Otoplastia: o guia completo da cirurgia que acaba com as orelhas grandes!

otoplastia
Conheça os detalhes da otoplastia!

 

O incômodo causado pela aparência das nossas orelhas, podem ter sérias consequências. Mas nada que uma simples Otoplastia não possa resolver!

 

Apesar de “pequena”, essa região do corpo exerce forte influência na harmonia do rosto. E, quando isso não acontece naturalmente, a cirurgia de otoplastia é a ÚNICA resposta.

 

Quem sofre ou já sofreu bullying sabe o quão difícil é lidar com essa situação. E, por mais que tentamos ser fortes, isso acaba nos afetando profundamente.

 

O pior é que tudo começa quando ainda somos crianças, tornando a otoplastia um sonho de infância.

 

Pensando em tudo isso, nossa equipe médica especialista selecionou tudo sobre a otoplastia. Neste texto você vai encontrar informações confiáveis e fundamentais para a sua plástica ser um sucesso.

 

É como uma receita de bolo, conheça, siga o nosso passo a passo e respeite os “ingredientes” que devem ser utilizados. E, em breve, você vai conquistar orelhas lindas, em uma otoplastia segura e sem dores de cabeça.

 

Confira:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

O que é otoplastia?

 

Otoplastia é a cirurgia plástica feita com o objetivo de corrigir as alterações estéticas no formato das orelhas, promovendo o equilíbrio e a proporção em relação ao rosto. Entre as modificações, é possível melhorar sua forma, posição ou proporção. Geralmente, o procedimento é feito para tratar a famosa “orelha de abano”.

 

cirurgia otoplastia
Descubra o que é otoplastia!

 

Infelizmente, não existe tratamento natural para resolver esse tipo de problema que não seja a cirurgia de otoplastia. Esses “truques” se tratam de um método paliativo, não funcionam permanentemente.

 

Então, se você sofre com orelhas…

 

  • Levemente assimétricas
  • Excessivamente grandes
  • Muito afastadas do crânio
  • Salientes em um ou ambos os lados
  • Já operadas, mas fruto de uma cirurgia que a deixou insatisfeita

 

Saiba que tudo isso tem solução com a cirurgia plástica, um procedimento simples e realizado até em crianças.

Curiosidade:

 

“Com quantos anos pode fazer otoplastia?”

A cirurgia pode ser realizada somente em crianças a partir dos 6 anos de idade, fase na qual as orelhas tendem a ficar completamente formadas.

 

 

O que é otoplastia fechada?

 

Otoplastia fechada, sem cortes ou earshutt, como também é conhecida, se trata de uma técnica que utiliza fios de nylon não reabsorvíveis, para modelar e reparar a orelha de abano. Esse procedimento, que promete ser não invasivo, consiste em “prender” a região da anti-hélice com os fios, deixando a orelha rente ao rosto.

 

earshutt
Descubra o que é otoplastia fechada!

 

Mas isso não acontece de forma mecânica, os fios agem promovendo uma reação cicatricial, a qual induz a uma tração que puxa o pavilhão auricular para próximo do crânio.

 

A grande maioria dos cirurgiões plásticos NÃO realiza e NÃO recomenda essa técnica. Isso porque o procedimento earshutt possui muitas desvantagens quando comparado com a cirurgia de otoplastia convencional.

 

A otoplastia fechada…

 

  • Não é definitiva, os fios podem “relaxar” e consequentemente soltar.
  • Pode causar infecção, já que a cartilagem é sensível e contém bactérias, que podem levar a uma complicação chamada condrite.
  • Pode levar a sentir dores depois do earshutt, já que os fios tencionam a cartilagem.

 

Ah, você também pode ler em alguns lugares que o earshutt tem um valor mais baixo que o procedimento convencional, e até é verdade, mas somente a curto prazo.

 

Isso por conta do número de retoques que serão necessários futuramente, já que a técnica não é definitiva e também por conta dos riscos que podem aparecer.

 

Vale a pena fazer earshutt?

 

Levando em consideração o resultado, segurança e valor dessa otoplastia, NÃO!

 

Afinal, além de todas as desvantagens mencionadas, o procedimento não é menos invasivo, já que a anestesia utilizada é a mesma, e a otoplastia fechada mexe com o mesmo nível de estrutura física que a técnica tradicional.

 

Ou seja, as duas possuem o mesmo grau de invasividade, mas a otoplastia aberta tem resultados definitivos e é muito mais segura, como você vai conferir neste texto.

 

Na verdade, todos as cirurgias com fios de sustentação tem uma eficácia suspeita, entenda melhor no link!

 

Otoplastia: quando fazer?

 

otoplastia redutora
Veja o que fazer quando se tem orelhas de abano!

 

Sempre tem alguém que não entende o motivo de nos sentirmos tão tristes. De ficarmos chateados e buscar na cirurgia de otoplastia uma forma de recuperar a nossa autoestima.

 

Tem gente que até acha uma frescura. Mas, só quem passa por isso sabe o quão doloroso é. Até porque, é claro que nos outros não dói, estão falando de uma característica sua, que você não gosta.

 

Ah, quem está infeliz com a aparência das suas próprias orelhas deve estar bem familiarizado com esse tipo de situação:

 

  • “Nunca uso meus cabelos presos”.
  • “Jamais faço foto em que apareçam as duas orelhas”
  • “Não consigo me achar bonita, não gosto nem de me olhar no espelho”.
  • “Fico profundamente mal quando alguém me chama de Dumbo, Orelhão ou, simplesmente, fala que tenho as orelhas grandes…”.

 

Todas essas situações acarretam profundos traumas psicológicos e de comportamento, prejudicando até o nosso convívio social.

 

A otoplastia redutora pode ser realizada por motivos estéticos e emocionais

 

Já deu para perceber que a otoplastia resolve muito mais que uma questão estética, como corrigir orelhas afastadas demais.

 

Há inúmeros motivos para fazer sua otoplastia, mas é primordial que isso parta de você.

 

Ou seja, não faça pelos outros, faça porque você merece sentir-se bem consigo mesmo e isso vai te deixar mais feliz!

 

Depois de tomar uma decisão como essa, a gente precisa ressaltar que não é hora de deixar a ansiedade tomar conta e sair por aí operando em qualquer lugar.

 

Você precisa entender o que é a otoplastia, como funciona e como escolher um local seguro para realizar o seu sonho. E o seu procedimento só será tranquilo, se algumas condições forem seguidas.

 

Continue lendo para descobrir como!

 

Conheça a formação da orelha

 

otoplastia lobulo

 

Antes de falarmos mais sobre os tipos de otoplastia, é importante conhecer a anatomia da sua própria orelha.

 

Para você ter uma ideia, ela é formada internamente por cartilagem, com um relevo bem singular. A borda lateral elevada é chamada de Hélice, seguida por uma pequena depressão nomeada de Escafa.

 

Ao continuarmos, teremos outra depressão, essa maior e conhecida como Anti-hélice. Já em contato com a nossa cabeça, encontramos uma grande depressão chamada Concha.

 

A parte inferior, onde normalmente usamos brincos, é o Lóbulo.

 

Por exemplo, quem sofre com orelhas de abano, provavelmente teve uma má formação na Anti-hélice, associada ou não ao aumento da concha.

 

Conheça os tipos de otoplastia

 

otoplastia lobulo
A orelha rasgada tem solução!

 

Não há tantas variáveis quando o assunto é tipos de Otoplastia. Basicamente, o cirurgião plástico vai fazer uma análise da sua orelha e dos objetivos que você tem com o procedimento.

 

Dependendo da situação, ele pode optar por extrair ou raspar parte da cartilagem. Isso é possível ser feito pela parte da frente ou atrás da orelha. Em outros casos, uma simples sutura já resolve.

 

Há situações também de quem está insatisfeito com o rasgo que, normalmente, é provocado por brincos e alargadores.

 

Nesse caso, a otoplastia no lóbulo, ou lobuloplastia, é feita para fechar este espaço. E, após a cicatrização total, você pode fazer um novo furo se desejar.

 

Outra possibilidade é quando há ausência parcial ou total da orelha, devido a uma má formação congênita ou um trauma. Isso exige um trabalho minucioso do cirurgião, que usará enxertos de cartilagem de outras partes do corpo da paciente.

 

Tipo de otoplastia em orelhas assimétricas

 

A otoplastia pode ser feita em orelhas diferentes uma da outra, com o objetivo de deixá-las mais simétricas. Aqui vale ressaltar que a cirurgia consegue reverter graus de assimetria de abertura, quando se trata de orelhas com formatos ou tamanhos diferentes só é possível minimizar.

 

tipos otoplastia
Alguns tipos de orelhas podem ser assimétricas.

 

Vale ressaltar, que independente do tipo de procedimento, é importante escolher um local seguro para operar.

 

E nada melhor para te ajudar nessa escolha, do que ler depoimentos de mulheres que buscam deixar as orelhas juntinhas, assim como você.

 

Clique no banner abaixo e faça parte do maior grupo de cirurgia plástica com pacientes do Brasil!

 

Otoplastia

 

Como é o pré-operatório da otoplastia?

 

cirurgia otoplastia sp
O pré-operatório da cirurgia de orelha é uma fase importante!

 

No pré-operatório da otoplastia, é importante ficar atenta a qualquer mudança no seu estado de saúde.

 

Por exemplo, gripes fortes podem baixar a sua imunidade e te pôr em risco. Por isso, a qualquer sinal de mudanças bruscas nas vésperas da cirurgia, avise ao seu médico.

 

Parar de fumar por alguns dias antes da otoplastia redutora também será orientado, assim como fazer jejum e levar roupas leves e confortáveis.

 

Ah, decorar essas recomendações não deve ser uma preocupação, afinal, ao escolher uma boa clínica de cirurgia plástica você vai receber tudo por escrito, sem nenhum estresse.

 

Avaliação Pré-Anestésica

 

E não menos importante, um dos pilares do pré-operatório da otoplastia é passar em Avaliação Pré-Anestésica.

 

Nela, um anestesista especialista vai avaliar o seu estado clínico e criar um planejamento de segurança para a sua anestesia ser tranquila.

 

Nesse dia, você também tem a oportunidade de conhecer a equipe médica e esclarecer suas dúvidas.

 

Fique muito atenta a isso, algumas clínicas não oferecem essa avaliação para cortar custos. O que é muito errado, já que a APA é garantida por lei (CFM n. 1802/06).

 

Cirurgia de otoplastia nos mínimos detalhes

 

otoplastia tempo cirurgia
Principais informações sobre a cirurgia de otoplastia!

 

A cirurgia de otoplastia é simples e segura, se feita dentro de certas condições.

 

Em média, a otoplastia redutora dura entre 1h e 1h30 e após se recuperar da anestesia, você já recebe alta, geralmente, isso acontece no mesmo dia.

 

A anestesia utilizada na otoplastia pode variar dependendo da situação. Basicamente, em adolescentes e adultos é usada uma anestesia local com sedação. Já em crianças, pode ser aplicada a geral. Isso porque, em alguns casos, crianças podem não ser tão cooperativas quanto pessoas mais velhas.

 

E se a sua preocupação é a cicatriz, fique tranquila. Normalmente, a cicatriz é imperceptível, pois fica localizada na dobra atrás da orelha.

 

cicatriz cirurgia otoplastia
A cicatriz da cirurgia na orelha é bem discreta.

 

Além disso, como se trata de uma região de pele muito fina, a própria marca tende a ficar bem sutil. No caso de ser feita na frente, a cicatriz também fica bem escondida, inserida nos vincos naturais da orelha.

 

Como é feita a cirurgia de otoplastia?

 

Na otoplastia, a anestesia é a primeira etapa do procedimento. Após a sua aplicação, o cirurgião faz uma incisão na parte de trás da orelha e retira parte da cartilagem do pavilhão auricular. Depois, faz suturas internas, para proteger e sustentar a cartilagem recém formada, e externas. No final, o curativo é elaborado ao redor da cabeça, como se fosse uma faixa.

 

otoplastia anestesia local

 

Vale ressaltar que, quando é necessária uma incisão na parte frontal, ela é feita dentro das dobras, por exemplo, entre a Escafa e a Anti-hélice.

 

Finalizada a otoplastia, você será encaminhado para sala de recuperação, na qual deve permanecer sob supervisão médica por cerca de 2 horas.

 

Depois desse período há a liberação para o quarto, no qual deve ficar até receber alta hospitalar.

 

Conheça os detalhes da cirurgia de otoplastia, com ilustrações e dicas para você percorrer esse processo de forma mais tranquila:

 

 

A recuperação da otoplastia é uma fase fundamental

 

anestesia cirurgia otoplastia
Entenda os motivos da recuperação ser tão importante.

 

Após a otoplastia é comum ter edema (inchaço) e equimose (mancha roxa) nas 3 primeiras semanas. Além de certo desconforto nos primeiros dias, mas algo facilmente controlado com analgésicos.

 

Entre 2 e 4 dias, você já está apta para voltar às atividades normais, exceto para fazer exercícios físicos. Nesse caso, a liberação deve ocorrer após cerca de 3 semanas.

 

Essas são apenas algumas das orientações do pós-operatório na cirurgia de orelha, mais detalhes como o tempo de recuperação, o que pode e não pode fazer, você pode conferir no link!

 

Essa é uma das fases mais importantes da cirurgia, porque é ela quem define o sucesso do seu resultado, e é quando você consegue evitar vários riscos.

 

Por isso, é indispensável escolher uma clínica que saiba como te orientar corretamente nesse período. Só assim a sua otoplastia será uma realização FABULOSA!

 

Confira as dicas que os nossos especialistas selecionaram para você fazer a escolha certa:

 

Como encontrar uma boa clínica de otoplastia em São Paulo?

 

Se você quer evitar correr riscos, por menores que eles sejam, procure uma clínica de otoplastia em SP que atue apenas com Cirurgiões Plásticos Especializados. Além de ter equipes de Anestesia, Enfermagem e Fisioterapia próprias e experientes em cirurgia plástica.

 

É fundamental também operar somente em hospitais e, preferencialmente, naqueles que NÃO realizam “cirurgias contaminadas”. Ou seja, de pessoas doentes. Isso aumenta o risco de infecção.

 

Em qualquer cirurgia plástica, esses são quesitos básicos para você operar com segurança e qualidade.

 

Informações baseadas em mais de 15 anos de experiência em otoplastia redutora

 

Falando nisso, é importante encontrar uma clínica que entregue todas as orientações de pós por escrito.

 

E, claro, se mesmo assim ocorrerem dúvidas, você tem o Disk Enfermagem para esclarecê-las sem dores de cabeça.

 

O Disk Enfermagem é um canal direto com a equipe de enfermagem da clínica. Então, no caso de dúvidas, você pode ligar e falar com uma enfermeira que tem acesso ao seu histórico médico.

 

Esse é um serviço que toda clínica eficiente tem!

 

Portanto, esses são os critérios para você basear a sua escolha.

 

  1. Opte por um profissional qualificado
  2. Opere em um hospital
  3. Tenha o suporte estrutural de pós-operatório

 

E, assim, a sua cirurgia de otoplastia será um momento mágico e muito seguro!

 

Quem é o especialista na cirurgia de otoplastia?

 

quem faz otoplastia
O cirurgião plástico é o responsável por realizar esse tipo de cirurgia.

 

O especialista em otoplastia, ou seja, o profissional que realiza o procedimento, é o cirurgião plástico.

 

Aqui é importante ressaltar que ele deve ser credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (confira no link se o médico realmente é) e ter realizado muitas cirurgias.

 

Isso porque, quanto mais otoplastias ele realiza, mais experiência ele ganha. Aumentando, e muito, as chances do seu resultado ser bonito, sem a necessidade de um possível retoque.

 

Para você ter ideia do quanto é importante operar com um cirurgião especialista, a Cremesp divulgou uma pesquisa na qual apontou que 97% dos erros cometidos em cirurgias plásticas são realizados por médicos sem o título de especialistas.

 

Uma excelente dica para escolher o seu cirurgião, é buscar por elogios e críticas na internet. Sites como o Google e ElogieAki podem ajudar.

 

Leia avaliações sobre a equipe médica da Dream Plastic

 

No grupo Dream Plastic – Plástica do Sonho, você pode ler milhares de depoimentos, avaliando o resultado dos nossos cirurgiões plásticos. E, de quebra, ver fotos dos resultados da otoplastia.

 

Nosso grupo conta com mais de 87 mil mulheres, compartilhando experiências (e esse número só aumenta).

 

Para participar é bem simples, basta clicar no banner abaixo, responder às perguntas de verificação (obrigatórias para entrar no grupo) e enviar a sua solicitação.

 

Comece por aqui!

 

Otoplastia

 

Os resultados da otoplastia são transformadores

 

Quando o assunto é o antes e depois da cirurgia de otoplastia, não há dúvidas, os resultados são transformadores. Afinal, eles mexem profundamente com a estética de todo o rosto e, é claro, com a autoestima.

 

fotos otoplastia
A chave para conquistar orelhas fechadas e discretas.

 

Uma grande vantagem da cirurgia, em relação as outras plásticas, é que o resultado não demora muito para aparecer. Logo após a primeira retirada de curativo já é possível ver cerca de 80% do resultado final.

 

Apesar disso, é importante lembrar que a região fica inchada, situação que deve se normalizar em até 3 semanas. Ah, lembrando que a cicatriz não deve ser uma preocupação, já que fica bem escondida.

 

Entenda o que impacta no resultado final e como aumentar as chances de ter orelhas perfeitas no nosso conteúdo de antes e depois da otoplastia. De bônus, você conhece os famosos que já realizaram a cirurgia (prepare-se para se surpreender).

 

A cirurgia de otoplastia é cara?

 

cirurgia otoplastia
O valor da otoplastia pode te surpreender.

 

Essa é uma pergunta básica de quem procura fazer o procedimento. Porém, sem uma consulta presencial, é impossível determinar o valor exato da cirurgia.

 

Isso porque o preço é influenciado pelas particularidades do corpo de cada paciente, ou seja, sempre pode mudar.

 

Além disso, fatores como a experiência dos profissionais envolvidos, estrutura da clínica e hospital, também influenciam nessa questão.

 

Porém, nossa equipe pesquisou o valor das melhores clínicas de otoplastia em SP e calculou uma média para você ter uma ideia do quanto custa.

 

Além disso, selecionamos as principais armadilhas que você precisa evitar ao analisar o orçamento do seu procedimento. Saiba mais sobre o preço da cirurgia de orelha aqui!

 

Otoplastia Redutora: resumo das informações mais importantes

 

 

Comece a planejar a sua otoplastia

 

otoplastia
Conquiste orelhas perfeitas!

 

Agora que você já conhece como funciona todo o processo da otoplastia, o que está esperando para realizar essa transformação?

 

Para dar um basta em toda a tristeza e chateação que você passa, é necessário agir e conceder espaço à mudança.

 

Não temos dúvidas de que é uma decisão importante, mas que precisa ser feita. Afinal, não dá para esperar algo novo, tendo as mesmas atitudes, não é mesmo?

 

A cirurgia é simples, mas exige que você escolha um bom cirurgião plástico e uma clínica bem estruturada.

 

E a Dream Plastic é o local ideal para isso. Afinal, nós atendemos a exatamente TODOS os critérios de segurança apresentados neste texto.

 

Ou seja, se você quer segurança e resultado bonito, vem pra Dream!!!

 

Comece marcando uma avaliação com um dos nossos cirurgiões especialistas. É só clicar no botão do WhatsApp no topo da tela. ❤️

 

É simples, fácil e sem compromisso.

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou do artigo sobre Otoplastia? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!