O que fazer no pós-operatório Rinoplastia? Cuidados e 7 dicas essenciais para uma recuperação de sucesso

pós-operatório rinoplastia cuidados
Início » Cirurgia Plástica » Rinoplastia » pós-operatório rinoplastia cuidados
Tempo de leitura: 6 minutos

Baixe seu e-book gratuito!

pos operatorio rinoplastia cuidados

 

Conheça o pós-operatório rinoplastia e cuidados que farão a diferença no seu resultado.

Se você vai fazer ou já fez uma rinoplastia, cirurgia de nariz, é fundamental estar ciente dos cuidados pós-operatório. Isto porque esta etapa vai impactar diretamente no resultado da sua cirurgia.

Muitas mulheres procuram o procedimento para corrigir imperfeições que causam certo incômodo.

Como em qualquer outra cirurgia, na rinoplastia pós-operatório também é importante. Tanto para decidir se, realmente, vai realizá-la, quanto para se preparar e operar no futuro.

Veja a seguir as principais dicas da Dream Plastic sobre o pós-operatório rinoplastia e cuidados essenciais que você deve adotar.

 

A rinoplastia dói muito?

 

rinoplastia doi

 

Antes de falar do pós-operatório rinoplastia e cuidados vamos responder a uma pergunta crucial: rinoplastia dói?

Esta é uma das primeiras preocupações das pacientes em relação à cirurgia de nariz. Ter medo da dor é algo extremamente normal, mas não impede as pacientes de realizarem o seu sonho.

Pelo contrário, no final elas percebem que o valor pago pela cirurgia de nariz valeu muito a pena!

Mas afinal, rinoplastia dói?

Felizmente, não é comum sentir dores fortes e prolongadas. Tanto durante a cirurgia, pois a paciente estará anestesiada e sedada, quanto na rinoplastia recuperação.

No entanto, algumas pacientes mais sensíveis podem sentir desconfortos durante a recuperação de rinoplastia. As dores chatinhas permanecerão por poucos dias e serão facilmente controladas por analgésicos.

Contudo, vale ressaltar, que você deve tomar apenas os medicamentos receitados pelo seu médico. No geral, os analgésicos conseguem sanar a dor.

 

Converse com mulheres que passaram pela rinoplastia. Faça parte do grupo exclusivo de pacientes da Dream Plastic, no Facebook. Clique no botão abaixo:

 

Eu quero participar do grupo de mulheres que já operaram!

 

 

Rinoplastia: recuperação depois da cirurgia

 

rinoplastia recuperacao

 

Os resultados de uma rino não dependem somente do cirurgião plástico. Mas do comportamento da paciente durante o pós-cirúrgico de rinoplastia.

É preciso seguir corretamente as recomendações básicas passadas pelo cirurgião e pela equipe de enfermagem. Por exemplo, quanto mais esforço a paciente fizer pior fica o inchaço pós rinoplastia.

Por se tratar de um tratamento ambulatorial, o pós-operatório rinoplastia resulta em algo mais simples. Não tendo a necessidade de hospitalização.

Depois da cirurgia de nariz a paciente fica um período de observação no hospital. Só recebe alta quando o efeito da anestesia tiver passado e quando a paciente recuperar completamente a consciência.

A cirurgia dura entre 1h 30 e 2h 30. No pós-operatório rinoplastia, cuidados intensos variam em torno de 3 a 7 dias. Entretanto, depois desse período ainda não é possível ver os resultados da cirurgia.

Isto porque haverá inchaço pós rinoplastia e a região ainda estará sensível.

 

Pós-operatório Rinoplastia: 7 cuidados básicos

 

rinoplastia pós operatório

 

Tala e tampões pós rinoplastia

A paciente sai do hospital com um tampão no nariz. Os tampões de gaze já são inseridos em cada orifício nasal ao término da cirurgia.

Na maioria dos casos, esse curativo será utilizado no primeiro dia pós rinoplastia até o terceiro dia. Por causa disso, nesse período você só consegue respirar pela boca.

Os cuidados na recuperação rinoplastia inclui o uso de uma tala na região operada. Que serve para imobilizar e acomodar melhor a estrutura nasal.

Essa tala deve ser usada por, aproximadamente, 7 dias e depois será substituída por um curativo simples.

Além disso, caso o nariz tenha sofrido alguma fratura, também será necessário colocar um pequeno gesso na parte externa.

 

Rinoplastia inchaço pós-operatório

No pós-operatório da rinoplastia é normal que apareça inchaço na ponta nariz e nas regiões próximas a ele. Não se assuste, porque também vão aparecer alguns hematomas no local.

Depois da rinoplastia, pós-operatório, inchaço será reduzido com medicamentos e com o passar dos meses. O nariz desinchará bastante ao longo dos 3 meses seguintes.

Porém, após a rinoplastia, inchaço só some por completo após 1 ano da operação.

 

Rinoplastia complicações

Rinoplastia complicações

 

A complicação mais comum no pós-operatório rinoplastia é a epistaxe. Ou seja, sangramento ou hemorragia nasal.

Entretanto, esse sangramento está ligado ao esforço físico em excesso ou devido à pressão alta na recuperação.

 

Rinoplastia pontos internos

Depois de seguir rigorosamente os cuidados pós-operatórios da rinoplastia, você deve voltar na clínica para retirar os pontos e a tala.

Depois da primeira semana do pós-operatório rinoplastia, cuidados seguidos atentamente, o inchaço começa a diminuir. Esse é o sinal para que o médico retire a proteção metálica (tala) e os pontos feitos no nariz.

Isso, provavelmente, acontece de 7 a 10 dias após a cirurgia de nariz.

 

Tempo recuperação rinoplastia

O retorno ao trabalho pós rinoplastia deve acontecer depois de 7 dias. É comum que a paciente receba uma semana de atestado. Assim, ela retorna as suas atividades após retirar os pontos e a tala. Ou seja, se sentirá bem mais confortável.

Depois de 3 semanas você poderá retornar à prática de atividades físicas, desde que as faça de forma moderada. Antes disso, o retorno não é recomendado porque o movimento pode agravar os inchaços, hematomas e sangramentos.

 

Rinoplastia recuperação: dias mínimos sem tomar sol

 

rinoplastia inchaço ponta nariz

 

É necessário evitar a exposição direta do sol no local por no mínimo 2 semanas. Mas o ideal é que você não tome sol durante 2 meses de rinoplastia.

O sol é prejudicial para a qualidade do resultado. Já que pode piorar o inchaço do nariz. Além de tornar permanentes as manchas na pele.

As manchas roxas possuem hemoglobina, um pigmento sanguíneo, que gradualmente é removido pelo corpo após a cirurgia. O sol pode acabar fixando este pigmento na pele. Um exemplo é a piora das olheiras.

 

Pós-operatório rinoplastia: cuidados com a alimentação

Durante a recuperação de rinoplastia prefira ingerir alimentos leves e frios nos primeiros dias. Isso ajuda na prevenção de sangramento. Além disso, evite alimentos quentes por pelo menos 3 dias.

É comum acontecer sangramento, discreto e imperceptível, dentro do nariz. Por isso, a paciente pode engolir sangue (sem perceber), o que pode causar náuseas. Mas não se preocupe, é uma situação extremamente normal nesse período.

 

Nariz torto após rinoplastia

 

nariz torto após rinoplastia

 

Algumas pacientes reclamam: “fiz rinoplastia e meu nariz ficou torto”. Outras dizem: “fiz rinoplastia e meu nariz continua grande”.

Se essa insatisfação está acontecendo mesmo depois de passar o inchaço, então você poderá recorrer a rinoplastia secundária.

Esse procedimento também é conhecido como um retoque de rinoplastia. Ou seja, o médico fará uma segunda intervenção  cirúrgica a fim de trazer melhoras estéticas e até funcionais para a região.

Porém, a paciente somente poderá fazer uma segunda rinoplastia após passar o período de 1 ano da primeira cirurgia. Antes disso, a região estará muito inchada, o que pode comprometer o resultado final.

Por exemplo, nariz torto após rinoplastia pode significar a presença de um edema. Que no início pode ficar localizado mais de um lado do nariz. Se após um ano continuar torto pode ser feito um retoque.

 

Siga as dicas acima e tudo que o seu cirurgião indicar que, com certeza, em pouco tempo você estará recuperada.  E, totalmente, satisfeita com o resultado de sua rinoplastia.

 

Se quiser saber mais sobre pós-operatório rinoplastia e cuidados, visite a Dream Plastic e fale com um de nossos especialistas! Ligue e marque sua consulta:

 

 

 

Gostou do artigo sobre pós-operatório rinoplastia e cuidados? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique no link e divulgue!

Compartilhe no Facebook

Baixe seu e-book gratuito!

Informações adicionais
O que fazer no pós-operatório Rinoplastia? Cuidados e 7 dicas essenciais para uma recuperação de sucesso
Nome do artigo
O que fazer no pós-operatório Rinoplastia? Cuidados e 7 dicas essenciais para uma recuperação de sucesso
Descrição
Rinoplastia dói? Como é o pós-operatório de Rinoplastia e quais são os cuidados essenciais para essa fase? Veja as respostas para essas perguntas aqui.
Publicado por
Empresa
Plástica do Sonho

pós-operatório rinoplastia cuidados


Regulamentação e Parcerias


Responsável Técnico: Dr. Flávio Garcia, CRM-SP 104.850
Rua Vergueiro, 2949 – 14º andar – Vila Mariana

Dream Plastic® 2017 – Todos os direitos reservados – Clínica de Cirurgia Plástica em São Paulo
Ligue Chat Blog