Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Qual a validade da prótese de silicone? Entenda o que é a prótese de silicone definitiva e qual o momento certo para trocá-la!

Atualizado em 28/11/2023 11:01

Qual a validade da prótese de silicone? A cirurgia de Mamoplastia de Aumento lidera a lista das plásticas mais realizadas no Brasil.

E não poderia ser diferente! É comum ver mulheres insatisfeitas com o formato, o tamanho e a aparência das mamas. Muitas delas recorrem ao silicone para ter os seios dos sonhos.

Mas algumas acreditam que a prótese é permanente, ou seja, depois de colocá-la não será necessário fazer a troca dos implantes. Será que é verdade?

Apesar da grande dúvida por trás da duração do silicone, uma coisa é certa: toda mulher, após ter os seios siliconados, precisa fazer o acompanhamento clínico. E vamos te explicar os motivos!

Neste artigo, você vai entender quanto tempo dura o silicone e outros assuntos importantes, como:

Continue lendo o texto para descobrir quanto tempo dura uma prótese de silicone. E ainda, se existe implante permanente!

Qual a validade da prótese de silicone?

A prótese de silicone não tem um prazo de validade determinado, pois a tecnologia utilizada nos implantes permite uma grande durabilidade. Com isso, a expectativa é que ela dure por muitos anos, sendo necessário a troca apenas em casos de ruptura ou contratura capsular.

Mãos com luva segurando uma prótese para mostrar quanto tempo dura uma prótese de silicone
Descubra quanto tempo dura a composição do implante.

Portanto, agora que você já sabe qual a validade da prótese de silicone, ou melhor, que não há um prazo exato, vamos te dizer que nem sempre foi assim!

A evolução do revestimento do implante ajudou a tornar o tempo de duração do silicone maior. O que é muito bom!

Anteriormente, a qualidade dos implantes era muito inferior e existia a validade. As mulheres que passaram pela cirurgia, nos anos 80 ou 90, precisavam trocar com até 10 anos de uso. Mas agora não é assim!

Naquela época os implantes eram mais lisos e o gel mais líquido, por isso, tinham a duração menor. E, por ter um material menos resistente, era possível que estourasse com mais facilidade.

Agora os implantes de silicone têm uma microtexturização em sua superfície. E o gel utilizado é de grau médico, gelatinoso, que não se espalha. Essas características diminuem muito as chances de uma contratura capsular.

Então, se te perguntarem…

A prótese de silicone dura quanto tempo?

Você precisa saber quanto tempo dura a prótese de silicone antes de colocar, já que o implante tem vida útil, mas não exige um tempo pré-determinado para realizar a troca. Tudo depende de como o seu organismo reage. Por isso será necessário fazer um acompanhamento anual.

Vamos falar mais sobre isso!

Existe prótese de silicone vitalícia ou permanente?

Ainda não existe prótese de silicone vitalícia ou permanente, já que os implantes estão sujeitos a reações do organismo, como a contratura capsular. Mesmo que os silicones atuais sejam melhores e mais seguros, eventualmente, o implante necessitará ser trocado, porém, não há um prazo de validade determinado.

Duas mãos torcendo uma prótese para ver se existe prótese de silicone vitalícia ou permanente
Descubra se existe implante vitalício ou permanente

Não há como dizer com precisão quanto tempo dura uma prótese de mama.

A maioria das mulheres fica com o silicone por toda vida, sem ter nenhum problema. Mas, por exemplo, há aquelas que precisam trocar em poucos anos, devido a alguma resposta do organismo.

Você sabia?

A probabilidade de se trocar um implante por causa da contratura ou ruptura é inferior a 1%.

Portanto, nenhum fabricante garante uma prótese de silicone permanente. Porque isso não existe! Sempre haverá a necessidade de fazer um acompanhamento do material para verificar a eventual troca dos implantes.

Mas, calma, isso não pode ser motivo para te desanimar!

Por mais que não exista prótese de silicone vitalícia, muitas de nossas pacientes têm silicone há mais de 17 anos, ou seja, desde o início da clínica. E não tiveram problema ou necessidade de realizar a troca dos implantes nas mamas.

Pelo contrário, o resultado ainda continua bonito. E você pode conferir isso de perto no nosso grupo de pacientes no Facebook. Lá as meninas postam fotos, compartilham experiências e dicas sobre a cirurgia de aumento de mamas.

Clique na imagem abaixo e solicite sua participação agora!

Validade da prótese de silicone

Garantia vitalícia NÃO é prótese de silicone definitiva

É importante esclarecer mais esse mito sobre quanto tempo dura o silicone. Quando uma marca oferece garantia vitalícia não significa que a prótese de silicone seja definitiva, ou seja, dure para sempre.

Muitas das marcas de implantes já oferecem a prótese de silicone com garantia vitalícia. Isso quer dizer que nos casos de ruptura ou contratura, a fabricante vai dar um novo produto para as suas pacientes.

Mulher de rabo de cavalo baixo e shorts e top virada de lado, com os dois braços para trás, mostrando a sua prótese de silicone com garantia vitalícia
Descubra o que é garantia vitalícia para os implantes.

Portanto, os implantes mamários são vitalícios apenas na garantia!

A questão é que o implante gratuito fornecido será do mesmo tamanho utilizado atualmente na paciente. Por isso, a garantia de prótese de silicone nunca poderá ser usada quando a paciente quer realizar a troca de tamanho.

Outro ponto importante é que o fornecedor cobre apenas o custo do implante. Então, por exemplo, os honorários do médico, internação e demais despesas do pós-operatório são de responsabilidade da paciente.

Aqui na Dream Plastic, nós oferecemos um período de 2 anos de assistência caso a sua prótese de silicone sofra rejeição ou ruptura. Então, se isso acontecer até o segundo ano após a realização do seu procedimento, você fará a troca dos implantes sem nenhum custo dos honorários médicos e nem da clínica. A paciente deve arcar apenas com os custos da internação hospitalar.

Outras clínicas não pensam dessa forma, já que a contratura capsular não é um erro médico, mas uma reação do próprio organismo. Por isso, cobram a troca dos implantes!

Então, pesquise bem antes de escolher uma clínica de cirurgia plástica em São Paulo.

Você sabia?

Quando acontece o recall de prótese mamária é porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a comercialização, distribuição e importação de um determinado lote do implante. Então, a marca necessariamente precisa devolver o lote e solucionar o problema para a fabricação de novos produtos.

Por que trocar a prótese de silicone de mama?

Mulher de camiseta azul olhando para o lado e o dedo indicador no queixo pensando no recall de prótese mamária
Descubra os motivos para fazer a troca dos implantes.

Como você já sabe, não existe prótese de silicone definitiva, por isso é extremamente importante fazer um acompanhamento do seu implante. Infelizmente, a maioria das mulheres não se previnem e só procuram o médico quando surge um problema.

Mas as próteses de silicone também podem sofrer um desgaste natural do seu material. E, além disso, há outros motivos que levam a troca dos implantes de mamas. Por exemplo…

Esse é um efeito que pode acontecer após siliconar os seios. Quando o implante é inserido no corpo da mulher, o organismo cria uma cápsula ao redor da prótese, essa é uma reação normal. Entretanto, se a cápsula endurecer, ela causará um desconforto na paciente, sendo necessário realizar a troca dos implantes. Nesse caso, a fabricante poderá oferecer garantia de prótese de silicone.

 O rompimento do implante é uma situação pouco comum. Geralmente está ligada a situações específicas, como acidentes e quedas. Por isso, as chances de o silicone romper são baixas, mas se isso acontecer será necessário fazer a troca.

Por mais que o gel não seja líquido, ou seja, não se espalha no organismo, ele pode causar inflamações no tecido mamário, sendo necessário fazer raspagem e, algumas vezes, retirar parte desse tecido inflamado.

A fabricante dos implantes poderá oferecer a garantia para a troca das próteses.

Com o passar dos anos (envelhecimento), e ganho ou perda de peso, os seios podem ficar flácidos, comprometendo a estética do resultado, mesmo estando com prótese de silicone. Por isso, algumas mulheres optam por fazer uma nova cirurgia plástica, mas dessa vez combinando com uma mastopexia nas mamas, ou seja, retirando a pele flácida.

A maioria das trocas de implantes que realizamos aqui na Dream Plastic está relacionada com o tamanho. Ou seja, por um desejo estético de querer um implante maior ou de tamanho menor. É muito difícil ser por qualquer outro problema.

Como fazer o acompanhamento da validade do silicone?

A mulher com silicone nos seios precisa fazer um controle anual do seu implante. Por exemplo, alguns exames nas mamas servem como alerta e até apontam qualquer irregularidade no material das próteses de silicone.

Ilustração de como ficam as próteses na frente do músculo dentro do corpo
Descubra como fazer o acompanhamento dos implantes.

Geralmente, os médicos indicam que, ao menos, uma vez por ano a paciente faça uma visita ao médico para realizar exames. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que seja feita…

  • Mulheres de até 30 anos: devem fazer ultrassom para verificar a situação da cápsula do implante e outros aspectos do material.
  • Mulheres de 30 até 39 anos: será indicado o exame de acordo com a composição dos tecidos mamários da paciente. Se for um tecido mais denso e fibroso será indicado o ultrassom. Mas se tiver uma composição mais gordurosa, então deverá ser feita a mamografia.
  • Mulheres acima dos 40 anos: devem fazer a mamografia, que identifica tumores nas mamas.
  • Após cinco anos da colocação dos implantes: faça uma ressonância magnética, para detectar o aparecimento de rupturas.

Com esse acompanhamento, o médico consegue verificar a qualidade das próteses e se elas permanecem intactas e bem alocadas.

Então, quanto tempo dura a prótese de silicone depende muito da qualidade dos implantes. Mas, vale dizer que a tecnologia melhorou muito. Agora elas possuem uma superfície mais grossa, texturizada e com um gel mais gelatinoso, promovendo maior conforto e segurança para a paciente.

Os sintomas que indicam prazo de validade prótese de silicone

Mulher de sutiã branco segurando os seios com as mãos para mostrar o tempo de validade da prótese de silicone
Descubra os sintomas que indicam o prazo de validade.

Fique atenta aos sintomas que indicam o tempo de validade da prótese de silicone. Alguns deles são:

  • Incômodo nos seios;
  • Dor ou coceira na região;
  • Latejamento ou cistos;
  • Alteração no formato ou endurecimento dos seios;
  • Assimetria das mamas;
  • Mudança de posição do implante.

Se você sentir qualquer sintoma citado, é muito importante consultar um médico para evitar outros problemas. E ele te indicará a realização dos exames nas mamas para confirmar se existe a necessidade de trocar.

Já que esses sintomas são indícios de que há algum problema com a prótese ou o aparecimento de algum nódulo. Mas, calma, isso não é nada urgente que necessite fazer a troca da noite para o dia. Você pode tranquilamente fazer os exames e programar um novo procedimento cirúrgico.

Há fatores como acidentes, perfurações ou cortes que alteram o prazo de  validade da prótese de silicone na mama. Fique atenta!

Em situações como essa, as próteses podem sofrer danos, causando vazamentos ou rachaduras em sua extensão. Portanto, nesse caso, o médico indicará a troca dos implantes.

Lembre-se: silicone NÃO tem validade!

Prótese do lado de um calendário para mostrar se o silicone tem validade
Silicone NÃO tem validade!

Quando você fizer uma cirurgia para aumentar as mamas, procure saber como funciona o programa de garantia de prótese de silicone. E escolha uma marca de implantes que te ofereça assistência, caso seja necessário realizar a troca do silicone.

Para saber qual a melhor marca de prótese de silicone, clique no link!

Agora, se você já é uma mulher siliconada, então faça um acompanhamento anual para saber como está o estado do seu implante. Isso é muito importante, ok?

Porque a prótese de silicone tem validade, mas não é possível estipular uma data exata para realizar a troca delas. Então, a melhor forma de saber se chegou o momento de trocá-las é por meio do exame.

Caso aconteçam rupturas no implante, o gel do interior das próteses pode causar inflamações no tecido mamário, sendo necessário fazer raspagem e, algumas vezes, retirar parte desse tecido inflamado.

Se a inflamação não for tratada, o caso pode se agravar e, inclusive, se espalhar para outras partes do corpo, causando um problema ainda maior.

Portanto, é essencial que a cirurgia e o acompanhamento sejam realizados por médicos especializados e competentes. Esse profissional levará em conta diversos fatores para escolher a prótese de silicone ideal e assim reduzir as chances de possíveis problemas.

Aqui na Dream Plastic, nesses 17 anos de existência, utilizamos as marcas com menores índices de contratura. E, conseguimos avaliar isso, porque todos os meses fazemos uma média de 100 cirurgias de mamas, e aproximadamente 0,5% das pacientes tiveram que trocar as próteses por reações de contratura capsular.

Lembrando que essa é uma reação do organismo que não é possível prever!

Siga as orientações e faça acompanhamento médico periodicamente para trocar suas próteses de silicone no período ideal.

#FicaDica: caso você ainda tenha dúvidas sobre a validade dos implantes, o indicado é conversar com um cirurgião plástico e, para isso, nada melhor do que um profissional com anos de experiência.

Por isso, não perca tempo, agende agora mesmo um horário com um dos cirurgiões que mais realizam operações todos os meses. É bem fácil e sem compromisso, basta clicar no ícone do WhatsApp!

Vai ser um prazer te ter na Dream!

Gostou de saber mais sobre a validade da prótese de silicone? Ajude alguém compartilhando este conteúdo!