Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Mastopexia e mamoplastia redutora pelo SUS: saiba como levantar e reduzir o peito sem pagar nada!

Atualizado em 02/01/2024 11:03

Se você tem mamas muito grandes e caídas, com certeza já pensou em fazer uma mastopexia ou mamoplastia redutora pelo SUS. 

Só a possibilidade de corrigir algo que nos incomoda muito sem precisar gastar enche nossos olhos de luz.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que só tem como conseguir a redução de mama pelo SUS se você preencher alguns requisitos, e o mesmo serve para a Mastopexia pelo SUS. 

E não para aí, para conseguir você vai ter que passar por muitas etapas: exames, consultas, aprovações, longas filas de espera…

Mas calma, vamos falar tudo sobre a mamoplastia redutora pelo SUS. 

Veja:

Esclareça suas dúvidas!

Tem como fazer mamoplastia redutora pelo SUS?

Sim! Tem como fazer a redução de mama pelo SUS. Para isso, é necessário ter o cartão do SUS, comprovar que você não tem condições para arcar com uma mamoplastia redutora sozinha e que a cirurgia para diminuir a mama pelo SUS não será estética, e sim reparadora, por necessidade. 

Mulher segurando a carteirinha para fazer a redução de mama pelo SUS
Antes de buscar mamoplastia pelo SUS, é importante saber em que categoria você se enquadra

Mas pera, qual é a diferença? Vamos te explicar direitinho logo abaixo!

O que é cirurgia estética?

A cirurgia estética visa corrigir algum detalhe na aparência da pessoa que a incomoda, podendo causar baixa autoestima, vergonha e falta de confiança, além de afetar a vida social e qualidade de vida como um todo. Um exemplo são mulheres que têm seios pequenos, mas colocam silicone para deixá-los maior. 

A cirurgia estética é a mais procurada pelas mulheres atualmente. 

Para casos assim, o SUS não oferece cobertura.

O que é cirurgia reparadora?

A cirurgia reparadora visa corrigir aspectos físicos adquiridos ao longo da vida ou de nascença, considerados distúrbios funcionais ou patologias, como é o caso de mulheres que sofrem com gigantomastia, excesso de volume nos seios que causa problemas como dores e alterações permanentes na coluna. 

Cirurgias reparadoras na mama possuem cobertura do SUS, porém são os procedimentos menos buscados pelas mulheres. 

Quem pode fazer redução de mama pelo SUS?

Pode fazer mamoplastia redutora pelo SUS mulheres que tenham gigantomastia. Essa é uma condição em que as mamas excessivamente grandes geram dores nas costas, ombros e pescoço, hérnias, assaduras abaixo dos peitos, complicações respiratórias e posturais, e dificuldade para realizar tarefas cotidianas. Também entram na classificação mulheres que estão passando por tratamento de câncer de mama. 

Mulher com a mão nos seios e no pescoço, com dor, precisando fazer a mamoplastia pelo sus
Será que sua mama está afetando sua saúde?

Saiba como identificar se você tem gigantomastia nesse link!

Para casos em que a mama é levemente grande, é difícil obter cobertura do SUS, já que são casos que não interferem diretamente na qualidade de vida da paciente. 

O mesmo é válido para a Mamoplastia de aumento, popularmente conhecida como Prótese de Silicone. Mulheres que têm a mama menos desenvolvida são as que mais buscam por esse procedimento. No entanto, esse tipo de mamoplastia não tem cobertura pelo SUS, exceto em casos de câncer de mama.

Saiba mais sobre a mamoplastia de aumento aqui!

Tem como fazer mastopexia pelo SUS?

Depende! Só pode fazer mastopexia pelo SUS pessoas que precisam de uma cirurgia reparadora devido a tumores, traumas e acidentes, má formação da mama durante o nascimento e queimaduras. Pessoas que buscam a mastopexia apenas com objetivo estético, para levantar a mama, ou para complementar a mamoplastia redutora, não têm cobertura do SUS.

Mulher de top azul de lado, antes da cirurgia de diminuição de mama do sus
Só pode fazer mastopexia pelo sus quem tem sua saúde extremamente afetada pelas mamas.

Como fazer cirurgia de mamoplastia pelo SUS?

Para fazer a cirurgia de redução de mama pelo SUS-SP você deve passar por uma série de etapas. É um processo demorado e cansativo, por isso é extremamente importante se atentar para não esquecer algo importante. Afinal, cada detalhe é essencial para você conseguir fazer sua mamoplastia redutora pelo SUS.

Mulher escrevendo em um caderno sobre a cirurgia de mamoplastia e mastopexia pelo sus
Confira agora o passo a passo para fazer a redução de mama pelo SUS.

1. Passe em triagem no posto

Durante a triagem com o clínico geral, você deve informá-lo da escolha por fazer a cirurgia. Ele analisará seu caso para saber se o objetivo é reparador ou estético. Sendo comprovado que é reparador, ele te encaminhará para uma consulta com o cirurgião plástico.

2. Fale com o cirurgião sobre a mamoplastia redutora pelo SUS

Explique porque quer fazer a mamoplastia pelo SUS, informando todos os desconfortos que o tamanho e peso do peito trazem para a sua saúde e bem-estar. 

3. Faça exames

O cirurgião solicitará uma série de exames para confirmar se você pode mesmo fazer mamoplastia redutora pelo SUS. 

4. Converse com o Assistente Social

Ele precisa comprovar que você não tem condições para arcar com o procedimento. 

5. Receba a guia de encaminhamento para a mamoplastia redutora pelo SUS

Se confirmado que sua mama está trazendo problemas para a sua saúde, o cirurgião fará uma guia de encaminhamento para a cirurgia e te colocará na fila de espera. 

 

Atenção! A espera pode levar anos. Mais para frente falaremos do caso da Helen Cristina que, mesmo após 6 anos, ainda não teve sua mamoplastia redutora pelo SUS liberada.

6. Faça novos exames quando liberar a cirurgia

Você terá que fazer novos exames para ver se as condições continuam as mesmas e se você ainda está apta para a cirurgia. 

7. Faça a cirurgia de Mamoplastia redutora pelo SUS

Você deve comparecer para a cirurgia no local, data e hora já preestabelecidos pelo SUS. 

Quer saber como é feita a mamoplastia redutora? Clique no link e confira o passo a passo completo que nós fizemos!

Como você pode ver, esse é um processo estressante e muito, muito demorado. 

E, o pior!

Enquanto você espera eles chamarem você (em um dia que não sabemos qual será) seus sintomas apenas pioram, suas dores nas costas aumentam, o seu cansaço também. Sem mencionar que seu ombro fica ainda mais machucado…

Será que vale esperar TANTO por algo que vai demorar uma eternidade para te livrar desse peso todo?

Eis a questão…

Desvantagens da cirurgia de diminuição de mama pelo SUS

Mulher de regata preta olhando para baixo com as mãos na calça jeans, pensando se o plano de saúde cobre a mastopexia e mamoplastia redutora
Saiba quais são os pontos negativos de fazer a redução de mama gratuita.

Fazer a redução de mama pelo SUS parece ser algo perfeito, concorda?

Afinal, é uma possibilidade de diminuir a mama extremamente grande sem pagar nada.

Porém, apesar de parecer, a cirurgia de mamoplastia redutora pelo SUS não é assim tão perfeita, por 4 razões:

Mamoplastia redutora pelo SUS demora

Não é surpresa que a fila de espera do SUS é longa. Para fazer cirurgia plástica então, é mais longa ainda. 

Helen Cristina é a prova! 

Ela chegou a ficar mais de 6 anos na fila de espera da mamoplastia redutora pelo SUS, é o que mostra essa matéria do G1. Haviam quase 1000 pessoas na frente dela esperando pela cirurgia!

Depois do surto da COVID-19, as cirurgias plásticas pelo SUS também tornaram-se ainda mais demoradas. Afinal, procedimentos mais urgentes tiveram que passar na frente.

E apesar de a situação estar normalizada agora, a mamoplastia redutora pelo SUS demora e quem precisa ainda terá que esperar mais que o normal. 

Infelizmente, isso apenas agrava os desconfortos causados pelo excesso de mama.

Maior risco de infecção

O ideal é fazer o procedimento em hospitais voltados e especializados em Cirurgia Plástica. Assim, o risco de infecções é extremamente reduzido, pois eles não realizam operações em pacientes que não estão 100% saudáveis.

A cirurgia para diminuir os seios pelo SUS costuma ser feita em hospitais-escola, centros responsáveis por tratar inúmeras especialidades médicas e diversas doenças infecciosas, elevando a possibilidade de infecções hospitalares.

Resultado abaixo do esperado

As cirurgias de mamoplastia pelo SUS e mastopexias são feitas por médicos residentes em treinamento, ou seja, que estão colocando em prática agora tudo que aprenderam na teoria. 

Neste caso, as chances do procedimento não alcançar todo o seu potencial de resultado é maior, devido a falta de experiência do médico. 

O ideal é fazer a cirurgia de mamoplastia redutora pelo SUS com um cirurgião experiente. Afinal, quanto mais experiência, melhor é sua técnica cirúrgica e seus resultados.

Pós-operatório nível SUS

Infelizmente, o SUS não oferece um pós-operatório flexível e personalizado. As consultas são em tempos fixos e muitas vezes serão feitas por médicos que nem participaram da cirurgia. 

Se a pessoa precisar tirar dúvidas, tiver intercorrências ou precisar mudar o horário do atendimento terá mais dificuldade, porque terá que passar pelo pronto-socorro.

O ideal é a paciente contar com um canal de contato telefônico direto, pelo qual possa tirar dúvidas simples sem sair de casa, e atendimento prioritário, caso precise comparecer à clínica. 

Tem como fazer mamoplastia redutora e mastopexia pelo convênio?

O convênio cobre mamoplastia redutora e mastopexia se elas forem consideradas cirurgias reparadoras. Ou seja, para casos de tratamento de câncer de mama, deformidades, e dores e desconfortos comprovados causados pelos seios grandes. Porém, o processo é extremamente burocrático e nem sempre há garantia que o plano de saúde cobre mastopexia e mamoplastia. 

Mulher sorrindo segurando a carteirinha do convênio para fazer a cirurgia de redução de mama pela unimed
Saiba em quais casos é possível fazer mamoplastia redutora e mastopexia pelo convênio.

A mamoplastia redutora tem cobertura pela ANS se for nos mesmos critérios da mamoplastia redutora pelo SUS.

Portanto, a única forma de conseguir realizar a mamoplastia pelo convênio é comprovando a sua necessidade para o bem-estar e saúde da mulher.

O processo para a cirurgia de redução de mama pelo plano de saúde é o mesmo utilizado no SUS. Você precisará falar com um cirurgião, fazer exames e, então, receber a liberação médica. Mas, claro, depois de verificar se o procedimento está incluso no seu plano.

Tem como fazer cirurgia de mastopexia e redução de mama pela Unimed?

Tem como fazer cirurgia de redução de mama pela Unimed caso ela seja considerada reparadora. Para isso, é necessário consultar com a operadora essa possibilidade e, principalmente, apresentar uma guia médica liberando e indicando a realização do procedimento. 

O processo é o mesmo para quem quer saber se a intermédica cobre mamoplastia, ou se tem como fazer mastopexia e mamoplastia redutora pelo Bradesco Saúde, convênio Amil e Sulamérica. 

Para confirmar se o plano de saúde cobre a mamoplastia redutora, fale com seu convênio e confira se há a cobertura do seu plano para esse tipo de procedimento!

Desvantagens de fazer mastopexia e mamoplastia pelo plano de saúde!

plano saude cobre mamoplastia redutora
Confira os pontos negativos de fazer mastopexia e mamoplastia redutora pelo plano de saúde.

A mamoplastia pelo plano de saúde consegue ser ainda mais estressante, burocrática e demorada que a mamoplastia redutora pelo SUS. Isso por dois fatores:

Primeiro:

Muitos convênios, mesmo tendo a guia médica para a cirurgia, se recusam a cobrir mamoplastia redutora e mastopexia. Isso porque eles querem fazer a paciente desistir do procedimento.

Portanto, é comum ver algumas pessoas recorrendo aos advogados na esperança de conseguir o atendimento. Porém, além de tornar todo o processo ainda mais estressante, acaba promovendo mais gastos para a paciente e atrasando ainda mais a realização do seu sonho.

Segundo:

Mesmo fazendo mamoplastia pelo plano de saúde, a paciente precisa pagar a cirurgia em algum grau. Este é o caso de quem tem o convênio por coparticipação. Após o procedimento, uma parcela será descontada da folha de pagamento da paciente.

Olhando todos os prós e contras da mamoplastia redutora pelo SUS e pelo Plano de Saúde, será que compensa? É uma boa escolha?

Claro, você pode conseguir sua cirurgia. Mas quanto tempo terá de esperar para isso? E mais, quem garante que o resultado ficará como você espera? 

Talvez seja hora de considerar algumas outras opções…

Mamoplastia redutora pelo SUS e convênio médico VS mamoplastia em clínica particular. Qual é melhor?

Mulher olhando para o lado, pensativa, com a mão no queixo. pensando na mastopexia pelo SUS
Saiba qual opção escolher para ter um resultado de sucesso!

Se você procura uma cirurgia segura, com resultados incríveis, suporte completo e qualidade, então a melhor escolha é a clínica particular. 

Ela entrega muito mais que o sistema público de saúde e os convênios médicos. Veja só:

  • Cirurgiões especializados em Mamoplastia, com ampla experiência e resultados comprovados de sucesso;
  • Cirurgia feita em hospitais direcionados para cirurgia plástica, reduzindo o risco de infecção hospitalar e garantindo uma equipe especializada;
  • O processo é muito mais rápido, em menos de 3 meses você conquista os seios dos seus sonhos;
  • Corrige problemas nas mamas e também deixa a estética mais agradável para a paciente;
  • Apoio completo no pós-operatório, com infraestrutura completa e moderna, e um atendimento personalizado via telefone, o Disk Enfermagem;
  • Atendimento 24h para urgências e emergências;
  • Equipe multidisciplinar com diversos cirurgiões, enfermeiras, fisioterapeutas e anestesistas prontos para te atender.

E muitos outros serviços exclusivos que você não encontra no Sistema Único de Saúde e no convênio médico, mas que fazem a diferença no seu resultado e no seu bem-estar após a cirurgia. 

Você pode comprovar vendo depoimentos de pacientes que já passaram com a clínica no grupo do Facebook: Dream Plastic – Plástica dos Sonhos.

A comunidade já conta com mais de 115 mil mulheres compartilhando experiências, opiniões, dicas, fotos dos resultados e muito mais!

Para fazer parte basta clicar no banner abaixo:

Mamoplastia redutora pelo SUS

Ah, mas é caro fazer mamoplastia redutora em clínica particular

Algumas pessoas querem saber como conseguir uma cirurgia de redução de mama gratuita por acharem que não têm como arcar com o valor da mamoplastia redutora. 

Porém, os tempos estão mudando e, hoje, além da mamoplastia redutora e da mastopexia serem mais acessíveis, você encontra diferentes formas de pagamento, como boleto, cartão de crédito, financiamento, pix…

São diversas opções disponíveis, para você escolher aquela que mais cabe no seu bolso para diminuir o peso enorme dos seios.

Isso torna o preço da mamoplastia muito mais acessível!

Se ainda têm dúvidas, veja quanto custa a redução de mama e faça suas contas. Clique no link!

Ou se preferir, passe em uma consulta aqui na Dream Plastic. 

Somos a maior clínica de cirurgia plástica do Brasil, conhecida por entregar procedimentos de qualidade internacional por valores acessíveis. Não é à toa que somos a mais recomendada entre as mulheres e contamos com o maior histórico de resultados de sucesso comprovados.

Na consulta você pode comprovar tudo isso e, ainda, conferir nossas diferentes formas de pagamento. Temos certeza que uma delas te permitirá realizar seu sonho sem entrar no vermelho!

E tudo com rapidez, facilidade e tranquilidade. Afinal, a realização de um sonho não deve ser um momento estressante, concorda?

Marque sua avaliação agora mesmo clicando no botão do WhatsApp.

Simples, fácil e sem compromisso. Venha nos conhecer!

Esclareça suas dúvidas!

Gostou do artigo sobre Mastopexia e Mamoplastia redutora pelo SUS? Então compartilhe com mais pessoas. Clique nos ícones abaixo!