Rinoplastia secundária? Saiba quando é necessário fazer a segunda cirurgia no nariz!

rinoplastia secundaria
Tudo sobre rinoplastia secundária.

 

Será que a rinoplastia secundária é para você?

 

É comum ver pessoas que não ficaram satisfeitas com a cirurgia no nariz procurando uma rinoplastia reparadora

 

Bom, como a primeira cirurgia não deixou meu nariz como eu esperava, porque não fazer uma rinoplastia corretiva, não é mesmo?

 

Porém, uma rinoplastia secundária não é tão simples assim. 

 

1º Você deve entender que ela é mais complexa que uma rinoplastia comum;

2º Que ela tem um momento exato para ser feita;

3º Necessita de médicos especializados na técnica.

 

Fizemos um mini guia contando TUDO que você deve saber antes de fazer a rinoplastia secundária. Veja:

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Todo o conteúdo foi revisado por médicos da Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres. 

 

Então pode confiar!

 

O que é uma rinoplastia secundária?

 

A rinoplastia secundária também conhecida como cirurgia para corrigir uma rinoplastia mal sucedida, rinoplastia reparadora, de correção ou revisional – é uma segunda cirurgia no nariz. Seu objetivo é otimizar o efeito alcançado na primeira cirurgia de nariz feita na paciente ou corrigir algum detalhe que não pôde ser modificado. 

 

rinoplastia reparadora
Saiba para quais casos é indicada a rino secundária.

 

Veja aqui como funciona a primeira rinoplastia!

 

Essa opção é indicada para melhorar o resultado, tanto no quesito estético quanto funcional, caso ele não tenha sido resolvido com o primeiro procedimento. 

 

Por que fazer uma rinoplastia reparadora?

 

cirurgia correcao nariz
Saiba em quais casos a cirurgia é recomendada.

 

A decisão de fazer uma segunda rinoplastia pode ter vários motivos, como:

 

  • Problemas de respiração: caso a paciente sinta dificuldade de respirar após a primeira cirurgia, principalmente na hora de dormir, então é um bom motivo para uma cirurgia secundária de nariz.
  • Não alcançou o resultado desejado: esta é uma situação em que a paciente está insatisfeita com a aparência obtida na primeira cirurgia de rino. Isso pode ser decorrente de problemas na hora da cicatrização.
  • Nariz ficou com formatos desiguais ou deformidades: isso pode ocorrer caso o cirurgião do primeiro procedimento tenha feito uma rinoplastia mal feita ou devido à falta de cuidados no pós-operatório.
  • A paciente sofreu um trauma no nariz: decorrente de algum acidente após a primeira cirurgia de correção do nariz.
  • O corpo não respondeu bem à cicatrização: é o caso de fibrose no nariz, que explicaremos mais adiante.

 

Quais fatores levam a uma segunda rinoplastia? Erro médico?

 

Algumas pessoas costumam achar que os problemas que levam à uma rinoplastia secundária são causados por erro médico. Porém, na maioria das vezes não é por esse motivo que o retoque é realizado. Há dois fatores que influenciam o retoque:

 

rinoplastia eu fiz

 

1º O fato da rinoplastia ser um procedimento mais delicado

 

Como a rinoplastia é uma cirurgia de grande dificuldade técnica e com muitas estruturas, pode acontecer de uma cirurgia não ser suficiente para alcançar o resultado esperado. 

 

Segundo a literatura médica a chance é alta, atinge de 15 a 40% dos casos de rinoplastia. E esse número pode variar dependendo do conhecimento técnico do cirurgião.

 

A experiência dos cirurgiões plásticos conta muito nessa hora. Por exemplo, o índice de retoques da equipe de cirurgia plástica da Dream Plastic é bem inferior à média

 

Quanto mais experiente o cirurgião, mais mudanças ele consegue efetuar em apenas um procedimento. 

 

Porém, caso a paciente não alcance o resultado esperado na primeira cirurgia, para conquistar a mudança desejada é necessário uma segunda rinoplastia. 

 

O ideal é o cirurgião explicar para a paciente, antes da primeira rinoplastia, que há essa possibilidade.

 

2º A cicatrização do paciente

 

Outro fator que pode levar à rinoplastia secundária é a resposta biológica do paciente, ou seja, como seu corpo reage à cicatrização e fibrose 

 

Por exemplo, pode ocorrer de uma narina cicatrizar de forma mais intensa que a outra, levando à uma assimetria. 

 

Isso não é culpa do médico ou do paciente, é apenas uma reação do organismo, que, inclusive, pode acontecer em qualquer cirurgia. 

 

Nas mamas é comum a cicatrização de um seio evoluir de forma diferente da outra. Porém, como as mamas são grandes, as diferenças são imperceptíveis. O que não ocorre com a rinoplastia. 

 

Qualquer pequeno detalhe, como a fibrose, já é visível.

 

Esses dois fatores são os que mais influenciam na necessidade de uma rinoplastia secundária. E, infelizmente, nem sempre podemos evitá-los.

 

Mas o importante é fazer o procedimento sabendo que, sim, pode ser necessário fazer uma rinoplastia secundária, e que isso não significa majoritariamente erro médico!

 

O que é fibrose no nariz?

 

A fibrose no nariz é uma resposta do organismo ao procedimento cirúrgico. É uma cicatrização interna que pode deixar a espessura da pele e o formato alterados, prejudicando o resultado final. O surgimento da fibrose depende do organismo de cada pessoa. Por isso, alguns podem apresentar e outros não. 

 

fibrose nariz
Se você teve fibrose no nariz, converse com seu cirurgião.

 

É importante salientar que a fibrose na rinoplastia não é decorrente de um erro médico. 

 

Como dissemos antes, ela é influenciada pelo organismo.

 

Há algumas maneiras de evitar a fibrose no nariz após rinoplastia, bem como o comprometimento do resultado.

 

Confira aqui: 7 cuidados para prevenir fibrose na cirurgia plástica!

 

Quanto tempo esperar para fazer uma rinoplastia secundária?

 

A paciente deve esperar, no mínimo, um ano antes de se submeter a uma segunda rinoplastia. É importante respeitar esse prazo para que as estruturas nasais estejam completamente recuperadas e cicatrizadas. Além disso, vale lembrar que o resultado definitivo de uma cirurgia de nariz só pode ser observado após 6 meses de rinoplastia.  

 

rinoplastia corretiva
É preciso esperar para fazer uma cirurgia secundária de nariz.

 

Tudo isso porque…

  • O nariz precisa de um tempo para desinchar, o que influencia diretamente em sua forma final.
  • A complexidade da primeira cirurgia pode influenciar no tempo de recuperação. Ou seja, quanto mais o cirurgião plástico precisou alterar o nariz da paciente, maior será o tempo de espera.

 

Em média, esses influenciadores levam até um ano para sumir. Portanto, esse é o tempo mínimo aconselhado para buscar uma rinoplastia reparadora. Muitos especialistas em rinoplastia não realizam a cirurgia de correção do nariz antes disso.

 

Qual o preço da rinoplastia secundária?

 

O preço da rinoplastia secundária em SP varia de R$15.519,00 a R$31.180,00 (Setembro/21). Essa é uma média de quanto custa uma rinoplastia reparadora em São Paulo. O valor da rinoplastia secundária varia de um lugar para outro, de acordo com o profissional escolhido, do local onde a cirurgia será realizada e da complexidade do procedimento.

 

rinoplastia secundaria preco
Saiba como ver o valor definitivo.

 

Para saber o valor exato da segunda rinoplastia, é necessário passar em consulta médica. 

 

Porém, é importante saber que o preço da rinoplastia secundária tende a ser maior que o preço da rinoplastia primária. Isso porque, é uma cirurgia mais trabalhosa e difícil de ser executada. 

 

Mais adiante vamos explicar o que torna essa cirurgia tão complexa. Continue acompanhando!

 

Como é feita a cirurgia de correção do nariz?

 

A cirurgia secundária de nariz geralmente é feita por meio da técnica de rinoplastia aberta. Assim, o cirurgião pode ter uma visão melhor das alterações que já foram realizadas na região e, então, fazer os ajustes necessários com precisão. Veja aqui como funciona a técnica de rinoplastia aberta!

 

Para a cirurgia, pode ser aplicada anestesia geral ou local com sedação. A escolha depende da extensão do procedimento. Para cirurgias de correção do nariz que requerem abordagens mais amplas, a anestesia geral é a mais indicada. 

 

O procedimento tem duração de 1h30 à 3h00, e deve ser realizado apenas em hospitais. 

 

Infelizmente, alguns consultórios e clínicas particulares insistem em fazer o procedimento no próprio ambiente. Essa é uma estratégia para reduzir custos.

 

Porém, esses locais não têm toda a estrutura necessária para uma cirurgia que um hospital tem. 

 

Então, não aceite!

 

Ainda mais porque essa é uma cirurgia muito mais meticulosa. 

 

Aqui na Dream Plastic, além de fazer plásticas em hospitais, selecionamos apenas aqueles voltados para cirurgia plástica. Desse modo, reduzimos os riscos de infecção e contaminação, que são mais comuns em hospitais gerais e em clínicas que não recebem fiscalização da vigilância sanitária. 

 

A complexidade da cirurgia de retoque

 

 rinoplastia secundaria enxerto
A rino secundária é um procedimento bem delicado.

 

A rinoplastia secundária é uma operação ainda mais trabalhosa, se for comparada com a primeira intervenção no nariz.

 

Como as estruturas nasais passaram por alterações, a anatomia do nariz não é mais a mesma. As estruturas anatômicas não estão nas posições originais. 

 

Sendo assim, o cirurgião plástico vai manipular os tecidos da forma mais delicada possível.

 

Aliás, lembra da fibrose? Se o nariz estiver com fibrose, vai dificultar ainda mais o trabalho do cirurgião. 

 

A complexidade também está relacionada com a quantidade de cirurgias realizadas anteriormente na área. Quanto maior o número de procedimentos realizados, maior será a modificação anatômica em relação à versão original.. 

 

Por este motivo, a cirurgia deve ser feita com muita cautela. Pois, a pele, a cartilagem e a vascularização dos tecidos já não são mais as mesmas.

 

Inclusive, pode ser necessária a inserção de enxerto no nariz. 

 

Pode fazer rinoplastia secundária com enxerto?

 

Pode, se for necessário. Caso a cartilagem do septo nasal tenha sido usada na primeira cirurgia, nem sempre tem como o cirurgião extrair mais enxertos dessa região para modelar o nariz. A alternativa é retirar cartilagem de outras áreas do corpo, como orelhas ou ossos da costela. 

 

Rinoplastia secundária: antes e depois

 

Na rinoplastia secundária, antes e depois é diferente para cada pessoa. Porque depende do motivo pelo qual a pessoa está fazendo o procedimento – aumentar o nariz, diminuir o nariz, levantar a ponta – e das alterações que já tinham sido feitas anteriormente. 

 

fibrose nariz

 

Uma boa dica é avaliar diferentes imagens de antes e depois da rinoplastia reparadora além das informações de pacientes, para saber se elas fizeram o mesmo procedimento que você necessita fazer. 

 

Um lugar onde você encontra tudo isso é no grupo do Facebook: Dream Plastic – Plástica do sonho. 

 

Criamos essa comunidade para unir mulheres que fizeram cirurgia com aquelas que desejam fazer algum procedimento. 

 

Por meio dele, elas podem trocar experiências, dúvidas, sugestões, indicações e, principalmente, fotos da rinoplastia secundária antes e depois

 

Clique no botão abaixo e participe! 👇

 

Rinoplastia Secundária

 

Ah, e não esqueça de responder as 3 perguntinhas de aprovação. Elas são feitas para o controle do grupo. 

 

Portanto, se esquecer de responder, não poderemos te aprovar. 😞

 

Veja também: fotos de resultado da rinoplastia!

 

Recuperação da rinoplastia secundária 

 

Na rinoplastia secundária, a recuperação é semelhante à da rinoplastia primária. Podem surgir alguns hematomas e inchaços, porém, eles vão desaparecer em torno de duas semanas. Assim como os focos de dor. Os curativos devem ficar por 7 a 14 dias, podendo ser retirados apenas pelo cirurgião.

 

rinoplastia secundaria pos operatorio
Saiba quando voltar à rotina normal.

 

O retorno ao trabalho pode ser feito duas semanas após o procedimento. Porém, nesse período o rosto ainda está inchado e se recuperando dos hematomas. Por isso a paciente pode optar por ficar mais tempo em casa.

 

Fizemos um guia com o que deve ou não ser feito no pós-operatório. Você pode conferir em: pós-operatório de rinoplastia!

 

Qualquer cirurgião pode realizar rinoplastia secundária?

 

Como se trata de um procedimento delicado, de grande precisão, é fundamental que a cirurgia seja realizada somente por cirurgiões experientes em rinoplastia. E já que se trata de uma cirurgia delicada e de grande precisão, é fundamental que ela seja realizado somente por um especialista em rinoplastia.

 

É importante ainda que o médico seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), registrado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e esteja dentro dos requisitos listados abaixo:

 

 

Devido à complexidade da rinoplastia secundária, apenas um especialista é capaz de avaliar todos os aspectos funcionais e estéticos do nariz. Bem como o grau de insatisfação da paciente e, principalmente, se os tecidos locais permitem um conserto que corresponda às suas expectativas.

 

Porém, o sucesso da rinoplastia secundária não depende apenas do cirurgião, fatores como pele aderida ao osso, fibrose no nariz e até mesmo o excesso de pele podem comprometer o segundo procedimento.

 

Aliás, encontrar um cirurgião que aceite corrigir uma rinoplastia mal sucedida feita por outro cirurgião é mais difícil. Isso porque, o primeiro médico já fez muitas alterações na estrutura do nariz, o que pode impactar no resultado da segunda rinoplastia. 

 

Cabe a esse profissional descobrir quais as principais queixas dos pacientes, analisar se é possível fazer uma nova operação e, principalmente, se tem como alcançar o resultado desejado. 

 

Quer encontrar um médico experiente que possa te dizer o que é possível fazer no seu nariz?

 

Então marque uma consulta aqui na Dream Plastic e converse com nossos cirurgiões especializados em cirurgia plástica no nariz.

 

Qualidade, segurança e informações completas você só encontra aqui.

 

Clique no ícone do WhatsApp aqui em cima e marque sua avaliação. ☝️

 

Rápido, fácil e sem compromisso!

 

Diga adeus aos estresses e dores de cabeça. Conquiste o nariz que sempre sonhou!

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou do artigo sobre rinoplastia secundária? Então ajude a divulgar esse conteúdo. Clique nos ícones abaixo e compartilhe agora!

 

 

 

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!