Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Lipoescultura: descubra como tirar a gordura da barriga e colocar no bumbum!

Atualizado em 03/10/2023 11:55

A lipoescultura certamente faz parte do seu sonho para conquistar um corpinho definido e escultural do jeito que você sempre sonhou?

Chega mais!

Esse tipo de cirurgia de contorno corporal é capaz de deixar o seu corpo cheio de curvas e livre daquela gordurinha que marca sua roupa.

Então, se você…

  • Se incomoda com a gordura da sua barriga (ou em qualquer parte do corpo);
  • Sente falta de ter mais volume no bumbum;
  • E quer usar um vestido tubinho e ficar linda…

Está no lugar certo!

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em cirurgias plásticas em São Paulo.

Continue lendo até o final! Você vai descobrir tudo sobre como remover a gordura da barriga e fazer a lipoenxertia glútea com segurança!

Esclareça suas dúvidas!

O que é lipoescultura?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica modeladora, na qual é feita a remoção da gordura localizada por meio de uma cânula. Essa gordura aspirada é tratada e colocada em outra parte do corpo, a fim de aumentar o volume da região. A lipo é indicada para dar curvas e contorno corporal ao corpo.

cirurgia tira gordura coloca outro lugar
Você já pensou em fazer uma lipoescultura?

Em nenhuma hipótese essa cirurgia deve ser realizada para emagrecer.

Pois a quantidade de gordura a ser retirada é entre 5% e 7%. Essa porcentagem, para pacientes que desejam emagrecer, não é satisfatória. E remover mais gordura do que o permitido pode tornar a cirurgia perigosa.

Ah, o cálculo feito para descobrir quanto deve ser retirado de gordura é com base no IMC (índice de massa corporal) ideal da paciente, e não do peso atual. E quando os médicos desrespeitam essa regra, os riscos como hemorragia e desidratação aumentam. E é por isso que esta cirurgia não é recomendada para pacientes acima do peso ou obesas.

O que é lipoenxertia nos glúteos?

A lipoenxertia nos glúteos é uma forma de reparar, definir, reduzir ou aumentar o volume da região do bumbum sem a utilização de próteses. Nessa técnica o cirurgião plástico utiliza a gordura corporal da própria paciente para enxertar as células de gordura na área.

tirar gordura barriga colocar gluteo
Remover a gordura da barriga e colocá-la no bumbum é uma das cirurgias mais procuradas pelas mulheres.

A cirurgia para colocar gordura no glúteo tem diferenças e benefícios quando comparada com o silicone no glúteo. Sem contar que essa técnica é mundialmente reconhecida e muito elogiada.

Já a gluteoplastia, a cirurgia de aumento do bumbum com próteses, conta com outras técnicas, ainda que tenha o mesmo objetivo da lipoenxertia.

Conheça as principais diferenças entre cada procedimento:

LipoesculturaGluteoplastia 
Mais barataMais cara
Não existe

possibilidade de rejeição

Existe

possibilidade de rejeição

Utiliza a gordura

do próprio corpo

Utiliza próteses

de silicone

O tamanho

diminui com o tempo

O tamanho

não diminui com o tempo

Tamanho não previsívelTamanho previsível

A quantidade de gordura a ser enxertada nos glúteos varia de acordo com cada caso e não há limite de gordura a ser enxertada, esse fator vai depender da anatomia de cada paciente. O cirurgião plástico usa um protocolo de contagem para garantir que ambos os lados fiquem com o mesmo volume.

Se você tiver assimetria, o médico, propositalmente, coloca quantidades diferentes para minimizar a desigualdade entre os lados.

tirar gordura da barriga e colocar no gluteo
O resultado da lipoenxertia é transformador!

Quais as diferenças entre a lipoescultura e lipoaspiração?

Tanto na lipoaspiração quanto na lipoescultura o cirurgião remove a gordura por meio de cânulas finas de sucção, mas na lipo convencional essa gordura é descartada, enquanto na lipoescultura parte dessa gordura é tratada e utilizada para modelar o corpo.

corpo marcado lipoescultura
Diferença entre lipoescultura e lipoaspiração!

Quer saber mais sobre a lipoaspiração? Clique no link e descubra!

Uma nova técnica de lipoaspiração que tem dado o que falar é a lipo HD, que tem como objetivo a retirada de gordura de forma não uniforme, justamente a fim de modelar o corpo, assim como na lipoescultura, mas sem o aumento do volume.

Em quais partes do corpo é possível fazer a lipoescultura?

É possível fazer lipoescultura nas seguintes regiões:

  • Barriga;
  • Flancos;
  • Papada;
  • Costas;
  • Culote;
  • Pernas;
  • Braços;
  • Púbis.

A gordura retirada na lipoescultura pode ser aplicada nos:

  • Glúteos;
  • Pernas;
  • Face;
  • Lábios vaginais.

Quando o objetivo da cirurgia é a estética, quase sempre a gordura é enxertada no bumbum. Mas, ainda que em raros casos, a cirurgia também pode ser feita para reparar algum tipo de deformidade do corpo.

Quando optar por uma lipoescultura de enxerto?

É possível optar por uma lipoescultura de enxerto quando há uma gordurinha sobrando no abdômen, cintura, flancos e outras partes do corpo e se deseja aumentar os glúteos, por exemplo, sendo a opção mais procurada pelas pacientes.

Para quem é indicada a lipoescultura?

A lipoescultura é indicada para pacientes com peso saudável para a estatura e biotipo, ou somente com alguns quilinhos a mais. Pessoas com doenças que NÃO estão sob controle, como diabetes, hipertensão ou doenças autoimunes não são aconselhadas a passar pelo procedimento.

mulher expressão triste
Saiba quando passar pelo procedimento!

Além disso, a cirurgia não será indicada em casos de pacientes obesas e acima do peso. Porque, além de aumentar os riscos, há a possibilidade de gerar flacidez no local de remoção da gordura.

Em alguns casos, é possível passar por uma LIPOASPIRAÇÃO e reduzir a flacidez, isso se a técnica for combinada com aparelhos como o renuvion ou o bodytite, que possuem tecnologia inovadoras para este problema.

Como é o pré-operatório da lipoescultura?

Os principais cuidados antes da lipoescultura são:

  • Pode ser necessário emagrecer para não ter problemas de saúde ou flacidez;
  • É importante parar de fumar semanas antes da cirurgia, pois o cigarro atrapalha a cicatrização;
  • Avise o médico sobre qualquer medicamento que você faça uso contínuo;
  • Não use esmaltes no dia da cirurgia, pois os médicos usam dedais para medir o nível de oxigênio durante a cirurgia.

É claro que seguir esses passos é de extrema importância para um resultado dos sonhos. Mas, para uma plástica de sucesso, você precisará escolher a melhor clínica de cirurgia plástica.

Cirurgia plástica é um assunto sério, pois se trata da sua saúde.

Preste atenção:

Experiência da clínica

A clínica de cirurgia plástica deve contar com um amplo histórico de resultados e segurança. Afinal, é isso que vai atestar a confiabilidade de toda a equipe médica, mas também da infraestrutura da clínica.

Ou seja, faça busca por recomendações de outras mulheres que já passaram pela cirurgia e tiveram bons resultados.

Para você saber mais sobre a experiência da clínica, é mais que necessário buscar saber sobre histórico de resultado e segurança. E sabe como é possível fazer isso? Fazendo parte do maior grupo sobre cirurgias plásticas do país! É só clicar no banner abaixo:

Lipoescultura

Vale lembrar que o grupo é exclusivo para mulheres, já com mais de 115 mil participantes! Por isso, é necessário responder algumas perguntinhas para que nossos moderadores atestem que o seu perfil é compatível com o grupo.

Cirurgião plástico especialista

O cirurgião plástico especialista é um profissional com vasta experiência, e que tem autorização da SBCP para realizar cirurgias plásticas.

Para você ter uma ideia, segundo o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), 97% dos médicos processados por erros em procedimentos cirúrgicos, não eram especialistas.

Para ter certeza que a sua clínica contrata apenas cirurgiões especialistas, faça o seguinte:

  1. Entre no site da SBCP
  2. Clique em “Encontre um cirurgião”
  3. Clique em “Buscar”
  4. Preencha as informações do campo de busca, digitando o nome completo ou parcial sem acento
  5. Selecione a categoria especialista
  6. Selecione o estado no qual o cirurgião plástico trabalha
  7. Clique em “Buscar”

Se aparecer o cadastro do médico, ele é um especialista!

Avaliação pré-anestésica

A avaliação pré-anestésica, ou APA, é uma consulta que deve acontecer antes do dia da cirurgia modeladora.

Na APA, o anestesista vai avaliar o estado clínico da paciente, e fazer o seu planejamento de segurança.

Fora isso, na consulta a paciente toma conhecimento de qual anestesia tomará no dia da cirurgia e entende melhor como o procedimento acontecerá.

Local onde é feita a cirurgia

Toda cirurgia plástica deve ser realizada em um hospital com unidade de tratamento intensivo (UTI) e altíssimas condições de higiene, essa é uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

É dessa forma que os riscos diminuem, tendo em consideração que a maior causa de problemas advindos de cirurgias plásticas como a lipoaspiração e lipoescultura são decorrentes do fato desses procedimentos serem realizados em clínicas ou consultórios particulares.

Como é feita a lipoescultura?

A lipoescultura é feita a partir de uma marcação na pele da paciente, no local de onde a gordura será retirada. Em seguida, aplica-se a anestesia e o soro fisiológico. A gordura em excesso é removida e tratada. E depois, injetada nas nádegas ou em outra parte do corpo.

cirurgia lipoescultura
Conheça o passo a passo da lipoescultura!

Os anestesistas experientes em cirurgia plástica optam pela anestesia peridural com sedação. Esta alternativa anestésica é melhor, quando comparada com a anestesia local e geral, pois:

  • Reduz o sangramento;
  • Diminui o risco de trombose venosa profunda;
  • Proporciona menos dor para a paciente no pós-cirúrgico.
ficha técnica lipoescultura
Principais informações sobre a lipoescultura

Quanto tempo dura a lipoescultura?

A cirurgia de lipoescultura tem duração média de 3 horas, dependendo da quantidade de gordura a ser lipoaspirada. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indica que esta cirurgia seja feita a partir dos 18 anos de idade. Porque antes disso o corpo ainda está em formação.

tirar gordura barriga colocar gluteo
Apesar de demorada, a Lipoescultura é uma cirurgia simples.

Mas, em alguns casos, o cirurgião plástico pode liberar a cirurgia a partir dos 16 anos.

Como é a recuperação da lipoescultura?

O pós-cirúrgico da lipoescultura exige alguns cuidados específicos e o tempo oscila conforme o volume de gordura aspirado. A evolução acontece dia após dia e, em média, após 1 mês você estará livre de restrições. A sensação de desconforto e as dores mais intensas devem ocorrer nos dois primeiros dias após a cirurgia.

pos cirurgico lipoescultura
O pós-operatório é uma das etapas mais importantes.

No pós-operatório a paciente se torna uma grande responsável pelo resultado final da cirurgia, afinal, caso não siga as recomendações à risca da lipoenxertia glútea pode afetar a aparência do abdômen e do bumbum.

Sobre a internação, nem sempre é preciso passar a noite no hospital, mas é recomendado permanecer internada entre 12 e 24 horas.

E pode haver inchaço e manchas de acúmulo de sangue entre os primeiros 15 a 21 dias! Veja como você deve seguir durante o pós-operatório da lipoescultura:

Infraestrutura de pós-operatório

Pode parecer que a parte mais importante de cirurgia é o procedimento em si, mas, na verdade, o pós-operatório também é um momento crucial, que acaba por definir o verdadeiro resultado final da lipoescultura.

Por isso, é importante que a clínica escolhida conte com a melhor infraestrutura de pós-operatório possível, com um atendimento personalizado, com profissionais dispostos para solucionar dúvidas ou problemas 24 horas por dia e também canais de urgência e emergência sempre disponíveis.

Faça repouso

Você precisa descansar nos primeiros dias após a cirurgia plástica.

Entretanto, não é recomendável ficar o tempo todo de repouso. E em nenhuma hipótese você deve ficar de cama.

Por isso, caminhe pela casa algumas vezes durante o dia. Sempre movimentando as pernas, mas sem realizar esforço físico.

Isso ajuda na circulação do sangue, evitando complicações como a trombose ou embolia pulmonar.

Use a cinta modeladora

Na fase pós-cirúrgica da lipoescultura com enxerto no glúteo, é importante utilizar a cinta indicada pelo seu médico, durante os primeiros 60 dias.

A cinta pós-lipo tem um papel importante no antes e depois da lipoenxertia.

Por isso, deve ser usada continuamente, sendo retirada apenas para tomar banho.

Evite esforços

Na recuperação da lipoescultura, você NÃO deve fazer esforços ou pegar peso durante cerca de 30 dias.

E isso inclui atividades físicas, como musculação e aeróbica.

Respeitar este período é importante para não exercer pressão nas áreas de enxerto e prejudicar o resultado e a cicatriz.

O retorno às suas atividades de rotina, que inclui o retorno ao trabalho, deve ser liberado após 14 dias.

A lipoescultura dói muito?

O pós-cirúrgico da lipoescultura dói, assim como o da lipoaspiração. Mas, felizmente, a paciente estará medicada para aliviar o desconforto. Geralmente, a dor permanece entre 7 e 10 dias.

Quanto tempo dura a recuperação de lipoescultura?

As fases de recuperação da lipoescultura duram:

Internação24 horas
DorEntre 7 e 10 dias
Atividades de rotinaApós 10 ou 14 dias
InchaçoEntre 15 e 21 dias
Esforço físicoApós 30 dias
Cinta modeladoraEm média 60 dias

Leia detalhes da recuperação da cirurgia de lipo aqui!

Como fica a cicatriz da lipoescultura?

A cicatriz da lipoescultura tende a ser pequena e discreta. Com cerca de 1 cm de dimensão. Afinal, o corte é feito no formato de pequenos buraquinhos para a passagem das cânulas. Mas, a longo prazo, a cicatriz tende a ficar quase imperceptível.

A lipoenxertia de gordura nos glúteos é reabsorvida com o tempo?

Nos meses seguintes, uma parte do enxerto no glúteo (de 40 a 60%) será reabsorvido pelo organismo. Ou seja, não há muita precisão do volume que ficará no final. O antes e depois definitivo da lipoenxertia, ou seja, o tamanho final dos glúteos, só é observado após 6 meses.

mulher lipoenxertia gluteos
Saiba quanto de gordura é reabsorvido na lipoenxertia!

Isso acontece porque é injetada uma gordura nos glúteos que o corpo, geneticamente, reconhece que não era para estar lá. Consequentemente, ele absorve e elimina.

Mas fique tranquila, esse reconhecimento não se trata de uma rejeição. E essa é uma das grandes vantagens de fazer o enxerto de gordura nos glúteos, com a gordura da barriga.

Ah, é importante ressaltar que não dá para ter certeza da quantidade exata que será reabsorvida. Pode acontecer em maior ou menor grau.

Diferentemente da prótese de glúteo, em que o volume colocado fica de forma permanente.

Tem que usar dreno depois da lipoescultura?

Tem que usar dreno depois da lipoescultura para eliminar o seroma e o soro fisiológico que ficam acumulados no pós-imediato da cirurgia. Ao longo dos dias, esses líquidos também serão absorvidos pelo sistema linfático e pela cicatriz.

dreno lipoescultura
Dreno é usado sim!

Como visto, o soro fisiológico é um dos motivos para a drenagem linfática ser obrigatória na recuperação da lipoenxertia de glúteos, já que causa inchaço na região operada.

A drenagem também é importante para:

  • Prevenir e tratar a fibrose;
  • Melhorar o resultado final;
  • Fazer com que o pós-cirúrgico seja mais tranquilo.

Qual o preço da lipoescultura?

O preço da lipoescultura para tirar gordura da barriga e fazer enxerto no glúteo e em outras partes do corpo, oscila em relação a experiência do cirurgião plástico, a qualidade dos insumos utilizados na cirurgia e a estrutura hospitalar.

enxerto gluteo valor
O valor da lipoescultura pode ser parcelado na maiorias das clínicas de SP.

Portanto, é importante buscar um equilíbrio entre o preço e o valor da cirurgia plástica modeladora. Quando nos referimos a valor falamos sobre a qualidade e segurança da clínica e equipe médica envolvida.

Porque de nada adianta escolher pagar barato na lipoescultura com enxerto no glúteo e colocar em risco a sua saúde ou ter um resultado feio.

O valor do enxerto no glúteo varia de mulher para mulher.

Sendo assim, é necessário passar por uma avaliação médica presencial para entender quais são as suas expectativas e fazer uma análise do seu corpo e então saber quanto custa uma lipoescultura.

Mas, para você não ficar na mão e começar a se planejar ainda hoje, fizemos uma pesquisa nas melhores clínicas de cirurgia plástica de São Paulo e calculamos a média de valor da lipoescultura. Acesse o link para conferir!

A lipoenxertia é mais cara do que a lipoaspiração?

O valor da lipoescultura é um pouco mais alto do que o da lipo convencional, contudo, é um valor que compensa, visto que o cirurgião irá realizar a enxertia da gordura tratada para modelar seu corpo.

Como é o antes e depois da lipoescultura?

O antes e depois da lipoescultura é, literalmente, um corpo escultural, sem gordura localizada e bastante definido. Além dos benefícios estéticos, o resultado da cirurgia permite que mulheres se sintam mais seguras e bonitas, seja na hora de usar uma roupa justinha ou colocar um biquíni para curtir o sol.

corpo definido lipoescultura
Se inspire para o seu resultado!

O resultado evolui gradativamente, e em média leva cerca de 6 meses para ver o resultado final da lipoescultura. Isso porque, além do inchaço e dos hematomas, há a absorção da gordura que foi injetada.

Saiba mais sobre o antes e depois da lipoescultura aqui!

Quais são os riscos da lipoescultura?

Os riscos mais comuns em tirar gordura da barriga e colocar no glúteo são:

  1. Fibrose: é um líquido meio amarelo avermelhado expelido pela região operada. Drenagens no pós-cirúrgico evitam esse problema. Saiba mais sobre a fibrose pós-lipo!
  2. Trombose: é a formação de coágulos sanguíneos no interior das veias. Na cirurgia plástica, é causada pela falta de movimentação na recuperação.
  3. Operar em ambiente não hospitalar: cirurgias feitas em clínicas e consultórios médicos não são seguras, porque não há a estrutura e uma equipe multidisciplinar para emergências e nem a fiscalização da Anvisa quanto às normas de higienização.

Ao escolher uma excelente clínica de cirurgia plástica e uma ótima equipe médica, você evita boa parte dos riscos da lipoenxertia.

Além disso, ao fazer uma análise pré-operatória detalhada e recebendo as orientações de pós-operatório, você consegue se prevenir de várias complicações.

Pode fazer abdominoplastia com lipoescultura?

Pode fazer abdominoplastia e lipoescultura juntas. A lipoescultura é ideal para quem tem gordurinhas localizadas, mas não serve para fazer a retirada de pele do abdômen. O procedimento ideal para chapar a barriga e deixá-la lisinha é justamente a abdominoplastia.

lipoabdominoplastia enxerto gluteos
O resultado da lipoabdominoplastia é uma barriga chapada e um bumbum empinado.

Ou seja, você pode fazer a abdominoplastia e lipoescultura no mesmo dia! Quer saber mais sobre a cirurgia que acaba com a barriga? Clique no link!

Mas, claro, essa escolha deve ser feita junto ao seu cirurgião plástico. Que precisará avaliar as suas condições clínicas para a realização do procedimento. Assim, o seu corpo ficará cheio de curvas, com o bumbum maior, definido e a barriga chapada.

A técnica consiste em realizar primeiro a lipoaspiração, eliminando o excesso de gordura. Em seguida, o médico realiza a lipoenxertia glútea. Colocando a gordura nas nádegas. E, apenas no final, é feita a retirada da flacidez com o procedimento de abdominoplastia.

Onde fazer lipoescultura em São Paulo?

O ideal para qualquer cirurgia plástica, inclusive a lipoescultura, é a sua realização em uma clínica com um amplo histórico de resultados e segurança, recomendada por várias mulheres, com infraestrutura de ponta, cirurgias realizadas somente em hospitais e equipe médica completa altamente capacitada: anestesistas, cirurgiões e enfermeiros.

medicos clinica lipoescultura sp
A Dream Plastic é uma das clínicas que mais opera no Brasil!

A Dream Plastic, além de todos os benefícios, tem a honra de ser a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres e garantir muitas estrelinhas no Google Review.

google review dream plastic
Conheça a clínica mais elogiada pelas mulheres!

Conheça mais sobre o que a Dream oferece:

Disk Enfermagem

A paciente tem a disposição toda a nossa equipe de enfermagem para tirar dúvidas, resolver problemas e oferecer suporte por meio do Disk Enfermagem.

Esse é um canal de dúvidas exclusivo, onde a paciente pode ligar a qualquer momento do dia e obter ajuda.

Nossa equipe de enfermagem adquiriu experiência com cirurgias plásticas, ao longo dos nossos 17 anos de clínica.

Também contamos com uma equipe de fisioterapia para realizar as drenagens linfáticas em um local conhecido e seguro para você.

Central de Ouvidoria

Para que a paciente não fique desamparada, também oferecemos uma Central de Ouvidoria Profissional.

Portanto, se você tiver algum problema com o atendimento, insatisfação com o resultado ou dúvida, tem a quem recorrer a qualquer momento.

Aqui, nós reunimos uma ampla equipe médica para avaliar o seu caso e resolver qualquer questão sem transtornos.

Anote essas dicas e, ao pesquisar pela sua clínica de lipoenxertia em SP, veja se ela atende a esses critérios.

Vale a pena realizar o sonho de tirar gordura da barriga e fazer lipoenxertia glútea?

Neste texto, você conheceu as principais informações sobre a cirurgia modeladora: como o valor, antes e depois, enxerto de gordura no glúteo e lipoabdominoplastia…

como tirar gordura barriga
Pronta para fazer a sua lipoescultura com enxerto?

Reveja o passo a passo da lipo, no infográfico que preparamos para você:

Pronto!

Agora você já está mais preparada para fazer uma escolha consciente.

Portanto, se você:

  • Tem gordura acumulada em alguma parte do corpo, mas não consegue eliminar com exercícios e dieta;
  • Sente vontade de aumentar o bumbum e deixá-lo mais evidente;
  • Deseja ter um corpo com curvas e usar vestidos, biquínis, roupas coladas e sentir-se bem;
  • Acredita que a sua vida vai melhorar após a cirurgia plástica.

Vale a pena passar em uma avaliação presencial com um cirurgião plástico especialista. (sem compromisso) 

Ele avaliará o seu corpo, te orientar e você vai descobrir se a lipoescultura realmente é para você.

Marque uma avaliação com a gente e venha conhecer a Dream Plastic!

Basta clicar no ícone do WhatsApp e conversar com uma das nossas realizadoras de sonhos. ❤️