Primeiro Passo para Uma Vida Inteira de Novas Conquistas

Harmonização Facial: saiba quanto tempo dura e como evitar dar errado!

Atualizado em 08/08/2023 16:10

Já pensou em fazer harmonização facial? Não é à toa que o procedimento é um dos mais procurados, tanto por homens quanto por mulheres.

Muitas pessoas desejam corrigir assimetrias no rosto, deixar o queixo definido, aumentar as maçãs do rosto e melhorar o contorno mandibular sem precisar de cirurgia. 

Isso é possível através da harmonização facial. Inclusive, esse é um dos procedimentos mais realizados pelos famosos. 

Ao contrário do que muitos imaginam, o objetivo da harmonização do rosto não é deixar as pessoas com a mesma aparência. Longe disso! 

A técnica de harmonização facial visa realçar os traços já existentes, corrigir pequenas imperfeições e melhorar a proporcionalidade do rosto. 

Quer entender melhor sobre o procedimento? A gente te conta! Nós somos a Dream Plastic, a clínica mais recomendada pelas mulheres e, hoje, iremos explicar TUDO sobre a harmonização facial. Confira!

Esclareça suas dúvidas!

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é um procedimento estético que reúne diferentes técnicas de preenchimento. A finalidade da harmonização é realçar os traços do rosto, proporcionar uma aparência mais simétrica e jovial. Além disso, o profissional pode combinar a aplicação de botox e de bioestimuladores de colágeno para rejuvenescer o rosto.

Imagem de um profissional realizando marcações no rosto de uma paciente antes de realizar o procedimento. É importante saber o que é harmonização facial e suas técnicas.
Descubra todas as vantagens da harmonização do rosto

O procedimento ficou muito conhecido nos últimos anos depois que diversos famosos aderiram ao tratamento facial como forma de melhorar a aparência e combater os sinais do envelhecimento.

Você com certeza já deve ter visto aquele ator ou atriz que tanto admira e pensou em como o tempo só fez bem à essa pessoa. Isso, em muitos casos, nada mais é do que o resultado de uma harmonização facial bem feita.

Mas para alcançar esse tipo de resultado — único e personalizado — o médico precisa ter amplo conhecimento sobre a anatomia facial e aprofundamento nas diferentes técnicas de harmonização.

É verdade que não há como impedir a passagem natural do tempo, mas com a ajuda dos tratamentos certos é possível prevenir os sinais da idade e manter a aparência jovial independente da idade. 

E um dos principais tratamentos para quem busca rejuvenescer e harmonizar o rosto é o famoso preenchimento facial.

A técnica de preenchimento é uma das mais usadas para harmonizar o rosto e visa repor o volume de áreas que foram cedendo com o tempo, além de dar contorno para regiões que antes não tinham uma boa definição.

Tratamento com harmonização facial é definitivo?

Dificilmente o tratamento com harmonização facial é definitivo, já que as aplicações são feitas com preenchedores temporários. Por isso, para que o procedimento seja definitivo, é necessário usar preenchedores permanentes, mas a técnica não é recomendada pelos médicos devido aos riscos.

Imagem de uma mulher pesquisando no computador se o tratamento com harmonização facial é definitivo
Saiba por que as aplicações no rosto requerem cuidados e retoques!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a harmonização facial não ser definitiva, não é um problema. 

Isso porque com o passar dos anos a sustentação da pele diminui e caso seja usado um preenchedor permanente, esse mesmo produto iria acabar mudando de lugar devido a flacidez. 

Imagine só como iria ficar o resultado ao longo do tempo, com o produto migrando de lugar por causa da flacidez da pele. Terrível, não é mesmo?

Exemplos de harmonização facial que deram errado

Uma das maiores preocupações quanto a harmonização facial é a possibilidade do procedimento dar errado e o resultado ficar artificial ou até mesmo acabar provocando deformações na face. 

Infelizmente, exemplos de harmonização facial que deram errado não são incomuns, tanto com homens quanto com mulheres.

Imagem exemplificando harmonizações que deram errado. Na foto aparece uma paciente sorrindo enquanto profissionais tocam em sua face indicando as regiões onde o procedimento deve ser realizado.
Descubra quais são os famosos que fizeram o procedimento e deu errado

Mas por que isso acontece? Em sua maioria, os casos de harmonização facial que deram errado são resultados de procedimentos realizados por profissionais com poucos anos de prática e sem uma boa formação nas áreas de dermatologia e cirurgia plástica.

Ainda há outro agravante, que são os cursos de harmonização facial de curta duração que prometem uma especialização completa em poucos dias. Assim que concluem o curso, muitos profissionais já começam a atender os pacientes em consultório mesmo com apenas algumas horas de estudo prático.

Isso, por si só, já é um risco à saúde, mas as chances da harmonização dar errado nesses casos são ainda maiores. Normalmente, esses profissionais também costumam cobrar um valor abaixo do mercado, o que acaba atraindo muitas pessoas sem terem conhecimento dos riscos.

Para que você compreenda melhor a complexidade de uma harmonização facial mal feita, iremos exemplificar com alguns casos já conhecidos na mídia. Confira quais são eles:

Liziane Gutierrez

O que aconteceu com a modelo Liziane Gutierrez é um triste caso de harmonização facial que deu errado e a própria influencer já comentou sobre o assunto em diversas entrevistas. De acordo com Liziane, o motivo do seu rosto ter ficado dessa forma foi uma harmonização facial mal feita.

Imagem com o antes e depois da harmonização da Liziane Gutierrez
Harmonização facial da modelo Liziane Gutierrez

A modelo conta que o profissional escolhido por ela na época aplicou uma grande quantidade de produto em seu rosto, o que acabou provocando rejeição pelo corpo. Depois disso, a influencer precisou recorrer a diversos médicos para tentar reverter a situação, além de cirurgias reparadoras.

Eduardo Costa 

Não é nenhuma surpresa que o cantor Eduardo Costa já realizou alguns procedimentos estéticos no rosto. No entanto, sua última aparição no programa do Faustão deu o que falar e o motivo foi a harmonização facial com o contorno mandibular extremamente marcado.

Imagem com o antes e depois da harmonização do Eduardo Costa
Harmonização facial do cantor Eduardo Costa

Para muitos homens, a mandíbula bem definida é uma marca registrada e muito almejada, mas é preciso ter cautela ao modificar essa região durante a harmonização facial, pois isso pode resultar em uma aparência muito chamativa e artificial.

Zac Efron

O ator Zac Efron sempre foi muito conhecido por sua fama de galã, mas surpreendeu os fãs recentemente após aparecer com um visual diferente e o contorno do rosto bem definido. Diversos internautas apontaram que o resultado ficou exagerado e muito artificial, especialmente pelo ator já ter traços marcantes.

Imagem com o resultado da harmonização do Zac Efron
Harmonização facial do ator Zac Efron

Muitos usuários afirmaram que o famoso já era bonito antes do procedimento e não precisava de nenhuma intervenção estética no rosto. Porém, é preciso lembrarmos que cada pessoa possui o seu próprio “padrão de beleza” e a finalidade da harmonização facial é justamente realçar a beleza individual de cada um.

Durante o procedimento, um dos principais fatores a ser levado em conta são as preferências de cada paciente, além da quantidade ideal de produto a ser aplicado, que varia de pessoa para pessoa e é o principal fator para evitar o aspecto exagerado.

Como é feita a harmonização facial?

A harmonização facial costuma ser feita com preenchimento. O médico injeta a substância em pontos estratégicos da face a fim de diminuir as assimetrias e melhorar a proporcionalidade do rosto. Quando houver indicação, substâncias como o botox e bioestimuladores também podem ser aplicados.

Imagem exemplificando como é feita harmonização do rosto. Na foto um profissional aplica a substância preenchedora no rosto da paciente.
Saiba quais são as técnicas mais usadas para harmonizar o rosto

O preenchimento com ácido hialurônico é bastante recomendado pelos especialistas pois se trata de uma substância biocompatível com o nosso organismo.

Em razão disso, o ativo oferece um risco muito baixo de reações alérgicas e pode ser aplicado em diversas áreas do rosto.

A harmonização facial é feita com uma agulha bem fina ou microcânula. O procedimento realizado em consultório leva em torno de 15 a 30 minutos.

Dependendo da experiência do médico, a harmonização pode ser feita em apenas uma sessão.

Nessa mesma sessão também pode ser feito o uso de outras substâncias que corroboram para um resultado ainda mais satisfatório, como é o caso do botox, utilizado tanto para a prevenção das linhas finas como para o tratamento das rugas e marcas de expressão.

No caso dos bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra, a substância ajuda a aumentar a produção natural de colágeno no organismo. O tratamento melhora a elasticidade da pele e ajuda a tratar a flacidez do rosto.

A associação dessas substâncias pode ou não ser recomendada pelo médico. Tudo irá depender do grau de flacidez da pele, profundidade das marcas de expressão, se há ou não bolsas de gordura abaixo dos olhos, entre outros aspectos.

Como é feita a harmonização facial masculina?

A harmonização facial masculina leva em consideração as principais características anatômicas dos homens, que possuem contornos faciais mais definidos do que as mulheres. Assim, cabe ao especialista garantir um resultado harmônico, sem abrir mão da naturalidade.

Imagem de um paciente realizando a harmonização facial masculina dentro do consultório
Saiba quais são as diferenças da harmonização masculina

Um dos traços mais marcantes da harmonização facial masculina é o contorno mandibular bem definido, que também é uma das características mais almejadas pelos homens que se submetem ao procedimento estético.

Apesar disso, o preenchimento nessa região deve ser feito de modo que o resultado final não fique exagerado, pois caso isso aconteça, ao invés de uma aparência mais bonita e harmoniosa, poderá ficar algo extremamente artificial.

Já foi o tempo em que a preocupação com a estética era algo exclusivo das mulheres. Hoje, mais do que nunca, cada vez mais homens optam por realizar procedimentos que realçam a beleza do rosto e acentuam os traços masculinos.

A harmonização facial em homens também visa outros pontos além da mandíbula, como os lábios muito finos, queixo para dentro e contorno facial desproporcional com os traços do rosto.

Como é feita a harmonização facial feminina?

A harmonização facial feminina é feita de acordo com as necessidades de cada paciente e leva em consideração as principais características anatômicas das mulheres, que são os traços mais delicados, o contorno facial bem delineado e os lábios com volume proporcional ao rosto.

Imagem de uma paciente realizando a harmonização facial feminina dentro do consultório
Conheça os principais pontos da harmonização em mulheres

Além desses pontos, a harmonização facial feminina também atua na reposição do volume perdido com o passar dos anos e no preenchimento de áreas com pouca projeção, como as maçãs do rosto, os lábios finos, a região do malar e mandibular, e os sulcos nasogenianos (o famoso bigode chinês).

A harmonização do rosto também é um dos principais tratamentos para o envelhecimento da pele, pois ajuda a combater a flacidez de grau moderado, as linhas finas que aparecem na testa, os diferentes tipos de rugas e até mesmo o olhar e as sobrancelhas caídas.

As diferentes técnicas utilizadas para harmonizar os traços do rosto também são capazes de corrigir ângulos e proporcionar um maior alinhamento entre as regiões da face, o que é ideal para rostos muito redondos ou com pouco contorno facial, deixando a aparência mais simétrica e atraente.

Quanto tempo dura a harmonização facial?

A harmonização facial dura, em média, 24 meses. Porém, esse prazo varia conforme a substância usada para preencher o rosto. No caso do ácido hialurônico, a concentração e quantidade de produto influenciam diretamente nos resultados. O uso de substâncias permanentes não é recomendado pelos médicos.

Foto de uma mulher se olhando no espelho e se questionando quanto tempo dura harmonização facial
Descubra a diferença entre os preenchedores temporários e definitivos

O preenchimento com ácido hialurônico é naturalmente absorvido pelo corpo com o passar dos anos, mas a duração do procedimento varia conforme a viscosidade do produto e a quantidade aplicada pelo médico.

Por esse motivo, após um certo período de tempo, se faz necessário a manutenção do preenchimento. Isto quer dizer que o procedimento de harmonização facial não é definitivo.

Apesar disso, há médicos que ainda fazem uso de preenchedores definitivos, que são substâncias não absorvíveis pelo corpo, como é o caso da injeção de PMMA.

É importante frisarmos que preenchedores desse tipo NÃO DEVEM SER UTILIZADOS devido aos riscos que oferecem à saúde.

Quem pode fazer a harmonização facial?

A harmonização facial é feita, principalmente, por dermatologistas e cirurgiões plásticos, que são os profissionais mais indicados para realizar procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos. Tratamentos realizados por não especialistas ou profissionais fora da área da medicina podem levar a riscos desnecessários.

Na foto um médico aparece sorridente, em seu consultório. Os dermatologistas e cirurgiões plásticos são quem pode fazer harmonização facial.
A escolha de um bom profissional pode impactar diretamente no seu resultado

Atualmente, há um certo debate sobre qual é o profissional mais capacitado para fazer a harmonização da face. E neste ponto, é importante que você saiba que a escolha do profissional faz toda a diferença no resultado final do seu procedimento.

Justamente por se tratar de um tratamento que modifica a aparência das pessoas, é fundamental fazer uma boa escolha do profissional. É imprescindível que ele tenha amplo conhecimento sobre a anatomia do rosto e, principalmente, sobre como tratar as possíveis intercorrências.

É preciso ter em mente que qualquer procedimento estético pode ter complicações e realizá-los com profissionais não-médicos é, de certa forma, arriscado. Isso porque alguns dos profissionais que realizam a harmonização sequer podem prescrever medicamentos.

Exemplo disso foi o caso de uma esteticista que teve parte do nariz necrosado após realizar uma cirurgia de alectomia com um dentista. A paciente já havia realizado outro procedimento estético com o profissional, mas quando se atentou aos riscos já era tarde demais.

Nesses casos, quando o procedimento gera complicações ao paciente, esses são encaminhados a outros médicos, que por sua vez podem não querer atender intercorrências provocadas por outros profissionais. Em última instância, o paciente terá de recorrer a uma unidade de saúde pública.

Por todos esses motivos, antes de realizar qualquer procedimento estético, seja ele cirúrgico ou não, recomendamos que você faça uma ampla pesquisa sobre o histórico de resultados do médico.

E falando em resultados…

Aqui na Dream Plastic nós temos um grupo fechado com MILHARES de fotos de antes e depois.

O grupo no Facebook da Dream Plastic já conta com mais de 100 MIL pessoas e incontáveis resultados postados pelas próprias pacientes da clínica.

Além disso, o grupo é EXCLUSIVO PARA MULHERES, para que assim todos os resultados de antes e depois sejam compartilhados com o máximo de segurança.

Para participar do nosso grupo privado você só precisa clicar no banner abaixo e responder 3 perguntinhas muito simples. Estaremos aguardando por você! 🙂

Harmonização Facial

O que é harmonização Full Face?

A harmonização Full Face (rosto completo) é um procedimento estético não cirúrgico que faz uso de diferentes técnicas para tratar, revitalizar e rejuvenescer a face. O principal objetivo do tratamento é trazer mais harmonia para o rosto, além de corrigir os ângulos e as imperfeições da pele.

Imagem de uma paciente passando por avaliação para realizar uma harmonização full face
Saiba como funciona a harmonização do rosto todo

Para realizar a harmonização Full Face, primeiro o médico faz a análise das proporções faciais e identifica quais são os pontos que precisam de mais volume, projeção e/ou contorno. Tudo isso é feito respeitando as características individuais de cada paciente e, claro, suas preferências.

Durante o procedimento, algumas das técnicas mais utilizadas para realizar o rejuvenescimento da pele é o preenchimento dos sulcos faciais, das rugas e das linhas finas. O preenchimento também serve para dar mais contorno ao rosto, proporcionar o alinhamento dos ângulos e deixar a aparência mais harmônica.

Como é feito o contorno mandibular?

O contorno mandibular é feito com a ajuda de uma microcânula que injeta ácido hialurônico para dar mais volume e melhorar a definição da região. O preenchimento da mandíbula costuma ser mais marcante nos homens, enquanto que nas mulheres o contorno é feito de forma mais sutil.

Imagem de um homem de perfil, com o contorno mandibular bem definido
Saiba a importância de uma mandíbula bem definida e projetada

As pessoas com rosto muito redondo costumam ser as mais beneficiadas com o preenchimento da mandíbula, pois o procedimento não apenas ajuda a projetar essa região como também delimita com maior precisão onde começa o contorno da face e onde termina o pescoço.

Provavelmente você já conheceu alguém que sofria desse problema, que é o famoso pescoço curto. Na maior parte dos casos é possível corrigir essa questão estética fazendo o preenchimento da mandíbula com um médico experiente.

O que é perda do contorno da mandíbula?

A perda do contorno da mandíbula pode ocorrer naturalmente com o passar dos anos, mas também pode não estar associada à idade. Algumas das possíveis causas são o excesso de pele na região do pescoço, uma perda muito grande de peso e até mesmo alterações na arcada dentária.

Imagem de uma mulher idosa com perda do contorno da mandíbula
O problema pode ser facilmente resolvido através do preenchimento

A harmonização do rosto tira papada?

Um dos procedimentos mais buscados para harmonizar o rosto é a lipo de papada, uma cirurgia plástica de curta duração que tira a gordura do submento e ajuda a melhorar o contorno facial. Mesmo sendo considerado um procedimento simples, a lipoaspiração deve ser realizada por um cirurgião plástico experiente.

Imagem de uma mulher com papada dupla
Saiba qual é o melhor tratamento para acabar com a papada

Apesar de outros profissionais estarem atuando nessa área, alguns deles realizam o procedimento no próprio consultório, o que oferece diversos riscos ao paciente. Por se tratar de uma cirurgia plástica, é imprescindível que o procedimento seja feito dentro de um ambiente hospitalar e com a presença de um anestesista.

A harmonização facial sem lipo de papada, isto é, realizada apenas com o preenchimento do rosto, também pode causar a impressão de uma face mais magra e com a papada menor, porém isso só ocorre devido ao contorno mandibular mais marcado.

Esse resultado pode ser facilmente observado nos casos de antes e depois das famosos que harmonizaram o rosto, porém, é importante mencionarmos que a aplicação de nenhum preenchedor com ácido hialurônico é capaz de eliminar a gordura da papada.

Como é feita a harmonização facial do nariz?

A harmonização do nariz pode ser feita através da rinomodelação, que consiste na aplicação de ácido hialurônico para corrigir pequenas imperfeições e causar aquele efeito de “nariz retinho”. Porém, a técnica não é recomendada por muitos médicos devido aos riscos.

Imagem de uma paciente realizar a harmonização do nariz
Saiba qual é o segredo para ter um nariz reto e empinado

A rinomodelação, também conhecida como bioplastia de nariz, é um procedimento realizado dentro do consultório do médico e leva apenas alguns minutos, mas não trata os casos de nariz muito grande ou com desvio de septo.

Além disso, é importante mencionarmos que a rinomodelação oferece muito risco ao paciente, pois a aplicação de substâncias preenchedoras em extremidades do rosto pode bloquear a passagem sanguínea e causar a necrose do tecido, além de provocar reações inflamatórias nesta região.

Por esse motivo, aqui na Dream Plastic indicamos uma forma mais segura para melhorar a aparência do nariz, que é a rinoplastia, uma cirurgia que consegue tratar não só a parte estética, mas também os possíveis problemas respiratórios causados pelo desvio do septo.

O principal benefício da rinoplastia é a sua durabilidade, já que a cirurgia promove um resultado permanente e não é necessário realizar retoques com o passar dos anos como exige a bioplastia de nariz.

O que é harmonização do queixo?

A harmonização do queixo é um procedimento estético que visa aumentar o volume dessa região e tratar os casos leves de retrognatismo. O preenchimento com ácido hialurônico no mento consegue não apenas melhorar a estética, mas também elevar a autoestima de quem sofre com o aspecto de “queixo para dentro”.

Imagem de uma mulher de perfil com harmonização do queixo
O procedimento melhora o contorno da face e acaba com o “queixo para dentro”

O preenchimento do queixo (ou mento) é uma das técnicas mais comuns da harmonização facial e tem por objetivo corrigir a falta de volume nessa região.

Porém, quando o retrognatismo mandibular é muito acentuado, a mentoplastia e a cirurgia ortognática costumam ser mais indicadas.

Existe cirurgia para harmonização facial?

A cirurgia para harmonização facial nada mais é do que a cirurgia plástica no rosto, que diferente das técnicas de preenchimento, proporciona um resultado permanente. O procedimento estético é capaz de eliminar o excesso de pele, elevar o olhar caído, além de retirar a gordura localizada no rosto e pescoço.

Imagem de uma mulher recebendo marcações faciais para cirurgia plástica que irá harmonizar o rosto
Saiba quando a cirurgia é mais indicada

Para algumas pessoas o sonho da cirurgia plástica pode parecer algo muito distante, pois ainda existe a crença de que esse é um procedimento estético muito caro e inacessível para a maior parte da população. Grande engano!

Devido a essa crença, muitas pacientes quando passam pela avaliação com o cirurgião plástico acabam descobrindo que os valores não eram nada do que pensavam e ao invés de realizar aquele procedimento mais barato e com efeito temporário, acabam escolhendo a cirurgia com resultado definitivo.

Isso, no entanto, não é válido para todos. Cada caso é um caso e, por isso, somente o especialista é capaz de avaliar as reais necessidades de cada paciente e fazer a indicação do tratamento mais adequado para melhorar não só a estética, mas a qualidade de vida também.

Imagine que uma pessoa que já possui um rosto simétrico e com traços bem marcantes queira realizar uma harmonização facial, é bem provável que nesses casos seja recomendado poucas alterações na aparência a fim de manter a naturalidade da face e realçar ainda mais a beleza dessa pessoa.

Por outro lado, há casos que são mais complexos e requerem procedimentos mais eficientes, como a cirurgia plástica no rosto, por exemplo. De toda forma, o mais importante é respeitar as individualidades de cada paciente e prezar pela naturalidade do procedimento.

Como é feita a harmonização facial na bochecha?

A harmonização facial na bochecha pode ser feita por meio do preenchimento com ácido hialurônico a fim de repor o volume que é perdido com o passar dos anos. Porém, o procedimento também pode ser realizado com o objetivo de realçar as maçãs do rosto e melhorar o contorno facial.

Imagem de uma mulher em primeiro plano e ilustrações de cinco setas em sua bochecha direita, indicando o local onde a harmonização pode ser feita
Saiba como é feito o procedimento na bochecha

A reposição de volume ajuda a melhorar a estrutura da face como um todo, mas também há outras substâncias que são indicadas para as maçãs do rosto, como é o caso dos bioestimuladores de colágeno.

Esse tipo de substância não tem como objetivo aumentar o volume, mas sim estimular a produção de colágeno no organismo e melhorar a elasticidade e firmeza da pele.

A aplicação dos bioestimuladores também contribui para prevenir a flacidez no rosto e para dar mais sustentação à pele, sendo uma excelente opção para combater os sinais do envelhecimento precoce.

A harmonização facial dói?

O processo de harmonização facial é praticamente indolor, causando apenas um certo desconforto no início do procedimento, que é quando a anestesia local é aplicada. Porém, assim que o anestésico faz efeito, o paciente deixa de sentir qualquer tipo de dor e o médico começa a injetar o produto.

Imagem de uma mulher com os braços para cima se questionando se harmonização facial dói
Saiba quais são os sintomas incomuns após a harmonização

Ao final do procedimento e após o efeito da anestesia local passar, é possível que o paciente sinta um pouco de dor, mas somente nos primeiros momentos. Outro sintoma frequente é o edema (inchaço), que também é temporário e tende a desaparecer em poucos dias.

Alguns dos sintomas que não são comuns após a harmonização facial são: dor intensa e sensação de formigamento, vermelhidão nas áreas onde o produto foi aplicado, perda dos movimentos da face e inchaço muito grande.

Se você realizou a harmonização no rosto há pouco tempo e está sentindo algum desses sintomas, informe ao seu especialista o mais rápido possível.

O que é harmonização facial caseira?

A harmonização facial caseira consiste em técnicas de massagem que visam reproduzir o efeito de “lifting” no rosto. Alguns profissionais da área da saúde recomendam a massagem facial como forma de estimular os músculos dessa região, porém, a técnica não é recomendada para todos os tipos de pele.

Imagem de uma mulher usando roupão enquanto ela planeja uma harmonização facial caseira
Saiba quando as técnicas de massagem não fazem bem

Pessoas que já tem tendência à flacidez podem notar que ao aplicar as técnicas de massagem facial o problema fica ainda pior. Por isso, até mesmo para iniciar esse tipo de prática, é importante que haja recomendação de um bom especialista.

É verdade que a massagem é um excelente tratamento para combater o estresse e a tensão do dia a dia, mas nem sempre a prática é benéfica para tratar questões estéticas, principalmente em peles mais maduras e que já sofrem com os efeitos do tempo.

Outro aspecto importante da massagem facial é a necessidade de se realizar a assepsia correta da pele e das mãos, caso contrário pode ocorrer o efeito rebote, aumentando a produção de sebo na pele e da acne (espinhas).

Existe harmonização facial permanente?

Alguns tipos de produtos usados para harmonizar o rosto possuem efeito permanente. Porém, dificilmente são usados por médicos que seguem todos os padrões de qualidade e segurança devido ao grande risco de complicações para o paciente.

Foto de uma mulher se olhando no espelho com dúvida se há harmonização facial permanente. No canto inferior direito da imagem há um símbolo de alerta na cor amarela.
Saiba quais são os riscos das substâncias permanentes

Como já havíamos mencionado anteriormente, existem certas substâncias que são utilizadas para preencher diferentes áreas do corpo e possuem efeito permanente. Entretanto, na maior parte dos casos, o uso desses produtos provoca complicações graves ao paciente.

Dificilmente médicos experientes e conceituados irão sugerir o uso desse tipo de produto, especialmente se for um profissional preocupado com a saúde e a segurança dos seus pacientes a longo prazo, já que é possível que as complicações em decorrência do uso dessas substâncias só apareçam anos depois.

Por isso, é extremamente válido que o paciente sempre solicite informações sobre os produtos que serão utilizados durante o procedimento estético. Caso o especialista faça uso de substâncias liberadas pela Anvisa, não há motivos para esconder a procedência do produto.

Aqui na Dream Plastic, não só nos preocupamos em utilizar os melhores preenchedores do mercado, como também emitimos nota fiscal em todos os nossos atendimentos. Dessa forma, agimos com total transparência e honestidade com os nossos pacientes.

E se a sua clínica de estética ainda não faz isso, fica o alerta!

Como fica a harmonização facial em rosto redondo?

A harmonização facial em rostos redondos tende a causar o efeito de emagrecimento devido ao contorno mais marcado, além de resultar em uma melhora significativa na autoestima dos pacientes. Nesses casos, o preenchimento da mandíbula é um dos principais pontos para melhorar a estética do rosto.

Foto exemplificando como fica a harmonização facial em rosto redondo
Antes e depois da harmonização em rosto redondo

Além do preenchimento da mandíbula e do mento, também há outras técnicas que podem ser aplicadas pelo médico para promover uma aparência mais magra, alongada e definida, como é o caso da bichectomia (cirurgia para diminuir as bochechas) e da alectomia (cirurgia para reduzir as asas nasais).

É importante mencionarmos que durante a harmonização facial nem sempre esses procedimentos são indicados pelo médico, afinal, cada caso é um caso. Normalmente, a aplicação do ácido hialurônico já é suficiente para alterar o formato redondo do rosto.

Quais são as complicações da harmonização facial?

Assim como qualquer outro procedimento estético, a harmonização facial também pode ter complicações, principalmente quando ela é feita por médicos inexperientes. Entre as possíveis intercorrências estão: reações inflamatórias, obstrução dos vasos sanguíneos, necrose da pele e rejeição do corpo por excesso de produto.

Imagem de uma mulher sentindo dores no rosto, uma das complicações da harmonização facial
Apesar de serem incomuns, as reações alérgicas podem acontecer após o procedimento

Quando complicações como essas surgem, na maior parte dos casos, a causa é a inexperiência do médico ou a falta de conhecimento sobre a anatomia do rosto. Por essa razão, o principal fator para que a sua harmonização do rosto fique exatamente como você imagina, é a escolha de um bom profissional.

Não basta escolher qualquer médico e fazer qualquer harmonização facial, é preciso que o seu procedimento seja realizado em um ambiente seguro, por um profissional capacitado para tratar de todas as possíveis intercorrências e que ele consiga lhe proporcionar a tão sonhada transformação do rosto.

Quais são os cuidados após a harmonização facial?

Os principais cuidados após a harmonização facial são:

  • Não se expor ao sol;
  • Usar protetor solar todos os dias;
  • Não massagear e nem pressionar as áreas preenchidas;
  • Evitar usar maquiagem nas próximas 24 horas;
  • Beber bastante água e se alimentar bem;
  • Não praticar atividades físicas por no mínimo 24 horas;
  • Manter uma rotina de cuidados com a pele;
  • Seguir todas as recomendações passadas pelo médico.
Foto de uma mulher se olhando no espelho e passando hidratante facial, um dos principais cuidados após harmonização facial
Os cuidados com a pele fazem toda a diferença na durabilidade da harmonização facial

A harmonização facial não é um procedimento que exige o afastamento das atividades rotineiras, entretanto, é muito importante seguir as recomendações descritas acima para que a sua recuperação seja a melhor possível.

Logo nos primeiros dias, é aconselhável aplicar pedras de gelo ou uma compressa fria nas áreas onde o inchaço estiver mais visível.

Passado esse período, também pode ser feito o uso de produtos antioxidantes, como os séruns de vitamina C, por exemplo, que ajudam tanto na regeneração como na luminosidade da pele.

Vale a pena fazer a harmonização facial?

Não é à toa que a harmonização facial está em alta nos últimos anos, o procedimento oferece um excelente custo-benefício e boa durabilidade, por isso vale muito a pena, tanto para as mulheres quanto para os homens. Além disso, as formas de pagamento do tratamento são das mais variadas.

Imagem de uma mulher com os braços para cima e expressão de dúvida
Os benefícios vão muito além da melhora na estética

A harmonização facial vale muito a pena para quem deseja tratar não apenas os aspectos externos, mas principalmente reaver a autoestima. E o mesmo ocorre com outros tipos de procedimentos que modificam a aparência e conseguem corrigir aquelas imperfeições que causam tanta insegurança nas pessoas.

Por esse motivo, os efeitos de uma harmonização no rosto vai muito além de uma simples mudança estética, é na verdade uma transformação de vida para algumas pessoas que sempre sonharam em alterar os traços da face.

Quais são as técnicas de harmonização facial?

Algumas das técnicas que podem ser utilizadas durante a harmonização facial são:

  • Preenchimento da mandíbula, malar e queixo;
  • Aumento dos lábios e elevação da ponta do nariz;
  • Correção da queda dos cantos da boca;
  • Elevação das sobrancelhas e reposição de volume nas olheiras;
  • Preenchimento dos sulcos para amenizar o bigode chinês;
  • Aplicação de bioestimuladores para melhorar o aspecto da pele;
  • Aplicação de botox para prevenir o surgimento de rugas.
Imagem de uma paciente dentro do consultório, recebendo marcações faciais, enquanto o médico estuda quais técnicas de harmonização ele irá aplicar para fazer o procedimento
As técnicas utilizadas podem variar conforme a experiência do médico

Essas são apenas algumas das técnicas que podem ou não compor o processo de harmonização do rosto, no entanto, além dessas também há a possibilidade de aliar o procedimento com outros tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos.

A combinação entre técnicas e procedimentos específicos deve ser acordado entre médico e paciente antes da realização do tratamento facial para que o resultado final seja o mais próximo daquilo que o paciente realmente deseja.

Como evitar a harmonização facial mal sucedida?

Os principais fatores para evitar uma harmonização facial mal sucedida são a experiência do médico, qualidade dos produtos e estrutura da clínica. Esses três elementos impactam tanto no resultado quanto na segurança do procedimento estético e, por isso, são determinantes para um resultado positivo.

Imagem de uma mulher com as mãos no rosto, com dúvida sobre como evitar harmonização mal sucedida
Saiba quais fatores impactam na segurança e no resultado do procedimento

Imagine que ao realizar a sua harmonização facial com um médico sem experiência há o risco de uma série de complicações, da mesma forma que o uso de produtos de má qualidade pode resultar em complicações graves e reações inflamatórias na pele.

Por outro lado, clínicas com pouca ou nenhuma estrutura para realizar procedimentos desse porte podem acabar não prestando nenhum tipo de assistência caso o procedimento dê errado ou fique mal feito.

Em todos os casos, é inegável a importância desses três fatores no resultado e na segurança do paciente. Afinal, você não pode confiar a sua aparência a qualquer pessoa e lugar, não é mesmo?

É por esse motivo que a Dream Plastic conta com uma estrutura de pós-operatório completa, equipe de enfermagem própria e um canal 24 horas para os casos de urgências e emergências.

Todas essas medidas são fundamentais para manter a segurança e a satisfação dos nossos pacientes!

A harmonização com ácido hialurônico é segura?

A harmonização facial com ácido hialurônico é considerada bastante segura por se tratar de uma substância que é naturalmente produzida pelo organismo humano. Além disso, as chances de reações alérgicas são mínimas, o que faz com que o ativo seja indicado para todas as áreas do rosto.

Imagem de uma seringa com preenchedor facial
A harmonização com AH é considerada extremamente segura, dizem os médicos

O ácido hialurônico é uma substância com alto poder hidratante e por isso é um dos ativos mais queridos da indústria de cosméticos e dermocosméticos. O produto injetável é próprio para o preenchimento dérmico do rosto e, por isso, é considerado muito seguro para o procedimento de harmonização facial.

Agora, o que não pode acontecer é a aplicação do produto em excesso, pois isso pode ocasionar em um procedimento estético muito exagerado e até mesmo causar reações alérgicas devido a grande quantidade de produto.

Com quantos anos pode fazer harmonização facial?

Qualquer pessoa acima dos 18 anos de idade pode realizar a harmonização facial, seja para realçar os traços já existentes ou para corrigir os ângulos do rosto. Por se tratar de um procedimento que atua no rejuvenescimento da pele, a harmonização também é muito buscada a partir dos 40 anos.

Onde fazer harmonização facial em São Paulo?

A Dream Plastic é uma das melhores clínicas para realizar harmonização facial em São Paulo. Ao todo, já são mais de 17 anos transformando a vida de milhares de mulheres através da cirurgia plástica e dos mais de 20 procedimentos estéticos que realizamos na clínica.

Imagem da recepção da Dream Palstic, Clínica de Cirurgia Plástica especializada onde fazer harmonização em São Paulo
Saiba onde fazer a sua harmonização facial

Não é à toa que a Dream Plastic é a clínica de cirurgia plástica mais elogiada e recomendada pelas mulheres. Nossa estrutura de pós-operatório completa e canal exclusivo para pacientes você não encontra em nenhuma outra clínica.

E não é só isso! Todos esses diferenciais refletem diretamente em nossas avaliações, somente no Google Reviews são mais de 2.000 comentários positivos, além de mais de 100 mil participantes em nosso grupo privado no Facebook.

Esse nível de validação social somente as melhores clínicas de cirurgia plástica possuem e é exatamente esse tipo de ambiente que você procura para realizar a sua harmonização facial, não é mesmo?

Agora que você já sabe o que é o procedimento estético, como ele é feito, quais são as principais técnicas e vantagens da harmonização do rosto, você está a um passo de realizar o seu sonho e vivenciar essa transformação!

Veja aqui quanto custa para harmonizar o rosto e descubra se cabe no seu bolso realizar o procedimento queridinho das famosas!

Aproveite para agendar a sua consulta de avaliação com um de nossos especialistas e descubra se esse é o procedimento certo para você!

Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp que aparece em sua sua tela. Feito isso, você só precisa escolher a melhor data e horário para a sua consulta!

Nós te esperamos aqui na clínica! 🙂

Harmonização Facial