1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)


Fibrose: 7 cuidados de prevenção após cirurgia plástica


Esclareça suas dúvidas!

fibroses

 

Você já ouviu falar da fibrose? Se você vem pesquisando sobre cirurgias plásticas, com certeza, viu alguns casos de fibrose, como evitar que isso aconteça ou outras coisas do tipo, não é?

 

Quando somos submetidos a cortes cirúrgicos, o organismo não regenera aquele tecido original, ele desenvolve um tecido diferente para restaurar aquela região, formando as conhecidas cicatrizes.

 

Se o paciente não faz um pós-operatório regrado, conforme as indicações médicas, fica mais disposto a formar fibrose. Ela é uma cicatriz interna que no momento de formação produziu muito colágeno e elastina, deixando a região endurecida e, algumas vezes, com nódulos.  Esse resultado se for leve não gera nenhum problema à saúde, porém, se for grave, causa encolhimento da pele, repuxamento, dor e outros desconfortos estéticos.

 

Para te ajudar nisso, nós separamos os 7 cuidados de prevenção após cirurgia plástica que serão decisivos para que você não desenvolva a fibrose no seu período de recuperação. Olha só!

 

Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose

 

Todos os cuidados indicados e todas as medicações recomendadas por seu cirurgião plástico devem ser seguidas com rigor. Essas atitudes serão decisivas para o sucesso de sua recuperação. Se elas não forem cumpridas, suas chances de desenvolver fibrose ficam muito elevadas.

 

Permaneça em repouso

 

Fique em repouso exatamente no período indicado por seu médico. Promover descanso a área operada é essencial para que ela seja cicatrizada de forma correta, não retenha líquidos, não inche e, principalmente, para que você não sinta dor.

 

Use a malha compressiva

 

Em diversas cirurgias plásticas é indicado o uso de malhas compressivas para preservar a região e estimular a cicatrização. Além disso, essa malha auxilia os tecidos a voltarem ao formato natural, evitando a fibrose.

 

Massageie a região após a cirurgia plástica

 

A massagem também estimula a cicatrização, principalmente a drenagem linfática, que elimina a retenção de líquido, diminui inchaços e possíveis hematomas.

 

Alimente-se de forma adequada

 

A alimentação é outro método de prevenção contra a fibrose. Alimentos ricos em ômega 3 e proteína, por exemplo, auxiliam no processo de cicatrização. Evite comer alimentos muito salgados e industrializados nos primeiros dias após a cirurgia.

 

Evite exposição solar

 

A exposição solar no primeiro mês de recuperação deve ser evitada. Além de causar manchas na região operada, os raios solares também podem facilitar o desenvolvimento de fibrose. Não se esqueça de sempre usar o protetor solar!

 

Não fume no pós-operatório

 

Não só no pós-operatório, mas desde semanas antes da cirurgia, você deve parar de fumar. A nicotina contribui consideravelmente para a formação de fibrose, por isso não deve ser consumida nesse período.

 

Evite consumir bebidas alcoólicas

 

Assim como a nicotina, as bebidas alcoólicas podem influenciar no processo de cicatrização de forma desfavorável. Para que isso seja evitado, semanas antes e depois da cirurgia, o consumo delas deve ser cortado.

 

Viu só?! Com atenção e cuidados com sua cirurgia plástica você pode evitar a fibrose. Não tenha medo e cumpra todas as recomendações de seu médico. Conte com a equipe especializada da Dream Plastic!

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!