Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Como diminuir os seios? Conheça os melhores métodos, e quais deles realmente são eficazes

Atualizado em 02/01/2024 10:56

Descobrir como diminuir os seios é um sonho para quem sofre por ter mamas muito volumosas e pesadas, e sabe o quanto é difícil lidar com esse problema diariamente.

Não conseguir encontrar roupas que ofereçam a sustentação necessária, sentir vergonha e inseguranças, além de sofrer com dores nas costas, ombros e pescoço o tempo todo, são apenas algumas das coisas, não é mesmo?

Felizmente, a solução existe! Ao fazer uma rápida pesquisa na internet você encontra mil alternativas que prometem acabar com esse problema.

Mas como diminuir os seios de forma eficaz e segura?

A cirurgia de redução de mama é uma das opções, mas existem outras com tratamentos naturais como exercícios, cremes e dietas.

Neste texto, você vai descobrir tudo sobre como reduzir os seios sem cirurgia e com. Assim, pode tomar uma decisão consciente sobre qual técnica é a melhor para o seu caso. 

E, é claro, se livrar do constrangimento e das dificuldades causadas pelo excesso de volume mamário e dar boas-vindas a uma melhor qualidade de vida.

Somos a Dream Plastic, a clínica especializada em cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres, e preparamos um conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber para conquistar os seios dos seus sonhos.

Confira:

Como diminuir os seios?
Como diminuir os seios sem cirurgia?
A pílula para reduzir a mama funciona?
Exercícios para diminuir os seios funcionam?
Sutiã ou top esportivo para diminuir a mama
Cremes para reduzir os seios dão bons resultados?
Como diminuir os seios de vez?
Qual a cirurgia para redução de mamas?
Como funciona a cirurgia para diminuir os seios?
O primeiro passo para fazer a redução de mama é passar em avaliação médica
Principais dúvidas sobre a cirurgia para diminuir os seios
Comece a planejar a sua redução de mama para uma vida mais leve

Como diminuir os seios?

Existem várias técnicas para diminuir os seios, entre as mais conhecidas estão os exercícios físicos, as pílulas, dietas, cremes, sutiãs redutores e a mamoplastia redutora. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, para saber qual a melhor opção para o seu caso, é necessário passar por uma avaliação com um médico.

Mulher passando em consulta com uma médica para descobrir como diminuir o peito
Descubra qual é a melhor maneira!

As melhores indicações devem ser feitas levando em conta o organismo e corpo da mulher, os seus objetivos e desejos. Existem todos os tipos de opções, que são recomendadas tanto para quem quer diminuir apenas um pouco o volume ou para quem sonha com seios bem menores.

O que causa o aumento excessivo das mamas?

As principais causas para o aumento excessivo das mamas, também chamada de hipertrofia mamária, são:

    • Genética: o tamanho dos seios vem de uma combinação única dos genes dos pais, ou seja, não necessariamente os seus serão do mesmo tamanho da sua mãe, avó ou irmã;
    • Ganho de peso: os seios são constituídos pelas glândulas e ductos mamários, e o tecido fibroso e adiposo (gordura). Ao engordar, o volume de gordura aumenta no corpo todo, incluindo nas mamas. 
    • Gravidez: os ductos mamários aumentam e se ramificam, para formar o complexo sistema de amamentação. Assim, é normal que as mamas fiquem maiores;
    • Hormônios: a produção de estrogênio impacta diretamente no tamanho das mamas. Alguma desregularização, causada até mesmo por conta de anticoncepcionais, medicamentos ou menopausa, podem resultar no aumento de peso e dores nos seios.
    • Diabetes: apesar de raro, a diabete pode causar a mastopatia diabética, que causa inflamações, nódulos, dor, inchaço e até fibrose.
Mulher com os braços cruzados embaixo dos seios
Existem vários fatores!

Agora que você já sabe os motivos que influenciam no tamanho dos seios, chegou a hora que tanto esperava, os melhores métodos para a redução das mamas! 

Como diminuir os seios sem cirurgia

Para diminuir os seios sem cirurgia, ou seja, naturalmente, existem várias formas, até mesmo simpatias. Todas elas prometem reduzir medidas, mas, será que realmente funcionam?

Mulher com a mão no rosto pensando se faz a redução de mama
Conheça as opções de tratamentos para reduzir os seios!

Muitas pessoas acreditam que intervenções cirúrgicas são muito complexas, e preferem tentar maneiras de como reduzir os seios sem cirurgia antes. Afinal, se funcionarem, valem a tentativa, não é mesmo?

E para te ajudar nessa jornada, fizemos uma análise dos principais métodos naturais para a redução de peito. 

Descubra abaixo:

A pílula para reduzir a mama funciona?

A pílula para reduzir a mama não tem a finalidade de diminuir os seios, mas sim de alterar os níveis hormonais para desacelerar ou pausar o crescimento em meninas que entram na puberdade precocemente. Por isso, muita gente acredita que funciona para a redução mamária, sendo um dos mais famosos o acetato de leuprorrelina.

Mulher tomando uma pílula para a redução mama
Ela não reverte o quadro, apenas reduz o crescimento

Aqui, é importante ressaltar que nenhum medicamento para reduzir a mama feminina deve ser usado sem indicação médica, ok?

O acetato de leuprorrelina tem como meta inibir os hormônios que provocam o desenvolvimento dos órgãos sexuais, como o estrogênio, e que, nessa idade, causam a baixa estatura, já que o corpo desacelera o crescimento após a primeira menstruação.

No caso das meninas que atingem a puberdade precocemente, todo o processo acontece mais cedo, terminando antes de atingirem a altura determinada pela genética. Também pode provocar complicações e doenças sérias, como hipertensão, obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer.

Há a crença de que essa pílula funcionaria para reduzir os seios sem cirurgia, como consequência do tratamento. Mas os efeitos colaterais são inúmeros, só sendo recomendados para casos específicos de endometriose, câncer e puberdade precoce.

Além disso, a redução mamária causada pela pílula não seria suficiente para mulheres com seios grandes, afinal, ela já está desenvolvida, e o que o medicamento faz é interromper esse crescimento, não fazê-lo regredir.

Ou seja, o “remédio para diminuir os seios” é um tratamento arriscado, prejudicial e que não traz resultados.

Exercícios para diminuir os seios funcionam?

Alguns exercícios podem funcionar para diminuir os seios, mas essa escolha tem suas consequências, como a flacidez. Emagrecer reduz o volume da mama, logo, além dos exercícios aeróbicos, invista em uma alimentação equilibrada, rica em fibras, vegetais e frutas que ajudam na firmeza da pele, além de exercícios específicos para tonificar os músculos peitorais.

Mulher fazendo exercício para diminuir peito, com uma bola embaixo do braço
Funcionam para emagrecer o corpo com um todo

Por exemplo…

  • Pular Corda
  • Corrida
  • Jump
  • Dança
  • Bicicleta
  • Funcional
  • Natação
  • Musculação (exercícios que trabalhem o peitoral, como supino reto)

O problema, é que dietas e atividades físicas promovem o emagrecimento geral do corpo, e não de uma parte específica, como os seios.

Sendo assim, por mais que você se esforce, pode ser que não consiga diminuir os seios naturalmente com o emagrecimento, caso o seu organismo favoreça a redução de gordura de outras partes, como a barriga ou coxas.

E isso vale para qualquer forma ou método!

Além disso, há um efeito colateral dos exercícios para redução mamária. Se você tem muito volume e consegue emagrecer essa região, ocorrerá a flacidez. A pele não consegue retrair 100% e, com menos preenchimento, ficará murcha e com aspecto mais caído.

Nesse caso, será necessário fazer uma cirurgia para levantar a mama e retirar o excesso de pele.

É claro que atividades físicas devem ser feitas regularmente por todas as pessoas, porque aumentam a qualidade de vida e melhoram a saúde física e mental. Mas um processo de emagrecimento intenso para diminuir os seios sem cirurgia não é aconselhado.

Sutiã ou top esportivo para diminuir a mama

O sutiã ou top esportivo para diminuir a mama funciona como um método para disfarçar o volume. Conhecidos como redutores, eles também conseguem oferecer um maior suporte, melhorando as dores na coluna e pescoço. No entanto, só fazem efeito enquanto estão sendo usados.

Mulher usando um top que diminui a mama
Eles disfarçam o volume!

O sutiã redutor não consegue mudar a estrutura dos seios, geralmente é usado apenas em certas ocasiões ou roupas.

Cremes para reduzir os seios dão bons resultados?

Os cremes para reduzir os seios dão bons resultados apenas na firmeza e hidratação da pele. Quando possuem os componentes certos e passados com frequência, eles funcionam como método preventivo para a flacidez. No entanto, não conseguem diminuir o volume dos seios.

Mãos pegando um creme redutor de mama
Eles servem apenas para prevenir a flacidez

Alguns dos componentes mais comuns são vitamina E, proteínas e ácido glicirético. Eles funcionam na prevenção do envelhecimento da pele, mas não como redutores, pois não conseguem modificar a estrutura das mamas.

Como diminuir os seios de vez?

Para diminuir os seios de vez, a única alternativa é a cirurgia de redução mamária. Isso porque o problema das mamas muito grandes é anatômico, e apenas um procedimento cirúrgico pode reduzi-las com eficácia. Ela consegue retirar tanto a gordura quanto o tecido, e remodelar as mamas para que elas fiquem bonitas e proporcionais. 

Mão do médico fazendo as marcações nos seios para a cirurgia para diminuir a mama em uma mulher feliz
A solução para o seus problemas!

O sonho de muitas mulheres é fazer a redução de mama para o tamanho 42, mas existem as que desejam diminuir menos ou ainda mais os seios. Tudo irá depender da avaliação do médico, das possibilidades do corpo da paciente e de seus objetivos.

Qual a cirurgia de redução de mama?

A cirurgia de redução de mama é a mamoplastia redutora, que remove a quantidade de pele e gordura necessárias para seios leves e menores. O procedimento é indicado para mulheres com muito volume, e que buscam uma forma definitiva para diminuir o tamanho da região, pois sua qualidade de vida está sendo prejudicada.

Mulher pesquisando em um notebook sobre a cirurgia de mamoplastia redutora
A mamoplastia redutora é a mais indicada

A cirurgia para redução dos seios também pode ser feita em conjunto com a colocação de uma prótese de silicone, caso a paciente queira um colo bem marcado. Para conhecer em detalhes tudo sobre a mamoplastia redutora, clique no link!

Para quem tem seios considerados gigantes, que recebe o nome de gigantomastia, dependendo da distância entre a parte superior do esterno e o mamilo, a cirurgia para diminuir os seios é a solução para uma melhor qualidade de vida. Para entender melhor sobre essa condição, corre lá no link. 

Como funciona a cirurgia para diminuir os seios?

A cirurgia para diminuir os seios é feita a partir da aplicação da anestesia. As incisões são realizadas e o cirurgião plástico remove o excesso de pele, gordura e glândulas mamárias, deixando os seios menores, firmes e mais leves. Em seguida, o mamilo é reposicionado na altura correta e as suturas e curativos são feitos.

Mulher deitada na maca, conversando com o médico sobre a cirurgia para diminuir os seios
Ela deixa os seios mais leves, altos e durinhos

Quando pensamos no procedimento em si, logo vem a pergunta, quanto tempo dura uma cirurgia de redução de mama com prótese ou sem?

A cirurgia de redução de mama dura de 3h a 5 horas, independentemente da colocação ou não do silicone, e a anestesia mais indicada é a peridural com sedação, apesar de alguns médicos inexperientes em procedimentos de mamas utilizarem a geral.

O uso do dreno pode, ou não, ser indicado, para auxiliar no processo de cicatrização e redução do inchaço. Essa decisão varia de acordo com o organismo da própria mulher e a técnica usada.

A redução de mama com prótese, por exemplo, é a melhor opção quando a paciente deseja seios menores, porém com um colo mais marcado, ou quando a pele é extremamente flácida e o esperado é um tamanho médio.

E se a cicatriz da mamoplastia de redução for uma preocupação sua, veja no link como ela fica e dicas para ter uma ótima cicatrização.

Spoiler: ela fica super discreta!

E para te inspirar ainda mais, que tal dar uma olhada nos depoimentos e experiências de quem já passou pelo procedimento? No nosso grupo fechado do Facebook já são mais de 115 mil mulheres compartilhando tudo isso!

Lá, você encontra dicas, indicações e fotos de antes e depois, além de ver em primeira mão a mudança que a cirurgia para diminuir a mama trouxe na vida de várias mulheres, que agora são bem mais confiantes, felizes e saudáveis.

Para participar, basta clicar no banner abaixo:

Como diminuir os seios

O primeiro passo para fazer a redução de mama é passar em avaliação médica

Para fazer uma cirurgia de redução de seios, o primeiro passo é passar em avaliação médica com um cirurgião plástico especialista. Esse é o profissional que irá avaliar o seu corpo e indicar a cirurgia plástica ideal para você.

Mulher recebendo um papel com a avaliação do médico sobre o tratamento para diminuir os seios
Siga todas as recomendações direitinho!

Nesse dia, você vai receber os pedidos de exames pré-operatórios necessários para a liberação da cirurgia de redução de mama com prótese ou sem, e também um orçamento com o valor exato do seu procedimento, assim como as formas de pagamento disponíveis.

É um momento muito importante, será o seu primeiro contato com a clínica, com a equipe médica e o dia no qual você terá a certeza de que a redução mamária é para você.

É nessa hora, que é super necessário prestar atenção em alguns fatores, para que garanta uma cirurgia para diminuir a mama com RESULTADO e SEGURANÇA. 

Vamos dar uma olhadinha neles:

  • Experiência da clínica e equipe médica: quanto maior a prática, melhores serão os resultados. Além disso, uma equipe experiente estará bem preparada para qualquer possível intercorrência;
  • Operar em hospitais: apenas um ambiente cirúrgico está equipado com todo o necessário, e conta com uma UTI e um time multidisciplinar especializado. Não se arrisque ao operar em clínicas ou consultórios mesmo que seja mais barato;
  • Equipe de anestesistas: uma equipe própria e especializada em cirurgia plástica garante que a avaliação pré-anestésica (seu direito por lei) e o melhor método de anestesia seja realizado;
  • Pós-operatório: uma clínica com uma infraestrutura completa, certificação da Anvisa, equipe de enfermeiras e fisioterapeutas especialistas, e um atendimento 24h, assegura o melhor resultado possível.,

Tudo isso garante que o seu antes e depois da redução mamária saia exatamente como o planejado, com um resultado excelente, por isso, preste uma atenção extra a eles.

Para ver ainda mais dicas sobre o pós-operatório da mamoplastia redutora, e recomendações para que ela aconteça de maneira tranquila e eficaz, clique no link!

Principais dúvidas sobre a cirurgia para diminuir os seios

Nos nossos mais de 17 anos de experiência, percebemos que algumas dúvidas são comuns entre as mulheres, antes e depois de fazer a cirurgia de redução de seios.

Mulher feliz dançando com uma taça de suco
Tire suas dúvidas e realiza o seu sonho!

Por isso, selecionamos 5 dúvidas para esclarecê-las aqui. Assim, você se sentirá muito mais segura para diminuir os seios. Veja:

#1 Com quantos anos pode fazer redução de mama?

A cirurgia de redução de mama pode ser feita após o desenvolvimento completo dos seios, que geralmente acontece por volta dos 16 anos, porém, somente quando é necessário reduzir a mama com certa urgência, pois está com sintomas graves causados pelo tamanho dos seios. Caso contrário, recomenda-se esperar até os 18 anos.

Menina pensando em qual é a idade mínima para a redução de seios
Quando o corpo estiver totalmente formado

A cirurgia de redução de mama sem prótese é indicada para meninas menores de idade, quando a sua saúde mental e física está sendo severamente prejudicada por causa dos seios grandes. Nesse caso, é recomendado esperar até completar 4 anos após a sua primeira menstruação.

#2 Como recuperar seios com excesso de pele?

Para recuperar os seios com excesso de pele e flácidos, o tratamento mais indicado é a mastopexia. Essa cirurgia tem como meta remover esse excesso de pele, renovando o peito caído e levantando a mama, deixando-as empinadas, firmes, redondinhas e joviais.

Mulher segurando os seios bem grandes e pesados.
Acabe com as mamas flácidas e caídas!

A mamoplastia redutora e a mastopexia são feitas com a mesma técnica, ambas acabam realizando a redução e levantamento de mama em certo grau, por isso, o que muda é o seu objetivo principal.

A primeira busca primordialmente a redução de volume e, a segunda, o levantamento da mama e a retirada de flacidez.

Para entender como exatamente funciona a cirurgia para remover a flacidez e quando ela é indicada, é só clicar no link.

#3 Precisa emagrecer para fazer redução de mama?

Não existe nenhuma contraindicação para uma redução de mama sem prótese ou com, ser feita em pacientes que estejam acima do peso, desde que estejam com os exames e condições clínicas certas para o procedimento. No entanto, caso deseje perder peso após a cirurgia, é recomendado que emagreça antes, para evitar a flacidez da pele.

Mulher em cima de uma balança, se pesando para emagrecer e diminui a mama
Não é uma exigência!

Isso acontece porque quando emagrecemos os seios diminuem, já que possui gordura em sua constituição. Ou seja, ao reduzir a gordura corporal, as mamas também acabam ficando menores, fazendo com que os seios fiquem flácidos e mais caídos.

A pele não consegue acompanhar essa redução, o que pode acabar com o resultado da sua cirurgia para diminuir a mama.

Por este motivo, recomendamos que caso deseja ou pretenda perder peso consideravelmente, que o faça antes do procedimento.

Quer saber qual é o seu peso ideal e se você se enquadra nele? Então entre no link e descubra!

#4 Quem faz redução de mama consegue amamentar?

No geral, quem faz redução de mama consegue amamentar sim. No entanto, pode haver um pouco de dificuldade no começo, pois os ductos mamários podem ficar lesionados com o procedimento. Mas, a própria gravidez e o processo de amamentação estimulam as mamas a produzirem leite e os ductos a se refazerem.

Mulher amamentando seu filho na cama após a cirurgia de redução de mama
O procedimento não impede a amamentação

No entanto, lembre-se sempre de avisar ao médico o seu desejo de amamentar no futuro, especialmente se for uma cirurgia de redução de mama com prótese, para que ele possa usar o método correto. 

Agora, caso planeje engravidar logo depois do procedimento, recomendamos que espere e apenas faça a redução de mama após a amamentação. Isso porque, durante a gravidez e aleitamento materno, os seios crescem e o resultado da cirurgia pode ser perdido.

#5 Dá para fazer redução de mama pelo convênio?

Dá para fazer a redução de mama pelo convênio quando o procedimento é puramente reparatório, e não estético. Nesse caso, é necessário a comprovação de um quadro clínico que confirme que o tamanho e peso dos seios está afetando diretamente a saúde da paciente, como problemas e dores na coluna.

Também é possível realizar a cirurgia de redução de mama sem prótese pelo SUS nos casos de gigantomastia. No entanto, é um processo lento e complexo, e que não costuma trazer os melhores resultados, já que geralmente são feitos por médicos em treinamento. 

Para entender melhor os prós e os contras em realizar a cirurgia para diminuir os seios pelo convênio ou SUS, clique aqui!

Comece a planejar a sua redução de mama para uma vida mais leve

Mulher feliz após a sua redução de mama
A redução de mama pode transformar a sua vida!

Se você já tentou diminuir os seios sem cirurgia e testou tratamentos naturais como pílulas, exercícios e cremes, deve estar começando a pensar na cirurgia de redução de mama, com prótese ou sem.

Afinal, a cirurgia plástica é a única forma de diminuir os seios de forma definitiva e deixá-los bonitos, menores e mais leves!

Você não precisa se preocupar o tempo todo com o que veste, em como os outros te enxergam, sentir dores, vergonha e limitações no dia a dia. Essa vida é possível sim!

E nós, aqui da Dream Plastic, entendemos como isso é importante, por isso, cuidamos dos seus sonhos como se fossem nossos. Tudo para que você possa se tornar a mulher confiante, feliz, saudável e que arrasa em qualquer look que você merece ser!

Claro, entregando todo o necessário para ter uma cirurgia de redução de seios com resultado e segurança, além de vários diferenciais, como retornos gratuitos até a alta, fisioterapeutas especializadas, Disk Enfermagem, Espaço Mulher e ouvidoria profissional.

Não é à toa que somos a clínica mais recomendada pelas mulheres, com a melhor avaliação em várias plataformas, incluindo o Google Review!

Quanto aos valores da redução de seios, você pode encontrar preços acessíveis e facilitados. Dê uma olhada no link e descubra como.

E aí, quer começar a planejar a sua cirurgia para diminuir a mama? Então você precisa nos conhecer, clique no botão do WhatsApp e agende uma avaliação com um de nossos especialistas. É tudo sem compromisso nenhum!

Gostou do artigo sobre como reduzir os seios? Então ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links e o compartilhe!