irão aumentar o tamanho da mama com a prótese recém-colocada.

IMPORTANTE

Você não pode estar grávida durante o processo cirúrgico. Há a possibilidade de a anestesia oferecer risco ao bebê. Por isso, é importante usar métodos contraceptivos na fase de pré-operatório.

7# Silicone e amamentação: é preciso trocar a prótese depois de amamentar?

Não é preciso trocar a prótese de silicone após a amamentação, já que é possível amamentar com o implante, o mesmo não sofre nenhum dano quando a mulher amamenta, não sendo necessária a sua troca.

mulher pensando em silicone depois amamentar
A prótese não interfere no processo de amamentação.

O que acontece são alterações na mama, como o seu aumento para a produção e armazenamento de leite.

Com o fim desse período, a mama volta ao normal, mas a pele, normalmente, não. E, isso gera a flacidez. Que, como dissemos anteriormente, vai acontecer com quem tem silicone ou não.

Algumas mulheres aproveitam essa situação para trocar a prótese por uma maior, ocupando a pele que está sobrando.

Outras preferem fazer uma Mastopexia para retirar a flacidez, procedimento que pode ser combinado com a troca da prótese existente ou não.

8# É possível amamentar com prótese de silicone grande?

É possível amamentar com prótese de silicone grande. De acordo com especialistas, o tamanho do implante não é tão relevante quando o assunto é silicone e amamentação. Porém, as próteses grandes podem comprimir os canais por onde o leite é transportado e dificultar sua passagem.

ilustração da anatomia mama amamentação silicone
Na imagem é possível ter uma ideia de como uma prótese grande pode comprimir as glândulas mamárias.

É uma possibilidade remota, pois depende da estrutura da mama. Além disso, nosso organismo tem uma enorme capacidade de adaptação.

Toda mulher quando coloca silicone pode amamentar e para evitar qualquer problema, um cirurgião experiente vai indicar os tamanhos adequados.

9# Amamentação com silicone afeta o gosto ou a quantidade de leite produzido?

A amamentação com silicone não interfere no gosto ou na quantidade de leite produzida durante a amamentação. Já que a prótese não tem nenhuma ligação com o leite materno. O implante fica localizado abaixo das glândulas mamárias, não há nenhum contato entre eles.

bebê feliz após a amamentação normal com ou sem silicone
O sabor do leite não é afetado pela prótese.

No máximo, a prótese empurra o tecido mamário para frente.

Ou seja, esqueça a ideia de que a prótese de silicone interfere na amamentação, seja no gosto ou na quantidade do leite.

Aliás, vale lembrar que a quantidade de leite produzida está relacionada ao estímulo hormonal que a mulher tem durante a gestação.

10# Pode amamentar com silicone mesmo se ele estourar?

Sim, você pode amamentar com silicone mesmo se ele estourar, porém esse tipo de situação é praticamente inexistente. Uma vez que o implante é feito com um gel de alta coesividade que não ultrapassa a prótese.

médico segurando uma prótese estourada amamentacao
É possível amamentar mesmo se o silicone estourar.

No caso de ele estourar, algo que aconteceria com um impacto muito grande (por exemplo, num acidente de carro), esse gel não seria capaz de interferir no processo de amamentação.

Neste texto explicamos melhor sobre o que acontece com a ruptura da prótese.

11# Mulher com silicone pode amamentar usando bombinha de tirar leite?

Sim, uma mulher com silicone pode amamentar usando uma bombinha de leite. Já que esse tipo de aparelho reproduz a sucção que o bebê faria. A bombinha de leite não prejudica as próteses mamárias e vice-versa.

mulher com silicone mostrando bombinha leite
Quem tem silicone pode tirar leite com a bombinha sem problema nenhum.

Independente da intensidade do aparelho ou do modo de uso, considerando que algumas têm função de massagem e até permitem configurar a frequência da sucção.

Pode amamentar com silicone, sim!

mulher feliz com silicone pode amamentar
Silicone e amamentação são duas experiências independentes, uma não invalida a outra.

Tenho prótese, pode amamentar? A resposta é sim! Silicone e amamentação são experiências independentes. Uma não invalida a outra.

Quem usa silicone pode amamentar. Mas antes de passar por esse procedimento é fundamental escolher um cirurgião plástico competente e experiente.

Já que ele é o responsável por orientá-la a fazer as melhores escolhas em relação ao tamanho, incisão, formato… Assim, quem tem prótese de silicone pode amamentar sem problema nenhum!

Aqui na Dream Plastic todos os nossos cirurgiões têm título de especialista e a experiência única com mais de 22 mil procedimentos de prótese de mama realizados.

Você merece a segurança de realizar o seu sonho na clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres.

Agende a sua consulta com um dos médicos mais experientes do Brasil totalmente sem compromisso. Esse é o passo mais seguro e eficaz para você ter um resultado incrível e que não atrapalhe seus planos de ser mãe.

Você pode fazer isso pelo WhatsApp, é só clicar no botão acima, é fácil, rápido e sem compromissos!

Realize o seu sonho com a gente e tenha os seios que você sempre sonhou antes ou depois da gravidez!