1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)


Rinoplastia: Aberta ou Fechada?


Esclareça suas dúvidas!

Uma das cirurgias mais delicadas e ao mesmo tempo mais procuradas pelos pacientes, hoje em dia, é a Rinoplastia. Seja por questão estética ou visando à correção de algum problema respiratório, esse tipo de cirurgia poderá ser realizado através de duas técnicas: aberta ou fechada.  Entretanto, vale ressaltar desde já, que a escolha de qual das técnicas será a mais adequada ao tipo de nariz do paciente e às suas respectivas necessidades cabe exclusivamente ao médico.artigo-rinoplastiaDe fato, devido a complexidade estrutural do nariz, composto de ossos e cartilagem, a variedade estética do mesmo é bastante grande, isto é, cada pessoa, de acordo com a sua etnia, terá um tipo de nariz diferente. Por esse motivo, a paciente ao expor o resultado que ela almeja pós cirurgia deve  estar ciente das reais possibilidades que o procedimento cirúrgico pode oferecer a ela, essa ponderação também será devidamente esclarecida pelo médico.

Como ressaltado existem duas técnicas geralmente utilizadas para aperfeiçoar o nariz de uma pessoa. A Rinoplastia aberta consiste em pequenas incisões através do tecido que separa as duas narinas, chamado de columela. Em seguida a pele é erguida e a parte interior do nariz é  exposta  permitindo ao médico examinar melhor a estrutura nasal, dessa forma, ele poderá remodelar o nariz, removendo ou acrescentando cartilagem e tecidos, até atingir a aparência desejada.  Todo o procedimento leva de duas a três horas.

Em relação à Rinoplastia fechada, as incisões são realizadas no interior das narinas. A pele, ao diferentemente da aberta, não é erguida e através de instrumentos extremamente pequenos, o médico irá alterar o aspecto do nariz, também acrescentando ou retirando tecidos e cartilagem, e podendo levar de uma a duas horas para concluir o processo.

Contudo, apesar da diferença no tempo da cirurgia, os dois procedimentos irão possibilitar resultados extremamente satisfatórios, evidentemente, se todas as recomendações pós-operatórias forem seguidas. Afinal de contas, trata-se de um procedimento delicado em que qualquer impacto pode acarretar complicações, que em alguns casos, serão irreversíveis.

Por isso, movimentos muito bruscos, dormir de forma incorreta apoiando o nariz no travesseiro* ou até mesmo falar demasiadamente podem comprometer o resultado da cirurgia, independente da técnica utilizada.

É importante ressaltar que, se por algum motivo, houver a necessidade de uma nova intervenção (chamada de Rinoplastia Secundária), esta só poderá ser assinalada após seis meses, justamente o período que o nariz leva para desinchar e se recuperar totalmente.

Por fim, o sucesso da rinoplastia irá depender muito mais da prudência do paciente, do que da técnica a ser utilizada. Seguir rigorosamente as recomendações médicas e respeitar o período de repouso serão fatores cruciais para satisfação plena da cirurgia.

_______________________________________________________________________

* Para evitar possíveis danos à cirurgia enquanto dorme é recomendado que se utilize um travesseiro de pescoço. Este muito usado por passageiros de ônibus, trem ou avião, durante viagens longas.

Esclareça suas dúvidas!


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!