Dream Plastic – Cirurgia Plástica SP

Alectomia

alectomia

Tudo sobre a alectomia

A cirurgia de alectomia é indicada para quem deseja diminuir as abas nasais e ter a aparência de um nariz mais fino, mas será que vale a pena?

Muitas pessoas ficam em dúvida entre a alectomia e a rinoplastia, outra cirurgia plástica realizada no nariz.

Mas qual delas será a melhor opção? Como fica o antes e depois da alectomia? Qual é o preço e onde fazer o procedimento em São Paulo? Neste post você irá descobrir tudo isso!

Nós somos a Dream Plastic, a Clínica de Cirurgia Plástica mais recomendada pelas mulheres no Brasil. E, hoje, vamos te explicar tuuuudo sobre a cirurgia de alectomia no nariz. Confira!

O que é alectomia?

A alectomia é a cirurgia plástica realizada para diminuir as abas nasais e deixar o nariz com uma abertura menor. O procedimento é indicado para quem possui as asas nasais excessivamente largas. Já o resultado da alectomia é um nariz visivelmente mais fino devido as abas menores.

Veja um exemplo de asa nasal grande

Geralmente, o procedimento é procurado por pessoas com os chamados nariz de batata, negroide ou asiático, que normalmente tem as asas nasais mais espaçadas. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o seu tipo de nariz, confira nosso post com todos os formatos!

Como a alectomia no nariz só faz modificações na região das asas, acaba não sendo uma opção tão vantajosa para quem busca modificar o formato nasal por completo. 

Isso porque, muitas vezes, para deixar o nariz com uma estética harmoniosa, é necessário mexer em mais de uma parte. 

Por exemplo, além de ajustar a asa nasal, pode ser necessário diminuir ou levantar a ponta do nariz, diminuir o dorso nasal, corrigir o desvio de septo, entre outros fatores que a alectomia não ajusta. 

Por esses motivos, a rinoplastia é uma opção mais completa. Visto que ela faz correções em todo o nariz, incluindo a região da asa nasal. Mais para frente vamos explicar melhor a diferença entre ambas as cirurgias. 

Qual o preço da alectomia?

O preço da alectomia começa a partir de R$ 10.115,90 (Janeiro/2024). Essa é uma média de quanto custa o procedimento com base nos preços praticados pelas principais clínicas de São Paulo. Porém, o valor exato da cirurgia só pode ser passado após avaliação médica.

Preço da alectomia varia de um lugar para outro

É importante saber que o preço da alectomia é beeem próximo do preço da rinoplastia. A diferença entre eles é mínima. Porque ambas têm apenas uma internação e uma anestesia. Sem falar que a equipe médica e o pós são o mesmo!

Portanto, o preço é o fator que faz com que a cirurgia da aba nasal seja menos vantajosa.

Afinal, o valor que você vai investir para mexer apenas na parte da asa nasal, um pequeno espaço do nariz, poderia ser investido na cirurgia do nariz. 

Pelo mesmo valor você poderia modificar a região por completo, trazendo mais consistência e harmonia para as alterações. 

Alectomia: antes e depois de famosos

O antes e depois da alectomia é caracterizado pela diminuição da aba nasal. O nariz continua mantendo a mesma estrutura na ponta e a região do osso nasal permanece com a mesma estética. A mudança é apenas nas asas nasais, que ficam menores.

Veja como fica o antes e depois da cirurgia na asa do nariz

Entre as famosas que fizeram alectomia, temos a MC Rebecca. Após o procedimento, a cantora revelou nas redes sociais que gostou e que a cirurgia não havia sido dolorosa. 

Na imagem abaixo você pode ver uma comparação da alectomia nasal antes e depois da funkeira. Perceba que ela reduziu apenas os cantos do nariz. 

MC Rebecca antes e depois da cirurgia para reduzir a asa nasal

Como esta não é uma cirurgia feita com muita frequência, é mais difícil encontrar fotos de antes e depois da alectomia. 

Porém, há duas formas de ver fotos da asa nasal reduzida que poucas pessoas revelam:

  1. Uma alternativa é ver resultados da rinoplastia. Visto que a cirurgia também faz a correção das asas nasais. Veja aqui fotos de antes e depois da rinoplastia em famosos!
  2. Outra opção é entrar no grupo da Dream Plastic no Facebook. Esse é um grupo que reúne mais de 120 mil mulheres que fizeram ou desejam fazer uma cirurgia plástica. As participantes aproveitam o espaço para compartilhar dicas, opiniões, indicações de médicos, dúvidas e, principalmente, fotos de antes e depois da cirurgia no nariz. 

Quer ver como seu nariz pode ficar? Então esse é o lugar certo!

Clique no banner abaixo para fazer parte. 👇

Ah, e não esqueça de responder as 3 perguntinhas iniciais. Elas ajudam a garantir a segurança do grupo. 😊

Quando fazer cirurgia para reduzir a asa do nariz?

A cirurgia para reduzir a asa nasal pode ser feita por pessoas que tenham as abas do nariz muito largas. Ou então, por pessoas que não se sentem confortáveis com o formato do nariz, porque sentem que afeta a sua aparência, seu bem-estar e a sua autoestima. 

Você se sente assim?

A estética do seu nariz afeta seu bem-estar e sua autoestima

Muitas pessoas sofrem com a aparência do nariz batata, pois acham que esse formato é grande demais, largo e feio.

Por causa disso, é comum que pessoas com esse tipo de nariz evitem se olhar no espelho. Há também a crença de que narizes mais largos deixam a aparência mais bruta, isto é, o oposto de uma aparência delicada.

Esse tipo de pensamento é o que faz com que tantas pessoas busquem alternativas para mudar o formato do nariz, como é o caso da alectomia e principalmente da rinoplastia.

Porém, muitos ainda insistem em utilizar aqueles truques que prometem afinar o nariz, como é o caso das técnicas de maquiagem e dos modeladores de nariz.

Lógico, nada disso funciona para afinar o nariz de verdade. São apenas soluções temporárias. 

Mas, afinal, em quais casos pode ser feita a alectomia? Descubra abaixo!

Alectomia em nariz negroide

Nariz negroide é um termo técnico para nariz largo, com ponta grande e pele grossa. Ele recebeu esse nome pela comunidade científica por ter mais incidência na população negra. Porém, também pode ser visto em asiáticos e pessoas de pele branca. 

É possível fazer alectomia em nariz negroide para reduzir as asas nasais.

Porém, uma das maiores queixas de quem tem nariz negroide é a espessura da pele no nariz. A busca por tratamentos geralmente é para diminuir essa espessura, deixando a pele do nariz mais fina.

Todavia, não há cirurgia capaz de reduzir a espessura da pele. 

Por esse motivo, alguns cirurgiões preferem não realizar procedimentos em nariz negroide, pois o resultado pode ser inferior ao que a paciente espera, o que pode resultar em desapontamento e decepção. 

Alectomia em nariz de batata

A alectomia pode ser feita no chamado “nariz de batata”. Aliás, esse é um dos tipos de narizes mais indicados para essa cirurgia, visto que a sua principal característica é a asa nasal larga. 

É importante saber que, para fazer mudanças no nariz é necessário saber qual o formato deles. Afinal, cada formato exige uma correção diferente.

Como é feita a Alectomia?

Para fazer a cirurgia de alectomia, primeiro o cirurgião aplica a anestesia que pode ser local ou geral, dependendo da complexidade do procedimento. Em seguida, o cirurgião faz a incisão e começa a modificar a região da columela e das asas nasais. 

Confira as principais informações sobre a alectomia

A retirada de tecido na asa nasal pode ser feita externamente ou internamente, dependendo da técnica escolhida pelo cirurgião. 

Após retirar o excesso de cartilagem da asa nasal, ele faz a sutura da região e fecha os pontos. Para finalizar, são aplicados curativos. 

Como é a cicatriz da alectomia?

A cicatriz da alectomia fica na região do sulco da asa nasal, escondido na dobra do nariz. Ela se torna praticamente imperceptível com o passar do tempo, pois além de ser pequena, costuma se camuflar na dobrinha do nariz.

Veja como é a cicatriz da alectomia

A cicatriz da alectomia, assim como a de uma rinoplastia, é bastante discreta e fica quase imperceptível com o passar do tempo. Mas para obter esse tipo de resultado, é fundamental seguir todas as recomendações médicas durante a recuperação e não retirar os curativos antes da hora.

Recuperação da alectomia

A recuperação da alectomia é semelhante à da rinoplastia. O pós-operatório é tranquilo e geralmente não há dor forte, mas caso ocorra o cirurgião pode prescrever medicação, como anti-inflamatórios e analgésicos. Os pontos são retirados 5 dias após a cirurgia. 

Confira as recomendações para o pós da cirurgia na asa nasal

Até pelo menos 1 mês é necessário seguir algumas recomendações:

Além dessas, há outras recomendações que você pode seguir no pós-operatório da alectomia no nariz.

Confira aqui as orientações para o pós-operatório de rinoplastia, que também servem para a cirurgia que diminui as asas nasais

Seguir essas recomendações e as orientações do seu cirurgião é essencial para ter um bom resultado. Porém, não é o único fator que vai defini-lo. 

O apoio que você vai receber da clínica nesse momento também é INDISPENSÁVEL. 

Uma clínica que ofereça suporte é essencial para uma boa recuperação

O pós-operatório da alectomia no nariz é um dos momentos mais importantes da cirurgia. Afinal, é nesse momento que o resultado final será definido. 

Imagine que na sua recuperação você tenha alguma eventualidade com o nariz e precise passar com seu cirurgião plástico para ele avaliar se está tudo certo. 

Mas, quando você chega na clínica, ele não está, porque teve problemas e não conseguiu comparecer. 

Até aí tudo bem… 

Você pergunta para a secretária se tem outro cirurgião para te atender, porque é importante. Porém, ela responde que o único cirurgião na clínica é aquele que fez seu procedimento.

Por fim, você fica sem assistência nesse momento importante, o que pode afetar o seu resultado, sua saúde e seu bem-estar. 

Imagine o quanto seria horrível!

O ideal é encontrar uma clínica que entregue:

Portanto, se você quer fazer uma cirurgia com segurança, sem precisar se preocupar com a recuperação, esses são fatores que você deve analisar antes mesmo de fechar a cirurgia. 

Quem pode fazer alectomia?

O único profissional habilitado para fazer alectomia é o cirurgião plástico. Apenas ele tem o conhecimento e a especialização necessária. Afinal, mesmo sendo um procedimento no nariz, a cirurgia tem a mesma importância que qualquer outra cirurgia. Portanto, não pode ser feita por profissionais de outras áreas, como dentistas.  

Escolha bem o profissional que vai fazer sua Alectomia

Aliás, uma das perguntas que nós já recebemos é: Dentista pode fazer alectomia?”

A resposta é NÃO! Esta não é uma cirurgia nos dentes. É no nariz! 

Um dentista não tem a formação de 6 anos em Medicina + 5 anos em Cirurgia Plástica que um cirurgião especializado tem. Portanto, ele não tem a capacidade de fazer um procedimento seguro e correto.

E mais, dentistas não tem autorização técnica e legal para fazer cirurgia plástica. É contra a lei!

Os riscos que você corre fazendo cirurgia com dentistas são enormes! Vamos explicar melhor quais são os riscos da alectomia nesse texto ainda.

Por isso, a cirurgia plástica só deve ser feita por um cirurgião plástico.

Porém, também não é qualquer cirurgião plástico que pode fazer a alectomia no nariz 

O ideal é você escolher um profissional que:

Aliás, um bom lugar para pegar recomendações de cirurgiões plásticos é no grupo da Dream Plastic no Facebook. 

As mulheres aproveitam esse espaço para dizer o que acharam do médico e para pedir indicações. 

Quer saber se um médico é bom? Esse é o lugar!

Clique no banner abaixo e faça parte AGORA. 👇 Saiba o que elas estão dizendo sobre os profissionais de cirurgia nasal. 

Aproveite e veja dicas para escolher o melhor cirurgião no nosso artigo: cirurgião plástico!

Quais os riscos da alectomia?

Na alectomia, os riscos são baixos, mas existem. Os principais riscos são de sangramento por esforço exagerado, mas isso não é frequente. Além disso, pode haver o risco da cirurgia, caso seja realizada por um cirurgião inexperiente. Por isso, a importância de escolher um bom profissional. 

Saiba o que avaliar no momento de fazer sua cirurgia

Entretanto, os riscos não acabam aí. Veja a seguir o que pode comprometer a sua alectomia e torná-la arriscada:

Risco do resultado

Como dissemos lá em cima, este é um procedimento que mexe apenas na parte da asa nasal. E é exatamente por esse motivo que há o risco do resultado ficar insatisfatório. 

Isso porque, nosso nariz é como um edifício. Todas as partes se conectam para formar o todo: osso, cartilagem e septo. Porém, uma mudança que fazemos em apenas uma estrutura pode afetar outra parte, o que compromete a estética do conjunto.

Por exemplo, diminuir a asa nasal pode fazer com que a ponta pareça maior, ou então, com que as asas pequenas não tenham uma harmonia com o dorso largo.

Por isso é necessário modificar toda a estrutura para que ela fique harmônica.

Risco de fazer a cirurgia fora de um hospital

Além disso, há o risco de se fazer a cirurgia de alectomia fora de um ambiente hospitalar. O que pode causar problemas para a paciente e até infecções. 

Infelizmente, algumas clínicas e consultórios médicos insistem em fazer o procedimento no próprio local, para poder reduzir gastos. Mas isso é errado!

Apenas hospitais possuem estrutura completa para cirurgias plásticas. Portanto, na hora de escolher uma clínica, certifique-se que ela faça procedimentos apenas em hospitais. 

Alectomia ou rinoplastia?

Tanto a alectomia quanto a rino podem corrigir a asa nasal. A diferença é que, enquanto a primeira faz apenas essa mudança, a rino aproveita para mudar outras imperfeições que possam estar incomodando ou interferindo na estética.

Geralmente, o tipo de nariz largo também é acompanhado de outras partes inestéticas, como uma ponta mais globosa. Desse modo, necessitam de outras correções para ficarem harmonizados. 

Por isso, quando comparamos, é possível perceber que a rinoplastia é mais vantajosa. 

Veja só:

Entenda a diferença entre as duas técnicas

Você ainda tem dúvida sobre fazer uma alectomia ou rinoplastia?

Talvez esse seja o momento ideal para ter uma conversa com um cirurgião plástico especialista.

Somente o cirurgião plástico conseguirá analisar qual é a melhor solução para a estética do seu nariz, de acordo com as suas características físicas.

Ao realizar uma avaliação com o profissional, é levado em consideração toda a harmonia do seu rosto e seus traços.

E aí, vai continuar com dúvidas? É melhor não esperar muito…

Saiba onde fazer sua alectomia em São Paulo!

Encontre o lugar CERTO para a sua cirurgia!

Parece impossível encontrar uma clínica com todas as qualidades que vimos aqui, que faça cirurgia do nariz e alectomia em São Paulo, mas não é!

Aqui na Dream Plastic você encontra cirurgias à nível internacional por valores justos e acessíveis, respeitando todos os requisitos necessários. Veja só:

E muito mais!

Não é atoa que hoje contamos com mais de 1 MILHÃO DE FÃS na nossa fanpage, e somos a clínica mais avaliada no Google, com mais de 2.500 avaliações positivas.

Sem mencionar, claro, as diversas mensagens de carinho e agradecimento que recebemos diariamente das nossas pacientes. Como essa da Camila, enviada pelo Google:

“Clínica maravilhosaaaa! 🤩🤩

Eu fui super recepcionada em todo momento com todas as meninas.
Sobre o cirurgião não tenho nada a reclamar, simplesmente maravilhoso, sincero e bem objetivo.
O Dr. é um profissional sensacional. Amando cada dia mais meu resultado. Faria tudo novamente de olhos fechados. Super recomendo!👏🙏❤❤

Obrigada a toda equipe da Dream pelo cuidado que teve comigo. ❤🙏😍”

Realize seu sonho de corrigir o nariz!

Agora você já sabe quais os pontos positivos e negativos do procedimento, sabe como escolher uma boa clínica e como funciona o pós-operatório. 

Chegou o momento de realizar o seu sonho! 

Ainda está em dúvida sobre a alectomia ou rinoplastia? Ou então, já tem certeza que quer fazer a rinoplastia mas não sabe por onde começar?

Marque uma consulta com nossos cirurgiões plásticos. Eles poderão indicar o procedimento mais adequado para o seu caso, além de te direcionar em cada passo na realização do seu sonho. 

Acredite, depois de passar em consulta todas as suas dúvidas e medos vão desaparecer. Afinal, nossos médicos estão aqui para explicar TUDO o que você deve saber sobre o procedimento. 

Clique no ícone do WhatsApp aparecendo em sua tela e marque sua avaliação AGORA! ☝️ É rápido e suuuuper simples.

Nossas consultoras vão falar com você e encontrar a data que melhor se encaixa na sua agenda. 

Estamos te esperando! 😘

Sair da versão mobile