Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Conheça a R24R, a técnica de fast track recovery que acelera o pós-operatório da prótese de silicone

Atualizado em 09/01/2024 17:06

A R24R é a técnica que promete que você realize o sonho de turbinar os seios e tenha uma recuperação em 24 horas!

Uma das principais queixas de quem deseja colocar prótese de mama é o tempo em que não pode levantar os braços ou pegar peso, sendo um período em que as mulheres dependem muito de outra pessoa para auxiliá-las.

Mas a gente sabe que contar 100% com alguém para te ajudar a fazer tarefas diárias não é lá algo muito fácil, daí o termo fast track recovery na mamoplastia acabou se popularizando.

Só que agora vem aquela pergunta: será que a fast track recovery, também conhecida como R24R, é realmente eficaz?

Somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar sonhos e hoje iremos te ajudar a entender tudinho sobre a R24. Vem com a gente!

O que é R24R?

O R24R ou Real 24 Recovery é uma técnica nova utilizada para acelerar a recuperação no pós-operatório das cirurgias de mama. Também conhecida como fast track recovery, a técnica promete um pós-operatório mais tranquilo e sem desconfortos, com o retorno das atividades cotidianas em até 24h após a colocação do silicone.

Mulher trabalhando após a R24
Saiba o que é a técnica.

Uma das grandes vantagens da técnica R24R é que o pós-operatório costuma ser mais confortável, ou seja, a paciente tende a sentir menos dores do que com a técnica tradicional da colocação de prótese de silicone.

Como surgiu a técnica R24R?

O R24R surgiu com o norte-americano Dr. John Tebbetts, cirurgião plástico do Texas, nos Estados Unidos. Em 2002, Tebbetts publicou um estudo na maior revista de cirurgia plástica, a Plastic and Reconstructive Surgery Journal, sobre como seguir protocolos técnicos pode acelerar e tornar a recuperação do silicone menos dolorida.

Médico mostrando as próteses de mamoplastia com a técnica R24R
Veja como a surgiu.

No estudo de Tebbetts, chegou-se ao resultado de que 96% das pacientes que obtiveram os cuidados da técnica (totalizando 627 mulheres entre os anos de 98 e 2001), conseguiram retornar às atividades cotidianas nas primeiras 24h, incluindo pegar pesos de até 15kg e voltar a dirigir.

É claro, a técnica foi sendo aprimorada com o passar dos anos, mas ainda assim é interessante ler os primeiros estudos da técnica de fast track recovery na mamoplastia.

Como funciona a fast track recovery?

A incisão da técnica da fast track recovery costuma ser menor, entre 3 a 4 cm, já que a prótese é colocada através do Funil de Keller. A anestesia é a peridural com sedação, que é uma anestesia que costuma ter uma recuperação mais tranquila. Logo nas primeiras 24h são realizados exercícios para acelerar o processo de reabilitação.

Mamoplastia com R24R usando o funil de Keller, inserindo na mama.
Veja como é colocada a prótese.

Mas a grande vantagem da técnica da R24 é o procedimento em si. Nele o cirurgião toma algumas procedências que fazem com que a cirurgia seja mais tranquila, como evitar certos locais de incisão que possam conter muitas veias.

A utilização do Funil de Keller permite que a incisão por onde passa a prótese seja menor. Contudo, algo que é preciso ressaltar é que o Funil de Keller pode ser utilizado na técnica tradicional, geralmente por médicos inexperientes, sendo algo desnecessário para uma boa aplicação.

Além disso, o Funil encarece o custo da cirurgia, logo, médicos experientes conseguem o mesmo resultado sem a necessidade dessa ferramenta e por um custo mais baixo.

Técnica Dual Plane

Na R24R a prótese é colocada de forma em que o topo da mesma fique abaixo do músculo e a parte interior abaixo das glândulas, sendo chamada de Dual Plane. Nisso, a cirurgia alcança um efeito mais natural, mas ainda com o aspecto “marcado” que muita mulher sonha.

Quer saber mais sobre a técnica Dual Plane? Saiba se é melhor o silicone por cima ou por baixo do músculo.

É importante ressaltar que a técnica R24 não pode ser feita sem ser através da Dual Plane.

Fios Stratafix

Os fios Stratafix são utilizados na técnica fast track recovery como uma forma de fechar a loja da prótese de silicone. Esse tipo de sutura garante uma maior firmeza para o implante, o que acelera a recuperação.

O Stratafix é um fio farpado, tipo Grip Plane, considerado mais firme e forte do que os tradicionais. Por isso, ao usar esse tipo de fio para fechar o local de alojamento do silicone ajuda a deixar a prótese paradinha no lugar e a falta de movimentação do implante ajuda a manter a prótese mesmo com a movimentação dos membros.

Esse fio costuma ser bem caro, sendo o principal motivo do encarecimento do procedimento e, além dele, também é possível realizar a alça muscular, uma técnica utilizada na Mastopexia com prótese para ajudar a diminuir a queda da mama.

Drenagem linfática nas primeiras 24hrs

Na R24 a drenagem linfática entra logo nas primeiras 24h após a liberação hospitalar. Isso garante que a paciente se livre do acúmulo de Seromas e consiga uma maior mobilidade nos membros superiores.

Mas é importante deixar bem claro que a drenagem linfática deve ser feita por uma fisioterapeuta experiente em recuperação de cirurgias plásticas, já que confiar a sua recuperação nas mãos de alguém experiente pode acarretar em deslocamento da prótese, por exemplo.

Quais os benefícios da R24?

Além de conseguir levantar os braços em até 24 horas após o procedimento, os benefícios da técnica R24R também incluem:

 

  • Poder carregar até 15 kg após 24h
  • Menor chance de complicação cirúrgica
  • Diminuição da dor no pós-operatório
  • Menor incidência de hemorragia
  • Cicatrização mais rápida
Mulher falando com o médico após a fast track recovery
Conheça os benefícios da recuperação rápida R24R.

No dia seguinte a mulher já pode carregar até 15 kg, sendo essa a grande vantagem da R24R. Ao todo, a recuperação do primeiro mês é mais acelerada, havendo liberação médica antes do tempo da prótese tradicional, como o retorno ao trabalho e a liberação para dirigir logo nos primeiros dias.

O tempo geral da recuperação do silicone com a R24 também é diferente, e atividades como musculação, que levavam cerca de 45 dias para serem liberadas, podem ser realizadas em cerca de 21 dias – claro, dependendo do avanço do pós-operatório.

Além disso, a cicatriz do silicone costuma ser menor, o que agrada muita mulher que deseja colocar prótese. Na técnica normal, a cicatriz é de cerca de 5 cm, já na técnica fast track recovery ela chega a ser de 3 cm. É uma mudança pequena, mas que agrada os olhos de algumas mulheres.

Contudo, diferente da técnica tradicional em que você possui opções de incisão pela axila ou pela auréola, na R24R a incisão só pode ocorrer de forma inframamária – pela voltinha inferior da mama.

Mas por que a R24 possui essas vantagens?

Um dos grandes diferenciais da técnica R24R é que há um planejamento anterior à operação, onde é estudado quais são os principais vasos sanguíneos da região mamária da paciente com o objetivo de evitar esses vasos e, consequentemente, um sangramento maior.

Anatomia de uma mama
Conheça as vantagens.

É claro, como toda cirurgia haverá sangramento, mas evitar certos vasos faz com que o sangramento diminua de maneira considerável.

Além desse cuidado, a mamoplastia com fast track recovery também visa não “machucar” os tecidos da mama, o que garante que a paciente consiga se recuperar de forma mais rápida sem sentir grandes desconfortos após a cirurgia.

Para quem é indicada a R24?

A R24 é indicada para mulheres que desejam ter uma recuperação mais rápida, que sejam mais sensíveis à dor ou que precisam retornar às atividades cotidianas em menor tempo. Já para quem precisa retirar excesso de pele ou modificar a aréola, a técnica não é indicada, já que na fast track recovery você só pode realizar a incisão via inframamária.

Mulher conversando com um médico questionando sobre a fast track recovery indicada para ela
Será que essa é a técnica perfeita para você?
Atenção: A técnica de fast track recovery não é indicada para mastopexia, isso porque a técnica visa a utilização de uma incisão pequena e, na maioria dos casos de retirada de flacidez das mamas, a incisão ultrapassa a indicada pela R24.

Fora os casos citados, a técnica R24 talvez não seja tão vantajosa e a gente já vai explicar o por quê.

Vale a pena fazer a técnica fast track recovery na mamoplastia?

Vale a pena fazer a R24R na mamoplastia caso você realmente tenha a necessidade de retornar às atividades cotidianas o mais breve possível, caso esse não seja seu caso, a fast track recovery não vale a pena.

Mulher dirigindo após a R24
E aí, você acha que vale a pena?

Isso porque a técnica custa bem mais caro do que a cirurgia tradicional e nem sempre a recuperação será mais rápida, visto que é de extrema importância que a paciente se dedique o máximo no pós-operatório.

Ou seja, caso você não siga todas as recomendações médicas, mesmo com a técnica de fast track recovery, você não terá uma recuperação rápida.

E por mais que pareça ser muito legal a possibilidade de ter uma recuperação mais rápida, a técnica tradicional não é tão demorada quanto aparenta, e uma prova são as pacientes que já passaram pela mamoplastia de aumento, tanto pela forma tradicional quanto pela R24.

Quer saber como foi a experiência delas? A Dream Plastic reuniu mais de 120 mil mulheres em um grupo fechado no Facebook, criando um ambiente seguro e confortável para que cada uma delas pudessem compartilhar suas experiências, sem julgamentos e sem a presença de homens e fakes.

Faça parte do maior grupo de cirurgia plástica do país e veja fotos de antes e depois do silicone com R24R e depoimentos de milhares de mulheres que já realizaram seus sonhos!

R24R

Qual o valor da fast track recovery da mamoplastia em 2024?

O valor da mamoplastia com R24R é de a partir de R$22.165,00 (Janeiro/2024) nas principais clínicas de São Paulo. Esse preço é uma média base, já que o quanto custa uma mamoplastia com fast track recovery para cada caso só é informado após uma avaliação médica.

Mulher sorrindo em um fundo laranja com um cartão de crédito na mão perguntando sobre o valor da R24R
Como você pode ver, o valor é um pouco mais salgado.

Como você pode ver, o preço do silicone com R24 é bastante alto, pelo menos R$5.000,00 a mais do que uma mamoplastia sem a técnica.

Por isso a gente fala: se não existe a necessidade de você voltar às suas atividades cotidianas o quanto antes, não vale a pena realizar a técnica, até porque o resultado final da mamoplastia é o mesmo e sua única vantagem é a recuperação rápida – que pode nem ser tão rápida, dependendo do seu pós-operatório.

Então coloque na ponta do lápis se realmente pagar cinco mil reais a mais pela sua cirurgia por causa de uma recuperação que pode ser mais rápida vale a pena ou não.

Mas, sinceramente, por mais que o valor seja um ponto crucial para a decisão de fazer ou não uma mamoplastia com fast track recovery, existem pontos ainda mais importantes para a segurança e resultado da sua cirurgia.

Onde fazer uma mamoplastia com fast track recovery?

Agora você sabe exatamente como funciona o R24R na mamoplastia e se ela vale mesmo a pena. Mas independente de você decidir pela fast track recovery ou pela técnica tradicional você precisa saber o que pode afetar na segurança e no resultado da sua cirurgia.

A clínica de cirurgia plástica em SP, Dream Plastic, que faz R24R
Conheça a clínica mais recomendada pelas mulheres!

Experiência do cirurgião plástico

Realizar seu sonho com um cirurgião experiente garante que você tenha um resultado mais bonito e tenha segurança durante a sua operação.

É claro, muitas pessoas acabam caindo em mãos de profissionais inexperientes tentadas pelo valor mais baixo que eles cobram, mas pare para pensar: você contrataria um engenheiro que acabou de se formar para construir a sua casa do zero?

Acredito que não. O mesmo vale para a realização do seu sonho.

E isso vale principalmente para casos de silicone com fast track recovery, ou você acha mesmo que um cirurgião sem experiência conseguirá seguir todos os protocolos que você aprendeu neste texto?

Operar em um hospital focado em plástica

Jamais opere fora de um ambiente hospitalar, isso mesmo, nada de operar em clínica para “poupar” um dinheirinho, isso é furada.

Quando você opera fora de um local adequado, você coloca a sua vida em risco, seja por infecção causada por materiais em que você desconhece a procedência ou por casos de intercorrências durante a operação e uma demora para a locomoção para um hospital.

Além disso, não faz muito sentido você gastar mais com uma R24 e operar em um lugar que não atende o principal fator da técnica: tomar cuidado para que a recuperação seja rápida e confortável, e pode apostar que uma infecção vai ser bem dolorida e vai atrasar a sua recuperação.

Ou seja, não poupe nessa hora, garanta que a sua cirurgia será feita em um hospital!

Escolha uma clínica com suporte completo para a sua recuperação

Talvez a parte mais importante para garantir um bom resultado seja o pós-operatório, e por isso é importante escolher uma clínica de cirurgia plástica que ofereça um bom suporte para essa etapa tão crucial.

Infelizmente, não é tão fácil encontrar lugares que ofereçam esses cuidados, muitas vezes sendo atendidas por secretárias e esposas dos cirurgiões durante os seus retornos.

Por isso, separamos uma listinha do que você precisa se atentar na hora de contratar a clínica:

 

  • Equipe própria de enfermagem: responsável por auxiliar o cirurgião durante os retornos, passar orientações e tirar dúvidas que possam surgir;
  • Central de urgência e emergência: com atendimento 24h para casos de emergência durante o seu pós-operatório;
  • Equipe vasta de cirurgiões: para, caso o seu cirurgião não conseguir comparecer no dia do retorno, você tenha profissionais altamente qualificados para te auxiliar;
  • Central de ouvidoria: não está contente com algo? A ouvidoria irá acionar uma junta médica imparcial para avaliar cada caso e promover uma solução eficiente.

Entendeu agora o porque não é só contratar qualquer clínica?

Por isso, escolha a melhor!

Avaliação 4.9 da Dream Plastic no Google
Somos a única clínica com mais de 2 mil avaliações positivas!

A Dream Plastic está há mais de 18 anos realizando sonhos. Mensalmente, centenas de mulheres saem por nossas portas, realizadas com seus seios novos.

 

E sabe o que é o melhor? Nós oferecemos tudo para que a sua cirurgia seja incrível, mas que também seja possível! Por isso, contamos com formas facilitadas de pagamento para que o seu sonho caiba no seu bolso.

 

Não é à toa que a Dream Plastic é a clínica mais recomendada pelas mulheres!

Amei desde o primeiro contato com a clínica, profissionais altamente capacitados! Fiz aumento de mamas e o resultado ficou incrível 😍✨ Agradeço a todos que fizeram parte do meu sonho! Super indico!” – G. Gomes

Não deixe o seu sonho para depois, agende agora mesmo uma avaliação com os médicos da Dream, é sem compromisso, você fica um passo mais perto de se sentir realizada e ainda ajuda a realizar os sonhos de crianças e adolescentes com câncer, já que parte do valor da sua avaliação é destinado ao GRAACC!

Para isso é bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp no canto superior da tela e falar com nossa central de atendimento.

Estamos te esperando!