Contratura Capsular: descubra o que é, quais são os sintomas e como tratar uma prótese encapsulada.


contratura capsular
Confira o que especialistas revelam sobre a Contratura Capsular!

 

Quem colocou ou está pensando em turbinar os seios, já deve ter se deparado com o termo contratura capsular.

 

Muitos falam que esse é um dos principais riscos da Mamoplastia de Aumento.

 

Mas, afinal, o que é contratura? Ter minha prótese encapsulada é perigoso?

 

Para esclarecer essas dúvidas e indicar os principais sintomas e tratamentos para quem sofre com silicone encapsulado, nós preparamos este conteúdo exclusivo!

 

Aqui você vai saber:

 

 

 

Tudo isso revisado pelo time de cirurgiões plásticos especialistas da Dream Plastic, uma clínica com mais de 15 anos de história e responsável por realizar mais de 40 mil sonhos. Ou seja, são informações que você pode confiar!

 

O que é contratura capsular?

 

A contratura capsular é quando o organismo exagera na criação da cápsula ao redor da prótese de silicone, com o objetivo de isolá-la do restante do corpo. Apesar de ser um processo natural e esperado, que funciona como uma reação de proteção, quando ele ocorre de forma muito intensa resulta na complicação também conhecida como prótese encapsulada.

 

que e contratura
Na imagem, é possível ver a deformidade causada pela encapsulamento do implante.

 

No geral, toda vez que o organismo detecta algum corpo estranho – sejam pinos, implantes dentários, marca-passos ou próteses de mama –, a sua reação natural é tentar expulsá-lo ou absorvê-lo.

 

E, já que não é possível expelir ou absorver a prótese, o nosso corpo cria essa película conhecida como contratura capsular na mama.

 

Ou seja, a contratura no silicone é uma ação comum de defesa do sistema imunológico, que acontece em qualquer mulher ao colocar silicone nos seios.

 

IMPORTANTE

Poucas mulheres sabem, mas esse encapsulamento da prótese mamária, nas devidas proporções, tem uma função importantíssima: fixar a prótese na mama e deixar o resultado mais consistente.

 

O encapsulamento do silicone esperado, responsável por “enraizar” a prótese no tecido, leva em torno de 4 meses para ocorrer.

 

Por esse motivo, é comum que a liberação para exercícios de membros superiores demore um pouco mais para acontecer.

 

Mas fique tranquila, na maioria dos casos, a cápsula fibrosa da prótese silicone se forma na medida exata, só para fixar o implante.

 

Quando a prótese encapsulada se torna um problema?

 

A prótese encapsulada se torna um problema quando a cápsula formada pelo organismo se dá numa intensidade muito maior do que deveria. Isso deixa a região endurecida e altera o formato da prótese de forma visível a olho nu. Apesar de ser considerado um risco, o encapsulamento de prótese mamária NÃO tem nenhuma gravidade e não oferece perigo à saúde da paciente.

 

protese encapsulada
Sem exageros, a fibrose capsular não causa nenhum incômodo.

 

Mas essa é uma situação que causa desconforto e pode afetar o seu resultado. Por isso, o ideal é buscar pelo tratamento (vamos falar sobre isso mais abaixo).

 

De acordo com artigo publicado pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, além da reação exagerada do organismo, outros fatores podem estar relacionados com a contratura da prótese de silicone, como:

 

  • Traumas
  • Hematomas
  • Infecção
  • Vazamento de silicone

 

Quais os sintomas de contratura capsular?

 

De modo geral, na contratura capsular na mama, sintomas são leves e quase imperceptíveis. Começam a ser reparados com pequenos incômodos nos seios. Porém, os sintomas de contratura capsular na prótese silicone podem ficar mais fortes, sendo caracterizados por:

 

  • Enrijecimento da mama
  • Assimetria, ou seja, tamanho diferente entre os seios
  • Ondulamentos pequenos e visíveis na superfície da prótese
  • Dor na região

 

encapsulamento protese silicone sintomas
Normalmente, os sintomas de contratura do silicone são leves.

 

Muitas mulheres relatam pontadas na mama após Mamoplastia e acreditam que isso é sintoma.

 

Algumas chegam a ser mais específicas, dizendo que estão com contratura capsular submuscular ou uma contratura muscular de silicone.

 

O que não é verdade. Não tem como confirmar o diagnóstico após sentir pontadas na mama, é preciso passar por avaliação médica e fazer exames.

 

Porém, se ao ter contratura capsular, sintomas estiverem muito intensos, saiba que isso pode até gerar o rompimento do implante em casos mais extremos.

 

É importante ressaltar que os sintomas de contratura silicone quase sempre se manifestam apenas em uma mama.

 

Raramente há casos de mulheres que relatam, por exemplo, a sensação da prótese de silicone endurecida nas duas mamas ao mesmo tempo.

 

E, independente de quais os sintomas de contratura capsular você está tendo, quando eles ocorrem, podem ser classificados em diferentes níveis, conforme veremos abaixo.

 

Diagnóstico da Contratura Capsular na Mama

 

O diagnóstico da contratura capsular é feito, principalmente, por meio de exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

 

Por isso é importante fazer os exames de rotina ginecológicos anualmente, pois caso haja problemas com as próteses mamárias, o médico consegue identificar.

 

contratura capsular sintomas mamografia
Exames de imagem, como Ultrassom e Mamografia, são essenciais para comprovar o diagnóstico.

 

É, claro que, normalmente, a própria paciente relata alguns sintomas de contratura capsular. E, ao passar no médico, ele acaba indicando os exames.

 

Normalmente, o próprio médico que faz o exame e assina o laudo, também indica o grau da contratura.

 

Isso porque, ao constatar a contratura capsular na mama, ela é classificada por meio de uma escala com 4 níveis, conhecida como Baker.

 

Essa metodologia de classificação indica o nível de intensidade da contratura que, segundo a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, pode ser:

 

  • Grau I: mama macia, como se não tivesse prótese.

 

  • Grau II: o seio fica minimamente endurecido e a prótese continua palpável.

 

  • Grau III: nível moderado, a impressão é que a mama fica mais endurecida e apresenta certa assimetria.

 

  • Grau IV: contratura grave, o peito fica bem endurecido, dolorido e com uma distorção bem mais visível.

 

Como tratar contratura capsular da prótese de silicone?

 

O tratamento varia de acordo com o grau da contratura na prótese de silicone. Sintomas mais suaves podem ser tratados de forma clínica, com medicamentos do tipo corticoides. Essa abordagem primária tem o objetivo de acalmar o sistema imunológico, fazendo com que ele reduza a formação da fibrose capsular.

 

contratura capsular prótese silicone tratamento
Em níveis leves, o tratamento é feito com medicamento.

 

Muitas vezes, essa ação acaba resolvendo e não é preciso fazer mais nada.

 

Porém, quando o silicone encapsula de forma mais intensa, é necessário um tratamento cirúrgico.

 

  • O cirurgião plástico retira o silicone encapsulado.

 

  • Em seguida, ele limpa todo o encapsulamento do silicone. Quase sempre, ele retira a prótese em bloco, ou seja, o implante junto com a cápsula. Exceto quando ela está enraizada nos tecidos adjacentes, o que pode dificultar fazer dessa forma. Neste caso, ele retira por partes.

 

  • Depois, o médico faz uma lavagem interna da mama.

 

  • E, normalmente, em seguida, ele fecha a incisão sem colocar o implante novamente.

 

No geral, a paciente fica sem prótese por cerca de 6 meses, pois isso reduz a possibilidade de desenvolver contratura novamente. Mas há casos em que o cirurgião plástico faz a limpeza e coloca a prótese na mesma hora.

 

No período que a paciente fica sem as próteses, ela normalmente deve tomar o corticoide indicado pelo médico para acalmar o seu sistema imunológico.

 

Depois, com as novas próteses fornecidas pelo fabricante, ela faz uma nova Mamoplastia de Aumento.

 

Após esse processo, é extremamente raro que a paciente desenvolva uma nova contratura da prótese.

 

IMPORTANTE

Normalmente, a contratura é unilateral, ou seja, ocorre em apenas uma mama. Porém, no caso do tratamento cirúrgico, a paciente pode conversar com o cirurgião e combinar de retirar as duas próteses, já ela deverá ficar sem elas por, pelo menos, 6 meses.

 

Aqui na Dream Plastic, nós já realizamos mais de 20 mil cirurgias de próteses de silicone, e nunca tivemos um caso de paciente com contratura capsular nas duas mamas ou que teve o problema mais de uma vez.

 

Garantia de Contratura Capsular

 

Os fabricantes de implantes oferecem garantia em caso de contratura e até ruptura da prótese de silicone. A cobertura varia, tem de 5 anos, de 10 anos e até vitalícia.

 

Vale lembrar, que se a paciente desenvolver a contratura capsular, não significa que a prótese deu defeito. Apesar disso,  muitas marcas oferecem garantia.

 

contratura capsular imagens contrato
As marcas de próteses de silicone oferecem garantia no caso de contratura.

 

Esse é apenas um benefício da marca ou importadora da prótese para a paciente.

 

No geral, as marcas fazem isso nos casos de contratura capsular de grau Baker III e IV. Já que, nos casos de prótese de silicone encapsulada com sintomas leves de grau I ou II não é necessário trocar o implante.

 

Saiba mais sobre qual a validade da prótese de silicone aqui!

 

É claro que para obter um novo par de silicones pela garantia do fabricante, é preciso comprovar a contratura capsular com imagens.

 

Isso não significa que você precisa mostrar fotos de contratura capsular na mama, mas sim apresentar exames de imagem, como Ultrassom e Mamografia, que comprovem a contratura e indiquem o grau Baker do seu caso.

 

Com a documentação em mãos, a empresa avalia e fornece um novo par de implantes e, claro, do mesmo tamanho que você adquiriu anteriormente.

 

Trocando a prótese encapsulada!

 

Além de não ser um defeito, a contratura capsular na prótese de silicone também não é um erro médico, já que essa é uma reação do próprio organismo.

 

Por isso, apesar da paciente receber outro implante do fabricante, ela deverá arcar com os custos médicos e hospitalares.

 

contratura silicone mulher lendo contrato
Silicone encapsulado não é um erro médico ou defeito da prótese mamária.

 

Exclusivamente, no caso da Dream Plastic, as nossas pacientes têm uma vantagem garantida em contrato.

 

Nós temos uma garantia em casos de contratura e rompimento de até 2 anos, na qual a paciente não precisa pagar pelos honorários médicos ou da clínica.

 

No caso da paciente desenvolver contratura capsular nesse período, só será cobrada uma taxa em relação à anestesia e ao hospital, que inclusive é menor do que a cobrada normalmente.

 

Já que, devido aos anos de parceria, a Dream Plastic consegue negociar esse valor, e o desconto é repassado para paciente. No geral, o custo fica em torno de 15% do valor pago na primeira cirurgia.

 

É possível evitar a contratura no silicone?

 

Infelizmente, não é possível evitar ou prever a contratura no silicone. Isso é uma reação do organismo de cada pessoa.

 

No máximo, o que o cirurgião plástico pode fazer é alertar que isso, eventualmente, pode acontecer.

 

Embora a chance da paciente ficar com o silicone encapsulado seja bem baixa.  E, caso aconteça, não oferece risco a sua saúde.  É uma condição perfeitamente tratável.

 

contratura capsular mama
Só coloque prótese de silicone se ela for aprovada pela ANVISA

 

O que você pode e deve é minimizar os riscos disso acontecer ao escolher uma prótese de silicone de boa qualidade, liberada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Além disso, mantenha a sua rotina de exames ginecológicos em dia. Sendo que, para mulheres com implante mamário, eles devem ser feitos anualmente.

 

E, claro, escolha uma clínica que, além de oferecer suporte completo do pré ao pós-operatório, ofereça garantia nesses casos. Essa é uma segurança a mais, que apenas as clínicas mais estruturadas do Brasil são capazes de oferecer.

 

Porque você não deve se preocupar com a contratura capsular?

 

Apesar de a contratura capsular ser o principal risco da Mamoplastia de Aumento, as chances disso acontecer são inferiores a 1% nos caso da prótese microtexturizada. Na Dream Plastic, esse número é ainda menor, fica em torno de 0,5%.

 

Mas isso só é possível graças a nossa seleção de próteses de primeira linha e, claro, à ampla experiência da clínica que realiza cerca de 1.000 implantes mamários todos os anos.

 

encapsulamento prótese mamária risco baixo
O risco de ter encapsulamento silicone na Dream Plastic é menor que 0,5 %

 

O que reflete numa equipe mais bem preparada de cirurgiões, anestesistas, enfermagem e até fisioterapia.

 

Isso também nos permite criar protocolos mais eficazes para minimizar todos os riscos da prótese de silicone. E, quando isso acontece, nós conseguimos tratar de forma mais rápida.

 

A chance de ter o silicone encapsulado é mínima

 

Atualmente, as chances do encapsulamento de prótese mamária ocorrer também são menores devido à tecnologia aplicada aos implantes. Mais precisamente do material que reveste os implantes.

 

contratura capsular mama revestimento protese
Devido a tecnologia aplicada, o índice de contratura capsular é baixíssimo.

 

No começo, as próteses tinham um revestimento liso, mas isso resultava num índice de contratura muito alto.

 

A tecnologia evoluiu e passamos a ter a prótese texturizada, o que diminuiu um pouco a incidência do problema.

 

Porém, apenas com o surgimento da prótese de silicone microtexturizada foi possível chegar a uma taxa de contratura menor que 1%.

 

A prótese de silicone de poliuretano também tem esse índice baixo de contratura capsular.

 

Conheça qual a melhor marca de prótese de silicone aqui!

 

Agora que você já sabe o que é contratura capsular e conhece todos os detalhes importantes de quando ocorre o encapsulamento da prótese silicone, sintomas, cuidados e até como tratar, já deu para perceber que o risco de você ter a prótese encapsulada é pequeno.

 

Mas caso isso aconteça, o melhor é contar com uma clínica bem estruturada e que ofereça um suporte nessas situações.

 

Essa é uma segurança que você pode ter com a Dream Plastic.

 

Então o que está esperando? Agende a sua consulta agora e garanta horário com um dos cirurgiões plásticos mais experientes do Brasil.

 

Você pode fazer isso até por whatsapp, é só clicar no ícone acima!

 

 

Gostou do artigo sobre contratura capsular? Ajude mais pessoas com esse conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA! 

 

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!