Guia completo da Rinoplastia: o que é, como é feita, tipos de rino, valores, resultados e muito mais!

rinoplastia
Tudo sobre a Rinoplastia!

 

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, tendo ultrapassado até mesmo a famosa lipoaspiração nos últimos anos, é o que diz a matéria do GQ da Globo

 

Sabe o porquê disso?

 

Porque as pessoas estão cansadas de sofrer por conta do formato do nariz.

 

Esse era o caso da Evelyn.

 

Além de apelidos como nariz de tucano, sofria sempre que se olhava no espelho. Sentia que seu nariz não era como gostaria, que não combinava com seu rosto. 

 

Tirar fotos e postar nas redes sociais era um sacrifício. Só não era pior do que fazer uma reunião por vídeo chamada no trabalho. Como disfarçar o nariz? Impossível!

 

Essa insatisfação com o nariz torna muitas pessoas inseguras, tímidas, complexadas…

 

Por conta disso, nos últimos tempos, a Rinoplastia se tornou uma das cirurgias mais buscadas pelas pessoas.

 

Por isso, reunimos tudo sobre rinoplastia num único lugar para você. Veja!

 

 

Todos esses pontos foram revisados por um time de cirurgiões plásticos e anestesistas especialistas em rinoplastia em São Paulo

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é rinoplastia? 

 

A rinoplastia é a cirurgia plástica capaz de corrigir imperfeições e melhorar a harmonia e a estética do nariz. Por isso, também é conhecida como remodelagem nasal. A rinoplastia se destaca como uma das operações mais procuradas no mundo inteiro. Isso pelo simples fato de ter um papel fundamental na correção da aparência desproporcional do nariz e em algumas questões funcionais.

 

cirurgia rinoplastia
A rinoplastia é o procedimento mais famoso para nariz.

 

Veja para que serve a rinoplastia:

 

  • Alterar o tamanho ou formato do nariz
  • Mudar a largura das narinas
  • Realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior
  • Corrigir um defeito de nascença ou dano nasal
  • Melhorar a capacidade respiratória
  • Melhorar a autoestima
  • E muito mais.

 

Mas o que significa rinoplastia? A palavra vem do grego:

 

Rino corresponde ao nariz 

 

Plastia – vem do grego plastós, que significa estética ou cirurgia plástica

 

Portanto, se você sofre com a aparência estética do nariz, ou com problemas respiratórios, a rinoplastia pode ser para você.

 

Mas, antes de esclarecer dúvidas sobre o que é, como é feita, quais são tipos de rinoplastia e para quem é indicada, é importante conhecer a anatomia do nariz

 

Como é a anatomia do nariz? 

 

O nariz é composto, principalmente, de osso, cartilagem e pele. Apenas de apertá-lo já é possível ter uma noção de cada uma dessas partes do nariz. O osso é a parte mais dura, geralmente compondo a parte do meio para cima do nariz, enquanto a cartilagem é mais maleável e se concentra na ponta do nariz.

 

estrutura nariz
Veja como é constituída a anatomia do nariz.

 

A anatomia dessas estruturas do nariz é o que determina sua aparência final, sua estética, e a sua funcionalidade. 

 

Explicamos melhor abaixo!

 

Qual a função da parte externa do nariz?

 

A função da parte externa do nariz é proteger a parte interna, responsável pela respiração. Sua estrutura serve de apoio para os ossos e a cartilagem, permitindo que haja fluxo de ar para a parte interna do nariz e dos pulmões. Além disso, é a anatomia do nariz externo que determina a aparência final do nariz. 

 

Quais as funções da parte interna do nariz?

 

A função da anatomia interna do nariz é filtrar o ar, dar ressonância para a voz, barrar micróbios e outras partículas que podem comprometer a sua respiração e mandar o ar para os pulmões. Essa parte interna do nariz é chamada de cavidade nasal. Ela é dividida em duas pelo septo nasal, os famosos buraquinhos do nariz. 

 

O que são os ossos do nariz?

 

Na parte superior, entre os olhos, a sustentação se dá pelos ossos nasais. O nariz tem dois ossos pequenos e simétricos em cada lado do rosto, que constituem a ponte do nariz, ou seja, a ligação com a cartilagem. 

 

ossos nasais
Como você pode ver, o osso é a parte superior do nariz.

 

Algumas queixas comuns de insatisfação com o nariz estão relacionadas com a estrutura desse osso. 

 

Geralmente, quando o nariz é muito espaçado nos olhos, é porque esses ossos nasais são grossos. 

 

Há também os casos em que esses ossos são mais saltados, tortos, maiores, e isso também influencia na aparência final. 

 

Nesse caso, o que precisa ser corrigido são os ossos nasais

 

O que é a cartilagem do nariz?

 

A parte inferior do nariz é sustentada por diferentes placas de cartilagem. Essas placas se estendem lateralmente a partir do centro do nariz. São elas: Cartilagem septal, cartilagem nasal, lateral e cartilagem alar.

 

cartilagem alar
A cartilagem pode ficar dentro e fora do nariz.

 

Essa cartilagem na parte inferior – junto com o tecido gorduroso – é a responsável pelo formato e a aparência da ponta do nariz (externamente) e pelo desempenho do septo nasal (internamente).

 

Dependendo da quantidade, grossura e tamanho da cartilagem alar e nasal, ela pode deixar o nariz com a ponta mais grossa, ou então deixar as extremidades mais largas. 

 

Quando essa estrutura não está proporcional aos demais traços do rosto, é comum a busca pela rino.

 

Já a cartilagem septal é a responsável pela divisão dos septos nasais. O correto é que seja retinha, para garantir a passagem de ar igual para ambos os lados do nariz. 

 

O que é a Giba nasal, o famoso dorso do nariz?

 

A giba do nariz é uma das principais reclamações de quem deseja fazer alguma mudança no nariz. A Giba dorsal, como também é conhecida, é causada pelo osso e cartilagem saltados, que chamam ainda mais atenção quando estamos de perfil. 

 

giba nariz
Como você pode ver, a giba pega um pouco de osso e cartilagem.

 

Geralmente, quem tem esse dorso nasal proeminente sofre com apelidos maldosos, como nariz de tucano.

 

O que é a Asa do Nariz?

 

A asa do nariz, também conhecida como base alar, corresponde às laterais inferiores dos narizes. Ela é composta pela cartilagem alar. Dependendo da anatomia do nariz, ela pode ser muito larga e grossa.  Essa base alar mais ampliada é motivo de insatisfação para algumas pessoas, pois deixa a fisionomia do nariz maior, já que ele ficará mais espaçado na parte inferior. 

 

asa nariz
A largura e espaçamento depende da base alar de cada nariz.

 

Onde fica a ponta nasal?

 

A ponta nasal é formada por duas cartilagens alar. Dependendo do tamanho da cartilagem e da espessura da pele, a ponta pode ser maior, mais grossa, mais arrebitada ou caída. Geralmente, o principal motivo de retoque da ponta nasal é para nariz com pontas caídas ou muito grandes. 

 

ponta nasal
O formato da ponta do nariz depende de pessoa para pessoa.

 

Para saber se a ponta do nariz está caída ou levantada, o cirurgião mede o ângulo entre a região e a ponta subnasal, acima dos lábios. Se o ângulo for menor que 30°, significa que a ponta está caída. 

 

O que é a Columela nasal?

 

A columela é a cartilagem que separa as duas narinas. Ela fica bem na entrada delas, entre a ponta do nariz e os lábios. Há dois casos em que a columela pode causar insatisfação: quando está muito caída ou muito oculta.

 

columela nariz
Veja onde fica a columela nasal.

 

É para casos de insatisfação com a anatomia do nariz, como todos esses que mostramos acima, que as técnicas de rinoplastia surgiram. Elas são capazes de remodelar ossos e cartilagens, trazendo uma aparência mais harmoniosa para o nariz. 

 

Porém, existe um tipo específico de rino para cada parte anatômica do nariz. A técnica usada para arrumar a columela grande não é a mesma usada para eliminar a giba nasal. 

 

Existe um procedimento certo para o seu nariz. E é ele que você vai conhecer mais adiante. 

 

Com quantos anos pode fazer Rinoplastia?

 

O ideal é que a cirurgia de rinoplastia seja realizada após os 18 anos. Neste momento, as chances do nariz estar completamente desenvolvido são maiores. Quando a pessoa está em fase de crescimento ainda há possibilidade do nariz se desenvolver, mesmo que seja um pouco, o que pode afetar o resultado da cirurgia. 

 

nariz rinoplastia
É importante verificar se já parou o crescimento.

 

Para quem quer saber qual a melhor idade para fazer rinoplastia, é esta! 

 

Mas se a pessoa necessitar muito, a rino pode ser feita antes. 

 

É comum ver jovens insatisfeitas com a aparência do nariz, seja por não se acharem bonitas com ele ou por sofrerem com apelidos maldosos na escola.

 

Esse era o caso da Evelyn. Ela havia sofrido muito na adolescência por conta da aparência do seu nariz. Os “amigos” a chamavam de papagaio e falavam que seu nariz chegava sempre antes dela. 

 

E era horrível! 

 

Ela já não se sentia bonita. Com esses comentários então, a situação só piorava.

 

E como esconder algo que está no rosto? Não tem como. O jeito era aceitar os apelidos e sofrer sozinha. 

 

Por isso, quando descobriu a rinoplastia, Evelyn logo quis fazer o procedimento. Porém ela tinha apenas 16 anos na época. 

 

A partir de quantos anos pode fazer rinoplastia?

 

Para fazer a cirurgia de rino, o ideal seria 18 anos, porém no mínimo a paciente deve ter 16 anos. Porém, o procedimento só poderá ser feito após o cirurgião concluir que a pessoa parou de crescer. 

 

Portanto, é solicitado um exame de raio-X de idade óssea.

 

Para detectar se já paramos de crescer, o médico analisa a epífise, é uma parte mais esponjosa de alguns ossos nossos. A epífise só fecha quando a pessoa para de crescer. 

 

Desse modo, durante o exame de raio-x, o cirurgião analisa a epífise, se ela estiver aberta, não poderá ser feita a cirurgia. 

 

Se estiver fechada, significa que a paciente não está mais em fase de crescimento e, portanto, poderá fazer a cirurgia. 

 

A Evelyn tentou fazer a cirurgia de rinoplastia assim que completou 16 anos, mas o exame de raio-x comprovou que ela ainda estava em crescimento. Então decidiu deixar o procedimento para depois, mesmo contra a sua vontade. 

 

Quando fazer rinoplastia?

 

Os principais motivos para fazer rinoplastia são: infelicidade, tristeza, baixa autoestima por conta da aparência ou do formato do nariz, dificuldade para respirar, carne esponjosa, rinite e sinusite. A Rino promete trazer uma aparência muito mais uniforme e discreta para o nariz, eliminando até mesmo problemas respiratórios. 

 

rino
Você escolhe o momento certo para mudar o nariz.

 

A Evelyn não via a hora de arrumar o nariz. Ela não sofria com problema respiratório, mas o formato do nariz fazia sua autoestima ficar lá embaixo. 

 

Porém, depois de ver que não poderia fazer a cirurgia nova, resolveu testar outras opções. Quem sabe funcionava. 

 

Tentou usar maquiagem, modelador de nariz, rinomodelação e até exercícios para melhorar ou disfarçar o aspecto do nariz. Mas nada funcionou.

 

Foi apenas com 21 anos, após começar a trabalhar e ingressar na faculdade de marketing que a possibilidade da rino voltou a aparecer mais forte para ela. 

 

Na verdade, ela nunca desistiu da ideia, mas o tempo e a falta de dinheiro fez seus planos serem adiantados.

 

Mas agora estava querendo trabalhar com a sua imagem, se tornar influencer. E com o nariz assim, NUNCA conseguiria. Quase não conseguia postar UMA foto sequer, porque seu nariz estava sempre feio. 

 

Sua autoestima já era afetada pelo nariz, sua relação com as pessoas então, pior ainda. Não se sentia confiante para falar e nem fazer amizade. Seria possível que seu nariz iria interferir até no seu trabalho? Nunca teria paz?

 

Foi então que decidiu começar a economizar para fazer o procedimento. Agora, com idade suficiente e o dinheiro certo, ela teria como e porque fazer rinoplastia. 

 

Mas será que a rino serviria para o nariz dela? E mais, será que apenas a rinoplastia seria suficiente para resolver os seus problemas?

 

É isso que vamos descobrir. Saiba quando fazer rinoplastia!

 

Rinoplastia para nariz de batata: como remodelar a ponta do nariz? 

 

A rinoplastia para nariz de batata, ou rino para nariz redondo é uma das mais famosas. A rino permite ao cirurgião plástico afinar a ponta do nariz. Caso a paciente tenha essa região mais larga ou arredondada, o médico consegue remover parte da cartilagem alar e atingir o objetivo.

 

rinoplastia ponta nariz coxinha
Veja como fica o nariz de batata depois da rinoplastia.

 

Dependendo da anatomia e da extensão da intervenção, há a opção de utilizar suturas para curvar ou retrair as cartilagens alares. Com isso, é possível criar após a rinoplastia uma ponta do nariz mais estreita ou, simplesmente, ajustar sua posição, deixando inclusive a ponta levantada. 

 

Geralmente, esse tipo de procedimento é conhecido como rinoplastia em nariz de coxinha ou rinoplastia para nariz com bola na ponta. 

 

Rinoplastia para nariz largo: como diminuir a asa do nariz?

 

A rinoplastia para nariz largo, ao contrário da rinoplastia para a ponta do nariz, é uma cirurgia para reduzir a asa nasal. Lembra aquela cartilagem alar que se estende para os lados, deixando o nariz mais extenso na parte inferior? É nela que a rinoplastia para nariz gordo vai focar.

 

rinoplastia nariz gordo
Rinoplastia para diminuir a asa do nariz.

 

Na verdade, a cirurgia para nariz largo tem outro nome, é a alectomia. 

 

Durante a cirurgia, a asa nasal formada pela cartilagem será reduzida e reposicionada, deixando a área da cartilagem alar menor e mais estreita. Veja na imagem acima um exemplo da cirurgia em nariz largo e grande

 

Rinoplastia para nariz grande

 

A rinoplastia para nariz grande é voltada para quem tem a região do osso e da cartilagem superior, entre os olhos, mais extensa ou grossa. É feita então, uma rinoplastia para afinar o nariz, deixando a região do dorso mais uniforme e reduzida. 

 

rinoplastia afinar nariz
Veja como a região do osso ficará mais fina após a cirurgia.

 

Com a ajuda de um raspador cirúrgico, o cirurgião faz uma raspagem no nariz esculpindo a região superior do osso e da cartilagem, deixando-as menores. Feito isso, surge então um pequeno espaço vazio entre os ossos nasais, chamado de telhado aberto.

 

Para deixar o nariz afinado, o médico junta os lados abertos, deixando o nariz mais estreito por meio de uma osteotomia, responsável por ajustar os ossos com o objetivo de fechar o telhado aberto. 

 

Mas o que é osteotomia?

 

Osteotomia é a parte da cirurgia que envolve a quebra dos ossos nasais para posicioná-los. Na rinoplastia, ela pode ser usada para:

 

  •     Corrigir a giba dorsal (vamos falar desse caso mais adiante)
  •     Fechar um telhado aberto
  •     Criar uma base nasal mais estreita

 

A ferramenta usada para isso é o osteótomo. Com a qual é possível quebrar cuidadosamente os ossos do nariz.

 

Mas fique tranquila, você estará sob efeito dos anestésicos e nem vai perceber que isso está acontecendo. Após a rinoplastia quebrar os ossos necessários, eles são deslocados para fechar o telhado aberto.

 

Tem como diminuir giba nasal com Rino?

 

Sim, diminuir a giba nasal é um dos princípios da rinoplastia. Ou seja, acabar com aquele ossinho saliente no meio do nosso nariz. A giba dorsal é composta de cartilagem e osso. Para removê-la, o cirurgião plástico usa um osteótomo, instrumento utilizado para fazer pequenos cortes nos ossos.

 

rinoplastia diminuir nariz giba nasal
Veja como o nariz fica depois que diminuir a giba nasal.

 

Primeiro, o especialista em rinoplastia fará a raspagem no nariz para diminuir a giba nasal. Depois ele vai esculpir e afinar a região, fazendo a redução do dorso nasal por meio da osteotomia.

 

Em alguns casos, é possível conseguir um nariz arrebitado após a rinoplastia, visto que ele ficará menor e mais delineado.

 

A rinoplastia para diminuir o nariz com giba nasal é a cirurgia de rino mais procurada pelas pessoas. 

 

Essa era a cirurgia ideal para a Evelyn, que também queria diminuir a giba nasal. E a Rinoplastia que quebra o nariz e faz a remodelação apareceu como a opção certa para ela. 

 

Rinoplastia para nariz torto

 

A rinoplastia para nariz torto pode ser feita por dois motivos: para corrigir o nariz após algum trauma que afeta a sua anatomia ou para corrigir desvio de cartilagem.

 

rinoplastia nariz torto
Veja como fica o nariz após a correção com rinoplastia.

 

Segundo estudos da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial em torno de 80% da população tem a cartilagem nasal mais descentralizado, mas poucas pessoas chegam a perceber isso. 

 

Porém, quando esse desvio é muito grande, pode causar alguns problemas respiratórios. É o famoso desvio de septo.

 

Essa condição faz com que a pessoa tenha mais dificuldade para respirar, o que consequentemente provoca casos de rinite e sinusite no nariz.

 

Rinoplastia para columela 

 

A rinoplastia para columela visa corrigir casos de columela caída, oculta e torta. Para a columela caída, o cirurgião reduz a projeção, deixando as cartilagens mais próximas da ponta do nariz e mais simétrica às asas nasais. Já para a columela oculta, é necessário aumentar o espaçamento entre as narinas. 

 

rinoplastia columela
Veja como fica a correção da columela torta com rinoplastia.

 

Para a rinoplastia em columela oculta, o cirurgião utiliza enxertos de cartilagem Eles vão dar o preenchimento necessário para a columela do nariz.

 

A rinoplastia em columela torta é feita de modo a corrigir a assimetria na região.

 

Independentemente da rinoplastia para a columela, todas deixam o rosto mais harmonioso e o nariz mais simétrico. 

 

Rinoplastia para nariz achatado

 

No nariz achatado, a rinoplastia vai dar melhor definição para a ponta do nariz e do dorso, deixando-os mais levantados e projetados. Para isso, o cirurgião adiciona cartilagem do próprio paciente no dorso do nariz de forma a aumentá-lo. Para a ponta do nariz, ele mexe na cartilagem nasal, deixando-a levantada e fininha.

 

rinoplastia nariz asiatico
Veja como fica o nariz achatado depois da rinoplastia.

 

Mas claro, tudo sem perder as características próprias da paciente.  

 

Tem como afinar o nariz com rinoplastia para nariz negroide

 

Não é possível afinar completamente o nariz negroide com rinoplastia. A região das asas, dos dorsos e da ponta grossa é possível reduzir, trazendo um aspecto mais minimizado. Porém, a rinoplastia não pode afinar pele grossa

 

nariz negroide rinoplastia
A mudança do nariz negroide com a rinoplastia é apenas no tamanho.

 

Por fim, o resultado fica muito parcial e discreto, sem mudanças extraordinárias, o que geralmente causa insatisfação nos pacientes. 

 

Algumas clínicas e cirurgiões oferecem rinoplastia em pele grossa, mesmo sabendo que seu resultado estético é pequeno e discreto. E que, de fato, tudo que o paciente quer corrigir não será possível. 

 

Aqui na Dream Plastic, tomamos uma postura contrária. Sabemos que essa cirurgia deixa os pacientes frustrados e decepcionados. Portanto, para sermos justos e transparentes preferimos não efetuar o procedimento, evitando esse sentimento nas pessoas.  

 

Mantemos essa mesma postura para casos de laterorrinia. Isso porque, quando congênita, a laterorrinia tem relação com alterações da face do paciente. Por esse motivo, dependendo de como o nariz seja modificado, pode afetar alguns elementos do rosto. Neste caso, é indicado fazer outra cirurgia de outra complexidade. 

 

Você sabia?

Muitas pessoas acham que, pelo nome “nariz negroide”, essa é uma rinoplastia específica para afrodescendentes. Mas estão enganadas. 

Apesar de o termo ser nariz negroide, ele não é exclusivo da população negra. É possível encontrar pessoas brancas e asiáticas com nariz negroide. Principalmente aqui no Brasil, um país que é uma mistura de diversas etnias.

 

Quais os tipos de Rinoplastia?

 

Existem vários tipos de rinoplastia, cada uma voltada para um nariz diferente, uma necessidade específica. Apesar da cirurgia ser a mesma, ela é feita de forma diferente para cada área anatômica do nariz. A cirurgia de rinoplastia que vai reduzir o nariz não é a mesma que vai aumentá-lo. Explicamos melhor!

 

tipos rinoplastia nariz
Saiba quais são os tipos de rino.

 

Poucas pessoas sabem, mas para fazer rinoplastia, tipos de nariz importam. Isso porque, cada formato de nariz exige uma intervenção diferente.

 

Além disso, há casos em que é preciso unir um tipo de rino com outro e até de recorrer a outras cirurgias. 

 

Como vimos, a rinoplastia focada em perfil era a indicada para a Evelyn, visto que ela só precisaria corrigir a Giba nasal.  

 

Mas e para você? Qual será o procedimento certo? Aliás, você sabe qual o formato do seu nariz?

 

Se não, confira agora nossa lista com 16 principais tipos de nariz e encontre o seu.

 

Agora, se você já sabe, continue lendo para saber qual tipo de rinoplastia é mais indicado para você. 

 

Como funciona a cirurgia de rinoplastia estética?

 

A rinoplastia estética é o tipo de rinoplastia mais procurado pelas pessoas. Seu objetivo é alterar a estética do nariz, promovendo uma aparência mais harmoniosa e melhorando a autoestima e o bem estar da paciente. Geralmente é utilizada para corrigir as asas nasais, nariz grande, nariz pequeno e dorso saltado. Porém, essa a rinoplastia estética também tem outras subdivisões.

 

tipo rinoplastia estetica
Um dos principais casos de cirurgia estética é para correção da giba nasal.

 

Rinoplastia estruturada ou de aumento 

 

A rinoplastia estruturada tem como principal característica o fato de promover uma estruturação para moldar e fortalecer o novo formato do nariz. Isso reflete na melhora da funcionalidade e também da aparência conquistada com a cirurgia.

 

rinoplastia aumento
Um dos principais casos de rinoplastia de aumento é para criar o nariz arrebitado.

 

É um método mais recente, no qual o cirurgião plástico faz a rinoplastia com enxerto de cartilagem retirado do septo, da costela ou da orelha do paciente e pontos de fixação.

 

Essa cirurgia de rinoplastia com enxerto de cartilagem é geralmente utilizada para elevar determinadas partes do nariz, como a ponta nasal, deixando-a mais arrebitada, para aumentar o dorso, quando muito achatado e até para deixar a columela maior. 

 

Após a sutura é feito um curativo para imobilizar as estruturas e minimizar o inchaço no período pós-cirúrgico.

 

Rinoplastia de redução

 

Há também o método de rinoplastia redutora. Esse modelo de rino é utilizado para reduzir o excesso de ossos e cartilagens em determinados pontos do nariz, como nas asas nasais, no dorso (a famosa giba) e até mesmo para diminuir o tamanho da ponta do nariz ou da columela.

 

rinoplastia diminuir tamanho ponta nariz
Um dos casos em que é usada é no nariz de bola.

 

Como funciona a rinoplastia funcional?

 

A rinoplastia funcional é indicada para tratar a parte respiratória do paciente. Muitas vezes, quem sofre com carne esponjosa e cartilagem torta tem problemas para respirar. A rinoplastia para respiração, como também é conhecida, resolve esse problema mais interno, melhorando a funcionalidade do nariz. 

 

rinoplastia respiracao
Essa cirurgia é usada geralmente em conjunto com a estética.

 

É importante saber que a rinoplastia funcional de baixa complexidade geralmente é feita por um cirurgião plástico, junto com a parte estética. Porém, quando a parte funcional é mais complexa deve ser feita junto com um médico otorrinolaringologista.

 

Geralmente quem tem rinite pode fazer rinoplastia junto com desvio de septo, se o desvio for o caso da rinite. 

 

O desvio interfere na respiração e tem como principal sintoma a frequente obstrução nasal. Normalmente o problema é somente interno, mas em algumas pessoas pode ser externo também, deixando o nariz com aspecto de torto.

 

Para resolver, é comum combinar os dois objetivos, arrumar a cartilagem e ajustar a aparência do nariz. 

 

Aqui na Dream Plastic também realizamos rinoplastia com desvio de cartilagem. 

 

Para garantir a segurança da paciente, quando a parte funcional for grave ou complexa, nós encaminhamos para a cirurgia um otorrinolaringologista da nossa própria equipe para cuidar da parte funcional e um cirurgião plástico especializado em rino para cuidar da parte estética. 

 

Rinoplastia reparadora ou pós-traumática

 

A rino reparadora ou rinoplastia pós-traumática é utilizada para resolver casos em que o nariz foi afetado por algum trauma, como acidentes de carro, que prejudicou a estética e a funcionalidade do nariz. Geralmente, é indicada rinoplastia para nariz quebrado nesses casos. 

 

tipo rinoplastia reparadora
A rinoplastia reparadora vai trazer o nariz para o formato original.

 

Em alguns casos, dependendo da intensidade do trauma no nariz, pode ser necessário fazer rinoplastia com enxerto de cartilagem e pele da paciente. 

 

Geralmente, é melhor que a cirurgia pós-traumática seja feita imediatamente após o trauma. Isso porque, se demorar, os ossos podem calcificar, ou seja, cicatrizar errado, tornando a cirurgia muito mais complexa. 

 

Quando fazer rinoplastia secundária?

 

A rinoplastia secundária deve ser feita caso os desequilíbrios estéticos ou funcionais permaneçam após sua primeira cirurgia, e quando há espaço para melhoraria. Isso porque, em alguns casos, pode ser necessário mais de um procedimento para chegar a um resultado satisfatório para a paciente. 

 

rinoplastia secundaria
Fale com seu médico sobre a rinoplastia secundária.

 

Claro que a avaliação só pode ser feita após o período de recuperação, ou seja, no mínimo 6 meses depois de você operar. 

 

Essa é uma cirurgia corretiva, que serve para alterar a forma ou a função do nariz após a 1ª rino, melhorando ainda mais os resultados.

 

É importante ressaltar que a rinoplastia estética não busca deixar o seu nariz perfeito, mas sim ajustar a proporção e o perfil dele. Com isso, há uma melhora significativa, não apenas na sua aparência, mas também na sua autoconfiança.

 

Veja aqui quando é feita a rinoplastia secundária

 

Rinoplastia étnica

 

A rinoplastia étnica é feita quando a paciente deseja suavizar características étnicas muito intensas no nariz, como a asa larga, a bola na ponta do nariz, o nariz reto. A cirurgia de rinoplastia étnica diminui essa intensidade na expressão, preservando a raiz cultural e deixando o resultado mais natural possível. 

 

tipo rinoplastia etnica
O ideal é corrigir o excesso sem eliminar as características de cada cultura.

 

Esses são os principais tipos de rinoplastia. Eles podem ser feitos por meio de duas técnicas, a rinoplastia aberta ou fechada. Confira!

 

Técnicas de Rinoplastia: aberta e fechada

 

rinoplastia aberta fechada
Saiba qual é a técnica mais indicada para você!

 

Existem duas técnicas de rinoplastia, ou seja, onde são feitos os cortes, a rinoplastia aberta e a fechada. A escolha depende da extensão das correções e até da experiência do cirurgião plástico. Mas vale lembrar que os 2 tipos de rinoplastia são capazes de produzir excelentes resultados. Veja só:

 

Rinoplastia fechada

 

Na rinoplastia fechada o cirurgião opera sem abrir a columela. Ou seja, sem fazer uma incisão na parte inferior que conecta os dois lados do nariz. O médico faz pequenas incisões no interior das narinas para acessar o osso e a cartilagem. Por meio dessas incisões internas, o cirurgião cria um túnel até o local que será trabalhado.

 

A partir daí, com ajuda de pequenos instrumentos, ele remodela a região, removendo ou acrescentando osso, cartilagem e tecido. Tudo isso até obter a aparência desejada.

 

Saiba quais as vantagens da técnica de rinoplastia fechada, aqui!

 

Rinoplastia aberta

 

Na rinoplastia aberta o médico faz pequenas incisões na columela e também na parte interna de cada narina. Com esses recortes é possível erguer, cuidadosamente, a pele utilizando tesouras cirúrgicas e retratores. Assim, é possível expor completamente a estrutura do nariz. Ou seja, o osso e a cartilagem ficam à mostra.

 

Feito isso, o cirurgião consegue analisar com mais clareza a estrutura nasal da paciente. Consequentemente, ele é capaz de executar ajustes mais precisos para obter o resultado desejado.

 

Quer saber mais sobre a técnica de rinoplastia aberta, acesse aqui!

 

Como é a cicatriz da Rino?

 

A cicatriz da rinoplastia depende do tipo de técnica utilizada. Se a técnica for a rinoplastia fechada, a cicatriz será interna, portanto, invisível. Porém, se a técnica utilizada para correção do nariz for de rinoplastia aberta, a cicatriz ficará concentrada na região da columela e na parte inferior do nariz como você pode ver na imagem.

 

Como é a cicatriz da Rino?
Veja como ficariam as cicatrizes.

 

Porém, ainda assim, a cicatriz continua a ser pequena e praticamente imperceptível. 

 

Como é feita a cirurgia de rinoplastia

 

rinoplastia indicacoes tecnicas
Confira as principais informações da rinoplastia.

 

A cirurgia de rinoplastia é feita em 6 passos. Inicialmente, para a rinoplastia o cirurgião limpa a área e aplica os medicamentos anestésicos. Em seguida, o ele faz as incisões. O local depende da técnica utilizada, se será uma rinoplastia fechada ou uma rinoplastia aberta. Veja o passo a passo abaixo:

 

No geral, os cortes internos são fechados com fios absorvíveis. Ou seja, não será necessário retirá-los porque o próprio organismo vai absorvê-los. 

 

Para proporcionar sustentação e ajudar na cicatrização, é comum a colocação de um tampão no nariz, feito de silicone. São usados também curativos na parte externa do nariz. 

 

Curativo de Rino: Gesso ou Aquaplast

 

Os curativos na parte externa do nariz podem ser gesso ou Aquaplast. Eles são utilizados quando houver fratura do nariz, ou seja, quando os ossos foram quebrados para trazer uma nova modelagem ao nariz. 

 

O gesso e o Aquaplast tem a mesma finalidade: ajudar na cicatrização dos tecidos e na modelagem do nariz com a nova cartilagem e estrutura óssea.

 

A diferença do gesso para o aquaplast está no material com que eles são feitos. O Aquaplast é de plástico. Primeiro o cirurgião coloca ele dentro da água quente, para ficar maleável. Em seguida, ele coloca o curativo no nariz, ajustando para deixá-lo no formato novo. 

 

Tanto o Aquaplast como o gesso devem ficar no nariz por duas semanas. E a escolha de qual será utilizado é feita pelo médico.

 

Já o tampão no nariz, colocado dentro das narinas para estancar o sangramento imediato, deve ser retirado após 3 dias. 

 

Qual o tempo de cirurgia rinoplastia?

 

A duração de uma rinoplastia é de 1h30 a 2h30. O tempo pode variar conforme as necessidades da cirurgia. Para pequenas correções, como rinoplastia da asa nasal, o tempo é mais curto. Mas quando são realizadas a rinoplastia funcional e estética simultaneamente, a duração de uma rinoplastia tende a ser maior.

 

Rinoplastia usa anestesia geral ou local?

 

Pode-se fazer rinoplastia com anestesia local e sedação ou com anestesia geral. O tipo de anestesia depende do procedimento que será realizado. Para correções puramente estéticas, é possível usar anestesia local para rinoplastia. Já para procedimentos com aspecto funcional, que necessitem de maior atenção, o indicado é anestesia geral. 

 

Pré-operatório da Rinoplastia

 

Muitas pessoas não sabem, mas o pré-operatório da rinoplastia é um dos períodos mais importantes da cirurgia. Afinal, suas escolhas neste momento definem a sua segurança e o seu resultado. Se você acha que pré-operatório é só seguir as recomendações do médico, está enganado. Há alguns passos antes desse. 

 

especialista rinoplastia sp
Saiba o que fazer antes da cirurgia.

 

As recomendações de pré-operatório são essenciais e você deve, sim, seguir todas. Como evitar fumar, tomar medicamentos fortes e ingerir bebida alcoólica. Mas antes delas, você precisa fazer a escolha do especialista em rinoplastia em SP e da clínica para a sua cirurgia. 

 

Evelyn nunca tinha passado por um procedimento cirúrgico antes. Foi durante uma conversa com a sua mãe que descobriu o quão importante era escolher uma clínica certa e o melhor cirurgião. 

 

Sua mãe já tinha colocado silicone. Na primeira vez que me colocaram, porém, não pesquisou nada sobre a clínica e o cirurgião, e por fim, seu resultado foi desastroso. Um seio ficou maior que o outro e a recuperação foi superdolorosa. 

 

Na segunda cirurgia, para arrumar o erro da primeira, ela já estava mais atenta. Pesquisou tudo que podia e teve a melhor cirurgia de todas. O resultado ficou incrível, o pós foi tranquilo e a satisfação então, foi inestimável. 

 

Para que a Evelyn não passasse por nenhum sufoco, sua mãe recomendou:

 

Procurar um especialista em rinoplastia

 

Quando se trata de uma cirurgia de rinoplastia puramente estética, o cirurgião plástico é o especialista indicado para isso. Porém, o otorrinolaringologista também pode fazer a rinoplastia, quando ela for de caráter especificamente funcional. 

 

E como já dissemos, quando a rinoplastia tiver as duas abordagens, estética e funcional, os dois profissionais podem atuar juntos para um melhor resultado. É como procedemos na Dream Plastic.  

 

Uma cirurgia de rinoplastia só será segura o suficiente se for feita por um especialista em rinoplastia. Este geralmente é um cirurgião plástico especializado. Porém, o otorrinolaringologista também pode fazer rinoplastia

 

Mas como saber se o cirurgião é especialista em rinoplastia?

 

Pesquise tudo sobre o cirurgião: 

 

  • Sua experiência
  • Se ele possui liberação para atuar como cirurgião
  • Como é o seu atendimento durante a consulta de rinoplastia
  • Seus resultados
  • E muito mais

 

Aqui você pode conferir algumas DICAS para escolher o melhor cirurgião plástico:

 

 

Além disso, outra dica superimportante é procurar a opinião de pacientes que já passaram com esse cirurgião. 

 

No grupo de Cirurgia Plástica da Dream Plastic no Facebook você encontra milhares de mulheres contando sua experiência e a opinião acerca dos médicos.

 

Este é um grupo fechado, exclusivo para mulheres que fizeram ou desejam fazer uma cirurgia plástica. Ele possui mais 84 mil mulheres compartilhando resultados, opiniões, dicas, recomendações…

 

É o lugar certo para conhecer de verdade um cirurgião especialista em rinoplastia.  

 

Aliás, foi lá que a Evelyn encontrou as melhores recomendações e avaliações de especialista em rinoplastia em SP

 

Ainda não faz parte? Clique no link abaixo e participe!

 

Rinoplastia

 

Fazer Avaliação pré-anestésica

 

A avaliação pré-anestésica é um direito do paciente. Esta é uma consulta feita com o anestesista dias antes da cirurgia. Por meio dela ele poderá definir a melhor anestesia para a paciente, além de tirar dúvidas e revelar detalhes sobre o procedimento. 

 

Muitas mulheres relatam se sentir mais seguras para a cirurgia após a consulta. Porém, são pouquíssimas as clínicas que disponibilizam esse serviço.

 

Mas esse é um DIREITO seu. Então exija!

 

Aqui na Dream Plastic a Consulta APA é essencial. Portanto, sempre oferecemos o serviço para nossas pacientes com anestesistas próprios da clínica, experientes e capacitados para cirurgias plásticas. 

 

Analisar onde será feita a cirurgia: hospital ou clínica

 

Assim como qualquer outra cirurgia, a rinoplastia só deve ser feita em hospitais. Este é o único local capacitado para atender uma cirurgia, pois possui salas com UTI, profissionais de diversas áreas, estrutura adequada, fiscalização da Anvisa e materiais esterilizados e de alta qualidade. 

 

Infelizmente, algumas clínicas insistem em fazer o procedimento na própria clínica ou em consultórios médicos. Mas isso é perigoso!

 

Portanto, quando for escolher um lugar para fazer a sua rinoplastia, garanta que seja um hospital. 

 

Esses três itens são EXTREMAMENTE importantes para garantir a sua segurança e o resultado dos seus sonhos. Mas não são os únicos, como você verá!

 

Recuperação da cirurgia de rinoplastia

 

O tempo de recuperação da rino pode variar e a sua evolução acontece aos poucos, assim como em qualquer procedimento cirúrgico. Após sua cirurgia de rinoplastia, é comum o surgimento de hematomas e edemas. Isso acontece, principalmente, na região superior do rosto e ao redor dos olhos.

 

rinoplastia pos operatorio
Saiba o que fazer depois da cirurgia.

 

Além disso, você pode sentir a região um pouco dolorida, mas o médico indica os analgésicos certos para evitar isso.

 

No geral, os edemas desaparecem em poucas semanas, mas alguns menores podem persistir por alguns meses.

 

Para ter uma boa recuperação nesse momento é necessário dois fatores: 

 

  1. Seguir as recomendações médicas
  2. Escolher uma clínica que ofereça suporte completo nesse momento. Vamos mostrar como você pode fazer isso no próximo tópico!

 

Quer saber mais sobre os cuidados pós-operatórios da rino, clique aqui!

 

Veja aqui as 7 principais recomendações pós-operatórias da Rino:

 

rinoplastia cuidados
Siga todas as orientações.

 

Quer saber mais sobre os cuidados pós-operatórios da rino, clique aqui!

 

Anote!

Para quem tem dúvida de como desinchar nariz, saiba que, apesar de não serem obrigatórias, o médico pode indicar sessões de drenagem linfática. Isso acelera o desaparecimento do inchaço pós-cirúrgico.

 

Em torno de duas semanas de recuperação da rino, os hematomas vão desaparecer e você pode, por exemplo, voltar ao trabalho. 

 

Conforme há o processo de cicatrização você começa a ver os efeitos da sua cirurgia. Mas saiba que só é possível ver o resultado final após 1 ano. 

 

Importância de escolher a clínica certa para o pós-operatório da Rino

 

O pós-operatório é mais um momento importantíssimo para a sua cirurgia e o resultado dela. Muitas pessoas acreditam que a cirurgia é o momento mais importante. Mas, ela é a primeira parte do procedimento, a recuperação é a segunda. É na recuperação que seu resultado será definido. 

 

clinica cirurgia rinoplastia
Veja o que a clínica escolhida deve ter.

 

Se você tiver uma boa cirurgia, mas uma recuperação péssima, sem auxílio, sem as atenções certas, tudo que conquistou com a cirurgia pode ser perdido. 

 

Portanto, no pós-operatório da Rinoplastia, é essencial contar com uma clínica que ofereça todo o suporte necessário para você: 

 

  • Assistência
  • Orientações
  • Estrutura completa
  • Equipe de cirurgiões experientes
  • Equipe de enfermagem e fisioterapia
  • Atendimento rápido
  • Materiais de qualidade

 

E é neste momento que algumas clínicas e consultórios particulares pecam. Quase sempre a estrutura é pequena, não há equipe de enfermagem e, geralmente, a própria secretária faz o papel da assistente. Sem mencionar que não temos como saber se são fiscalizados ou certificados pela ANVISA!

 

E pior, tudo isso afeta o suporte que você deveria receber.

 

Porque, se você depende de uma única pessoa, seu cirurgião plástico, você pode ficar sem suporte caso ele esteja realizando outra cirurgia, viajando ou tenha se ausentado por outros motivos. 

 

E mais, se por acaso você tiver alguma insatisfação e não conseguir resolver com seu cirurgião, você não terá a quem recorrer. 

 

Imagine só a preocupação e a dor de cabeça que você vai ter. Desnecessário!

 

Na Dream Plastic essas coisas não acontecem

 

Aqui você tem uma ampla equipe com enfermeiras e cirurgiões. Então, se por algum motivo seu cirurgião não estiver disponível no momento que você precisar, terão outros para oferecer o suporte necessário. 

 

E mais, contamos com uma equipe de ouvidoria que, caso seja necessário, vai analisar o seu caso, discutir com uma junta médica e tomar as melhores decisões. 

 

Isso porque, na Dream temos uma experiência de realizar praticamente 2 mil procedimentos de pós-operatório todos os meses. E isso nos dá um conhecimento único, que se traduz em protocolos especializados e exclusivos prontos para oferecer o melhor serviço para nossas pacientes. 

 

Portanto, na hora de escolher a clínica, esses são todos os fatores que você deve considerar. Escolha uma que tenha enfermeiras experientes no atendimento de cirurgia plástica, mais de um cirurgião e estrutura completa, pronta para te ajudar. 

 

Afinal, o pós-operatório afeta não só o resultado, como também sua segurança. 

 

Antes e depois da Rino

 

resultado rino

 

No antes e depois da rinoplastia a mudança é visível. Após a rinoplastia o nariz ficará suavizado e muito mais harmônico com o rosto, melhorando a autoestima e o bem estar. Ou seja, a rinoplastia não é apenas uma mudança externa. 

 

A paciente sente que seu rosto ficou mais bonito, logo fica muito mais confiante para tirar fotos, fazer vídeos chamadas, passar maquiagem e se posicionar. É uma mudança completa. 

 

É, por isso, que muitas mulheres fazem essa cirurgia, inclusive as famosas que trabalham com sua imagem. 

 

Veja aqui o resultado da rinoplastia em famosos!

 

Independente da pessoa, o sentimento após a rinoplastia é o mesmo para todas. Porém, isso não significa que o seu resultado estético será o mesmo daquela famosa que você segue. 

 

Cada pessoa tem uma estrutura, pele, e objetivos diferentes. E o médico considera isso tudo no momento de fazer a cirurgia de rinoplastia. E são fatores que tornam cada cirurgia única.

 

Mas você pode sim avaliar os resultados dos cirurgiões para encontrar aquele que tenha a técnica mais próxima do que você espera. 

 

Na internet é difícil achar informações dos médicos que fizeram o resultado que você encontrou. 

 

Para isso, o grupo de pacientes da Dream Plastic pode te ajudar. Lá você encontra mulheres compartilhando fotos de antes e depois da rinoplastia, contando o quanto estão satisfeitas com a cirurgia e sua autoestima renovada. 

 

Além disso, todas informam com qual médico operaram, se ele é um bom cirurgião, como foi o procedimento, como está sendo a recuperação. 

 

É o local perfeito para ver resultados e encontrar o cirurgião plástico certo para você. E você pode fazer parte. 

 

Clique no botão abaixo, responda as perguntas de segurança (fazemos elas para garantir que apenas mulheres façam parte do grupo) e comece sua pesquisa.

 

Estamos te esperando!

 

Rinoplastia

 

Qual o valor da Rinoplastia em São Paulo?

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não permite a divulgação dos valores da rinoplastia em SP antes da consulta médica. Isso porque, o valor pode variar de acordo com a paciente e a qualidade do local e do cirurgião escolhido. 

 

rinoplastia sp
Saiba qual o valor da rinoplastia.

 

Porém, sabemos o quanto essa informação é importante. Por isso, analisamos as principais clínicas de rinoplastia em São Paulo para encontrar uma média de valores para você, 

 

Confira aqui a média de preço da rinoplastia em São Paulo!

 

Onde fazer rinoplastia em São Paulo?

 

Você deve fazer a rinoplastia em um local que ofereça todo o suporte necessário, desde antes da cirurgia, até o pós-operatório e a alta médica. Um local com estrutura adequada, cirurgiões especializados, que realizam os procedimentos em hospitais e, claro, que tenham muitas recomendações. 

 

consulta rinoplastia
Escolha o lugar certo para a sua cirurgia.

 

A Evelyn tinha ido em 3 clínicas antes de conhecer a Dream. Foi pelo grupo de pacientes no Facebook que viu as recomendações sobre a clínica e decidiu conhecer. 

 

Logo após a consulta de rinoplastia já fechou o procedimento.

 

“O cirurgião me passou uma segurança que não encontrei em nenhum outro lugar”, disse ela.

 

Mas não foi apenas a consulta que a fez escolher a Dream Plastic, e sim o nosso conjunto de serviços e benefícios:

 

  • Cirurgiões experientes: só trabalhamos com médicos formados pelas melhores universidades de medicina do Brasil, que tenham ampla experiência com rinoplastia e resultados comprovando a sua eficiência. 

 

  • Anestesistas: trabalhamos com uma equipe própria de anestesistas responsáveis por fazerem a consulta e aplicarem a anestesia corretamente.  

 

  • Equipe multidisciplinar: trabalhamos com ampla equipe de enfermeiras, cirurgiões plásticos e anestesistas experientes para que você possa ter todo o suporte que precisa. 

 

  • Infraestrutura de alto nível: além de um espaço amplo, contamos com equipamentos de qualidade, todos esterilizados e verificados pela Anvisa. 

 

  • Cirurgia somente em hospitais: todos os nossos procedimentos cirúrgicos ocorrem em hospitais especializados em cirurgia plástica, garantindo a segurança e a qualidade da cirurgia.

 

  • Disk Enfermagem: serviço de atendimento via telefone para a paciente entrar em contato sempre que precisar de alguma orientação durante o pós-operatório. Resolva suas dúvidas sem sair de casa. Conheça o Disk Enfermagem!

 

  • Atendimento 24h: para casos de urgência e emergência. 

 

  • Retornos ilimitados: até a sua alta médica.

 

E, claro, muitas recomendações!

 

Somos a clínica com mais comentários na internet!

 

dream plastic
Google – julho/2021.

 

Atualmente, a Dream Plastic é líder em comentários na internet. No buscador, Google, contamos com mais de 800 comentários, e avaliação de 4,6. Veja abaixo:

 

E tem mais!

 

Contamos com mais de 1 MILHÃO DE FÃS no Facebook. E no Instagram já chegamos a mais de 95 mil seguidores. 

 

Foram esses conjuntos de fatores que fizeram a Evelyn decidir fazer sua cirurgia conosco. 

 

Pois, além de atender todos os requisitos necessários que sua mãe havia mencionado, entregamos muito mais. 

 

E os comentários das pacientes que já haviam feito cirurgia de rino conosco apenas confirmam toda nossa qualidade e experiência. 

 

Afinal, estamos há MAIS DE 15 ANOS realizando sonhos. 

 

E ver a satisfação da Evelyn após a cirurgia, foi inestimável. Veja o depoimento que ela mandou para a gente:

 

“Não poderia ter escolhido melhor. Vocês não apenas deixaram meu nariz mais bonito, mas me entregaram uma felicidade e autoestima que eu não tinha. Finalmente consigo me olhar no espelho, tirar fotos e postar nas redes sociais. Agora posso ser uma influencer sem medo ou vergonha do meu rosto.”

 

Conquiste o nariz dos seus sonhos

 

nariz bonito rinoplastia
Sinta-se livre para ser quem quiser, sem medo.

 

Você também quer mudar a aparência do seu nariz? Sente que ele não está ornando com o seu rosto? Que te deixa feia? Então faça como a Evelyn!

 

Escolha um local como a Dream Plastic, com cirurgiões experientes em rinoplastia, atendimento de alta qualidade e que realize cirurgia somente em hospitais especializados. 

 

Conquiste o nariz dos seus sonhos!

 

Aquele que vai trazer toda a felicidade que você procura, que mudará seus dias e te fará olhar no espelho e sentir que, sim, você é uma mulher bonita e poderosa. 

 

Fale com nossas consultoras pelo botão do WhatsApp e marque uma avaliação com nossos cirurgiões. Saiba quais soluções eles podem te oferecer para deixar seu nariz mais harmonioso com seu rosto e conquistar a mudança que você tanto espera. 

 

Se a Evelyn conseguiu fazer rinoplastia para nariz empinado, você também conseguirá. Acredite em você!

 

Gostou de saber o que é cirurgia de rinoplastia? Então clique nos botão abaixo e compartilhe com mais pessoas:

 

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!