Pós-operatório de rinoplastia: 14 principais dúvidas respondidas para uma recuperação bem sucedida!

pos operatorio rinoplastia

 

Você sabe quais são as recomendações para o pós-operatório de rinoplastia? Sabe o que pode fazer? O que NÃO deve ser feito?

 

Conhecer essas recomendações é essencial para quem acabou de fazer uma cirurgia de rinoplastia, ou para quem vai fazer e quer estar preparado para a recuperação. 

 

Fazer a rinoplastia sem saber o que pode acontecer depois, ou do que você terá que se afastar por um tempo é um erro.

 

E, pior! Ignorar essas recomendações pode trazer problemas sérios, como:

 

  • Dificuldades no pós-operatório;
  • Recuperação de rinoplastia demorada;
  • Problemas com o resultado;

 

Portanto, se você quer evitar problemas como esses e saber exatamente o que esperar de cada etapa desse momento, esse conteúdo é para você!

 

Somos a Dream Plastic, a clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres. 

 

Criamos, junto com os maiores cirurgiões de São Paulo, um guia com TUDO o que você deve saber sobre a recuperação da rinoplastia. Para não ter nenhuma dúvida nesse momento importante. Veja:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

 

O pós-operatório é um dos momentos mais importantes da rinoplastia. É nessa etapa que o resultado será definido, portanto, é necessário seguir uma série de recomendações para ter uma boa recuperação e evitar problemas como rinoplastia que dói, nariz duro após rinoplastia, entre outros. 

 

rinoplstia recuperacao
Ter dúvidas nesse momento é comum!

 

A rinoplastia é a cirurgia para correção do nariz. Ela pode atuar na parte estética, ajustando nariz torto, grande, com giba nasal, achatado. Ou na parte funcional, melhorando aspectos da respiração, como é o caso do desvio de septo

 

Saiba mais sobre a rinoplastia aqui!

 

E para manter os ajustes bonitos, é importante ter certos cuidados neste primeiro momento, principalmente na rinoplastia aberta. A recuperação nesse caso é mais demorada e, às vezes, dolorosa. 

 

Entre as principais recomendações, é necessário evitar uso de óculos nas duas primeiras semanas, a exposição ao sol, alimentos quentes nas primeiras horas após a cirurgia e exercícios. Vamos explicar todos para você ainda neste texto, para que não haja erros!

 

Com todas as nossas dicas e respostas você vai tirar de letra o pós-operatório de rinoplastia

 

Vamos lá?

 

Cuidados Pós-operatório de Rinoplastia: 14 Principais dúvidas respondidas! 

 

A recuperação de rinoplastia gera muitas dúvidas. E, às vezes, até mesmo assusta quem está passando pelo processo. Porém, na grande maioria, esse medo pode ser eliminado apenas com conhecimento. 

 

Como você vai ver mais adiante, um sangramento no nariz nem sempre indica algo grave, e sim, uma reação à cirurgia, que passa com o tempo. 

 

Vendo tantas perguntas que vocês nos mandam diariamente, selecionamos as principais para responder, para que você saiba o que é normal e o que não é nesse momento. 

 

1. Dor no nariz na recuperação da rinoplastia é normal? 

 

Sim! Uma das principais perguntas que recebemos é “rinoplastia dói?”. Dor no nariz é normal em pacientes mais sensíveis. Elas podem sentir alguns desconfortos durante a recuperação de rinoplastia, visto que o local está se recuperando do procedimento. Contudo, dores chatinhas permanecerão por 7 a 10 dias e serão facilmente controladas com analgésicos indicados pelo médico. 

 

rinoplastia doi
Saiba até que momento ter dor no nariz é normal!

 

Outro fator que pode provocar leve dor no nariz é a mucosa nasal inflamada. Mas, é esperado. 

 

Além disso, caso a paciente tenha feito cirurgia estética junto com a funcional, no septo nasal, pode sentir uma leve dor na cartilagem do nariz

 

Não é comum sentir dores fortes e prolongadas. Tanto durante a cirurgia, pois a paciente estará anestesiada e sedada, quanto no pós-operatório da rinoplastia. A não ser que a paciente seja mais sensível às dores.

 

Todavia, mesmo a dor sendo algo possível, não é algo que impede as pacientes de realizarem o seu sonho. 

 

Muitas relatam que a dor foi breve, ou mesmo que, pelo resultado final, valeu a pena. 

 

2. Nariz inchado por dentro é normal?

 

No pós-operatório da rinoplastia, inchaço pode aparecer dentro do nariz, na ponta do nariz e nas regiões próximas a ele. Não se assuste, porque também vão aparecer alguns hematomas no local.

 

rinoplastia pos operatorio inchaco
Contudo, os inchaços não são definitivos.

 

Depois da rinoplastia, no pós-operatório, o inchaço será reduzido com medicamentos e com o passar do tempo. O inchaço no nariz após a rinoplastia vai diminuir bastante ao longo dos 3 meses seguintes.

 

Quanto tempo demora para desinchar o nariz por completo?

 

Após a rinoplastia, inchaço some totalmente após 1 ano do procedimento.

 

Após esse período de recuperação da rinoplastia, a ponta do nariz vai desinchar completamente, bem como a parte interna. 

 

3. Como limpar o nariz após rinoplastia?

 

Para fazer a limpeza do nariz após a rinoplastia, é necessário aplicar soluções em soro fisiológico (aqueles que encontramos em farmácias). O soro vai ajudar o nariz entupido após a rinoplastia a desentupir, melhorando a umidade na região, e vai limpar sangramentos no nariz após a cirurgia.

 

crostas nariz apos rinoplastia
É importante manter a região do nariz limpa após a cirurgia.

 

Alias, sangramentos após a rinoplastia não devem ser motivos de preocupações, contanto que não passem da primeira semana. Eles são comuns, visto que o nariz está em processo de recuperação. 

 

Contudo, é preciso saber como diminuir as crostas do nariz após a rinoplastia com o soro corretamente, pois a região estará sensível. 

 

Fizemos um passo a passo básico para te ajudar:

 

  • Primeiro, separe soro fisiológico, seringa e um pano. 
  • Em seguida, incline a cabeça para trás e aplique em torno de 3 ml de soro em cada narina. 
  • Por fim, retorne a cabeça para a posição normal e coloque o pano próximo ao nariz para absorver o soro. 

 

Logo o nariz estará sem sangramentos e crostas, e você poderá respirar melhor. 

 

4. Como cuidar do curativo de rinoplastia? 

 

Os cuidados na recuperação da rinoplastia incluem o uso de gesso, no caso de fratura, tampão, micropore ou curativos externos. Os curativos são inseridos logo após a cirurgia e só devem ser retirados pelo cirurgião no momento que ele considerar mais adequado.

 

crostas nariz apos rinoplastia
A paciente não deve retirar o curativo.

 

Os tampões no nariz são inseridos em cada orifício nasal. Na maioria dos casos, esse curativo será utilizado do primeiro dia após a rinoplastia até o terceiro dia. Por causa disso, nesse período você só consegue respirar pela boca.

 

Ocasionalmente, a paciente pode ter que usar micropore após rinoplastia

 

Mas afinal, qual a função do micropore na rinoplastia? 

 

Esse curativo serve para modelar o nariz. Porém, só deve ser usado se indicado pelo médico, pois pode alterar sua estética. 

 

Quanto tempo fica com o curativo de rinoplastia?

 

O tampão no nariz deve ser utilizado por 3 dias. O gesso no nariz pode permanecer por duas semanas, bem como o micropore.

 

5. Cicatriz de rinoplastia fica visível?

 

Geralmente, não! Na rinoplastia, cicatriz fica muitas vezes imperceptível. Isso porque, além de ser pequena, a cicatriz da rinoplastia tende a ficar em partes estratégicas, dependendo do tipo de nariz da paciente, das mudanças realizadas e da técnica utilizada para a incisão. 

 

Na rinoplastia com técnica aberta, a incisão fica na columela do nariz. Veja aqui como funciona a técnica de rinoplastia aberta

 

Ao contrário da cirurgia com a técnica fechada. Nessa rinoplastia, pontos internos são feitos, o que torna a cicatriz da rinoplastia completamente imperceptível. Saiba como é feita a técnica de rinoplastia fechada

 

Além dessas, há a cicatriz da rinoplastia na asa do nariz. Geralmente, essa cicatriz é utilizada na cirurgia de alectomia, que faz a correção apenas das asas nasais. Os pontos ficam escondidos no sulco da asa do nariz.

 

Contudo, quem vai escolher a melhor técnica é o cirurgião com base no seu tipo de nariz e nas correções necessárias para você alcançar o resultado desejado. 

 

Quer saber qual técnica você terá que fazer? Então descubra qual é o seu tipo de nariz!

 

É importante saber que, independente da técnica, posteriormente a cicatrização da rinoplastia tende a clarear e ficar praticamente imperceptível.

 

Quem tem queloide pode fazer rinoplastia?

 

Sim, quem tem queloide pode fazer rinoplastia. Como a cicatriz é pequena, ainda que dê queloide na rinoplastia, será em uma área pequena. E, se necessário, o médico poderá recomendar alguns tratamentos para suavizar a queloide, como aplicação de corticoide. 

 

Saiba mais sobre a queloide

 

6. É normal ficar com inchaços e hematomas após rinoplastia?

 

Sim! Após a rinoplastia pode aparecer inchaços e hematomas no nariz ou próximo à essa região, como edema no nariz, falta de ar e até mesmo olheiras. Esses fatores são decorrentes do processo de recuperação, e, eventualmente, tendem a desaparecer com a recuperação da rinoplastia. 

 

edema nariz
Saiba quais são os principais hematomas que podem aparecer.

 

Como eliminar o edema no nariz?

 

Edema no nariz após rinoplastia é comum. É um inchaço decorrente da recuperação. Uma  forma de eliminar o edema no nariz é dormir de barriga para cima, com a cabeça elevada. 

 

Pode acontecer do edema provocar falta de ar após a rinoplastia, visto que o inchaço diminui a passagem de ar. Mas isso tende a melhorar com o tempo, conforme o nariz vai se recuperando. 

 

Após a rinoplastia, olheiras são comuns?

 

Sim!  Podem surgir olheiras após a rinoplastia. Isso porque, durante a recuperação da cirurgia, os hematomas podem se estender até a região dos olhos. As olheiras após rinoplastia duram poucos dias, pois tendem a desaparecer com o tempo. 

 

7. Rinoplastia evolução mês a mês, como é?

 

Na rinoplastia, recuperação no dia a dia do primeiro mês é mais expressiva. A princípio a paciente terá um pouco de dor na região do nariz, alguns hematomas e dificuldade para respirar. Na rinoplastia, o tempo de repouso recomendado é de uma semana. Logo após esse período, já é possível voltar às atividades normais, porém evitando exercícios físicos. 

 

rinoplastia recuperacao

 

Depois de 1 mês, os hematomas já terão desaparecido, porém só dá pra ver uma boa parte do resultado da rinoplastia 3 meses depois. Nesse período ainda é necessário evitar exposição solar, todavia já é liberado fazer exercícios físicos. 

 

Mais adiante explicaremos melhor como proceder em relação ao sol e às atividades físicas. 

 

É possível ter uma ideia de como o resultado ficou após 6 meses de rinoplastia. Contudo, ainda assim, essa não é a visão final do nariz. É nesse período que pode ser feita a análise de uma possível rinoplastia secundária, se for necessário.

 

Só é possível ver o resultado final após 1 ano apenas.

 

Você pode ver resultados da rinoplastia mês a mês para ter uma ideia de como vai ficar. 

 

No grupo do Facebook Dream Plastic – Plástica do Sonho você pode ver fotos da rinoplastia, dicas de como cuidar dos curativos, além de dúvidas e sugestões que irão te ajudar neste momento. 

 

Atualmente, o grupo conta com mais de 85 mil mulheres. E é o maior grupo de pacientes de uma clínica de cirurgia plástica.

 

Quer fazer parte? Conversar com mulheres que estão passando pelo mesmo que você? Esse é o local certo!

 

Clique no link abaixo e participe!

 

Pós-operatório rinoplastia

 

Você pode ver fotos de antes e depois da rinoplastia aqui também para saber o que esperar da cirurgia. 

 

8. Pode fazer drenagem após rinoplastia?

 

Sim! A drenagem linfática após a rinoplastia ajuda a reduzir líquidos, inchaços,  edemas e acelerar a recuperação. Ao fazer drenagem após a rinoplastia é possível eliminar esse líquido, deixando a região regular.

 

drenagem linfatica apos rinoplastia
Só algumas pessoas fazem drenagem após a rinoplastia.

 

A drenagem após rinoplastia não é obrigatória, visto que não é decisiva para o resultado definitivo. Mas, se você preferir fazer drenagem após rinoplastia, saiba que deve ser feita apenas por um fisioterapeuta especializado, já que estará lidando com uma área recém operada. 

 

9. Rinoplastia: academia pode ser feita quanto tempo depois?

 

Após a rinoplastia, exercício físico deve ficar parado por 1 mês. Isso porque, a intensidade da atividade eleva a pressão do sangue. O que pode aumentar o inchaço no nariz, estourando vasinhos e provocando vazamentos. O ideal é esperar 2 meses para fazer atividade física muito intensa após a rinoplastia. 

 

rinoplastia exercicio fisico
É importante respeitar o tempo indicado para voltar à atividade física.

 

Claro, se ela for intensa e puder gerar choque. Exercícios mais leves como yoga podem ser feitos 3 semanas após a cirurgia. 

 

O ideal é consultar o seu cirurgião para que ele faça as melhores indicações conforme a sua recuperação. 

 

10. Como funciona a alimentação após rinoplastia? 

 

No pós-operatório de rinoplastia não há restrições alimentares. O ideal é evitar comidas quentes logo após o procedimento, nas primeiras 24h após a cirurgia. Isso porque, podem provocar sangramentos. Prefira alimentos mais frios e leves, como sorvete. Alimentos gelados ajudam no pós-operatório da rinoplastia, reduzindo o sangramento no nariz. 

 

alimentacao apos rinoplastia
Siga as recomendações de alimentação que seu médico passar também!

 

11. Pode espirrar depois da rinoplastia?

 

O ideal é evitar ao máximo espirrar ou assoar o nariz após a rinoplastia. Pois além de romper os pontos, pode igualmente causar hematomas, inchaços e até mesmo atrasar a recuperação. Inclusive, não é permitido fazer rinoplastia estando resfriado exatamente por esse motivo. 

 

rinoplastia estando resfriado
Se estiver resfriada antes da cirurgia, informe ao seu cirurgião.

 

12. Cheiro ruim após rinoplastia é normal?

 

Mau cheiro no nariz após a rinoplastia é normal. Pode ser uma questão olfativa do nariz da paciente, que está se recuperando. Ou pode ser o cheiro do sangramento, o que também é comum no momento de pós-operatório da rinoplastia. Todavia, se o cheiro ruim após a rinoplastia permanecer por muito tempo, procure o cirurgião que te operou. 

 

mau cheiro apos rinoplastia
Tente limpar o nariz também para ver se o mau cheiro desaparece.

 

13. Qual o tempo de recuperação da rinoplastia? 

 

O retorno ao trabalho pós rinoplastia pode acontecer depois de 7 dias. Contudo, nesse período a paciente ainda estará com hematomas e inchaços no rosto. O que pode causar desconfortos. Neste caso, o mais recomendado é retornar ao trabalho em duas semanas, quando a região estará mais recuperada.

 

tempo recuperacao rinoplastia
Espere ficar boa para voltar ao trabalho.

 

14. Rinoplastia recuperação: quais os dias mínimos sem tomar sol?

 

É necessário evitar a exposição direta do sol no local por no mínimo 2 semanas. Mas o ideal é que você não tome sol durante 2 meses de rinoplastia O sol é prejudicial para a qualidade do resultado. Já que pode piorar o inchaço do nariz. Além de tornar permanente as manchas na pele.

 

pos operatorio rinoplastia sol
Use guarda-chuva para se proteger do sol.

 

As manchas roxas possuem hemoglobina, um pigmento sanguíneo, que gradualmente é removido pelo corpo após a cirurgia.

 

O sol pode acabar fixando este pigmento na pele. Um exemplo é a piora das olheiras.

 

Dicas para você ter uma rinoplastia bem sucedida

 

rinoplastia pos operatorio
Saiba como ter uma boa recuperação de rinoplastia.

 

Agora você já sabe o que fazer e o que evitar para ter uma boa recuperação. 

 

Porém, o que poucas pacientes sabem é que o resultado não depende apenas do seu cuidado. A atenção que a clínica te oferece nesse momento também é essencial para uma rinoplastia bem sucedida.

 

Como assim?

 

É comum ver pacientes voltando na clínica durante o pós, pedindo para o médico avaliar o seu curativo porque algo não está certo, sem receber atendimento. Ou então, ligando horas a fio no número da clínica sem nunca ser atendida. 

 

E essa assistência nessa etapa pode ser crucial para o resultado final. 

 

O procedimento só acaba definitivamente quando a paciente tem alta médica. Portanto, durante todo o período do pós-operatório a clínica tem que oferecer para a paciente:

 

  • Assistência 24h
  • Diversos cirurgiões plásticos disponíveis para atendimento
  • Enfermeiras especializadas em cirurgia plástica
  • Estrutura completa (espaço e equipamentos)
  • Centros de apoio e assistência

 

Se a clínica que você escolheu não entrega esses serviços, cuidado! Eles não têm o mínimo para garantir a sua segurança.

 

Tenha uma recuperação de rinoplastia tranquila e com apoio completo!

 

Aqui na Dream Plastic prezamos ao máximo pelo bem estar das nossas pacientes. Por isso, mais que entregar uma cirurgia de nível nacional, entregamos todo o suporte que a paciente necessita neste momento. 

 

Além de atender os requisitos básicos de pós-operatório de rinoplastia, mencionados aqui em cima. Também entregamos para nossas pacientes:

 

  • Disk Enfermagem: um serviço exclusivo por onde a paciente pode tirar dúvidas diretamente com nossas enfermeiras sem precisar sair de casa. Saiba como funciona o disk enfermagem. Clique no link!
  • Central de Ouvidoria: quer fazer elogios, dar sugestões ou reavaliar seu resultado? É só acionar a central de ouvidoria. Nossos cirurgiões vão analisar seu caso e chegar à melhor alternativa. 
  • Consultas ilimitadas: até a alta médica pelo cirurgião, para que você tenha suporte sempre que precisar sem custo algum. 

 

Todo o nosso empenho contribui para que as nossas pacientes passem por esse momento com tranquilidade e conforto.

 

E não somos nós que dizemos isso, são elas mesmas. Veja:

 

“Coloquei prótese de mama na clínica, eu não poderia ter escolhido lugar melhor. Agradeço a Dr., que é um anjo. Sempre me atendeu e me deu suporte pelo WhatsApp, além da equipe de enfermagem da clínica que fica ali te acompanhando de perto! A infraestrutura é surreal!
Eu indicaria mil vezes se possível, esse lugar é incrível com profissionais incríveis ❤️
Obrigada por me ajudarem a realizar um sonho!”

– Mar

 

Quer conquistar o resultado dos sonhos com tranquilidade? Então faça sua rinoplastia na Dream Plastic!

 

Marque sua consulta pelo WhtasApp e experimente um serviço diferenciado e exclusivo como você nunca viu antes.  É só clicar no ícone aqui em cima! 

 

Garanta sua segurança do começo ao fim do procedimento! ❤️

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou do artigo sobre pós-operatório de rinoplastia? Compartilhe este conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!

 

 

 

 

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!