Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Quais são os exames para colocar silicone? Descubra tudo sobre eles e como fazer os exames de rotina depois

Publicado em 05/06/2024 15:37

Uma coisa é certa, turbinar os seios é o sonho de muita mulher. E quando você está pesquisando sobre o assunto, bate a dúvida, quais são os exames para colocar silicone?

Ao fazer qualquer tipo de cirurgia, alguns exames pré-operatórios são necessários. Isso porque é através deles, que o médico avalia a saúde geral da paciente, e verifica se irá precisar tomar medidas específicas para aquela pessoa.

Mas não se preocupe, todos os exames são simples e rápidos, e iremos te contar hoje tudo que você precisa saber sobre eles. Além disso, também iremos falar sobre como fazer exames rotineiros depois de já ter colocado a prótese de silicone.

Nós somos a Dream Plastic, clínica mais recomendada pelas mulheres, vem com a gente!

Quais são os exames para colocar silicone?

Os principais exames para colocar silicone são:

  • Hemograma
  • Eletrocardiograma
  • Mamografia e/ou ultrassonografia das mamas
  • Coagulograma
Enfermeira guiando mulher para fazer um dos exames para colocar silicone, a mamografia
Alguns exames são necessários!

Esses são os mais comuns, mas alguns outros exames podem ser pedidos durante a avaliação médica, se a paciente apresentar algum tipo de alteração ou tiver uma comorbidade.

Comorbidade é o termo usado para indicar uma doença ou condição coexistente no organismo da pessoa, como por exemplo a diabetes, pressão alta e até obesidade.

Nesses casos, exames adicionais são pedidos para garantir a segurança da paciente durante todo o procedimento, e para que os médicos estejam completamente preparados para qualquer possível intercorrência.

Lembrando também, que durante a consulta de avaliação, o médico cirurgião irá fazer perguntas gerais sobre a sua saúde atual e histórico, além de examinar a região a ser operada, como as mamas.

Dessa maneira, ele sabe quais medidas devem ser tomadas.

Quanto custa os exames para colocar silicone?

O valor dos exames pré-operatórios para prótese de silicone variam, isso porque ele depende diretamente do local onde eles serão realizados e quantos serão. No entanto, existem muitos laboratórios que oferecem preços populares, como o Dr. Consulta. 

Outra opção é realizar os exames pelo convênio, como eles são praticamente os mesmos que os pedidos rotineiramente, é possível encontrá-los praticamente em qualquer laboratório e até em hospitais. 

Quando o assunto são os exames pré-operatórios da mamoplastia de aumento, também é muito importante falar sobre a Avaliação Pré-Anestésica. Mas o que isso tem haver com o assunto? Já vamos te explicar!

Importância de realizar a Avaliação Pré-Anestésica

A Avaliação Pré-Anestésica, ou APA, é uma consulta com o médico anestesista antes da cirurgia. Ela é fundamental para que o profissional conheça todo o quadro clínico da paciente, e esteja preparado para a cirurgia. 

Muita gente não sabe, pois o maior envolvimento do anestesista acontece quando a paciente está dormindo, mas ele é o responsável por monitorar e controlar todos os seus sinais vitais, como oxigenação, frequência respiratória e cardíaca, pressão arterial e temperatura. 

Ele é até conhecido como “Anjo da Guarda” por esse motivo!

Por isso, é extremamente importante que ele verifique os exames da paciente e a conheça antes da cirurgia. Aliás, a APA é um direito garantido em lei, através da resolução nº 1.802/06.

E depois que já tiver operado, como fazer o autoexame de mama com silicone?

Uma preocupação que pode aparecer em mulheres que estão pensando em colocar prótese, ou que já colocaram, e chegou aquele momento do ano, é como fazer o autoexame de mama com silicone. 

O autoexame é muito importante, pois através dele é possível reconhecer qualquer anormalidade nos seios, então a mulher pode procurar por um médico o mais rápido possível.

Os implantes de silicone não interferem no resultado desse teste, pois ficam atrás das glândulas mamárias, ou até mesmo atrás do músculo, como pode ver na ilustração abaixo:

Ilustração que mostra como fica o implante dentro do seio, atrás das glândulas mamárias, ou seja, ele não atrapalha em nada o autoexame
Entenda exatamente onde a prótese fica!

Por isso, apalpar e sentir o tecido mamário pode ser feito da mesma maneira. 

Para realizar o autoexame dos seios, siga o seguinte passo a passo:

  1. Observe os seios através de um espelho, prestando atenção na sua textura e cor, também verificando os mamilos, que podem, por exemplo, estarem retraídos. Depois, analise se houve alguma alteração em qualquer um desses tópicos.
  2. Nessa fase, coloque uma das mãos atrás da cabeça e apalpe o seio do lado oposto com a outra mão, começando no mamilo e percorrendo toda a mama, até chegar às axilas, em busca de caroços.
  3. Depois, repita o passo anterior do outro lado.

Realizar esse exame periodicamente é uma ótima medida, e, caso note algo fora do comum, procure um médico imediatamente, que pedirá por exames de imagem, como a mamografia e o ultrassom, para investigar melhor. 

O câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres, de acordo com o INCA, e suas chances de cura são de 90% quando diagnosticado precocemente. 

Os seios dos seus sonhos sem preocupações

Agora que você já entendeu tudo sobre os exames para colocar silicone, e que eles não influenciam em nada nos exames que fizer depois, deve estar muito mais tranquila, não é mesmo?

Mas, o segredo para ter colocar silicone com tranquilidade é escolher a clínica e o médico cirurgião certos para você.

Para isso, é bem simples, basta prestar atenção nesses fatores:

  • A clínica e o cirurgião devem ser especializados em Cirurgia Plástica, e com muitos resultados comprovados de sucesso;
  • A cirurgia precisa acontecer em um hospital, nada de operar na própria clínica para economizar dinheiro. Apenas um ambiente hospitalar está devidamente equipado e esterilizado da maneira correta;
  • A clínica precisa oferecer uma estrutura completa de pós-operatório, com equipe multidisciplinar e equipamentos modernos, com aprovação da Anvisa. 

E aqui na Dream Plastic, você encontra tudo isso e muitos outros diferenciais. Tudo a preços acessíveis e com formas de pagamento facilitadas, como a nossa modalidade exclusiva de entrada de 15% mais 24x no boleto.

Está esperando o que? Dê o primeiro passo agora mesmo, clique no botão do WhatsApp e marque uma consulta com um de nossos cirurgiões especialistas em próteses de silicone nos seios, sem compromisso nenhum!