Prótese de poliuretano ou texturizada? Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar esses implantes


Prótese de poliuretano
Conheça os benefícios de usar esse tipo de implante.

 

Prótese de poliuretano, implante liso ou texturizado… Você sabia que existe mais de uma opção de próteses de silicone?

 

Apesar de algumas mulheres se questionarem sobre a composição do silicone, o material é muito seguro!

 

Para quem sonha em dar aquela turbinada nos seios essas questões são fundamentais. Isso porque precisamos conhecer cada detalhe da Cirurgia de Mamoplastia de Aumento, antes de realizá-la.

 

Além disso, vamos te explicar como fazer uma avaliação de qualidade da prótese de silicone e quando optar pela prótese de poliuretano. Você também vai conferir…

 

 

Continue lendo este texto para descobrir informações sobre o material de silicone.

 

 

Como é feito silicone?

 

A composição do silicone é feita com um gel coesivo, de grau médico, que não se espalha. E, para sua tranquilidade e segurança, vamos detalhar exatamente o que isso significa e fornecer informações para você ter certeza da qualidade das próteses.

 

silicone como é feito

 

A FDA (Food & Drug Administration, a Anvisa dos EUA) analisou a segurança e os riscos da composição dos implantes, que foi aprovado em 2006 por esse órgão.

 

Os implantes são preenchidos com um gel de alta coesividade. Esse material do silicone impede a migração (ou vazamento) do gel em caso de ruptura da prótese.

 

Se você quiser saber mais sobre a ruptura da prótese, clique no link!

Somente duas empresas produzem o silicone, composição grau médico, em todo o mundo. Portanto, independente da marca escolhida, o gel utilizado no implante será o mesmo, o que muda é o seu revestimento. Mas falaremos disso adiante!

 

Outro componente importante do implante é o elastômero de silicone, que apresenta propriedades elásticas.

 

A sua função é a de se tornar um envelope para conter o gel em seu interior, reduzindo as chances de uma contratura capsular.

 

O mais interessante é que essa composição do gel de silicone deixa a mama com aspecto natural. Inclusive, ao tocar o seio!

 

Isso porque a sua textura e densidade são semelhantes com a do tecido mamário. Então, pode ficar tranquila, que os seios não vão parecer pedras, ok?

 

O que é prótese de poliuretano?

 

A prótese de silicone poliuretano é na verdade feita com o mesmo gel de silicone, grau médico, composto nos outros modelos de implantes. O que muda é o revestimento, neste caso, as próteses recebem um envelope de poliuretano vulcanizado.

 

prótese de silicone poliuretano
Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar a prótese de poliuretano.

 

A prótese de poliuretano é conhecida pelo baixíssimo índice de contratura capsular, isso graças à sua superfície irregular. Por isso alguns médicos acreditam que esse tipo de prótese é bem mais seguro. Porém, ainda não há nenhuma literatura médica que comprove diferenças significativas em relação ao revestimento microtexturizado.

 

A prótese de poliuretano tem a textura mais aveludada, deixando-a bem fixada no tecido ao seu redor. Isso tem uma vantagem, mas falaremos disso adiante!

 

Por ter uma textura diferenciada, a prótese de poliuretano necessita de um cirurgião extremamente capacitado para posicioná-la de forma correta. Isso porque a sua manipulação pode ser um pouco difícil se comparada a outros modelos.

 

Os implantes de poliuretano são de mais difícil manipulação pela própria textura aveludada. Sua penetração através de pequenas vias de acesso, assim como o seu posicionamento, obriga cuidados maiores.” Segundo a própria SBCP.

 

Claro que por ter uma manipulação mais difícil, o médico precisará fazer uma incisão maior para facilitar o manuseio do implante dentro da mama.

 

De qualquer forma, somente o médico poderá fazer a indicação e até dizer se será prótese poliuretano submuscular.

Se você busca por resultados de mulheres que já fizeram a cirurgia, vou te dar uma dica. Faça parte do grupo de pacientes da Dream Plastic! Uma clínica especializada em implantes mamários, localizada em São Paulo.

 

Basta clicar no botão abaixo!

 

Prótese de Poliuretano

 

Vamos te mostrar a seguir mais três tipos de texturas existentes: lisas, texturizadas e microtexturizadas.

 

A evolução do revestimento de prótese mamária

 

Prótese silicone texturizada
Descubra as diferenças entre as texturas de próteses.

 

O revestimento da prótese também é feito de silicone em forma de gel.

 

E, graças à texturização da superfície, as chances de acontecer uma contratura capsular também são reduzidas. Mas nem sempre foi assim!

 

O avanço da tecnologia possibilitou que os implantes mamários também evoluíssem, reduzindo drasticamente a taxa de rejeição.

 

A partir de muitos estudos, observou-se que a textura dificulta a organização de fibras mais intensas na cápsula formada ao redor da prótese.

 

Por isso as próteses lisas estão fora de uso, já que trazem mais riscos de rejeição para a paciente.

 

 

Prótese de silicone texturizada

 

Diferente das primeiras próteses, as atuais apresentam rugosidades na superfície, características conhecida como macrotexturização. Assim, as chances de que ocorra uma contratura capsular são muito menores. E, além disso, contribuem para a segurança e a beleza da paciente.

 

A partir de estudos, os fabricantes aprimoraram os seus implantes. Essa mudança aconteceu nos anos 90. O revestimento texturizado reduziu bastante o índice de contratura e de rejeição da prótese pelo organismo.

 

A tecnologia microtexturizada é a mais recente e avançada, que deixou os índices de contratura abaixo de 1%. Inclusive, aqui na Dream Plastic, a nossa taxa de contratura e de rejeição é em torno de 0,5%. Ou seja, acontece em 1 caso a cada 200, aproximadamente.

 

Então, fica claro que o material do silicone influencia nessa rejeição, já que o organismo identifica o implante como um corpo estranho, que precisa ser expulso.

 

Quando isso acontece, o sistema imunológico reage de forma intensa e cria uma capsula em volta da prótese.

 

A formação da capsula é até normal, porém quando é feita numa intensidade alta chamamos de contratura capsular. Vamos te explicar melhor!

 

Rejeição da prótese de silicone

 

Prótese silicone texturizada
Descubra as diferenças entre as texturas de próteses.

 

Muitas mulheres têm receio de que as próteses de silicone sejam rejeitadas por seu organismo, ocorrência conhecida como contratura capsular.

 

No passado, o número de casos realmente era alto: 50% das cirurgias apresentavam rejeição.  Isto porque antes as próteses tinham um revestimento liso, diferente das utilizadas hoje, que apresentam rugosidade na superfície.

 

“É importante ressaltar que as taxas de contraturas e rejeições estão relacionadas com o tipo de revestimento da prótese, não com o silicone interno”, explica o Dr. Fabrício Veloso, da Dream Plastic.

 

Com a evolução para os revestimentos texturizados das próteses de silicone, o índice de rejeição caiu consideravelmente. A melhor parte é que não parou por aí.

 

A tecnologia progrediu e os implantes passaram a ter revestimentos microtexturizados. Com isso, há marcas que apresentam menos de 1% de rejeição, como as utilizadas na Dream Plastic.

 

A diferença entre prótese salina x silicone

 

As próteses salinas são implantes de silicone preenchidos com soro fisiológico.

 

Para colocá-los, o cirurgião plástico insere primeiro as próteses vazias. Depois, com uma seringa, enche-as com soro até alcançar o volume desejado.

 

Mas vale ressaltar, esse procedimento não é realizado no Brasil, pois envolve mais riscos à saúde. Além disso, a prótese salina proporciona uma aparência artificial e tem um alto risco de vazamento do soro.

 

Por isso a Dream Plastic não recomenda o uso da prótese salina!

 

Qual a diferença entre prótese texturizada e poliuretano

 

A diferença entre prótese texturizada e poliuretano está na indicação, já que por ter melhor aderência aos tecidos vizinhos, a prótese poliuretano deve ser usada em casos com mais flacidez. Reduzindo as chances de queda da mama.

 

Diferença entre prótese texturizada e poliuretano
Descubra qual a diferença entre prótese texturizada e poliuretano.

 

Ambas as opções têm índices de rejeições muito baixas, principalmente comparadas aos implantes lisos. Então, quando será indicada a prótese poliuretano?

 

A prótese de silicone revestida de poliuretano tem as seguintes características:

 

  • Elevada aderência aos tecidos mamários adjacentes
  • Ótima resposta celular do organismo, mesmo sendo um corpo estranho
  • Boa formação da cápsula ao redor do implante

 

Apesar de essas características chamarem atenção, pela experiência de mais de 15 anos da Dream Plastic e mais de 20 mil cirurgias de mamoplastia de aumento realizadas, a prótese de poliuretano não é a mais indicada. E vamos te dizer por quê.

 

A prótese de silicone poliuretano, devido ao seu excesso de aderência, dificulta a remoção do implante.

 

Então, se futuramente a paciente quiser mudar o tamanho da prótese, ou simplesmente fazer o explante do silicone, ela terá uma cirurgia plástica mais invasiva. Pois o médico precisará cortar o tecido que estará em volta do implante.

 

Portanto, grande parte das cirurgias realizadas aqui na Dream Plastic (clínica localizada em São Paulo) é feita com a prótese microtexturizada, que também apresenta baixos índices de contratura ou rejeição.

 

No geral, muitos cirurgiões aconselham o uso da prótese de silicone poliuretano apenas em casos específicos. Por exemplo, quando a paciente apresenta flacidez precoce nas mamas.

 

Ou ainda, em pacientes que passaram por mastopexia com prótese de silicone, mas meses depois tiveram a queda da mama, por questões genéticas, gravidez, oscilações de peso… Então, o médico pode indicar a prótese de poliuretano para ter uma aderência maior.

 

Marcas de prótese de silicone de poliuretano

 

A prótese de silicone poliuretano é uma linha desenvolvida pela fabricante brasileira: Silimed. Porém, existem outras marcas de prótese de silicone que produzem implantes com a tecnologia semelhante ao implante de poliuretano. Vamos te contar!

 

Marcas de prótese de silicone de poliuretano
Descubra as fabricantes da prótese com textura de poliuretano.

 

Geralmente durante a fabricação do silicone, aplica-se uma camada de espuma de poliuretano, que será vulcanizado. Assim nasce um implante de silicone poliuretano!

 

O efeito velcro presente na prótese de silicone poliuretano, provoca uma adesão maior. A vantagem é um implante que não sai do lugar, evitando deslocamentos, rotação ou queda das mamas.

 

Valor da prótese de poliuretano

Pode chegar até 3 mil reais, dependendo da marca. Mas vale dizer que ela é mais cara, comparada às próteses microtexturizadas, não porque sua qualidade é superior, mas porque esse tipo de implante é fabricado em menor quantidade. Além de ter o seu material diferenciado, a procura e adesão pelos cirurgiões é baixa.

 

Separamos a seguir as marcas que desenvolvem a prótese de silicone de poliuretano:

 

  • Silimed

 

A Silimed é uma fabricante brasileira de implantes de silicones, que disponibiliza 2 linhas, com 3 opções de texturas. Entre elas está a textura da prótese de Poliuretano da Silimed indicada para corrigir a queda das mamas.

 

  • Polytech

 

A Polytech é uma fabricante europeia, a sua sede fica localizada na Alemanha. É uma marca comercializada aqui no Brasil e muito utilizada por alguns cirurgiões, especialmente a prótese de poliuretano polytech, recoberta com MICROTHANE (espuma de poliuretano).

 

  • Lifesil

 

A marca Lifesil é uma fabricante brasileira, localizada no Paraná, disponibiliza de uma linha de implantes com o material similar ao utilizado na prótese de poliuretano. Basta pesquisar pelos implantes mamários chamados de ADHERENCE.

 

  • Eurosilicone 

 

É uma marca que pertence ao grupo AG Aesthetics, um fabricante europeu de implantes mamários, que está a mais de 30 anos no mercado. Também oferece a opção de prótese de silicone poliuretano.

 

Quer conversar com mulheres que já colocaram silicone? Clique na imagem abaixo:

 

Prótese de Poliuretano

 

Como escolher a prótese de silicone ideal?

 

protese de silicone texturizada
Veja as dicas para escolher corretamente a sua prótese.

 

É fundamental que a prótese de silicone escolhida seja devidamente analisada pelo INMETRO, registrada e autorizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência tem o aval para liberar ou não o uso das próteses.

 

Por exemplo, se forem encontradas falhas na prótese de poliuretano, é dever da ANVISA comunicar e, se necessário, suspender o uso da marca.

 

Atualmente, a ANVISA testa e libera lote por lote antes de ir para o mercado. Com isso, se algum deles apresentar problema, não há mais risco de uma paciente já ter implantado a prótese.

 

Na Dream Plastic, as próteses de silicone poliuretano são selecionadas de acordo com alguns critérios de qualidade específicos. A partir disso, será possível identificar qual a melhor marca de silicone no Brasil.

 

Os critérios para uma prótese de poliuretano de qualidade são:

 

  • Certificações exigidas por legislações competentes (FDA, ANVISA, Inmetro)
  • Tecnologia avançada e de alta qualidade (menor índice de rejeição)

 

As próteses de silicone poliuretano apresentam uma grande variedade de formas, perfis e tamanhos. Características que são definidas por meio de uma consulta presencial e junto a um cirurgião plástico especializado.

 

Um médico experiente sabe fazer uma avaliação das suas expectativas e do seu biotipo para definir:

 

Quer saber se a prótese de poliuretano é a mais indicada para você?

 

Entre em contato e agende sua consulta! Na Dream Plastic você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado.

 

Clique no botão do WhatsApp no topo da página e marque a sua consulta.

 

Gostou desse artigo sobre prótese de poliuretano?  Que tal ajudar mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue! 

Compartilhe no Facebook

 





 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!