Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Tudo sobre os riscos da prótese de silicone: dor, dupla bolha, rippling e outros. Descubra como evitar todos esses problemas!

Atualizado em 26/10/2023 16:58

Você quer colocar silicone nos seios, mas tem medo dos riscos da prótese de silicone? Calma!

Não vamos te dizer falsas verdades, alegando que colocar silicone nos seios não traz nenhum risco. Já temos artigos demais que falam isso, não é mesmo?

Existem, sim, alguns riscos e problemas que podem acontecer durante e depois da fase de recuperação. Porém, você vai descobrir que é possível evitá-los com a atenção e os cuidados certos.

E mais, verá que alguns são tão raros que você ficará surpresa se conhecer alguém que teve.

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar sonhos e, hoje, reunimos mais de 17 anos de experiência em um dossiê com tudo que você precisa saber sobre os riscos da prótese de silicone.

Quais os riscos de colocar prótese de silicone?

Dentre os riscos de colocar prótese de silicone podemos citar alguns, como: contratura capsular, rompimento do implante, líquido ao redor da prótese e o silicone ceder. Porém, raramente os riscos afetam a saúde da paciente, somente a sua estética.

riscos mamoplastia aumento
Saiba quais os riscos da prótese de silicone e como evitá-los.

Na maioria das vezes os riscos da prótese de silicone afetam questões estéticas, e não a saúde ou a vida da paciente, como muitas mulheres acreditam.

Portanto, são riscos que podem ser evitados, tanto pelo cirurgião como pela paciente. E, caso venham a acontecer, são fáceis de identificar e tratar para que não evoluam.

Muitas mulheres têm o sonho de colocar silicone, mas abandonam essa ideia por achar que colocar implante é perigoso.

Mas, o que a prótese de silicone realmente traz é uma mudança na vida das pacientes tanto no aspecto físico quanto emocional para melhor. E os relatos são surpreendentes, as mulheres que fazem a cirurgia contam que se sentem muito mais satisfeitas consigo mesmas e têm a autoestima renovada.

Por isso, para conseguir esse bom resultado e realizar o seu sonho, é necessário conhecer todos os fatores de riscos da prótese de silicone e saber como evitá-los. Vamos lá!

1. Dor na prótese de silicone depois de anos é normal?

Sentir dor na prótese de silicone depois de anos pode significar uma contratura, ruptura, deslocamento de implante ou até mesmo complicações que não tenham relação com a mamoplastia de aumento e são mais comuns.

dor na prótese de silicone
Saiba o que fazer se sentir dor na prótese mamária.

Dentre as causas mais comuns da dor na região da prótese estão:

  • Mastite;
  • Inflamação da mama;
  • Alteração do ciclo hormonal da paciente.

Desse modo, caso isso aconteça, a paciente deve ir ao ginecologista ou mastologista. O médico avalia a mama e solicita alguns exames como: tomografia, mamografia ou ultrassom das mamas.

Assim ele poderá saber exatamente o que está causando a dor no implante de silicone depois de anos e indicar a solução.

Se forem identificadas complicações na mamoplastia de aumento, o médico analisará o que pode ser feito, se é necessário algum ajuste, substituição ou retirada da prótese.

Porém, é importante lembrar que a dor alguns dias após a cirurgia é normal. Principalmente, nas duas primeiras semanas de pós-operatório.

Ainda mais se a cirurgia tiver sido feita por baixo do músculo, visto que o local estará se recuperando do procedimento. Por isso, é indicado o uso de antibióticos nesse período.

2. Como é o efeito dupla bolha no silicone?

O efeito dupla bolha no silicone ocorre quando os seios cedem, e o implante, colocado por baixo do músculo, permanece na posição original criando um aspecto de seio duplo. Essa condição não oferece riscos à saúde, afetando somente a estética da região.

dupla bolha silicone
No efeito dupla bolha, os seios caem enquanto o implante permanece fixado no local.

Isso acontece porque o silicone está fixado na camada muscular, não nos tecidos mamários. Assim, quando a pele fica flácida e cede, pela ação do tempo, ela cai, mas a prótese continua posicionada, causando o efeito de dupla bolha na mama.

Você sabia? Independentemente de se ter ou não silicone, a mama vai ceder pela ação do tempo e da gravidade.

Esse efeito bolha no silicone, também conhecido como efeito Snoopy, está relacionado com mulheres que colocaram o silicone por baixo do músculo. Porém, é algo bem incomum. E se acontecer, vai levar anos.

Há duas maneiras de corrigir o efeito bolha:

1° Com a cirurgia de mastopexia

A mastopexia tira a flacidez da mama, trazendo-a novamente para o alto. Assim a pele cobre novamente o silicone.

2° Colocando a prótese por cima do músculo

O cirurgião também pode optar por realocar o implante, colocando-a acima do músculo. Desse modo ela vai acompanhar o movimento da pele.

Saiba também:

Esses procedimentos para correção do efeito bolha só devem ser feitos se a situação realmente incomodar a paciente.

Há casos em que o efeito snoopy fica bem discreto e não incomoda. Portanto, como não é um problema de risco de vida, e sim estético apenas, não há necessidade de interferência.

Efeito dupla bolha silicone: fotos

O efeito dupla bolha raramente acontece. Por isso, é difícil encontrar imagens que mostram como a mama fica nesse momento.

Porém, para que você possa ter uma ideia melhor de como ficará os seios, separamos algumas ilustrações.

efeito dupla bolha silicone fotos
No corpo, o efeito dupla bolha passa a impressão de que há dois silicones na mama.

Para espantar o medo da dupla bolha, converse com algumas mulheres que já colocaram implantes nos seios.

No grupo de pacientes da Dream Plastic, no Facebook, você encontrará ajuda!

Este é o maior grupo de cirurgia plástica de uma clínica do Brasil. São mais de 100 mil de mulheres compartilhando experiências, dúvidas, dicas, indicações, fotos de antes e depois. Tudo para ajudar umas as outras.

Ainda não faz parte? Clique no botão e peça para participar!

Riscos da Prótese de Silicone

Depois de conversar com mulheres que colocaram implante de silicone, tenho certeza que você vai perceber que o efeito dupla bolha é bem raro.

E se acontecer, não é algo que afetará a sua segurança, apenas a estética da cirurgia.

3. O que fazer com o silicone que ficou caído? 

É normal a prótese ceder após um tempo, ainda mais se ela foi colocada por cima do músculo. Isso acontece caso a pele da paciente tenha tendência à flacidez que, ao adicionar o peso da prótese, a pele cede e o implante cai. Contudo, ainda há outros fatores que podem influenciar essa queda.

silicone cedeu
Coloquei silicone e ficou caído. O que fazer? Descubra aqui!

1 – Uma alimentação pobre em proteína e rica em carboidrato pode favorecer uma pele com mais flacidez após a prótese de silicone, o que leva à queda das mamas mais rápido.

2 – E também, se após o procedimento a paciente vier a ganhar muito peso, e posteriormente emagrecer significativamente, a mama fica flácida e cai.

Dica

Por isso é necessário escolher um cirurgião experiente. Apenas um médico com muitas cirurgias realizadas sabe identificar esse problema e indicar um implante de tamanho adequado para cada paciente.

Não esqueça, independentemente de ter ou não o implante, a mama ou silicone cai com o tempo.

Mas, se você se atentar aos fatores acima, isso vai demorar muito tempo para acontecer.

“Ah, mas recentemente coloquei silicone e ficou caído. O que fazer?”

Às vezes você pode ver uma mulher comentando que acabou de colocar a prótese e viu que o silicone “cedeu” em poucos meses.

Porém, na maioria das vezes a mama não cedeu…

Após colocar o implante, a região da mama fica inchada, o que deixa os seios mais durinhos, levantados e grandes.

Quando passar o inchaço e o corpo recuperar sua forma normal, os seios ficam um pouco menores e mais soltos, na posição anatômica correta para aquele organismo. Isso é totalmente esperado.

Portanto, não significa que a prótese cedeu, mas sim que você já está recuperada. 😊

4. Líquido ao redor da prótese de silicone é normal?

O líquido que se forma na prótese de silicone, geralmente, é uma reação natural do corpo ao processo de cicatrização. Esse líquido se chama seroma e ele é composto basicamente por linfa e sangue e, quando em quantidade moderada, não representa nenhum risco para a paciente, porém seu excesso deve ser relatado ao cirurgião responsável.

liquido redor protese silicone
Nem sempre líquido no implante significa um risco.

Se tiver pouco líquido em volta da prótese de silicone, não há problema.

Em curto prazo, o acúmulo de líquido ao redor da prótese de silicone significa que houve uma reação inflamatória da cirurgia, principalmente se ocorrer no pós-operatório.

Porém, em longo prazo, pode ser apenas uma lubrificação do organismo ao redor da cápsula que cobre o implante.

Normalmente, esse líquido é reabsorvido com o tempo, não causando danos e nem problemas para a paciente. Portanto, é preciso se preocupar apenas se o líquido estiver em grandes quantidades, pois traz o risco de deslocar a prótese. Porém isso é MUITO raro de acontecer.

Para saber como anda a situação do líquido ao redor das mamas, se está normal ou exagerado, o médico solicita uma mamografia com prótese de silicone se achar necessário. Você ainda pode saber mais sobre o seroma no link.

5. O que é efeito Rippling no Silicone?

O efeito Rippling na prótese de mama acontece quando a textura da prótese fica discretamente perceptível abaixo da pele da paciente. Pode ocorrer com mulheres que tenham a pele muito fina e colocaram um implante de volume alto por cima do músculo, porém é bem incomum!

rippling mamas
O efeito rippling é bem raro de acontecer se você tiver um bom médico para te auxiliar na escolha do implante e da colocação.

Nota

Normalmente, ao perceber a espessura fina da pele da paciente, o médico já indica um implante menor, ou mesmo colocação por trás do músculo.
Mas claro, se for um médico experiente e certificado. Um médico iniciante muitas vezes pode não saber disso, deixando a paciente colocar a prótese de forma inadequada.

Para saber se a paciente está com efeito rippling no silicone, ela deve ser avaliada em posição anatômica. Em pé, com os braços para baixo e a palma da mão virada para frente.

Isto porque em outras posições, como quando a mulher está curvada com o tórax para frente ou deitada de lado, é normal e até esperado sentir a prótese, principalmente se o implante estiver por cima do músculo.

Lembre-se que é um peso a mais nos seus seios.

Vale ressaltar que o rippling na prótese de mama não traz um risco para a vida da paciente. Este é um problema estético. Ficando a critério da paciente resolver ou não.

Há dois tratamentos para o efeito rippling na mamoplastia de aumento:

O cirurgião pode trocar a prótese de posição, colocando-a atrás do músculo, ou então pode diminuir o seu volume.

6. Infecção da prótese de silicone, o que causa?

A infecção da prótese de silicone é algo bem raro. Existem dois tipos de infecções que a paciente pode desenvolver após uma cirurgia de implante mamário, a infecção hospitalar e a infecção endógena. Porém, é possível evitá-las com os cuidados certos.

infecacao protese silicone sintomas
Saiba como evitar a infecção hospitalar e endógena na mamoplastia de aumento.

Porém, antes você precisa entender quais são os sintomas de infecção na prótese de silicone.

Sintomas da Infecção na Prótese de Silicone

Na infecção da prótese de silicone, os sintomas são: febre, inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura na mama.

Porém, entre a alta médica e os primeiros retornos, o cirurgião e os enfermeiros da clínica acompanharão de perto a evolução da paciente e da cicatriz para evitar que isso aconteça.

E caso surjam problemas com o implante, eles buscam  identificar a causa.

Infecção da prótese de silicone: hospitalar

A infecção hospitalar começa a apresentar seus sintomas já na primeira semana de pós-operatório.

Geralmente é adquirida em cirurgias realizadas em clínicas e em hospitais gerais.

protese silicone infeccao
A infecção do implante no meio hospitalar acontece quando a paciente escolhe o local errado para a sua cirurgia.

As clínicas oferecem o risco, pois, na maioria das vezes, não têm liberação para operar e não são fiscalizadas pela COVISA (Coordenadoria de Vigilância em Saúde).

Desse modo, não é possível ter certeza quanto à procedência do material utilizado e também, se os protocolos de esterilização adotados seguem rigorosamente os padrões determinados.

os hospitais gerais oferecem risco de infecção por tratar de diversas doenças, inclusive infecções. Assim o risco de transmitir para outro paciente é bem maior.

Por motivos como esses, a Dream Plastic atua com hospitais direcionados para cirurgia plástica.

Para você ter uma ideia, aqui o índice de infecção é MUITO baixo. Temos menos de 1 caso para cada 1000 pacientes de prótese operadas.

Isso graças também à nossa equipe médica especializada.

Nossos anestesistas são experientes em cirurgia plástica, realizando esses procedimentos todos os dias. Por isso, sabemos como usar técnicas menos invasivas durante a cirurgia, algo que médicos de hospitais gerais não fazem.

Ao invés de uma anestesia geral, nossa equipe aplica anestesia peridural com sedação.

Isso nos permite dar alta hospitalar mais rápida, diminuindo ainda mais os riscos de infecção por implante de silicone.

Problemas com silicone no pós-operatório: Infecção endógena

A infecção endógena geralmente começa depois de uma semana de pós-operatório, sendo causada por microrganismos que habitam a própria pele ou o organismo da paciente.

Se ela não tiver higiene no cuidado com os pontos e não seguir rigorosamente as instruções do cirurgião, o local pode ser contaminado por esses microrganismos.

perigos colocar silicone
Você pode evitar a infecção da prótese em casa com os cuidados certos.

É uma situação incomum, mas não impossível. Por isso, é importante manter a cicatriz e os materiais usados no curativo muito bem higienizados.

Saiba mais

Para ajudar a paciente, nossa equipe entrega um papel com todas as instruções de recuperação na alta médica. Desse modo, você não corre o risco de esquecer algo. E no primeiro retorno mostramos como devem ser os cuidados e a higienização do local operado.

Para diferenciar uma infecção hospitalar de uma contaminação em casa, basta considerar o tempo.

No caso da infecção hospitalar, ela se manifesta em no máximo 1 semana depois da cirurgia.

E, caso seja necessário, o médico pode colher uma amostra da infecção para analisar qual é o microrganismo responsável.

A identificação do microrganismo indica qual é a origem da infecção, pois cada tipo de bactéria vem de um local diferente.

No geral, o tratamento de infecção na prótese de silicone é feito com antibióticos. Dependendo da situação é necessária uma troca do implante mamário. Mas isso somente o cirurgião plástico poderá avaliar.

7. Prótese de silicone dobrada, o que fazer?

A prótese de silicone dobrada pode acontecer por excesso de esforço da paciente no pós-operatório, e não por ser um silicone mal colocado pelo médico. Mas não se preocupe, não é algo grave e pode ser corrigido.

protese silicone dobrada
O implante dobrado é algo raro de acontecer e geralmente pode ser resolvida facilmente.

A prótese de silicone dobrada não consiste, de fato, em um dos riscos de colocar prótese de silicone. Pois, normalmente a única interferência é no formato estético dos seios.

Geralmente a dobra do implante ocorre bem nas bordas. É algo pequeno e imperceptível, verificado apenas por meio do exame de ultrassom.

Esse tipo de dobra é normal, pois faz parte do processo natural de formação da cápsula da prótese. Não é um defeito ou algo que afete a segurança ou a estética do resultado.

Só será necessário tomar alguma medida se a prótese dobrada afetar o formato da mama de forma visível, o que é incomum de acontecer.

Se ocorrer, na maioria das vezes será por conta do excesso de esforço da paciente durante o pós-operatório.

Nessas ocasiões, muitas vezes o próprio cirurgião pode manipular a mama e corrigir o formato.

Porém, de modo bem incomum, a prótese dobrada também pode indicar uma contratura capsular que, em excesso, provoca dor e a deformidade da mama. Mais adiante vamos explicar o que é contratura capsular.

Se houver contratura, é necessário um retoque de cirurgia plástica, para corrigir o formato das mamas. Por sorte, esse também é um procedimento rápido.

O ideal é que, ao notar algo diferente, você procure seu médico! A única forma de verificar o que houve de fato com a mama é pelo ultrassom.

8. Quando a prótese de silicone é mal colocada?

Os seios não estarem juntinhos, não significa que você está com a prótese de silicone mal colocada. O implante mamário é feito para aumentar os seios, não para juntá-los. Pode ocorrer de os seios ficarem mais juntos, mas isso depende de alguns fatores.

protese silicone mal colocada
Um implante de silicone está mal colocado quando seu resultado não está harmonioso com o corpo.

Toda prótese possui um selo embaixo. Esse selo indica para o cirurgião onde é o centro do implante.

Para que os seios fiquem com uma aparência harmoniosa, o cirurgião precisa alinhar esse ponto central com a projeção de onde está a aréola, que no caso é o centro dos seios.

Em pacientes que as aréolas são mais centralizadas, o centro da prótese segue essa posição, deixando os seios juntinhos.

Porém, pacientes que têm as aréolas lateralizadas, ou seja, para fora, a prótese acompanha seu formato. Logo, os seios ficarão cheios, mas não juntinhos.

“Ah, mas porque o cirurgião não deixa a prótese voltada para o centro?”

Se a paciente tiver a aréola lateralizada e colocar o implante voltado para o meio, os seios ficarão com uma aparência disforme. Neste caso, sim, será um silicone mal colocado.

“Se ele mexer na aréola, será que melhora?”

A cirurgia de prótese mamária não modifica a posição da aréola. Para isso é necessário uma cirurgia de mastopexia.

Porém, dificilmente o cirurgião indica uma cirurgia de mastopexia apenas para corrigir a posição da aréola com intuito de juntar as mamas. Porque a mastopexia possui uma cicatriz maior que a da prótese de mama.

A mastopexia é indicada em casos de alterações anatômicas relevantes, ou seja, que incomodam bastante a paciente.

É muito raro um cirurgião plástico experiente deixar um silicone mal colocado.

Porque os parâmetros anatômicos para colocação da prótese são muito bem determinados e conhecidos. E mais, o médico faz verificações durante a cirurgia para conferir se está tudo perfeito, no local correto.

Desse modo, o silicone mal colocado com um médico experiente é praticamente impossível de acontecer. Porém, se ainda assim a paciente achar que o silicone foi mal colocado, ela pode fazer um ultrassom para verificar a situação.

9. É normal sentir a prótese de silicone?

Sim, é normal sentir a prótese de silicone, principalmente se ela estiver em cima do músculo e for de um volume alto, como 400ml ou 500ml. Se você conversar com algumas pacientes, verá que elas também conseguem sentir a prótese.

sentir protese silicone
É normal sentir o implante de silicone quando tocar nas mamas.

Não há problema algum em sentir a prótese de silicone. Pois o implante foi planejado para ter uma consistência muito semelhante à do tecido mamário, passando a sensação de uma mama natural.

10. Deslocamento da prótese de silicone, como acontece?

Uma das complicações da mamoplastia de aumento é o deslocamento da prótese de silicone. O deslocamento da prótese depende do pós-operatório da paciente. Portanto, é muito importante que neste período ela siga todas as orientações médicas para evitar esse problema.

deslocamento da protese
Para evitar o deslocamento do implante de silicone é preciso ter grande atenção com o pós-operatório.

Um bom exemplo desses cuidados é, por pelo menos 3 semanas, evitar ao máximo:

  • Levantar os braços acima da cabeça;
  • Fazer esforço;
  • Carregar peso.

Algumas pacientes comentam que ao deitar, as próteses caem para a lateral. Muitas acreditam que isso é o deslocamento. Na verdade, essa situação é algo normal, já que nessa posição a tendência natural das mamas é de se espalhar.

Vale ressaltar que a avaliação do resultado é feita com a paciente em pé, ou seja, em posição anatômica. Saiba como identificar o deslocamento do implante mamário aqui.

11. Rompimento da Prótese de mama, é possível?

O risco da prótese de silicone estourar ou romper, sozinha é muito raro. O mais comum é isso acontecer a partir de um trauma, por exemplo  uma forte pancada num acidente automobilístico.

ruptura protese silicone
É preciso uma força muito grande para romper um implante.

Porém, se acontecer a ruptura da prótese, não precisa ficar desesperada. Atualmente, os implantes são preenchidos com gel de silicone de alta coesividade, impedindo seu vazamento pelo organismo.

Clique aqui e saiba como identificar a ruptura da prótese de silicone.

VOCÊ SABIA? 

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica avaliou 68 pacientes de prótese de mama que quiseram fazer a troca do implante. Destas, somente 5 solicitaram a troca por caso de ruptura.

Um número extremamente baixo, ainda mais se for considerado que a maioria das pacientes nem sequer trocam as próteses.

A troca do implante pode ser evitada escolhendo a melhor prótese de silicone. Mas, como saber se escolhi uma prótese boa? Se a que o médico indicou é realmente a melhor? Clique aqui e saiba qual é a melhor marca de silicone para os seios. Vá mais segura para a sua cirurgia!

12. Contratura: quando ocorre a rejeição da prótese silicone?

Logo após a cirurgia o organismo forma uma cápsula em torno da prótese com o objetivo de fixá-la no organismo. Essa cápsula é uma resposta natural  e esperada. O problema é quando o organismo exagera na criação da cápsula, o que causa a contratura capsular.

contratura capsular protese silicone
É raro haver rejeição do implante na mamoplastia de aumento.

Ao detectar um objeto estranho, nosso corpo naturalmente cria essa resposta ao implante, como uma defesa.

Porém, quando o organismo exagera nessa formação, dá origem à contratura capsular ou rejeição. Isso pode deixar  a mama mais rígida, com formato alterado e até causar dores.

Infelizmente essa é uma resposta do organismo que, tanto a paciente como o cirurgião, não têm como prever.

Nesse caso, para não afetar o bem-estar da paciente, é necessário trocar ou retirar o implante.

13. Pode fazer mamografia com prótese de silicone?

Sim, é possível fazer mamografia com prótese de silicone, apesar de muitas mulheres pensarem o contrário. Todavia, a única mudança é que você deve informar ao médico sobre o implante.

mamografia protese silicone
Tendo ou não implante, a mulher pode continuar fazendo exame de mamografia.

Assim o médico terá mais cuidado para fazer o exame, ajustando a posição do equipamento para evitar prejuízos ao implante.

Atenção

Normalmente é recomendado que mulheres acima de 40 anos façam mamografia anualmente. Para aquelas com idade abaixo de 40, é indicado realizar o exame a cada dois anos.

Porém, com a prótese de silicone, a situação muda.

O correto é que a mulher que colocou implante faça exame de mamografia ou ultrassom das mamas anualmente, como prevenção, independentemente de estar acima ou abaixo dos 40 anos.

14. O que causa abertura da incisão cirúrgica?

A abertura da incisão cirúrgica é um risco da prótese de silicone de curto prazo. A abertura da cicatriz pode ocorrer nas duas primeiras semanas de pós-operatório, enquanto o ponto ainda está fechando. Geralmente a abertura está associada a alguns fatores, como:

Uma boa alternativa para evitar o rompimento dos pontos é usar sutiã cirúrgico e seguir todas as recomendações do cirurgião, como não fazer esforço e nem levantar os braços acima da cabeça.

Clique aqui e saiba o que pode ou não fazer na recuperação da mamoplastia de aumento.

15. Riscos da prótese de silicone: Estrias

Um dos riscos da prótese de silicone que mais amedronta as mulheres são as estrias. Muitas querem ter os seios bonitos, mas essas marquinhas as deixam muito incomodadas,  principalmente as mulheres que ainda não têm filhos.

estrias protese silicone
É possível evitar riscos de estrias na prótese com os cuidados certos.

Saiba quais fatores podem influenciar o aparecimento de estrias:

Paciente tem uma pele muito fina

Se uma paciente com pele fina coloca um implante grande, a pele estica, fazendo com que surjam as estrias.

Para evitar isso, a paciente pode começar com uma prótese média, para lacear a pele antes de partir para um volume maior.

A alimentação

Uma alimentação pobre em proteína e rica em carboidrato, favorece o surgimento de estrias.

Portanto, um médico bem experiente pode orientá-la quanto aos riscos e às melhores decisões a serem tomadas.

Aqui na Dream Plastic, o cirurgião sempre aconselha que a paciente escolha a prótese de acordo com o seu perfil corporal. Tanto para evitar que o silicone ceda, como para eliminar as possibilidades de estrias.

Clique aqui e conheça os melhores tratamentos para estrias.

16. Existe alteração da sensibilidade após o silicone?

É comum ver mulheres com medo de perder a sensibilidade nos seios após uma prótese de silicone. Sim, existe o risco de alterar a sensibilidade nas mamas, porém é temporário.

sensibilidade seios risco
Dificilmente a mulher vai perder completamente a sensibilidade nos seios.

Geralmente a perda de sensibilidade dura de 6 meses a 1 ano. Porém, há casos em que a sensibilidade aumenta, ao invés de diminuir.

Isto está muito relacionado com o tipo de incisão realizado. Uma perda de sensibilidade prolongada ou duradoura está mais associada à incisão areolar da prótese de silicone.

Existem três formas de fazer a incisão mamária: pela aréola, por baixo dos seios e pelas axilas. Você pode conhecer todos os tipos de incisões de silicone aqui. Descubra qual é o melhor para você!

Quando preciso fazer a troca de Prótese Mamária?

Pode ser necessário fazer a troca da prótese de mama no caso de contratura, ruptura e infecção em longo prazo, como consta no site do Hospital Sírio-Libânes. Porém, são casos raros, e muitas vezes dependem da escolha do médico, da clínica e dos cuidados da paciente no pós-operatório.

troca protese silicone
A grande maioria da troca de implante mamário ocorre porque a paciente quer alterar o volume da mama, aumentando ou diminuindo.

Casos de infecção são muito raros. E mesmo a contratura ou ruptura, de acordo com os fabricantes de próteses de primeira linha, tem probabilidade menor que 1% de ocorrer.

Dos riscos da mamoplastia de aumento, esses são os únicos que requerem troca ou retirada. Nos demais, pode ser necessário apenas medicamento, análise médica ou, no máximo, retoque da prótese de silicone.

Entenda como funciona a validade do implante mamário.

Como prevenir os riscos da prótese de silicone

É possível evitar os riscos da prótese de silicone em três passos simples:

  1. Escolhendo um cirurgião plástico especialista e muito experiente;
  2. Selecionando uma clínica com experiência e histórico de qualidade comprovados, que realize suas cirurgias em hospitais especializados;
  3. Seguindo as recomendações de pré e pós-operatório corretamente.
problemas silicone
Saiba como evitar os riscos do implante da mamoplastia de aumento.

Qual é o melhor médico para minha cirurgia?

Como vimos acima, muitos dos riscos da prótese de silicone podem ser evitados com a ajuda de um médico especializado.

equipe médica protese silicone
Quanto melhor a sua equipe médica, mais segura é a sua cirurgia de prótese de silicone.

Quanto mais experiente o cirurgião for, em número de cirurgias realizadas, melhor. Pois com as escolhas, indicações e procedimentos certos, ele pode evitar riscos como:

Silicone que cedeu em pouco tempo: um bom médico é capaz de indicar a melhor prótese para a paciente, de acordo com a espessura da sua pele. Quanto mais fina, menor deve ser o implante.

Prótese de silicone mal colocada: um médico especialista posiciona a prótese de forma correta, deixando-a harmônica com o corpo.

Rompimento da prótese: quem trabalha todos os dias com próteses de silicone, sabe indicar as marcas mais resistentes e de qualidade, evitando problemas futuros como ruptura, por exemplo.

Riscos de infecção da prótese de mama: médicos experientes conseguem aplicar anestesia local ou peridural com sedação. Isso permite uma recuperação mais rápida, e consequentemente, uma alta médica antecipada.

Mas, como saber se um médico é bom? Será que posso confiar no que ele está falando?

Todo médico especialista precisa atender esses requisitos:

Os cirurgiões da Dream Plastic atendem todos os requisitos acima.

Além de serem qualificados pelas melhores universidades públicas do país, nossos profissionais possuem larga experiência em cirurgia plástica. Afinal, realizamos mais de 100 cirurgias de prótese mamária por mês.

Nossos profissionais, por conta dessa experiência única, alcançada apenas com esse alto volume de cirurgias realizadas, conseguem desenvolver protocolos para aprimorar a segurança das pacientes.

Evite riscos na mamoplastia de aumento escolhendo uma boa clínica!

Outra forma de evitar riscos da prótese de silicone é escolhendo uma boa clínica de cirurgia plástica. Uma clínica de qualidade, como a Dream Plastic, é capaz de oferecer todo o suporte necessário para a paciente, desde a sua primeira consulta até a alta médica.

Dream Plastic clinica cirurgia plastica
Uma boa clínica tem que garantir sua saúde e satisfação do primeiro contato até a alta médica!

Sabe aqueles casos de mulheres que fizeram cirurgia plástica e, no fim, não gostaram do resultado. Mas quando foram recorrer à clínica e ao cirurgião eles nada fizeram para resolver? Simplesmente se limitaram a dizer que não poderiam fazer nada?

A Dream Plastic não é como essas clínicas. Ao contrário delas, nos preocupamos com o bem-estar das pacientes.

Por isso, além de realizar a cirurgia em hospitais focados em cirurgia plástica, contamos com uma boa estrutura interna.

Disk Enfermagem

Durante o pós-operatório a paciente tem a disposição toda a nossa equipe de enfermagem, que pode tirar dúvidas, resolver problemas e oferecer suporte por meio do Disk Enfermagem.

Esse é um canal de dúvidas exclusivo, onde a paciente pode ser atendida de casa pelas nossas enfermeiras sempre que precisar.

Central de Ouvidoria

Para que a paciente não fique desamparada, também oferecemos uma Central de Ouvidoria Profissional.

A paciente não ficou feliz com o resultado? Ela pode recorrer para a nossa Central de Ouvidoria.

Por meio dela vamos reunir diferentes cirurgiões plásticos para avaliar o caso de acordo com sua cirurgia, recuperação, resultado e fotos de antes e depois.

Assim, iremos oferecer um parecer mais justo e assertivo para a paciente. E vamos reparar qualquer problema se existir.

Nada melhor para acabar com os medos da cirurgia plástica do que saber que estamos sendo bem atendidos e recebendo todo o acompanhamento necessário, concorda?

Cuidados no Pós-operatório

Os cuidados da paciente durante o pós-operatório também são essenciais para evitar complicações na mamoplastia de aumento.

complicacoes mamoplastia aumento
Saiba como evitar complicações na recuperação de implante de silicone.

Portanto, seguir à risca a orientação dos médicos, durante o período de recuperação, é necessário para evitar problemas como:

  • Infecção na prótese de silicone;
  • Deslocamento da prótese de silicone;
  • Abertura da incisão cirúrgica;
  • Estrias nos seios.

Entre as principais recomendações para o pós-operatório da prótese de silicone, estão:

pos-operatorio protese silicone
Siga corretamente as recomendações de pós-operatório para evitar riscos no implante de mama.

Seguindo à risca essas e todas as orientações do seu médico após a alta médica e comparecendo aos retornos, você evitará muitos riscos da prótese de silicone.

Vá para a sua cirurgia de prótese de mama muito mais segura! 

Agora você já sabe quais são os riscos de colocar implante de silicone. Como pudemos ver, a maioria são riscos estéticos, que podem ser identificados e tratados com facilidade.

protese de silicone
Realize o sonho de siliconar os seios sem medo e sem complicações.

É fato, toda cirurgia tem seus riscos. Porém, com os cuidados e escolhas certas é possível evitá-los.

Antes de decidir onde fazer a cirurgia pesquise sobre a clínica e veja suas avaliações.

A Dream Plastic por exemplo tem diversas indicações e possui 4,9 estrelas no Google:

recomendacoes dream plastic google
Avaliação Google Review – Dream Plastic

Ficou interessada?

Aproveite e fale com nossos cirurgiões. Marque uma consulta e tire todas as suas dúvidas. Conheça a clínica, entenda como trabalhamos, e verá como ficará bem mais relaxada sabendo que pode evitar muitos dos riscos da prótese de silicone.

Entre em contato com nossas consultoras pelo WhatsApp na tela e dê START no seu sonho! ❤️