Guia completo do Desvio de septo nasal: o que é, sintomas, cirurgia, antes e depois e muito mais!


desvio septo
Tudo sobre desvio de septo!

 

Será que você tem desvio de septo nasal?

 

Atualmente, cerca de 85% da população apresenta desvio septal, de acordo com dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

 

São 8 em cada 10 brasileiros, segundo dados apresentados em matéria do G1.

 

E muitos nem sabem o que é essa condição, ou mesmo que tenham essa condição.

 

Além disso, dos que sabem ter desvio na cartilagem do nariz, a maioria desconhece a correção.

 

E isso é muito comum.

 

Também é comum que as pessoas confundam desvio de septo com sinusite e rinite.

 

Se você descobriu recentemente esse problema no nariz e não sabe bem como lidar com isso, ou se você já sabia, mas nunca procurou uma solução, esse conteúdo é para você!

 

Vamos contar tudo o que você deve saber sobre o assunto, inclusive, o que fazer quando se tem desvio de septo nasal.

 

Somos a Dream Plastic, a MAIOR Clínica de Cirurgia Plástica do Brasil. Reunimos o conhecimento dos nossos cirurgiões especializados para te mostrar com segurança:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é septo nasal?

 

O septo nasal é a divisória entre as duas narinas. Ambas as narinas dispõem de um orifício denominado coana, responsável pela ligação até a faringe. O septo é a parede que divide esses orifícios. Ela é formada por cartilagens e ossos.

 

O correto é que o septo do nariz siga reto do início ao fim da coana. Porém, com o passar do tempo e dos acontecimentos, essa estrutura nasal pode aumentar ou sofrer alterações. É quando ocorre o desvio septal.

 

O que é desvio de septo?

 

O desvio de septo é quando a estrutura que separa as narinas está torta. O normal é essa “parede nasal” ficar levemente torta, permitindo a passagem de ar igualmente entre ambas as narinas. Com o septo desviado, a entrada de ar fica desigual, trazendo algumas consequências para a respiração.

 

Existem diferentes níveis de desvio do septo nasal. O leve não costuma apresentar muitos sintomas e consequências. Geralmente, só se manifesta quando a temperatura cai. Além disso, não precisa de tantas intervenções.

 

Já casos mais graves precisam ser tratados, pois interferem diretamente na capacidade respiratória e no bem-estar. Confira os 4 níveis:

 

Níveis de desvio de septo

 

  • Desvio simples: quando o septo desloca para um dos lados levemente.
  • Crista: quando o septo sai da sua posição.
  • Esporão: quando o septo sai da posição e toca na parede nasal
  • Misto: quando a cartilagem septal desloca para ambos os lados, tocando na parede nasal.

 

Os níveis Esporão e Misto são os mais perigosos, visto que dificultam mais a entrada de ar no nariz.

 

Geralmente, são eles que trazem as principais consequências. As quais mostraremos mais adiante!

 

Quais as causas da cartilagem torta?

 

O desvio septal pode ser traumático ou constitucional. O constitucional é quando a pessoa já nasce com a cartilagem nasal torta ou quando ela fica torta de acordo com cartilagem seu crescimento ao passar do tempo. Já o traumático é fruto de algum acidente que afeta a estrutura nasal.

 

nariz torto
Socos e acidentes de carro podem provocar o desvio de cartilagem nasal.

 

Ele causa problemas como rinite e sinusite. Por isso, geralmente é muito confundido com essas duas condições.

 

Esse era o caso da Liliane.

 

Desde os 16 anos ela sofria com o nariz. Parecia que estava sempre resfriada, o nariz não parava de coçar, vivia com dor de cabeça e às vezes até cansaço. E, pior, quando o tempo mudava, tudo piorava.

 

Às vezes ficava até cansada de sair com as pessoas, porque sentia que elas ficavam desconfortáveis com ela coçando o nariz o tempo inteiro. Ela se sentia péssima!

 

Claro, sem mencionar que o nariz era um pouco torto, o que não ajudava em nada na hora de tirar fotos.

 

Durante uma consulta médica, Liliane descobriu que a causa era a rinite.

 

Depois disso, ela começou a usar todos os produtos que encontrou para resolver o problema do nariz. Comprimidos para crise de rinite, pomadas e até maquiagem para disfarçá-lo.

 

Porém, agora, com 23 anos, os remédios já estavam perdendo a potência e o problema persistia.

 

Decidiu marcar outra consulta, para ver se tinha outros remédios que poderia tomar. Foi então que descobriu que, na verdade, tinha desvio de septo. Sinusite era uma consequência disso, junto com os outros sintomas.

 

Continue lendo para saber como identificar desvio de septo.

 

Sintomas do desvio de septo

 

Os sintomas de desvio de septo são diversos: como dificuldade para respirar, dor de cabeça, sinusite, rinite, falta de ar. Todos são provocados pela interferência na entrada e saída de ar e podem ser graves ou leves de acordo com o grau em que a cartilagem nasal está torta.

 

desvio septo sintomas
Vários fatores podem indicar que você tem cartilagem torta

 

Mas, afinal, como saber se eu tenho desvio de septo? Confira adiante alguns dos principais indícios!

 

Nariz torto

 

O nariz torto não necessariamente é um dos sintomas de desvio de cartilagem. Geralmente ele é uma consequência. Dependendo de como a cartilagem nasal entortou, ela pode interferir na parte externa do nariz, deixando-o mais deslocado para um lado, ou mesmo no formato da própria cartilagem.

 

Porém, ter o nariz torto não significa necessariamente que houve desvio na cartilagem nasal. Portanto, antes de tirar qualquer conclusão, converse com seu médico.

 

Dor na cartilagem do nariz e cefaleia rinogênica

 

As causas da dor no nariz podem estar relacionadas especialmente com a sinusite e a rinite. Ambas transmitem a sensação de dor na região. Mas no caso da rinite, a dor é causada por uma mucosa nasal inflamada.

 

Além de dor no septo do nariz, é comum ouvir queixas de cefaleia rinogênica. Essa é uma forte dor de cabeça provocada pela falta de fluxo nasal. Geralmente é confundida com sinusite, pois fica concentrada na região da face, entre os olhos, a testa e o nariz.

 

Porém, a sua causa pode ser a cartilagem torta no nariz.

 

Dificuldade para respirar pelo nariz

 

“Não consigo respirar pelo nariz” é uma queixa comum de quem sofre com desvio septal. Porém, geralmente a dificuldade para respirar pelo nariz pode ser provocada por um simples resfriado ou gripe.

 

Mas se o problema for constante, então a causa pode ser uma rinite, sinusite, sintomas de carne esponjosa no nariz (adenoide) ou da própria cartilagem nasal torta.

 

Por isso, você deve procurar um especialista para analisar pessoalmente o seu caso.

 

Desvio de septo: sintomas de cansaço

 

Além de o paciente sentir dificuldade para respirar pelo nariz, ele também pode sentir cansaço constante e até mesmo trazer impactos para o sono.

 

O cansaço, a fadiga e o distúrbio do sono podem ser causados devido à dificuldade de respirar pelo nariz. Como uma das passagens de ar está mais comprimida, é necessário fazer mais força para puxar o ar, o que, consequentemente, acaba cansando mais.

 

Então, facilmente você sentirá um desconforto ao realizar atividades rotineiras, como subir uma escada, caminhar ou fazer exercícios físicos.

 

Como você viu, esses sintomas podem indicar desvio septal ou outros problemas, como adenoide no nariz.

 

Portanto, se você sentir algum desses sintomas, recomendamos que procure um médico. Apenas um profissional pode afirmar com exatidão as causas dos sintomas e oferecer o tratamento correto. Veja só!

 

Como saber se tenho desvio de septo? Com o diagnóstico!

 

Além do diagnóstico por sintomas, para descobrir se o paciente tem desvio de septo, raio-X também é solicitado pelo médico. O Raio-X é o exame que vai determinar se a causa dos sintomas é mesmo a cartilagem nasal torta.

 

cartilagem nariz
Porém, o Raio-X não é o único exame que o médico pode solicitar!

 

Após o Raio-X, o médico pode solicitar também um exame endoscópico, para analisar os detalhes internos do nariz com precisão e assim poder fazer as alterações necessárias.

 

Com a Lili foi assim. Primeiro o médico suspeitou que fosse cartilagem do nariz torta. Mas, para confirmar, pediu um exame de Raio-X da região nasal. Foi então que confirmou as suspeitas e logo indicou Liliane para o melhor tratamento.

 

Como fazer correção de desvio de septo?

 

O único método de corrigir definitivamente o desvio septal é com a cirurgia. A correção cirúrgica é indicada para casos em que o desvio interfere na passagem de ar causando desconfortos e mal-estar.

 

endireitar nariz
Outros métodos são temporários.

 

A cirurgia tem como endireitar o nariz, fazendo com que a cartilagem do nariz torta fique reta, assim permitindo a entrada de ar de forma uniforme em ambas as narinas.

 

Foi esse procedimento que o Dr. recomendou para a Liliane após fazer os exames necessários. Com a cirurgia ela poderia melhorar a respiração e eliminar alguns problemas como a dor de cabeça frequente, a coceira no nariz e, dependendo do caso, a sinusite.

 

Ela ficou encantada com a possibilidade. Até então, nunca pensou que poderia deixar esses problemas de lado. Na sua cabeça, ficaria tomando remédios eternamente apenas para diminuir o desconforto.

 

E então seu médico apareceu com essa solução.

 

“Foi incrível! Finalmente eu poderia respirar de verdade, sem me sentir mal, sem parecer que estou entupida”, comentou ela.

 

Assim que saiu do consultório começou a pesquisar tudo sobre: como é a cirurgia de desvio de septo, quanto tempo demora uma cirurgia de desvio e muuuito mais. Inclusive se daria para aproveitar e deixar o nariz extremamente reto .

 

Como é feita a cirurgia de desvio de septo?

 

Para fazer a cirurgia de desvio de septo nasal, conhecida como septoplastia, o médico faz a incisão, que pode ser interna ou externa, e começa a ajustar o osso e a cartilagem do nariz torta. Por fim, com o septo reposicionado, os pontos são fechados e o médico aplica os curativos.

 

cirurgia desvio septo
Saiba mais sobre o procedimento para corrigir a cartilagem do nariz.

 

É importante ressaltar que, durante a cirurgia o médico utiliza um aparelho com câmera, que permite ter uma visão detalhada das alterações anatômicas. Isso torna o procedimento menos invasivo.

 

A visão endoscópica contribui ainda para o médico cauterizar com precisão todos os vasos sanguíneos. Evitando o uso de tampões durante o pós-operatório. Mas cada cirurgião pode utilizar uma técnica diferente, o que influencia muito na sua recuperação.

 

No caso da técnica interna, é necessário o uso de tampões nasais internos e a troca semanal desses curativos.

 

Quem pode fazer a cirurgia de desvio de septo?

 

Para casos leves de ajuste da cartilagem nasal em que o paciente também deseja fazer melhorias na parte estética, o cirurgião plástico é o mais indicado. Porém, se o desvio for grande e grave e a parte estética não for um problema para a paciente, o profissional mais indicado para o procedimento é o otorrinolaringologista.

 

Agora, se houver um desvio mais acentuado, com necessidade de correção estética, o ideal é que os dois especialistas façam a cirurgia juntos.

 

Aqui na Dream Plastic trabalhamos com esses dois profissionais. Para, caso a paciente precise de um otorrinolaringologista, os dois possam efetuar o procedimento.

 

Quanto tempo demora uma cirurgia de desvio septal?

 

A cirurgia de desvio de septo dura em torno de 1 hora e meia e o paciente recebe alta no mesmo dia. O procedimento não deixa cicatrizes, já que é realizado pelas narinas (dentro do nariz).

 

Cirurgia de desvio de septo: anestesia utilizada

 

Para a cirurgia de desvio de septo, anestesia pode ser geral ou local com sedação, para que o paciente passe pelo procedimento da melhor forma possível. A escolha do anestésico depende do grau de inclinação da cartilagem.

 

Se estiver levemente torta, a cirurgia é feita com anestesia local. Porém, se a cartilagem torta estiver mais acentuada, a anestesia geral é a mais indicada.

 

É importante que o anestésico seja aplicado por um médico anestesista especialista em cirurgia plástica.

 

E, claro, é importante que dias antes da cirurgia você tenha uma consulta com o médico anestesista, a chamada Avaliação Pré-Anestésica.

 

Durante essa avaliação, o anestesista busca saber se você tem alergia a algum remédio, se toma medicamento e se tem alguma doença. Após reunir todas essas informações ele pode fazer um melhor planejamento para a segurança do procedimento.

 

E mais, ele aproveita para tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, te deixando bem mais tranquila para o grande dia.

 

Infelizmente algumas clínicas e consultórios individuais não oferecem esse serviço que, aliás, é um direito do paciente. Se a clínica que você escolher não tiver esse serviço, corra!

 

Significa que eles não estão preocupados com a sua segurança.

 

Aqui na Dream Plastic sabemos da importância da Avaliação Pré-Anestésica, por isso oferecemos para todas as pacientes. E olha, muitas dizem ficar mais confiantes para o procedimento depois de falar com o anestesista. Para você ver como é importante!

 

Qual é a cirurgia para corrigir desvio septal e nariz torto?

 

A cirurgia para correção de desvio de septo e nariz torto é a rinosseptoplastia. Ela é uma junção da cirurgia de septo e da rinoplastia. Enquanto a primeira busca corrigir a parte funcional, a rino é um procedimento que visa modelar a parte estética do nariz, deixando-o externamente  mais reto.

 

cirurgia desvio septal
A cirurgia consegue fazer duas correções em um único procedimento.

 

Veja aqui como funciona a cirurgia de Rinoplastia.

 

Geralmente, a cirurgia para corrigir o septo e nariz torto é realizada por um otorrino junto com o cirurgião plástico. O otorrino cuida da parte funcional, a cartilagem nasal torta, e o cirurgião modelando a parte estética externa.

 

Confira o passo a passo da cirurgia de rinosseptoplastia AQUI!

 

Quando a Lili descobriu essa opção, ficou ainda mais feliz! Além de corrigir a parte respiratória e os diversos problemas que isso acarretava para ela diariamente, conseguiria modelar a parte estética.

 

Sempre achou seu nariz torto e grande, essa seria a sua oportunidade para ajustar de vez.

 

Poderia tirar fotos sem se preocupar com sua aparência, se olhar no espelho e passar maquiagem sem sentir que seu rosto está estranho. Tudo que sempre quis!

 

Assim que soube, começou a pegar referências clínicas para poder realizar o seu procedimento. Queria a cirurgia pra já!

 

Desvio de septo: antes e depois

 

Na cirurgia de desvio de septo, antes e depois traz resultados excelentes para o funcionamento da respiração. A melhora é percebida logo após a recuperação total, a entrada de ar fica maior, e problemas como dor de cabeça, irritação no nariz e, em alguns casos, sinusite, desaparecem por completo.

 

Inclusive, a cartilagem do septo fica retinha, como você pode ver na imagem.

 

E para quem fez a cirurgia de desvio de septo junto com a cirurgia estética, o resultado é ainda mais visível. O nariz fica reto e em harmonia com a face.

 

Assim que pensou em fazer a cirurgia, Lili também começou a procurar a rinosseptoplastia antes e depois  para ter uma base de como ficaria o resultado.

 

Mas encontrar imagens na internet com descrições sobre os problemas corrigidos e a cirurgia nem sempre é fácil.

 

Foi a sua colega da faculdade, Marcela, quem indicou o local perfeito para ela ver fotos do desvio de septo com opiniões:  o grupo Dream Plastic – Plástica do Sonho no Facebook.

 

Fizemos esse grupo com objetivo de unir mulheres que fizeram ou desejam fazer cirurgia plástica. Lá elas podem conversar, trocar experiências, indicar profissionais e procedimentos, dar dicas e compartilhar fotos da cirurgia de desvio de septo antes e depois.

 

E, olha só, o grupo fez SUCESSO.

 

Atualmente ele conta com mais de 85 mil mulheres compartilhando fotos e experiências todos os dias.

 

Foi lá que a Lili encontrou a recomendação para fazer a cirurgia aqui na Dream e as melhores fotos de antes e depois.

 

Quer fazer parte dessa comunidade exclusiva? Então clique no botão abaixo!

 

Desvio de septo

Ah, e não se esqueça de responder às perguntas iniciais, elas são feitas para garantir a segurança das pacientes. 😉

 

Cirurgia de desvio de septo: preço

 

Na cirurgia de desvio de septo, preço varia de acordo com a complexidade do procedimento, com a experiência do cirurgião plástico, com a estrutura da clínica e com o lugar onde a cirurgia será realizada. Nem sempre o valor mais barato é o melhor, e o mesmo é válido para aquele preço mais alto.

 

cirurgia desvio septo preco
Saiba como escolher um preço justo para sua cirurgia de cartilagem torta.

 

O ideal é procurar uma clínica que cobre o valor da cirurgia de desvio de septo dentro da média usada pelas principais clínicas de SP. E mais, que entregue:

 

  • Cirurgião especializado e com ampla experiência;
  • Cirurgias apenas em hospitais;
  • Histórico de ótimos resultados e segurança;
  • Avaliação pré-anestésica;
  • Ampla equipe de enfermagem especializada;
  • Materiais de 1ª linha;
  • Estrutura completa e assistência do pré ao pós-operatório.

 

Claro, tudo isso e muito mais.

 

Saber quanto custa uma cirurgia de desvio de septo é importante, mas ainda mais essencial é escolher um lugar que atenda a todos esses requisitos. Afinal, estamos falando de uma cirurgia. Ou seja, é preciso ter bastante atenção para fazer a escolha certa!

 

Sabe por que algumas clínicas cobram valores baixíssimos?

 

Na maioria das vezes porque não trabalham com profissionais experientes, não operam em hospitais e não trazem assistência completa para o paciente.

 

Se você escolher um local apenas pelo preço baixo, há um grande risco de ter problemas com a cirurgia, o resultado e até mesmo com a clínica.

 

Mas isso não significa que você só pode fazer cirurgias com preços altos!

 

Há cirurgiões que cobram valores muito altos sem necessidade. Você também não deve confiar neles, pois estão sendo antiéticos.

 

O ideal é encontrar uma clínica que ofereça todos os requisitos que mencionamos acima por um valor que esteja dentro da média do mercado.

 

Confira qual a média de preço da rinosseptoplastia aqui e saiba qual preço é justo pagar.

 

O objetivo da Dream Plastic é oferecer cirurgia de nível internacional por preços acessíveis.

 

Portanto, além de trazer valores dentro da média cobrada em São Paulo, entregamos todos os requisitos acima, porque sabemos o quanto são essenciais para a segurança das nossas pacientes, o sucesso do resultado e o seu bem-estar.

 

Cirurgia desvio de septo: recuperação

 

O pós-operatório do desvio de septo é semelhante ao da cirurgia estética no nariz. É necessário evitar impactos na região do nariz, trocar curativos conforme orientações da equipe de enfermagem, evitar exposição solar e óculos. Essas indicações são essenciais para que você tenha uma recuperação pós cirurgia de desvio de septo tranquila.

 

pos operatorio desvio septo
Siga todas as orientações para o pós-operatório.

 

Você pode conferir outras recomendações de pós-operatório de rinoplastia aqui!

 

Mas claro, além disso, é essencial também contar com uma clínica que ofereça atendimento completo. Afinal, isso interfere e muito no resultado.

 

Algumas pessoas costumam acreditar que o pós é complicado e que vai ser difícil. Por isso, elas sentem medo desse momento.

 

Nós entendemos. Algumas clínicas e consultórios individuais abandonam a paciente após a cirurgia, deixando-a sem apoio e sem assistência.

 

Às vezes, quem vai fazer a primeira troca de curativo nem é uma enfermeira, e sim a secretária do médico. O que está errado!

 

Sem mencionar que, muitas destas clínicas não contam com mais de um cirurgião. Então se você precisar de assistência em algum momento e ele não estiver disponível, ficará sem atendimento.

 

Mas, se você tiver ao seu lado uma clínica que vai cuidar de você e dar toda a assistência necessária nesse momento, não é preciso ter medo.

 

Aqui na Dream Plastic, por exemplo, trabalhamos com diversos cirurgiões plásticos, para que, caso a paciente precise de assistência, possa ser atendida.

 

Além disso, contamos com uma ampla equipe de enfermagem especializada em cirurgia plástica que presta serviços de atendimento presencial e por telefone, para tirar dúvidas de pacientes sem que elas precisem sair de casa.

 

Com atendimentos como esse, você pode ficar tranquila com o seu pós.

 

Diga adeus ao desvio de septo!

 

dificuldade respirar nariz
Escolha o melhor lugar para a sua cirurgia!

 

Depois de passar em algumas clínicas, Lili decidiu fechar a cirurgia de desvio de septo aqui na Dream. Pois viu que, além de um preço bom, contamos com serviços de qualidade, assistência completa e, principalmente, os melhores cirurgiões de São Paulo.

 

Após a consulta, ela pôde finalmente descobrir o que era respirar de verdade. E assim como ela imaginou, todos o desconforto, cansaço, dores de cabeça e problemas desapareceram.

 

Sem falar do seu rosto, sentia que estava muito mais harmonioso. Até passou a tirar mais selfies.

 

Seu único arrependimento era não ter feito a cirurgia antes. 😞

 

Quer corrigir o desvio de cartilagem do nariz? Quer fazer como a Lili e conseguir respirar direito, sem preocupações e estresse? E mais, corrigir a aparência do nariz?

 

Então confira aqui tudo que você deve saber sobre a cirurgia de rinosseptoplastia.

 

E aproveite para marcar uma consulta com nossos cirurgiões especializados. Eles vão avaliar o seu caso e indicar a técnica ideal para você.

 

É rápido, fácil e você nem precisa ligar. Clique no ícone do WhatsApp aqui em cima ☝️ e marque sua consulta em instantes.

 

Esperamos por você! ❤️

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou do artigo sobre desvio de septo? Então compartilhe com mais pessoas. Clique nos ícones abaixo!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!