Perineoplastia é uma das inúmeras cirurgias para quem não se sente confortável com a sua região íntima.
Mas, será que é a cirurgia certa para você? Será que realmente vai resolver os seus problemas?
É isso que nós vamos te responder. 😉
Fizemos um guia completo com TUDO que você deve saber sobre a cirurgia do períneo, para que você não tenha dúvidas no momento de escolher o seu procedimento. Veja:
- O que é períneo feminino?
- O que enfraquece o períneo?
- O que é perineoplastia?
- Quando fazer cirurgia de períneo?
- Como é feita a cirurgia de períneo?
- Quem faz a cirurgia de períneo?
- Quanto é o tempo de repouso da cirurgia de períneo?
- Como é o antes e depois da perineoplastia?
- Qual o preço da cirurgia de períneo?
- Será que essa é a cirurgia certa para você?
- Escolha a cirurgia certa para você!
O que é períneo feminino?
O períneo é o “assoalho pélvico” que sustenta todos os órgãos íntimos da mulher, como a bexiga, o útero, o intestino, o reto e parte baixa do abdômen. Ele é composto apenas por músculos e fica localizado entre a vagina e o ânus.

Anatomia do períneo feminino
O períneo feminino tem em torno de 2 cm e fica perfeitamente localizado entre o canal vaginal e o ânus, como você pode conferir na ilustração acima. No entanto, por ser feito apenas de músculos, o períneo tem maiores possibilidades de ficar flácido.
Quando isso acontece, ele deixa de oferecer a sustentação necessária para os órgão femininos, provocando alguns problemas.
O que enfraquece o períneo?
O períneo pode ficar flácido caso haja excesso de força muscular nessa região ou se for feito algum procedimento que afeta o músculo, como parto normal. Além disso, outro fator que pode interferir na musculatura são atividades físicas intensas focadas na região abdominal.

Quando acontece o enfraquecimento do músculo, é necessário recorrer a um procedimento de correção, para evitar problemas futuros.
O que é perineoplastia?
A perineoplastia é uma cirurgia plástica que visa reparar a estrutura do períneo ou do canal vaginal. Ou seja, busca reconstituir a sua formação inicial e apertar os músculos enfraquecidos, fazendo com que a região seja capaz de sustentar os órgãos femininos novamente e manter suas funções normalizadas.

A cirurgia de perineoplastia também é conhecida por vaginoplastia. Então não estranhe se ouvir esse termo em algum momento. Se trata do mesmo procedimento cirúrgico.
Quando fazer cirurgia de períneo?
A cirurgia de períneo deve ser feita por mulheres que sentem desconfortos causados devido ao enfraquecimento do períneo, como:
- Canal vaginal mais alargado ou “rasgado”;
- Incontinência urinária;
- Eliminação de gases pela vagina;
- Redução da sensibilidade em relações sexuais;
- Problemas intestinais.

Geralmente, quem faz a cirurgia de períneo são mulheres que tiveram parto normal ou que estão acima do peso.
Como saber se você deve fazer a cirurgia de períneo?
Ao sentir os sintomas mencionados acima, o primeiro passo é se consultar com um médico para que ele possa analisá-los e examinar a anatomia da sua região íntima.
Desse modo, ele busca identificar se a causa dos seus desconfortos é o períneo enfraquecido ou outro fator.
Para mulheres que possuem incontinência urinária, aquela perda de urina involuntária, há um exame que ajuda a identificar se a causa é o períneo enfraquecido ou não. Esse exame é chamado de estudo urodinâmico.
Após confirmar que a causa dos desconfortos é, de fato, o períneo, o médico pode inicialmente indicar alguns tratamentos mais leves, como fisioterapia e exercícios de Kegel. São uma série de movimentos que ajudam a fortalecer o músculo pélvico. Geralmente, funcionam para casos mais leves.
Se esses métodos não trazerem resultado, então é indicada a cirurgia de períneo.
Como é feita a cirurgia de períneo?
A cirurgia de perineoplastia sutura os músculos e reposiciona as estruturas que sofreram queda, melhorando o volume e a força de contração muscular. A cirurgia demora em torno de 30 minutos até 1 hora, dependendo do procedimento.

Já a anestesia utilizada pode ser raquidiana ou peridural com sedação.
Como o períneo é uma região bem sensível, o ideal é que o procedimento seja muito bem feito, com um profissional experiente e acompanhamento pós-cirúrgico completo.
Quem faz a cirurgia de períneo?
O médico mais indicado para fazer a cirurgia de períneo é o ginecologista, visto que ele é mais especializado na área íntima feminina. A paciente deve verificar o CRM do profissional pelo site do Conselho Federal de Medicina para se certificar de que o cirurgião está apto para operar.
Quanto é o tempo de repouso da cirurgia de períneo?
O tempo de repouso da cirurgia de períneo é de uma semana. Depois desse período é possível retornar à rotina evitando, porém, banhos quentes e demorados nos primeiros quinze dias e exercícios intensos por 1 mês. Além disso, é essencial se manter hidratada, para evitar prisão de ventre.

E atenção, repouso em casa não significa ficar deitada o tempo inteiro. Você deve se movimentar e fazer leves caminhadas para evitar trombose venosa profunda (TVP).
Cirurgia de períneo dói muito?
Nos primeiros dias após a cirurgia de perineoplastia, é normal sentir dor e alguns desconfortos. Porém, o médico prescreve alguns medicamentos para aliviar a dor. Siga as recomendações de quantos comprimidos tomar corretamente.
Entretanto, caso a dor continue ou for muito forte, é essencial ir ao hospital para receber os devidos cuidados.
Quando pode ter relação depois da perineoplastia?
Após a cirurgia, a mulher deve ficar sem ter relações por, pelo menos, 45 dias. Porém, o período deve ser consultado com seu médico, considerando sua recuperação. É normal sentir dores e alguns desconfortos nas primeiras relações após o procedimento, mas lubrificantes podem ajudar a suavizar os sintomas.
Contudo, se as dores forem intensas e persistentes, procure atendimento médico para saber se está tudo bem.
Como é o antes e depois da perineoplastia?
No antes e depois da cirurgia de períneo é possível perceber uma grande mudança. A região do períneo fica mais apertada, bem como a entrada do canal vaginal. Porém, a melhora não é apenas visível. Problemas como incontinência urinária, falta de sensibilidade durante o contato íntimo e problemas intestinais deixam de incomodar a mulher.

Encontrar fotos de antes e depois da perineoplastia não é fácil. Afinal, é uma região íntima.
Uma dica, para saber melhor como fica o resultado e se era o que você estava esperando é conversar com mulheres que já fizeram o procedimento.
Principalmente, converse com um médico para descobrir se essa é a cirurgia certa para você.
Qual o preço da cirurgia de períneo?
O valor da cirurgia de períneo varia de R$9.950,00 a R$19.930,00 (outubro/2023). Essa é uma média dos valores praticados pelos principais ginecologistas de São Paulo. Para saber qual o valor de uma cirurgia de perineoplastia definitiva é necessário passar em consulta médica.

Esse valor é bem próximo do preço praticado para outras cirurgias íntimas.
Será que essa é a cirurgia certa para você?
Antes de concluir que você deve fazer uma cirurgia de perineoplastia, por mais que tenha dores durante as suas relações sexuais, é necessário passar com um médico especialista. Isso porque, as dores podem ser por conta de um outro problema.

Por exemplo, existem mulheres que ficam com os pequenos lábios hipertrofiados (maior que o normal), após uma gestação e acabam tendo dores nas relações. Então, no caso, a solução para o problema seria uma labioplastia, para deixar os pequenos lábios de um tamanho que não cause incômodos à mulher.
São vários os tipos de cirurgia íntima que existem, mulheres que tem o monte púbico grande por exemplo e que se sentem incomodadas com esse fator, podem fazer uma cirurgia para diminuir a região.
Então, quando sentir desconfortos íntimos sempre procure um médico para saber o que realmente foi o fator de causa e o que pode te ajudar com essa questão.
Escolha a cirurgia certa para você!
Será que a perineoplastia é mesmo o procedimento que você procura?
Se você começou agora a pesquisar sobre cirurgia na região íntima, recomendamos que procure informações sobre todos os tipos de cirurgias antes de focar em uma.
Você pode conhecer todas aqui: cirurgia íntima.
Outra dica é conversar com mulheres que já fizeram cirurgia nesta região. Entenda porque elas fizeram o procedimento, quais problemas o mesmo corrigiu e se elas gostaram do resultado.

No grupo da Dream Plastic você vai encontrar mulheres que fizeram os mais variados tipos de cirurgia feminina. Faça parte do grupo e fale com elas. Temos certeza de que essa conversa vai trazer uma luz para a sua decisão. 😉
Agora, se preferir uma opinião mais especializada, que não deixe dúvidas de qual é o procedimento ideal para você, converse com um dos nossos profissionais.
Nós não fazemos a cirurgia de períneo porque é uma especialidade de ginecologia.
Porém, as cirurgias íntimas são especialidades da cirurgia plástica e elas nós realizamos. Como labioplastia, ninfoplastia, monte de vênus e muitas outras.
Nós contamos com cirurgiões plásticos experientes em cirurgia íntima que vão identificar, de cara, qual o tipo de cirurgia íntima ideal para você.
Para falar com nossa equipe especializada, basta marcar uma consulta pelo nosso WhatsApp! Rápido, fácil e sem compromisso.
Quanto mais rápido você descobrir o que está te deixando desconfortável, mais rápido você poderá solucionar esse problema e viver uma vida mais leve, sem medo de urinar de repente, sem dores durante as relações e sem ter incômodos com a aparência da sua região íntima. 🌸
Você merece se sentir bem! 🥰