Rinoplastia: tudo o que você precisa saber para ter o nariz que sempre sonhou

Rinoplastia
Tempo de leitura: 12 minutos

Baixe seu e-book gratuito!

 

rinoplastia

 

Como transformar o sonho da rinoplastia numa realidade e dar adeus definitivo aos olhares e comentários maldosos?

É, quem sofre bullying por causa do formato do seu nariz sabe o quão difícil é viver como alvo de piadinhas e apelidos.

Nariguda, tucano, ladrão de oxigênio… A lista é grande e, para algumas pessoas, são apenas apelidos inocentes. Mas sabemos muito bem que não é assim.

Não é a toa que a rinoplastia em São Paulo é uma das cirurgias mais realizadas, mas essa popularidade marca presença no mundo inteiro. Isso mesmo, porque esse tipo de situação, infelizmente, acontece em todo lugar.

No geral, tudo começa quando a gente ainda é criança. Escutamos as zoações dos colegas e aquilo vai acumulando.

Sem perceber, nos tornamos jovens complexados com a aparência. Crescemos inseguros e tímidos. E isso afeta diversos aspectos de nossas vidas.

É comum vermos buscas como: rinoplastia para nariz largo, rinoplastia nariz batata, rinoplastia nariz asiático, rinoplastia nariz negróide… Isto porque a rino é uma solução para vários incômodos, não só estéticos, mas também funcionais.

Para ajudar e reunir tudo sobre rinoplastia num único lugar, nós selecionamos todos os pontos importantes da cirurgia. Eles foram revisados por um time de cirurgiões plásticos e anestesistas.

Continue lendo para esclarecer as suas dúvidas com quem realmente entende do assunto.

 

Rinoplastia: você precisa saber disso!

 

rino

 

Antes de esclarecer dúvidas sobre o que é, como é feita e quais são tipos de rinoplastia, é importante conhecer a anatomia do nariz. Basicamente, ele é composto por osso e cartilagem.

Na parte superior, entre os olhos, a sustentação se dá pelo osso nasal.

Em seguida, temos a Giba Dorsal, responsável por aquele ossinho saltado que chama ainda mais atenção quando estamos de perfil. Nesta área há o acúmulo de cartilagem e osso.

A parte inferior do nariz é sustentada por diferentes placas de cartilagem. Essas placas se estendem lateralmente a partir do cento do nariz. São elas: Cartilagem septal, nasal lateral e alar maior.

Essa cartilagem na parte inferior é a responsável pelo formato e a aparência da ponta do nariz. Ao redor, há ainda tecido gorduroso.

Quando essa estrutura não está proporcional aos demais traços do rosto, é comum a busca pela rino.

 

O que é rinoplastia?

 

que é rinoplastia

 

A rinoplastia é a cirurgia plástica capaz de modelar o nariz. Por isso, também é conhecida como remodelagem nasal.

Aliás, nessa categoria estética, a rinoplastia se destaca como uma das operações mais procuradas no mundo inteiro. Isso pelo simples fato de ter um papel fundamental na correção da aparência desproporcional do nariz. Com a rino é possível:

  • Alterar o tamanho ou formato do nariz
  • Mudar a largura das narinas
  • Realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior
  • Corrigir um defeito de nascença ou dano nasal

Além da busca por uma aparência mais harmônica, a rino é feita para resolver problemas respiratórios. Ou seja, também tem o objetivo funcional.

Neste caso é comum em pacientes com desvio de septo. Isso ocorre quando o septo (parede interna que separa os dois lados do nariz) apresenta uma ou mais curvaturas.

O desvio interfere na respiração e tem como principal sintoma a frequente obstrução nasal. Normalmente o problema é somente interno, mas em algumas pessoas pode ser externo também, deixando o nariz com aspecto de torto.

Para resolver, é comum combinar os dois objetivos, fazendo desvio de septo e rinoplastia juntos. Essa é a chamada rinosseptoplastia.

Quem sofre com adenoide, ou carne esponjosa no nariz como também é conhecida, também pode fazer em conjunto com a rino. Neste caso, ao combinar as duas cirurgias é comum que o cirurgião opte pela rinoplastia estruturada.

 

O que é rinoplastia estruturada?

 

cirurgia rinoplastia

 

A rinoplastia estruturada tem como principal característica o fato de promover uma estruturação para moldar e fortalecer o novo formato do nariz.

Isso reflete na melhora da funcionalidade e também da aparência conquistada com a cirurgia.

É um método mais recente, no qual o cirurgião plástico usa pontos de fixação e enxertos de cartilagem, retirados do septo, costela ou orelha do paciente.

Além disso, após a sutura é feito um curativo para imobilizar as estruturas e minimizar o inchaço no período pós-cirúrgico.

Há também o método de rinoplastia redutora. Porém devido ao risco maior de resultados desfavoráveis, rinoplastia estruturada ganhou a preferência.

Isso porque na redutora, apenas um curativo é colocado para tentar manter a nova estrutura até que os tecidos se formem e as cartilagens se fixem.

Em relação a técnica utilizada, há dois caminhos possíveis: a  rinoplastia fechada ou a rinoplastia aberta. A escolha depende da extensão das correções e até da experiência do cirurgião plástico.

Mas, vale lembrar que os 2 tipos de rinoplastia são capazes de produzir excelentes resultados. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um.

 

Rinoplastia fechada

 

rinoplastia fechada

 

A rinoplastia fechada tem como principal diferencial o fato do cirurgião operar sem abrir a columela. Ou seja, sem fazer uma incisão na parte inferior que conecta os dois lados do nariz.

Nesse tipo de rinoplastia, a pele não é erguida da estrutura do nariz. O médico faz pequenas incisões no interior das narinas para acessar o osso e a cartilagem.

Por meio dessas incisões internas, o cirurgião cria um túnel até o local que será trabalhado.

A partir daí, com ajuda de pequenos instrumentos, ele remodela a região, removendo ou acrescentando osso, cartilagem e tecido. Tudo isso até obter a aparência desejada.

  • Vantagens: Alguns médicos optam pela rinoplastia fechada devido à rapidez do procedimento e do tempo de recuperação. Isso porque há menos inchaço no pós-operatório. Além disso, a intervenção não resulta em cicatrizes visíveis.
  • Desvantagens: O ponto negativo é a limitação de espaço e a pouca visibilidade da estrutura nasal. Isso incide na necessidade de ter um cirurgião plástico mais experiente.

Quer saber mais sobre a técnica de rinoplastia fechada, acesse aqui!

 

Rinoplastia aberta

 

rinoplastia aberta

 

Na rinoplastia aberta o médico faz pequenas incisões na columela e também na parte interna de cada narina.  Com esses recortes é possível erguer, cuidadosamente, a pele utilizando tesouras cirúrgicas e retratores.

Assim, é possível expor completamente a estrutura do nariz. Ou seja, o osso e a cartilagem ficam à mostra.

Agora, o cirurgião consegue analisar com mais clareza a estrutura nasal da paciente. Consequentemente, ele é capaz de executar ajustes mais precisos para obter o resultado desejado.

Para dar continuidade a rinoplastia aberta é preciso contar com a ajuda de instrumentos bem pequenos. Pois, assim como na rinoplastia fechada, o cirurgião também vai remodelar o nariz a partir de: osso, cartilagem ou tecido.

  • Vantagens: Alguns médicos preferem esta técnica porque permite uma boa visualização do osso e da cartilagem.  Facilita na visualização dos pontos exatos que precisam ser corrigidos.
  • Desvantagens: Apesar de discreta, a rinoplastia aberta resulta em uma cicatriz externa, fruto da incisão na columeia.  Além disso, o edema (inchaço), comum na cirurgia, dura mais tempo e, consequentemente, o resultado final demora mais para aparecer.

Quer saber mais sobre a técnica de rinoplastia aberta, acesse aqui!

 

Cirurgia de rinoplastia: Informações gerais

 

rinoplastia sao paulo detalhes

 

 Numa cirurgia rinoplastia, o médico tem, basicamente, 2 opções de técnicas: rinoplastia fechada ou rinoplastia aberta. Independente da escolha, o preparo cirúrgico é o mesmo, limpando a área e aplicando os medicamentos anestésicos.

No caso de uma abordagem mais simples e estética opta-se pela rinoplastia com anestesia local e sedação.

Já numa abordagem mais completa das estruturas nasais e até envolvendo a parte funcional, a rinoplastia com anestesia local e sedação é combinada com uma anestesia geral leve.

Isto porque, ao realizar uma rinoplastia com anestesia local, a paciente continua respirando sozinha. Mas se durante a cirurgia ela tem uma obstrução respiratória, mesmo que leve, e faz algum movimento brusco. Consequente, isso pode prejudicar o resultado e até a segurança do procedimento.

Antes de iniciar a operação, a área é limpa e o anestesista inicia a administração dos medicamentos anestésicos.

 

oq é rinoplastia

 

Em seguida, o cirurgião plástico faz as incisões.  O local depende da técnica utilizada, se será uma rinoplastia fechada ou uma rinoplastia aberta.

O andamento da cirurgia depende do objetivo de cada paciente. Remodelar a ponta do nariz, tirar a Giba Dorsal, deixar a base nasal mais estreita… Confira os detalhes de cada um a seguir!

Independente disso, é preciso fechar as incisões realizadas. No geral, os cortes internos são fechados com fios absorvíveis. Ou seja, não será necessário retirá-los porque o próprio organismo vai absorvê-los.

Para proporcionar sustentação e ajudar na cicatrização, é comum a colocação de splints nasais, que são pequenos tubos de silicone. São usados também curativos na parte externa do nariz.

Além de proteger, as bandagens e o splint ajudam na cicatrização dos tecidos e no ajuste com a nova cartilagem e estrutura óssea.

 

Como remodelar a Ponta do Nariz?

 

especialista rinoplastia

 

A rino permite que o cirurgião plástico altere o formato da ponta do nariz. Caso a paciente tenha essa região mais larga ou arredondada, o médico consegue remover parte da cartilagem alar e atingir o objetivo.

Dependendo da anatomia e da extensão da intervenção, há a opção de utilizar suturas para curvar ou retrair as cartilagens alares. Com isso, é possível criar uma ponta mais estreita ou, simplesmente, ajustar sua posição.

 

É possível eliminar a Giba Dorsal?

 

rinoplastia fratura

 

Sim e esse é um dos objetivos principais da rinoplastia. Ou seja, acabar com aquele ossinho saliente no meio do nosso nariz.

Conforme explicamos acima, a giba dorsal é composta de cartilagem e osso. Para removê-la, o cirurgião plástico usa um osteótomo, instrumento utilizado para fazer pequenos cortes nos ossos.

Com ele, é possível esculpir a região, fazendo a rinoplastia giba. Surge então um espaço vazio entre os ossos nasais, chamado de telhado aberto.

Nesse local, o médico utiliza raspador cirúrgico, com o qual é possível eliminar a Giba Dorsal.

É feita então uma osteotomia, responsável por ajustar os ossos com o objetivo de fechar o telhado aberto.

 Mas o que é osteotomia?

rinoplastia fratura

 

Osteotomia é a parte da cirurgia que envolve a quebra dos ossos nasais para reposicioná-los. Na rinoplastia, ela pode ser usada para:

·         Corrigir a giba dorsal

·         Fechar um telhado aberto

·         Criar uma base nasal mais estreita

A ferramenta usada para isso é o osteótomo. Com a qual é possível quebrar cuidadosamente os ossos do nariz.

Mas fique tranquila, você está sob efeito dos anestésicos e nem vai perceber que isso está acontecendo. Após quebrar os ossos necessários, eles são deslocados para fechar o telhado aberto.

 

Cirurgia rinoplastia: Recuperação

 

tipo de rinoplastia

 

O tempo de recuperação da rino pode variar e a sua evolução acontece aos poucos, assim como em qualquer procedimento cirúrgico.

Após sua cirurgia rinoplastia, é comum o surgimento de hematomas e edemas. Isso acontece, principalmente, na região superior do rosto e ao redor dos olhos.

Além disso, você pode sentir a região um pouco dolorida, mas o médico indica os analgésicos certos para evitar isso.

Logo nos primeiros dias esses sintomas tendem a desaparecer. Mas vale lembrar que os pontos, as bandagens e os splints nasais permanecem por cerca de 5 a 7 dias.

No geral, os edemas desaparecem em poucas semanas, mas alguns menores podem persistir por alguns meses.

E, para quem tem dúvida como desinchar nariz, saiba que, apesar de não serem obrigatórias, o médico pode indicar sessões de drenagem linfática. Isso vai acelerar o desaparecimento do inchaço pós-cirúrgico.

 

7 recomendações pós-operatórias da rino

 

1. Tenha cuidado com a região. Entre 4 e 7 dias os splints serão retirados. Já o curativo com a placa de gesso ou plástico permanece no nariz por 7 dias.

2. Nos 3 primeiros dias, evite ao máximo: sol, vento e friagem.

3. Sempre que necessário, troque o curativo externo, seguindo as orientações do seu médico.

4. Não tente tirar o curativo para ver o resultado e tenha atenção para não danificar a placa. Além disso, evite umidade.

5. Esqueça o passeio à praia no período de 30 a 45 dias. Exposição leve ao sol só é permitida após o 3º dia.

6. Não use óculos até receber a autorização do médico.

7. Tenha paciência, após 15 dias de cirurgia os hematomas visíveis desaparecem por completo. Assim, você estará preparada para exibir seu novo visual.

 Quer saber mais sobre os cuidados pós-operatórios da rino, clique aqui!

 

Resultado de Rinoplastia fazer ou não?

 

rinoplastia nariz negróide

 

Assim como em qualquer cirurgia plástica, não vemos a hora de ver o resultado, não é mesmo?

Mas respira e fica tranquila, entre 7 e 10 dias, os hematomas da sua rino vão desaparecer e você pode, por exemplo, voltar ao trabalho.

Conforme há o processo de cicatrização os edemas vão desaparecendo e você começa a ver os efeitos da sua cirurgia, seja uma rinoplastia para nariz de batata ou a tão sonhada rinoplastia afinar o nariz.

Apesar de você já começar a ver a transformação, saiba que somente após 1 ano é possível ver o resultado final.

 

Quer conhecer a experiência de mulheres que fizeram sua rinoplastia em São Paulo e estão felizes com o resultado? Venha fazer parte do grupo exclusivo da Dream Plastic. Basta clicar no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

Rinoplastia secundaria, quando fazer?

 

rinoplastia como é feita

 

É importante ressaltar que a rinoplastia não busca deixar o seu nariz perfeito, mas sim ajustar a proporção e o perfil dele.

Com isso, há uma melhora significativa, não apenas na sua aparência, mas também na sua autoconfiança.

Porém, caso os desequilíbrios estéticos ou funcionais permanecerem após sua primeira cirurgia, há a opção de uma rinoplastia secundaria.

Claro que a avaliação só pode ser feita após o período de recuperação, ou seja, no mínimo 6 meses depois de você operar.

Essa é uma cirurgia corretiva, que serve para alterar a forma ou a função do nariz após a 1º rino.

Vale lembrar que em alguns casos a cirurgia plástica enfrenta limitações. Por exemplo, tem gente que deseja afinar a pele do nariz. Solicitação popular para quem busca rinoplastia nariz negroide ou rinoplastia nariz asiático.

Porém isso é uma questão genética, não tem como alterar. O que é possível é empinar, diminuir a ponta (rinoplastia para nariz de batata) e afinar o dorso e a asa.

Um cirurgião plástico experiente conhece os limites da sua atuação e é capaz de deixar claro isso para não iludir sua paciente.

 

Rinoplastia em São Paulo, o que é importante você saber?

 

tudo sobre rinoplastia

 

Cada caso deve ser estudado minuciosamente, para que a rino seja executada de forma mais precisa.

Além disso, o paciente deve ter no mínimo 15 anos, pois o procedimento só deve ser realizado após o nariz se desenvolver completamente.

Outra dica importante para quem está procurando um especialista em rinoplastia de SP é ficar atenta aos valores. Cuidado com as promoções imperdíveis!

Lembre-se, é uma cirurgia e há o mínimo necessário para manter os padrões de segurança e qualidade. Quer saber quais são esses valores de rinoplastia São Paulo? Clique aqui

 

Outros fatores primordiais na cirurgia de rinoplastia…

 

O primeiro é a escolha do cirurgião plástico. Somente um profissional especializado e experiente tem a capacidade de fazer a cirurgia sem precisar contar com a sorte para conquistar bons resultados.

O segundo é a escolha por uma Clínica bem estruturada e com excelentes recomendações. Assim você tem a certeza que, ao fazer sua rino, terá suporte e não ficará desemparada.

Escolhendo bem o cirurgião e a clínica, os demais itens importantes surgem naturalmente. Por exemplo, você deve operar somente em um hospital com foco em cirurgia plástica.

Outro ponto que você deve se atentar é que, antes da sua cirurgia, você deve fazer uma consulta com o anestesista. Essa consulta é garantida por lei.

Essas questões são tão essenciais que a Clínica Dream Plastic mantém, há mais de 10 anos, um rigoroso processo de seleção dos seus cirurgiões plásticos. Escolhendo apenas médicos experientes e com título de especialista em cirurgia plástica.

Isso faz a diferença na hora de você ver o resultado, sem contar que é muito mais segurança para você. Não é a toa que 98% nas pacientes, que operam na Dream Plastic, declaram-se satisfeitas por operar na clínica.

 

Interessada em fazer sua rino? Entre em contato e agende sua consulta. Na Dream Plastic você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado.

 

especialista rinoplastia sp

 

Gostou do artigo sobre rinoplastia? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue! 

Compartilhe no Facebook

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
Rinoplastia: tudo o que você precisa saber para ter o nariz que sempre sonhou
Nome do artigo
Rinoplastia: tudo o que você precisa saber para ter o nariz que sempre sonhou
Descrição
Rinoplastia promove transformações no seu nariz. Veja como isso é possível e tudo o que é importante você saber antes de optar pela cirurgia de rino.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

Rinoplastia


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog