Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Simastia: Saiba o que é, como evitar e quais os tratamentos para os seios grudados

Atualizado em 12/07/2023 17:47

Se você sonha em colocar silicone, já deve ter se deparado com a simastia, não é mesmo?

Para muitas mulheres que sofrem com os seios separados, o silicone é um sonho a ser realizado, afinal, as próteses podem ajudar a juntar os peitos e dar aquele aspecto de seios volumosos.

Mas nem sempre ter peitos juntinhos é sinônimo de felicidade. Não é comum, mas há casos onde ter seios juntos se torna um baita pesadelo.

Por isso, vamos te ajudar a descobrir mais sobre a Simastia: uma condição rara, mas que pode acontecer de duas maneiras, de forma congênita ou através da inserção do implante mamário.

Nós somos a Dream Plastic, clínica especializada em realizar sonhos e, hoje, tiraremos todas as suas dúvidas sobre essa intercorrência do silicone.

O que é simastia?

A simastia é uma condição em que os seios ficam grudados na região pré-esternal, ou seja, as mamas se cruzam na linha média, havendo a perda da separação entre os seios. Geralmente essa condição ocorre por mau posicionamento da prótese, mas é importante dizer que são raros os casos em que acontecem.

ilustração da simastia com os seios grudados
Veja como ela fica.

Por, geralmente, estar relacionada ao silicone, ela pode ser considerada uma intercorrência da cirurgia de mamoplastia de aumento – ou de mastopexia com prótese de silicone.

Contudo, é possível encontrar pessoas que nasceram com essa condição. Estas sendo ainda mais raras.

Pela sua forma inestética, os seios bem grudados é um medo recorrente de mulheres que sonham em turbinar as mamas, mas não precisa ser! Aqui na Dream, por exemplo, realizamos mais de 20 mil operações de mama e, em mais de 17 anos de experiência, só atendemos 3 mulheres que apresentavam essa intercorrência.

Isso por si só já mostra o quão rara é essa condição.

O que causa simastia?

A principal causa da simastia é o mau posicionamento medial da prótese de mamas, onde há a aproximação excessiva ou o cruzamento dos implantes, havendo a perda da região intermamária – área entre os seios. Ainda que possível, são raros os casos de simastia congênita.

ilustração de como fica a prótese com simastia
Veja!

Imagina que, para alojar um implante de silicone é preciso criar um espaço entre a área na qual o mesmo ficará, este local é chamado de “sítio” ou “loja” e, no caso dos implantes de mama, podem ser subglandular, subfascial ou submuscular.

O ideal é que esses sítios fiquem separados, cada um em uma mama, mas em casos de simastia, esses espaços se unem e as mamas aparentam ser uma só.

Os sítios grudados também tendem a aparecer em pacientes que colocam próteses com bases muito maiores que seu tórax poderia suportar – justamente por isso que, para pacientes com essa região mais fina, é indicado o uso de próteses cônicas, em que a base é mais estreita e há maior projeção do silicone.

Neste texto explicamos melhor sobre os diferentes tipos de prótese!

Contudo, nem sempre a simastia ocorre por causa da prótese sem si, sendo também possível ocorrer durante o pós-operatório com o acúmulo excessivo de seroma na região medial das mamas, ou até mesmo de causa idiopática, quando não há um motivo definido para a aparição desta condição.

O que é simastia congênita?

A simastia congênita é quando um seio e o outro não possuem a divisão naturalmente. Essa condição é percebida quando as mamas começam a se desenvolver e não apresentam a separação da linha média entre os seios.

mulher cobrindo os seios por ter simastia natural
É quando a pessoa já nasce com essa condição.

Por mais que seja possível, a simastia congênita é extremamente rara e sua etiologia desconhecida. Nestes casos é notável que a ponte que une os seios apresenta maior concentração de gordura, pele e flacidez, dando o aspecto de que os seios estão bem juntinhos.

Diferente da simastia adquirida, a congênita é mais difícil de ser tratada, sendo necessário retirar o excesso de gordura e pele da região. Neste estudo publicado pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica é possível ver o tratamento cirúrgico para a simastia congênita.

Simastia após o silicone pode acontecer?

A simastia após a prótese de silicone acontece quando há o cruzamento das próteses ou sua aproximação excessiva. Ela também pode acontecer caso o implante seja maior do que o corpo da paciente possa suportar, erro médico ou traumas posteriores.

mulher pensativa sobre simastia mama
É a forma mais comum de adquirir.

A simastia adquirida é considerada uma intercorrência da cirurgia de silicone e, mesmo que rara, geralmente, acontece pela inexperiência do cirurgião, já que suas principais causas são a junção dos sítios onde as próteses estão alocadas e pela escolha de um implante com a base mais larga do que o biotipo da paciente suporta.

Mas uma coisa é fato: muitas mulheres realizam a cirurgia de prótese de silicone, ou de mastopexia com prótese, com o único objetivo de juntar as mamas – seja por ela achar as suas naturais muito separadas ou pelo excesso de flacidez trazer essa aparência de maior separação.

Porém, a cirurgia de prótese de mamas não possui esse objetivo, mas sim o de dar maior volume às mamas.

Mesmo assim, é comum vermos pacientes que insistem em querer uma prótese maior, com base mais larga para atingir esse desejo de juntar as mamas. É claro que é dever do médico realizar aquilo que é seguro e que irá entregar um melhor resultado, mas é importante que a paciente também tenha responsabilidade e escute a indicação médica.

Quais são as causas da simastia após o silicone?

Os principais motivos que causam a simastia após o silicone é a dissecção excessiva do local de alojamento do implante, o uso de próteses com diâmetro ou volume maiores que o suportado pelo tórax da paciente e a presença de feixes laterais do músculo peitoral menores ou anômalos.

ilustração de seios com simastia
Essas são as principais causas.

Em todos os casos é possível evitar que ocorra ao escolher um cirurgião experiente em cirurgia plástica nas mamas.

Além disso, é possível que a simastia apareça como uma complicação do pós-operatório, onde há o acúmulo de líquidos na região que pode ocorrer devido ao descumprimento das indicações médicas pela paciente.

É também possível que haja uma rejeição do corpo à intervenção cirúrgica que pode causar essa sensação de seios juntinhos.

Mesmo que ocorra, é algo tranquilo e que pode ser corrigido, abaixo explicaremos melhor como funciona o tratamento para essa intercorrência.

Como evitar a simastia?

Para evitar a simastia o ideal é recorrer a uma equipe de cirurgia experiente, além de contar com o suporte de uma ótima clínica de cirurgia plástica. Isso porque, enquanto complicação cirúrgica, a simastia pode ser evitada por um cirurgião com vasta experiência em prótese de mamas.

mulher conversando com médica sobre o que é simastia
Saiba como!

Veja bem, como explicado acima, a simastia, na maioria dos casos, é uma intercorrência que acontece pela junção dos implantes na região central do músculo peitoral, seja pelo tamanho do sítio de alojamento da prótese ou pelo uso de um silicone muito maior do que o comportado pela paciente.

Em todos esses casos, um cirurgião experiente saberia bem até onde realizar a abertura da loja onde ficará o implante e também qual é o volume e o diâmetro que o corpo daquela paciente comporta.

Logo, ao escolher uma equipe médica bem experiente é praticamente nula as chances dessa intercorrência acontecer – visto que é uma condição extremamente rara.

A experiência da clínica também ajuda!

Como já dito, a simastia pode aparecer no pós-operatório, por isso é de extrema importância que a paciente siga todas as recomendações médicas, como o uso do sutiã pós-operatório.

Contudo, um dos fatores que podem ajudar nessa etapa é contar com uma clínica com um suporte completo para a sua recuperação.

Isso porque durante essa fase é que o resultado final é moldado e o suporte da clínica é essencial para que, qualquer intercorrência, sendo a simastia ou não, seja devidamente estudada e tratada.

Por exemplo, aqui na Dream temos um diferencial que ajuda bastante na recuperação das nossas pacientes: um canal para Urgência e Emergência, onde a paciente, assim que notar qualquer sintoma estranho pode ligar e falar com uma de nossas enfermeiras.

Além disso, temos uma equipe completa de enfermagem aqui na clínica pronta para ajudar em qualquer situação.

Mas como saber que a equipe e a clínica são experientes? Falando com antigas pacientes!

Conversar com quem já passou pela cirurgia de prótese de mamas é fundamental para tirar dúvidas e decidir onde irá realizar a sua cirurgia, afinal, saber que as pessoas gostaram de seus resultados dá maior confiança para realizar seu sonho.

Aqui na Dream nós reunimos mais de 100 mil mulheres no que é, hoje, o maior grupo privado sobre cirurgia plástica.

Nele milhares de mulheres compartilham diariamente seus resultados, tiram dúvidas e compartilham suas experiências.

Simastia

Ah! O grupo é privado e exclusivo para MULHERES. Participe clicando no link e respondendo algumas perguntinhas!

O local da operação deve ser sempre em um hospital

Uma coisa é fato: qualquer operação, por menor que seja, deve ser feita em um hospital e o mesmo vale para uma cirurgia de prótese de mama, ou de correção de simastia, por exemplo.

Acontece que ao operar fora de um ambiente hospitalar você estará colocando a sua segurança – e o resultado – em risco. Visto que em um hospital, caso ocorra uma complicação, facilmente será tratada, o que não ocorre em uma clínica, onde teria que aguardar uma ambulância e todo o deslocamento até uma unidade de atendimento.

É claro que o local da operação não favorece o aparecimento de uma simastia, contudo, impede que outras intercorrências, muitas vezes mais graves, ocorram.

Por isso, é importante que escolha uma clínica que opere em hospitais renomados e que tenha todo o cuidado com a  sua segurança e resultado.

Quais os cuidados no pós-operatório para evitar a simastia?

A simastia pode aparecer como uma complicação no pós-operatório, nesses casos há o acúmulo de líquidos entre as mamas, que dão o aspecto de seios grudados. Isso acontece quando a paciente não segue os cuidados médicos para evitar seu aparecimento.

colete para simastia
Veja os principais cuidados.

Veja algumas das indicações:

  • Usar o colete, ou sutiã cirúrgico, durante o tempo estipulado pelo cirurgião;
  • Realizar as sessões de drenagem linfática com a fisioterapeuta;
  • Além de seguir os demais cuidados como, por exemplo, não levantar os braços, não dormir de bruços, não fumar ou tomar sol na cicatriz.

Tudo isso evita que ocorra o acúmulo destes líquidos e o aspecto de mamas grudadas.

Qual o tratamento para simastia?

O tratamento para a simastia pode ser feito de duas formas. O médico pode trocar a prótese por outra de base menor, que caiba dentro da mama e sem se projetar para o centro. Ou então, se a paciente não quiser trocar o silicone, o médico pode dar pontos na parte interna central da mama.

sala cirúrgica para correção simastia congênita
Conheça o tratamento.

Assim, o cirurgião reduz o espaço central interno da mama, fazendo com que a prótese projeta-se para a lateral e não para o meio do busto.

De todas as formas, a cirurgia de tratamento costuma ser bem segura e com bons resultados.

Geralmente a abordagem para essa correção é por via inframamária ou areolar, que são as mais comuns de serem realizadas na própria cirurgia de silicone sendo então a cicatriz reaproveitada, já a incisão axilar pode favorecer o deslocamento da prótese de silicone sendo, assim, não indicada.

De qualquer forma, é importante relembrar que o ideal é tomar medidas para evitar o surgimento da simastia adquirida.

Como é feita a cirurgia de correção de simastia?

Para corrigir a simastia o cirurgião pode optar por trocar a prótese para uma de menor diâmetro ou então por fazer uma sutura interna delimitando o espaço do silicone. A incisão, geralmente, é intramamária ou areolar, mesmo que para a inserção da prótese tenha sido utilizada outra técnica.

ilustração com o passo a passo da cirurgia de simastia
Veja o passo a passo da cirurgia.

O passo a passo cirúrgico é o seguinte:

  • É feita a demarcação vertical sobre o esterno, delimitando onde será realizada a correção;
  • Após isso o cirurgião realiza a abertura das camadas por uma incisão inframamária ou areolar;
  • As próteses então são retiradas e seu alojamento cauterizado;
  • Dessa forma o cirurgião tem acesso aos extremos do sítio e realizam a sutura de adesão com um fio não absorvível seguindo a demarcação realizada anteriormente;
  • Caso necessário, as próteses são trocadas por uma cônica ou por uma de menor volume;
  • A incisão então é fechada e se inicia os cuidados pós-operatórios.

A cirurgia de correção deve ser definida em conjunto com a paciente, visto que em muitos casos a mesma prefere não trocar as próteses. Contudo, o recomendado é que ouça as recomendações médicas, já que o cirurgião sempre saberá qual o melhor tratamento para cada caso.

A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica publicou dois casos onde é possível acompanhar o tratamento cirúrgico para a simastia adquirida.

Como fica o antes e depois da cirurgia de simastia bem sucedida?

O antes e depois da simastia são seios delimitados, com uma separação na linha medial, mas que permanecem marcados pelo silicone. Além disso, o resultado da cirurgia de correção devolve a autoestima da mulher, uma vez que seus seios ficam mais estéticos e naturais.

ilustração demonstrando como fica alojada a prótese antes e depois da simastia
Veja o antes e depois.

Na imagem é possível ver bem como a delimitação dos seios após a cirurgia de reparação da simastia fica mais bonita e natural.

É claro, uma cirurgia desse porte é capaz de transformar a vida de quem passa pela operação, já que, agora, a mulher se sente mais confiante em fazer atividades básicas como colocar um decote ou ir à praia.

Logo, a principal transformação da cirurgia para correção é a devolução da autoestima.

Onde fazer sua cirurgia de prótese de mama com segurança?

mulher feliz sem seios simastia
Essa condição é tratável!

Escolher o local ideal para realizar sua cirurgia de silicone sem ter medo de ficar com os seios grudadinhos é mais fácil do que você imagina! Vamos recapitular do que você precisa:

  • Uma equipe de cirurgia plástica experiente, com vasto conhecimento e um currículo impecável;
  • Uma clínica que possua uma grande estrutura de pós-operatório e que ofereça suporte completo, como:
    • Equipe própria de enfermagem, que esteja disponível para qualquer urgência ou emergência;
    • Dê preferência para clínicas com equipes próprias de anestesia;
    • Contar com uma equipe vasta de cirurgiões plásticos;
  • Opte sempre por um lugar que opere somente em hospitais, nada de operar dentro da própria clínica!

Pode até parecer muita coisa, mas não é. Além disso, indicamos sempre que fale com mulheres que também operaram naquele lugar, já que somente elas poderão compartilhar a real experiência.

Quer começar por algum lugar?

A Dream Plastic é a clínica mais recomendada pelas mulheres, afinal, somos a única clínica que conseguiu agrupar milhares de mulheres em um grupo fechado, só quem confia em seu trabalho pode fazer isso!

Nós possuímos tudo o que é preciso para uma cirurgia segura e com ótimos resultados e ainda vamos além em muitos aspectos, oferecendo condições especiais para nossas pacientes.

Contamos com cirurgiões experientes, que já realizaram milhares de cirurgias e com um currículo impecável, formados nas melhores universidades do país.

Para falar com um de nossos cirurgiões basta agendar um horário clicando no ícone do WhatsApp, é totalmente sem compromisso.