Contratura Capsular: como afeta o Resultado da Prótese de Silicone?


o que é contratura

 

O que é contratura capsular no implante de silicone?

Existem algumas preocupações que rodam as mulheres antes e até depois de terem colocado silicone. Uma delas é a contratura capsular na mama.

O nome pode até parecer diferente e estranho, mas com certeza você deve se lembrar do caso da Valeska Popozuda. A cantora, depois de 5 anos com o seu implante de silicone, teve que retirá-lo e refazer a cirurgia.

Mas afinal, por que acontece a contratura capsular?

Conheça a explicação dos cirurgiões plásticos da Dream Plastic sobre contratura capsular. Veja como identificar os sintomas e qual é o tratamento indicado para esses casos.

 

O que é contratura?

 

contratura capsular

 

A contratura capsular é uma das complicações mais possíveis de acontecer após a cirurgia de mamoplastia de aumento.

Isto porque toda vez que o organismo detecta algum corpo estranho – sejam pinos, implantes dentários, marca-passos ou próteses de mama –, a sua reação natural é tentar expulsá-lo ou absorvê-lo.

A contratura capsular no silicone acontece justamente porque o organismo cria uma película em torno do implante a fim de isolá-lo do restante do corpo, já que não há como expelir a prótese.

Contudo, essa película tem uma função importante que poucas pacientes conhecem. Ela é responsável por fixar a prótese na mama e deixar o resultado mais consistente.

Uma ação comum de defesa do sistema imunológico, que vai acontecer em qualquer mulher que colocar silicone nos seios. Em geral, após ter passado 1 mês da cirurgia.

Porém, quando o organismo exagera nessa proteção, a mama fica dolorida, rígida e até perde o seu formato inicial. E assim ocorre a contratura capsular na prótese de silicone, também chamada de encapsulamento ou rejeição.

A cápsula, ou película, é geralmente formada por um tecido fibroso, que pode se tornar mais rígido com o passar do tempo.

 

Quer conversar com mulheres que colocaram prótese de silicone nas mamas? Participe de um grupo exclusivo no Facebook e conheça um pouco mais sobre as experiências daquelas que já fizeram uma mamoplastia de aumento na Clínica Dream Plastic, em São Paulo. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

A contratura capsular no silicone acontece com frequência?

 

Atualmente, para as marcas mais avançadas que utilizam a tecnologia de micro texturização, é registrado um índice de apenas 0.5% de rejeição.

Muito diferente dos 50% alcançados pelas próteses de textura lisa. Por isso que é tão importante escolher bem uma marca de silicone, avaliando sempre a sua tecnologia.

Também é preciso ter em mente que não há um prazo específico para ocorrer a contratura capsular na mama. Já que é uma reação do organismo e dependerá de pessoa para pessoa.

Ela pode ocorrer durante o período de pós-operatório, após meses, anos ou simplesmente nunca ocorrer.

 

Contratura capsular: sintomas para você ficar atenta!

 

contratura capsular sintomas

 

De modo geral, quando a contratura capsular na mama acontece, os sintomas são leves e quase não são percebidos. Começam a ser reparados com pequenos incômodos nos seios.

Quando o grau começar a se elevar, então os sintomas de contratura capsular são:

  • Endurecimento da mama
  • Assimetria, ou seja, tamanho diferente entre os seios
  • Ondulamentos pequenos e visíveis na superfície da prótese
  • Dor na região

 

Se a contratura capsular estiver muito elevada pode até gerar o rompimento do implante e o vazamento de silicone.

Lembrando que os sintomas de contratura capsular de prótese silicone quase sempre se manifestam apenas em uma mama.

 

Fotos contratura capsular: mama é examinada por exames

 

Nem sempre os sintomas da contratura capsular na mama serão tão evidentes. Então como saber se houve uma rejeição da prótese?

O diagnóstico da contratura capsular é feito, principalmente, por meio de exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Por isso é importante fazer os exames de rotina anualmente, pois caso haja algum problema com a prótese o médico vai conseguir identificar.

 

Não confunda contratura capsular com Síndrome Asia

 

Ao contrário da contratura capsular, a Síndrome Asia não é causada especificamente pelo silicone.

Ela ocorre como uma reação do organismo à algum corpo estranho. Ao invés de absorvê-lo, como acontece naturalmente, ele vai tentar expulsá-lo. E nesse processo, o corpo vai sofrendo com as reações do organismo.

Pensando assim parece contratura, porém a Síndrome Asia tem 3 grandes diferenças:

  • Ela pode ser causada por qualquer corpo estranho, como: vacina, silicone, shampoos, alumínio, esteroides, entre outros.
  • Os seus sintomas englobam todo o corpo, não apenas a região dos seios. Causando dor de cabeça, fraqueza muscular, perda de cabelo, entre outros.
  • É mais difícil de fazer o seu diagnóstico. Devido aos seus sintomas comuns em diversas doenças, como depressão e fibromialgia. E, também, por ser uma doença com pouca informação e extremamente rara.

Só por isso já é possível perceber que a Síndrome Asia e a Contratura são bem diferentes.

Mas se você quiser, pode conhecer mais dessa doença aqui mesmo, no blog da Dream. Fizemos um post exclusivo. Você pode entender melhor sobre a Síndrome Asia clicando aqui!

Tratamento para contratura capsular em silicone

 

fotos contratura capsular mama

 

O médico vai avaliar se há um grande grau de contratura na prótese da paciente. Se for necessário, ele indicará a retirada do implante, juntamente com a película contraída.

Em seguida, uma nova prótese será implantada no lugar. Entretanto, em algumas pacientes, essa recolocação do implante de silicone não será feita de imediato.

Mas isso só acontece quando a mama está inflamada, saindo secreção. Nesse caso, o médico vai recomendar que a paciente aguarde de três a seis meses para realizar um novo procedimento de colocação do silicone.

Algumas marcas de prótese de silicone oferecem garantias caso aconteça rejeição do implante pelo organismo. Por isso, escolha somente uma marca que te dê assistência necessária, assim você não terá uma despesa extra com um novo implante.

Os casos mais leves de contratura podem ser tratados com uma medicação, que vai ajudar a reverter esse processo.

 

Como evitar que a contratura capsular aconteça?

 

Para evitar que a contratura capsular aconteça depois do implante de silicone, é importante ter certeza que a prótese é liberada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

E, periodicamente, consultar o cirurgião plástico que realizou a mamoplastia, solicitando exames de rotina e acompanhando qualquer alteração no aspecto das mamas.

É importante que, antes de fazer seu implante de silicone nas mamas, você procure por um cirurgião plástico que seja credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim, você pode realizar o procedimento com um profissional completamente preparado.

Ter seios firmes, volumosos e perfeitamente simétricos é o sonho de muitas mulheres.

E, para aquelas que não nasceram com essa sorte toda, o implante de próteses de silicone dá conta do recado há mais de 50 anos.

Quer fazer sua mamoplastia de aumento? Conte com a Dream Plastic e nossos cirurgiões plásticos especializados que te garantem confiança e segurança em qualquer procedimento!

 

marque consulta contratura capsular

 

Gostou do artigo sobre contratura capsular? Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue!

Compartilhe no Facebook

 

Este post foi inicialmente publicado em 11 de maio de 2015. Foi atualizado em 27 de setembro de 2017.


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!