Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Pós-operatório silicone: o guia completo de cuidados

Atualizado em 14/05/2024 11:37

O pós-operatório de silicone é uma das fases principais do processo de cicatrização após a cirurgia. É nele, que seu sonho é finalmente concretizado pois, a prótese encaixa e a cicatrização fica perfeita.

Esta fase é frequentemente cheia de emoções: esperança, ansiedade, antecipação e medo de arrependimento. E seguir o passo-a-passo do médico é essencial para não ter problemas.

É super importante seguir todas as instruções médicas, para garantir que você tenha RESULTADO com SEGURANÇA!

E, hoje, iremos te ajudar a descobrir tudo sobre o processo de pós-operatório de silicone.

Nós somos a Dream Plastic, e realizamos em torno de 100 a 120 cirurgias de implante de silicone todos os meses, com mais de 17 anos de experiência no mercado de cirurgia plástica.

Isso ao longo dos anos, nos permitiu desenvolver protocolos muito avançados, e otimizados, realizando o sonho de mais de 45 mil mulheres.

Se identificou e deseja saber mais para se sentir segura no seu pós-operatório? Siga com a gente!

Como é o pós-operatório de silicone?

O pós-operatório do silicone nos seios é muito tranquilo desde que a paciente tome alguns cuidados. Este período é para a recuperação da região operada, e é importante seguir as recomendações do seu médico.

Imagem de mulher de top preto no fundo branco, durante o pós-operatório de silicone
Acompanhe as dicas para um pós-operatório seguro

Até porque, o pós-operatório pode variar dependendo do tipo de cirurgia realizada e da paciente, mas geralmente segue algumas indicações necessárias:

Geralmente, o período principal da recuperação vai até o terceiro mês. Durante esses dias, você pode começar a perceber uma evolução na aparência dos seus seios, que tendem a ficar cada vez mais semelhantes à forma definitiva.

Existem algumas técnicas na cirurgia mais avançadas, que aceleram o processo de pós-operatório, e minimizam as cicatrizes.

O pós-operatório dói muito?

A dor não costuma ser intensa o médico prescreverá alguns analgésicos para ajudar nos desconfortos que possam surgir. Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal sentir mais desse incômodo, entretanto os desconfortos vão diminuindo à medida que a recuperação avança.

A sensação desconfortável é bem subjetiva, tanto que algumas pacientes alegam não sentir dor nenhuma. Mas é importante sempre acompanhar os sintomas e avisar seu cirurgião em caso de dores intensas ou outros desconfortos.

A posição da prótese influencia na dor no pós-operatório de silicone?

O que pode influenciar no grau de desconforto, é a posição da prótese. A dor costuma ser menor quando colocada por cima do músculo. Já quando é colocada por baixo do músculo, pode ser que a dor seja mais intensa.

Qualquer desconforto nesse sentido, costuma reduzir em 7 dias.

Como é a cicatriz do implante de silicone?

As maiores alterações que você verá na aparência da cicatriz, serão as mudanças na cor e espessura da cicatriz, dependendo de como foi feito o corte. São dados pontos internos para sustentação da prótese. Esses pontos diminuem a tensão de tecidos da região das mamas no decorrer do tempo.

silicone antes e depois, mostrando cicatriz abaixo das mamas
A aparência da cicatriz depende de fatores como a genética, exposição ao sol e repouso.

A aparência da cicatriz depende de vários fatores, incluindo a técnica cirúrgica utilizada, a qualidade da pele, a genética e como a paciente cuida das incisões durante o período de recuperação.

Para cuidar da cicatriz, o ideal é realizar a higiene de forma recomendada pelo médico e pela equipe de enfermagem, para assim a região se manter seca, e ter um resultado cirúrgico adequado.

Como é a cicatrização pós-cirúrgica de silicone?

O processo de cicatrização após a cirurgia de aumento dos seios, segue várias etapas, e é primordial o maior cuidado possível principalmente nos primeiros 30 dias. Para isso, é necessário seguir todas as orientações médicas. O processo geralmente inclui:

mulher em fundo rosa se perguntando sobre como é o processo de pós-cirúrgico de silicone
O processo pós-cirúrgico exige várias etapas, e é imprescindível que haja atenção em todas elas

– Fase inflamatória inicial: logo após a cirurgia, ocorre uma resposta inflamatória natural. Isso inclui o aumento do fluxo sanguíneo para a área operada. Durante essa fase, é comum verificar um inchaço maior, vermelhidão e sensibilidade.

– Formação de coágulos sanguíneos: para ajudar a estancar o sangramento, o corpo forma coágulos. Isso também ajuda a fornecer uma estrutura temporária para a formação de um novo tecido.

No geral, os primeiros 30 dias após a cirurgia são os mais importantes. Apesar de ser uma questão subjetiva, a mama costuma ficar com bem mais volume, mas é normal. Podemos contar que com 120 dias você estará pronta, para realizar praticamente todas as atividades.

Quais são os principais cuidados no pós-operatório de prótese de silicone?

Para que haja um pós-operatório tranquilo, é importante seguir à risca a orientação do seu médico. Como quanto aos procedimentos, de:

– Uso do sutiã pós-cirúrgico;

– Uso da faixa pós-cirúrgica;

– Trocas de curativos;

– Como são os primeiros banhos;

– Drenagem linfática;

– Se é necessária fisioterapia;

– Como é a alimentação ideal.

Qual a importância do sutiã pós-cirúrgico?

O uso do sutiã pós-cirúrgico de silicone, é crucial para uma recuperação adequada e segura. O sutiã dá o suporte necessário para oferecer uma firmeza aos seios, reduz o inchaço e também previne o deslocamento dos implantes durante a cicatrização.

Imagem de mulher usando o sutiã pós-cirúrgico, sem mostrar o rosto
O uso do sutiã pós-cirúrgico de silicone, é crucial para uma recuperação adequada e segura

Essa indicação também é fundamental para um resultado bem-sucedido após o procedimento. Clique aqui para saber mais!

Ele protege em totalidade a área cirúrgica, evitando movimentos bruscos que possam causar danos aos tecidos delicados que estão se recuperando. O conforto oferecido pelo sutiã, resulta em uma cicatrização com menos complicações.

O uso correto do sutiã também pode ajudar a garantir que os resultados estéticos desejados sejam alcançados, auxiliando na moldagem dos seios.

Quando usar a faixa pós-cirúrgica no pós-operatório de silicone?

Apesar de não ser recomendada em todos os casos, a faixa pós-cirúrgica pode ser indicada na necessidade de maior suporte aos seios. Ela também ajuda as mamas a baixarem mais rapidamente, durante a recuperação do pós-cirúrgico de silicone.

A faixa ajuda a reduzir o inchaço e mantém os seios no lugar, principalmente durante atividades que podem causar movimentos excessivos ou desconfortos.

Como deve ser a primeira troca de curativos?

A troca correta dos curativos, ajuda a manter a área do corte limpa e protegida, evitando que umidade e sujeira se acumulem na região. A falta de cuidado pode contribuir para o crescimento de bactérias, e levar a infecções sérias. O ideal é que a paciente fique aproximadamente 20 dias com os curativos, ou até a absorção completa dos pontos.

É fundamental seguir as instruções do seu cirurgião plástico e das enfermeiras que ficam à disposição, quanto à frequência e técnica correta de troca de curativos.

Aqui na Dream Plastic você conta com uma equipe de enfermagem super experiente, pronta para atender e orientar o melhor procedimento!

Como tomar banho no pós-operatório de silicone?

Para tomar banho após a cirurgia de silicone, é ideal que nos primeiros dias a paciente tenha algum acompanhante para ajudar no que for necessário para realizar a higiene. Geralmente, é permitido que a paciente tome o primeiro banho com acompanhante, após 24h da cirurgia.

Imagem de mulher tomando o primeiro banho após a cirurgia de silicone
É ideal que a paciente tenha algum acompanhante para ajudar nos primeiros banhos

É preciso fazer drenagem linfática

Ainda que não recomendada em todos os casos, a drenagem linfática após a cirurgia de implantes mamários oferece muitos benefícios. Esse processo ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas no organismo.

Preciso fazer fisioterapia no pós-operatório do silicone?

A fisioterapia tem um papel relevante quanto à reparação de alguns traumas e lesões que são normais na cirurgia. O método no pós-operatório é muito relativo, e varia de caso a caso.

Ela é indicada no caso de ajuste de postura e retorno gradual nos movimentos dos braços, até mesmo para auxiliar nos casos de dores por conta do movimento limitado no início.

Existe alguma indicação para alimentação?

É importante nos primeiros dias somente, evitar alimentos ultraprocessados. Dando preferência para legumes e carnes brancas, principalmente peixes que contém antioxidantes. Alimentos relevantes que ajudam no processo de cicatrização.

Quando vou ter alta do hospital no pós-cirúrgico do silicone?

Logo após a cirurgia, a paciente precisa ficar internada entre 6 a 12 horas aproximadamente, para que o efeito da anestesia passe completamente. Assim, o médico se certifica que está tudo bem com a paciente.

Ilustração de um relógio representando o tempo estimado do pós-cirúrgico de silicone
O tempo de internação após a cirurgia de implante de silicone é crucial para uma boa recuperação

O tempo de internação pode variar de acordo com a situação individual, e até para garantir que a paciente esteja segura e confortável para continuar a recuperação em casa.

Voltar para casa após a cirurgia

Voltar para casa após a cirurgia de forma segura, é parte crucial do processo de recuperação. É ideal neste caso, que a paciente:

  • Faça um planejamento antecipado de transporte para levá-la segura para casa, após a alta hospitalar. É muito bom envolver um amigo próximo ou membro da família para ajudar;
  • E claro, após chegar em casa, descanse e siga as orientações do médico quantos aos demais cuidados do pós-operatório.

Seguindo essas dicas, você pode voltar para casa de forma tranquila e segura!

Qual a posição certa para dormir no pós-operatório de silicone?

A melhor posição para dormir é de barriga para cima. Aqui vão algumas orientações gerais sobre o porquê ela é indicada, e também das posições que não se deve dormir:

ilustração mostrando que não pode dormir de lado no pós-operatório do silicone, mas sim de barriga para cima
Posição correta X posição errada para dormir após a cirurgia

1 – Dormir de Costas – É a posição mais indicada pelos cirurgiões, principalmente durante os primeiros dias ou semanas após a cirurgia de silicone. Essa posição ajuda a evitar a pressão direta sobre as mamas, e reduz qualquer desconforto.

2 – Evite dormir de lado – Essa posição pode gerar pressão nas mamas, e pode afetar resultados.

3 – Evite dormir de barriga para baixo – Isso também pode causar pressão sobre o implante, prejudicando o processo de cicatrização.

 

Depois de quanto tempo pode expor a cicatriz ao sol?

O recomendado é não expor a cicatriz ao sol antes de 30 dias, pois pode escurecer as cicatrizes. Isso acontece por conta do ferro do sangue, que ao receber raios solares, pode deixar a região mais escura.

mulher feliz tomando sol na cicatriz prótese silicone
Existe um tempo determinado para você tomar sol na praia sem preocupações. Conheça!

Por conta dos estágios iniciais da recuperação, a pele ao redor da cicatriz pode estar inchada e sensível. E para não agravar esses sintomas, é melhor evitar longos períodos de exposição direta.

Além disso, após cirurgias plásticas é muito comum o surgimento de hematomas, e ao expor ao sol, isso pode não curar totalmente e deixar manchas permanentes.

Vou perder a sensibilidade da pele?

Nos primeiros dias após a cirurgia de prótese de silicone, pode sim haver alterações na sensibilidade da região. No entanto, é importante destacar que a resposta de cada organismo é individual, isso quer dizer que a experiência de uma paciente, muitas vezes pode não ser de outra. Isso é temporário.

mulher em fundo branco se perguntando se o silicone tira sensibilidade depois do pós-operatório
Depende muito do tipo de incisão

O processo de sensibilidade também faz parte do processo de recuperação, isso ocorre porque o tecido mamário vai passar por um processo de alongamento muito grande.

Por isso, o essencial é sempre conversar com o seu médico e seguir todas as recomendações para uma boa cicatrização.

Quanto tempo dura o inchaço?

Em média, o inchaço reduz de 20% a 30% nas primeiras quatro semanas. No pós-operatório existem diferentes graus de inchaço. O inchaço visível leva por volta de 12 semanas para desaparecer. Mas esse tempo pode variar de acordo com características individuais da paciente, cuidados pós-operatórios.

ilustração mostrando o inchaço dos seios durante o pós-operatório do silicone
É comum que os seios desinchem.

O desaparecimento completo leva em média, entre 6 e 12 meses após a cirurgia. Porém, mesmo após os seios desincharem, não é bom deixar de seguir as recomendações do pós-operatório de imediato. O ideal é continuar com todas as indicações médicas.

Só após todo esse período é possível avaliar o resultado final da mamoplastia.

É normal inchar uma mama mais que a outra?

Sim, é possível que uma mama inche mais do que a outra no pós-operatório de silicone. Isso pode acontecer por conta da diferença anatômica de cada uma das próteses, como por exemplo: volume, densidade do tecido mamário e vascularização, o que pode afetar como elas respondem à cirurgia e ao processo de cicatrização.

As diferenças de inchaço são temporárias e tendem a se nivelar com o tempo à medida que o processo de cicatrização avança.

É importante comunicar qualquer preocupação com seu cirurgião plástico, pois ele pode fornecer orientações específicas e monitorar o progresso da recuperação.

Senti ardência no pós-operatório de silicone. O que fazer?

É normal e comum sentir ardência após a cirurgia, e isso faz parte do processo de cicatrização. A ardência tende a diminuir com o tempo, conforme o corpo se recupera.

mulher se perguntando se a ardência é normal, após a cirurgia de silicone
A ardência reduz com o tempo, mas qualquer outro sintoma é recomendado procurar seu médico

Porém, é muito importante comunicar todos os incômodos diferentes ao seu médico, principalmente se aumentar dor, vermelhidão e inchaço.

No caso de sentir falta de ar, o que pode ser?

A sensação de falta de ar ou dificuldade para respirar é subjetiva. No geral, a paciente se sente insegura ao puxar o ar, por conta da expansão do tórax. Mas basta ela puxar o ar por completo, que conseguirá respirar normalmente.

O desconforto inicial, também pode ser por conta dos drenos na região peitoral.

Mas é claro que, ao sentir algum desconforto incomum, é necessário que procure um médico.

Senti pontadas no pós-operatório de silicone. E agora?

A pontada no pós-cirúrgico é uma condição normal que pode ocorrer devido às mudanças na região afetada, por conta dos cortes que são feitos na região.

Pode ser causada pela acomodação do músculo também. E o sintoma tende a desaparecer em pouco tempo.

Quando a rotina volta ao normal?

As atividades normais precisam de um tempo ideal para retomar, em cada uma delas, e variam também caso a caso:

Dirigir14 dias
Exercícios físicos (membros inferiores)90 dias
Exercícios físicos (membros superiores)120 dias
Trabalhar3 dias (dependendo da locomoção)
  • Dirigir – Como exige movimento dos braços, é ideal que a paciente leve em torno de duas semanas para voltar a dirigir.
  • Exercícios físicos – No geral, em torno de 40 dias é possível retornar algumas atividades físicas. No caso de musculação dos membros inferiores, por exemplo, é permitido retornar de 2 a 3 meses. Já no caso dos membros superiores, em torno de 4 meses. E para caminhadas leves 1 a 2 meses.
mulher feliz fazendo exercícios físicos após silicone
No geral, em torno de 40 dias é possível retornar algumas atividades físicas.
  • Relações sexuais – Como a cirurgia não envolve o órgão genital, ela pode sim retornar às atividades sexuais, alguns poucos dias após a cirurgia. Porém, caso a mama seja utilizada, é necessário aguardar em torno de 120 dias.
casal feliz se perguntando se quem tem silicone pode apertar
Relações sexuais após a colocação da prótese de mama exigem alguns cuidados.
  • Trabalhar – Se a paciente tiver uma atividade de trabalho mais passiva, é possível retornar em poucos dias. Importante é a questão de locomoção até o trabalho, se ela dirige ou se usa transporte público.
mulher feliz trabalhando após prótese mama quantos dias repouso
O retorno ao trabalho é uma das maiores preocupações de quem faz a mamoplastia de aumento.

Pode fazer exames de rotina após a cirurgia de prótese de silicone?

As próteses não impedem a realização de exames de imagem, como Ultrassom e Mamografias, pois esses exames de imagem não têm sua visibilidade prejudicada.

Imagem de mulher dentro de um consultório médico, na mesa com o Dr. conversando e sorrindo.
Os exames anuais de rotina, são essenciais para todas as mulheres. E com a prótese podem continuar normalmente

Assim, para diagnosticar precocemente doenças, é indicado que as mulheres façam esses exames de rotina pelo menos uma vez no ano.

No caso da ultrassonografia, pode ser realizada a qualquer momento, após a cirurgia de prótese de silicone, e não prejudica o pós-operatório.

Para a mamografia, é indicada que seja feira após aproximadamente um ano após a cirurgia, pois ela realiza grandes pressões na mama, e deslocamentos do tecido dos seios. Por isso, é importante avisar antes o médico que irá realizar o exame!

Seroma – O que é e como tratar?

Um seroma é basicamente uma acumulação de fluído de proteínas. Ele pode se acumular em torno do local da incisão ou do implante. Isso ocorre simplesmente como resposta do corpo à cirurgia.

Geralmente, os seromas são tratados drenando o líquido acumulado e, em alguns casos, pode ser necessário tratamento adicional, como uso de antibióticos se houver risco de infecção.

É importante seguir as instruções do seu médico após a cirurgia e relatar quaisquer sintomas incomuns, como inchaço excessivo, dor ou vermelhidão na área do implante.

É normal ter Queloide no pós-operatório de silicone?

Os queloides são cicatrizes que crescem além dos limites da lesão original e podem ser elevadas, e às vezes causar coceira e desconforto. Eles são outra complicação possível no pós operatório de silicone.

mulher com queloide nas axilas por causa da prótese silicone seios
Queloides após a cirurgia de aumento de mamas podem aparecer em alguns casos, mas existe tratamento.

A fita de silicone, é uma alternativa para o caso, por manter a região umedecida, para inibir o colágeno em excesso. Mas se for extremo, a injeção de corticoide e betaterapia podem ser indicadas.

Realize seu sonho com a segurança que você merece!

Venha nos conhecer!

  • Somos a clínica mais recomendada pelas mulheres;
  • Equipe própria de enfermagem e fisioterapia que são experientes em pós-operatório de silicone, para te ajudar na sua recuperação;
  • Disk Enfermagem – um serviço exclusivo para você esclarecer dúvidas em casa durante o seu pós-cirúrgico. É só ligar e falar com nossas enfermeiras;
  • Temos cerca de 80 colaboradores para tornar o seu processo de cirurgia plástica seguro;
  • Contratamos apenas cirurgiões plásticos especialistas formados nas melhores universidades do Brasil, e que têm autorização da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) para operar.
Print do Google Review da Clínica de Cirurgia Plástica Dream Plastic
Clínica mais recomendada pelas mulheres

Para comprovar tudo isso, te convidamos a participar do maior grupo de cirurgia plástica do Brasil, com mais de 120 mil mulheres que compartilham suas experiências e resultados!

Clique abaixo para participar!

Pós-operatório Silicone

Agora que você já sabe de todos cuidados necessários para um resultado lindo, venha nos conhecer sem compromisso e tire todas as suas dúvidas.

CURIOSIDADE: Ao realizar o seu sonho na Dream Plastic você ajuda a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes com câncer, já que parte do valor da sua avaliação é destinado ao GRAACC.

Não adie mais o seu sonho! Agende um horário agora mesmo, com um dos nossos cirurgiões! Clique no botão no ícone do WhatsApp, e fale com a nossa equipe!