Dream Plastic – Cirurgia Plástica SP

Fios de Sustentação

Você sabe o que são os fios de sustentação ou fios de PDO? A colocação desses filamentos é vendida como um tratamento para a flacidez da pele, mas será que realmente funciona?

Afinal, é seguro aplicar fio de sustentação no rosto e no corpo? Como fica o antes e depois? Qual é o valor da colocação e quais são as possíveis complicações?

Se você pensa em colocar fio de sustentação é provável que já tenha tido alguma dessas dúvidas. E se você sofre com a flacidez de pele, chegou a hora de descobrir se esse é o tratamento ideal para o seu caso!

Será que a técnica com fios é a melhor solução para levantar as mamas, a barriga e a pele do rosto? Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais elogiada pelas mulheres e, hoje, iremos te contar toda A VERDADE sobre os fios de sustentação. Confira!

O que são fios de sustentação?

Os fios de sustentação são materiais utilizados para levantar e tracionar a pele flácida. A aplicação geralmente é feita em áreas do rosto, na barriga e nas mamas. Os tipos de fios mais populares são: fio de PDO, fio de ouro, fio de colágeno e fio russo.

Saiba o que são os fios de sustentação

O que difere um fio de sustentação do outro é o material com que ele é feito (Exemplo: fio de PDO, fio de ouro etc). Além disso, todos possuem vantagens e desvantagens que, inclusive, iremos explicar neste post!

A técnica de colocação dos fios no rosto e no corpo promete rejuvenescer a pele e deixá-la mais firme. A principal indicação dos fios de sustentação é na face, mas há profissionais que fazem a indicação para outras partes do corpo.

Esses fios possuem pequenas garras que se prendem ao tecido e provocam o efeito lifting, deixando a pele com aspecto mais firme. Por isso, a colocação dos fios ficou conhecida como “plástica sem cortes”.

Para que serve os fios de sustentação?

Os fios de sustentação têm como objetivo levantar e tracionar a pele caída, além de amenizar os sinais do envelhecimento. A técnica geralmente é indicada para mulheres acima de 40 anos e com sinais de flacidez de pele em grau leve ou moderado.

Os fios são vendidos como tratamento para a flacidez de pele

Por ser um procedimento realizado em consultório, muitas mulheres se encantam com a possibilidade de rejuvenescer o rosto. Porém, antes de tomar uma decisão como essa, é importante avaliar os prós e os contras dos fios de sustentação.

Também é importante avaliar o tipo de fio que será colocado e como ele se comporta dentro do corpo. Entenda agora: Quando inserido sob a pele, as garras do fio de sustentação se prendem ao tecido e causam um trauma na região.

Em razão disso, inicia-se um processo inflamatório que estimula a produção de colágeno no local. Isso, depois de um certo tempo, irá promover uma pele mais firme.

Pouco tempo depois, o organismo começa a produzir um tecido reparador fibrocolagenoso ao redor do fio que foi colocado.

O nome técnico para isso é neocolagênese, que nada mais é do que a produção de um novo colágeno. Essa produção é proporcional ao tamanho do fio inserido – portanto, quanto mais espesso, mais essa reação acontece. Saiba mais!

Os resultados começam a ser visíveis a partir de 30 dias da aplicação, que é tempo suficiente para que o organismo comece a produzir mais colágeno naquela região.

Quais são os tipos de fios de sustentação?

Os tipos de fios de sustentação mais utilizados são:

Existe uma grande variedade de fios

Alguns tipos de fios de sustentação são conhecidos por nomes diferentes, mas são feitos do mesmo material. Exemplo disso são os fios lisos e espiculados, ambos são fios de PDO, compostos de polidioxanona.

O que é fio de PDO?

Há dois tipos de fios de PDO (polidioxanona), lisos e espiculados, ambos são fabricados com fibras de colágeno e atuam como bioestimuladores no organismo, além de serem biodegradáveis. Os fios lisos sustentam a pele sem se prender aos tecidos, já os espiculados possuem garras que se prendem à pele.

Saiba qual é o tempo de duração dos fios de PDO

Os dois tipos de fio de PDO são absorvíveis pelo organismo, porém, isso faz com que os resultados comecem a desaparecer entre 6 e 12 meses. O antes e depois dos fios de PDO pode até impressionar, mas seu efeito dura pouco.

Um estudo publicado no Aesthetic Surgery Journal (Revista da Cirurgia Estética) comprova que “Há um recuo notável nos resultados 06 meses após a intervenção. As melhorias não são mais aparentes após 1 ano.”

Outro ponto comentado por este estudo é que entre 15 e 20 por cento das pessoas acabam tendo dificuldades após a aplicação. Ou seja, em média, 1 a cada 5 pacientes têm problemas após o procedimento.

O que é fio de ouro?

A aplicação de fio de ouro é uma das técnicas de rejuvenescimento mais procuradas. Eles são usados para fazer a tração dos músculos faciais. O material, apesar de nobre, é duro e não tem elasticidade, portanto não é indicado para dar contorno facial.

Conheça mais sobre o fio de ouro

Esse é um tipo de fio de sustentação não absorvível, ou seja, após a aplicação ele acaba ficando para sempre no organismo. Porém, isso está longe de ser uma vantagem, pois com o passar do tempo ele pode acabar formando nódulos na pele.

De forma bastante honesta, a aplicação do fio de ouro produz um efeito estético bem sutil quando comparado a uma cirurgia de plástica, por exemplo.

O que é fio russo?

O fio russo é um filamento permanente, já que é feito de polipropileno, um material biocompatível e não absorvível. Esse tipo de fio possui pequenas garras que se prendem aos tecidos e tracionam a pele promovendo o efeito lifting. Porém, há casos em que o fio russo não é indicado.

Veja como as garras são posicionadas no filete

A colocação do fio russo tem como objetivo amenizar a flacidez da pele e diminuir os sinais do envelhecimento. Porém, o resultado provocado por esse tipo de fio costuma ser bem sutil e dificilmente apresenta grandes mudanças.

Além disso, a técnica com fio russo é uma das mais caras, podendo chegar a até R$ 4.500,00. Por esse motivo, o procedimento acaba não compensando, visto que o resultado prometido é diferente do obtido.

Para a colocação do fio de sustentação é utilizada a anestesia local, que dura aproximadamente 1 hora. O procedimento é realizado dentro do próprio consultório médico, sem necessidade de internação.

Entenda a importância da anestesia em cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

Quais são os locais de aplicação dos fios de sustentação?

Os fios de sustentação geralmente são aplicados:

Os locais mais buscados ficam na região da face

Entre o rosto e o corpo, as regiões da face são mais seguras para a aplicação. No entanto, toda área possui o seu risco, por isso, é fundamental que procedimentos como esse sejam realizados por um médico experiente.

Antes e depois dos fios de sustentação

O antes e depois da aplicação dos fios de sustentação é um rosto aparentemente mais firme e mais jovem. Após o procedimento é comum ocorrer inchaço e vermelhidão. Os resultados se tornam mais aparentes a partir da terceira semana de aplicação.

Veja como fica o resultado do procedimento

A técnica promete acabar de vez com a flacidez da pele – o que a princípio é bom, bonito e barato. Independentemente da região (seja no rosto, nos seios, ou no abdômen), o antes e depois dos fios de sustentação costuma ser bem sutil.

Além disso, quando são utilizados fios absorvíveis, o resultado não dura muito tempo (em média 12 meses). Já os fios não absorvíveis, apresentam um risco maior justamente por permanecerem no organismo para sempre.

Para você ter ideia, quando comparado com o antes e depois do lifting facial, que é a cirurgia plástica de rosto, o resultado dos fios de sustentação é pouco relevante.

A verdade é que o procedimento com fios é CARO e NÃO DURA MUITO.  Mas, antes de tomar qualquer decisão, entenda melhor sobre os fios absorvíveis e não absorvíveis.

Fios não absorvíveis

Essa estratégia para acabar com a flacidez entrega mais malefícios que benefícios. Os não absorvíveis (fios de ouro ou o fio russo, por exemplo) ficam para sempre no organismo. Com o tempo, ele pode formar nódulos ou granulomas na pele – deformando completamente o rosto da paciente.

Outro ponto é que a expectativa para o fio de sustentação é que ele tracione a pele para esticá-la.

Para isso, os filetes precisam ser amarrados em algum lugar para terem apoio e então friccionar a pele para remover a flacidez, mas esse lugar não existe na anatomia humana.

E, por isso, na maioria das vezes não tem o efeito esperado. Aliás, em muitos casos a técnica não tem nenhum resultado. E, quando tem, o efeito não se mantém a longo prazo.

Fios absorvíveis

“Então é só eu pedir para o médico utilizar um fio não absorvível, certo?”

Não, pois se os fios definitivos não funcionam, os temporários são ainda menos efetivos.

O principal problema dos fios de sustentação, além do fato de não trazerem resultados, é que eles impedem o tratamento que — comprovadamente — é eficaz no combate à flacidez de pele: a cirurgia de lifting facial.

Qual a diferença entre Fios Absorvíveis e Não Absorvíveis?

Absorvíveis Não Absorvíveis
Menos efetivo Impede tratamentos efetivos
Mais caro a longo prazo Mais caro a curto prazo
Efeito não duradouro Podem deformar o rosto
Complicações em até 20% dos casos Ficam para sempre no organismo

Até esse ponto, você já entendeu que os fios de sustentação NÃO são a melhor opção para tratar da flacidez da pele, certo?

Algumas pessoas gastam uma verdadeira fortuna com os fios de sustentação e não obtêm nenhum resultado, ou quando conseguem bons resultados, logo eles desaparecem.

A situação é ainda pior quando a aplicação é feita com fios permanentes, pois isso impede que a pessoa realize a cirurgia plástica no rosto, que é o tratamento ideal para quem sofre com a queda dos tecidos.

Por isso, é importante comentar uma coisa:

Quem opta pelos fios não absorvíveis, precisará refazer o procedimento de tempos em tempos porque ele é ineficaz a longo prazo.

Mas, se a paciente precisa ficar indo ao consultório para refazer a técnica, não seria melhor ela procurar pelo lifting facial, que além de ser feito uma única vez, é realmente eficaz?

Pois é… Infelizmente, muitas pessoas ainda fazem o procedimento sem pesquisar em fontes confiáveis, o que acaba ocasionando em gastos desnecessários e grandes frustrações.

Fio de sustentação no rosto funciona?

Até funcionam, mas por pouco tempo. Isso porque quem indica a aplicação de fios de sustentação, normalmente, promete resultados rápidos e naturais, incisões pequenas e uma recuperação em pouco tempo. O que é mais importante saber é se esse procedimento é tudo isso mesmo, e se a relação custo-benefício compensa no final das contas.

Os fios não são indicados por médicos sérios

Na prática, os médicos mais experientes em cirurgia plástica do Brasil afirmam que não. O motivo é que os resultados são muito sutis, muitas vezes imperceptíveis. Isso quando o foco é no rosto, pois fio russo para mama ou glúteo não funciona.

Afinal, como garantir que a reação inflamatória e a produção de colágeno decorrentes do procedimento terão força suficiente para tracionar a pele? Ainda mais tecidos pesados, como das mamas e dos glúteos. Pois é, ninguém tem como prever a forma que o seu organismo vai reagir.

Como é o antes e depois do fio de sustentação no rosto?

O antes e depois dos fios de sustentação no rosto é caracterizado pelas manchas vermelhas e arroxeadas causadas pelo processo normal de pós-operatório, especialmente por ser um procedimento tão invasivo quanto um Lifting Facial, acaba tendo um pós-cirúrgico semelhante.

Os resultados começam a aparecer nas primeiras semanas de recuperação

A aparência envelhecida do rosto é causada pela flacidez e pelo excesso de pele. Pontos que não são tratados e nem retirados, permanecem apenas na esperança de que a contração ocorra da forma desejada.

É possível colocar fios de sustentação nas mamas?

Sim. Porém, é preciso fazer ressalvas: O resultado não é eficaz a longo prazo. Os fios, por mais firmes e duros que sejam, não conseguem sustentar o peso das mamas por muito tempo e tendem a perder a força com o passar dos meses.

Isso porque a ptose mamária envolve um grau de flacidez maior e que exige um procedimento como a cirurgia para levantar os seios.

Como é o antes e depois do fio de sustentação nas mamas?

O antes e depois dos fios de sustentação das mamas ocorre na mesma proporção da cirurgia de mastopexia. Os resultados começam a aparecer já na terceira semana e ficam completamente finalizados no segundo mês de pós-operatório. Durante esse período, é importante estar em contato constante com o seu cirurgião plástico.

Os fios tentam tracionar a pele para estimular a produção de colágeno

Quando o levantamento das mamas é feito com fios de sustentação, é comum que o resultado não dê tanta diferença.

Isso se dá porque um dos objetivos dos fios de sustentação é estimular o organismo a produzir colágeno (que diminui as chances dos tecidos ficarem flácidos) e não de eliminar a flacidez já existente.

Qual é o preço dos fios de sustentação em 2024?

A colocação dos fios de sustentação varia entre R$ 3.104,91 e R$ 6.044,12 (Janeiro/2024). Essa é a média de valores das principais clínicas de São Paulo. Porém, o custo do procedimento varia conforme o tipo de fio, área de aplicação e experiência do médico.

Não se deixe enganar pelo preço baixo

Aqui na Dream Plastic nós NÃO realizamos essa técnica, pois baseamos nossas opiniões em dados científicos de médicos especializados em cirurgias faciais. E essa é uma unanimidade entre os profissionais experientes.

“A cirurgia de lifting facial é, indiscutivelmente, o melhor procedimento para acabar de vez com a flacidez.”

O lifting facial diminui os sinais de envelhecimento permanentemente, pois aprimora os contornos faciais e coloca a pele no lugar, posicionando a gordura facial.

Como é feito o procedimento de fios de sustentação?

Realizado dentro do próprio consultório com a anestesia local, o procedimento com fios de sustentação é feito com uma microcânula que faz pequenos furos no rosto da paciente e insere de 4 a 8 filetes, dependendo do grau da flacidez. Porém, existem pontos para se preocupar que são pouco comentados.

O médico vai sempre procurar o melhor resultado possível

Mas, primeiro, vamos falar sobre como a técnica de aplicação dos fios no rosto é feita.

O procedimento de fios de sustentação, ou fios faciais, é feito com anestesia local e geralmente é realizado dentro do consultório. A técnica mais comum consiste em utilizar uma pequena cânula para fazer pequenos furos no rosto da paciente e, então, através desses furos inserir o fio no rosto.

A partir disso, o médico passa os filamentos para dentro do organismo.

Graças a anestesia, a paciente não sente dores durante a intervenção e a recuperação é relativamente rápida também. E para acelerar o processo de pós, é importante que a paciente utilize compressas frias nos primeiros 2 dias para conter os hematomas.

Quais são os cuidados após colocar fios de sustentação no rosto?

Os principais cuidados após colocar fios de sustentação no rosto são:

É importante seguir à risca todas as recomendações médicas

É importante dizer que não existe uma fórmula pronta para a recuperação dessa técnica até porque cada caso é um caso e cada paciente reage de uma forma. Mas, em geral, as recomendações são essas.

Outro ponto a ser destacado é que o médico pode liberar a paciente para uma determinada atividade antes ou depois do padrão, tudo vai depender da evolução do processo de pós-operatório da paciente.

Quais são as complicações dos fios de sustentação?

Apesar da popularidade, o uso de fios de sustentação oferece riscos à sua saúde. A aplicação pode gerar, por exemplo, infecções na pele. Sem contar as possíveis assimetrias, já que não temos controle sobre como o organismo irá reagir em cada lado da aplicação.

Algumas complicações são irreversíveis

Ou seja, há chances consideráveis de que aquilo que seria uma solução rápida e, em tese, mais barata, se transformar num verdadeiro pesadelo.

Fios de sustentação ou preenchimento facial, qual é o melhor?

Ambos os procedimentos são úteis no combate aos sinais do envelhecimento. Porém, os fios de sustentação e o preenchimento facial promovem resultados distintos. Entenda melhor sobre isso neste tópico!

Os fios de sustentação podem ser aplicados em regiões próximas às sobrancelhas e aos olhos, diferente do preenchimento facial.

A aplicação de ácido hialurônico tem como objetivo fazer pequenas alterações na face. Para você ter ideia, a principal indicação do preenchimento é dar volume, corrigir assimetrias e preencher sulcos faciais.

Esse procedimento é altamente recomendado pelos Cirurgiões Plásticos, pois tem eficácia comprovada!

Portanto, a melhor escolha é SEMPRE o preenchimento com ácido hialurônico.

Quais profissionais colocam fios de sustentação?

Apenas cirurgiões plásticos ou dermatologistas estão autorizados pelo Conselho Federal de Medicina a realizarem procedimentos com fios de sustentação. Esses profissionais, desde que treinados e capacitados, estão aptos a realizar essa técnica.

É importante consultar a experiência do profissional antes de escolher o procedimento

O que considerar ao escolher um Cirurgião Plástico?

Tão importante quanto respeitar os cuidados após a aplicação dos fios, é a escolha do médico. Principalmente porque a escolha de um mau médico pode resultar em complicações irreversíveis durante o procedimento, além de um resultado não satisfatório.

Portanto, sempre consulte um médico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Prós e contras dos fios de sustentação

Pontos Positivos

  1. Praticidade, por poder ser feito no próprio consultório;
  2. Flexibilidade, a paciente não precisa se afastar do trabalho e nem dos filhos, então é possível fazer em um dia útil comum.
  3. Preço baixo – não custa rios de dinheiro.
  4. Utiliza a anestesia local, a menos invasiva das anestesias.
  5. Todo o procedimento dura em média 45 minutos.

Pontos Negativos

  1. O resultado acontece, mas diminui já a partir do 6º mês e em 1 ano o efeito desaparece.
  2. Pode deformar a pele.
  3. Acontecem complicações, como infecções, em até 20% dos casos.
  4. Valor baixo no curto prazo, valor altíssimo no longo prazo.
  5. Dificulta ou impede a realização do procedimento realmente efetivo para flacidez de pele.

Vale a pena colocar fios de sustentação?

Agora, você irá tirar as suas próprias conclusões com base em um comentário que encontramos dentro de um vídeo no Youtube sobre os fios de sustentação.

Você já se perguntou isso?

Ora, se nem os próprios médicos fazem em si mesmos, por que recomendam para o público geral?

Exatamente! Do que adianta pagar um preço inferior à cirurgia se o resultado além de pobre, é muito pior e a paciente precisará ficar refazendo o procedimento?

Há recomendações de inúmeros cirurgiões sérios para a não realização dos fios de sustentação.

E aí, fios de sustentação é um procedimento que dá certo? Agora você já sabe que NÃO.

Comece a planejar a sua cirurgia!

Atuamos realizando sonhos há mais de 17 anos e, acredite, compreendemos o que você está passando agora: a insatisfação com o rosto, as milhares de dúvidas que passam pela mente e a insegurança com o resultado.

Mas gostaríamos de te tranquilizar e dizer que não precisa ser assim. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!

Criamos um grupo no Facebook que hoje conta com mais de 120 MIL mulheres que, diariamente, compartilham suas experiências e relatos sobre nossos médicos, inclusive, compartilhando resultados da cirurgia de lifting facial.

Todos os dias, dezenas de publicações são aprovadas criando um espírito de comunidade e de troca de experiências.

Gostaria de entrar? É grátis! Clique no banner abaixo e envie a sua solicitação!

Ao enviar, é muito importante que você responda as 3 perguntinhas que estão lá, pois não permitimos a entrada de perfis fakes e nem de perfis masculinos para garantir a privacidade e a segurança das nossas pacientes.

 

Se você desejar passar com um dos nossos cirurgiões plásticos para conversar sobre o lifting facial ou injeções de ácido hialurônico, marque AGORA uma consulta pelo WhatsApp! É só clicar no ícone e agendar o dia e horário.

Sair da versão mobile