A Vaginoplastia é para você? Conheça os principais tipos de cirurgia na vagina e para quem elas são indicadas


vaginoplastia
Descubra tudo sobre as cirurgias na vagina.

 

Você sabe o que é a Vaginoplastia?

 

Não é de hoje que o Brasil é líder em cirurgias íntimas. Atualmente, somos o país que mais realiza esse tipo de procedimento no mundo todo, e a cada dia que passa mais e mais mulheres passam por operações para “ajustar” essa parte tão delicada.

 

Esse é o caso da Paula, de 35 anos. A confeiteira é mãe de 3 filhos, todos nascidos de parto normal. Em sua última gestação, a libriana percebeu que algo estava diferente lá embaixo. 

 

Ela se sentia estranha e sua relação com o marido havia mudado consideravelmente, e a confeiteira temia que logo seu casamento acabasse.

 

Infelizmente, essa é a realidade de muitas mulheres brasileiras que sonham em transformar essa área.

 

Mas fique tranquila, nós somos a Dream Plastic, clínica que está há mais de 15 anos realizando os sonhos de milhares de mulheres. Hoje, iremos te ajudar a entender tuuudo sobre a Vaginoplastia. Vem com a gente!

 

 

Esclareça suas dúvidas!

 

O que é Vaginoplastia?

 

Vaginoplastia é o nome dado para as cirurgias íntimas femininas, que podem ser de cunho estético ou reparador. Elas englobam todas as partes que constituem a região vulvo-vaginal, como, por exemplo, os pequenos e grandes lábios, o clitóris e o períneo.

 

cirurgia vagina
Saiba tudo sobre o procedimento.

 

Outro nome comum para essas cirurgias é “Ginecoplastia”.

 

Essas cirurgias podem ser apenas estéticas, visando melhorar o aspecto visual da região, como nos casos das vaginas muito grandes e com flacidez.

 

Já no caso das cirurgias reparadoras pode constituir na restauração da região em caso de mulheres que sofreram algum trauma ou uma, ou mais, gestações em que o parto foi normal.

 

Nossa amiga, a Paula, sofreu com um parto muito prolongado no nascimento de seu 3° filho, e isso desconfigurou o períneo e deixou os lábios vaginais flácidos e, justamente por isso, ela não sentia tanto prazer nas relações como sentia antes desse parto. 

 

Quais são os tipos de Vaginoplastia?

 

Existem alguns tipos diferentes de Vaginoplastia, como, por exemplo, a diminuição de pequenos e grandes lábios, o preenchimento de lábios flácidos e a cirurgia para apertar ou reconstruir o canal vaginal. A cirurgia na vagina também pode ser feita por mulheres trans que querem construir o canal vaginal.

 

ginecoplastia
Conheça os principais tipos de cirurgia na vagina.

 

São diversos tipos diferentes de ginecoplastias que atendem aos diversos tipos de necessidades.

 

Vamos saber mais sobre esses tipos:

 

Cirurgia para reconstrução da vagina

 

Os casos de cirurgia na vagina de cunho reconstrutor englobam as mulheres que sofreram algum trauma na região que desconfigurou a estética vaginal ou o funcionamento das funções, como o caso de mulheres que tiveram parto natural complicado.

 

Além dos casos mais cotidianos, ainda existem as meninas que sofrem com uma condição rara que atinge 1 a cada 4.000/5.000 mulheres, chamada síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, que consiste na ausência parcial ou total do canal vaginal.

 

plastica vagina
Veja!

 

Inclusive, esse é o segundo motivo mais comum para os casos de amenorreia primária – quando a adolescente não menstrua.

 

Outra causa para a cirurgia é a de redesignação de gênero, onde é feita a construção do canal vaginal em mulheres trans.

 

Contudo, essa é a técnica de vaginoplastia mais complexa, sendo necessário passar por algumas burocracias para conseguir realizar a cirurgia.

 

Ainda não existem muitos médicos especialistas em realizar esse procedimento no país, não sendo incomum vermos mulheres trans tendo que esperar anos para conseguir uma vaga ou precisando sair do país para realizar a operação.

 

Cirurgia para apertar a vagina

 

A cirurgia para apertar a vagina é uma das mais procuradas por mulheres que realizaram partos normais e que, por causa da dilatação, sofreram com o afrouxamento da região.

 

Além delas, as mulheres mais maduras, que passam pela perda da elasticidade e, consequentemente, buscam realizar o estreitamento da vagina.

 

Essa técnica também é conhecida como Perineoplastia.

 

Vaginoplastia nos lábios

 

A cirurgia nos lábios vaginais é o tipo mais comum de Vaginoplastia. Essa técnica visa reconstruir os pequenos e grandes lábios de forma estética ou reconstrutora.

 

vagina labios grandes
Esse é o tipo mais comum da cirurgia.

 

Também conhecida como Labioplastia, a técnica consiste em diminuir pequenos e grandes lábios que estão muito avantajados, assim como preencher grandes lábios que estão flácidos e caídos.

 

Dentro das Vaginoplastias, esse é o procedimento que mais possui adeptas, já que, geralmente, são as partes estéticas que mais chamam a atenção na região e, por isso, causam o maior número de queixas.

 

E esse foi um dos motivos pelo qual a Paula decidiu passar pela cirurgia para diminuir os lábios vaginais.

 

Ela percebeu que sua vagina estava flácida, caída e ela se sentia feia. Por isso, evitava ao máximo ter relações com o maridão e, quando tinha, era de luzes apagadas!

 

O pior foi quando uma colega comentou que “se o marido não sente prazer dentro de casa, ele vai procurar fora”. Aquilo foi a gota d’água para a confeiteira.

 

Cirurgia para emagrecer a vagina

 

Outra cirurgia que é bastante procurada é a para emagrecer a vagina, geralmente indicada para mulheres que possuem aquela gordurinha a mais na parte superior da pelve e que marca a região deixando um volume a mais.

 

O nome dessa cirurgia é Monte de Vênus, e no link você consegue saber mais sobre como funciona a técnica.

 

ClitorOplastia

 

A Clitoroplastia é a cirurgia no clitóris feminino, sendo dividida em duas técnicas diferentes, a para diminuição do clitóris avantajado, geralmente causado pelo uso de hormônios masculinos para o ganho de massa muscular, e nos casos onde o capuz do clitóris cobre o mesmo, impedindo que a mulher atinja o orgasmo pelo estímulo da região.

 

clitoriplastia
Essa cirurgia é essencial para o bem estar nas relações.

 

Ambos os casos causam desconforto para a mulher, já que tanto um clitóris grande que, ao roçar nas roupas do dia a dia e durante a relação podem doer, quanto a falta de prazer causado pela cobertura excessiva causa a insegurança.

 

Contudo, por ser uma região repleta de terminações nervosas, a Clitoriplastia é uma cirurgia muito delicada, sendo bem comum que mulheres percam sensibilidade no clitóris por causa de uma cirurgia mal feita.

 

Justamente por isso, aqui na Dream Plastic nós não realizamos esse procedimento, já que os riscos dele são muitos.

 

Para quem é indicada a cirurgia na vagina?

 

A cirurgia na vagina é indicada para mulheres que sonham em melhorar o aspecto e a funcionalidade da genital. Além disso, também é apropriada para meninas que sofrem com a agenesia vaginal e para mulheres trans que desejam realizar a redesignação de gênero.

 

labios vaginais
Será que esse procedimento é para você?

 

No geral, mulheres que buscam melhorar a aparência dos grandes e pequenos lábios, acabar com a flacidez e o murchamento da vagina, além de emagrecer e diminuir a região, são aptas para realizar a cirurgia de Vaginoplastia.

 

Essa cirurgia é indicada para mulheres com mais de 18 anos, contudo, tanto nos casos de agenesia vaginal quanto nos de redesignação de gênero, é possível fazer o procedimento ainda na menoridade com o acompanhamento médico e a autorização de um responsável.

 

Como é feita a cirurgia de Vaginoplastia?

 

A maneira como é feita a Vaginoplastia depende muito da técnica e do propósito da cirurgia. Uma cirurgia com fim estético, somente para a diminuição dos pequenos lábios, por exemplo, é bem mais simples do que uma cirurgia para restaurar ou construir o canal vaginal.

 

lipo vagina
Veja como é feita!

 

O mesmo vale para o tempo de duração da operação, podendo ir de 40 minutos a algumas horas. 

 

Da mesma forma que existem algumas técnicas diferentes, vamos ver algumas:

 

Diminuição dos pequenos lábios: é retirado o excesso de pele que se projeta para fora dos grandes lábios e causa atrito e escurecimento da região.

 

Lipo na vagina: é feita uma lipo pubiana para a retirada do excesso de gordura que causa o volume indesejado.

 

Flacidez dos grandes lábios: é injetado um preenchimento que acaba com o murchamento da vagina e deixa a região com um aspecto mais jovem.

 

Estreitamento vaginal: é feita uma sutura dos músculos da região e o reposicionamento dos órgãos da região.

 

Reconstrução da vagina: depende bastante do tipo de reconstrução que está sendo feita, nos casos de agenesia vaginal, é criado um canal utilizando a mucosa retirada da região bucal ou uma parte do intestino da paciente, já que esses tecidos se assemelham com os de uma vulva. Então são colocados no canal aberto e é utilizado um molde que deverá permanecer – sendo trocado constantemente – por um período para se formar a cavidade vaginal.

 

Logo, depende bastante da técnica e da finalidade da cirurgia.

 

O que verificar na hora de fazer a sua cirurgia na vagina?

 

Existem alguns pontos que são importantes para obter segurança e qualidade na cirurgia de Vaginoplastia, alguns desses pontos são a experiência da clínica e equipe médica e o cuidado com o pós-operatório.

 

plastica vagina
O que deve estar incluso no seu procedimento?

 

Experiência da clínica e da equipe médica

 

Talvez um dos principais fatores para uma boa cirurgia é a experiência da clínica e da equipe médica, isso parte do princípio que, quanto mais fazemos uma atividade, melhor ficamos nela.

 

Logo, uma equipe que faz a Ginecoplastia com certa frequência, tem mais domínio na técnica da cirurgia, então possuem maior segurança para realizar o procedimento.

 

Veja o que um bom cirurgião plástico deve ter:

 

 

Um dos principais pontos que a Paula se atentou foi na escolha da equipe cirúrgica.

 

Uma de suas amigas havia feito uma cirurgia para apertar a vagina após a sua segunda gravidez, mas na hora de escolher o médico, ela foi pelo mais barato…

 

Acontece que ele era bem inexperiente, havia se formado há poucos meses e aquela era a 3° vez realizando o procedimento.

 

Logo, o resultado foi bem longe do esperado.

 

Histórico de resultado da clínica

 

A melhor maneira de medir a qualidade do trabalho daquele cirurgião é através dos resultados e da satisfação das pacientes dele, não acha?

 

Mas existe um porém, a Vaginoplastia é uma cirurgia bem íntima, não são todas as mulheres que saem por aí mostrando o resultado da sua cirurgia íntima, então onde você pode ver o antes e depois?

 

É simples, mesmo que não existam pela internet postagens com fotos dos resultados, as mulheres que fazem essa cirurgia estão cada vez mais confortáveis de dividir suas experiências.

 

Então é sempre possível encontrar pessoas compartilhando como foi esse processo na vida delas. Aqui na Dream, nós temos o maior grupo de cirurgia plástica do Brasil, são mais de 100 mil mulheres que compartilham suas experiências diariamente. Veja:

 

Vaginoplastia

 

Hospital onde será realizado o procedimento

 

O local ideal para realizar qualquer cirurgia é em um hospital. Clínicas que aceitam realizar um procedimento cirúrgico dentro dos próprios consultórios estão colocando a vida de suas pacientes em risco.

 

Por isso, evitem clínicas que pregam que podem fazer uma Vaginoplastia dentro dos consultórios, além de comprometer a segurança, a qualidade de uma operação nesses locais possui maiores chances de ter complicações e infecções que também comprometem o resultado.

 

O ideal mesmo seria que o procedimento ocorresse em hospitais que possuem maior experiência com cirurgias plásticas, já que estes possuem menores chances de ocorrer infecções hospitalares.

 

Estrutura de pós-operatório

 

A etapa que mais implica no resultado final da sua cirurgia na vagina é o pós-operatório, é nos cuidados dessa fase que o resultado é traçado.

 

Logo, o ideal é que, além da própria paciente seguir à risca o que foi recomendado pelo médico, ela deve contar com um ótimo suporte da clínica. 

 

E isso inclui:

 

  • Uma linha de contato com enfermeiras que podem tirar suas principais dúvidas;
  • Ouvidoria disponível para compreender as suas sugestões de melhoria e, de fato, ouvir o que tem a dizer;
  • Retornos fora dos que já estão agendados, para garantir que, se algo aconteça durante o pós-operatório, tenha um atendimento pronto;
  • Uma equipe completa com cirurgiões, para caso seu médico não estiver disponível naquele dia, outras pessoas especializadas possam te atender.

 

Além de garantir que a paciente tenha tudo para uma boa recuperação, como o molde vaginal nos casos de reconstrução.

 

Como fica o antes e depois da Vaginoplastia?

 

O antes e depois da Vaginoplastia vai além das transformações físicas. As pacientes que passam por esse procedimento relatam uma melhora considerável na autoestima e na segurança para se relacionar intimamente. 

 

vaginoplastia antes depois
Veja como fica o resultado!

 

Mas, de forma geral, o antes e depois das cirurgias íntimas são uma vagina com um aspecto mais bonito e com uma melhora considerável na funcionalidade da região. 

 

Onde encontrar resultados da cirurgia na vagina?

 

Por ser uma cirurgia tão íntima, a cirurgia na vagina tende a não ter fotos de pacientes que postaram os resultados, logo, é bem difícil de encontrar pessoas que passaram pelo procedimento.

 

Contudo, algumas mulheres ainda compartilham a sua experiência com a operação, sendo os grupos os principais lugares para encontrar essas jornadas.

 

Na Dream, reunimos mais de 100 mil mulheres para compartilhar a sua experiência. Para entrar, basta responder algumas perguntinhas necessárias para garantir a segurança das pacientes.

 

Vaginoplastia

 

Qual o preço da Vaginoplastia?

 

O preço da Vaginoplastia depende de alguns fatores que compõem o valor final da cirurgia na vagina como, os honorários médicos, o aluguel da sala hospitalar e a própria estrutura da clínica. 

 

valor vaginoplastia
Quanto custa o procedimento?

 

Você pode conferir a média do preço da cirurgia íntima no link.

 

O que deve ter no orçamento da Vaginoplastia?

 

O orçamento da Vaginoplastia deve contar com alguns pontos que são essenciais para a segurança e a qualidade da cirurgia plástica na vagina, como os honorários da equipe médica, a anestesia que será usada, o aluguel da sala de operação e os extras que são necessários para o bom resultado como os moldes vaginais.

 

Alguns dos principais pontos que devem estar incluídos no orçamento são:

 

  • Honorários de toda a equipe médica;
  • Local da cirurgia;
  • Anestesia que será usada;
  • Extras: Moldes, cintas e afins;
  • Produtos para preenchimento;
  • Insumos médicos;
  • Estrutura do pós-operatório;
  • Taxas administrativas.

 

Todas as clínicas que não seguem esse formato devem levantar suspeitas, isso porque elas podem estar negligenciando a segurança ou a qualidade da cirurgia ao omitir itens necessários para um bom resultado.

 

É possível fazer cirurgia na vagina pelo SUS?

 

É possível fazer a cirurgia na vagina pelo SUS nos casos onde a Vaginoplastia é de cunho reparador. Já quando o procedimento é meramente estético, o SUS não cobre a operação, sendo necessário passar por inúmeras burocracias até conseguir entrar na fila.

 

preco vaginoplastia
Será que é coberto pelo SUS?

 

É importante lembrar que, quando se trata de cirurgias plásticas pelo SUS, existem algumas limitações que a paciente passa, sendo a escolha do hospital e da equipe médica a principal delas.

 

No caso das estéticas, a cirurgia é destinada ao treinamento de médicos residentes, por isso, eles não estão se importando tanto com o resultado final, podendo deixar a região longe do ideal que a paciente desejou.

 

Onde fazer a cirurgia de Vaginoplastia?

 

O lugar ideal para fazer a cirurgia de Vaginoplastia é em uma clínica que possui todos aqueles pontos que são essenciais para o resultado e a segurança da paciente.

 

cirurgia vagina
Será que existe um lugar ideal?

 

E foi justamente isso que a Paula fez, depois de pesquisar muuuito sobre a cirurgia, e passar em consulta em diversas clínicas ela percebeu que muitas delas cobravam um preço muito diferente da média onde ela “pagava” com a falta de segurança do procedimento.

 

O lugar ideal é aqui!

 

No fim das contas, a Paula decidiu passar aqui na Dream Plastic, ela havia conversado bastante com as pacientes do grupo e decidiu fazer uma visita a um de nossos cirurgiões especialistas.

 

Ela logo descobriu que a Vaginoplastia era mesmo para ela e, ao falar com nossas consultoras, ela descobriu que além da clínica atender todos os pontos importantes para a segurança e qualidade, ela ainda oferecia preços e condições de pagamentos super acessíveis ao bolso!

 

Faça como a Paulinha e visite a clínica que é referência pelas mulheres!

 

No caso da Paula, que fez uma cirurgia estética, a Dream era simplesmente perfeita, sendo especialista em redução de pequenos e grandes lábios e na lipo de monte de Vênus.

 

Por aqui, não fazemos as cirurgias reparadoras, como a Perineoplastia ou a reconstrução do canal vaginal, mas se seu sonho é ter uma PPK mais bonita esteticamente, esse é o lugar ideal!

 

Para agendar uma consulta, basta clicar no ícone do WhatsApp no canto superior da tela.

 

Esclareça suas dúvidas!

 

Gostou de saber mais sobre a Vaginoplastia? Compartilhe com mais mulheres!


Instagram Plástica do sonho

Selo Google
Selo Instagram
Selo Elogieaki
Selo Facebook
Selo Top quality
 
MARQUE SUA CONSULTA POR WHATSAPP





Quer receber informações confiáveis sobre cirurgia plástica?

Faça como milhares de mulheres, cadastre-se agora e receba dicas de médicos especialistas!