Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Sintomas de deslocamento da prótese de silicone: saiba identificar se a prótese está virada, solta, deslocada ou dobrada!

Atualizado em 12/12/2023 17:24

Muitas mulheres, ao sentir alguns sintomas de deslocamento de prótese de silicone, já começam a ficar preocupadas.

Será que minha prótese de silicone deslocou? Vou ficar com o implante torto?

Essas são algumas das diversas dúvidas que começam a surgir nesse momento.

Porém, nem sempre esse desconforto ou sensação que você sente nos seios significa que houve o deslocamento de silicone. Há a possibilidade da prótese estar solta, virada, dobrada… e para cada caso existe um tratamento diferente.

Quer entender se os seus sintomas são de deslocamento da prótese de silicone? Quer saber o que fazer em cada caso?

Somos a Dream Plastic, a maior clínica de cirurgia plástica de São Paulo.

Reunimos nossa experiência de mais de 18 anos em cirurgia plástica para mostrar em quais momentos a prótese pode sair do lugar e deslocar, e como você pode resolver esse problema.

Confira:

Quais os sintomas do deslocamento da prótese de silicone?

Os sintomas de deslocamento de prótese de silicone são estéticos, um silicone torto ou fora do lugar. É possível perceber apenas olhando. Isso porque, ao colocar o implante na paciente, o médico deixa o centro da prótese projetada para a aréola. Isso significa que a ponta da prótese (o seu ponto mais alto) deve corresponder com a localização da aréola.

ilustração mostrando um seio com silicone normal e um com a prótese deslocada, mostrando uma das mamas mais abaixo da linha
No lado esquerdo, temos uma mulher com os seios normais. No canto direito, vemos uma mulher com a prótese deslocada.

Portanto, quando a prótese mamária é deslocada você logo notará que a ponta da prótese não está coincidindo com o centro da aréola. Significa que o implante mamário deslocou.

Quais as causas da prótese de silicone solta?

A prótese de silicone pode sair do lugar por conta de algum trauma, como batidas de carro e outros acidentes, ou devido a algum esforço físico no pós-operatório. Uma forma de evitar que o implante de mama saia do lugar é seguindo todas as recomendações de pós-operatório.

ilustração mostrando o tempo de recuperação para evitar o deslocamento da prótese
As recomendações de pós-operatório evitam que a paciente tenha problemas com a recuperação e a prótese.

Se a paciente não seguir essas recomendações, como evitar levantar os braços, pegar peso e fazer movimentos bruscos antes da hora certa, o implante de mama pode sair do lugar.

Nesse momento, ter uma equipe que forneça todas as instruções necessárias para o seu pós é essencial.  Afinal, a recuperação é uma das partes mais IMPORTANTES da cirurgia, e quanto mais auxílio nesse momento, melhor.

Aqui na Dream Plastic sabemos da importância do pós-operatório, por isso, além de entregar um documento com todas as recomendações para a paciente no dia da sua alta médica, também oferecemos outros serviços de suporte, como:

Disk Enfermagem, um canal exclusivo e direto com nossas enfermeiras para que a paciente tire QUALQUER dúvida sobre o pós sem precisar sair de casa.

Além disso, também oferecemos o serviço de Urgência e Emergência 24h, para prestar assistência sempre que você precisar.

Como confirmar se minha prótese de silicone deslocou?

Para confirmar se a prótese de silicone se deslocou realmente é necessário fazer exames de mamografia com implante de mama e ultrassom. Apenas com exame técnico o médico pode definir com certeza que a prótese está fora do lugar.

Veja como os exames  ajudam a identificar se o implante está torto.

Ultrassonografia:

Identifica se há algum tipo de dano nas próteses e até se ela mudou de posição. Esse é o primeiro, dentre os exames para prótese de silicone, que o médico solicita, caso ele suspeite que haja alguma anormalidade.

Mamografia com Prótese de Silicone:

Esse é um exame muito famoso por fazer o acompanhamento da saúde mamária da paciente. Principalmente quando o assunto é câncer de mama, já que ele consegue detectar nódulos ou anormalidades que tenham surgido com o passar dos anos. Vale ressaltar que a prótese mamária não traz nenhum risco em relação ao câncer de mama.

Ressonância Magnética:

O exame fornece um diagnóstico extremamente detalhado das mamas. Com ele é possível ver fielmente o estado da prótese.

De acordo com pesquisas da Universidade Federal de São Paulo, esse é o melhor método para identificar casos de deslocamento da prótese, ruptura e até mesmo contratura.

Portanto, se for constatado que a paciente está com silicone torto, é preciso tratar.

Apesar de não fazer mal à saúde, não é normal o implante de mama sair do lugar. Afinal, esteticamente pode incomodar a paciente.

O que fazer se estiver com o silicone torto?

Para resolver o deslocamento de prótese de mama, o cirurgião terá que reposicionar a prótese de forma cirúrgica, para que permaneça no centro dos seios. Ou seja, com a ponta da prótese projetada exatamente para a aréola.

Essa é a única forma de reposicionar um implante de mama que está fora do lugar.

Porém, fique atenta, a prótese de silicone deslocada não é a mesma coisa que ela mexendo.

Contudo, em casos onde a prótese se aproxima de forma exagerada e havendo a aparência de seios grudados é possível que seja uma simastia. No link explicamos tudo sobre a condição dos seios unidos.

Mas é possível que essa condição seja evitada ao escolher um médico de qualidade para te atender. Um cirurgião experiente e com amplo conhecimento poderá indicar a prótese ideal para o tamanho do seu tórax, evitando que você tenha que passar por situações como essa.

Portanto, antes de escolher o seu cirurgião plástico, verifique se ele é realmente capacitado para essa cirurgia e se ele tem experiência.

Fizemos um infográfico mostrando tudo que você precisa analisar na hora de escolher o melhor cirurgião plástico. Confira:

infográfico com características que um cirurgião deve ter, como currículo à disposição, experiência comprovada, recomendações, formação completa, cadastro na sbcp e nenhuma ocorrência no crm

Seguindo todas as recomendações acima, é possível fazer uma cirurgia muito mais segura e assertiva.

Sinto a prótese de silicone mexer, é normal?

Não é normal sentir a prótese de silicone mexer, exceto quando o alojamento da prótese – o local onde ela foi colocada – estiver maior que o volume do implante. Se ela mexe com frequência, pode significar que o seu implante de mama está solto.

sinto protese silicone mexer
Saiba que nem sempre o implante de mama mexer significa que ele saiu do lugar.

No entanto, sentir a prótese se mexer, muitas vezes, não passa de uma mera sensação psicológica. Pois, se a mama já tinha algum volume, antes de colocar silicone, naturalmente quando a região for movimentada a prótese vai acompanhar esse movimento.

Muitas mulheres ao deitar relatam que a prótese caiu para os lados, ou então, ao curvar, que a prótese caiu para frente.

Geralmente isso é impulsionado pela sua posição. A prótese está seguindo o movimento dos seios, e isso é absolutamente normal e comum.

No grupo de pacientes da Dream Plastic no Facebook você pode ver vários relatos de mulheres que sentiram a mesma coisa e depois de exames descobriram que não era nada.

Participe do grupo que conta com mais de 120 mil mulheres e conheça suas histórias:

Deslocamento de prótese de silicone sintomas

Por que a prótese de silicone solta?

A prótese de silicone solta quando o espaço em que ela está na mama, é maior do que o volume da prótese. Neste caso, se ela não tiver aderido à pele e for de um tamanho reduzido, as chances da paciente sentir o implante de mama mexer é maior.

Como saber se minha prótese de silicone está fora do lugar?

Há dois modos de saber se uma prótese de silicone está fora do lugar. Uma delas é por meio de exames de mamografia e ultrassom, e a outra por meio de uma avaliação visual. Este teste a paciente pode fazer em casa.

Para a avaliação visual, a paciente deve ficar em pé, com os braços para baixo e as mãos voltadas para frente. Se a prótese não ficar fora do lugar, significa que não tem problema nenhum.

Agora, se for constatado que o implante está mexendo, a paciente deverá fazer um procedimento cirúrgico para a correção.

O que fazer com a prótese de silicone solta?

Para corrigir a prótese de silicone solta, a paciente deverá fazer um procedimento cirúrgico. O médico terá que fechar o espaço em torno da prótese – internamente nas mamas – com alguns pontos, para diminuir o espaço e deixar a prótese mais firme.

Feito isso, ela não correrá mais risco de sentir a prótese mexer.

É possível a prótese de silicone ficar virada?

Sim! A prótese de silicone virada ocorre quando o implante fica invertido dentro da mama, com o topo – sua parte redonda – voltado para a base do corpo. Geralmente, a aparência estética da mama fica comprometida quando o implante fica virado.

mulher apalpando os seios para checar se a prótese de silicone virou
Veja como saber se a prótese virou.

Por que a prótese de silicone virou?

A prótese de silicone pode ficar virada por alguns motivos: o espaço em que a prótese está é muito largo, porque a paciente não respeitou o pós-operatório devidamente ou porque passou por um trauma. Em um espaço largo, a prótese tende a se mover, o que pode inverter a posição do implante. E se a paciente fez muito esforço no pós ou levantou os braços, as chances aumentam.

Ou seja, algumas causas do deslocamento também podem ser um trauma, como um acidente de carro, por exemplo ou a falta de cuidado no pós-operatório.

Por isso, tenha bastante atenção com a sua recuperação. Aqui você pode conferir o que fazer ou não no pós-operatório de silicone.

Como saber se a prótese de mama virou?

Geralmente é possível perceber que a prótese de silicone virou apenas com o olhar, mas o médico pode solicitar alguns exames de mamografia e ultrassom para confirmar que o implante de mama virou.

Prótese de silicone virou, o que fazer?

O cirurgião pode fazer manobras para a prótese de silicone que virou, ajustando a posição apenas com uma massagem na região. E se necessário, ele pode optar por uma correção cirúrgica para diminuir o espaço da mama com pontos. Assim a região interna das mamas ficará mais estreita, o que impedirá o implante virar.

Quais os sintomas da prótese de silicone dobrada?

Geralmente a prótese de silicone dobrada não apresenta sintomas e não interfere na estética das mamas. A paciente só vai descobrir que a prótese está dobrada durante o exame de rotina nas mamas, como mamografia e ultrassom.

mulher em um fundo rosa pensando sobre o deslocamento da prótese de mama
Como você pode ver, a prótese dobrada não interfere na estética das mamas.

Vale ressaltar que o silicone não fica dobrado ao meio. O que dobra são as bordas da prótese, que visivelmente tendem a ficar imperceptíveis.

Por que a prótese de mama dobrou?

Normalmente, a prótese de silicone pode dobrar em decorrência da cicatrização em torno do implante. Porém, é uma dobra mínima.  É preciso se preocupar apenas se essa dobra for consequência de uma contratura.

Contratura capsular, ou rejeição, como é popularmente conhecida, ocorre quando o corpo rejeita a prótese, criando cápsulas em volta dela.

Além de afetar a estética da mama, a contratura pode trazer alguns problemas de saúde. Entenda como funciona a contratura capsular na mamoplastia de aumento!

O que fazer com prótese de silicone dobrada?

Como a prótese dobrada não traz riscos para a saúde e a estética da paciente, ela não precisa de correção. Veja bem, a prótese dobrada é identificada, por acaso, durante exames de imagem na mama. Essas dobras na mama são mínimas e comuns em quem coloca silicone.

Portanto, como não interferem no bem estar e no visual da paciente, não precisam de ajustes.

Dúvidas sobre o deslocamento de prótese de silicone

Existem algumas dúvidas frequentes que surgem em quem acabou de sair de uma cirurgia ou até mesmo em quem ainda está pensando em colocar silicone.

mulher com feição pensativa sobre o deslocamento da prótese de mama
Veja algumas das principais dúvidas de mulheres que colocam implantes nos seios.

Listamos a seguir os principais questionamentos das pacientes.

É normal sentir a borda da prótese de silicone?

Sim! É normal sentir a borda da prótese de silicone, principalmente se a paciente colocou um implante de tamanho superior ao que cabe na sua mama. Geralmente, como não afeta a saúde e nem a estética dos seios, não precisa de correção.

Além disso, a paciente pode sentir a borda da prótese caso tenha uma pele fina e a prótese esteja posicionada em cima do músculo.

Sentir fisgadas no silicone é normal?

Fisgadas no silicone é normal, e não é um sintoma de deslocamento da prótese. Geralmente a paciente sente fisgadas no silicone no primeiro mês de pós, pois o corpo está se recuperando e as cicatrizes estão fechando.

É preciso se preocupar apenas se as fisgadas no silicone persistirem depois de 6 meses de recuperação. Neste caso, é indicado procurar um médico ou o cirurgião para que ele possa avaliar a situação das mamas.

Saiba se os seus sintomas são mesmo de deslocamento de prótese de mama!

Antes de tomar qualquer atitude, confirme se os sintomas que você está sentindo são de deslocamento da prótese de mama.

mulher em consulta com a cirurgiã sobre a prótese de silicone que deslocou
Antes de procurar algum tratamento, fale com seu médico!

Infelizmente, o deslocamento pode acontecer, assim como a prótese de silicone virar, sair do lugar, mexer… Porém, geralmente são fatores que podem ser evitados com bons cuidados durante o pós-operatório.

O maior ERRO que as pacientes cometem é relaxar em relação aos seus cuidados após a cirurgia. Isso é bastante perigoso, pois por mais que, aparentemente, não tenha acontecido nenhuma complicação, o seu organismo ainda está se acostumando com a mudança.

Sendo assim, compareça a todas as consultas de retorno e respeite todas as orientações passadas pelo seu cirurgião plástico. Desse modo, você evita riscos e as chances de dizer “minha prótese de silicone deslocou” será bem menor.

Como mencionamos acima, aqui na Dream Plastic, para facilitar esse momento, oferecemos o Disk Enfermagem e uma linha de comunicação para casos de urgência e emergência 24h. Assim a paciente tem suas dúvidas respondidas com rapidez e propriedade médica.

E não esqueça, sempre escolha médicos experientes para a sua cirurgia. Aqui na Dream só escolhemos profissionais capacitados para nossas pacientes, você deve fazer o mesmo com você!

Se você ainda não fez a sua cirurgia de prótese de silicone, essa é sua chance!

Fale com nossas consultoras e marque sua avaliação, aproveite para conhecer os nossos médicos e protocolos exclusivos, o espaço, a qualidade, e tenha a certeza que fará uma cirurgia segura e com o resultado dos seus sonhos.

Clique agora no botão do WhatsApp e marque a sua consulta sem compromisso c0m os melhores profissionais de São Paulo!