Botox

O Botox é a toxina botulínica da farmacêutica Allergan, sendo a mais conhecida pelas pessoas que a utilizam. Essa substância causa a paralisia muscular da região onde é aplicada e impede a formação de rugas profundas no rosto que são causadas pela movimentação dos músculos da face.
A toxina botulínica é uma proteína extraída de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa bactéria é a causadora de uma doença rara chamada botulismo, que causa paralisia e até falência respiratória. Porém, pesquisas conseguiram descobrir os inúmeros usos terapêuticos da toxina, sendo a prevenção do envelhecimento um deles.
O Botox serve para inúmeros tratamentos como, por exemplo, para hiperidrose, bruxismo e enxaqueca. Porém, seu principal uso é para a prevenção do envelhecimento, já que ela possui um mecanismo de ação que garante a paralisia da região da aplicação e impede que as rugas dinâmicas se tornem estáticas.
A diferença entre as rugas dinâmicas e estáticas é a sua aparição, já que as dinâmicas aparecem somente quando o músculo é contraído e a estática aparece mesmo com a face relaxada. O Botox impede que as dinâmicas se tornem estáticas, sendo uma prevenção ao envelhecimento.
O Botox serve para que as rugas dinâmicas não se tornem estáticas, ou seja, ele impede que a contração muscular repetitiva que "marca" e deixa a pele envelhecida. Já no caso de pessoas que já possuem as marcas profundas e visíveis mesmo com a face relaxada, o ideal é utilizar o preenchimento.
A principal diferença entre o Botox e o preenchimento é sua indicação. Enquanto o Botox é indicado para tratar as rugas dinâmicas e prevenir o envelhecimento, o preenchimento é indicado para tratar sulcos faciais que já estão profundos.
A idade ideal para começar a aplicar o Botox é a partir dos 35 anos, que é quando as rugas dinâmicas passam a ficar mais visíveis. Por isso, é indicado que se inicie o tratamento por volta dessa idade, entre os 30 aos 35 anos, e continuar até a idade avançar.
A toxina botulínica passa a reduzir seu efeito após os 3 ou 4 meses da aplicação, diminuindo gradativamente até os 6 meses, onde é indicado fazer a reaplicação. Em tratamentos clínicos, onde ela é aplicada em outras regiões, ela pode durar mais tempo.
São bem raros os riscos da toxina botulínica, quando feita com segurança e usando produtos de qualidade. Porém, podem haver riscos graves ao utilizar marcas clandestinas e aplicar em clínicas que não possuem profissionais aptos para a aplicação, sendo necrose da derme um dos mais comuns nesses casos.
Não é indicado que grávidas façam tratamento com Botox, isso porque, até o momento, não existe nenhum estudo que comprove a segurança da aplicação. Logo, é melhor que a mulher aguarde após o período de amamentação para recomeçar o tratamento.
No caso de Botox para fins estéticos, os únicos profissionais aptos a realizar a aplicação são dermatologistas e cirurgiões plásticos, já que são as especializações que tratam da pele. Já no caso de outros tratamentos, como para o bruxismo, os dentistas podem realizar a sessão.
O resultado do Botox pode ser visto com os anos de tratamento, já que a paciente estará com a pele bonita e sem rugas, parecendo ser anos mais nova. Já nos dias seguintes à aplicação, é possível notar uma melhora nas rugas, e não é incomum perceber com antecedência que as rugas dinâmicas ficaram mais finas.
O preço do Botox depende de alguns fatores como, por exemplo, a experiência do médico, a marca que está sendo usada, o tipo de acompanhamento que será feito e o tamanho da ampola. 
Existem alguns cuidados que garantem um melhor resultado no tratamento da toxina botulínica, sendo os principais: não tomar sol da região onde foi aplicada durante os próximos dias, não deitar ou ficar em posição horizontal nas próximas 4-6 horas após a sessão e realizar o retorno alguns dias depois. 
Quando o Botox dá errado o ideal é só esperar a toxina ser totalmente absorvida pelo organismo, o que leva cerca de 4 a 6 meses para acontecer. É claro que ninguém quer ficar com o rosto assimétrico, por isso, é essencial que escolha um bom profissional para fazer suas sessões.

Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!