A prótese de silicone é um tipo de implante que pode ser usado em algumas áreas, sendo a mais comum a prótese mamária.
Historicamente os seios são símbolos de feminilidade, o que torna comum o desejo de mulheres com peitos pequenos aumentar o volume.
Só que chega uma hora que as mesmas percebem que truques e dietas malucas para aumentar os seios não funcionam e a prótese de silicone passa a ser a saída ideal para realizar o sonho dos seios fartos.
Infelizmente, ainda existe um estigma com as cirurgias plásticas, em especial com o silicone. “Fica artificial”, “A cirurgia é perigosa” ou até “Você perde a sensibilidade”.
Mas calma! Você vai descobrir toda a verdade sobre a prótese de silicone neste texto e vai deixar de postergar o seu sonho.
Somos a Dream Plastic, clínica especializada que já realizou o sonho de mais de 45 mil mulheres nestes últimos 17 anos. Vem com a gente descobrir tudo sobre a prótese de silicone!
- O que é a prótese de silicone?
- Para quem é indicada a prótese de silicone na mama?
- Tudo que você precisa saber antes de colocar silicone!
- Como é o pré-operatório para colocar silicone?
- Como é a cirurgia de prótese de silicone?
- Como é o pós-operatório da cirurgia de prótese de mama?
- O que interfere no resultado da prótese de silicone na mama?
- Quais os melhores sutiãs para quem tem prótese de silicone?
- Onde encontrar clínicas para colocar prótese de silicone?
O que é a prótese de silicone?
A prótese de silicone é um implante sintético que visa aumentar o volume da região onde é inserida, como por exemplo as mamas. Na mamoplastia de aumento, o implante é responsável por gerar volume, melhorar a assimetria e remover alguma pequena flacidez do seio, além de poder reconstruir a mama em alguns casos.

O resultado da cirurgia de prótese mamária são seios mais redondos e marcados e, em casos de reconstrução dos seios em pacientes com patologias, deixar as mamas naturais e mais cheias.
Atualmente as próteses são extremamente seguras e não necessitam de trocas de 10 em 10 anos como era solicitado para as próteses mais antigas, sendo somente necessário em casos de contratura capsular e ruptura.
Para quem é indicada a cirurgia de prótese de silicone?
A cirurgia de prótese de silicone é indicada para mulheres que desejam aumentar o volume da mama, diminuir o aspecto de assimetria mamária ou de pequena flacidez. Além disso, o implante mamário é recomendado para casos de reconstrução mamária em situações de câncer ou traumas físicos.

Para estes casos, uma pesquisa realizada pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica e publicada na SciELO mostra que nos casos de reconstrução mamária com prótese de silicone em pacientes que realizaram a mastectomia (retirada da mama) devido ao câncer obteve 92,5% de satisfação com a cirurgia.
Isso significa que, além da prótese de silicone ter o poder de melhorar a autoestima de mulheres que desejam aumentar os seios, é possível também transformar a vida de outras milhares de mulheres que sofrem com a retirada da mama devido a uma patologia ou algum trauma.
Quem não pode colocar silicone?
A cirurgia de prótese de silicone não é indicada para mulheres grávidas ou puérperas e que ainda estejam amamentando. O implante mamário também não é recomendado em casos onde a mulher possui alguma enfermidade na mama ou cujo os seios ainda não estejam completamente desenvolvidos.

De qualquer forma, o ideal é consultar um cirurgião especialista para verificar se é possível realizar a operação.
Tudo que você precisa saber antes de colocar a prótese de silicone
É normal que antes de colocar silicone algumas dúvidas surjam, até porque você precisa saber sobre o tamanho da prótese, o tipo e até mesmo qual a técnica que pode ser utilizada.
E para te ajudar a descobrir mais sobre cada um desses pontos indispensáveis para a sua cirurgia, respondemos os principais pontos:
Como escolher o tamanho da prótese de silicone?
Existe uma larga variedade de tamanhos de silicone para os seios, e para definir qual o ideal para cada caso, o cirurgião escolhe em conjunto com a paciente, levando em consideração alguns pontos, como as medidas do tórax, a espessura da pele e o estilo de vida da mulher.

No Brasil os volumes mais comuns variam entre 280ml e 350ml, mas é possível encontrar tamanhos de silicone que vão de 150 ml até 1 litro, sendo estes considerados tamanhos especiais que dificilmente são usados.
Para te ajudar a escolher o tamanho do seu silicone, fizemos um guia completo que você pode acessar no link.
Quais são os tipos de silicone mamário?
Os tipos de prótese de silicone são divididos em 5, sendo eles: Perfil Baixo, Perfil Moderado, Perfil Alto, Perfil Super Alto e Perfil Anatômico. A escolha do tipo de prótese varia de acordo com o desejo da paciente e seu biotipo.

Diferente do que muitas mulheres acreditam, não é somente o tamanho da prótese de silicone que pode deixar os seios marcados ou mais naturais, o tipo da prótese tem papel fundamental nessa definição.
Por exemplo, uma prótese de volume menor de perfil alto fica mais marcada do que uma de volume maior de perfil super alto.
Prótese de silicone por cima ou por baixo do músculo?
As próteses de silicone podem ser alocadas com diferentes técnicas, sendo por cima do músculo, por baixo do músculo ou entre a fáscia, sendo essa última técnica conhecida como subfascial ou Dual Plane.

Assim como o tipo das próteses, o local de alojamento do implante também tem papel para deixar o resultado mais natural ou marcado, sendo a técnica subfascial a junção dessas técnicas.
CURIOSIDADE
Nos casos de pacientes que desejam realizar a técnica fast track recovery, ou recuperação em 24h, o tipo de alojamento da prótese deve ser a Dual Plane.
Quais são as formas de colocar silicone?
Existem algumas formas de colocar prótese de silicone, pela axila, aréola e inframamária, sendo esta última a mais indicada. E a decisão da técnica que será usada deve ser tomada em conjunto com o cirurgião responsável.

A forma de colocar silicone é o que define como e onde fica a cicatriz da cirurgia, no link nós mostramos como ficaria essa marquinha.
Como é o pré-operatório para colocar silicone?
Alguns cuidados que a paciente deve ter no pré-operatório, como evitar a exposição à fumaça, não consumir bebida alcoólica nos dias anteriores e realizar os exames pré-operatórios solicitados pelo cirurgião.

Além disso, a realização da APA (Avaliação Pré-Anestésica) deve ser realizada dias antes do procedimento pelo anestesista responsável pela sua operação.
Durante a APA você pode tirar suas dúvidas sobre o dia da cirurgia e sobre o processo de anestesia. É importante exigir o seu direito à Avaliação Pré-Anestésica para se sentir melhor e mais confiante sobre a cirurgia.
Quais são os exames necessários para prótese de silicone?
Geralmente, os exames necessários para prótese de silicone são: eletrocardiograma, hemograma completo, coagulograma, ultrassom de mamas e mamografia. Além desses, outros podem ser solicitados conforme as necessidades da paciente.
O que a clínica de silicone precisa oferecer?
Uma clínica de silicone precisa oferecer suporte desde o pré ao pós-operatório, contando com médicos experientes, cirurgias seguras e realizadas dentro de um hospital e uma equipe completa para atender toda a recuperação.
Ou seja, é preciso garantir que a clínica atende os seguintes requisitos:
- Cirurgiões especialistas: É necessário que a clínica tenha uma equipe completa de especialistas em Cirurgia Plástica, com excelentes formações e que sejam membros ativos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Operação somente em hospitais: Operar dentro de hospitais experientes em Cirurgia Plástica, com vasto conhecimento nos processos de prótese de silicone (e nas demais cirurgias), garantindo segurança e apoio completo na operação;
- Suporte completo de pós-operatório: Conta com um atendimento diferenciado, 24h para urgências e uma equipe profissional de ouvidoria.
Como é a cirurgia de prótese de silicone?
Após a anestesia, é feita uma incisão, que pode ser feita abaixo da mama, na axila ou na aréola, então o silicone é alocado abaixo ou acima do músculo peitoral. Com o alojamento do implante é feita a sutura.
A cirurgia de silicone dura cerca de 1 hora e pode ser feita a partir dos 16 anos, quando os seios já estão formados.
Após isso, a paciente é encaminhada para a sala de recuperação pós-cirúrgica onde deverá ficar em observação até a liberação médica e, após a liberação a paciente segue para o quarto até a alta médica.
Qual a anestesia usada para a cirurgia de prótese de silicone?
A anestesia usada na prótese de mama é a peridural com sedação ou a local com sedação, sendo o uso da anestesia geral desnecessário e invasivo para a cirurgia de silicone e raramente usada.

Mas calma, a gente sabe que falar de anestesia pode ser um assunto que levanta muitas dúvidas, então para te ajudar a saber mais sobre o trabalho do anestesiologista na cirurgia plástica você pode acessar o link.
Colocar prótese de silicone dói?
Colocar silicone não dói, a verdade é que, durante a cirurgia a paciente está sedada e anestesiada e, por isso, ela não sente dores para colocar a prótese de silicone. Porém, após o efeito da anestesia passar, é possível sentir um leve desconforto na região.

Como já falamos acima, a anestesia te permite ficar bastante confortável durante todo o procedimento, por isso colocar silicone não dói.
Já o desconforto da cirurgia após o efeito da anestesia pode perdurar alguns dias, mas após cerca de uma semana a recuperação passa a ser bastante tranquila e sem dores.
Como é o pós-operatório do silicone?
O pós-operatório do silicone é bem tranquilo, a paciente precisará de repouso durante alguns dias para se recuperar da cirurgia até voltar às atividades. É possível que nos primeiros dias de recuperação do silicone a paciente note hematomas, inchaço e um leve desconforto que logo passa.
Como toda cirurgia, o silicone também precisa de cuidados durante a recuperação, como não levantar os braços ou pegar peso até a liberação médica, mas de forma geral, o pós-operatório costuma ser bastante tranquilo quando as recomendações médicas são seguidas.
A gente sabe que bate aquela insegurança na hora da recuperação, até porque tudo que a gente quer é um resultado lindo e com segurança.
E nada melhor do que ver mulheres que já realizaram o sonho da prótese nos seios para te inspirar e ajudar a saber mais sobre o pós-operatório.
Por isso, a Dream Plastic criou o maior grupo de cirurgia plástica do país, com mais de 120 mil mulheres que compartilham diariamente suas experiências e seus resultados com o silicone.
Para fazer parte é bem simples, basta responder 3 perguntinhas e aguardar sua entrada.
Quanto tempo depois de colocar prótese de silicone pode engravidar?
O indicado é que se espere pelo menos 6 meses para engravidar após a colocação da prótese. A gravidez altera o formato dos seios, podendo gerar flacidez e prejudicar o resultado final da mamoplastia de aumento.

A verdade é que o mais indicado é colocar a prótese depois da gravidez, já que a mesma pode corrigir alguma pequena flacidez deixada pela gestação. Contudo, a gente sabe que nem sempre isso é possível.
Por isso, aguarde até a recuperação total das mamas para engravidar.
Como fica a amamentação após a prótese de silicone?
A amamentação não é afetada pela prótese de mama na maioria dos casos, uma vez que o gel da prótese é altamente coesivo e não apresenta riscos para o bebê. Contudo, em casos onde a incisão da prótese é feita pela aréola é possível alguma obstrução na saída do leite materno.

Caso você deseje engravidar após a colocação da prótese de silicone, é necessário comunicar essa vontade para o cirurgião antes da cirurgia para que ele não realize a incisão pela aréola e corra riscos de obstruir os dutos mamários.
Pode estourar a prótese de silicone na mamografia?
As próteses modernas oferecem baixíssimos riscos de ruptura ao realizar a mamografia, já que são feitas de um gel coesivo bastante resistente. Porém, a paciente precisa avisar o técnico do exame que possui a prótese de silicone.

Nas próteses mais antigas o risco de ruptura ao realizar a mamografia é mais alto. Em todos os casos, para pacientes de prótese a compressão da máquina durante o exame costuma ser menor.
O que interfere no antes e depois do silicone?
O antes e depois do silicone é influenciado pelo tipo de implante, o perfil e o tamanho da prótese. Além disso, os cuidados tomados durante o pós-operatório também influenciam no resultado.

É claro que os cuidados que a paciente toma durante a recuperação são essenciais para um bom resultado, mas é importante também escolher uma clínica que possua um suporte completo de pós-operatório.
Isso garante que a paciente tenha assistência em casos de dúvidas e emergências que possam ocorrer durante a recuperação, como a abertura de um ponto, por exemplo.
Suporte completo no Pós-Operatório
Uma coisa é fato, imprevistos acontecem, e mesmo que a paciente esteja seguindo as orientações médicas à risca, é possível que ocorram algumas eventualidades, como pontos estourados ou até mesmo acúmulo de seroma.
Para isso é indispensável um excelente suporte da sua clínica no pós-operatório.
Infelizmente, a realidade muitas vezes é outra, com clínicas que não oferecem nenhuma assistência na recuperação fora dos horários agendados de retorno.
Sendo longe do ideal, veja:
- É importante que a clínica tenha uma equipe médica de cirurgiões, já que imprevistos acontecem e seu médico pode estar em outra cirurgia ou somente não consegue te atender com urgência. Uma equipe de cirurgiões garante que você tenha assistência em casos de emergências que possam ocorrer na recuperação.
- Possua uma central de urgências e emergências para tirar dúvidas e prestar os primeiros socorros e atendimentos em situações urgentes.
- Tenha uma equipe completa de enfermeiras especializadas em pós-operatório de cirurgia plástica que possam te auxiliar durante toda a sua recuperação de forma personalizada para o seu caso.
Depoimentos de quem colocou silicone no peito

É essencial que a clínica que você escolher tenha um vasto histórico de resultados comprovados, até porque ninguém mais compra nada sem ler avaliações antes, certo?
E não é diferente com a plástica.
Por isso, foque em encontrar depoimentos, fotos de antes e depois e avaliações da clínica de silicone para garantir que você está depositando o seu sonho nas melhores mãos.
Quer uma dica? Encontre grupos de mulheres que já operaram! Um ótimo exemplo é o grupo da Dream Plastic, afinal, são mais de 120 mil mulheres compartilhando diariamente depoimentos, resultados e dicas para um antes e depois incrível!
Quanto custa colocar silicone?
O preço da prótese de silicone pode variar de acordo com alguns fatores, como os honorários médicos, a taxa hospitalar e o volume da prótese de silicone. Por isso, o ideal é passar em avaliação médica para saber exatamente o valor para o seu caso.
Deixa eu adivinhar? Você está buscando uma média de valor do silicone para se organizar? No link você descobre o preço atualizado e tudo que envolve o orçamento.
Quais os melhores sutiãs para quem tem prótese de silicone?
Os principais modelos para sutiãs para quem tem prótese de silicone é o tomara que caia, com e sem bojo e aro e o strappy. Após a cirurgia, as mulheres buscam ousar mais nos modelos para se sentirem mais confiantes e bonitas.

Após turbinar os seios, muitas mulheres começam a pensar nos tipos de sutiã para quem tem prótese de silicone. Pois antes, somente alguns modelos como os de bojo, caiam bem.
Durante os 3 primeiros meses após a cirurgia, a recomendação de todo médico é o uso do sutiã pós-cirúrgico. Antes do dia da realização do procedimento, o cirurgião plástico vai recomendar uma marca e modelo para você.
Essa peça é uma grande aliada da mulher neste período, porque:
- Diminui o inchaço;
- Evita a flacidez;
- Melhora a cicatrização;
- Oferece sustentação.
Passado o pós-operatório, a paciente recebe alta médica. Então, fica livre para usar e abusar de peças que valorizam a região do busto.
Mas além da estética, o sutiã para quem tem prótese de silicone nos seios tem o objetivo de dar sustentação ao novo volume mamário.
#Dica:
Para o dia a dia, prefira sutiãs com alças largas. São mais confortáveis e dão um up na sustentação.
Onde encontrar clínicas para colocar prótese de silicone?

Há diversas clínicas que colocam silicone, porém, não são todas que possuem uma estrutura completa, essenciais para a qualidade e segurança.
Uma boa parte diz ter preços acessíveis e promoções exclusivas, mas não oferecem o suporte necessário, muito pelo contrário, algumas até te deixam na mão.
Anota aí o que uma excelente clínica de prótese de silicone precisa oferecer:
- Uma equipe médica completa;
- Que opera só em hospitais experientes em cirurgia plástica;
- Com uma equipe de anestesista própria;
- Suporte integral de uma equipe de enfermagem;
- Central de urgência e emergência.
Aqui na Dream oferecemos tudo isso e mais um pouco, não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, veja:

São mais de 17 anos realizando sonhos e contando com a melhor equipe de cirurgiões de São Paulo!
Faça como milhares de mulheres e venha conhecer a Dream!
Agende seu horário com um de nossos cirurgiões, é simples e sem compromisso, e você ainda ajuda no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, já que parte do valor é destinado ao GRAACC!
Não deixe seu sonho para depois! Clique AGORA no ícone do WhatsApp e agende a sua consulta.
Estamos te esperando para realizar o seu sonho!