Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Recuperação da mastopexia: 12 dicas para um pós-operatório rápido e seguro!

Atualizado em 29/05/2024 11:50

A recuperação da mastopexia é com certeza uma grande dúvida para quem está pensando em fazer uma cirurgia para levantar os seios ou acabou de realizá-la.

Questões sobre o pós-operatório, como quanto tempo de recuperação após a mastopexia e os cuidados necessários costumam gerar certo receio.

Mas apenas quando não sabemos o que esperar. Por isso, é super importante se informar, para realizar uma cirurgia consciente e tomar todos os cuidados necessários para ter o resultado lindo que você sonhou.

Ao ler este texto, você vai conhecer a recuperação da mastopexia nos mínimos detalhes!

Dúvidas sobre o inchaço, sutiã cirúrgico e o pós-operatório da mastopexia com prótese serão desvendadas. Aqui você vai encontrar muitas dicas para esse período ser tranquilo e depoimentos de mulheres que já passaram pela cirurgia e hoje curtem seu resultado.

Somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica Especializada em São Paulo mais recomendada entre as mulheres.

Continue lendo e confira:

Como é a recuperação da mastopexia?

A recuperação da mastopexia costuma ser bem tranquila e não é dolorida, mas é preciso ficar de repouso nos primeiros 15 dias, usar o sutiã cirúrgico, evitar movimentos bruscos e não levantar os braços na linha acima dos ombros durante o primeiro mês. As atividades do dia-a-dia costumam ser liberadas após 30 dias. 

Mulher com o dedo indicador da mão direita pensativa, imaginando como é a recuperação da mastopexia
O pós-operatório da mastopexia é uma fase fundamental para o seu resultado

A recuperação da mastopexia com prótese ou sem, é uma das etapas mais importantes da cirurgia plástica. É ela quem define o sucesso do resultado. E é quando você tem a oportunidade de evitar a maior parte dos riscos.

Nesse momento, você é tão responsável pelo antes e depois quanto a equipe médica, porque existem certos cuidados na mastopexia preventivos, que só você pode realizar.

Mas, é claro que, para cumprir bem o seu papel, é necessário receber as orientações de pós-operatório da mastopexia corretas.

E esse é um cuidado lá do início.

Por isso, até o final do texto vamos te dar as melhores dicas para escolher uma clínica médica experiente em recuperação da mastopexia e NÃO cair em ciladas.

Quais são as recomendações para o pós-operatório da mastopexia com prótese?

As principais recomendações para o pós-operatório da mastopexia com prótese são:

  • Ficar de repouso nos primeiros 15 dias;
  • Não realizar movimentos bruscos e carregar peso nos primeiros 30 dias;
  • Não dormir de bruços ou de lado durante o primeiro mês;
  • Usar o sutiã pós-cirúrgico por no mínimo um mês ou até a liberação médica;
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada, além de se hidratar bastante;
  • Evitar o uso do tabaco e bebidas alcóolicas.
Ilustração que mostra as principais recomendações do pós-operatório da mastopexia
Siga as recomendações direitinho

Lembrando, que esse tempo é apenas uma estimativa geral de algo que irá depender muito da forma como o seu próprio organismo reagirá, por isso, sempre consulte seu médico.

Se você realizou apenas a cirurgia para levantar os seios, pode estar se perguntando se as dicas deste texto valem para o pós-operatório da mastopexia sem prótese também.

E a resposta é sim!

Em alguns momentos vamos pontuar detalhes, que são os cuidados após mastopexia com prótese específicos para proteger o implante de silicone.

No entanto, o tempo de recuperação da mastopexia com prótese e a maioria dos cuidados são basicamente os mesmos.

Veja a seguir as 12 principais dúvidas sobre a recuperação da mastopexia!

#1 Quanto tempo demora para desinchar os seios na recuperação da mastopexia?

Após a mastopexia os seios ficam inchados e demoram de 2 a 3 meses para desinchar completamente. Mas há a opção de realizar sessões de drenagem linfática no pós-operatório para acelerar o tempo natural e ver o resultado da cirurgia mais rapidamente.

O que causa inchaço na recuperação da mastopexia?

Toda cirurgia causa um trauma cirúrgico, o que provoca um processo inflamatório no corpo e acúmulo de líquido. É natural e não apresenta riscos. Entre os sintomas dessa inflamação estão o inchaço após a mastopexia, a dor e os hematomas. São reações esperadas e, com os cuidados certos na recuperação, são de curta duração.

2# Por quanto tempo usar o sutiã pós-cirúrgico para mastopexia?

No primeiro mês após a mastopexia, o sutiã pós-cirúrgico deve ser usado o tempo todo, até para dormir. No segundo mês, a orientação muda para o tempo de 12 em 12 horas até liberação médica. Ele ajuda o tecido a cicatrizar no formato correto, protege a incisão da mastopexia e reforça a sustentação das mamas.

Mulher usando o sutiã pós-cirúrgico
Conheça os detalhes do sutiã pós-cirúrgico na mastopexia.

Saiba mais detalhes sobre a incisão da mastopexia aqui!

A escolha do tamanho do sutiã pós-cirúrgico deve ser bem pensada

Somente um cirurgião plástico experiente pode fazer a indicação certa para o novo tamanho do seu sutiã após mastopexia com prótese ou sem.

Essa peça não deve ficar larga e nem apertada ao ponto de machucar a sua pele.

Na Dream Plastic, temos um estoque com diferentes tamanhos de sutiãs pós-cirúrgicos de mastopexia à disposição das nossas pacientes.

São oferecidos 2 tamanhos e, no dia da cirurgia, o médico escolhe o que melhor se adequa aos seus novos seios.

Depois, no primeiro retorno do pós-operatório da mastopexia, é só trocar o número que não foi escolhido pela peça certa e utilizá-las todos os dias, conforme a recomendação médica.

3# Para que serve a drenagem na mastopexia?

A drenagem linfática serve para aliviar os sintomas do processo inflamatório, como o inchaço após mastopexia, edemas e as dores. Além disso, também ajuda a acelerar a cicatrização e o resultado, a eliminar o seroma e desfazer fibroses. Esse procedimento deve ser realizado por um fisioterapeuta especialista em Dermato Funcional.

Esse tipo de procedimento, por ser feito em uma região recém-operada, requer conhecimentos específicos, por isso, apenas a faça com um profissional preparado e experiente em Cirurgias Plásticas.

Para entender melhor o que é a fibrose e como evitá-la, clique no link!

4# É comum ter sangramento na recuperação da mastopexia?

É comum sair sangue pela incisão após o procedimento. Mas caso ele seja expelido em grande quantidade, num tom vermelho vivo e os seios começarem a inchar rapidamente, é recomendado buscar ajuda médica. Nesse caso, o médico pode realizar uma cauterização dos vasos para normalizar o sangramento após a mastopexia.

Mãos com luva fazendo um curativo para evitar sangramento na mastopexia
O sangramento na recuperação da cirurgia plástica pode acontecer.

5# É normal ter hematomas após mastopexia?

É normal ter hematomas após a mastopexia. É um efeito esperado no pós-operatório de qualquer mamoplastia, porque se trata de um sintoma do processo inflamatório natural que foi causado pelo procedimento. Geralmente, permanecem na pele por 2 semanas, sumindo aos poucos. 

Como falamos acima, o hematoma após a mastopexia vai clareando aos poucos, até sumir completamente. Não é necessário fazer nenhum tipo de tratamento, mas o uso de gelo e pomadas pode ser feito, para que acelere um pouco o processo.

6# Fast track recovery na mastopexia funciona?

Fast track recovery na mastopexia não funciona, é apenas uma jogada de marketing para vender uma promessa falsa de pós-operatório rápido. Ela consiste em realizar exercícios de reabilitação logo no início da recuperação da mastopexia com prótese, visando promover a movimentação dos membros superiores sem comprometer o resultado da cirurgia.

Mulher olhando brava para o lado direito, pensando se o fast track recovery na mastopexia funciona
Fast track recovery é uma técnica nova, descubra se funciona!

O fast track recovery na mastopexia é uma técnica usada para vender uma recuperação acelerada, na qual a paciente pode voltar às suas atividades cotidianas em apenas 24 horas.

No entanto, o mais indicado é tomar as medidas de prevenção e deixar a natureza trabalhar da melhor forma possível.

Isso porque o organismo tem o seu próprio tempo para lidar com a reação inflamatória da cirurgia, ele age espontaneamente e, não há nada que se possa fazer para retornar ao seu estado natural em 24 horas com segurança.

7# Pode levantar os braços após a mastopexia?

Não pode levantar os braços a partir da altura do ombro após a mastopexia, porque ao executar esse movimento o músculo peitoral é movimentado. Esse cuidado deve ser seguido por cerca de 1 mês. Porém, os braços não devem ficar imóveis por conta do risco de problemas circulatórios.

Portanto, dos ombros para baixo, movimente os braços regularmente de forma leve e sem fazer grandes esforços físicos.

8# Como tratar o seroma na recuperação da mastopexia?

Seroma é a forma líquida da reação inflamatória natural do corpo ao ocorrer algum tipo de lesão na pele, tem a cor amarelo avermelhada e não costuma representar perigo no pós-operatório da mastopexia. Quando aparece em muita quantidade, pode ser utilizado o dreno, punçado ou aspirado, para eliminar esse líquido.

Há também a opção de realizar sessões de drenagem linfática para acelerar esse processo.

Para saber em ainda mais detalhes o que é, porque o seroma na mastopexia acontece e as formas de tratamento, clique no link!

9# Vou sentir muita dor no pós-operatório da mastopexia?

As dores no pós-operatório da mastopexia são de nível leve a moderado e não costumam ser um problema. Além disso, o cirurgião receita analgésicos para aliviar eventuais desconfortos. A dor pode ser mais forte dependendo do tipo de anestesia aplicada, e quando a prótese colocada na mastopexia está por trás do músculo.

Mulher com a mão no olho esquerdo, pensando na dor do pós-operatório na mastopexia com prótese
As dores no pós-operatório podem ser facilmente aliviadas com certos analgésicos.

A dor no pós-operatório da mastopexia com prótese, costuma ser um pouquinho maior quando o implante é colocado por baixo do músculo, técnica usada quando se procura uma aparência mais natural ou a paciente é muito magra e tem a pele mais fina, por conta do espaço que precisa ser criado para encaixá-la.

10# Como dormir após a mastopexia?

Após a cirurgia de mastopexia é proibido dormir de lado e de barriga para baixo pelos próximos 60 dias, porque essas posições podem prejudicar a cicatrização e amassar a prótese de silicone na recuperação da mastopexia. Essa recomendação previne o deslocamento da prótese e sangramento.

Ilustração mostrando como dormir após mastopexia, de barriga para cima e com a cabeça elevada, não de lado
Conheça as recomendações para dormir do jeito certo após a mastopexia!

No geral, a recomendação é:

  • A partir de 21 dias pode ser liberado para dormir de lado;
  • Após 3 meses dormir de barriga para baixo é permitido.

11# Quando posso voltar a fazer atividade física após mastopexia?

O tempo de repouso após a mastopexia em relação à atividade física é rigoroso. Em média são:

  • Exercícios aeróbicos de baixo impacto com as pernas são permitidos após 40 dias. Exemplo: bicicleta e esteira;
  • Após 60 dias a musculação com os membros inferiores (pernas) é liberada.
  • Atividade física após mastopexia com alto impacto, mais intensa e musculação com os membros superiores são liberadas a partir de 4 meses.
Mulher fazendo atividade física após mastopexia
Na recuperação da mastopexia é necessário passar algum tempo sem treinar.

Apesar da necessidade de repouso após mastopexia, é importante ressaltar que isso não significa que você deve ficar completamente imóvel.

Mantenha o corpo em movimento, fazendo leves caminhadas pela casa, mas sem realizar grande esforço físico.

Ficar acamada na recuperação da mastopexia com prótese ou sem pode gerar trombose de cirurgia plástica.  Saiba como evitar no link!

Outras dicas para o tempo de repouso do pós-operatório da mastopexia

  • Voltar a dirigir é liberado após 2 semanas;
  • Com 30 dias você começa a voltar para a sua rotina normal.

12# Como fazer curativo na recuperação da mastopexia?

O curativo da mastopexia é colocado logo após o término da cirurgia, e a paciente deve tomar os devidos cuidados nos primeiros banhos para não molhá-lo.

Mas, como fazer o curativo da mastopexia não deve ser uma preocupação imediata, pois a equipe de enfermagem da clínica será a responsável por lidar com eles e te ensinar os cuidados necessários para manter a incisão sempre limpa e seca.

Dicas para ter uma recuperação tranquila na mastopexia!

Mulher de regada preta, olhando para baixo durante os cuidados da mastopexia
Descubra como ter um pós-operatório seguro na mastopexia!

A recuperação da mastopexia pode ser segura e tranquila, desde que algumas medidas sejam tomadas lá no início.

Na hora de escolher a sua clínica médica.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas dicas que com certeza aumentarão a suas chances de ter um pós-operatório na mastopexia com prótese SEM ERROS!

Confira:

Cirurgião plástico experiente

Quanto mais cirurgias plásticas foram realizadas pelo cirurgião plástico, mais pós-operatórios ele se responsabilizou e mais experiência ele adquiriu.

Portanto, esse profissional tem a técnica necessária para evitar erros na recuperação da mastopexia com prótese e para tratar complicações em caso de imprevistos, garantindo assim, a sua SEGURANÇA e um RESULTADO lindo!

Uma dica para você se certificar dessa experiência é verificar se ele tem o título de especialista em Cirurgia Plástica e buscar por avaliações na internet.

Não há nada melhor do que saber a opinião real de pacientes que passaram por ele!

Olha só esse antes e depois de uma paciente da Dream:

Antes e depois de paciente da clínica Dream Plastic, que realizou uma mastopexia
Antes e depois da paciente da Dream G. Assis

Obs: nenhuma foto de antes e depois pode ser vista como promessa de resultado, pois corpos diferentes levam a resultados únicos.

Já pensou em encontrar várias mulheres que passaram e sabem como é a recuperação da mastopexia com prótese e sem?

Participe do maior grupo de cirurgia plástica com pacientes do Brasil, já são mais de 120 mil pacientes compartilhando histórias, fotos, indicações e resultados.

Basta clicar no banner abaixo, responder a 3 perguntinhas (são elas que garantem a sua aprovação, pois fazemos uma monitoria para barrar homens e perfis fakes) e aguardar a sua aprovação.

Mastopexia Recuperação

A equipe de recuperação da mastopexia deve ser ampla

A equipe médica da clínica deve ser composta por enfermeiras e fisioterapeutas especialistas em Cirurgia Plástica. Com, no mínimo, 10 profissionais.

Dizemos isso porque alguns consultórios médicos acabam deixando a paciente sem assistência, afinal, todos são humanos e não é possível estar disponível o tempo todo. Então, quando existe apenas um ou dois profissionais, isso pode acontecer.

Outros fazem a própria secretaria realizar os cuidados no pós-operatório da mastopexia!

O que é extremamente perigoso pela falta de instrução desses profissionais.

Também é importante que haja um serviço de atendimento direto com a equipe de enfermagem, para esclarecer dúvidas e resolver urgências e emergências.

Aqui na Dream Plastic temos o Disk Enfermagem, um canal de comunicação direto em que você encontra suporte o dia todo.

Foi esse o caso da B. Gusmão, que compartilhou via Facebook:

“Fiz mastopexia com prótese submuscular … dor apenas no primeiro dia, mas nada que o remédio indicado não resolvesse, nos demais dias absolutamente 0 dor … as meninas do disk enfermagem ficam de prontidão a todas as dúvidas do pós através do telefone e WhatsApp. Eu perguntei muiito porque gosto de compreender cada sinal do meu corpo. Meus sinceros agradecimentos a todos … tratamento de primeiro mundo”.

No geral, a estrutura de pós-operatório deve conter…

  • Registro na ANVISA;
  • Infraestrutura completa;
  • Materiais de primeira linha;
  • Respeito às regras de higienização e esterilização;
  • Equipe médica ampla, com enfermagem, fisioterapia e cirurgiões plásticos;
  • Serviço de atendimento 24 horas;
  • Equipe de Ouvidoria para resolver impasses entre médico e paciente;
  • E, é claro, muita experiência.
Mulher de regata laranja feliz com a sua recuperação da mastopexia com prótese
Garanta uma mastopexia segura e com o resultado que você merece!

Aqui na Dream Plastic, nós estamos comprometidos em realizar sonhos há mais de 17 anos e realizamos cerca de 2.000 consultas de pós-operatório por mês!

Assim, conseguimos criar protocolos de segurança exclusivos, que tornam a recuperação da mastopexia com prótese muito mais segura e eficaz.

Se você está pensando em erguer as mamas e ainda não conhece a nossa estrutura clínica e equipe, é só clicar no botão do Whatsapp, marcar uma avaliação e vir nos conhecer sem compromisso nenhum.

Estamos te esperando! ❤


Gostou do artigo sobre Mastopexia Recuperação? Ajude mais pessoas com esse conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!