Cicatriz de mamoplastia: descubra como fica e as melhores dicas para uma boa cicatrização!

cicatriz mamoplastia
Tudo sobre a cicatriz de mamoplastia!

A cicatriz de mamoplastia é algo que te assusta?

Após tomar a decisão de realizar a cirurgia de redução de seios, logo vem a dúvida: “como é o processo de cicatrização?”, não é mesmo?

Em alguns casos, ver fotos do antes e depois da cicatriz da redução de mama é o que falta para encerrar a questão.

Mas vale lembrar que essa questão está longe de ser um grande problema. Pois as mulheres que sofrem com mamas muito grandes sabem que a cirurgia plástica é a única solução para mudar de vida definitivamente.

Livre de dores nas costas, dificuldade para encontrar sutiãs bonitos e, finalmente, resgatar a autoestima que ficou abalada.

Ou seja, pensar na cicatriz é só um pontinho a mais, já que dada a mudança de vida para as mulheres, a cicatriz da mamoplastia redutora se torna um “efeito colateral” de pouca importância.

Somos a Dream Plastic, clínica de cirurgia plástica especializada mais recomendada pelas mulheres, com mais de 15 anos de experiência, e criamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a cicatriz de mamoplastia.

Confira:

Como é a cicatriz de mamoplastia?

As cicatrizes de mamoplastia têm três formatos diferentes. Elas formam um círculo ao redor da aréola e se expandem de maneiras diferentes a partir do centro. A cicatriz pode ter o formato de T invertido, vertical ou periareolar. Tudo depende da avaliação do cirurgião plástico, que identifica qual é a melhor cicatriz de cirurgia de mama para você.

cicatriz redução de mama
Veja os tipos de cicatrizes da redução de mama!

Ah, vale lembrar que esses detalhes técnicos valem para a cicatriz da mamoplastia redutora com silicone ou sem, já que, independentemente da sua cirurgia ser com próteses ou não, as cicatrizes podem ter os mesmos formatos.

Conheça a diferença entre cada uma delas:

Como é a cicatriz de T invertido?

A cicatriz de mamoplastia no formato de T invertido cria um círculo ao redor da aréola e, em seguida, se expande a partir do centro da mama em uma linha vertical, formando um T invertido.

t invertido
Conheça a cicatriz mais realizada na mamoplastia!

Essa é a cicatriz mais realizada na mamoplastia redutora, porque é a que permite retirar uma maior quantidade de tecido gorduroso e pele flácida.

Portanto, o cirurgião plástico ganha flexibilidade para deixar os seios menores, dando um formato bonito às mamas.

Para você ter uma ideia, a cicatriz em T é feita em cerca de 90% das cirurgias de redução de mama.

Mas, claro, esse tipo de incisão é indicado para mulheres com seios realmente grandes, e que querem deixá-los consideravelmente menores e levantados.

Se esse não é o seu caso, existem outras opções.

Como fica a cicatriz periareolar?

A cicatriz periareolar cria uma linha somente ao redor da aréola, na linha de transição entre a cor de pele. Esse tipo de cicatriz tem uma grande vantagem: é a mais discreta. Mas, a sua indicação é bem específica, apenas mulheres com “pouca” quantidade de tecido gorduroso e flacidez podem fazê-la.

cicatriz cirurgia de mama
Se você não necessita de grandes mudanças, precisa conhecer a cicatriz periareolar.

Um detalhe interessante, ainda que triste, é que existem poucos cirurgiões plásticos especializados na cicatriz periareolar para cirurgia de mama. E esse é um tipo de incisão que requer muita experiência.

Primeiro, para fazer a indicação correta, e não ter arrependimentos. Segundo, para realizar a técnica.

Se você acredita que a incisão periareolar é para você, vale a pena se empenhar e encontrar um cirurgião plástico habilidoso nessa técnica.

Como resultado, a sua cicatriz ficará praticamente imperceptível.

Quais os detalhes da incisão em formato vertical?

A cicatriz de mamoplastia vertical tem o formato semelhante ao T invertido. Ela forma um círculo na aréola e se expande a partir do centro formando a linha vertical. Entretanto, essa opção não é muito utilizada. Porque ela permite retirar “pouco” tecido gorduroso e é bem mais extensa e visível do que a incisão periareolar (que possui objetivos semelhantes).

mamoplastia redutora protese cicatriz
O formato de incisão vertical tem algumas desvantagens.

Portanto, o cirurgião plástico não ganha muita flexibilidade para modelar os seios. Por esses motivos, a incisão do tipo vertical não tem muitas vantagens.

Como é o processo de cicatrização da mamoplastia?

O processo de cicatrização da mamoplastia acontece da seguinte forma:

  • Homeostase: a reação do próprio organismo para cessar o sangramento.
  • Fase inflamatória: momento em que o corpo criará substâncias para destruir bactérias, como pus, por exemplo, e dura, em média, de 1 a 4 dias.
  • Fase proliferativa: momento de produção de colágeno pelo corpo, que dura, em média, 24 dias.
  • Maturação da cicatriz: momento em que o organismo tem a tarefa de fortalecer a região da cicatriz, que dura, em média, de 18 a 24 meses.

Quais as fases da cicatriz de mamoplastia?

As fases da cicatriz de mamoplastia costumam ser:

  • Nos primeiros dois meses a incisão tem a tonalidade avermelhada, lembrando a um tipo de inflamação. Depois, o vermelho fica mais claro e as linhas ficam grossas.
  • Após mais ou menos quatro meses a vermelhidão passa e a incisão pode se tornar escura.
  • Sete meses depois, a cicatriz está em um processo de amadurecimento e com um ano fica mais discreta e próxima do tom de pele da paciente.

Apesar de cada organismo reagir de uma forma, é possível prever como fica a cicatriz da mamoplastia com o passar dos dias. Isso porque leva algum tempo para o organismo se recuperar da cirurgia, assim como da incisão.

Aqui é importante ressaltar que a cicatriz da mamoplastia não vai sumir. Com o passar do tempo ela fica mais clara e pode até se tornar imperceptível, mas sempre haverá uma marquinha representando a cirurgia.

O amadurecimento completo da cicatriz de mamoplastia, acontece entre 1 e 2 anos após a cirurgia. Isso cumprindo as orientações de pós-operatório da redução de seios rigorosamente, para diminuir as chances de imprevistos.

A pomada para a cicatriz da mamoplastia funciona?

Pomada para cicatriz da mamoplastia não funciona para acelerar o processo de cicatrização E é importante que você não utilize nenhuma pomada para cicatriz de mamoplastia sem a autorização do seu médico. Ele só receita algum produto, caso ocorra um problema na sua cicatrização, ou seja, caso ela fique diferente do esperado.

pomada cicatriz cirurgia mama
Conheça as recomendações sobre a pomada para cicatriz de mamoplastia.

Logo após a cirurgia, é normal ficarmos ansiosas para ver o resultado final. Com seios menores e perfeitos para usar em qualquer tipo de roupa. E é nessa fase que as buscas por pomadas para usar na cicatriz da cirurgia de mama começam. Pois logo queremos deixá-las mais claras, acelerando as fases da mamoplastia.

Primeiramente, é importante desvendar esse mito. Porque não há NADA que você possa fazer para acelerar esse processo. O certo a se fazer é esperar a cicatriz amadurecer naturalmente, deixando o organismo se recuperar no seu próprio tempo.

Se a sua genética é boa para a cicatrização, você terá uma evolução ótima apenas não forçando os pontos da cirurgia e seguindo as orientações de pós-operatório.

Onde encontrar fotos do antes e depois da cicatriz de mamoplastia redutora?

Encontrar fotos do antes e depois da cicatriz de mamoplastia redutora pode ser um verdadeiro desafio, já que clínicas não estão autorizadas a compartilhar os resultados de suas pacientes e são raros os casos em que mulheres se sentem à vontade para expor seus corpos dessa forma.

cicatriz mamoplastia fotos antes depois
O antes e depois da cicatriz é influenciado pela genética da paciente.

Ah, falando em ansiedade por ver resultados, você já deve ter pensado em como seria bom encontrar um lugar com fotos do antes e depois da cicatriz da redução de mama.

O problema é que muitas mulheres se sentem inseguras para postar esse tipo de imagem na internet. E com razão, certo?

Pensando nisso, há alguns anos atrás a Dream Plastic criou um grupo fechado de cirurgia plástica no facebook.

Hoje, ele já conta com mais de 100 mil mulheres, compartilhando dicas, histórias e fotos da cicatriz de mamoplastia antes e depois do resultado.

Para garantir a segurança do grupo e essas histórias não caírem em mãos erradas (perfis fakes e homens), nós fazemos uma monitoria e barramos  certos tipos de contas.

Quer garantir a sua aprovação? Basta responder as perguntas no envio da solicitação, o seu perfil será checado e a sua participação aceita.

Confira o passo a passo logo abaixo:

Passo a passo para ver o antes e depois da cicatriz da redução de mama

cicatriz redução mama fotos
Faça parte do maior grupo de cirurgia plástica com pacientes do Brasil!
  1. Clique no banner abaixo
  2. Em seguida, clique em “Participar do Grupo”
  3. Responda as 3 perguntas (obrigatoriamente)
  4. Envie a sua solicitação

Depois, é só esperar a aprovação.

Ah, pode demorar um pouquinho, porque recebemos muitos pedidos e precisamos verificar cada conta.

Tudo para manter a sua segurança. ❤️

Pronta para fazer parte do MAIOR grupo com pacientes de cirurgia plástica? Comece clicando no botão abaixo:

Cicatriz de Mamoplastia

Quando acontecem pontos abertos na cicatriz de mamoplastia redutora?

Pontos abertos, ou deiscência, na mamoplastia, ocorrem em alguns casos. Mas, felizmente, é uma situação que pode ser evitada durante a recuperação, porque raramente se trata de um erro médico. Na maioria das vezes, os pontos abrem na cicatriz da mamoplastia por conta de esforço físico, por exemplo, ao carregar filhos no colo.

Entenda melhor nas orientações de como evitar esse tipo de complicação:

  • Pessoas com diabetes têm mais dificuldades na cicatrização, o que influencia na abertura dos pontos. O recomendado é controlar o nível glicêmico e mantê-lo abaixo de 100 mg/dL.
  • Fumar enfraquece a cicatrização, por isso é indicado fazer uma pausa nesse hábito alguns dias antes e depois da cirurgia.
  • Realizar esforço físico ou movimentos bruscos, é proibido por algum tempo. Saiba mais no nosso conteúdo de pós-operatório da mamoplastia redutora.

É comum a rejeição de pontos internos na mamoplastia redutora?

A expulsão dos pontos internos na mamoplastia redutora é algo comum. Afinal, após a cirurgia o corpo está se acostumando com as mudanças que foram feitas. E, durante esse processo, o organismo pode enxergar os pontos internos da mamoplastia como um “corpo estranho”. Quando isso acontece, a sua primeira reação é tentar expulsá-los.

expulsao pontos internos mamoplastia
Entenda melhor o que significa a rejeição de pontos internos.

Essa reação ocorre em muitos casos, mas só deve ser uma preocupação caso aconteça após cerca de 12 meses da cirurgia. Nesse caso, é recomendado buscar ajuda médica.

Ah, o aspecto dos pontos nesse período é de inflamação.

Por isso, muitas mulheres não esperam pela expulsão, e acreditam se tratar de pontos inflamados.

Quais são os cuidados com a cicatriz de mamoplastia?

Os principais cuidados com a cicatriz de mamoplastia são:

  • Não se exponha ao sol em até 30 dias após a mamoplastia
  • Exposição solar direto na cicatriz, somente após seu amadurecimento final, depois de cerca de 2 anos.
  • Não fume nos 15 dias anteriores à cirurgia e aguarde, no mínimo, um mês para retornar com o hábito.

O fumo passivo também pode prejudicar a sua cicatriz, deixando-a escura, com o tempo de amadurecimento prolongado e riscos maiores dos pontos abrirem.

Isso acontece porque a fumaça afeta o transporte de nutrientes e do oxigênio que ajudam a deixar a cicatriz discreta.

Portanto, pare de fumar algumas semanas antes da mamoplastia redutora e volte, no mínimo, depois de 1 mês da cirurgia.

É normal ter queloide na cicatriz da mamoplastia redutora?

Em relação a cicatriz de mamoplastia redutora, um dos maiores receios das pacientes é gerar queloide ou uma cicatriz hipertrófica. Isso acontece quando a produção de nutrientes, como o colágeno, ocorre de forma exagerada. Então a cicatriz ganha um alto relevo.

mamoplastia queloide
Cicatriz queloide.

No caso da cicatriz hipertrófica, o relevo cresce por cima da cicatriz, enquanto no quelóide, ele pode se estender além dos limites dessa marca. E você pode saber mais sobre esse tipo de cicatriz clicando no link!

cicatriz hipertrofica mamoplastia
Cicatriz hipertrófica.

Primeiramente, é importante explicar que o quelóide na cirurgia de mama é uma questão puramente genética. Clicando no link, você acessa um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de cicatriz.

Dicas para tratar queloide e cicatriz hipertrófica após a redução de mama

Caso aconteça de você ter um quelóide ou uma cicatriz hipertrófica na mamoplastia redutora, mantenha a calma, pois existem tratamentos. A primeira coisa a se fazer é remover essa falha na cicatrização. Depois, podem ser solicitados:

  • O uso da fita de silicone, na qual é criada uma barreira para conter o crescimento do alto relevo. Esse método também é usado como preventivo, caso você saiba que tem tendência a ter queloide.
  • A aplicação de corticoides, injeções de anti-inflamatórios, pode ser usada no tratamento. São muito úteis para diminuir a dor na cicatriz de mamoplastia, gerada pelo queloide, e reduzir a intensidade da cicatrização.
  • Em último caso, é indicado um tratamento mais invasivo, chamado de betaterapia. Nele, são realizadas cerca de 10 sessões, em que uma placa radioativa emite raios betas na região da cicatriz.

Saiba mais sobre os riscos da cirurgia de mama! Clique no link.

Tatuagem para cobrir a cicatriz de mamoplastia

Agora, se você realmente NÃO quer a marca da cicatriz nas suas mamas, seja ela em T invertido ou não, há a opção de fazer uma tatuagem artística por cima da cicatriz da mamoplastia.

Nesta, você pode escolher qualquer tipo de desenho que cubra toda a extensão da incisão. Como na ilustração abaixo:

tatuagem cicatriz mamoplastia
Dica de tatuagem para cobrir a cicatriz de cirurgia plástica nas mamas.

Mas, se uma tatuagem artística para cobrir a cicatriz de mamoplastia não é muito a sua cara, procure se informar sobre a Dermopigmentação.

Esta técnica usa uma espécie de tinta da cor da pele para cobrir a marca da incisão e deixá-la imperceptível.

É uma opção bem útil, usada para cobrir cicatrizes de cirurgia plástica e até estrias.

Como ter uma cicatrização tranquila na redução de mama?

Se você decidiu fazer uma redução de mama, independentemente de como ficam as cicatrizes, é porque entendeu que a cirurgia plástica é a ÚNICA solução para o seu incômodo. 

cicatriz mamoplastia cuidados
Descubra como conquistar uma cicatrização tranquila!

Mas, além disso, é importante fazer a escolha certa para a sua mamoplastia redutora ser SEGURA e as cicatrizes ficarem lindas e discretas.

Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Leia tudo, escreva num papel ou deixe salvo no celular.

Para a sua cirurgia plástica ser um sucesso, você PRECISA:

Escolher um Cirurgião Plástico Especialista

O cirurgião plástico especialista é o mais experiente, e o único com autorização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para operar.

Ele tem a bagagem necessária para evitar as complicações que podem ocorrer na cicatriz de mamoplastia e também de tratá-las caso algum imprevisto aconteça.

Por isso, peça sempre o currículo do médico e faça uma pesquisa no site da SBCP para ver se ele é certificado.

Certificar-se de que a estrutura de pós-operatório é completa

Esse é um dos principais diferenciais que contam para uma cicatrização de redução de mama tranquila. Pois é na fase de pós-operatório, na qual as medidas para proteger a cicatriz são tomadas.

Por exemplo, evitando a exposição solar, tabagismo e a abertura de pontos. Aliás, todos esses fatores já foram comentados nesse texto!

Aqui vamos te dar o exemplo da estrutura da Dream Plastic, porque ela é usada como referência em cuidados de pós-operatório no Brasil.

Afinal, temos mais de 16 anos de experiência, e realizamos cerca de 2000 consultas de recuperação por mês. Olha só:

  • Entregamos as orientações e cuidados com a cicatriz de mamoplastia por escrito, para evitar esquecimentos.
  • Temos uma equipe multidisciplinar, com Cirurgiões Plásticos, Fisioterapeutas e Enfermeiras para te auxiliar.
  • Utilizamos materiais de 1º linha, todos registrados na ANVISA.
  • Contamos com um moderno sistema de esterilização de materiais de curativos, com controle biológico rigoroso.
  • Temos um serviço de atendimento por telefone direto com a equipe de enfermagem, para esclarecer dúvidas a qualquer momento.

Ao escolher a sua Clínica de Cirurgia Plástica, é só levar esses itens em consideração. Tenha em mente que eles são necessários para uma cicatriz de redução de mama sem defeitos.

Dê o primeiro passo para conquistar uma cicatriz de mamoplastia discreta

cicatriz mamoplastia silicone
Faça uma mamoplastia redutora e ganhe uma vida mais leve!

Se você leu este texto até o final, tenho certeza que esclareceu muitas dúvidas sobre a cicatriz de redução de mama.

Agora, você já conhece o formato em T invertido, as fases da incisão, tatuagem para cobrir a cicatriz e onde encontrar fotos incríveis de antes e depois.

O primeiro passo para conquistar uma cicatriz linda, diminuindo o tamanho dos seios, é marcar uma consulta de avaliação.

Converse com nossos Cirurgiões Plásticos Especialistas, receba uma indicação médica e o orçamento da sua cirurgia.

É só clicar no botão do Whatsapp no topo da tela. Te esperamos na Dream. ❤️

Gostou do artigo sobre Cicatriz de Mamoplastia? Ajude mais pessoas com esse conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!