Mama Acessória ou gordura na axila? Descubra tudo sobre o diagnóstico de polimastia e a melhor forma de tratamento!


mama acessoria
Conheça os detalhes sobre a terceira mama!

 

Geralmente, a mama acessória ou glândula mamária na axila chega a gerar dúvidas. 

 

A mais comum é: “axila inchada é apenas gordura ou algo mais?

 

Isso porque, muitas mulheres têm a glândula na axila, mas não sabem, porque pensam que é apenas uma gordurinha extra.

 

Porém, por mais que pareça que ela não existe ou que está escondida, uma hora a mama acessória surge com mais evidência. 

 

Na maioria dos casos, esse momento é durante o período da gravidez (em breve você vai entender o porquê)

 

Ainda não sabe se a sua axila inchada é uma mama acessória ou gordura? Continue lendo este texto e descubra o que é, causas, diagnóstico e como tratar. 

 

 

Somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres. Leia tudo sobre a mama acessória com informações revisadas pela nossa equipe médica!

 

 

O que é mama acessória?

 

Mama acessória é o nome dado quando a mulher tem tecido mamário fora do lugar esperado, que se expande para a região das axilas, nascendo uma “terceira mama” na lateral do braço. Essa condição pode ocorrer nas duas axilas ou apenas em uma. 

 

polimastia
Entenda o que é a mama acessória.

 

O que é Polimastia

 

Polimastia é o termo técnico dado para o diagnóstico de mama acessória. Ou seja, quando há fragmentos de tecido mamário fora da região torácica. Geralmente, na região axilar, formando uma terceira mama

 

Outros sinônimos de mama acessória e polimastia são: mama axilar, supranumerária, extranumerária, pré-axilar e ectópica. 

 

Axila inchada ou gordura na axila?

 

axila inchada
Você já teve essa dúvida?

 

Esse era o dilema com que a Nath conviveu por muito tempo.

 

Aos 17 anos ela descobriu as suas “bolinhas na axila”, esse era o nome que ela costumava chamar. Mas até aquele momento, ela estava despreocupada, pois acreditava que fosse um excesso de gordura.

 

Tudo mudou quando ela notou que, mesmo malhando e fazendo exercícios para sumir a axila inchada, nenhum resultado era alcançado. 

 

Por mais que ela perdesse alguns quilinhos, a gordura debaixo do braço continuava lá. 

 

Foi então que decidiu pesquisar no Google. O resultado da pesquisa falava sobre nódulos na axila e riscos de câncer.

 

Depois desse dia, a Nath resolveu consultar uma opinião médica e logo marcou uma consulta com um clínico geral, que a encaminhou para uma mastologista.

 

A médica pediu uma série de exames e constatou que aquela gordura pré-axilar eram glândulas mamárias nas axilas.

 

A Nath perdeu o chão, pois não imaginava que tinha uma terceira mama. Para ela, parecia que era algo anormal!

 

Ter a mama acessória é considerado uma situação relativamente comum

 

Como os exames da Nath não apresentaram nenhum risco, a médica recomendou que ela buscasse um tratamento apenas se sentisse incômodo na axila inchada

 

Ou seja, dor e desconforto.

 

Ela voltou para casa e passou alguns anos convivendo com essa glândula na axila tranquilamente. 

 

Até que algumas coisas começaram a mudar, os seus sintomas pré-menstruais, por exemplo, começaram a afetar também a mama acessória, e ela sentia a região dolorida e mais sensível.  

 

Mas o pior, foi que a mama axilar começou a crescer muito e cada vez mais estava em evidência. A Nath começou a sentir muita vergonha, e passou a evitar usar qualquer tipo de roupa que mostrava a sua terceira mama.  

 

Por exemplo, ir à praia só era viável se ela usasse uma camiseta por cima do biquíni. Ah, vestir um vestido tubinho de alcinha ou um top na academia, era impossível. 

 

Causas da polimastia 

 

A polimastia é causada quando há uma falha na regressão do tecido mamário, revelando resquícios do desenvolvimento embrionário do corpo humano. 

 

Alguns fatores que não são a causa da polimastia podem ressaltar essa condição, como o ganho de peso e a produção de hormônios e prolactina em excesso. 

 

Sintomas da polimastia 

 

Entre os sintomas mais comuns da mama supranumerária, estão: 

 

  • Excesso de volume em uma ou nas duas extremidades das axilas. 
  • Inchaço e dor na região, principalmente no período pré-menstrual
  • Pode ocorrer a saída de leite da mama acessória, durante ou depois da amamentação. 

 

Aqui vale ressaltar que, na grande maioria dos casos, a mama acessória nasce nas axilas, mas a polimastia pode se desenvolver em outras regiões do corpo também. 

 

Eiii! Já pensou em fazer uma cirurgia plástica? Quer ver as melhores fotos de antes e depois? Clique no banner abaixo e faça parte do maior grupo com resultado de plástica nos seios, barriga e rosto!

 

Mama Acessória

 

Qual é a aparência da mama acessória?

 

Sua aparência não é igual a de uma mama comum, mas é caracterizada por ser muito semelhante ao excesso de gordura axilar, decorrente do ganho de peso. 

 

mama axilar
A mama acessória é muito parecida com gordura nas axilas.

 

Ou seja, é uma massa volumosa, que pode ser comprida ou não. 

 

Por isso, muitas vezes o autodiagnóstico é errado, já que é fácil acreditar que as axilas são apenas inchadas ou que sofrem com o excesso de gordura. 

 

A grande diferença é que, a polimastia costuma incomodar, trazendo alguma dor em certos períodos do ciclo menstrual. 

 

Para ficar mais claro, tenha em mente que a mama acessória tem glândulas mamárias nas axilas, já a axila gordinha, tem tecido adiposo. 

 

Por isso, o tratamento para ambos os casos é diferente. Se trata-se apenas de gordura subcutânea, a técnica certa é a cirurgia de lipoaspiração

 

Como diagnosticar a glândula mamária na axila

 

glandula mamaria axila
O diagnóstico de polimastia deve ser feito com um profissional da área médica.

 

A primeira coisa a se fazer é marcar uma consulta com o médico mastologista ou com um cirurgião plástico. 

 

Esse profissional vai pedir exames para identificar se há glândulas mamárias nas axilas ou se o inchaço é composto apenas de células adiposas (gordura)

 

Os exames podem incluir: 

 

  • Ultrassonografia
  • Mamografia
  • Radiografia

 

Caso o médico identifique que se trata de polimastia, é recomendado a retirada do tecido mamário com a cirurgia de mama acessória. 

 

Pois, apesar de não apresentar riscos graves, a mama axilar pode causar incômodo, desenvolver câncer de mama, assim como os seios, e causar desconforto psicológico por conta da axila gorda. 

 

Juntos, médico e paciente vão decidir qual é a melhor estratégia de tratamento, seja por uma questão estética ou de saúde física.

 

Mas saiba de antemão, que não existem remédios para tratar a mama acessória, a técnica cirúrgica é a única forma de extrair o tecido mamário. 

 

Mama acessória e o câncer 

 

Por conter glândulas mamárias, a mama acessória pode contrair câncer, apesar de ser uma ocorrência extremamente rara. 

 

De acordo com um relato de caso publicado pela Secco Jung – Clínicas Integradas (saiba mais no link), o câncer na mama extranumerária ocorre em 0,3% dos casos. 

 

Por ser tão raro, médicos não recomendam retirar a polimastia como um método preventivo de câncer. Geralmente, a cirurgia de mama acessória é feita por questões estéticas ou de desconforto físico. 

 

Conheça a cirurgia para mama acessória 

 

A cirurgia de terceira mama é simples e dura em torno de 40 minutos a 1 hora e meia.

 

O anestesista aplica a anestesia local com sedação ou a anestesia geral. Depois, o cirurgião plástico faz um pequeno corte para a retirada da mama axilar.

 

Quando a cirurgia terminar, a paciente será liberada no mesmo dia e deve seguir todas as recomendações médicas para ter um pós-operatório tranquilo.

 

A cicatriz fica localizada na axila e com o tempo pode até passar despercebida, dependendo de cada tipo de pele, é claro.

 

Cirurgia de mama axilar com mastopexia

 

cirurgia mama acessoria
Remover a glândula mamária das axilas e retirar flacidez mamária, é possível.

 

Lembra da Nath? 

 

Depois de muito pensar, ela decidiu realizar a cirurgia de mama acessória

 

No consultório da Dream Plastic ela teve uma boa surpresa: descobriu que poderia retirar a glândula mamária da axila e levantar os seios, eliminando o excesso de pele que já a incomodava há algum tempo.  

 

A Nath sempre foi um pouco gordinha e isso, junto com suas tentativas de “emagrecer” as axilas, fez com que ela vivesse perdendo e ganhando peso, o famoso efeito sanfona. 

 

Suas mamas eram flácidas e caídas. E por que não fazer as duas cirurgias no mesmo dia? Afinal, ela descobriu que a diferença de preço entre as duas era tão pouca. 

 

Feliz da vida, Nath fez a cirurgia de mama acessória em conjunto com a mastopexia. Saiba mais sobre a retirada de flacidez mamária no link! 

 

Pós-operatório da cirurgia de mama acessória

 

Após o procedimento para a retirada da glândula mamária na axila a recuperação é relativamente rápida, porém, a paciente deve ficar duas semanas afastada das suas atividades rotineiras.

 

Para tudo voltar ao normal, será preciso seguir todas as orientações médicas, como:

 

  • Ter cuidado ao movimentar os braços, evitando movimentos bruscos
  • Dormir de barriga para baixo durante 1 mês
  • Evitar pegar peso

 

A orientação mais importante após a retirada da glândula mamária na axila é evitar movimentar os braços, pois qualquer gesto mais brusco pode afetar na recuperação, interferindo nos pontos e na cicatrização.

 

Além disso, os médicos recomendam que as pacientes recém-operadas coloquem um absorvente nas axilas para deixar a região mais seca.

 

Mama acessória: preço da cirurgia em 2021

 

O preço da cirurgia de mama acessória varia entre R$12.321,00 e R$20.713,00 nas melhores clínicas de São Paulo (Setembro/2021). O valor é influenciado pelos honorários médicos, clínica, hospital e materiais utilizados.

 

mama acessoria cirurgia preco
Veja o preço médio da cirurgia de polimastia!

 

Ah, caso você faça algum tipo de mamoplastia, a cirurgia de mama acessória entra como um bônus, e você paga apenas um valor de cirurgia. 

 

Mama acessória axilar: veja o antes e depois

 

O antes e depois da cirurgia de mama acessória axilar, são axilas magras, sequinhas, sem inchaço ou glândulas mamárias. A cirurgia também faz bem para a autoestima, que fica elevada, e a mulher não sente mais a vergonha de levantar os braços ou de usar blusas e vestidos de alcinha. 

 

mama acessoria axilar
Veja como fica o resultado da cirurgia de polimastia!

 

Hoje, com um ano de operada, a Nath se sente com a autoestima extremamente elevada. 

 

Agora, ela pode incluir em seu guarda-roupa peças como: vestido tomara-que-caia, blusinha frente-única, regatinhas e outras roupas que mostram as axilas.

 

Além de ver seus seios levantados e firmes. Ah, antes de operar, a Nath encontrou o ambiente perfeito para ver fotos e resultados de cirurgia plástica. 

 

Foi lá que ela se sentiu acolhida, compartilhou medos e fez novas amizades! 

 

Faça parte do maior grupo de cirurgia plástica

 

Já imaginou fazer parte de uma comunidade só com mulheres, compartilhando fotos de antes e depois de cirurgias plásticas?

 

A Dream Plastic criou esse ambiente e, hoje, ele já conta com mais de 85 mil participantes! 

 

Para entrar, basta clicar no banner abaixo, responder as 3 perguntas obrigatórias e enviar a sua solicitação. 

 

Ah, respondê-las é fundamental, porque nós fazemos uma monitoria para barrar perfis fakes e homens, começando com a análise dessas perguntas. 

 

Tudo para criar um ambiente seguro para você.

 

Clique no banner abaixo e prepare-se para ver fotos do antes e depois da mama acessória bilateral:

 

Mama Acessória

 

Como escolher uma boa clínica para corrigir a polimastia

 

Agora que você já sabe que o único tratamento que funciona para acabar com a polimastia é a cirurgia de mama acessória, precisa entender que existem alguns critérios que você deve seguir para a cirurgia ser um sucesso. 

 

Leve cada um deles muito a sério, porque o seu resultado e segurança dependem deles. 

 

Imagine escolher a clínica errada e ter que fazer o retoque da sua mama acessória, não gostar do resultado ou passar raiva toda a vez que precisa de suporte médico. 

 

É uma situação bem chata que pode ser evitada. 

 

Confira:

 

Tenha uma cirurgia de  mama axilar segura… 

 

  • Operando com cirurgiões experientes: que tenham estudado nas melhores universidades, com resultados comprovados e certificados pela SBCP.
  • Dentro de hospital: focados em cirurgia plástica com estrutura completa e fiscalização.
  • Com anestesistas especializados: para dar assistência para a paciente da consulta pré-anestésica até a cirurgia.
  • Vasta equipe de cirurgiões e enfermeiras: para oferecer todo o suporte que você precisa.
  • Atendimento 24 horas: para urgências e emergências.
  • Disk Enfermagem: canal direto com enfermeiras para a paciente tirar dúvidas e receber orientações em casa.
  • Em uma clínica com: ambiente grande, equipamentos de primeira linha, esterilizados à nível de hospital.

 

Conheça a melhor clínica de cirurgia plástica

 

mama auxiliar
Se livre da gordura nas axilas com a Dream Plastic!

 

Ah, se você acha impossível encontrar uma clínica que segue à risca todos esses itens, saiba que NÃO É. 

 

A Dream Plastic tem todos esses benefícios e muito mais. 

 

Por isso, somos conhecidos como a clínica mais elogiada pelas mulheres no Brasil.

 

Somos líder em recomendações no ElogieAki e contamos com mais de 1.000 avaliações no Google

 

Prova disso é o depoimento da Simone Aparecida Bueno na plataforma do Elogie Aki: 

 

 

Quer resultado bonito, em uma cirurgia segura, sem dores de cabeça? Vem pra Dream! 

 

Chega de axila inchada

 

polimastia axilar
Conquiste axilas perfeitas!

 

Você está pronta para acabar de vez com a polimastia, deixando as suas axilas mais bonitas? E se sentir livre para levantar os braços sem constrangimento? 

 

Então, marque uma avaliação com um dos nossos cirurgiões plásticos especialistas!

 

Esse é o momento ideal para descobrir se a cirurgia de mama acessória realmente é para você. E, de quebra, receber um orçamento personalizado com o preço exato.

 

É só clicar no botão do WhatsApp no topo da tela e marcar uma consulta com nossas consultoras. 

 

É fácil, rápido e sem compromisso. 

 

Te esperamos na Dream. ❤

 

 

Gostou do artigo sobre Mama Acessória? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!