Toxina Botulínica: O que é, para que serve e quais as principais marcas para comprar

toxina botulinica
Será que a substância é perigosa?

 

Quando começamos a pesquisar sobre os tratamentos com toxina botulínica, é normal que surjam dezenas de questões.

 

Afinal, o próprio nome causa estranheza e, em alguns, um certo receio.

 

E é fato que o passado da substância é bem sombrio, mas graças à ciência esse histórico se transformou, tornando a substância um dos tratamentos mais utilizados no mundo inteiro.

 

Ah! E sua função vai muito além de apenas deixar nossa pele linda e jovial.

 

Ela é usada como tratamento de diversas enfermidades e ajuda milhares de pessoas no mundo inteiro a ter uma melhor qualidade de vida.

 

Quer saber tudo sobre a substância? Vem com a gente!

 

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar sonhos e, hoje, iremos tirar toooodas as suas dúvidas.

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é a toxina botulínica?

 

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Essa substância é a causadora do botulismo, uma doença rara que causa paralisia e até falência respiratória. Atualmente,  pode ser usada como tratamento de diversas enfermidades e é muito efetiva na prevenção do envelhecimento facial.

 

que toxina botulinica
Essa é a aparência da substância aumentada.

 

Um dos nomes da substância é BoNT, sendo essa uma abreviação do termo.

 

Até os dias de hoje, o botulismo continua a ser uma doença grave, sendo suas contaminações através de ingestão, colonização intestinal e feridas abertas. 

 

O mais comum são contaminações através de alimentos enlatados e embutidos, por isso ela também é conhecida como envenenamento por salsicha. 

 

Essa bactéria produz um dos venenos mais letais produzidos na natureza, já tendo sido utilizado como arma biológica em guerras passadas. Contudo, com o avanço científico, esse passado sombrio foi transformado e, hoje, é possível trazer maior qualidade de vida para milhares de pessoas que a utilizam como tratamento.

 

Desde os tempos mais antigos que se pensava no uso terapêutico da substância, contudo, só no final do século XIX que foi possível isolá-la.

 

Como a toxina passou a ser usada de forma clínica?

 

A BoNT passou a ser utilizada como tratamento após o sucesso de inúmeros testes com o isolamento da substância. Sendo liberado para uso clínico em 1982, quase 100 anos após os primeiros testes para identificar o causador do botulismo. 

 

aplicacao toxina botulinica
Foram anos de pesquisas e testes para conseguir isolar a toxina.

 

Até esse período só se imaginava que a bactéria tinha propriedades clínicas mas, em 1987, uma oftalmologista, notou que em uma de suas pacientes, que se tratava com a BoNT, houve uma redução significativa das rugas ao redor dos olhos.

 

Ela, então junto de seu esposo, um dermatologista, começaram a levantar a hipótese de que a substância também pudesse tratar as marcas de expressão.

 

Atualmente, a BoNT é um dos tratamentos mais eficazes e seguros para diversas enfermidades como, por exemplo, a hiperidrose, blefaroespasmos, distonia cervical e dos membros e bruxismo.

 

Além de, é claro, tratar as rugas e marcas de expressão, sendo esse o uso mais popularizado da mesma. Um estudo documentou a história e as transformações da BoNT e mapeou todos os tratamentos da mesma.

 

Qual o mecanismo de ação da toxina botulínica?

 

O mecanismo de ação da toxina botulínica basicamente é a liberação do neurotransmissor acetilcolina na sinapse ou na placa neuromotora, que é o responsável pela contração muscular. Portanto, seu uso leva a uma diminuição da contração muscular da região onde é aplicada. 

 

toxina botulinica serve
Ela age paralisando os músculos da região aplicada.

 

Essa condição é bem útil em regiões que possuem uma intensidade maior de contração muscular. Sendo alguns dos efeitos dessa paresia os seguintes:

 

  • Redução da atividade muscular por um período de 3 a 6 meses;
  • Prevenção de mudanças degenerativas dos músculos;
  • Normalização da tensão muscular e a eliminação dos fatores de estresse;
  • Redução de mediadores inflamatórios.

 

Após a duração da ação da BoNT, que leva cerca de 2-3 meses, a substância passa a ser absorvida com o tempo, podendo levar até 6 meses para sair totalmente do organismo. Logo, após esse prazo, é indicado a reaplicação do tratamento.

 

Contudo, dependendo do organismo de cada paciente, a duração varia mesmo entre indivíduos com a mesma patologia. 

 

Da mesma forma que, em alguns tratamentos, como o da hiperidrose, a substância apresenta uma queda mais lenta de sua efetividade, podendo levar até 11 meses para sair totalmente do organismo.

 

É claro que, em organismos que metabolizam a BoNT mais rápido e que consequentemente necessitam de mais aplicações ao ano, a paciente pode apresentar maior quantidade de anticorpos e os efeitos da BoNT podem ser bem menores, ou simplesmente não acontecer, uma vez que os anticorpos causam a resistência à substância.

 

Quais os tipos de toxina botulínica?

 

Existem sete tipos de toxina botulínica, eles são separados por letras, sendo de A a G. Nós, humanos, somos afetados por cinco destas (A, B, E, F e G) sendo a A, B e E os tipos com principais manifestações de doenças. Para estética, é usado o tipo A.

 

A substância tipo A e B foram vistas em vários alimentos, em sua maioria os em conserva, já a E está bem presente em peixes e frutos do mar.

 

Ah! Vale lembrar que elas só estão presentes em alimentos contaminados, seja por causa do solo, através de resíduos fecais ou por uma má conservação daquele alimento. 

 

Atualmente, ambos os tipos BoNT-A e BoNT-B são produzidos como tratamentos.

 

Qual a diferença entre a toxina botulínica tipo A e tipo B?

 

Enquanto a BoNT-A é a principal utilizada nos diversos tratamentos, a BoNT-B entra em cena quando o organismo da paciente não responde a primeira, seja pela resistência do organismo através dos anticorpos, ou porque a mesma simplesmente não surte o efeito esperado.

 

toxina botulinica botox
A dosagem entre elas pode ser diferente.

 

Geralmente, a BoNT-B é indicada para tratamento de distonia cervical e sua dosagem tende a ser maior que a do tipo A.

 

Para que serve a toxina botulínica?

 

A toxina botulínica serve para tratar as rugas dinâmicas, evitando que se tornem permanentes e agindo na prevenção do envelhecimento da pele. E também agindo em outras diversas enfermidades como: hiperidrose, bruxismo, DTM e enxaqueca. Fora os inúmeros outros usos clínicos para a mesma.

 

toxina botulinica serve
Ela serve para diversos tratamentos!

 

Abaixo falaremos sobre os principais usos da BoNT.

 

A toxina botulínica pode ser aplicada no rosto?

 

O uso da toxina botulínica é indicado para o rosto no tratamento de rugas e linhas de expressão, além de tratar as assimetrias faciais. A aplicação a BoNT-A nessa região impede o envelhecimento precoce e garante que, mesmo na velhice, a paciente se sinta bem com a sua pele e sua beleza.

 

pontos aplicacao toxina botulinica
Ela consegue tratar as rugas dinâmicas e impedir que virem permanentes.

 

Os principais pontos de aplicação da substância no rosto são os estéticos, como: testa, glabela, pés de galinha e nas rugas dos lábios. Estes têm a função de prevenir que as ruguinhas dinâmicas se tornem profundas e estáticas, permanentes.

 

No rosto, a substância consegue paralisar o músculo que gera o movimento da face, dessa forma não são formadas as rugas.

 

Atenção! Sempre garanta que o profissional tenha ótimos resultados de aplicação no rosto. Para isso, veja resultados de outras pacientes.

 

Aqui na Dream temos o maior grupo destinado a pacientes de procedimentos e cirurgias estéticas do país, com mais de 100 mil mulheres compartilhando suas experiências diariamente. Veja:

 

Toxina Botulínica

 

Como usar a toxina botulínica para o bruxismo?

 

A toxina botulínica é muito eficaz para o tratamento do bruxismo. Uma contração disfuncional da arcada dentária que ocorre, geralmente, à noite. Além de diminuir o nível da dor, a frequência e a gravidade dos episódios. Seu uso não mostra efeitos adversos importantes.

 

toxina botulinica bruxismo
O produto consegue diminuir a frequência de ocasiões de bruxismo.

 

No tratamento, é injetada a substância nos músculos masseter e o ventre anterior do temporal provocando o relaxamento da área.

 

Neste estudo, você consegue saber mais sobre os benefícios do BoNT para a patologia.

 

Além de seu uso para o bruxismo, a substância também ajuda no tratamento de Disfunção Temporomandibular (DTM).

 

Como usar a toxina botulínica para enxaqueca?

 

O uso da toxina botulínica é indicada para a enxaqueca, seu uso ajuda na diminuição da tensão da região e no estímulo de neurônios sensitivos que inervam os a pele, logo, auxiliando com a dor de cabeça e diminuindo a frequência dos episódios.

 

toxina botulinica enxaqueca
Seu uso foi aprovado para o tratamento da enxaqueca.

 

Em 1991, alguns pacientes que usavam a BoNT como forma cosmética, notaram que seus episódios de enxaqueca diminuiam significativamente após a aplicação da substância. 

 

Logo, após alguns estudos, foi confirmado que seu uso terapêutico poderia ajudar em casos de enxaqueca crônica. 

 

Como é o tratamento com a toxina botulínica para hiperidrose?

 

O tratamento para hiperidrose com a toxina botulínica é feito com a aplicação do produto nas axilas, mãos, pés e testa com o espaçamento de 0,5mm a 1cm entre os pontos, sendo diferente da finalidade estética. Dessa forma, há a inibição dos terminais nervosos que geram a hiperatividade das glândulas sudoríparas que fabricam o excesso do suor.

 

toxina botulinica hiperidrose
Esse é o melhor tratamento para a hiperidrose.

 

Além disso, a duração da substância nessa região tende a ser bastante duradoura, podendo levar até 11 meses para o corpo expelir totalmente a substância.

 

Neste estudo, é possível acompanhar casos de pacientes com hiperidrose que se trataram com a substância.

 

Qual a melhor marca de toxina botulínica?

 

As principais marcas de toxina botulínica são: Botox da Allergan, Dysport, Xeomin, Botulift, entre outras. Há uma diferença entre elas com relação a duração e apresentação do produto, porém, o mais importante do que se perguntar a melhor marca é ver se ela tem liberação da ANVISA.

 

marcas botox
Não existe uma melhor marca.

 

Por isso, é difícil dizer se o Dysport é bom, ou se vale mais a pena comprar o Botulift pela sua durabilidade e valor.

 

No final das contas, o que realmente é preciso verificar é se a substância é liberada pela ANVISA.

 

Botox da Allergan é bom?

 

A substância da Allergan é a original, a empresa foi a primeira marca a realizar estudos com a BoNT e a pioneira na comercialização do produto. Talvez por isso, ela se tornou muito conhecida, sendo a patenteadora do Botox®.

 

toxina botulinica allergan
Essa é a marca original.

 

Aqui na Dream, nós usamos o Botox da Allergan, justamente por ela ser a clássica, e que possui o maior número de estudos científicos que garantem a sua qualidade e segurança.

 

Toxina botulínica da Dysport é bom?

 

O produto da Dysport é um dos que são liberados pela ANVISA para o uso cosmético e terapêutico. Logo, ela é boa e possui a durabilidade necessária e ideal para a aplicação. Ela é uma das marcas mais conhecidas e usadas pelos profissionais que podem aplicar o produto, justamente por apresentar um bom índice de segurança e qualidade.

 

toxina botulinica dysport
Indicada para intolerantes à lactose.

 

Ela apresenta bons resultados nas aplicações nas axilas, para tratamento da hiperidrose, por isso, se torna bem indicada para este fim.

 

Toxina botulínica da Xeomin é bom?

 

O produto da Xeomin é bom e é liberado pela ANVISA. Eles têm a proposta de trazer um produto mais puro, sem aditivos que podem causar a resistência do organismo com a substância. Talvez por isso, a marca esteja crescendo bastante no mundo inteiro.

 

xeomin botox
Veja mais sobre a marca.

 

A Xeomin muitas vezes é conhecida como “Botox chinês”, contudo, vale lembrar que a única marca que pode utilizar o nome Botox é a Allergan. 

 

Ah! Ela também é liberada pela ANVISA.

 

Toxina botulínica da Botulift é bom?

 

A toxina botulínica da Botulift é boa e liberada pela ANVISA, portanto, pode ser indicada para o uso de tratamento clínico e estético. Essa marca é uma das mais usadas por pessoas intolerantes à lactose, enzima que está presente em outras marcas como a Dysport.

 

botulift comprar
Veja sobre a marca.

 

Assim como os demais produtos, a Botulift tem a durabilidade estimada de 4 a 6 meses, sendo necessário a reaplicação da mesma.

 

Quais cuidados tomar na hora de escolher a marca da toxina botulínica?

 

Existem alguns cuidados a se tomar na hora de escolher a marca da toxina botulínica, sendo verificar a liberação de seu uso pela ANVISA, a mais importante. Além disso, é inteligente olhar a composição do produto para verificar se existe algum componente que pode causar alergias.

 

toxina botulinica comprar
Os cuidados garantem um bom tratamento.

 

 

Infelizmente, não são raros os casos de profissionais que, pensando em cobrar barato, ou simplesmente por não se darem o trabalho de pesquisar antes, compram marcas clandestinas e colocam em risco a segurança da paciente.

 

Entre os muitos problemas que acontecem com marcas conhecidas, um dos mais conhecidos em 2022 é o de uma dentista que estaria aplicando um produto pirata em seus pacientes.

 

Além do profissional verificar toda a procedência do produto, a paciente também deve cobrar que o mesmo utilize um produto de qualidade que é legalizado pelo órgão da ANVISA.

 

Mas quais os riscos de usar uma marca clandestina?

 

Lembra que falamos que o produto provém de uma bactéria que pode ser letal? Em marcas que não são vigiadas pelo órgão responsável, não se sabe ao certo qual a procedência e como foi tratada aquela substância.

 

melhor marca botox
Existem alguns riscos em usar marcas clandestinas, veja.

 

Logo, uma BoNT que não está bem processada pode, sim, causar botulismo. 

 

Como dissemos, a doença do envenenamento da salsicha é fatal e, todos os anos, existem milhares de casos no mundo inteiro com a contaminação por essa bactéria.

 

E sim, as aplicações de substâncias bem tratadas, liberadas e legalizadas são muuuuito seguras, mas não existe esse controle nos casos de marcas clandestinas.

 

Ou seja, não vale arriscar a sua vida para pagar mais barato.

 

Outro risco comum em usar marcas clandestinas são as infecções, que podem levar a casos graves de necrose da pele, justamente o que aconteceu na matéria citada acima, onde o Fantástico documentou diversos casos que vinham acontecendo naquela região.

 

Quem pode aplicar a toxina botulínica?

 

Pelo BoNT ser um medicamento, ele deve ser prescrito pelos profissionais responsáveis pela sua especialidade, logo, um dentista pode aplicar em tratamentos para a arcada dentária, uma dermatologista e um cirurgião plástico para tratamento da derme e assim por diante.

 

toxina botulinica serve
Só algumas profissões são aptas.

 

Então não, esteticistas, farmacêuticos e biomédicos não podem aplicar o Botox, já que o mesmo precisa de prescrição médica.

 

Nem mesmo dentistas podem aplicar o produto para fins estéticos, e os profissionais que fazem isso não possuem ética já que colocam seus pacientes em risco. Grande parte desses casos, como o citado na matéria, são de dentistas que fazem a diluição errada e usam marcas clandestinas em seus pacientes.

 

Até porque, você confiaria em um arquiteto para, literalmente, levantar a sua casa? Acredito que não. Por mais que o arquiteto tenha noções breves de estrutura, sua especialização é fazer a projeção da casa, não levantar ela, isso é trabalho de um engenheiro e da equipe dele. 

 

O mesmo vale para essas profissões que, infelizmente, aplicam a substância de forma ilegal por um preço baixo. Elas colocam em risco a segurança e a qualidade da aplicação.

 

Como diluir a toxina botulínica?

 

Um dos grandes problemas de realizar as aplicações em locais que não são aptos para o tratamento é justamente a diluição.

 

Nesses lugares, os profissionais não estão preocupados com a duração da aplicação, mas sim com ganhar dinheiro. Por isso, eles diluem um único frasco, que deveria atender um só paciente, para 2, 3 pessoas. 

 

Isso faz com que a durabilidade do tratamento seja bem inferior ao recomendado, sendo necessário aplicar várias vezes ao ano.

 

Criando a resistência ao tratamento, já que quanto mais exposto é o organismo, mais anticorpos ele irá criar.

 

Como ter qualidade e segurança na hora de aplicar a toxina botulínica?

 

Existem alguns pontos que garantem a qualidade e a segurança da aplicação. A maioria desses fatores podem ser influenciados no momento de escolha da paciente.

 

aplicacao toxina botulinica
Veja!

 

Os principais pontos são:

 

Escolher um médico com experiência

 

A escolha de um profissional experiente para realizar a aplicação é essencial para que a aplicação seja da mais alta qualidade, com segurança e técnica impecáveis.

 

Se a paciente deseja que o procedimento dela ocorra bem, ela precisa buscar profissionais aptos para realizar a aplicação da melhor forma possível.

 

Geralmente, em casos de pacientes que realizam a aplicação cosmética, a busca pelas promoções e preços baixos as fazem chegar em profissionais que não estão aptos para realizar o procedimento. 

 

As colocando em riscos de infecções, má diluições e marcas clandestinas de BoNT que podem não estar em condições de aplicação.

 

Logo, escolher médicos que são experientes e que têm boas técnicas de aplicação garante que o tratamento seja o mais seguro o possível.

 

Verificar se o frasco está em condições ideais

 

Falamos bastante sobre os perigos das marcas clandestinas e das liberadas pela ANVISA, mas sabia que, mesmo com as melhores marcas, como a Botox, é necessário ter condições de conservação e diluição adequadas?

 

Para a diluição, o frasco de produto deve ser usado no tratamento de um paciente somente, sendo o restinho que pode vir a sobrar no frasquinho, utilizado no retorno de acompanhamento que pode acontecer alguns dias após a aplicação.

 

Até lá, o frasco deve estar conservado em um refrigerador de acordo com a bula de cada fabricante.

 

Sabemos que, profissionais não aptos, podem não realizar essa conservação da melhor forma, colocando a paciente em riscos graves de infecção.

 

Realizar o retorno para o acompanhamento

 

A BoNT é um tratamento, logo, devem haver retornos para acompanhar a evolução e o caso de cada paciente. Mesmo em casos de aplicações estéticas. 

 

Isso garante que a BoNT-A está fazendo o efeito necessário para garantir a melhor qualidade de vida e tratar as necessidades de cada um. 

 

Por isso, opte por clínicas que possuam a possibilidade de retorno.

 

Sabemos que, nos casos clínicos, é mais certo que o médico realize o acompanhamento de perto, até para ver como a substância está agindo no corpo do paciente. Mas nos casos de usos cosméticos, grande parte das clínicas aplicam e nunca mais pedem o retorno da paciente, o que é errado.

 

Imagine só, a paciente vem realizar a aplicação, mas houve o deslocamento da substância e um lado ficou levemente assimétrico, o retorno garante que exista uma correção para essa assimetria.

 

Quais os cuidados após a aplicação de toxina botulínica?

 

Para existir um bom antes e depois da toxina botulínica, é necessário tomar alguns cuidados após a aplicação como, por exemplo, não deitar nas horas adjacentes, já que isso promove o deslocamento do produto.

 

beneficios toxina botulinica
Esses cuidados garantem um bom resultado.

 

Dentre os principais cuidados estão:

 

  • Não deitar nas próximas 4-6 horas;
  • Não tomar sol nos próximos dias;
  • Aplicar gelo nas regiões que apresentarem inchaço.

 

Segundo isso e as demais recomendações médicas, o seu resultado pode ser muito satisfatório.

 

Quanto custa a aplicação de toxina botulínica?

 

O custo final da aplicação depende de alguns fatores, como a marca, a diluição e a experiência do profissional. Contudo, o valor não deve ser definido somente pelo preço, uma vez que todos esses fatores são essenciais para a qualidade da aplicação.

 

toxina botulínica dura mais
Veja!

 

Você pode saber mais sobre tudo que interfere no preço da toxina botulínica no link.

 

Qual o lugar ideal para aplicar a toxina botulínica?

 

O lugar ideal para aplicar a substância é em uma clínica que tenha ótimos profissionais, use boas marcas do produto e que tenha a possibilidade de retorno e acompanhamento.

 

toxina botulinica
Veja!

 

Por isso, antes de fechar seu tratamento cosmético, garanta que:

 

  • Os profissionais são qualificados e possuem experiência para aplicar a substância;
  • Usam boas marcas, liberadas pela ANVISA, e que eles diluem e conservam de forma adequada;
  • Tenham a possibilidade de retorno e acompanhamento do tratamento;
  • Possui um ótimo histórico de resultados.

 

Com isso, você garante que seu resultado será incrível.

 

Conheça a Dream Plastic!

 

Atualmente, a Dream é a clínica referência em procedimentos com BoNT e cirurgias plásticas. Nossos cirurgiões possuem anos de experiência e técnicas que garantem uma maior segurança e qualidade do tratamento.

 

Então, antes de tudo, agende uma consulta na clínica modelo e converse com nossas consultoras.

 

Só assim você consegue garantir que o tratamento cosmético ideal para você é mesmo o uso da substância.

 

Para isso é bem fácil, basta clicar no ícone do WhatsApp e falar com nossas atendentes!

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou de saber mais sobre a toxina botulínica? Então compartilhe esse texto com mais mulheres!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!