Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Riscos da prótese de silicone: Veja como ter + segurança na cirurgia!


Tempo de leitura: 6 minutos

riscos protese silicone

 

Ter medo diante de uma situação desconhecida é comum, mas isso logo desaparece quando passamos a entender o assunto. Por este motivo é tão importante conhecer os riscos da prótese de silicone.

Além disso, o fato de saber os riscos de colocar silicone nos deixa preparadas para não cair em eventuais armadilhas. E, assim evitar que prejudique a sua segurança e a qualidade do resultado da sua prótese de mama.

Descobrir quando a prótese de silicone sai do lugar, identificar um rippling prótese mama ou até uma infecção. Isso e muito mais é o que você vai conhecer neste artigo. Confira abaixo os pontos principais:

  • Infecção prótese de silicone e sintomas
  • Prótese de silicone dobrada o que fazer
  • Rippling prótese mama
  • Rompimento da Prótese de mama
  • Deslocamento de prótese de silicone
  • Rejeição do implante de silicone
  • Silicone riscos e como evitá-los!

 

Prevenindo os riscos da prótese de silicone

 

exames protese silicone

 

Assim como em qualquer cirurgia, os riscos da prótese de silicone também existem. Mas a melhor forma para você começar a prevenir qualquer intercorrência é escolhendo muito bem o seu cirurgião plástico. Basicamente ele precisa ser especializado e bem experiente.

Assim como a clínica, opte por uma especializada em cirurgia plástica, que atue com vários cirurgiões especialistas. Fazendo bem essas escolhas, você já parte do princípio de que:

  • Receberá a melhor técnica
  • Contará com os melhores materiais
  • Estará na melhor estrutura

Esses pontos são tão importantes que há mais de 10 anos a Dream Plastic atua apenas com cirurgiões membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Conforme mencionamos, conhecer os riscos da prótese de silicone é fundamental. Assim você tem uma ideia melhor da gravidade e da conduta em cada situação. Continue lendo para conhecê-las!

 

Infecção prótese de silicone sintomas

 

infecção protese silicone sintomas

 

A infecção da prótese de silicone é algo bem raro de acontecer. Isto porque no processo para colocar sua prótese de silicone já são tomadas todas as medidas cabíveis para evitar esse tipo de complicação.

Isso pode acontecer se a paciente não tiver higiene no cuidado com os pontos e o local pode ser contaminado por bactérias. Uma situação incomum, mas não impossível, por isso é importante manter a cicatriz e os materiais usados no curativo muito bem higienizados.

Na Infecção prótese de silicone os sintomas podem ser notados se a paciente apresentar febre, além do inchaço e vermelhidão. Mas no início, com os retornos, o cirurgião e enfermeiros da clínica acompanham sua evolução de pertinho para evitar isso que aconteça.

Você pode perguntar: “quero pôr silicone: quais os riscos de operar num hospital?” Fique tranquila, são os menores possíveis.

Isto porque clínicas sérias e especializadas atuam apenas com hospitais que fazem cirurgias consideradas “limpas”. Ou seja, não faz cirurgias de pessoas em processo infeccioso.

E, para você diferenciar uma infecção hospitalar de uma contaminação em casa, basta considerar o tempo. Isto porque no caso da hospitalar, ela vai se manifestar em no máximo 1 semana depois da cirurgia.

Independente do caso, o tratamento é feito com antibióticos. Mas dependendo da situação é necessária uma troca de prótese mamária. Mas isso somente o cirurgião plástico poderá avaliar.

 

Prótese de silicone dobrada o que fazer?

 

protese silicone dobrada que fazer

 

Quando as dúvidas envolvem silicone quais os riscos, tem aquela questão: e se a prótese dobrar?

Bom isso pode acontecer por excesso de esforço da paciente, mas não se preocupe, não é algo grave. Em alguns casos, o próprio cirurgião pode manipular a mama e corrigir. Em outros, é necessário um retoque.

Entretanto, prótese dobrada também pode indicar uma contratura capsular, que em excesso pode provocar dor e deformidade da mama. O ideal é que, ao notar algo diferente, você procure seu médico!

 

Rippling prótese mama

 

rippling protese mama

 

Você sabe o que é rippling de prótese de mama? Este efeito acontece quando a textura da prótese fica discretamente perceptível abaixo da pele da paciente.

Também é uma situação incomum e só tende a ocorrer em mulheres de pele fina, que colocam prótese grande por cima do músculo. Mas fique tranquila, pois é algo sem nenhuma gravidade, mais uma questão estética.

A confirmação de rippling na prótese mama é feita com a paciente em pé (posição anatômica). Em qualquer outra posição, o diagnóstico deste efeito não é possível.

Isto porque em outras posições é normal e até esperado que você sinta a prótese, principalmente se o implante estiver por cima do músculo. Lembre-se que é um peso a mais na sua mama.

 

Rompimento da Prótese de mama

 

silicone quais riscos

 

O risco de uma prótese de silicone estourar sozinha é muito raro. O mais comum é isso acontecer a partir de um trauma, como uma forte pancada ou um acidente automobilístico.

Se isso acontecer, não precisa ficar desesperada. Isto porque, atualmente, os implantes são preenchidos com gel de silicone de alta coesividade. Impedindo seu vazamento pelo organismo.

Agora como saber se a prótese de silicone rompeu? Clique aqui e descubra.

 

Deslocamento de prótese de silicone

 

silicone riscos

 

No período do seu pós-operatório, seguir as orientações do seu médico e não deixar de lado os cuidados básicos é fundamental para evitar o deslocamento de prótese de silicone.

Um bom exemplo desses cuidados é, por pelo menos 3 semanas, evitar ao máximo:

  • Levantar os braços acima da cabeça
  • Fazer esforço
  • Carregar peso

Algumas pacientes questionam que ao deitar, as próteses caem para a lateral e elas acreditam que isso é o deslocamento. Na verdade, esta situação é algo normal, já que nesta posição a tendência natural das mamas é de se espalhar.

Vale ressaltar que a avaliação do resultado é feito com a paciente em pé, ou seja, em posição anatômica. Clique e saiba mais sobre deslocamento de prótese de silicone

 

Rejeição prótese silicone: isso é possível?

 

silicone perigoso

 

Pode parecer estranho, mas a rejeição ou contratura (nome técnico) é uma resposta natural do organismo. Esse processo acontece em qualquer cirurgia de prótese de silicone.

Isto porque ao detectar um objeto estranho, nosso corpo cria uma cápsula ao redor do implante. Clique e saiba mais sobre rejeição prótese silicone.

O problema é quando o nosso organismo exagera nessa formação, dando origem à Contratura Capsular. Isso pode fazer com que a mama fique mais rígida, com formato alterado e até cause dores.

Acesse e veja o que fazer no caso de contratura capsular.

 

Silicone riscos: como evitá-los?

 

mamografia protese silicone

 

No pós-operatório, a melhor forma de evitar os riscos da prótese de silicone é seguir os cuidados de não fazer esforço, tomar os medicamentos nos horários certos e usar o sutiã cirúrgico.

Além disso, não faltar nos retornos, pois a equipe médica, cirurgião e enfermeiros, faz um acompanhamento criterioso da sua evolução.

Não há exames para prótese de silicone específicos, mas nos de rotina, solicitados pelo seu ginecologista anualmente, é possível acompanhar  e ver se há algo errado.

Se você vai fazer mamografia com prótese de silicone, lembre-se de avisar o técnico. O implante não interfere em nada e o exame pode ser feito normalmente, porém a posição do equipamento será um pouco diferente.

A mamografia é um dos exames para prótese de silicone, mas há também o ultrassom. Ambos são considerados de rotina e podem ser usados para identificar alterações no implante.

 

Reduza os riscos da sua cirurgia plástica escolhendo um especialista no assunto. Entre em contato e agende sua consulta, na Dream Plastic você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado.

 

normal sentir protese silicone

 

Gostou do artigo sobre riscos da prótese de silicone? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e ajude a divulgá-lo. 

Compartilhe no Facebook

Informações adicionais
Riscos da prótese de silicone: Veja o que é preciso saber para ter mais segurança e um resultado melhor
Nome do artigo
Riscos da prótese de silicone: Veja o que é preciso saber para ter mais segurança e um resultado melhor
Descrição
Alguns riscos da prótese de silicone têm consequências sérias. Veja os principais, o que é preciso para prevenir e quais os exames para prótese de silicone.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais







Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850

Cirurgias de Mama