Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

A vaginoplastia é para você? Conheça os principais tipos de cirurgia na vagina e para quem elas são indicadas

Atualizado em 06/12/2023 12:01

Você sabe o que é a vaginoplastia?

Não é de hoje que o Brasil é líder em cirurgias íntimas. Atualmente, somos o país que mais realiza esse tipo de procedimento no mundo todo, e a cada dia que passa mais e mais mulheres passam por operações para “ajustar” essa parte tão delicada.

Quem procura a cirurgia normalmente sofre com o tamanho da região, com alguma mudança causada pelo parto normal, ou até mesmo com desconfortos e infecções recorrentes na parte íntima.

Além desses incômodos físicos na vagina, as mulheres que procuram a cirurgia, enfrentam problemas para vestir uma roupa mais apertada e até mesmo podem ter dores nas suas relações sexuais.

Se você também sofre com essa situação, fique tranquila, nós vamos te ajudar! Somos a Dream Plastic, clínica que está há mais de 17 anos realizando os sonhos de milhares de mulheres. 

E hoje, iremos te explicar tudo sobre a vaginoplastia e seus benefícios. Vem com a gente!

Esclareça suas dúvidas!

O que é vaginoplastia?

Vaginoplastia é o nome dado para as cirurgias íntimas femininas, que podem ser de cunho estético ou reparador. Elas englobam todas as partes que constituem a região vulvo-vaginal, como, por exemplo, os pequenos e grandes lábios, o clitóris e o períneo.

cirurgia vagina
Saiba tudo sobre o procedimento.

Outro nome comum para essas cirurgias é “ginecoplastia”.

As operações podem ser apenas estéticas, visando melhorar o aspecto visual da região, como nos casos das vaginas muito grandes e com flacidez.

Ou podem ser cirurgias reparadoras que podem fazer a restauração da região nos casos de mulheres que sofreram algum trauma ou uma, ou mais, gestações em que o parto foi normal.

Quais são os tipos de vaginoplastia?

Existem alguns tipos diferentes de vaginoplastia, como, por exemplo, a diminuição de pequenos e grandes lábios, o preenchimento de lábios flácidos e a cirurgia para apertar ou reconstruir o canal vaginal. A cirurgia na vagina também pode ser feita por mulheres trans que querem construir o canal vaginal.

ginecoplastia
Conheça os principais tipos de cirurgia na vagina.

São diversos tipos de ginecoplastias que atendem a diferentes necessidades.

Vamos saber mais sobre esses tipos:

Cirurgia para reconstrução da vagina

Os casos de cirurgia na vagina de cunho reconstrutor englobam as mulheres que sofreram algum trauma na região que desconfigurou a estética vaginal ou o desempenho das funções, como o caso de mulheres que tiveram parto natural complicado.

Além dos casos mais cotidianos, ainda existem as meninas que sofrem com uma condição rara que atinge 1 a cada 4.000/5.000 mulheres, chamada síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, que consiste na ausência parcial ou total do canal vaginal.

plastica vagina
Veja!

Inclusive, esse é o segundo motivo mais comum para os casos de amenorreia primária – quando a adolescente não menstrua.

Outra causa para a cirurgia é a de redesignação de gênero, onde é feita a construção do canal vaginal em mulheres trans.

Contudo, essa é a técnica de vaginoplastia mais complexa, sendo necessário passar por algumas burocracias para conseguir realizar a cirurgia.

Ainda não existem muitos médicos especialistas em realizar esse procedimento no país, não sendo incomum vermos mulheres trans tendo que esperar anos para conseguir uma vaga ou precisando sair do país para realizar a operação.

Cirurgia para apertar a vagina

A cirurgia para apertar a vagina é muito procurada por mulheres que realizaram partos normais e que, por causa da dilatação, sofreram com o afrouxamento da região.

Além delas, buscam realizar o estreitamento da vagina, as mulheres mais maduras, que passam pela perda da elasticidade.

Essa técnica também é conhecida como perineoplastia.

Vaginoplastia nos lábios

A cirurgia nos lábios vaginais é o tipo mais comum de vaginoplastia. Essa técnica visa reconstruir os pequenos e grandes lábios de forma estética ou reconstrutora.

vagina labios grandes
Esse é o tipo mais comum da cirurgia.

Também conhecida como labioplastia, a técnica consiste em diminuir pequenos e grandes lábios que estão muito avantajados, assim como preencher grandes lábios que estão flácidos e caídos.

Dentro das vaginoplastias, esse é o procedimento que mais possui adeptas, já que, geralmente, são as partes estéticas que mais chamam a atenção na região e, por isso, causam o maior número de queixas.

Com a cirurgia, a flacidez vaginal acaba e nos casos de lábios vaginas assimétricos, eles são arrumados e se tornam simétricos, acabando com incômodos que antes a paciente sentia.

Cirurgia para emagrecer a vagina

Outra cirurgia que é bastante procurada é a para emagrecer a vagina, geralmente indicada para mulheres que possuem aquela gordurinha a mais na parte superior da pelve e que marca a região deixando um volume a mais.

O nome dessa cirurgia é monte de vênus, na mesma é feito uma espécie de lipo na vagina e assim a gordura a mais é retirada.

Clitoriplastia

A clitoriplastia é a cirurgia no clitóris feminino, sendo dividida em duas técnicas diferentes, uma para diminuir o clitóris avantajado, geralmente causado pelo uso de hormônios masculinos para o ganho de massa muscular, e nos casos onde o capuz do clitóris cobre o mesmo, impedindo que a mulher atinja o orgasmo pelo estímulo da região.

clitoriplastia
Essa cirurgia é essencial para o bem estar nas relações.

Ambos os casos causam desconforto para a mulher, já que tanto um clitóris grande que, ao roçar nas roupas do dia a dia e durante a relação pode doer, quanto a falta de prazer causado pela cobertura excessiva causa a insegurança.

Contudo, por ser uma região repleta de terminações nervosas, a clitoriplastia é uma cirurgia muito delicada, sendo bem comum que mulheres percam sensibilidade no clitóris por causa de uma cirurgia mal feita.

Justamente por isso, aqui na Dream Plastic nós não realizamos esse procedimento, já que os riscos são muitos.

Para quem é indicada a cirurgia na vagina?

A cirurgia na vagina é indicada para mulheres que sonham em melhorar o aspecto e a funcionalidade da genital. Além disso, também é apropriada para meninas que sofrem com a agenesia vaginal e para mulheres trans que desejam realizar a redesignação de gênero.

labios vaginais
Será que esse procedimento é para você?

No geral, mulheres que buscam melhorar a aparência dos grandes e pequenos lábios, acabar com a flacidez e o murchamento da vagina, além de emagrecer e diminuir a região, são aptas para realizar a cirurgia de vaginoplastia.

Essa cirurgia é indicada para mulheres com mais de 18 anos, contudo, tanto nos casos de agenesia vaginal quanto nos de redesignação de gênero, é possível fazer o procedimento ainda na menoridade com o acompanhamento médico e a autorização de um responsável.

Como é feita a cirurgia de vaginoplastia?

A maneira como é feita a vaginoplastia depende muito da técnica e do propósito da cirurgia. Uma cirurgia com fim estético, somente para a diminuição dos pequenos lábios, por exemplo, é bem mais simples do que uma cirurgia para restaurar ou construir o canal vaginal.

procedimento de vaginoplastia
Veja como é feita!

O mesmo vale para o tempo de duração da operação, podendo ir de 40 minutos a algumas horas. 

Da mesma forma que existem técnicas diferentes:

Diminuição dos pequenos lábios: é retirado o excesso de pele que se projeta para fora dos grandes lábios e causa atrito e escurecimento da região;

Lipo na vagina: é feita uma lipo pubiana para a retirada do excesso de gordura que causa o volume indesejado;

Flacidez dos grandes lábios: é injetado um preenchimento que acaba com a aparência murcha da vagina e deixa a região com um aspecto mais jovem;

Estreitamento vaginal: é feita uma sutura dos músculos da região e o reposicionamento dos órgãos locais;

Reconstrução da vagina: depende bastante do tipo de reconstrução que será feita, nos casos de agenesia vaginal, é criado um canal utilizando a mucosa retirada da região bucal ou uma parte do intestino da paciente, já que esses tecidos se assemelham com os de uma vulva. Então são colocados no canal aberto e é utilizado um molde que deverá permanecer – sendo trocado constantemente – por um período para se formar a cavidade vaginal.

Logo, depende bastante da técnica e da finalidade da cirurgia.

O que verificar na hora de fazer a sua cirurgia na vagina?

Existem alguns pontos que são importantes para obter segurança e qualidade na cirurgia de vaginoplastia, entre eles estão a experiência da clínica e equipe médica e o cuidado com o pós-operatório.

cirurgia vaginoplastia
O que deve estar incluso no seu procedimento?

Experiência da clínica e da equipe médica

Talvez um dos principais fatores para uma boa cirurgia é a experiência da clínica e da equipe médica, isso parte do princípio que, quanto mais fazemos uma atividade, melhor ficamos nela.

Logo, uma equipe que faz a ginecoplastia com certa frequência, tem mais domínio na técnica da cirurgia, então possuem maior segurança para realizar o procedimento.

Veja o que um bom cirurgião plástico deve ter:

Infográfico com as características de um bom cirurgião plástico
Essas são as recomendações para um bom cirurgião

Hospital onde será realizado o procedimento

O local ideal para realizar qualquer cirurgia é em um hospital. Clínicas que aceitam realizar um procedimento cirúrgico dentro dos próprios consultórios estão colocando a vida de suas pacientes em risco.

Por isso, evite clínicas que pregam que podem fazer uma vaginoplastia dentro dos consultórios, além de comprometer a segurança e qualidade, uma operação nesses locais possui maiores chances de ter complicações e infecções que também comprometem o resultado.

O ideal mesmo seria que o procedimento ocorresse em hospitais que possuem maior experiência com cirurgias plásticas, já que estes possuem menores chances de ocorrer infecções hospitalares.

Estrutura de pós-operatório

A etapa que mais implica no resultado final da sua cirurgia na vagina é o pós-operatório, são nos cuidados dessa fase que o resultado é traçado.

Logo, o ideal é que, além da própria paciente seguir à risca o que foi recomendado pelo médico, ela deve contar com um ótimo suporte da clínica. 

E isso inclui:

  • Uma linha de contato com enfermeiras que podem tirar suas principais dúvidas;
  • Ouvidoria disponível para compreender as suas sugestões de melhoria e, de fato, ouvir o que tem a dizer;
  • Retornos fora dos que já estão agendados, para garantir que, se algo aconteça durante o pós-operatório, tenha um pronto atendimento;
  • Uma equipe completa com cirurgiões, para caso seu médico não estiver disponível naquele dia, outras pessoas especializadas possam te atender.

Além de garantir que a paciente tenha tudo para uma boa recuperação, como o molde vaginal nos casos de reconstrução.

Como fica o antes e depois da vaginoplastia?

O antes e depois da vaginoplastia vai além das transformações físicas. As pacientes que passam por esse procedimento relatam uma melhora considerável na autoestima e na segurança para se relacionar intimamente.

vaginoplastia antes depois
Veja como fica o resultado!

Mas, de forma geral, o antes e depois da cirurgia íntima é uma vagina com um aspecto mais bonito e com uma melhora considerável na funcionalidade da região. 

Onde encontrar resultados da cirurgia na vagina?

Por ser uma cirurgia tão íntima, a cirurgia na vagina tende a não ter fotos de pacientes que postaram os resultados, logo, é bem difícil de encontrar pessoas que passaram pelo procedimento.

Contudo, algumas mulheres ainda compartilham a sua experiência com a operação, sendo os grupos nas redes sociais, os principais lugares para encontrar essas jornadas.

Na Dream, reunimos mais de 115 mil mulheres no nosso grupo do Facebook para compartilhar as suas experiências. 

Quer participar? Para entrar, basta responder algumas perguntinhas, necessárias para garantir a segurança das pacientes.

Vaginoplastia

Qual o preço da vaginoplastia?

O preço da vaginoplastia depende de alguns fatores que compõem o valor final da cirurgia na vagina como, os honorários médicos, o aluguel da sala hospitalar e a própria estrutura da clínica.

valor vaginoplastia
Quanto custa o procedimento?

Por isso, para saber o valor exato é necessário passar em uma consulta, para o cirurgião avaliar as suas necessidades individuais. Mas, você pode conferir a média do preço da cirurgia íntima no link.

O que deve ter no orçamento da vaginoplastia?

O orçamento da vaginoplastia deve contar com alguns itens que são essenciais para a segurança e a qualidade da cirurgia plástica na vagina, como os honorários da equipe médica, a anestesia que será usada, o aluguel da sala de operação e os extras que são necessários para o bom resultado como os moldes vaginais.

Alguns dos principais itens que devem estar incluídos no orçamento são:

  • Honorários de toda a equipe médica;
  • Local da cirurgia;
  • Anestesia que será usada;
  • Extras: moldes, cintas e afins;
  • Produtos para preenchimento;
  • Insumos médicos;
  • Estrutura do pós-operatório;
  • Taxas administrativas.

Todas as clínicas que não seguem esse formato devem levantar suspeitas, isso porque elas podem estar negligenciando a segurança ou a qualidade da cirurgia ao omitir itens necessários para um bom resultado.

É possível fazer cirurgia na vagina pelo SUS?

É possível fazer a cirurgia na vagina pelo SUS nos casos em que a vaginoplastia é de cunho reparador. Já quando o procedimento é meramente estético, o SUS não cobre a operação, sendo necessário passar por inúmeras burocracias até conseguir entrar na fila.

preco vaginoplastia
Será que é coberto pelo SUS?

É importante lembrar que, quando se trata de cirurgias plásticas pelo SUS, existem algumas limitações que a paciente passa, sendo a escolha do hospital e da equipe médica a principal delas.

Fora que, no caso das cirurgias estéticas, a mesma só é destinada para treinamento de médicos residentes. Por isso, você pode passar anos na fila no aguardo de uma vaga.

Onde fazer a cirurgia de vaginoplastia?

O lugar ideal para fazer a cirurgia de vaginoplastia é em uma clínica que realize as operações somente em hospitais, tenha profissionais com bons resultados e dê suporte completo no pré e pós-operatório da paciente.

onde fazer vaginoplastia
Será que existe um lugar ideal?

A Dream Plastic conta com todos esses fatores e ainda possui um bom histórico de segurança e indicações das pacientes. Veja a nossa avaliação no Google Review:

google review dream plastic
Avaliação Google Review – Dream Plastic

E, então que tal passar em uma consulta, com um dos nossos cirurgiões plásticos especialistas e descobrir se a vaginoplastia é realmente a cirurgia ideal para você?

Basta clicar no ícone do WhatsApp!

Na consulta você também pode tirar todas as suas dúvidas que tiver sobre a vaginoplastia, tudo isso sem o compromisso de ter que fazer o procedimento.

Estaremos te esperando! 😉

Esclareça suas dúvidas!