Bem-vinda à DREAM PLASTIC
Clínica referência em Cirurgia Plástica Especializada SP
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Qual a validade da prótese de silicone?


Tempo de leitura: 3 minutos


Baixe seu e-book gratuito!

silicone tem validade

 

Você sabia que o silicone tem validade? Pois é, há um período indicado para a paciente permanecer com a prótese de silicone nos seios.

Conforme os anos passam, as próteses de silicone vão se desgastando, seja pela ação do tempo, ganho ou perda de peso, pressão nos seios e outros fatores. O resultado é a perda da rigidez do material e, inclusive, o deslocamento nas mamas. Por isso, é muito importante ficar atenta a essa observação, para que não haja nenhum vazamento.

Mas a dúvida é: qual a validade da prótese de silicone? 

A resposta pode variar, pois a prótese de silicone tem vida útil sim, mas não exige um tempo pré-determinado para a troca. Tudo vai depender de como o seu organismo reage.

É importante ressaltar que atualmente a qualidade das próteses é muito maior do que nos anos 80 e 90, tanto que muitos fabricantes prometem garantia da prótese. Mas antigamente, era comum trocá-las após 10 anos, pois eram bem lisas e o silicone era mais líquido, o que fazia com que elas estourassem com mais facilidade.

A seguir, você vai ver algumas dicas para ter certeza da validade da prótese de silicone e saber qual é o momento certo de trocá-la. Não deixe de ler!

 

Quanto tempo dura uma prótese de silicone de mama?

 

Geralmente, depois do implante de silicone nos seios, os médicos indicam que, ao menos, uma vez por ano a paciente faça um acompanhamento para realizar exames, como:

  • Ultrassom (até os 30 anos)
  • Mamografia (a partir dos 40 anos)

Além disso, é recomendado que a cada dois anos – a partir do terceiro ano da cirurgia – as mulheres realizem uma ressonância magnética.

Com esse acompanhamento, o médico consegue verificar a qualidade das próteses e se elas permanecem intactas e bem alocadas.

Vale ressaltar que a tecnologia das próteses melhorou muito. Agora elas possuem uma superfície mais grossa, texturizada e com um gel mais gelatinoso, promovendo maior conforto e segurança para a paciente.

Esses avanços tecnológicos possibilitaram maior durabilidade, em torno de 20 anos, mas podem durar até mais. Geralmente a troca ocorre antes disso, mas por outros motivos, como aumentar o tamanho ou associar a mastopexia para elevar as mamas após gestações ou após perda e ganho de peso.

 

Fique atenta aos sinais que mostram o tempo de validade da prótese de silicone

  • Incômodo nos seios
  • Dor ou coceira na região
  • Latejamento ou cistos

Ao sentir qualquer sintoma citado, é muito importante consultar um médico para evitar outros problemas. Pois se a prótese não for trocada quando houver necessidade, ela pode trazer riscos à saúde, como é o caso da contratura capsular ou da ruptura.

Há fatores como acidentes, perfurações ou cortes que alteram a validade da prótese. Em situações como essa, as próteses podem sofrer danos, causados por vazamentos ou rachaduras em sua extensão. Com esse acontecimento, o médico indicará a retirada dessa prótese e o implante de uma nova.

 

Por que devo trocar as próteses de silicone dos seios?

 

É extremamente importante trocar as próteses de silicone no período indicado para que não haja rupturas no implante e vazamentos. Caso isso aconteça, o gel do interior da prótese pode causar inflamações do tecido mamário, sendo necessário fazer raspagem e, algumas vezes, retirar parte desse tecido inflamado.

Quando a inflamação não é tratada, o caso pode se agravar e, inclusive, se espalhar para outras partes do corpo, causando um problema ainda maior.

Portanto, é essencial que a cirurgia e o acompanhamento sejam realizados por médicos especializados e competentes. Esse profissional levará em conta diversos fatores para escolher a prótese de silicone ideal e assim reduzir as chances de possíveis problemas.

 

Portanto, siga as orientações e faça acompanhamento médico periodicamente para trocar suas próteses de silicone no período ideal. Conte com as dicas e mais informações sobre cirurgias plásticas aqui do blog da Dream Plastic!

Post publicado em 14 de Março de 2016 e atualizado em 22 de agosto de 2017.

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
Qual a validade das próteses de silicone nos seios?
Nome do artigo
Qual a validade das próteses de silicone nos seios?
Descrição
Silicone tem validade? Sim! O material pode desgastar com o tempo e necessitar de troca. Para saber qual a validade da prótese de silicone, clique aqui.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP

Facebook Dreamplastic

Receba Nossa Newsletter – #ficadica Dream Plastic

Fique por dentro de todas as novidades sobre Cirurgia Plástica, cuidados com sua beleza e os assuntos que mais bombaram nas redes sociais







Diretor Técnico Dr. Flavio Garcia – CRM-SP 104.850

Cirurgias de Mama