Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Rinoplastia secundária: saiba quando é preciso fazer e qual é o resultado

Atualizado em 29/12/2023 15:29

Já pensou em fazer uma rinoplastia secundária? Será que essa cirurgia é para você?

É comum vermos pessoas que não ficaram satisfeitas com a cirurgia no nariz procurando uma rinoplastia reparadora (ou secundária).

“Bom, como a primeira cirurgia não deixou meu nariz como eu esperava, porque não fazer uma rinoplastia secundária, não é mesmo?”

Esse é um pensamento bastante comum, porém, a rinoplastia secundária não é tão simples assim. Primeiro, é preciso ter em mente que ela é mais complexa que uma rinoplastia comum.

Além disso, a rinoplastia reparadora requer um momento exato para ser feita e, por último, a cirurgia necessita de médicos especializados na técnica.

Quer entender melhor sobre a rinoplastia secundária? Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres em São Paulo. E, hoje, iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre a rinoplastia secundária. Confira!

Esclareça suas dúvidas!

O que é rinoplastia secundária?

É chamado de rinoplastia secundária quando a cirurgia plástica no nariz é feita pela segunda vez. Esse procedimento, também conhecido como rinoplastia reparadora ou corretiva, tem como objetivo melhorar o resultado da primeira cirurgia no nariz ou corrigir uma rinoplastia mal feita.

Imagem de uma paciente recebendo marcações no nariz antes de realizar uma rinoplastia secundária.
Saiba para quais casos é indicada a rino secundária

Veja aqui como funciona a primeira rinoplastia!

Essa opção é indicada para melhorar o resultado, tanto no quesito estético quanto funcional, caso o primeiro procedimento no nariz não tenha sido bem-sucedido.

Quando a rinoplastia reparadora é indicada?

A rinoplastia secundária é indicada quando a primeira remodelação nasal não conseguiu solucionar problemas estéticos e/ou funcionais do nariz. Por se tratar de um procedimento bastante complexo, há casos onde a rinoplastia precisa de retoques ou até mesmo ser refeita.

Imagem de uma mulher apresentando problemas respiratórios após uma rinoplastia malsucedida
Saiba em quais casos a cirurgia é recomendada

A decisão de fazer uma segunda rinoplastia pode ter vários motivos, como:

  • Problemas de respiração: caso a paciente sinta dificuldade de respirar após a primeira cirurgia, principalmente na hora de dormir, então é um bom motivo para realizar uma cirurgia secundária de nariz.
  • Não alcançou o resultado desejado: esta é uma situação em que a paciente está insatisfeita com a aparência obtida na primeira cirurgia de rino. Isso pode ser decorrente de problemas na hora da cicatrização.
  • Nariz com formato desigual ou deformidade: isso pode ocorrer caso o cirurgião do primeiro procedimento tenha feito uma rinoplastia mal feita ou devido à falta de cuidados no pós-operatório.
  • A paciente sofreu um trauma no nariz: decorrente de algum acidente após a primeira cirurgia de correção do nariz.
  • O corpo não respondeu bem à cicatrização: é o caso de fibrose no nariz, que explicaremos mais adiante.

Quais fatores levam à uma rinoplastia secundária?

Algumas pessoas costumam achar que os problemas que levam à uma rinoplastia secundária são causados por erro médico. Porém, na maioria das vezes, não é por esse motivo que o retoque é realizado.

Imagem de uma mulher se olhando no espelho e pensando se precisa de uma rinoplastia secundária
Será que preciso mesmo de uma rinoplastia reparadora?

Há dois principais fatores que podem levar ao retoque:

1º O fato da rinoplastia ser um procedimento mais delicado

Como a rinoplastia é uma cirurgia de grande dificuldade técnica e com muitas estruturas, pode acontecer de uma cirurgia não ser suficiente para alcançar o resultado esperado.

Segundo a literatura médica a chance é alta, atinge de 15 a 40% dos casos de rinoplastia. E esse número pode variar dependendo do conhecimento técnico do cirurgião.

A experiência dos cirurgiões plásticos conta muito nessa hora. Por exemplo, o índice de retoques da equipe de cirurgia plástica da Dream Plastic é bem inferior à média

Quanto mais experiente o cirurgião, mais mudanças ele consegue efetuar em apenas um procedimento. 

Porém, caso a paciente não alcance o resultado esperado na primeira cirurgia, para conquistar a mudança desejada é necessária uma segunda rinoplastia.

O ideal é o cirurgião explicar para a paciente, antes da primeira rinoplastia, que há essa possibilidade.

2º A cicatrização do paciente

Outro fator que pode levar à rinoplastia secundária é a resposta biológica do paciente, ou seja, como o corpo reage à cicatrização e fibrose. 

Por exemplo, pode ocorrer de uma narina cicatrizar de forma mais intensa que a outra, levando à uma assimetria. 

Isso não é culpa do médico ou do paciente, é apenas uma reação do organismo, que, inclusive, pode acontecer em qualquer cirurgia. 

Nas mamas é comum a cicatrização de um seio evoluir de forma diferente da outra. Porém, como as mamas são grandes, as diferenças são imperceptíveis. O que não ocorre com a rinoplastia. 

Qualquer pequeno detalhe, como a fibrose no nariz, já é visível.

Esses dois fatores são os que mais influenciam na necessidade de uma rinoplastia secundária. E, infelizmente, nem sempre podemos evitá-los.

Mas o importante é fazer o procedimento sabendo que, sim, pode ser necessário fazer uma rinoplastia secundária, e que isso não significa majoritariamente erro médico!

O que é fibrose no nariz?

A fibrose no nariz é uma resposta do organismo que pode acontecer após a rinoplastia. Essa cicatrização interna pode deixar a espessura da pele e o formato do nariz alterados, prejudicando o resultado final. O surgimento da fibrose depende do organismo de cada pessoa.

Imagem de um cirurgião plástico colocando o curativo no nariz de uma paciente que passou pela rinoplastia secundária
Se você teve fibrose no nariz, converse com seu cirurgião

É importante salientar que a fibrose no nariz após uma rinoplastia não é decorrente de um erro médico.

Como dissemos antes, ela é influenciada pelo organismo do próprio paciente.

Porém, há algumas maneiras de evitar a fibrose no nariz após a rinoplastia, bem como o comprometimento do resultado.

Confira aqui 7 cuidados para prevenir fibrose na cirurgia plástica!

Quanto tempo esperar para fazer uma rinoplastia secundária?

A paciente deve esperar, no mínimo, um ano antes de se submeter a rinoplastia secundária. É importante respeitar esse prazo para que as estruturas nasais estejam completamente recuperadas e cicatrizadas. Além disso, vale lembrar que o resultado definitivo de uma cirurgia de nariz só pode ser observado após 6 meses.

Imagem de uma mulher marcando em seu calendário com quanto tempo poderá realizar uma nova cirurgia no nariz
É preciso esperar para fazer uma cirurgia secundária de nariz

Tudo isso porque…

  • O nariz precisa de um tempo para desinchar, o que influencia diretamente em sua forma final.
  • A complexidade da primeira cirurgia pode influenciar no tempo de recuperação. Ou seja, quanto mais o cirurgião plástico precisou alterar o nariz da paciente, maior será o tempo de espera.

Em média, esses influenciadores levam até um ano para sumir. Portanto, esse é o tempo mínimo aconselhado para buscar uma rinoplastia reparadora. Muitos especialistas em rinoplastia não realizam a cirurgia de correção do nariz antes disso.

Qual o preço da rinoplastia secundária?

O preço da rinoplastia secundária varia entre R$ 19.386,00 e R$ 38.772,86 (Janeiro/2024) nas principais clínicas de São Paulo. Essa é apenas uma média, pois o valor exato da rinoplastia varia de acordo com o profissional escolhido, local da cirurgia e complexidade do procedimento.

Imagem de uma mulher segurando um cartão de crédito e expressando felicidade após saber a média de preço da rinoplastia secundária
Saiba como ver o valor definitivo

Para saber o valor exato da rinoplastia secundária é necessário passar em consulta com o especialista previamente.

Porém, é importante saber que o preço da rinoplastia secundária tende a ser maior que o preço da rinoplastia primária. Isso porque, é uma cirurgia mais trabalhosa e difícil de ser executada. 

Como é feita a cirurgia de correção do nariz?

A cirurgia secundária de nariz geralmente é feita por meio da técnica de rinoplastia aberta. Assim, o cirurgião pode ter uma visão melhor das alterações que já foram realizadas na região e, então, fazer os ajustes necessários com precisão. 

Ilustração exemplificando como é a técnica aberta, que é a mais utilizada na rinoplastia secundária
Entenda como funciona o procedimento

Para a cirurgia, pode ser aplicada anestesia geral ou local com sedação. A escolha depende da extensão do procedimento. Para cirurgias de correção do nariz que requerem abordagens mais amplas, a anestesia geral é a mais indicada. 

O procedimento tem duração de 1h30 à 3h00, e deve ser realizado apenas em hospitais. 

Infelizmente, alguns consultórios e clínicas particulares insistem em fazer o procedimento no próprio ambiente. Essa é uma estratégia para reduzir custos.

Porém, esses locais não têm toda a estrutura necessária para uma cirurgia que um hospital tem. 

Então, não aceite!

Ainda mais porque essa é uma cirurgia muito mais meticulosa. 

Aqui na Dream Plastic, além de fazer plásticas em hospitais, selecionamos apenas aqueles voltados para cirurgia plástica. Desse modo, reduzimos os riscos de infecção e contaminação, que são mais comuns em hospitais gerais e em clínicas que não recebem fiscalização da vigilância sanitária. 

Entenda a complexidade da cirurgia de retoque

Imagem de um médico avaliando a estrutura nasal de uma paciente para entender qual será a complexidade da rinoplastia reparadora
A rino secundária é um procedimento bem delicado

A rinoplastia secundária é uma operação ainda mais trabalhosa, se for comparada com a primeira intervenção no nariz.

Como as estruturas nasais passaram por alterações, a anatomia do nariz não é mais a mesma. As estruturas anatômicas não estão nas posições originais. 

Sendo assim, o cirurgião plástico vai manipular os tecidos da forma mais delicada possível.

Aliás, lembra da fibrose? Se o nariz estiver com fibrose, vai dificultar ainda mais o trabalho do cirurgião. 

A complexidade também está relacionada com a quantidade de cirurgias realizadas anteriormente na área. Quanto maior o número de procedimentos realizados, maior será a modificação anatômica em relação à versão original.. 

Por este motivo, a cirurgia deve ser feita com muita cautela. Pois, a pele, a cartilagem e a vascularização dos tecidos já não são mais as mesmas.

Inclusive, pode ser necessária a inserção de enxerto no nariz. 

Pode fazer rinoplastia secundária com enxerto?

Pode, se for necessário. Caso a cartilagem do septo nasal tenha sido usada na primeira cirurgia, nem sempre tem como o cirurgião extrair mais enxertos dessa região para modelar o nariz. A alternativa é retirar cartilagem de outras áreas do corpo, como orelhas ou ossos da costela. 

Antes e depois da rinoplastia secundária

O antes e depois da rinoplastia secundária é diferente para cada pessoa. Isso ocorre porque depende do motivo pelo qual a pessoa está fazendo o procedimento – aumentar o nariz, diminuir o nariz, levantar a ponta – e das alterações que já tinham sido feitas anteriormente. 

Ilustração exemplificando como é o antes e depois da rinoplastia reparadora
Veja como fica o resultado da rinoplastia secundária

Uma boa dica é avaliar diferentes imagens de antes e depois da rinoplastia reparadora além das informações de pacientes, para saber se elas fizeram o mesmo procedimento que você necessita fazer. 

Um lugar onde você encontra tudo isso é no grupo da Dream Plastic no Facebook.

Criamos essa comunidade para unir mulheres que já fizeram algum tipo de cirurgia plástica com aquelas que desejam fazer algum procedimento. 

Por meio do grupo, elas podem trocar experiências, dúvidas, sugestões, indicações e, principalmente, fotos do antes e depois da rinoplastia secundária. 

Clique no banner abaixo e participe! 👇

Rinoplastia Secundária

Ah, e não esqueça de responder as 3 perguntinhas de aprovação. Elas são feitas para o controle do grupo. 

Portanto, se esquecer de responder, não poderemos te aprovar. 😞

Veja também as fotos de resultados da rinoplastia!

Recuperação da rinoplastia secundária 

Na rinoplastia secundária, a recuperação é semelhante à da rinoplastia primária. Podem surgir alguns hematomas e inchaços, porém, eles vão desaparecer em torno de duas semanas. Assim como os focos de dor. Os curativos devem ficar por 7 a 14 dias, podendo ser retirados apenas pelo cirurgião.

Imagem de um médico realizando a troca de curativos de uma paciente que se submeteu à cirurgia no nariz
Saiba quando voltar à rotina normal

O retorno ao trabalho pode ser feito duas semanas após o procedimento. Porém, nesse período o rosto ainda está inchado e se recuperando dos hematomas. Por isso a paciente pode optar por ficar mais tempo em casa.

Fizemos um guia com o que deve ou não ser feito no pós-operatório. Você pode conferir em: pós-operatório de rinoplastia!

Qualquer cirurgião pode realizar rinoplastia secundária?

Como se trata de um procedimento delicado, de grande precisão, é fundamental que a cirurgia seja realizada somente por cirurgiões experientes em rinoplastia. E já que se trata de uma cirurgia delicada e de grande precisão, é fundamental que ela seja realizada somente por um especialista em rinoplastia.

É importante ainda que o médico seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e esteja dentro dos requisitos listados abaixo:

Devido à complexidade da rinoplastia secundária, apenas um especialista é capaz de avaliar todos os aspectos funcionais e estéticos do nariz, bem como o grau de insatisfação da paciente e, principalmente, se os tecidos locais permitem um conserto que corresponda às suas expectativas.

Porém, o sucesso da rinoplastia secundária não depende apenas do cirurgião, fatores como pele aderida ao osso, fibrose no nariz e até mesmo o excesso de pele podem comprometer o segundo procedimento.

Aliás, encontrar um cirurgião que aceite corrigir uma rinoplastia malsucedida feita por outro cirurgião é mais difícil. Isso porque, o primeiro médico já fez muitas alterações na estrutura do nariz, o que pode impactar no resultado da segunda rinoplastia.

Cabe a esse profissional descobrir quais são as principais queixas dos pacientes, analisar se é possível fazer uma nova operação e, principalmente, se tem como alcançar o resultado desejado. 

Onde fazer uma rinoplastia reparadora em São Paulo?

Agora que você já sabe TUDO sobre a rinoplastia reparadora, chegou o momento de pensar em qual é a melhor clínica para realizar a sua cirurgia.

O que você mais quer é encontrar um médico experiente, que te passe segurança e consiga avaliar o seu caso de forma assertiva?

Se a resposta é SIM, então você só precisa dar mais um passo rumo ao seu sonho.

Marque agora uma consulta aqui na Dream Plastic e converse com um dos nossos cirurgiões especializados em cirurgia plástica no nariz.

Só aqui na Dream você encontra uma equipe de médicos especializados, equipe de enfermagem, fisioterapeutas e um canal 24 HORAS para casos de urgência e emergência.

Para agendar a sua consulta é simples, basta clicar no ícone do WhatsApp que aparece na sua tela e escolher a melhor data e horário para a sua avaliação inicial.

É rápido e fácil! Venha até a clínica, converse com o especialista e receba um orçamento personalizado sem nenhum compromisso.

Nós te esperamos na clínica! 😊

Esclareça suas dúvidas!