Fios de Sustentação: O que são, tipos, antes e depois e complicações!


fios sustentacao tudo sobre
Saiba tudo sobre os Fios de Sustentação!

Eu sei que você está incomodada com a flacidez do seu rosto. E assim como você, milhares de mulheres estão procurando pelos Fios de Sustentação para o rosto para acabar de vez com a flacidez.

Ou até mesmo, procurando usá-los para a barriga ou para as mamas!

E são muitos para escolher: Fio de Ouro, Fio Russo, Fio PDO… Mas será que eles funcionam, ou são apenas técnicas caras e ineficazes? Quais são os cuidados após o procedimento? E quanto custa? Afinal, a última coisa que a gente quer é gastar rios de dinheiro e não ter resultados, não é mesmo?

Conversamos com a Helena, uma mulher de 52 anos que não via a hora de rejuvenescer a pele flácida que a deixava com medo de perder o emprego, o amor do marido e ver a autoestima destruída.

Quando ela decidiu conversar com um Cirurgião Plástico, decidiu conquistar o sonho de uma aparência jovem e atraente.

E vamos contar TUDO para você!

Somos a Dream Plastic, a maior clínica de cirurgia plástica de São Paulo, desde 2006 o nosso sonho é realizar sonhos. Conheça A VERDADE sobre os Fios de Sustentação:

Esclareça suas dúvidas!

O que são fios de sustentação?

O fio de sustentação é uma técnica utilizada para reduzir a flacidez no rosto, no nariz, na testa e na sobrancelha, mas também pode ser utilizada na região corporal como nas mamas e na barriga. Os mais populares são o fio de ouro, o fio russo, o fio de colágeno, o fio PDO, entre outros.

fios sustentacao
Saiba o que são os Fios de Sustentação

E basicamente, o que difere cada um deles é sua composição e todos têm seus prós e contras que vamos explicar!

Esse tipo de tratamento promete deixar a pele mais firme e sua principal indicação de uso é na face. Também conhecida como a plástica sem cortes, esse recurso utiliza de garras para produzir esse efeito.

Mas antes de qualquer decisão, você precisa entender como esse tipo de material funciona dentro do seu corpo.

Como os Fios de Sustentação atuam dentro do corpo?

Quando inseridos nas camadas da pele, as garras atuam no corpo causando um trauma na pele desencadeando um processo inflamatório e consequentemente o aumento da produção de proteínas da pele.

como fios sustentacao atuam corpo
A forma como cada filete atua diferencia o antes e depois

Seguido disso, o organismo começa a produzir um tecido reparador fibrocolagenoso ao redor do fio que foi colocado ali pelo cirurgião.

O nome técnico para isso é Neocolagênese, que nada mais é do que a produção de um novo colágeno. Essa produção é proporcional ao tamanho do fio inserido – portanto, quanto mais espesso, mais essa reação acontece. Saiba mais no link ao lado!

Os resultados começam a ser visíveis a partir de 30 dias da aplicação, o que é tempo suficiente para que a pele comece a “produção exagerada” de colágeno.

Para que servem os fios de sustentação?

Os fios de sustentação servem para reduzir os efeitos do envelhecimento no rosto e no corpo. É geralmente procurado por mulheres acima de 40 anos que desejam eliminar pequenas partes flácidas da pele através de procedimentos pouco invasivos.

fios sustentacao mulheres
A sensação que o tempo está passando é nítida!

Ao se maquiar para ir ao casamento do filho, Helena olhou o reflexo no espelho e começou a lembrar da juventude que um dia foi motivos de tantas alegrias. O reconhecimento profissional, a construção da carreira e a vida social eram coisas que traziam sentido à vida e alegria na esperança desses dias.

Conheça a Helena

Helena termina de ver essas memórias, e se olha no espelho mais uma vez. Ela vê outra pessoa, diferente dos tempos de juventude.

fio sustentacao mulher

Agora, o seu rosto não é mais o mesmo… está repleto de flacidez com rugas na testa e sobrancelhas e sua autoestima foi embora junto com a juventude: ela se sente feia e impotente.

E pior, agora ela teme ser motivo de piada pelas vizinhas e nunca mais ver o marido se sentindo atraído por ela.

Na semana seguinte, Helena conversa com Rosana, uma amiga, sobre o que aconteceu. Rosana acaba se lembrando de um caso que viu na Televisão sobre rejuvenescimento através dos fios de sustentação, uma técnica inovadora que promete acabar de vez com a flacidez.

Então as amigas decidem procurar resultados e informações na internet.

 

“Eu quero ter o meu rosto de volta” – elas dizem.

Então saem dispostas a realizarem o seu sonho: eliminar a flacidez do rosto para se sentirem jovens e renovadas outra vez.

Mas logo se deparam com algumas dúvidas: “Quais são os tipos de fios que existem?”, “Qual o valor dessas linhas?” ou “Quais são os locais de aplicação dos fios de sustentação?”.

 

Quais são os tipos de Fios de Sustentação?

Os principais fios de sustentação são:

  • Fio de Ouro;
  • Fio Russo;
  • Fio PDO;
  • Fio Búlgaro;
  • Fio Liso;
  • Fio Parafuso;
tipos fios sustentacao
Existe uma grande variedade de filetes.

O que é Fio de Ouro?

O fio de ouro é uma das maneiras mais procuradas como técnicas de rejuvenescimento. Eles são usados para fazer a tração dos músculos faciais. O material, apesar de nobre, é duro e não tem elasticidade. Por isso não se molda bem no contorno da face.

fio ouro
Conheça mais sobre o fio de ouro

Esse tipo de fio no rosto não é absorvível. Ou seja, vai ficar para sempre no organismo. Com o tempo ele pode formar nódulos na pele.

Para deixar mais claro, o Fio de ouro produz um efeito estético pequeno comparado a cirurgia de Lifting.

 

O que é Fio Russo?

O Fio Russo tem garras minúsculas que ajudam na sua fixação. Ele não é absorvível e traciona a pele na tentativa de esticá-la. Infelizmente, na maioria das vezes não tem o efeito esperado. Aliás, muitos casos a técnica não surte nenhum resultado.

fio russo
Veja como as garras são posicionadas no filete

Entre os principais objetivos do Fio Russo no rosto está reduzir as marcas de envelhecimento que se manifestam através das rugas e da flacidez e melhorar a aparência de cansaço causada pelo desgaste da pele.

Para a realização do procedimento, é utilizada a anestesia local, que dura aproximadamente 1 hora e pode ser realizado dentro do consultório da clínica. Entenda a importância da anestesia para a cirurgia plástica.

A técnica Fio Russo é a mais cara, chegando a beirar os R$4.500,00. Portanto, o preço acaba não compensando tanto quanto é prometido comparado ao resultado obtido.

Então imagina a frustração de pagar caro e ainda não ter resultado nenhum…

O que é Fio PDO?

Os Fios de polidioxanona, ou Fio PDO, possuem dois tipos: os lisos e os espiculados. Os lisos sustentam a pele através de tramas onde as linhas podem ser passadas, já os espiculados, por sua vez, possuem garras que estimulam uma reação química do organismo promovendo o efeito lifting e ativando a produção de colágeno pelo organismo.

fio pdo
O que, a princípio, é muito bom!

Entretanto, essa pode ser a técnica menos indicada principalmente porque o antes e depois do Fio PDO começa a desaparecer entre 06 e 12 meses.

Um estudo publicado no Aesthetic Surgery Journal (Revista da Cirurgia Estética) comprova que “Há um recuo notável nos resultados 06 meses após a intervenção. As melhorias não são mais aparentes após 1 ano.”

Outro ponto comentado pelo mesmo estudo, é que entre 15 e 20 por cento das pacientes acabam tendo dificuldades após a aplicação. Ou seja, em média, 1 a cada 5 pacientes têm problemas sérios no pós-operatório.

Quais são os locais de aplicação dos Fios de Sustentação?

  • Fox Eyes (Olhos de Raposa);
  • Ptose dos Supercílios;
  • “Bochechas de Buldogue” (ptose da linha mandibular);
  • Código de Barras (rugas periorais ao redor dos lábios);
  • Papada;
  • Umbigo triste;
  • Pescoço;
locais aplicacao fios sustentacao
Os locais mais buscados ficam na região da face.

Como é o Antes e Depois de Fios de Sustentação?

O antes e depois dos fios de sustentação deixa o rosto inchado com vermelhidões. Os resultados começam a ser aparentes a partir da terceira semana de recuperação. Durante esse período é importante esperar o processo de pós-operatório e seguir as recomendações do cirurgião.

locais aplicacao fios sustentacao
Os locais mais buscados ficam na região da face.

Essa foi a principal dúvida da Helena, até porque, se ela encontrasse outro, ela iria optar pelo antes e depois do lifting facial.

Essa técnica promete acabar de vez com a flacidez – o que a princípio é bom, bonito e barato. Independentemente da região que ela for realizada (seja no rosto, nos seios, ou no abdômen) você verá antes e depois do fio de sustentação transformadores com mulheres mais felizes. Porém, na maioria das vezes, ele não compensa comparado ao custo desembolsado.

E apesar disso, ela decidiu fazer esse procedimento.

Fios não absorvíveis

Essa estratégia para acabar com a flacidez entrega mais malefícios que benefícios. Os não absorvíveis (fios de ouro ou o fio russo, por exemplo) ficam para sempre no organismo. Com o tempo, ele pode formar nódulos ou granulomas na pele – deformando completamente o rosto da paciente.

Outro ponto é que a expectativa para o fio de sustentação é que ele tracione a pele para esticá-la. Mas para isso os filetes precisam ser amarrados em algum lugar para terem apoio e então friccionar a pele para remover a flacidez.

Mas esse lugar não existe na anatomia humana.

E, por isso, na maioria das vezes não tem o efeito esperado. Aliás, em muitos casos a técnica não tem nenhum resultado. E, quando tem, o efeito não se mantém ao longo prazo.

Fios absorvíveis

“Então é só eu pedir para o médico utilizar um tipo de filete não absorvível, certo?”

Não. Pois se os definitivos não funcionam, os temporários são ainda menos efetivos. O principal problema dos fios de sustentação além do fato de não trazerem resultados é que eles impedem o tratamento comprovadamente eficaz que elimina a flacidez no rosto: o lifting facial.

Qual a diferença entre Fios Absorvíveis e os Não Absorvíveis?

AbsorvíveisNão Absorvíveis
Menos efetivoImpede tratamentos efetivos
Mais caro a longo prazoMais caro a curto prazo
Efeito não duradouroPodem deformar o rosto
Complicações em até 20% dos casosFicam para sempre no organismo

Até esse ponto, você já entendeu que os fios de sustentação NÃO funcionam, certo?

Então, quando a Helena entendeu que por mais que ela tenha gastado uma fortuna e ainda assim não conseguiu o que esperava, decidiu procurar a cirurgia de lifting facial para ter o rosto jovial que sempre sonhou.

Mas agora seu rosto está repleto de cordões arraigados ao músculo, parcialmente absorvidos pelo tecido. Durante a cirurgia, o cirurgião precisou de várias horas para retirar todas as linhas – o que elevou em muito o custo da cirurgia.

Ou seja, no final das contas a flacidez do rosto foi retirada, porém, por 3 vezes o preço que ela pagaria e por 100 vezes a dor de cabeça que teria se tivesse ido atrás do que realmente era efetivo lá no início.

Por isso, é importante comentar uma coisa:

Quem opta pelos não absorvíveis, precisará refazer o procedimento de tempos em tempos porque ele é ineficaz a longo prazo.

Mas, se a paciente precisa ficar indo ao consultório para refazer a técnica, não seria melhor ela procurar pelo lifting facial, que além de ser feito uma única vez é eficaz?

Triste, né?

Fio de Sustentação para o Rosto realmente funcionam?

Até funcionam, mas por pouco tempo. Isso porque quem indica a aplicação de fios de sustentação, normalmente, promete resultados rápidos e naturais, incisões pequenas e uma recuperação em pouco tempo. O que é mais importante saber é se esse procedimento é tudo isso mesmo, e se a relação custo-benefício compensa no final das contas.

fios realmente funcionam
Os filetes não são indicados por médicos sérios

Bom, na prática os médicos mais experientes em cirurgia plástica do Brasil afirmam que não. O motivo é que os resultados são muito sutis, muitas vezes imperceptíveis. Isso quando o foco é no rosto, pois fio russo para mama ou glúteo não funciona.

Afinal, como garantir que a reação inflamatória e a produção de colágenos decorrentes do procedimento terão força suficiente para tracionar a pele? Ainda mais tecidos pesados, como das mamas e dos glúteos. Pois é, ninguém tem como prever a forma que o seu organismo vai reagir.

Como é o antes e depois do Fio de sustentação no rosto?

O antes e depois dos fios de sustentação no rosto é caracterizado pelas manchas vermelhas e arroxeadas causadas pelo processo normal de pós-operatório, especialmente por ser um procedimento tão invasivo quanto um Lifting Facial, acaba tendo um pós-cirúrgico semelhante.

antes depois rosto
Os resultados aparecem nas primeiras semanas de recuperação.

A aparência envelhecida do rosto é causada pela flacidez e pelo excesso de pele. Pontos que não são tratados e nem retirados, permanecem apenas na esperança de que a contração ocorra da forma desejada.

É possível colocar Fios de Sustentação nas mamas?

Sim. Porém, é preciso fazer ressalvas: O resultado não é eficaz a longo prazo. Os fios, por mais firmes e duros que sejam, não conseguem sustentar o peso das mamas por muito tempo e tendem a perder a força com o passar dos meses.

Isso porque a ptose mamária envolve um grau de flacidez maior e que exige um procedimento como a cirurgia para levantar os seios.

Como é o antes e depois do fio de sustentação nas mamas?

O antes e depois dos fios de sustentação das mamas ocorre na mesma proporção da cirurgia de mastopexia. Os resultados começam a aparecer já na terceira semana e ficam completamente finalizados no segundo mês de pós-operatório. Durante esse período, é importante estar em contato constante com o seu cirurgião plástico.

antes depois mamas
Os fios tentam tracionar a pele para estimular a produção de colágeno.

Percebe que o antes e o depois nem tem tanta diferença assim?

Isso se dá porque um dos objetivos do Fios de Sustentação na Barriga tem como objetivo estimular o organismo a produzir colágeno (que diminui a aparição de novas flacidez) e não de eliminar a flacidez já existente.

Qual é o Preço dos Fios de Sustentação em 2022?

O procedimento custa de R$3.104,91 até R$6.044,12 em São Paulo (Maio de 2022). Lembrando que essa é uma média do valor dos fios de sustentação nas principais clínicas paulistas, já que o custo varia conforme o tipo de fio, a região, a quantidade e a experiência do médico.

preco fio sustentacao mamas
“Mas, pelo preço ser baixo, o valor compensa, certo? A resposta é não.

Aqui na Dream Plastic nós NÃO realizamos essa técnica, pois baseamos nossas opiniões em dados científicos de médicos especializados em cirurgias faciais. E essa é uma unanimidade entre os profissionais experientes.

“A cirurgia de lifting facial é, indiscutivelmente, o melhor procedimento para acabar de vez com a flacidez.”

O lifting facial diminui os sinais de envelhecimento permanentemente, pois aprimora os contornos faciais e coloca a pele no lugar posicionando a gordura facial.

Como é feito o procedimento de Fios de Sustentação?

Realizado dentro do próprio consultório com a anestesia local, o procedimento de Fios de Sustentação utiliza uma microcânula que faz pequenos furos no rosto da paciente e insere de 4 a 8 filetes, dependendo do grau da flacidez. Porém, existem pontos para se preocupar que são pouco comentados.

como feito fio sustentacao
O médico vai sempre procurar o melhor resultado possível

Mas, primeiro, vamos falar sobre como a técnica de fios para a flacidez no rosto é feita.

O procedimento de fios de sustentação, ou fios faciais, é feito com anestesia local e geralmente é realizado dentro do consultório. A técnica mais comum consiste em utilizar uma pequena cânula para fazer pequenos furos no rosto da paciente e, então, através desses furos inserir o fio no rosto.

A partir disso, o médico passa os filamentos para dentro do organismo.

Graças a anestesia, a paciente não sente dores durante a intervenção cirúrgica e a recuperação é relativamente rápida também. E para acelerar o processo de pós, é importante que a paciente utilize compressas frias nos primeiros 2 dias para conter os hematomas.

Quais são os cuidados após o procedimento de Fios de Sustentação no Rosto?

Os principais cuidados para os fios de sustentação no rosto são:

  • Evitar mastigar por 24 horas;
  • Procure não falar nesse mesmo período;
  • Mantenha a cabeça levantada pelos primeiros 7 dias;
  • Dormir em posição supina (de barriga pra cima) por 15 dias;
  • Não praticar esportes no primeiro mês;
  • Atividades leves podem voltar já na segunda semana;
  • Minimizar todo tipo de movimento na face;
  • Tomar a medicação que o médico recomendar.
cuidados pos operatorio
É importante seguir a risca todas as recomendações do cirurgião

É importante dizer que não existe uma fórmula pronta para a recuperação dessa técnica até porque cada caso é um caso e cada paciente reage de uma forma. Mas em geral, as recomendações são essas.

Outro ponto a ser destacado é que o médico pode liberar a paciente para uma determinada atividade antes ou depois do padrão, tudo vai depender da evolução do processo de pós-operatório da paciente.

Quais são as complicações do procedimento de Fios de Sustentação?

Apesar da popularidade, o uso de fios de sustentação oferece riscos à sua saúde. A aplicação pode gerar, por exemplo, infecções na pele. Sem contar as possíveis assimetrias, já que não temos controle sobre como o organismo irá reagir em cada lado da aplicação.

complicacoes pos operatorio fio sustentacao
Algumas delas são irreversíveis

Ou seja, há chances consideráveis de que aquilo que seria uma solução rápida e, em tese, mais barata, se transformar num pesadelo.

Fios de Sustentação ou Preenchimento Facial?

Ambos os procedimentos são bioestimuladores recomendados para o rejuvenescimento da pele, entretanto, trazem antes e depois distintos e são aplicados em diferentes áreas da face. O fio de sustentação pode ser usado em regiões próximas às sobrancelhas e aos olhos.

Diferentemente dos preenchedores de ácido hialurônico.

A aplicação de Ácido Hialurônico tem como objetivo fazer pequenas alterações na face. Para você ter uma ideia, a principal recomendação de preenchimento com ácido hialurônico é para modificar os volumes faciais e corrigir sulcos e rugas.

 

Esse procedimento é altamente recomendado pelos Cirurgiões Plásticos, pois tem eficácia comprovada!

Portanto, a melhor escolha é SEMPRE o preenchimento com injeções com Ácido Hialurônico.

 

QuAIS são os profissionais que fazem os Fios de Sustentação?

Apenas cirurgiões plásticos ou dermatologistas estão autorizados pelo Conselho Federal de Medicina a realizarem o procedimento de Fios de Sustentação. Esses profissionais, desde que treinados e capacitados, estão aptos a realizar essa técnica.

medicos fio sustentacao
É importante consultar a experiência do profissional antes de escolher o procedimento.

O que considerar ao escolher um Cirurgião Plástico?

  • Experiência;
  • Formação;
  • Preferência por operar em clínicas ou em hospitais;
  • Confiança;
  • Feedback de outras pacientes.

Tão importante quanto respeitar as recomendações no pós-operatório, é a escolha do médico. Principalmente porque a escolha de um mau médico pode resultar em complicações irreversíveis durante a cirurgia, além de um resultado não satisfatório.

Portanto, sempre consulte um médico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Fios de Sustentação – Prós e Contras

Pontos Positivos

  1. Praticidade, por poder ser feito no próprio consultório;
  2. Flexibilidade, a paciente não precisa se afastar do trabalho e nem dos filhos, então é possível fazer em um dia útil comum.
  3. Preço baixo – não custa rios de dinheiro.
  4. Utiliza a anestesia local, a menos invasiva das anestesias.
  5. Todo o procedimento durou 45 minutos.

Pontos Negativos

  1. O resultado acontece, mas diminui já a partir do 6º mês e em 1 ano o efeito desaparece.
  2. Pode deformar a pele.
  3. Acontecem complicações, como infecções, em até 20% dos casos.
  4. Valor baixo no curto prazo, valor altíssimo no longo prazo.
  5. Dificulta ou impede a realização do procedimento realmente efetivo do lifting no rosto.

 

“Mas esse procedimento dá certo mesmo?”

Eu quero que você tire as suas próprias conclusões baseado em um comentário que encontramos em um conteúdo do Youtube sobre os fios de sustentação.

avaliacao paciente
Você já se perguntou isso?

Ora, se nem os próprios médicos fazem em si mesmos, por que recomendam para o público geral?

Exatamente! Do que adianta pagar um preço inferior à cirurgia se o resultado além de pobre, é muito pior e a paciente precisará ficar refazendo o procedimento?

Há recomendações de inúmeros cirurgiões sérios para a não realização dos fios de sustentação.

E aí, fios de sustentação é um procedimento que dá certo?

 

Comece a planejar a sua cirurgia!

Atuamos realizando sonhos há mais de 15 anos e, acredite, compreendemos o que você está passando agora: a insatisfação com o rosto, as milhares de dúvidas que passam pela mente e a insegurança com o resultado.

Mas quero te tranquilizar e dizer que não precisa ser assim por um motivo bem simples.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!

Criamos um grupo no Facebook que hoje conta com quase 100 mil mulheres, compartilhando cada passo da realização dos seus sonhos e foi através dele que a Helena encontrou pessoas que fizeram o Lifting Facial para enfim se sentir segura em realizar o seu sonho.

Todos os dias, dezenas de publicações são aprovadas criando um espírito de comunidade e de troca de experiências.

Gostaria de entrar? É grátis! Clique no banner abaixo e envie a sua solicitação!

Ao enviar, é muito importante que você responda as 3 perguntinhas que estão lá, pois não permitimos a entrada de perfis fakes e nem de perfis masculinos para garantir a privacidade e a segurança das nossas pacientes.

Fios de Sustentação 

Se você desejar passar com um dos nossos cirurgiões plásticos para conversar sobre o lifting facial ou injeções de ácido hialurônico, marque AGORA uma consulta pelo WhatsApp! É só clicar no botão no topo da tela!

Esclareça suas dúvidas!

Gostou do artigo sobre Fios de Sustentação? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!