Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Mama Acessória ou gordura na axila? Descubra tudo sobre o diagnóstico de polimastia e a melhor forma de tratamento!

Atualizado em 02/01/2024 17:24

Mama acessória ou glândula mamária na axila são assuntos que podem gerar muitas dúvidas entre as mulheres.

Afinal, como saber quando a axila inchada é apenas gordura ou algo mais?

Muitas mulheres convivem com a glândula mamária nas axilas e não sabem, porque pensam que é apenas uma gordurinha extra.

Porém, por mais que pareça que ela não existe, que está escondidinha ou disfarçada, uma hora a mama pode surgir com mais evidência nesta região e até causar incômodos e dor.

Na maioria dos casos, esse momento é durante o período da gravidez (em breve você vai entender o porquê).

Ainda não sabe se a sua axila inchada é uma mama supranumerária ou gordura? Continue lendo este texto e descubra o que é, causas, diagnóstico e como tratar.

Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada entre as mulheres, e vamos te mostrar tudinho que você precisa saber!

O que é mama acessória?

Mama acessória é o nome dado quando a mulher tem tecido mamário fora do lugar esperado, geralmente na região das axilas, nascendo uma espécie de “terceira mama” na lateral do braço. Essa condição pode ocorrer nas duas axilas ou apenas em uma, além de outros lugares do corpo.

Mulher de regata branca apontando para a polimastia
Entenda o que é.

Lembrando que, nesse caso, não se trata de gordura, mas sim de tecido.

 

O que é Polimastia?

Polimastia é o termo técnico dado para o diagnóstico de mama acessória. Ela surge quando há presença de glândulas mamárias fora da região normal, ou seja, dos seios. Ela geralmente é encontrada na região axilar, formando uma terceira mama. Também é conhecida como: mama axilar, supranumerária, extranumerária, pré-axilar e ectópica.

Mulher apertando os seios pensando sobre o que é polimastia
Saiba o que pode ser a gordura nas axilas!

Axila inchada ou gordura na axila?

Mulher apertando a axila inchada
Você já teve essa dúvida?

Esse era o dilema com que a Nath conviveu por muito tempo.

Aos 17 anos, ela descobriu o que chamava de “bolinhas na axila”… Mas até aquele momento estava despreocupada, pois acreditava que fosse um excesso de gordura.

Tudo mudou quando ela notou que, mesmo malhando e fazendo exercícios para sumir a axila inchada, nenhum resultado era alcançado. Por mais que ela perdesse alguns quilinhos, a gordura debaixo do braço continuava lá.

Foi então que decidiu pesquisar no Google. O resultado da pesquisa falava sobre nódulos na axila e riscos de câncer.

Depois desse dia, resolveu consultar uma opinião médica e logo marcou uma consulta com um clínico geral, que a encaminhou para uma mastologista.

A médica pediu uma série de exames e constatou que aquela gordura pré-axilar eram glândulas mamárias nas axilas.

A Nath perdeu o chão, pois não imaginava que tinha uma terceira mama na axila. Para ela, parecia que era algo comum!

Ter a mama acessória é considerado uma situação relativamente comum

Como os exames da Nath não apresentaram nenhum risco, a médica recomendou que ela buscasse um tratamento para a mama acessória axilar apenas se sentisse incômodo na axila inchada.

Ou seja, dor e desconforto.

Ela voltou para casa e passou alguns anos convivendo com essa glândula na axila tranquilamente.

Até que algumas coisas começaram a mudar, os seus sintomas pré-menstruais começaram a afetar também a mama axilar, e ela sentia a região dolorida e mais sensível.

Mas o pior, foi que a região começou a crescer muito e ficar cada vez mais em evidência. A Nath começou a sentir muita vergonha e passou a evitar usar qualquer tipo de roupa que mostrava a sua terceira mama na axila. 

Por exemplo, ir à praia só era viável se ela usasse uma camiseta por cima do biquíni, vestir um vestido tubinho de alcinha ou um top na academia, impossível!

Quais as causas da polimastia?

A polimastia é causada por uma falha na regressão do tecido mamário durante o desenvolvimento fetal. Nessa fase existem diversas glândulas, que devem retroceder e serem absorvidas pelo corpo. Alguns fatores podem ressaltar essa condição, como o ganho de peso e a produção de hormônios e prolactina em excesso.

Mulher franzindo o cenho, pensando em quais as causas da polimastia
Conheça as causas da terceira mama nas axilas.

Como falamos acima, durante o desenvolvimento embrionário, as glândulas mamárias se distribuem das axilas até perto da virilha, como acontece em vários mamíferos. No entanto, elas atrofiam e devem sobrar apenas os dois seios. 

Quando isso acontece de maneira incompleta, resulta na mama acessória. Ela pode aparecer em ambos os lados ou em apenas um, assim como ter o mamilo ou não. 

Geralmente, a polimastia é genética e, na verdade, considerada uma pequena irregularidade comum, aparecendo em por volta de 1% a 5% da população.

Quais os sintomas da polimastia?

Entre os sintomas mais comuns da polimastia, estão:

  • Excesso de volume em uma ou nas duas extremidades das axilas, abdômen ou da região inguinal (próxima a virilha);
  • Inchaço e dor na região, principalmente no período pré-menstrual;
  • Pode ocorrer a saída de leite da mama acessória, durante ou depois da amamentação.
Mulher de top mostrando quais os sintomas da polimastia, inchaço axilar
Saiba quais os sintomas para retirada da mama axilar!

Aqui vale relembrar que, na grande maioria dos casos, essa mama nasce nas axilas, mas a polimastia pode se desenvolver em outras regiões do corpo também.

Qual é a aparência da mama acessória?

Sua aparência não é igual a de uma mama comum, mas é caracterizada por ser muito semelhante ao excesso de gordura axilar, decorrente do ganho de peso. A mama acessória é muito parecida com gordura nas axilas. Ou seja, é uma massa volumosa, que pode ser comprida ou não.

mama axilar em mulher de sutiã preto
A condição é muito parecida com gordura nas axilas.

Por isso, muitas vezes o autodiagnóstico é errado, já que é fácil acreditar que as axilas são apenas inchadas ou que sofrem com o excesso de gordura.

Por isso, muitas vezes o autodiagnóstico é errado, já que é fácil acreditar que as axilas são apenas inchadas ou que sofrem com o excesso de gordura.

A grande diferença é que a polimastia costuma incomodar, trazendo dor em certos períodos do ciclo menstrual.

Para ficar mais claro, tenha em mente que a mama axilar tem glândulas mamárias nas axilas, já a axila gordinha, tem tecido adiposo.

Por isso, o tratamento para ambos os casos é diferente. Se trata-se apenas de gordura subcutânea, a técnica certa é a cirurgia de lipoaspiração.

Como diagnosticar a glândula mamária na axila?

Os exames para diagnóstico da glândula mamária na axila podem incluir:

  • Ultrassonografia
  • Mamografia
  • Radiografia
Médica sorrindo, que faz a cirurgia de glândula mamaria axilar
O diagnóstico de polimastia deve ser feito com um profissional da área médica.

A primeira coisa a se fazer é marcar uma consulta com o médico mastologista ou com um cirurgião plástico.

Esse profissional vai pedir exames para identificar se existe alguma glândula mamária nas axila ou se o inchaço é composto apenas de células adiposas (gordura).

Caso o médico identifique que se trata de polimastia, é recomendado a retirada do tecido mamário com a cirurgia de mama acessória.

Isso porque, apesar de não apresentar riscos graves, a mama axilar pode causar incômodo, desenvolver câncer de mama, assim como os seios, e causar desconforto psicológico por conta da axila gorda.

Juntos, médico e paciente vão decidir qual é a melhor estratégia de tratamento, seja por uma questão estética ou de saúde física.

Mas saiba de antemão que não existem remédios para o tratamento da mama acessória axilar, a técnica cirúrgica é a única forma de extrair o tecido mamário.

Mama acessória e o câncer

Por conter glândulas mamárias, a mama acessória pode contrair câncer, apesar de ser uma ocorrência extremamente rara. De acordo com um relato de caso publicado pela Secco Jung – Clínicas Integradas, o câncer na mama extranumerária ocorre em 0,3% dos casos.

Mulher mostrando o símbolo do câncer na polimastia de mama
Descubra a relação entre as condições.

Por ser tão raro, médicos não recomendam retirar a polimastia como um método preventivo de câncer. Geralmente, a cirurgia de exérese da mama supranumerária é feita por questões estéticas ou de desconforto físico.

Como é a cirurgia de mama acessória?

A cirurgia de terceira mama na axila é simples e dura em torno de 40 minutos a 1 hora e meia. O anestesista aplica anestesia local com sedação ou anestesia geral. Depois, o cirurgião plástico faz um pequeno corte para a retirada da mama acessória e sutura a incisão.

Paciente fazendo a cirurgia de glândula mamaria na axila
Veja como acontece a cirurgia de polimastia axilar!

A paciente será liberada no mesmo dia e deve seguir todas as recomendações médicas para ter um pós-operatório tranquilo. A cicatriz fica localizada na axila e com o tempo pode até passar despercebida, dependendo de cada tipo de pele, é claro.

Cirurgia de mama axilar com mastopexia

Mulher de sutiã branco feliz com a cirurgia de mama acessória
Remover a glândula mamária das axilas e retirar flacidez mamária, é possível.

Lembra da Nath?

Depois de muito pensar, ela decidiu realizar a cirurgia de terceira mama na axila .

No consultório da Dream Plastic, ela teve uma boa surpresa: descobriu que poderia retirar a glândula mamária da axila e levantar os seios, eliminando o excesso de pele que já a incomodava há algum tempo.

Nath sempre foi um pouco gordinha e, isso junto com suas tentativas de “emagrecer” as axilas, fez com que ela vivesse perdendo e ganhando peso, o famoso efeito sanfona.

Resultado: suas mamas ficaram flácidas e caídas. E por que não fazer as duas cirurgias juntas? Afinal, ela descobriu que a diferença de preço da cirurgia de mama acessória e uma mamoplastia era tão pouca.

Feliz da vida, Nath fez a cirurgia de retirada em conjunto com a mastopexia. Saiba mais sobre a retirada de flacidez dos seios no link!

Como é o pós-operatório da cirurgia de mama acessória?

No pós-operatório da cirurgia de mama acessória, as orientações médicas são:

  • Ter cuidado ao movimentar os braços, evitando movimentos bruscos;
  • Dormir de barriga para baixo durante o 1º mês;
  • Evitar pegar peso.
Mulher descansando no sofá, durante o pós operatório de retirada das mamas axilares
Cuidados com o pós-operatório da extirpação de mama supranumerária!

Após o procedimento para a retirada da glândula mamária na axila a recuperação é relativamente rápida, porém, a paciente deve ficar por volta de duas semanas afastada das suas atividades rotineiras.

A orientação mais importante após a retirada da glândula mamária na axila é evitar movimentar muito os braços, pois qualquer gesto mais brusco pode afetar na recuperação, interferindo nos pontos e no processo de cicatrização.

Além disso, os médicos recomendam que as pacientes recém-operadas coloquem um absorvente nas axilas para deixar a região mais seca.

Qual o preço da cirurgia de mama acessória?

O preço da cirurgia de mama acessória varia entre R$12.441,00 e R$20.833,00 nas melhores clínicas de São Paulo (Janeiro/2024). O valor é influenciado pelos honorários médicos, experiência clínica, hospital onde será realizado o procedimento e materiais. Por isso, para saber exatamente quanto custa é necessária avaliação de cada caso.

Mulher segurando dinheiro e fazendo ok com a mão, feliz com o preço da cirurgia de mama acessória
Veja o preço médio da cirurgia de polimastia!

Ah, caso você faça algum tipo de mamoplastia, a cirurgia de mama axilar entra como um bônus, e você paga apenas o valor de um procedimento!

Como é o antes e depois da mama acessória?

O antes e depois da cirurgia de mama acessória axilar são axilas magras, sequinhas, sem inchaço ou glândulas mamárias. A cirurgia também faz bem para a autoestima, que fica elevada, e a mulher não sente mais vergonha ao levantar os braços ou usar blusas e vestidos de alcinha.

Ilustração de antes e depois da mama acessória axilar
Veja como fica o resultado da cirurgia de polimastia!

Hoje, com um ano de operada, a Nath se sente outra mulher!

Agora, ela incluiu em seu guarda-roupa peças como: vestido tomara-que-caia, blusinha frente-única, regatinhas e outras roupas que mostram as axilas. Além de ver seus seios levantados e firmes.

Ah, antes de operar, a Nath encontrou o ambiente perfeito para ver fotos e resultados da cirurgia de terceira mama.

Foi lá que ela se sentiu acolhida, compartilhou sonhos, medos, recebeu indicações e fez novas amizades!

Faça parte do maior grupo de cirurgia plástica

Já imaginou fazer parte de uma comunidade só com mulheres, compartilhando fotos de antes e depois da mama acessória e de várias outras cirurgias plásticas?

A Dream Plastic criou esse ambiente e, hoje, ele já conta com mais de 115 mil participantes!

Para entrar, basta clicar no banner abaixo, responder as 3 perguntinhas obrigatórias e enviar a sua solicitação.

Respondê-las é fundamental, porque nós fazemos uma monitoria para barrar perfis fakes e homens, começando com a análise dessas perguntas.

Tudo para criar um ambiente seguro e confortável para você!

Clique abaixo e prepare-se para ver fotos do antes e depois da mama acessória bilateral e de vários outros procedimentos:

Mama Acessória

Como escolher uma boa clínica para corrigir a polimastia?

Agora que você já sabe que o único tratamento que funciona para acabar com a polimastia é a cirurgia de mama acessória, precisa entender que existem alguns critérios que você deve seguir para a cirurgia ser um sucesso.

Leve cada um deles muito a sério, porque o seu resultado e segurança dependem deles.

Imagine escolher a clínica errada e ter que fazer o retoque da sua mama acessória, não gostar do resultado ou passar raiva toda a vez que precisar de suporte médico.

É uma situação bem chata que pode ser evitada.

Confira:

Tenha uma cirurgia de mama axilar segura…

  • Operando com cirurgiões experientes e especialistas: que tenham estudado nas melhores universidades, com resultados comprovados e certificados pela SBCP.
  • Dentro de hospitais focados em cirurgia plástica: que tenham uma estrutura completa (inclusive UTI),  fiscalização e uma equipe multidisciplinar especializada.
  • Com anestesistas especializados: para dar assistência para a paciente da consulta pré-anestésica até o procedimento.
  • Vasta equipe de cirurgiões, enfermeiras e fisioterapeutas: para oferecer todo o suporte que você precisa.
  • Atendimento 24 horas: para urgências e emergências.
  • Disk Enfermagem: canal direto com enfermeiras para a paciente tirar dúvidas e receber orientações sem precisar sair de casa.
  • Em uma clínica com: infraestrutura completa, equipamentos de primeira linha, esterilizados à nível de hospital.

Saiba onde fazer a exérese da mama supranumerária em São Paulo!

Recepção da Dream Plastic, clínica que faz a retirada de mama auxiliar
Se livre da gordura nas axilas com a Dream Plastic!

Se você acha impossível encontrar uma clínica que segue à risca todos esses itens, saiba que NÃO É!

A Dream Plastic tem todos esses benefícios e muito mais!

Não é à toa que somos conhecidos como a clínica mais elogiada pelas mulheres no Brasil.

Somos líder em recomendações e contamos com mais de 2.000 avaliações no Google! Dê uma olhada:

Print do google review da dream plastic
Conheça a clínica de cirurgia plástica mais recomendada pelas mulheres!

Prova disso é o depoimento da Simone Aparecida Bueno:

Print de uma recomendação da Dream Plastic

Quer um resultado bonito, em uma cirurgia de polimastia axilar segura, sem dores de cabeça? Vem pra Dream! 

Chega de axila inchada!

Mulher com os braços para cima, feliz após a cirurgia de polimastia axilar
Conquiste axilas perfeitas!

Você está pronta para acabar de vez com a polimastia, deixando as suas axilas mais bonitas? Sentir-se livre para levantar os braços sem constrangimento?

Então, marque uma avaliação com um dos nossos cirurgiões plásticos especialistas!

Esse é o momento ideal para descobrir se essa cirurgia realmente é para você. E, de quebra, receber um orçamento personalizado com o preço exato.

Mas já te dou um spoiler: nossos valores são justos, acessíveis e temos formas de pagamento facilitadas!

É só clicar no botão do WhatsApp e marcar uma consulta com nossas consultoras.

É fácil, rápido e sem compromisso.

Te esperamos na Dream. ❤

Gostou do artigo sobre Mama Acessória? Ajude mais pessoas com este conteúdo, clique nos links abaixo e divulgue AGORA!