Rinoplastia aberta: descubra se essa técnica é a mais indicada para o seu nariz!

cirurgia rinoplastia aberta
Conheça tudo sobre a Rino aberta!

 

Rinoplastia aberta é a melhor técnica pra mim? Essa é uma dúvida comum de quem começa a pesquisar sobre a cirurgia de nariz.

 

Como a rinoplastia é uma cirurgia que mexe diretamente com o rosto, é normal surgirem alguns medos. 

 

Afinal, não tem como esconder algo que está na face, não é mesmo?

 

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que modifica o nariz, trazendo um aspecto mais harmonioso e suave para a região. 

 

Só quem tem problemas com a estética do nariz sabe o que é sofrer bullying, ouvir aqueles apelidos maldosos (nariz de tucano), se olhar no espelho e sentir que nunca está bonita o suficiente, que o nariz elimina toda a sua beleza…

 

Ou então, sofrer com problemas para respirar e estar sempre com o nariz vermelho de tanto coçar.

 

A única forma de eliminar TODOS esses problemas e remodelar definitivamente o nariz, é com a rinoplastia

 

Mas qual técnica é melhor? Qual cirurgia de rinoplastia deixa uma cicatriz menor?

 

Para te ajudar, conversamos com especialistas para te explicar com propriedade tudo que você DEVE saber sobre a rinoplastia aberta: se é segura, se é dolorosa, se é a melhor técnica…

 

Somos a Dream Plastic, a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres brasileiras. E agora vamos mostrar para você:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é rinoplastia aberta?

 

A rinoplastia aberta, também conhecida como rinoplastia externa, é uma técnica de incisão da cirurgia no nariz. Na rinoplastia de nariz aberto, o corte é feito na região da columela, na parte inferior do nariz, entre as duas narinas. Assim o cirurgião pode levantar a pele e ter uma visão melhor das estruturas internas. 

 

cirurgia aberta

 

A cirurgia de rinoplastia aberta permite modificar o nariz, reposicionando, tirando ou incluindo cartilagens de forma a trazer uma nova formação para a região. 

 

A rinoplastia de técnica aberta chegou depois da rino fechada, em 1921, por isso, inicialmente era pouco usada pelos profissionais. Porém, com o tempo foi-se percebendo que era uma técnica segura e com muitas vantagens. Portanto, passou a ser utilizada com mais frequência. 

 

A principal vantagem da rinoplastia em nariz aberto é o fato de tornar visível todas as estruturas internas no nariz. Isso facilita muito em cirurgias mais complexas, que precisam de muita precisão e visibilidade. 

 

Quando fazer rinoplastia com técnica aberta?

 

A rinoplastia aberta pode ser feita em casos de cirurgia estruturada, para dar mais formato à região, em situações de osso saltado, desvio de septo, osso largo, nariz torto decorrente de algum trauma, em rinoplastias secundárias e nos casos de ajustes da ponta nasal. 

 

rinoplastia nariz grande
Esse é o nariz com osso saltado.

 

Para casos de alteração na ponta do nariz, as duas técnicas são boas. Porém, de acordo com estudos publicados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia com técnica aberta tem melhor desempenho nesse caso. 

 

Como a cirurgia de rinoplastia aberta traz uma melhor visibilidade para as estruturas internas, ela permite que o cirurgião faça alterações com mais propriedade, principalmente em casos internos ou complexos. 

 

Portanto, de modo geral, a rinoplastia aberta pode ser usada tanto para correções estéticas como funcionais, que visam a melhora do sistema respiratório da paciente. 

 

O que é rinoplastia aberta estruturada?

 

A rinoplastia aberta estruturada é caracterizada pelo aumento e preenchimento da anatomia. Para a cirurgia estruturada, o cirurgião utiliza cartilagens da própria paciente para modificar, ajustar e alinhar a estética nasal, trazendo uma nova formação para o nariz, mais compatível com a sua face.

 

O cirurgião tira a cartilagem de outra região do corpo da pessoa. Esse é um procedimento simples e a retirada é mínima. 

 

Como é feita a cirurgia de rinoplastia aberta?

 

Durante a cirurgia de rinoplastia com técnica aberta, inicialmente o cirurgião limpa o local e, em seguida, aplicar a anestesia. A anestesia escolhida pode ser local com sedação ou geral, depende da complexidade do procedimento. Em seguida, o cirurgião começa a fazer incisão na columela, tecido localizado entre duas narinas, na base do nariz. Explicamos melhor. 

 

renoplastia

 

Com ajuda de um retrator, instrumento cirúrgico com dois ganchos, o cirurgião plástico faz uma segunda incisão. Essa por sua vez, conhecida como incisão marginal, se estende da columela à parte interna de cada narina.

 

Em seguida, na cirurgia aberta, o médico usa uma tesoura cirúrgica para dissecar a pele. 

 

Ele faz isso cuidadosamente ao longo das incisões e começa a erguer a pele da estrutura de cartilagem oculta.

 

O médico continua fazendo os mesmos movimentos até expor completamente a estrutura do nariz.

 

Essa abordagem, considerada a principal vantagem da cirurgia aberta, permite que o cirurgião faça ajustes precisos no formato do nariz. Por outro lado, gera uma cicatriz visível, diferente da rinoplastia interna. Você vai conferir mais abaixo!

 

Para atender aos desejos das pacientes, o cirurgião plástico trabalha moldando os ossos e a cartilagem do nariz. 

 

cartilagem nariz

 

Claro que, na rinoplastia aberta, isso é mais fácil, já que é possível visualizar melhor toda a estrutura do nariz. 

 

O tempo da operação varia, mas em média é de 1h30 à 2h30.

 

Saiba mais!

A cirurgia de rinoplastia pode ser feita com, no mínimo, 15 anos. Porém, o indicado é que seja feito após a paciente passar pela fase de crescimento. 

 

Como é a cicatriz de rinoplastia aberta?

 

A cicatriz da rinoplastia aberta fica localizada na parte inferior do nariz, entre as duas narinas. Com o decorrer da recuperação da rinoplastia com técnica aberta, a cicatriz tende a se tornar praticamente imperceptível, o que evita desconfortos a paciente em longo prazo. 

 

O resultado da cicatriz tende a ficar melhor se a paciente evitar fumar e tomar sol até que a cicatriz esteja madura. Isso leva em torno de um ano.

 

Um estudo feito com o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia analisou 16 pessoas que fizeram cirurgia de rinoplastia aberta. Foi concluído que, após o período de recuperação, as cicatrizes ficaram imperceptíveis. 

 

Mas se ainda tem receios, recomendamos que veja resultados de antes e depois da rinoplastia aberta, para saber como fica o resultado em longo prazo. 

 

Veja aqui alguns resultados da rinoplastia!

 

Outro lugar muito bom onde você pode ver a cicatriz da rinoplastia aberta é no grupo da Dream Plastic no Facebook.

 

O grupo reúne mais de 85 mil mulheres compartilhando fotos, sugestões, dicas, impressões e recomendações sobre diferentes procedimentos, inclusive rino.

 

Se há um lugar onde você pode analisar imagens reais de antes e depois da rino é aqui. E mais, você ainda pode saber o que elas acham da recuperação e tirar diversas dúvidas. 

 

Perfeito, não é?

 

Para ter acesso a esse grupo exclusivo é só clicar no botão abaixo e responder as perguntas de segurança. Elas são necessárias para garantir apenas a entrada de mulheres, visto que há pacientes compartilhando resultado de cirurgias nas mamas. 

 

Rinoplastia aberta

 

Esperamos você aqui! 😊

 

Como é a recuperação da rinoplastia aberta?

 

A cirurgia aberta tende a ser um pouco mais invasiva, mas nada que ofereça muita diferença na recuperação da rinoplastia aberta. E, não é porque você fez a rinoplastia com técnica aberta que sentirá mais dor. Isso varia de pessoa para pessoa. Além disso, o incômodo pós-cirúrgico é controlado com os analgésicos indicados pelo seu cirurgião.

 

rinoplastia aberta recuperacao
É essencial se cuidar no pós-operatório de rino aberta.

 

É possível que os edemas sejam um pouco maiores e demorem mais para sumir. Mas isso também varia muito de pessoa para pessoa. Por isso, no geral, o tempo de recuperação é o mesmo. E, você deve:

 

  • Permanecer com as bandagens ou curativos por cerca de 7 dias
  • Esperar aproximadamente 15 dias para os hematomas desaparecerem
  • Ser paciente e aguardar 1 ano para ver o resultado final, porque a cicatrização dos tecidos internos demora muito mais para acontecer do que os hematomas que são visíveis externamente. 
  • Geralmente, em 10 dias já é possível voltar ao trabalho. 

 

Na cirurgia de rinoplastia, a recuperação é um dos momentos mais importantes, afinal, é neste momento que o resultado final será determinado. Por isso, é imprescindível seguir TODAS as recomendações do cirurgião. 

 

Veja aqui algumas orientações essenciais para o pós-operatório de rinoplastia!

 

A escolha da clínica no pós-operatório É essencial!

 

Poucas pessoas sabem, mas o apoio da clínica neste momento é crucial. Portanto, garanta que a clínica escolhida tenha:

 

  • Infraestrutura adequada para o pós-operatório
  • Equipe de enfermagem experiente
  • Diversos cirurgiões plásticos disponíveis para te atender
  • Serviços de urgência e emergência

 

A maioria das clínicas médicas não trabalha com enfermeiras experientes no atendimento de cirurgia plástica. Geralmente, quem faz o acompanhamento do pós é a própria secretária do cirurgião, o que pode levar a riscos e complicações a paciente.

 

Aqui na Dream Plastic, além de atender todos esses requisitos, entregamos serviços extras, como:

 

Consultas ilimitadas até a alta médica.

 

Atendimento 24h para urgências e emergências.

 

Enfermeiras especializadas para oferecerem todo o apoio necessário na sua recuperação.

 

Disk Enfermagem para a paciente receber orientações sempre que precisar sem sair de casa. Veja aqui como funciona o Disk Enfermagem da Dream Plastic

 

Central de ouvidoria exclusiva, caso a paciente sinta que seu resultado não ficou como esperado, reunimos uma junta com diversos cirurgiões para analisar o caso e definir as melhores estratégias a serem tomadas.

 

E muito mais que você confere adiante. 

 

Portanto, na hora de escolher a clínica certa, sempre busque saber o que ela terá a oferecer no momento da recuperação. Se ela não atender esses requisitos BÁSICOS, saia fora!

 

Quanto custa uma rinoplastia com técnica aberta?

 

valor rinoplastia aberta
Saiba qual o valor da rinoplastia aberta.

 

O valor da rinoplastia com técnica aberta só pode ser divulgado após a consulta de avaliação. Essa é uma determinação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, visto que o valor tende a variar de uma paciente para outra, de acordo com a complexidade e a necessidade de cada caso. Porém, conseguimos reunir uma média de valor cobrado em São Paulo. 

 

Confira aqui a média de preço da rinoplastia em SP e as principais formas de pagamento disponíveis atualmente. 

 

Rinoplastia aberta ou fechada? Qual escolher?

 

Ambas as técnicas de rinoplastias, aberta e fechada, são boas. As duas podem trazer melhoras significativas na estética do nariz, na funcionalidade, na sua autoestima, no seu bem-estar e no seu relacionamento com as pessoas. A técnica escolhida depende da indicação e, principalmente, da experiência do cirurgião plástico escolhido. 

 

Geralmente, a cirurgia de rinoplastia aberta é indicada para casos mais complexos, como desvio de cartilagem, giba nasal e enxerto de cartilagem. 

 

Isso porque, ela permite uma correção, com enxerto de cartilagem e modelagem mais precisa. 

 

Já a rinoplastia fechada é indicada para casos mais simples, como diminuição da cartilagem alar. 

 

Porém, o principal fator que determina qual procedimento a paciente faz é a experiência do médico. 

 

A cirurgia de rinoplastia com técnica aberta é uma das técnicas mais complexas que existem. Por isso, são poucos os profissionais que são realmente capacitados e muito experientes para esse procedimento.

 

Portanto, na hora de escolher o seu cirurgião, certifique-se que ele tenha experiência nas diferentes técnicas de rinoplastia, externa e interna. 

 

Quanto mais experiência, mais segurança você terá e melhor será a técnica executada. 

 

Conquiste o nariz dos sonhos com a rinoplastia em nariz aberto!

 

resultado rinoplastia aberta
Dê o primeiro passo no seu sonho!

 

Aqui na Dream Plastic nós só trabalhamos com cirurgiões especializados, formados pelas melhores universidades públicas do país e com excelentes resultados. 

 

E claro, só fazemos cirurgia em hospitais, para garantir toda a segurança dos nossos pacientes. 

 

Afinal, consultórios e clínicas particulares não possuem toda a estrutura, assistência e fiscalização adequada para uma cirurgia desse porte. 

 

Tudo isso aliado com os serviços que mencionamos lá em cima e nossos mais de 15 anos como clínica de cirurgia plástica apenas provam o quão preparados nós estamos para atender nossas pacientes. 

 

E não somos nós que dizemos, são as próprias  pacientes. Veja só:

 

“Realizei duas cirurgias plásticas na Dream Plastic e amei tanto meu pré como pós-operatório. Toda a equipe foi maravilhosa fazendo eu me sentir segura e muito feliz. Sempre tive o sonho de colocar silicone e fazer rinoplastia e na Dream foi possível realizar esse sonho. Super recomendo a clínica e o Dr.”

Nathalia M. N.

 

Você também quer se sentir assim? Quer realizar seu sonho de arrumar o nariz e eliminar as piadinhas de mau gosto?

 

Então marque uma avaliação com nossas consultoras. Elas vão encaminhá-la para um dos nossos melhores cirurgiões de rinoplastia com técnica aberta. 

 

Vocês poderão conversar, tirar dúvidas e determinar as melhores estratégias para você conquistar o nariz dos seus sonhos:

 

Fininho, pequeno, delineado e, claro, A respiração 1000x melhor e uma autoestima LÁ EM CIMA!

 

É só clicar no botão do WhatsApp. Fácil, rápido e sem burocracias!

 

Esperamos você aqui! 😉

 

Você gostou de saber o que é rinoplastia aberta? Então clique nos links abaixo e compartilhe com mais pessoas para que elas também possam conhecer essa técnica!

 

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!