Como identificar a ruptura da prótese de silicone? Descubra aqui!


ruptura protese silicone
Saiba quais os sintomas de vazamento da prótese de silicone.

 

A possibilidade de ruptura da prótese de silicone é um medo comum que afeta tanto as mulheres que pretendem colocar silicone na mama, como as que já colocaram. 

 

E como ainda não existem muitos dados científicos sobre o rompimento da prótese, ele causa diversas dúvidas entre as mulheres: 

 

  • Será que a ruptura da prótese de silicone na mama pode mesmo acontecer? 
  • É perigoso? 😰
  • Sentir dor na prótese de silicone é comum?
  • Será que posso evitar?

 

Se você também está se perguntando isso, saiba que veio ao lugar certo!

 

Nós somos a Dream Plastic, a maior clínica de cirurgia plástica do Brasil. 

 

Aproveitamos nossos 15 anos de experiência na área e a especialização dos nossos médicos para responder todas as suas dúvidas sobre o vazamento da prótese de silicone: sintomas, causas, riscos… Veja:

 

 

Continue com a gente!

 

 

O que causa a ruptura da prótese de silicone na mama?

 

O rompimento da prótese de silicone na mama pode acontecer por desgaste natural da prótese ao longo do tempo, por conta de algum trauma, quando é usada uma prótese de baixa qualidade ou, em casos bem RAROS, devido ao exame de mamografia mal executado. Explicamos melhor!

 

ruptura de protese de mama
Conheça as causas da ruptura da prótese de silicone nas mamas.

 

Ruptura da prótese devido a um trauma

 

Uma das principais causas de ruptura da prótese de silicone na mama é o trauma que a paciente possa ter sofrido: algum acidente, lesões graves, cortes na região da mama e, em alguns casos, acidente por armas de fogos ou armas brancas (facas). 

 

Porém, raramente isso acontece. 

 

Rompimento da prótese por desgaste natural da prótese

 

Pode ocorrer a ruptura por ação do tempo, porém é algo relativo, e dependendo do caso pode estar relacionado com a quantidade de esforço que a paciente está fazendo e, principalmente com a qualidade da prótese.

 

Uma prótese de baixa qualidade pode trazer riscos de rompimento da prótese de silicone. Há 10 anos uma marca apresentou grande incidência de rupturas, e por isso foi retirada de circulação pela Anvisa. 

 

Portanto, antes de colocar o silicone, confira a marca e tenha certeza que a porcentagem de ruptura é baixa

 

Veja aqui as principais marcas de prótese de silicone e suas taxas de ruptura!

 

Porém, é importante lembrar que ainda nesse caso, é uma situação rara. 

 

Há mulheres que ficaram anos e anos com a prótese sem apresentar nenhum problema. Portanto não deve ser visto como uma regra.  

 

Vazamento da prótese de silicone por causa de exame de mamografia

 

Durante o exame de mamografia os seios sofrem  pressão. Dependendo da força, pode ocorrer o rompimento da prótese de mama. Por isso, antes de fazer o exame, informe ao técnico de radiologia que fará o procedimento que você possui silicone.

 

Pode ocorrer rompimento do silicone na colocação da prótese?

 

Não! A prótese nunca será colocada já rompida na paciente. O implante é introduzido nos seios por uma pequena cicatriz. Para colocar a prótese, o cirurgião tem que empurrar com o dedo aos poucos. 

 

Portanto, se a prótese estivesse rompida, ela começaria a vazar. Nesse caso, imediatamente o cirurgião rejeitaria a prótese e usaria uma nova.  

 

Rompimento por próteses salinas

 

protese salina causa ruptura protese
Veja como as próteses salinas podem influenciar no rompimento da prótese de silicone

 

As próteses salinas são aquelas de revestimento liso, mais frágil. Elas são colocadas vazias nas mamas, e após a colocação, o médico enche com produção salina, um produto mais líquido que o de próteses comuns. 

 

Por conta do seu revestimento frágil e de não ter um gel coeso, há uma predisposição maior de rompimento para esse tipo de prótese. 

 

E, caso venha a ocorrer a ruptura, o perigo é maior, pois ao contrário da prótese comum, em que o gel permanece no lugar, a produção salina vai se espalhar pela região. 

 

Atualmente, a prótese salina é pouco utilizada no mundo todo. Inclusive, aqui na Dream Plastic não utilizamos esse tipo de prótese, pois sabemos o risco que ela oferece para a paciente. 

 

Utilizamos apenas próteses de alta qualidade, que sejam texturizadas ou micro texturizadas. 

 

É importante saber que a ocorrência de ruptura da prótese de silicone por qualquer um dos fatores mencionados acima é bastante rara. Tanto que não existem dados científicos de sua incidência até os dias de hoje.

 

Em 15 anos de experiência como clínica de cirurgia plástica e com mais de 20 mil procedimentos de implante já realizados, contamos com apenas 2 casos de pacientes que sofreram com ruptura da prótese de mama.

 

Um desses casos, aliás, ocorreu com a paciente 6 meses após a colocação do implante. Ela foi pular de paraquedas, porém, a alça ficou em cima da prótese. Assim, na hora que abriu o paraquedas, a pressão acabou afetando o silicone ainda no momento do pós-operatório.

 

Portanto, como você pode ver, a ruptura da prótese de silicone é algo extremamente raro de acontecer.

 

Importante lembrar:

A ruptura da prótese não é causada pelo cirurgião plástico. 

 

Quais os sintomas da ruptura da prótese de mama?

 

Os sintomas da prótese de silicone rompida são dores, inflamação na mama e alteração no formato estético dos seios. Essas são reações imunológicas e inflamatórias acionadas quando o organismo entra em contato com o gel do silicone. Porém, nem sempre seus sintomas são visíveis.  

 

vazamento protese silicone sintomas
Dores e alterações no formato estético da mama são os principais indícios de ruptura.

 

Dependendo do tipo da ruptura da prótese de silicone, os sintomas podem ser “silenciosos”, ou seja, não se manifestar, dependendo da prótese usada. Explicamos melhor abaixo!

 

Quais são os tipos de ruptura da prótese de silicone?

 

Há dois tipos de vazamento da prótese de silicone que podem ocorrer: o intracapsular e o extracapsular. Confira!

 

1- Vazamento intracapsular

 

A ruptura intracapsular ocorre quando, mesmo rompido, o conteúdo do implante fica contido na região da prótese. 

 

Com silicones de primeira linha, ou seja, que possuem gel coeso, ocorre isso. Como o seu conteúdo é consistente, ele não se espalha. 

 

Neste caso, a ruptura é considerada sem nenhuma gravidade clínica, pois tem pouquíssimas possibilidades de trazer algum risco para a paciente. 

 

2 – Ruptura extracapsular

 

A ruptura extracapsular é quando o conteúdo do implante se espalha pela mama e, consequentemente, pelo corpo. É comum de ocorrer com silicones de segunda linha, ou próteses salinas, pois possuem um conteúdo mais diluído. Por isso, as próteses de silicone salina têm sido pouco comercializadas atualmente. 

 

Quando o conteúdo se espalha pelo corpo, a probabilidade de apresentar sintomas, reações inflamatórias e infecção é bem maior. 

 

Aqui na Dream Plastic sabemos desse perigo, portanto só utilizamos próteses de primeira linha, com gel coeso e revestimento resistente.

 

Confira aqui quais são os principais riscos da prótese de silicone e saiba como evitar. 

 

É normal sentir dor na mama com prótese de silicone?

 

A dor na mama pode indicar vários problemas, e não especificamente que houve o rompimento da prótese de silicone. Alguns sintomas de ruptura da prótese de mama, como dor nos seios, inflamação e alteração de formato podem ocorrer em situações de contratura capsular na mamoplastia de aumento, modulação, tumor, mastite, inflamação e infecção da mama. 

 

Conversando com algumas mulheres que já colocaram prótese você vai perceber que alguns sintomas são bem comuns e podem acontecer por diversos outros fatores. 

 

Se você não conhece nenhuma mulher que colocou silicone, mas quer conhecer, saber sua história, como se sentem, nós temos uma sugestão:

 

O grupo de pacientes da Dream Plastic no Facebook!

 

Atualmente este é o maior grupo de pacientes de uma clínica de cirurgia plástica no Brasil. Contamos com mais de 82 mil mulheres compartilhando experiência, sensações, medos, dúvidas. 

 

Se há um lugar onde você pode encontrar alguém que vai te entender como ninguém, é aqui. Faça parte agora, é só clicar no botão e solicitar a sua entrada! 🥰

 

Ruptura prótese silicone

 

Mas não esqueça, antes de assumir que a prótese de silicone rompeu, converse com um médico e faça exames. 

 

Como saber se a prótese de silicone rompeu?

 

Para saber se a prótese de silicone rompeu é preciso fazer um diagnóstico diferencial. Como os sintomas de vazamento da prótese de silicone são inespecíficos, ou seja, comuns em diversos outros casos, é preciso considerar todas as possibilidades antes de determinar a causa.

 

mamografia protese silicone
Confirme se a prótese de silicone estourou.

 

Para tanto, ao sentir alguns dos sintomas de rompimento da prótese de silicone, a paciente deve consultar um mastologista ou ginecologista

 

Ele pedirá exames de mamografia com prótese de silicone e ultrassom das mamas. Porém, se mesmo assim não tiver certeza do resultado, o médico pode solicitar uma ressonância magnética. 

 

Segundo estudos da Universidade Federal de São Paulo, esse é o melhor método para a detecção da ruptura da prótese. 

 

De acordo com médicos especializados da Dream Plastic, que atuam há décadas com cirurgia plástica, nos casos em que não há sintomas, o rompimento é identificado por meio de exames para prótese de silicone, que na verdade são os ginecológicos de rotina. Por exemplo, no ultrassom de mamas ou na mamografia.

 

Os exames ideais para prótese de silicone dependem da composição de cada mama.

 

No caso de mamas mais fibrosas, como de jovens até 35 anos, usa-se mais o ultrassom. Porém, se for identificado algo, é feita também uma mamografia.

 

Em mamas com mais tecido gorduroso, como de mulheres acima de 35 ou 40 anos, o mais indicado é fazer a mamografia direto.

 

Por fim, tendo o médico detectado o rompimento da prótese mamária, ele deverá partir para a próxima etapa, tratar do vazamento.

 

Devo fazer a troca da prótese mamária se o silicone romper?

 

Sim! Se for constatado que os sintomas são de vazamento de prótese de silicone, a paciente precisa fazer a troca de prótese mamária. É nesse momento que ela deve procurar o cirurgião plástico e a fabricante do implante, caso tenha garantia. 

 

troca protese silicone
Veja como funciona o processo de garantia para troca de prótese de silicone.

 

A maioria das fabricantes de próteses de silicone oferece garantia contra ruptura e contratura (quando o corpo rejeita a prótese). Essa garantia pode ser de alguns anos ou permanente

 

Quando a garantia é acionada, a fabricante fornece outro par de próteses para a paciente, do mesmo tamanho, para que ela possa trocar. 

 

Porém, os custos médicos, hospitalares e da anestesia as fabricantes não cobrem.

 

Aqui na Dream Plastic, oferecemos uma cobertura dos nossos serviços para próteses no período de 2 anos. 

 

Portanto, se em até 2 anos a paciente sofrer com contratura ou ruptura, nós faremos a troca da prótese sem cobrar honorários médicos e o serviço da clínica. 

 

Desse modo, além de não ter de pagar outra prótese, porque a fabricante oferece um par, a paciente também não terá que pagar honorários médicos e da clínica. 

 

Nesse caso, seus custos serão apenas com o hospital e a anestesia. 

 

Saiba também: geralmente a substituição da prótese rompida é feita a partir da cicatriz existente, o que evita novas marcas nos seios. 

 

A porcentagem de ruptura da prótese de silicone é baixa!

 

Se você pesquisa sobre os riscos da prótese de silicone e lê sobre a possibilidade do rompimento, é importante saber que isso é muito raro de acontecer.

 

baixa taxa ruptura protese silicone
Poucas mulheres relatam sofrer com ruptura da prótese mamária.

 

Quando ocorre, o mais comum é devido a um trauma ou pressão exagerada. Por exemplo, se a paciente sofrer algum tipo de agressão, tiver um acidente automobilístico ou ao pular de paraquedas.

 

Ou seja, são situações fora da nossa rotina e que, se houver algum incidente, é possível identificar na hora.

 

A possibilidade de um rompimento fora de situações assim é ainda mais incomum. 

 

É preciso lembrar que esta não é uma situação de emergência, ou seja, que precisa ser resolvida imediatamente. No caso da ruptura ser detectada por algum exame, o médico tem tempo para fazer o planejamento da cirurgia com tranquilidade.

 

Aqui na Dream Plastic nossa prioridade é a paciente. Por isso, escolhemos nossas próteses com base em diversos critérios:

 

  • A marca precisa ter aprovação da Anvisa
  • A taxa de ruptura da prótese deve ser baixíssima
  • O gel do implante deve ser coeso 
  • O revestimento precisa ser microtexturizado ou texturizado, de alta resistência
  • A fabricante deve oferecer garantia de, no mínimo, 10 anos

 

O objetivo da Dream Plastic é realizar sonhos, e sabemos que seguindo todos esses critérios trazemos segurança, conforto e garantia completa para nossas pacientes.

 

Quer saber mais sobre a prótese de silicone e fazer sua cirurgia com um médico experiente? Entre em contato e agende sua consulta, na Dream Plastic você tem a garantia de ser atendida por um cirurgião plástico especializado. 

 

Gostou do artigo sobre ruptura da prótese de silicone? Compartilhe com suas amigas para que elas também fiquem bem informadas 😉

Compartilhe no Facebook

 


 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP




Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!