Pós-operatório silicone: quais são os cuidados? | Dream Plastic

Como é o pós-operatório silicone? Siga esses 10 cuidados e tenha uma recuperação de sucesso

Pós-operatório Silicone
Início » Cirurgia Plástica » Prótese de Silicone » Pós-operatório Silicone
Tempo de leitura: 11 minutos


Baixe seu e-book gratuito!

 

O que você pode fazer no pós-operatório de silicone? A recuperação é um assunto muito importante para o sucesso de qualquer cirurgia.

Não adianta pensar que ao colocar silicone, no dia seguinte você vai poder curtir uma praia ou ir para a academia. É preciso respeitar alguns limites que o corpo exige.

Quando falamos de pós-operatório de silicone a palavra-chave é REPOUSO. Nesse caso, evitar grandes movimentações na região operada.

Nos primeiros dias é preciso, inclusive, ter alguém que esteja pronto para te ajudar nas tarefas mais difíceis, como tomar banho, lavar o cabelo ou pegar algo que está no alto.

Os cuidados devem ser seguidos rigorosamente para aumentar as chances de um resultado satisfatório.

As duas primeiras semanas são as mais importantes da sua recuperação. Por isso siga corretamente as orientações médicas. Isso faz toda a diferença!

Continue lendo o texto para saber o tempo de recuperação silicone. Além dos cuidados que você deve seguir para ter uma recuperação mais tranquila.

 

Antes de falar do pós-operatório de silicone, você precisa saber…

 

 

Nenhuma paciente deve ser operada se as suas condições clínicas não forem devidamente avaliadas. Ou seja, o médico deve receitar alguns exames para verificar a segurança da anestesia e do procedimento.

Por exemplo, se for constatado que a paciente tem anemia, ela não deve ser operada.

Isso porque a anemia é um sinal de que há algum problema em seu organismo. Mas calma isso não é considerado uma doença, apenas um alerta.

A anemia é caracterizada pela redução dos glóbulos vermelhos no sangue. E estes têm a função de levar o oxigênio do pulmão até os tecidos. A sua ausência pode causar o mau funcionamento cardíaco e cerebral.

Para uma pessoa que vai passar por um procedimento cirúrgico, ter anemia pode causar a redução dos glóbulos vermelhos.

Portanto, se a paciente tinha anemia e mesmo assim foi operada, o seu caso de falta de glóbulos vermelhos pode agravar. Consequentemente, isso aumenta os riscos de surgir problemas de oxigenação.

Vale lembrar que qualquer procedimento cirúrgico tem os seus riscos, mas você pode tomar algumas atitudes para evitá-los. As principais para a cirurgia de mama são:

  • Escolher um cirurgião plástico habilitado pela SBCP
  • Optar por uma clínica de cirurgia plástica experiente em casos de prótese de mama
  • Verificar se há uma consulta com o anestesista dias antes da cirurgia
  • Certificar que o procedimento cirúrgico será realizado em um hospital

As 10 dúvidas sobre silicone e pós-operatório que toda mulher tem

O pós-operatório de silicone é uma das etapas mais importantes da cirurgia plástica. É quando a paciente, finalmente, assume o controle mais ativo do processo e se torna responsável por boa parte do resultado final.

Para tornar esse processo de recuperação ainda mais fácil, nós da Dream Plastic separamos as dúvidas que toda mulher tem após a cirurgia de prótese de mama. Você tem que conferir, olha só!

 

#1 Qual o tempo de recuperação silicone?

 

tempo de recuperação silicone

 

O tempo de recuperação após a cirurgia de silicone pode variar de acordo com o lugar que o implante foi alojado (por baixo ou por cima do músculo).

As pacientes que tiveram o implante colocado na posição submamária tendem a ter uma recuperação menos dolorosa e com retorno mais rápido a rotina. Ao contrário do pós-operatório silicone submuscular.

Esta diferença acontece, pois na submamária o médico não tem a necessidade de descolar o músculo para colocar o implante.

Entretanto, para ambos os casos, os cirurgiões plásticos da Dream Plastic orientam que as pacientes tenham atenção redobrada durante os 20 primeiros dias.

Para ajudá-la a obter um melhor resultado após a cirurgia, separamos os principais cuidados no pós-operatório de silicone que você deve seguir. Veja:

  • 2 semanas sem mexer ou levantar o braços
  • 2 semanas sem carregar peso
  • 2 semanas sem dirigir
  • 1 mês sem dormir de lado ou de barriga para baixo
  • 1 mês sem fazer exercícios físicos (depois está liberado apenas da cintura para baixo)
  • 2 meses sem fazer exercícios da cintura para cima

 

Afinal, quantos dias de repouso após cirurgia de prótese de silicone?

A questão sobre quanto tempo de repouso após cirurgia de silicone deve ser explicada pelo médico. Já que a paciente não deve fazer repouso absoluto.

Esta é uma questão importante, pois algumas pessoas acreditam que durante o pós-operatório mamoplastia de aumento será necessário passar grande parte do tempo deitada ou sentada. Mas esse pensamento está equivocado.

O repouso absoluto não deve acontecer, pois pode causar complicações como a trombose e a embolia pulmonar. Por isso o recomendável é que a paciente faça pequenas caminhadas durante o dia.

O mais importante é lembrar de não levantar os braços ou fazer qualquer esforço na região operada.

 

#2 Por que é preciso ter cuidado ao movimentar os braços durante a recuperação de prótese de mama?

 

As mamas estão apoiadas em cima do músculo do peito e por isso há uma relação direta com o movimento dos braços.

Sendo assim, qualquer movimento dos braços também movimenta a área operada. Isso atrapalha na recuperação e na cicatrização.

A qualidade da cicatriz de prótese de silicone é uma preocupação tanto dos cirurgiões quanto das pacientes. Então para evitar uma cicatriz de prótese de silicone larga, mantenha os braços quietos.

Mas o que você pode ou não fazer com os braços no pós-operatório de silicone?

  • Deixe o cotovelo grudado no tórax, sem abrir os braços.
  • Faça movimentos lentos, dentro dos limites recomendados pelo médico.
  • Dobre o cotovelo, sem problemas, para escovar os dentes.

 

#3 Sutiã pós-cirúrgico silicone

 

 

Ainda no hospital, minutos após o término da cirurgia, o médico pede que seja colocado o sutiã especial, que deve ser usado por, no mínimo, 60 dias.

O sutiã pós-cirúrgico silicone funciona como um curativo compressivo, ou seja, tem o objetivo de comprimir a ferida para que ela não venha a sangrar.

Após colocar a prótese, a paciente estará com uma espécie de ferida por dentro da sua mama. Já que algo foi implantado ali. Por isso é necessário que haja uma compressão para que essa ferida possa ser cicatrizada e diminuir a chance de sangramento.

Também serve para diminuir a dor pós-operatória.

Após a cirurgia você vai perceber que o primeiro banho é sempre mais difícil. Isto porque ficar sem o sutiã cirúrgico gera um desconforto grande. Já que o peito não terá mais aquele apoio, a prótese vai pesar na pele e causar dor.

Por isso, os médicos recomendam o uso de um sutiã de alta compressão que evita esse desconforto no pós-operatório de silicone.

NÃO usar o sutiã após a cirurgia de silicone pode causar:

  • Deslocamento da prótese
  • Seroma e sangramento
  • Dores intensas
  • Flacidez na região

 

Sendo assim, quanto mais tempo você usar o sutiã após a cirurgia de silicone melhor será o seu resultado. Você deve usar o tempo todo (24 horas) durante os primeiros dois meses. E ao longo da vida, o máximo possível, inclusive na hora de dormir.

Você deve estar se perguntando: qual o melhor sutiã pós cirúrgico?

O sutiã após implante de silicone NÃO deve ser aqueles tradicionais. Os modelos de pós-operatórios são feitos em materiais antialérgicos e sem armação de metal para não machucar a região.

De qualquer forma, o médico que indicará o melhor modelo e tamanho.

 

#4 Como dormir no pós-operatório de silicone?

 

 

Pode até ser desconfortável nos primeiros dias, mas é obrigatório dormir de barriga pra cima. Evite dormir de lado ou de bruços, por mais ou menos 45 dias.

Este é um cuidado importante pelo simples motivo: se dormir de barriga pra baixo a prótese será amassada. A pressão do corpo fará os implantes de silicone se deslocarem e pode até haver sangramento na região da cicatriz.

Como saber se a prótese de silicone deslocou? Veja aqui.

 

#5 Pós-operatório de silicone: inchaço dura quanto tempo?

 

Inchaço no pós-operatório de silicone é normal, ele aparece dias após o procedimento. Em alguns casos, o inchaço está relacionado com a grande retenção de líquido e por isso a paciente deve passar pela drenagem linfática pós-operatório mama.

A drenagem pós-operatório de silicone ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio da urina. A massagem também serve para remover os hematomas, proporcionar mais conforto para a paciente e prevenir a formação de fibroses.

Apesar de oferecer muitos benefícios, a drenagem pós-operatório silicone não é indicada em todos os casos. Por isso pergunte ao seu médico e, caso seja necessário, realize o procedimento somente com profissionais especializados em pós-operatório de silicone.

 

#6 Quanto tempo demora para a prótese de silicone descer?

 

Logo após a cirurgia é comum que a prótese de silicone esteja mais alta, principalmente, nos casos de submuscular.

Essa sensação de a prótese estar mais alta pode acontecer em ambos os seios ou em apenas um. Isso é normal! Por isso que os cirurgiões plásticos recomendam o uso de uma faixa pós-cirúrgica para implante mamário.

Essa faixa vai forçar os seios a descerem e ficarem na posição correta. Proporcionando um colo bonito, estabilidade da prótese de silicone e uma aparência esteticamente agradável.

Os médicos podem recomendar o uso da faixa por um período médio de 30 dias.

 

Quer conversar com mulheres que colocaram prótese de silicone nas mamas? Participe de um grupo exclusivo no Facebook! Conheça um pouco mais sobre as experiências daquelas que já fizeram uma mamoplastia de aumento na Clínica Dream Plastic, em São Paulo. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

 

#7 Silicone pós-operatório: quando posso voltar a pegar sol?

 

pos operatorio silicone cuidados sol

 

A paciente deve ser orientada logo no início da sua recuperação de silicone que o sol deve ser evitado por algum tempo. Não é permitido se expor ao sol durante os 30 dias após a cirurgia de prótese de mama.

Esse tempo pode prolongar por até 60 dias, dependendo da orientação do médico responsável pela cirurgia plástica.

O sol é capaz de escurecer a cicatriz de prótese de silicone e as equimoses – aquelas manchas roxas – que podem ficar permanentemente na pele. Por isso é importante esperar até que os hematomas desaparecem.

Uma vez passadas todas as manchas roxas (em torno de três semanas) a paciente pode pegar sol com protetor solar e protegendo a área da cicatriz.

IMPORTANTE: a cicatriz de prótese de silicone deve ser exposta ao sol (sem biquíni) somente após 1 ano.

 

#8 Na recuperação de silicone é permitido voltar a malhar?

 

recuperação de silicone

 

A recuperação após prótese de silicone exige principalmente que a paciente fique 2 semanas sem fazer movimentos bruscos com o braço. Sendo assim, voltar a malhar terá que esperar um pouco.

Basicamente, durante 30 dias a paciente deve evitar levantar o braço acima de 90°C, pois a região ainda está sensível.

As atividades leves, como esteira, caminhadas e bicicleta ergométrica, podem começar após 40 dias. Mas nada de abusar!

A musculação para trabalhar ombros, peitoral e costas só é liberada após 3 meses de cirurgia. Entretanto, não deve começar com uma carga alta de peso. O ideal é ir aumentando aos poucos até alcançar os volumes mais altos.

Outra dúvida é se quem tem silicone pode praticar atividades de alto impacto, como a corrida. A recomendação é que a paciente faça esse tipo de exercício somente após 45 dias. Além de praticá-los com um sutiã justo que garanta a sustentação das mamas, para evitar o sobrepeso da pele e o desenvolvimento de estrias.

 

#9 Como evitar o surgimento de estrias no pós-cirúrgico de silicone?

 

pós cirurgico silicone

 

A probabilidade de a prótese de mama dar estrias é maior em mulheres que colocaram um tamanho de silicone maior do que a pele pode aguentar.

Por isso é importante seguir as orientações do médico em relação à escolha do tamanho da prótese. Pois, ele avalia o volume a ser implantado, a idade da paciente e se ela já tem estrias.

Durante o pós-operatório de silicone a principal recomendação para evitar as estrias é hidratar sempre a pele. Mas o médico vai orientá-la e indicar o melhor creme ou óleo corporal para reforçar a hidratação da região.

 

#10 Quando retornar a vida sexual após cirurgia de silicone?

 

Sexo depois da cirurgia plástica não é uma prioridade. Afinal, a mulher está preocupada em ver o resultado logo e se ver livre das dores e dos pontos.

Mas uma hora surge a dúvida: Quanto tempo após a cirurgia pode voltar a ter relações sexuais? Será que é seguro?

Segundo os cirurgiões da Dream Plastic, a vida sexual deve retornar após três semanas.  Mas esse período pode aumentar caso surja alguma complicação, como abertura dos pontos ou infecção.

Entretanto, mesmo após esse período, a paciente deve ter cuidado e ficar de barriga para cima. Em todo caso, converse com seu cirurgião antes de tomar qualquer atitude, afinal de contas cada caso é um caso!

 

Respeite o tempo de recuperação silicone

 

pos cirurgia silicone

 

O pós-operatório mamoplastia de aumento muitas vezes é temido pelas mulheres, principalmente, quando não há uma supervisão médica adequada.

Porém, essa é uma preocupação desnecessária se os cuidados depois da cirurgia forem seguidos com rigor. E, claro, se a paciente tiver escolhido uma clínica que ofereça assistência durante todo o período de recuperação de silicone.

Por exemplo, aqui na Dream Plastic, para facilitar o contato com a equipe de enfermagem a paciente pode utilizar o Disk Enfermagem. Este é um canal exclusivo e direto para esclarecer dúvidas sobre o pós-operatório de silicone de mama.

Os mais de 10 anos de experiência focada em cirurgia plástica foram essenciais para a criação de protocolos exclusivos de segurança. Isso reflete em um pós-operatório de silicone ainda mais eficiente.

Para ter certeza de que vai ter um bom resultado, a dica é ouvir todas as recomendações do médico e enfermeiros. Assim como:

  • Fazer o uso correto dos medicamentos
  • Usar o sutiã pós-operatório de prótese
  • Seguir as orientações médicas
  • Comparecer as consultas de retorno

 

E aí, gostou das dicas sobre pós-operatório de silicone? A Dream Plastic é uma clínica especializada em diversos tipos de cirurgias plásticas e conta com profissionais qualificados para realizá-las. Ligue e marque uma visita!

 

 

pós operatório de silicone

 

 

Compartilhe o artigo sobre pós-operatório de silicone. ? Clique no link e ajude mais pessoas com este conteúdo, divulgue!

Compartilhe no Facebook

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
Como é o pós-operatório silicone? Siga esses 10 cuidados e tenha uma recuperação de sucesso
Nome do artigo
Como é o pós-operatório silicone? Siga esses 10 cuidados e tenha uma recuperação de sucesso
Descrição
Você sabe qual é o tempo de recuperação silicone? Conheça os cuidados para o pós-operatório de silicone e veja como ter uma recuperação de sucesso.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
 

Pós-operatório Silicone


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog