Otoplastia: chega de sofrer com a aparência das suas orelhas. Você confere a solução aqui!

Otoplastia
Início » Cirurgia Plástica » Otoplastia
Tempo de leitura: 11 minutos

Baixe seu e-book gratuito!

otoplastia cirurgia

 

O incômodo e constrangimento causado pela aparência das nossas orelhas podem ter sérias consequências. Mas nada que uma simples Otoplastia não possa resolver!

Não há dúvidas da importância das orelhas para o nosso sistema auditivo, ou seja, para nossa vida. Isso ninguém questiona!

Porém, elas também exercem forte influência na harmonia do nosso rosto. E, quando isso não acontece naturalmente, a Cirurgia Otoplastia é a resposta.

Quem sofre ou já sofreu bullying sabe o quão difícil é lidar com essa situação. E, por mais que tentamos ser fortes, isso acaba nos afetando profundamente.

O pior é que acontece, principalmente, quando ainda somos crianças. Tornando a cirurgia de Otoplastia um anseio desde a infância.

Então se você quer saber mais sobre a Otoplastia em SP, como funciona, o que é preciso fazer, quais são os riscos, quanto custa… Ou seja, tudo sobre Otoplastia é só continuar lendo esse artigo!

 

Otoplastia: por que fazer a cirurgia?

 

tudo sobre otoplastia

 

Sempre tem alguém que não entende o motivo de nos sentirmos tão tristes. De ficarmos chateados e buscar na cirurgia de Otoplastia uma forma de recuperar nossa autoestima.

Tem gente que até acha uma frescura. Mas, só quem passa por isso sabe o quão doloroso é. Até porque, é claro que nos outros não dói, estão falando de uma característica sua, que você não gosta.

E, quem está infeliz com a aparência das suas próprias orelhas deve estar bem familiarizado com esse tipo de situação:

  • Nunca uso meus cabelos presos”.
  • “Fico profundamente mal quando alguém me chama de Dumbo, Orelhão ou, simplesmente, fala que tenho as orelhas grandes…”.
  • “Não consigo me achar bonita, não gosto nem de me olhar no espelho”.
  • “Jamais faço foto em que apareçam as duas orelhas”

Isso acarreta profundos traumas psicológicos e de comportamento, prejudicando até o nosso convívio social.

Já deu para perceber que a cirurgia de Otoplastia resolve muito mais que uma questão estética, como de corrigir a orelha de abano.

Há inúmeros motivos para fazer sua Otoplastia em SP, mas é primordial que isso parta de você. Ou seja, não faça pelos outros, faça porque você merece sentir-se bem consigo mesmo e isso vai te deixar mais feliz!

 

O que é cirurgia de Otoplastia?

 

que é otoplastia

 

A Otoplastia é a cirurgia plástica feita com o objetivo de corrigir as alterações estéticas do formato das orelhas, deixando-as com uma aparência harmoniosa.

Ou seja, na Otoplastia, cirurgia tem como base fazer modificações capazes de promover o equilíbrio e a proporção em relação ao seu rosto.

Entre as modificações, é possível melhorar a forma, a posição ou a proporção da orelha. E, por menores que sejam essas alterações, os benefícios para a sua aparência e autoestima são incríveis!

Infelizmente, não existe nenhum outro tratamento para resolver esse tipo de problema que não seja a cirurgia de Otoplastia. Então, se você sofre com orelhas…

  • Excessivamente grandes (condição chamada de macrotia)
  • Salientes em um ou ambos os lados (popular orelha de abano)
  • Assimétricas
  • Já operadas, mas fruto de uma cirurgia que a deixou insatisfeita
  • Rasgadas no lóbulo (normalmente causado por alargadores)
  • Com alguma deformidade

Tudo isso têm solução com a cirurgia Otoplastia, um procedimento simples e realizado até em crianças.

 

Otoplastia lóbulo, Concha, Hélice e demais pontos importantes

 

otoplastia lobulo

 

Antes de falarmos mais sobre os tipos de Otoplastia, é importante conhecer a anatomia da sua própria orelha.

Para você ter uma ideia, ela é formada internamente por cartilagem, com um relevo bem singular. A borda lateral elevada é chamada de Hélice, seguida por uma pequena depressão nomeada de Escafa.

Ao continuarmos, teremos outra depressão, essa maior e conhecida como Anti-hélice. Já em contato com a nossa cabeça, encontramos uma grande depressão chamada Concha. A parte inferior, onde normalmente usamos brincos, é o Lóbulo.

Por exemplo, quem sofre com orelhas de abano, provavelmente teve uma má formação na Anti-hélice, associada ou não ao aumento da concha.

 

Tipos de Otoplastia

 

otoplastia idade mínima

 

Não há tantas variáveis quando o assunto é tipos de Otoplastia. Basicamente, o cirurgião plástico vai fazer uma análise do seu ouvido e dos objetivos que você tem com o procedimento.

Dependendo da situação, ele pode optar por extrair ou raspar parte da cartilagem. Isso é possível ser feito pela parte da frente ou atrás da orelha. Em outros casos, uma simples sutura já resolve.

Há situações também de quem está insatisfeito com o rasgo, normalmente, provocado por brincos ou alargadores. Otoplastia Lóbulo, feita para fechar este espaço, é ainda mais simples. E, após a cicatrização total, você pode fazer um novo furo se desejar.

Outra possibilidade é quando há ausência parcial ou total da orelha, devido a uma má formação congênita ou um trauma. Isso exige um trabalho minucioso do cirurgião, que usará enxertos de outras partes do corpo do paciente.

 

Cirurgia Otoplastia: você precisar saber…

 

otoplastia anestesia

 

Na Otoplastia, idade mínima para realizar a cirurgia é a partir dos 6 anos. Isso mesmo! É possível evitar anos de sofrimento e muitos traumas nas crianças operando quando elas são bem novinhas.

Até essa idade, o sistema auricular para de se desenvolver, atingindo um tamanho bem próximo ao de um adulto.

Claro que, por falta de conhecimento e informações, isso muitas vezes não acontece tão cedo. Por esse motivo, é bem comum que adolescentes e adultos também façam a cirurgia Otoplastia.

Nos casos de bebês que nascem com as orelhas proeminentes, é possível que essa situação seja corrigida naturalmente com o tempo.

Em média, o procedimento dura entre 1h e 1h 30. E, normalmente, após se recuperar da anestesia, você já recebe alta. Isso pode acontecer até no mesmo dia.

Otoplastia Anestesia é outra questão importante e pode variar dependendo da situação. No geral, em adolescentes e adultos é usada uma anestesia local com sedação. Em crianças que fazem Otoplastia, anestesia geral leve é a mais usada.

Claro que antes de tomar essa decisão, você deve passar em consulta com o anestesista. Ele tem a responsabilidade de avaliar suas condições operatórias e indicar o melhor medicamento anestésico.

Sonho em fazer minha Otoplastia, mas tenho dúvidas sobre a cicatriz. Se esse é o seu caso, fique tranquila. Normalmente, a cicatriz é imperceptível, pois fica localizada na dobra atrás da orelha.

Além disso, como se trata de uma região de pele muito fina, a própria marca tende a ficar bem sutil. No caso de ser feita na frente, a cicatriz também fica bem escondida, inserida nos vincos naturais da orelha.

 

Conheça detalhes sobre a cirurgia de Otoplastia, com ilustrações e dicas para você percorrer esse processo de forma mais tranquila:

Otoplastia Cirurgia de Orelha de Abano de Dream Plastic

 

Quanto custa uma Otoplastia?

 

Essa é uma pergunta básica de quem procura fazer o procedimento. Porém, sem uma consulta presencial, é impossível determinar o valor exato da sua cirurgia.

No máximo, com base nos valores cobrados em locais confiáveis, podemos saber a média de valor de Otoplastia. Saiba mais aqui!

 

Como é feita a cirurgia de Otoplastia?

 

otoplastia anestesia local

 

Após o encaminhamento ao centro cirúrgico e a preparação para a sua Otoplastia, anestesia é a primeira etapa do processo.

O médico anestesista faz a administração dos medicamentos anestésicos. Ele permanece ao seu lado, monitorando seu quadro clínico, durante todo o procedimento.

Em seguida, o cirurgião plástico assume e inicia fazendo a incisão, geralmente localizada na parte de trás da orelha.

Nos casos de corrigir as populares orelhas proeminentes, o cirurgião retira parte da cartilagem do pavilhão auricular.

Depois, faz suturas internas para proteger e sustentar a cartilagem recém-formada. Tudo isso fará com que os ouvidos fiquem mais próximos da cabeça.

Quando é necessária uma incisão na parte frontal, ela é feita dentro das dobras, por exemplo, entre a Escafa e a Anti-hélice.

O cirurgião finaliza seu trabalho fazendo as suturas nos pontos externos. Após isso, o curativo é elaborado ao redor da cabeça, como se fosse uma faixa. Deixando a área mais protegida.

Você será encaminhado para sala de recuperação, na qual deve permanecer sob supervisão médica por cerca de 2 horas.

Depois desse período há a liberação para o quarto, no qual deve fica até receber a alta hospitalar.  Isso, normalmente, acontece poucas horas após o procedimento.

 

Chega de sofrer com o formato das suas orelhas. Entre em contato e agende sua consulta para saber como a Otoplastia pode resolver o seu problema. Na Dream Plastic você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado.

 

 

Otoplastia riscos? Saiba como evitá-los!

 

clinica otoplastia

 

Quando o assunto é cirurgia plástica, dúvidas e certas curiosidades são muito comuns. Principalmente, quando estamos falando de uma que vai transformar a gente. Mais que isso, é a mudança de algo que já nos causou muito sofrimento. E, em alguns casos, esperamos por anos para realizar esse sonho.

Apesar dessa ansiedade, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça. Mas calma, não é nada complicado.

Até porque é um procedimento simples e rápido. Por isso, na Otoplastia riscos são muito baixos, é semelhante a extrair um dente.

 

Riscos da Otoplastia em relação ao resultado

 

Se você NÃO quer ter seu resultado prejudicado por um cirurgião sem as devidas competências ou experiência, faça a escolha certa. Opte por um médico com título de especialista em cirurgia plástica e bastante experiência.

Tudo isso comprovado! Então, não tenha vergonha de pedir o currículo do médico. Aqui na Dream Plastic, nós defendemos essa transparência e o paciente tem acesso ao currículo do cirurgião.

 

Minha Otoplastia com mais segurança!

 

riscos otoplastia

 

Se você quer evitar correr riscos, por menores que eles sejam, então procure uma clinica Otoplastia que atue apenas com cirurgiões plásticos especializados. Além de ter equipes de anestesia, enfermagem e fisioterapia próprias e experientes em cirurgia plástica.

Aliás, no quesito anestesia, você deve fazer uma consulta com o médico anestesista antes de operar. Isso é tão importante que é garantindo por lei. Então exija o seu direito!

É fundamental também operar somente em hospitais e, preferencialmente, naqueles que NÃO realizam “cirurgias contaminadas”. Ou seja, de pessoas doentes. Isso aumenta o risco de infecção.

Em qualquer cirurgia plástica, esses são quesitos básicos para você operar com segurança e qualidade. E, são recomendações com base em mais de 10 anos de atendimentos, nos quais a Dream Plastic participou da realização de 40 mil sonhos.

Uma experiência que justifica a criação de protocolos exclusivos, assim como de serviços que fazem a diferença na vida dos pacientes.

Por exemplo, o Disk Enfermagem Dream Plastic, um canal direto com a equipe de enfermagem da clínica. No caso de dúvidas ou surgimento de uma questão inesperada, você pode ligar e falar com uma enfermeira que tem acesso ao seu histórico médico.

 

Particularidade da cirurgia

 

Apesar de bastante incomum, as orelhas podem voltar a abrir após a cirurgia. Isso no caso de quem faz a Otoplastia com o objetivo de corrigir as orelhas em abano.

É importante destacar que isso não se trata de um erro médico, mas sim uma particularidade da própria cirurgia na orelha. Entre os principais motivos, estão:

  • Cicatrização da cartilagem diferente do esperado
  • Uso incorreto da faixa de pós-operatório
  • Cartilagem da orelha volta a crescer

 

Otoplastia: recuperação

 

pavilhão auricular

 

Após a cirurgia de Otoplastia é comum ter edema (inchaço) e equimose (mancha roxa) nas 3 primeiras semanas. Além de certo desconforto nos primeiros dias, mas algo facilmente controlado com analgésicos.

Por alguns meses, também é comum a redução da sensibilidade no local operado.

Entre 2 e 4 dias, você já está apta para voltar às atividades normais, exceto para fazer exercícios físicos. Nesse caso, a liberação deve ocorrer após cerca de 3 semanas.

É fundamental tomar bastante cuidado para não sofrer traumas e evitar dormir sobre as orelhas. Aliás, na hora de dormir, o médico vai indicar uma bandagem elástica, que você deve usar por, aproximadamente, 45 dias.

Os pontos são retirados com a semana e, pode ficar tranquila, isso é feito de modo rápido e indolor.

Quer saber mais informações e dicas sobre o pós-operatório da Otoplastia? Clique aqui!

 

Resultados Otoplastia

 

aurícula antes depois

 

A vantagem da cirurgia de Otoplastia é que o resultado não demora muito para aparecer. Logo após a primeira retirada de curativo já é possível ver em torno de 80% do resultado final.

Apesar disso, é importante lembrar que a região fica inchada, situação que deve se normalizar em até 3 semanas.

Consideramos o resultado final somente após a reabsorção total do inchaço e do amadurecimento da cicatriz. Isso deve acontecer em cerca de 6 meses. Clique e saiba mais sobre o antes e depois da Otoplastia.

É claro que os resultados de uma Otoplastia de reconstrução, ou seja, mais extensa, demoram mais para aparecer. Porém são casos específicos e o próprio cirurgião vai passar as devidas orientações.

 

Você tem interesse em conhecer as experiências de mulheres que já fizeram a cirurgia Otoplastia? Venha fazer parte de um grupo exclusivo de pacientes da Dream Plastic, no Facebook. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

Otoplastia em SP, você merece essa realização!

 

otoplastia sp

 

Agora que você já conhece como funciona todo o processo da Otoplastia, o que está esperando para realizar essa transformação?

Para dar um basta em toda a tristeza e chateação que você passa, é necessário agir e conceder espaço à mudança.

Não temos dúvidas de que é uma decisão importante, mas que precisa ser feita. Afinal, não dá para esperar algo novo, tendo as mesmas atitudes, não é mesmo?

A cirurgia é simples, mas exige que você escolha um bom cirurgião plástico e uma clínica bem estruturada. Além de um local que dê o suporte necessário, desde a sua primeira consulta, até a alta definitiva.

Você merece estar bem e satisfeita com seu próprio corpo, então chega de adiar sua felicidade!

 

Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia plástica está neste e-book exclusivo. Chega de dúvidas, baixe agora, é GRATUITO, basta clicar no link!

Baixe seu e-book gratuito!

Gostou do artigo sobre Otoplastia? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue! 

Compartilhe no Facebook

Informações adicionais
Otoplastia: chega de sofrer com a aparência das suas orelhas. Você confere a solução aqui!
Nome do artigo
Otoplastia: chega de sofrer com a aparência das suas orelhas. Você confere a solução aqui!
Descrição
Otoplastia é a solução para você parar de sofrer com a aparência das suas orelhas. Conheça tudo o que é importante sobre a cirurgia de Otoplastia agora!
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
 

Otoplastia


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog