Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Linhas de expressão: saiba como tirar as marcas do rosto, testa, olhos e pescoço

Atualizado em 11/07/2023 17:56

As linhas de expressão são um incômodo para você? Acredite, existe solução para isso!

Conforme envelhecemos, nossa pele também sofre mudanças e um desses sinais é justamente as marcas de expressão no rosto, na testa, na área dos olhos e no pescoço.

Ao se deparar com essas marcas, muitas das vezes, sentimos que nossa aparência já não é mais tão atraente como na juventude. Esse sentimento não só é prejudicial para a autoestima como também para nossa autoconfiança.

Mas você sabia que tem como tirar linhas de expressão? Neste post iremos abordar TUDO sobre essas marquinhas no rosto e seus possíveis tratamentos. Descubra quais cremes, receitas caseiras e procedimentos estéticos funcionam para acabar com as linhas de expressão!

Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo. E, hoje, vamos te ensinar como se livrar das linhas de expressão de uma vez por todas. Acompanhe!

Esclareça suas dúvidas!

O que são linhas de expressão?

As linhas de expressão são um tipo de ruga fina e geralmente aparecem quando movimentamos os músculos da face. Com o passar do tempo, caso não sejam tratadas, a tendência é que essas marcas se tornem mais profundas e visíveis, evoluindo para o tipo de rugas estáticas.

Imagem de uma mulher com dúvida enquanto questiona o que são linhas de expressão
Saiba o que são linhas de expressão!

As marcas de expressão também são chamadas de rugas dinâmicas, que são aquelas linhas que aparecem quando contraímos os músculos e desaparecem quando o rosto está relaxado.

Entretanto, a falta de cuidados com a pele pode fazer com que as linhas de expressão se tornem cada vez mais profundas. Isso faz com que as marcas sejam visíveis a todo momento, independente da movimentação dos músculos da face.

As marcas de expressão tendem a se formar na região da testa, ao redor dos olhos e no pescoço, que são regiões com bastante contração muscular devido às expressões faciais.

O que causa linhas de expressão?

As linhas de expressão são causadas principalmente pela movimentação repetitiva dos músculos da face. Outros fatores que contribuem para o surgimento das marcas de expressão no rosto são o envelhecimento da pele, exposição solar, estresse, má alimentação e tabagismo.

Imagem de uma mulher com algumas rugas no rosto causadas pela idade
Saiba o que pode acelerar a formação das marcas de expressão

O próprio nome “linhas de expressão” está relacionado ao movimento das nossas expressões faciais. Porém, o movimento repetitivo dos músculos faciais não é a única causa para o surgimento das linhas finas.

Alguns maus hábitos podem contribuir para o aparecimento das marcas de expressão, como não passar protetor solar diariamente, não ter uma rotina de cuidados com a pele, excesso de álcool, entre outros.

O que causa linhas de expressão na testa?

As linhas de expressão na testa são causadas devido a contração repetitiva do músculo, somado ao fator envelhecimento. Ao longo dos anos, sofremos com a perda natural de colágeno, ácido hialurônico e elastina no organismo, que são responsáveis por manter a elasticidade e a hidratação da nossa pele.

Imagem de uma mulher com linhas finas na testa, causadas principalmente pelos movimentos repetitivos da face e pelas nossas expressões faciais
As marcas de expressão na testa são um incômodo?

O simples gesto de franzir a testa é considerado um movimento de contração do músculo, agora imagine que, ao longo dos anos, franzimos a testa inúmeras vezes, repetindo o movimento e favorecendo o surgimento das marcas de expressão.

As expressões faciais representam nossas emoções, por isso, quando estamos felizes, tristes, estressados, preocupados ou ansiosos, comunicamos isso através das expressões do rosto e fazemos isso desde a infância.

Porém, só vamos perceber as marcas de expressão conforme envelhecemos e nossa pele já não possui a mesma elasticidade de antes. Normalmente, as linhas finas começam a ficar mais evidentes por volta dos 40 anos.

É normal ter linhas de expressão no pescoço?

As linhas de expressão no pescoço e no colo tendem a se formar por causa da má postura e do envelhecimento da pele. Outros fatores que contribuem para o aparecimento dessas marcas são a exposição solar sem proteção e maus hábitos, como excesso de álcool e cigarro.

Imagem de uma mulher com linhas de expressão no pescoço e no rosto
Você sabe o que provoca marcas de expressão no pescoço?

Muitas pessoas não sabem, mas o uso da tecnologia também é um fator causador das linhas de expressão no pescoço. Esse fenômeno é chamado de tec neck ou Síndrome do Pescoço Tecnológico.

Pense bem, o ato de inclinar a cabeça para conferir o smartphone, tablet ou outro dispositivo eletrônico diversas vezes ao dia faz com que as pessoas fiquem com uma má postura boa parte do tempo.

Essa postura inclinada não apenas causa linhas de expressão no pescoço, mas também provoca dores na coluna, nos ombros e nas costas. Agora você já sabe, é preciso ter uma boa postura para evitar marcas de expressão na região do colo e do pescoço!

O que causa linhas de expressão nos olhos?

As linhas de expressão nos olhos são as famosas rugas que se formam na região periorbital. Essas marcas são conhecidas como pés de galinha e são causadas devido aos movimentos repetitivos do músculo. Geralmente, as linhas finas ficam visíveis quando sorrimos.

Imagem de uma mulher com diversas rugas finas na região dos olhos e da testa
As linhas finas nos olhos são os famosos pés de galinha

Após certa idade, é comum que apareçam linhas de expressão nos olhos, mas alguns hábitos podem acabar acelerando a formação dessas marcas. Exemplo disso é a exposição prolongada às telas de dispositivos eletrônicos.

E, claro, outros hábitos ruins como deixar de passar o protetor solar e não ter uma rotina de cuidados com a pele, pois isso ajuda a prevenir as marcas de expressão nos olhos, na testa, no pescoço e no colo.

É possível reverter marcas de expressão?

Na maior parte dos casos, as linhas de expressão são reversíveis, já que são rugas dinâmicas e não estáticas. Tratamentos como a aplicação de botox e preenchimento com ácido hialurônico são excelentes para combater as linhas finas e prevenir o aprofundamento dessas marcas de expressão.

Imagem de uma mulher se olhando no espelho e questionando se é possível acabar com as marcas de expressão no rosto
Cuidado! Sua autoestima pode estar indo embora…

Apesar disso, muitas pessoas ainda buscam soluções caseiras para tirar linhas de expressão da testa, pescoço e olhos. Mas será que algum desses tratamentos funciona de verdade?

Com o passar do tempo, a flacidez da pele aumenta e a tendência é que essas marcas se aprofundem cada vez mais. Por isso, é importante saber a diferença entre tratamentos preventivos e aqueles que, de fato, tiram as marcas de expressão do rosto.

Como prevenir as marcas de expressão?

10 ações para prevenir o surgimento das rugas e marcas de expressão no rosto:

  1. Passar protetor solar todos os dias;
  2. Usar óculos de sol com proteção UVA e UVB;
  3. Ter uma rotina de cuidados com a pele;
  4. Usar cremes específicos para a área dos olhos;
  5. Investir em tratamentos preventivos desde cedo;
  6. Beber bastante água;
  7. Não exagerar no álcool;
  8. Parar de fumar;
  9. Adotar uma alimentação saudável;
  10. Usar um bom antioxidante para a pele.
Imagem de uma mulher idosa com expressão de dúvida, se questionando o que poderia ter feito para prevenir as marcas de expressão no rosto e pescoço
Você sabe como prevenir as marcas de expressão?

Você deseja ter uma pele livre de marcas de expressão no futuro? Então comece adotando bons hábitos e investindo em bons tratamentos preventivos!

E falando em tratamento preventivo, muitas pessoas optam por receitas caseiras para tirar linhas de expressão. Mas será que isso realmente funciona?

Receitas como passar clara de ovo no rosto, babosa, óleo essencial e óleo de coco são bem populares na internet. Algumas dessas misturas caseiras prometem verdadeiros milagres, mas a verdade é que quase nunca funcionam…

Outros tratamentos conhecidos são os exercícios para a face, adesivo de silicone para os olhos, tomar colágeno e passar Cicatricure.

E já adiantamos que algumas dessas opções não passam de enganação e podem, inclusive, favorecer o surgimento de novas linhas de expressão no rosto.

Um exemplo disso são os exercícios para a face que, quando realizados incorretamente, acabam tendo um efeito contrário e aceleram o aparecimento de novas marcas no rosto.

Já os óleos essenciais e o óleo de coco, podem até ser uma mistura interessante de tratamento caseiro, desde que aplicados regularmente e de forma preventiva.

Mas não se engane! Tratamentos caseiros não são capazes de tirar linhas de expressão ou rugas do rosto. Portanto, se você deseja prevenir o aparecimento dessas marcas, vale a pena investir em um bom creme antirrugas.

Mas antes de comprar qualquer marca de creme, o ideal é buscar a recomendação de um dermatologista confiável. Não se esqueça de que o rosto é uma região muito sensível e certos produtos podem acabar prejudicando a textura da pele.

E o mesmo vale para o colágeno. Seu uso é bastante recomendado por alguns especialistas, mas as cápsulas de colágeno só fazem efeito a longo prazo, por isso, o ideal é tomar o suplemento desde cedo, com a recomendação de um médico.

Qual é o melhor tratamento para linhas de expressão?

Para tratar as linhas de expressão a melhor solução é o botox. Porém, dependendo do local e do grau de profundidade dessas marcas, outros tratamentos recomendados são preenchimento com ácido hialurônico, peeling químico, laser de CO2 ou cirurgia de lifting facial.

Imagem de uma mulher realizando um tratamento para linhas de expressão
Saiba o que realmente funciona para tirar marcas de expressão

É possível que você já tenha experimentado uma série de tratamentos caseiros e “milagrosos”, mas de nada adiantou, não é mesmo? A gente entende a sua frustração…

Quando falamos sobre reverter os sinais da idade, infelizmente os cremes antirrugas não são capazes de dar um fim nas marcas de expressão e nem de rejuvenescer o rosto, como sugerem as inúmeras propagandas de televisão.

Na internet é a mesma coisa, o que não falta são posts prometendo resultados milagrosos, caríssimos e em pouquíssimo tempo. Não caia nessa!

Se o que você deseja é acabar com as linhas de expressão no rosto, então deve se atentar aos tratamentos que realmente funcionam, como a aplicação de botox, preenchimento facial e o laser de CO2.

O tratamento com preenchimento facial vem ganhando cada vez mais espaço entre as mulheres, já que além de eliminar as linhas finas, também consegue devolver o volume perdido com o tempo para algumas regiões do rosto.

No caso das marcas de expressão mais profundas, as temidas rugas estáticas, a solução é a cirurgia de lifting facial, que além de rejuvenescer o rosto também retira todo o excesso de pele, ou seja, acaba com a flacidez no rosto e pescoço.

Quer entender melhor sobre os tipos de tratamento para marcas de expressão? A gente te explica a seguir!

Creme para linhas de expressão funciona?

Os cremes antirrugas funcionam, principalmente, como agentes preventivos para as linhas de expressão. No entanto, quando as marcas já se tornaram profundas, o tratamento à base de creme não é o suficiente. Por isso, os cremes são mais indicados para prevenir do que para tratar as marcas de expressão.

Imagem de uma mulher aplicando creme na área dos olhos para prevenir as marcas de expressão
Você costuma usar cremes antirrugas?

Alguns tipos de cremes podem ser excelentes para manter a hidratação da pele e prevenir contra o aparecimento das linhas finas na testa, na área dos olhos, na região do colo e do pescoço.

Em especial os cremes com ácido retinóico, ácido hialurônico ou glicólico, pois ao serem aplicados da maneira correta e regularmente, oferecem ótimos resultados a longo prazo.

Porém, é sempre importante buscar a orientação de um dermatologista para descobrir qual tipo de creme é indicado para o seu tipo de pele. Muitas pessoas não se atentam à fórmula do produto e acabam tendo um efeito contrário.

Alguns cremes podem aumentar a oleosidade ou acabar deixando a pele seca, isso ocorre quando o usuário utiliza produtos que não são ideais para o seu tipo de pele, que pode ser seca, mista ou oleosa.

É importante ter em mente que apenas um creme não é capaz de tratar as linhas de expressão, já que as causas para o surgimento dessas marcas são uma somatória de fatores.

Por isso, além de um bom creme, não se esqueça do protetor solar, de manter uma rotina de cuidados com a pele, ter bons hábitos alimentares, não fumar e não exagerar na bebida alcoólica.

DICA EXTRA: Invista em um bom tratamento preventivo! Nós iremos falar um pouco sobre eles a seguir.

Preenchimento funciona para tirar marcas de expressão?

O preenchimento com ácido hialurônico pode ser indicado para tirar linhas de expressão, principalmente quando o paciente deseja repor volume em alguma área do rosto. O tratamento é bastante eficaz no tratamento contra as rugas, linhas finas e sulcos faciais.

Imagem de uma mulher de meia idade sorrindo, enquanto duas profissionais seguram seringas de preenchimento próximo ao seu rosto
Já pensou ou já fez preenchimento?

É importante mencionarmos que existem três tipos de preenchimento, que são: com ácido hialurônico, PMMA e Aqualift. Os dois últimos produtos não são recomendados pela grande maioria dos médicos devido aos riscos apresentados.

Portanto, se você pensa em fazer preenchimento para tirar linhas de expressão, o ideal é que o tratamento seja feito com ácido hialurônico, uma substância biocompatível e considerada segura para fins estéticos.

Agora, se você não pensa em fazer preenchimento facial, há outros tratamentos eficazes para tirar marcas de expressão do rosto. Confira abaixo!

Laser de CO2 ou Peeling para tirar marcas de expressão?

Tanto o Laser de CO2 quanto o Peeling podem ajudar a eliminar as linhas de expressão. Ambos os tratamentos promovem a descamação e a regeneração da pele, no entanto, o Laser de CO2 consegue atingir camadas mais profundas. Por isso, o Peeling acaba tendo um custo um pouco menor.

Imagem de uma mulher realizando tratamento facial com laser para combater as marcas de expressão e melhorar a qualidade da pele
Qual escolher?

O Laser de CO2 é capaz de atingir uma camada da pele chamada derme, diferentemente do Peeling, que só atinge a epiderme (camada anterior à derme). Além disso, o tratamento com o Laser é feito de forma segura e, por isso, requer um alto nível de experiência na hora da aplicação.

Na prática, a diferença entre os dois tratamentos é que ao atingir a epiderme ocorre uma renovação celular, mas ao atingir a derme, o Laser de CO2 acaba estimulando a produção de colágeno, o que ajuda a melhorar a elasticidade e firmeza da pele.

Vale dizer que tanto um quanto o outro são indicados para as linhas de expressão de grau leve. Além disso, o procedimento deve ser realizado por um médico experiente, de preferência um dermatologista, para evitar queimaduras.

Botox funciona para linhas de expressão?

O botox é o tratamento mais eficaz para tirar linhas de expressão, pois a toxina botulínica promove a paralisia da musculatura, impedindo a contração do músculo e a formação de novas rugas no rosto. A aplicação de botox serve tanto para prevenir como para tratar os sinais de envelhecimento.

Imagem de uma mulher realizando a aplicação de botox para eliminar as marcas de expressão no rosto
Já pensou em fazer esse tratamento?

Não é de hoje que o tratamento com a toxina botulínica é o queridinho das mulheres. A aplicação de botox é capaz de tirar marcas de expressão e ainda impedir que novas linhas se formem no rosto.

É isso que você procura? Então aproveite para conferir o antes e depois do botox!

Como tirar todas as linhas de expressão do rosto?

Para tirar linhas de expressão do rosto primeiro é necessário passar por uma avaliação com o especialista para que ele veja qual é o grau de profundidade das marcas. Somente após uma avaliação criteriosa, é que o médico poderá prescrever o tratamento ideal para seu tipo de pele.

Imagem de uma mulher passando em consulta médica para avaliar como tirar linhas de expressão do rosto
O primeiro passo é passar por uma avaliação com o especialista

Chega de passar clara de ovo no rosto, babosa, óleo essencial e outras receitas que não fazem qualquer efeito para tirar linhas de expressão do rosto!

Agora que você já sabe o que realmente funciona para tirar marcas de expressão, chegou a hora de conhecer mais a fundo as opções de tratamento disponíveis aqui na Dream Plastic!

Inclusive, se você quer saber quanto custa para aplicar botox, nós temos um post falando apenas sobre isso.

Não é à toa que a Dream Plastic é a clínica mais recomendada pelas mulheres.

Quer saber por quê? Aqui na clínica nossas pacientes contam com mais de 20 opções de cirurgias plásticas e inúmeros tratamentos estéticos, principalmente para rejuvenescimento facial.

E não para por aí… Se o que você procura são resultados, então você PRECISA conhecer o grupo no Facebook da Dream! Já são mais de 100 MIL mulheres compartilhando feedbacks e fotos de resultados.

Para participar do grupo é simples, basta clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas de verificação de perfil. O grupo é EXCLUSIVO PARA MULHERES!

 Linhas de expressão

Cansou de buscar tratamentos que não funcionam para tirar as marcas de expressão? Então marque agora mesmo uma avaliação com um de nossos especialistas!

Clique no ícone do WhatsApp aparecendo em sua tela e escolha o melhor dia e horário. Nós te esperamos aqui na clínica!  🙂

Esclareça suas dúvidas!